Вы находитесь на странице: 1из 5

1.

3 Revestimentos No-Metlicos Inorgnicos Consistem na interposio de uma pelcula no-metlica inorgnica entre o meio corrosivo e o metal que se quer proteger. Os mecanismos de proteo so, essencialmente, por barreira e por inibio andica. Anodizao: consiste em tornar mais espessa a camada protetora passivante existente em certos metais, especialmente no alumnio. A oxidao superficial pode ser por banhos oxidantes ou processo eletroltico. O alumnio um exemplo muito comum da anodizao; Cromatizao: consiste na reao da superfcie metlica com solues ligeiramente cidas contendo cromatos. A camada de cromatos passivante aumenta a resistncia corroso da superfcie metlica que se quer proteger; Fosfatizao: consiste na adio de uma camada de fosfatos superfcie metlica. A camada de fosfatos inibe processos corrosivos e constitui-se, quando aplicada em camada fina e uniforme, em uma excelente base para pintura, em virtude da sua rugosidade. A fosfatizao um processo largamente empregado nas indstrias automobilsticas e de eletrodomsticos. Aps o processo de desengraxe da superfcie metlica, aplica-se a fosfatizao, seguindo-se a pintura; Revestimento com argamassa de cimento: consiste na colocao de uma camada de argamassa de cimento, com espessura da ordem de 3 a 6 mm, sobre a superfcie metlica. Este revestimento muito empregado na parte interna de tubulaes e, neste caso, aplicado normalmente por centrifugao. Em tubulaes de grande dimetro comum usar-se um reforo com tela metlica. O revestimento interno com cimento empregado em tubulaes para transporte de gua salgada, em gua de refrigerao, tubulaes de gua de incndio e gua potvel. Se considerados os aspectos tcnicos e econmicos, o revestimento com argamassa de cimento e areia a melhor soluo para tubulaes transportando gua salgada. Revestimento com vidro: consiste na colocao de uma camada de vidro sobre a superfcie metlica. Esta camada aplicada sob a forma de esmalte e fundida em fornos apropriados. Consegue-se uma pelcula de alta resistncia qumica, muito utilizada na indstria qumica; Revestimento com esmalte vtreo: consiste na colocao de uma camada de esmalte vtreo (vidro + cargas + pigmentos) aplicada sob a forma de esmalte e fundida em fornos apropriados. Este revestimento usado em alguns utenslios domsticos, em foges, mquinas de lavar, etc.; Revestimento com material cermico: consiste na colocao de uma camada de material cermico, geralmente silicoso, de alta resistncia a cidos, utilizado principalmente para revestimentos de pisos e canais de efluentes.

11.4 Revestimentos Orgnicos Consiste na interposio de uma camada de natureza orgnica entre a superfcie metlica e o meio corrosivo. Os principais revestimentos orgnicos so os seguintes: Pintura industrial: um revestimento, em geral orgnico, largamente empregado para o controle de corroso em estruturas areas e, em menor escala, em superfcies enterradas ou submersas. O revestimento por pintura empregado para estruturas submersas que possam sofrer manuteno peridica em dique seco, tais como navios, embarcaes, bias, etc. S em casos especiais empregado em estruturas enterradas, pela dificuldade de

manuteno apresentada nestes casos. Em se tratando de estruturas areas, normalmente a melhor alternativa em termos tcnicos e econmicos para proteo anticorrosiva. A pintura um revestimento de pequena espessura, situando-se na faixa de 120 a 500 mm, sendo que, somente em casos muito especiais, pode-se chegar a 1.000 mm; Revestimento com borrachas: consiste o recobrimento da superfcie metlica com uma camada de borracha, utilizando-se o processo de vulcanizao. um revestimento que pode assumir diversas durezas dependendo do tipo de borracha e do processo de vulcanizao. Este revestimento utilizado na indstria qumica em equipamentos e tubulaes que trabalham com meios altamente corrosivos, especialmente cidos. O tipo de borracha selecionado em funo destas caractersticas de agressividade; Revestimentos para tubulaes enterradas ou submersas: as tubulaes enterradas ou submersas, oleodutos, gasodutos, adutoras, etc. so, em geral, protegidas contra a corroso por revestimentos de alta espessura. O mecanismo bsico de proteo por barreira entre o metal e o meio corrosivo. Por melhor que seja o revestimento, a eficincia sempre inferior a 100%, surgindo, ento, a necessidade de complementao com o uso de proteo catdica.

As espessuras dos revestimentos situam-se na faixa de 400 mm e 8 mm, sendo mais freqentes o uso de espessuras entre 3 e 6 mm. Estes revestimentos devem possuir uma srie de caractersticas para que possam cumprir as suas finalidades. Dentre elas podem ser mencionadas: Boa e permanente aderncia ao tubo; Faixa taxa de absoro de gua; Boa e permanente resistncia eltrica (resistividade eltrica); Boa resistncia a gua, vapor e produtos qumicos; Boa resistncia mecnica; Boa estabilidade sob efeito de variao de temperatura; Resistncia a acidez, alcalinidade, sais e bactrias do solo; Boa flexibilidade de modo a permitir o manuseio dos tubos revestidos e as dilataes e contraes do duto; Permitir fcil aplicao e reparo; Durabilidade; Economicidade.

praticamente impossvel encontrar um revestimento que atenda a todas estas caractersticas com perfeio. Os melhores so aqueles que atendem ao maior nmero delas. Os principais tipos de revestimentos empregados para tubulaes enterradas ou submersas so: - Revestimento com esmalte de alcatro de hulha (coal-tar): aplicado em duas espessuras, uma de 3 a 5 mm, chamada revestimento simples, e outra de 6 a 8 mm, chamada de revestimento duplo; O revestimento simples usado de modo geral em meios de mdia a baixa agressividade, e o duplo em eletrlitos altamente agressivos (mangues, guas do mar, solos de baixa resistividade, etc.) e em condies severas de correntes de interferncia. O esquema de aplicao de um revestimento simples o seguinte: Limpeza dos tubos: com escovas ou com jateamento abrasivo comercial; o aAplicao da tinta de fundo ou primer, que uma tinta de base elastomrica e que seca por evaporao do solvente;

Aplicao do esmalte de alcatro, que feita a quente; Aplicao imediata de uma camada de vu de fibra de vidro e outra de papel feltro.

O esquema de aplicao do revestimento duplo consiste na aplicao, logo aps o vu de fibra de vidro, de outra camada de esmalte de alcatro de hulha com vu de fibra de vidro e finalmente o papel feltro. O revestimento de esmalte de alcatro de hulha em oleodutos, gasodutos e adutoras pode ser feito no campo ou em planta fixa. Nesta ltima a qualidade do revestimento sempre superior, pelo melhor controle da qualidade na aplicao. Para dutos submersos aplica-se sobre o revestimento duplo de esmalte de alcatro de hulha um revestimento de concreto para provocar a flutuao negativa (deposio no fundo). O revestimento de dutos submersos ou enterrados por meio de esmaltes de alcatro de hulha vem tendo sua utilizao sensivelmente diminuda pelos seguintes motivos: Sua resistividade eltrica decai a cerca de 60% nos primeiros 10 anos depois de aplicado, demandando maior solicitao do sistema de proteo catdica; Elevada incidncia de reparos devido a danos ocorridos durante o manuseio, o transporte, o armazenamento e o lanamento dos tubos revestidos; Srios problemas de poluio ambiental, devido ao desprendimento de gases txicos durante a aplicao, o que tem limitado sensivelmente a sua utilizao em pases com rigorosa legislao em termos de preservao do meio ambiente e da vida humana; Degradao devido ao dos raios solares quando armazenado por perodos de tempo superiores a 6 meses; Aparecimento de revestimentos modernos base de polmeros.

Quando aplicados no revestimento de dutos enterrados em terrenos impregnados com pedras, requer uma proteo conta danos mecnicos; - Revestimentos com asfaltos: o revestimento com asfaltos aplicados a quente e reforados com tecidos de fibra de vidro e feltro asfltico empregado em dutos enterrados, semelhana do esmalte de alcatro de hulha. O asfalto apresenta como desvantagem as perdas de propriedades com maior rapidez do que esmalte de alcatro de hulha, devido oxidao e absoro de gua. Tem, entretanto, menor preo do que aquele. Seu uso est em declnio, por razes idnticas s do alcatro de hulha; - Revestimento com fitas plsticas: as fitas plsticas mais utilizadas em revestimentos so: Fitas de polietileno (as mais utilizadas, devido a seu melhor desempenho); Fitas de PVC; Fitas de polister.

As fitas so aplicadas helicoidalmente em torno do tubo a ser protegido com uma sobreposio de 50% entre camadas. A aplicao pode ser manual ou mecnica. Geralmente, antecede a aplicao das fitas uma limpeza da superfcie e a aplicao

de um primer capaz de melhorar a adeso da fita. Apresentam como grande vantagem a aplicabilidade no campo, porm, como a possibilidade de falha na sobreposio considervel, constituem-se em um revestimento de qualidade inferior. As fitas so recomendadas apenas para pequenas tubulaes e obras de pouca responsabilidade. So tambm particularmente aplicveis a reparos no campo. A aplicao em duas camadas constitui-se em um recurso para obter-se melhoria da performance; - Revestimento com espuma rgida de poliuretana: a espuma rgida de poliuretana utilizada quando se requer que o revestimento anticorrosivo possua tambm boa capacidade de isolao trmica (dutos operando a alta ou a baixa temperaturas). normalmente aplicada com espessura em torno de 50 mm, sendo o revestimento complementado normalmente com camisa de polietileno extrudado, para conferir propriedades anticorrosivas (a espuma, possuindo 10% de clulas abertas, no impermevel); - Revestimento por tinta base de coal-tar epoxi: a pintura com coal-tar epoxi usada em uma espessura da ordem de 500 mm. Possui pouca resistncia mecnica, sendo, portanto, um revestimento precrio em tubulaes enterradas. Como a manuteno do revestimento em estruturas enterradas ou submersas muito difcil, a utilizao de revestimento por tinta base de coal-tar epoxi s recomendvel em obras pequenas ou de pouca responsabilidade; - Revestimento com polietileno extrudado: trata-se de um moderno revestimento, que utiliza o polietileno de baixa densidade, extrudado sobre o tubo que se quer proteger. A extruso feita em conjunto com um "primer" (adesivo), tambm a base de polietileno (modificado), a uma temperatura da ordem de 200C. Requer um preparo de superfcie com grau de limpeza As 2 1/2 (jateamento quase branco). aplicado com espessura variando de 3 a 5 mm. Alm da impermeabilidade, que lhe confere excelente resistncia corroso, possui excelente resistncia a danos mecnicos, o que lhe propicia baixa incidncia de reparos durante o lanamento do duto. Outra excelente propriedade que possui a boa resistncia ao descolamento catdico (Cathodic Disbound). Apresenta, entretanto, baixa adeso em relao superfcie metlica; - Revestimento com polipropileno extrudado: trata-se de um revestimento semelhante ao polietileno, s que utilizando o polmero polipropileno. A aplicao feita normalmente em trs camadas, sendo a primeira de epoxi em p aplicado eletrostaticamente, a segunda um adesivo base de polipropileno e a terceira o revestimento em si de polipropileno. Tem aplicao e propriedades semelhantes ao polietileno, porm sua temperatura limite de utilizao de 120 oC (a do polietileno de 60 oC) e sua resistncia ao descolamento catdico tambm superior. Tem maiores problemas de perda de adeso em baixas temperaturas (inferiores a 10 oC); - Revestimento com tinta epoxi em p (Fusion Bonded Epoxi): tambm um moderno sistema de proteo anticorrosiva de dutos enterrados e submersos. Constitui-se de uma camada de 400 a 450 micrometros de espessura, base de

resina epoxi termocurada, aplicada a p, pelo processo eletrosttico. Suas principais propriedades so a excelente adeso e a proteo anticorrosiva. A tinta epoxi aplicada a p pelo processo eletrosttico, portanto sem solvente, no est sujeita a muitos poros e assim possui impermeabilidade (proteo por barreira) ainda superior s tintas epoxis convencionais. A pelcula de 400 micrometros tem elevada dureza e, portanto, baixa resistncia ao impacto, o que acarreta uma razovel incidncia de reparos durante o lanamento do duto. o melhor sistema de proteo anticorrosiva de dutos que durante o lanamento sofrero grande flexionamento ou curvamento. particularmente aplicvel a lanamentos submarinos. OUTRAS INFORMAES PERTINENTES RECORRER AO SEGUINTE ENDEREO http://www.abraco.org.br

Вам также может понравиться