Вы находитесь на странице: 1из 18

A IDENTIDADE REGIONAL - TRADIES E COSTUMES DA REGIO DO ALGARVE.

Disciplina de rea de integrao Trabalho realizado por: Andr Guerreiro, n2 Nina Chicu, n12 TGPSI 2 Ano

OBJETOS TPICOS UTILIZADOS NO

DIA A DIA.

Fig. 1- Carroa.

Fig. 2 Cntaro.

UTENSLIOS E TRADIES RELACIONADAS COM A PESCA.

Fig. 3 - Armao do atum. Era uma arte de pesca fixa, cujo o objetivo principal era bloquear o rumo dos atuns que se dirigiam para a desova, estes eram encaminhados para a Boca, onde ficavam encurralados. Durante o perodo da pesca de atum (entre abril e setembro), os pescadores fixavam-se em aglomeradas populacionais estabelecidos na praia.

UTENSLIOS E TRADIES RELACIONADAS COM A AGRICULTURA.

Fig. 4 Cestos utilizados na agricultura. Estes cestos serviam para os agricultores colocarem e transportarem as frutas e legumes que apanhavam nos seus campos agrcolas.

VESTURIO.

Fig. 5 Uma mulher vestida com o traje tpico utilizado para fazer o po em casa.

Fig. 6 Pescador (traje tpico).

PROFISSES (EXTINTAS OU EM VIAS DE EXTINO).

Fig. 7 Fotografia do ltimo aguadeiro (aquele que distribua a gua) de Olho. Podemos ver o carro dele no museu etnogrfico.

Fig. 8 Pintura de paredes, usando cal.

COSTUMES QUE MANIFESTAM O PAPEL


SECUNDRIO DA MULHER NA SOCIEDADE.

Fig. 9 No Portugal salazarista, as mulheres realizavam as tarefas domsticas, ao contrrio dos homens. Eram educadas para ser mes de famlia, no podiam votar e viviam subjugadas aos homens.

VALORES E CRENAS RELIGIOSAS.

Fig.11 Antigamente este local era um convento de freiras. Mais tarde foi aproveitado para instalar uma fbrica de cortia (sofrendo algumas alteraes) e hoje em dia um espao aberto, da Cmara Municipal de Faro, onde funciona o museu municipal.

ELEMENTOS MATERIAIS DA CULTURA.

Fig.13 As pessoas usavam cntaros feitos em barro para transportarem gua para as suas casas. O barro era muito utilizado na nossa regio para fazer vrios utenslios domsticos.

ELEMENTOS MATERIAIS DA CULTURA.

Fig.14 Os cestos eram usados para a agricultura. Na nossa regio, a utilizao das canas na produo de utenslios era muito comum porque existem muitos canaviais.

TRADIES CULTURAIS ALGARVIAS ABANDONADAS.


A tradio da pesca do atum foi abandonada porque se desenvolveram outras tcnicas mais eficazes e menos dispendiosas. A desfolhada do milho era uma atividade realizada em grupo dentro de casa. Hoje em dia feita por mquinas agrcolas. O po antigamente, muitas vezes, era feito em casa e destinava-se ao consumo familiar. Atualmente, as pessoas compram o po na padaria ( produzido em grandes quantidades e muito mais barato) e, por isso, essa tradio perdeu-se.

COSTUMES E TRADIES DO PORTUGAL SALAZARISTA.


Na poca salazarista, as mulheres antes de sarem da casa dos pais tinham que saber cozinhar, costurar e organizar uma casa de famlia. Existia distino de sexos no trabalho, o salrio das mulheres era sempre inferior ao dos homens. As mulheres, quando se realizavam as eleies, no possuam o direito de votar.

MANIFESTAES CULTURAIS
INTERESSANTES (1 MUSEU).

Fig. 15 - O que despertou o nosso interesse neste museu foi a maneira como o calado era confecionado: era todo manufaturado (feito mo), utilizavam-se peles de animais e os modelos eram todos iguais.

MANIFESTAES CULTURAIS
INTERESSANTES

(2 MUSEU)

Fig. 16 - O que despertou mais o nosso interesse neste museu foi o facto das grgulas (uma caracterstica de influncia medieval) representarem provavelmente - como nos explicou o guia - o ciclo da vida. Podemos observar, em cada grgula, o ventre a aumentar e a ltima tinha um beb ao colo.

SEGUIR AS TRADIES CULTURAIS DA COMUNIDADE TEM

Vantagens:

Manter o grupo unido; Facilitar a socializao; Partilhar regras morais comuns.

Desvantagens:

Atribuir mulher um papel secundrio em termos sociais e conceder-lhes menos direitos que aos homens; Pode ser uma forma de controlar a liberdade das pessoas e a sua vida privada; Dificulta ou impossibilita que as pessoas tenham ideias prprias.

O PASSADO IMPORTANTE PARA COMPREENDER O PRESENTE?


Esta frase transmite-nos a ideia que o presente a continuao do passado. Se conhecermos o passado, podemos perceber melhor as situaes do presente e valoriz-lo de modo diferente. Ficmos com uma noo melhor daquilo que tpico do Algarve e distingue esta regio de outras em termos culturais. Por exemplo: ficmos a conhecer melhor algumas tradies - utenslios, costumes e profisses - das pessoas que viveram h muitos anos na nossa regio e no mesmo espao que habitamos hoje.

ONDE QUE SE ADQUIRE A CULTURA?

A cultura uma aprendizagem contnua: aprendemos deste que nascemos at morrer .


No se aprende s nas escolas e nos museus, aprende-se na convivncia com as outras pessoas no nosso dia-a-dia, quando contactamos com outras pessoas que vivem noutras partes do nosso planeta, no local de trabalho, numa viagem, num espao de convvio ou outra situao qualquer.

BIBLIOGRAFIA:

http://www.patrimonio.pt/index.php/pordentro/616-objectos-para-usar-recordar-e-desejarque-caminhos-para-a-producao-tradicional

Вам также может понравиться