Вы находитесь на странице: 1из 7

Revista do Ao

FADIGA NOS AOS ESTRUTURAIS


OS AOS POSSUEM UMA GRANDE AMPLITUDE DE USO COMO O PRINCIPAL MATERIAL ESTRUTURAL, PORM A AO DE CICLOS ALTERNADOS DE CARREGAMENTO MECNICO PODEM LEVAR AS ESTRUTURAS E COMPONENTES EM AO FALHA.
(*)

WILLY ANK DE MORAIS (**) HERETIANO DALMCIO SAMPAIO JNIOR INTRODUO A falha de um componente sempre um acontecimento indesejvel, uma vez que ela coloca em risco vidas humanas e provoca perdas materiais. O conceito de falha aplicvel se um defeito, que pode ser uma fratura ou um dano severo, ocorrer dentro do perodo de vida til de um componente. Essa vida til deve ser definida pelos critrios de projeto e pode ser associada a um modo de falha especfico. As falhas normalmente so o resultado de uma ou mais circunstncias que degradam o componente ou a estrutura envolvida. Entre as principais causas-raiz de uma falha tmse: projeto falho, defeitos no material, deficincia no processamento e manufatura, erros de montagem, condies de servio fora das especificaes e manuteno inadequada. As estruturas metlicas, inclusive em ao, so projetadas com o intuito de minimizarem tanto a deflexo elstica excessiva quanto evitar o escoamento plstico, os quais so os causadores de falhas catastrficas co nhecidas por fraturas rpidas. As falhas resultantes da fadiga, quando ocorrem, so geralmente catastrficas e traioeiras. So oriundas de eventos cumulativos e por isso so tambm conhecidas como fraturas progressivas levando a uma falha que acontece repentinamente e sem qualquer aviso. Essas falhas podem variar em intensidade, desde a perda de elasticidade (rigidez) e resistncia da estrutura at a fratura total do componente. PRIMEIRA ABORDAGEM O primeiro grande trabalho feito sobre o fenmeno da fadiga foi desenvolvido no sculo 19 com foco em eixos de vages ferrovirios. Muitos desses componentes apresentavam falhas com pouco tempo de trabalho, mesmo quando submetidos a cargas menores do que sua resistncia. Naquela poca, o engenheiro alemo August Whler desenvolveu uma pesquisa sobre esta questo ao longo de 12 anos. Considerando que os eixos sofriam deformaes ao serem solicitados por cargas cclicas, foram feitas simulaes laboratoriais pela aplicao de esforos igualmente alternados, tais como esquematizado na Figura 1, em corpos de prova (CPs) simulando eixos. Nestas simulaes o principal parmetro mecnico empregado foi a tenso alternada (a), que era submetida pea sendo testada at a ocorrncia da falha por fratura, que acontecia aps um determinado nmero de ciclos (Nf). Eventualmente, para determinados nveis de tenso alternada no eram verificadas falhas, mesmo aps um grande nmero de ciclos de carregamento mecnico (da ordem de 106 a 109 ciclos).

Figura 1. Carregamento cclico de simulao empregado no trabalho pioneiro de Whler.

Como forma de representar os resultados obtidos, os valores da tenso alternada e do nmero de ciclos necessrios ruptura por fadiga foram descritos em um grfico, como ilustrado na Figura 2. Tal grfico ficou conhecido como curva de Whler, em referncia ao trabalho feito por este engenheiro alemo, e empregado at hoje no projeto de estruturas de ao submetidas a carregamentos de Fadiga.

Figura 2. Forma genrica de uma curva de Whler tpica para aos estruturais.

Assim, a partir do trabalho de Whler, percebeu-se que a tenso que um material pode suportar ciclicamente muito menor que a suportvel em condies estticas. Alm disso, descobriu-se que ligas ferrosas apresentam um patamar de

tenso abaixo do qual a fadiga no se desenvolve. Este valor, que passou a ser conhecido como tenso limite de fadiga (Fad) e que est diretamente vinculado resistncia mecnica dos aos, representada pelo limite de resistncia (S LR), conforme descrito pela Figura 3.

CONCENTRAES DE TENSO Na primeira fase da fadiga, trincas so nucleadas em regies com elevada concentrao de tenses. Esta concentrao de tenses pode ser criada por descontinuidades geomtricas no material, conhecidos como concentradores de tenso, ou devido a um carregamento mecnico heterogneo. Componentes estruturais geralmente possuem furos, ranhuras, chanfros, rasgos de chaveta, cantos vivos, roscas e outras mudanas abruptas na geometria criam perturbaes no padro do carregamento mecnico aplicado ao componente. Essas descontinuidades, quando causam um incremento da tenso local, passam a ser conhecidas como concentradores de tenso. As tenses existentes em concentradores de tenso podem ser determinadas por mtodos experimentais ou por mtodos avanados de anlise, incluindo o mtodo de elementos finitos conforme ilustrado na Figura 4.

Figura 3. Correlao entre valores de tenso limite de fadiga (Fad) e limite de resistncia (SLR) de ligas ferrosas (MatWeb).

DESCRIO DA FADIGA A fadiga um mecanismo de degradao mecnica dos materiais que caracterizada pela presena de um carregamento mecnico varivel que pode gerar danos e at a ruptura em componentes e estruturas submetidos em condies suficientemente longas e intensas de fadiga. Afeta, portanto, qualquer componente que se move e/ou que esteja sob solicitao cclica, tais como automveis nas estradas, pontes sob veculos, navios, plataformas martimas, gasodutos, etc. No caso dos metais, o carregamento em fadiga gera pequenas deformaes plsticas localizadas e danos no interior de componentes metlicos, evoluindo para microtrincas que coalescem, crescem at produzir a fratura do componente. A falha por fadiga caracterizada por trs etapas diferentes que ocorrem ao longo da vida em fadiga (Nf) do componente, ou seja: iniciao de trincas (NI), propagao (NII) e ruptura (NIII). Particularmente no primeiro estgio podem ocorrer, na sequncia: acmulo de danos por microdeformao plstica localizada (NId), gerao de rugosidades superficiais do tipo intruses e extruses (NIr), nucleao e propagao de trincas curtas (NIt). Assim costumeiro informar que a vida em fadiga de um componente, ou nmero de ciclos para a sua falha (N f), como sendo descrito pelo somatrio do nmero de ciclos das fases individuais, ou seja: Nf = NI + NII + NIII Onde: NI = NId + NIr + NIt (Eq. 2)
Figura 5. Fator de concentrao da tenso de trao gerada entre duas barras acopladas com um raio de concordncia.

Figura 4. Anlise de tenses em um corpo de prova com concentrador de tenso auxiliada por software de elementos finitos.

Alternativamente o fator de intensidade de tenses (Kt) pode ser empregado com esta mesma finalidade, mas de forma mais simples, conforme descrita pela Equao 3. Esse parmetro indica qual a maior tenso ( mx) presente no componente quando a este aplicada uma tenso ( 0), afastada do concentrador de tenses, como ilustrado na Figura 5. mx = Kt0 (Eq.3)

(Eq. 1)

Como NIII=1, este valor pode ser desprezado em relao aos demais. Neste modelo, a longevidade de um componente ir depender da quantidade de ciclos que cada etapa necessitar para se completar. Existem situaes nas quais a etapa considerada j foi completada ou que ainda levar um muito tempo para se completar. Existem filosofias de projeto mais tradicionais que visam evitar que a fadiga gere danos e consequentemente trincas e fratura dos componentes. Tambm existem cdigos de projeto que preveem que defeitos sempre estaro presentes, sendo gerados sob diversas circunstncias, e que o carregamento presente no pode gerar uma falha catastrfica.

O prprio ponto de aplicao de carga uma regio de concentrao de tenses, como pode ser observado no princpio de Saint-Venant:
As tenses causadas no corpo por um sistema de carregamento so as mesmas, desde que nos afastemos da regio a uma distncia pelo menos igual sua maior dimenso..

Logicamente, esse princpio no uma lei rigorosa da mecnica, mas uma observao de senso comum baseada

em experimentos tericos e prticos. Por exemplo, as tenses de uma barra retangular (largura b, espessura t) carregada axialmente so geralmente descritas pela frmula bsica = P/A, em que P a fora axial concentrada na extremidade da barra e A a rea de seo transversal. Essa frmula baseada na suposio de que a distribuio de tenses uniforme ao longo da seo transversal, o que no totalmente verdadeiro. Conforme ilustrado na Figura 6, a tenso de pico diretamente sob a carga pode ser bem maior do que a tenso mdia, dependendo da rea sobre a qual a carga est aplicada. Esta tenso mxima diminui rapidamente em regies cada vez mais distantes do ponto de aplicao da carga.

carga aplicada. A Figura 7 ilustra esta mudana entre as etapas de iniciao e propagao de trincas de Fadiga.

Figura 7. Representao esquemtica mostrando a evoluo das trincas em dois estgios da vida em Fadiga (I e II).

PROPAGAO E RUPTURA FINAL Na anlise da propagao de uma trinca de fadiga so empregados conceitos da Mecnica de Fratura, ramo da Mecnica que oferece ferramentas para analisar o efeito de trincas em um material. Uma destas ferramentas o fator de intensidade de tenses, quantificado mais comumente no modo de abertura de trincas tipo I (trao):
Figura 6. Distribuies de tenses prximas da extremidade da barra de seo transversal retangular submetida a uma carga concentrada agindo sobre uma pequena rea.

(Eq. 4)

INCIO DA FADIGA A estrutura dos materiais no homognea, mesmo os metais puros possuem defeitos internos, a maioria destes de tamanho muito pequeno para serem observados em microscpios ticos. Estes defeitos submicroscpicos possuem certa mobilidade e sua movimentao causa alteraes, ainda que localizadas, nas caractersticas do material. Regies com tenses mais elevadas, como as descritas anteriormente, funcionam como pontos de movimentao concentrada destes defeitos e o perodo ao longo do qual isso ocorre considerando dentro da fase I da fadiga (NId). Mesmo que um metal tenha uma superfcie polida, a movimentao destes defeitos causa o surgimento de rugosidades aps um determinado nmero de ciclos em fadiga (NIr). Estas rugosidades atuam como pontos de concentrao de tenso que induzem a uma escalada simultnea na tenso local e na quantidade de danos gerada. As rugosidades presentes no material, ou geradas pelo carregamento em fadiga, podem evoluir para trincas depois de ocorrido certo nmero de ciclos de fadiga (NIt). Inicialmente estas trincas crescem nas direes mais favorveis de dentro dos cristais que compem o metal e em funo da direo da carga aplicada. Nesta etapa o tamanho das trincas relativamente pequeno e tipicamente microscpico. O final da primeira fase da vida em fadiga caracterizado pelo nmero total de ciclos necessrios (NI, conforme Eq. 2) para que pelo ao menos uma das trincas formadas iniciarem a sua propagao pelo material nas direes ditadas exclusivamente pelo carregamento mecnico. Nesse caso, as direes mais favorveis nos cristais do metal passam a ter uma importncia secundria e a trinca segue se propagando perpendicularmente direo de maior resultante normal da

Onde: KI o fator de intensidade de tenses; a tenso aplicada; Y uma constante vinculada geometria do componente trincado e a o tamanho da trinca. Este parmetro descreve a intensidade do campo de tenses que surge na ponta de um concentrador de tenses agudo, como uma trinca de fadiga. Neste caso, uma trinca de fadiga induz na sua extremidade um campo de tenses tal que cria uma regio de deformao plstica na sua ponta, cujo tamanho est diretamente correlacionado com a intensidade do campo de tenses (KI), descrito pela Eq. 4. Esta regio plstica na ponta da trinca, ilustrada esquematicamente na Figura 8, dita o ritmo de crescimento da trinca.

Figura 8. Representao esquemtica da zona plstica formada na ponta de uma trinca de Fadiga propagando-se na etapa II.

Neste caso os valores de KI so bastante teis na caracterizao da propagao das trincas por fadiga, pois possvel relacionar a taxa de crescimento da trinca, propagando-se na etapa II, com a variao na intensidade de tenses aplicada ponta da trinca (K), conforme a equao de Paris:

(Eq. 5)

1. 2. 3. 4.

Sendo que as constantes C e m podem ser quantificadas por ensaios de propagao de trincas de fadiga. Alguns valores tpicos destes parmetros para trs categorias de aos so:
Tipo de ao Ferrtico Austentico Martenstico C (mm/ciclo) 6,8710-9 5,5910-9 1,3510-7 m 3,00 3,25 2,25

Aumentar a resistncia do material, especialmente a superficial; Diminuir a rugosidade superficial do componente; Diminuir o nmero de superfcies internas (incluses e descontinuidades em geral); Restringir regies de carregamento mecnico mais intenso (concentradores de tenso).

Uma trinca de fadiga s ir se propagar na etapa II da fadiga quando as condies de carregamento (), geometria (Y) e tamanho da trinca (a) forem tais que seja ultrapassado uma variao de fator de intensidade de tenses limiar (Klm), tambm conhecido como threshold (Kthr). Abaixo deste valor alguns mecanismos fazem com que a trinca de fadiga no se abra e, portanto, no se propague. Um destes mecanismos est ilustrado na Figura 8: a reao elstica do material contra a deformao plstica na ponta da trinca induz uma compresso e o fechamento parcial da trinca at um certo valor de K aplicado (Klm). A ltima etapa da vida em fadiga ocorre quando uma trinca de fadiga atinge um tamanho crtico (ac) tal que produz um valor de intensidade de tenses (KI) acima da capacidade do material (KIC). Neste caso, ocorre a fratura final do material por fadiga que pode gerar uma trinca final dctil ou frgil. PARTICULARIDADES DA FADIGA NOS AOS Nas curvas de Whler, o nvel de tenso aplicada (S) e o logaritmo do nmero de ciclos (N) necessrios para romper cada CP so dispostos em um grfico, que tambm conhecido como curva S-N. Ligas ferrosas apresentam um valor de tenso abaixo da qual a fadiga no ocorre ( Fad). Porm ligas no ferrosas no costumam apresentar este valor, como exemplificado na curva S-N reproduzida na Figura 9.

Os dois primeiros itens podem ser obtidos atravs de operaes especiais de processamento dos produtos finais. O terceiro item depende do processo de fabricao do ao (fuso, refino, solidificao e conformao mecnica). J o ltimo item depende basicamente do projeto da estrutura que estar sujeita fadiga. AMPLIANDO A VIDA EM FADIGA DOS AOS Conforme ilustrado na Figura 3, valores de Fad possuem ligao direta com a resistncia (SLR) dos metais, inclusive do ao. Esta correo tipicamente expressa como: Fad = KSLR (Eq. 6)

Da mesma forma o limite de resistncia dos metais possui uma correlao direta com a dureza por penetrao na escala Brinell (HB) e Vickers (HV): Fad = KHB (Eq. 7)

Valores empricos para as constantes K e K so:


Material Ferros fundidos Al fundido e ligas de Ti Ligas de Al-Si Aos comuns (ferrticos) Ligas de Ni Outras ligas de Al Ligas de Co Ligas de Cu Ligas de Mg K 0,40 0,55 0,50 0,43 0,40 0,40 0,35 K 2,40 3,00 3,40 3,44 3,70 3,75 3,90 4,00 4,20

Onde: Fad o limite de vida em fadiga (MPa); SLR o limite de resistncia; HB a dureza Brinell do material. Esta correlao deve ser considerada com cuidado, devido natural disperso na medio e representatividade dos valores de dureza em relao ao limite de vida em fadiga. Em todo caso, o incremento da dureza melhora a longevidade em fadiga de estruturas de ao evitando a formao de trincas. Porm como a dureza tambm diminui a resistncia fratura, esta prtica deve ser limitada apenas s regies onde a trincas surgem, ou seja, nas superfcies da pea. Alm disso, deve-se tomar cuidado para que o processo de aumento da dureza tambm no introduza defeitos na superfcie da pea sendo tratada. Tais defeitos podem suprimir a etapa de iniciao de trincas e atrapalhar, ao invs de ajudar, o desempenho do material. Tratamentos trmicos superficiais, tais como a tmpera superficial, a cementao e a nitretao, auxiliam no incremento da resistncia mecnica superficial dos aos. Outra forma prtica de aumentar a resistncia superficial pelo encruamento mecnico. Eficiente neste sentido so os processos de shot peening e trefilao, que causam encruamento superficial. No caso da trefilao de tubos, alm de dar maior longevidade aos componentes tubulares submetidos a fadiga, a trefilao ainda melhora as tolerncias dimensio-

Figura 9. Exemplo genrico de uma curva tenso (S) versus nmero de ciclos (N). Uma liga ferrosa, como um ao estrutural, apresenta um limite ( Fad) abaixo do qual no ocorre a fadiga. Ligas no ferrosas, como as baseadas no alumnio, normalmente no apresentam a tenso limite de fadiga.

Por isso, o controle da longevidade em fadiga de estruturas e componentes em ao se baseia em impedir que a etapa de iniciao de trincas se manifeste, ou seja, que o componente sempre trabalhe com nveis de tenses equivalentes menores do que Fad. Algumas medidas simples podem ser empregadas de forma a se aumentar a vida do componente considerando a fase inicial da fadiga (NI). Estas medidas so extensivamente empregadas para componentes em ao:

nais dos tubos (ovalizao, dimetro e espessura da parede) alm de possibilitar a diminuio da rugosidade superficial. As curvas S-N e o limite de vida em fadiga ( Fad) apresentam dependncia com uma srie de fatores: tipo de carregamento (uniaxial, flexo ou toro); tamanho do CP e da estrutura; acabamento superficial; estrutura interna; condies ambientais; temperatura; etc. Na prtica o limite de vida em fadiga (Fad) deve ser corrigido por uma srie de constantes, normalmente menores que um (Ci 1) e correlacionadas com os vrios fatores citados: F (Real) = (C1 C2CiCn)F (S-N) (Eq. 8)

es que quantificam o efeito dos valores de tenso mxima e mnima para fazer o projeto do componente em fadiga.

Para exemplificar esta situao, a Figura 10 ilustra um grfico do qual se obtm a constante que quantifica o efeito do acabamento superficial sobre os valores do limite de vida em fadiga (F) de aos estruturais. A terceira forma de melhorar a resistncia dos aos fadiga se d pela melhoria da limpidez interna do material. Quanto menor o nmero de descontinuidades internas, tais como vazios de solidificao, trincas de resfriamento, incluses ou porosidades, menor ser a quantidade de superfcies ou de microtrincas (concentradores de tenso) disponveis a partir das quais podem ser nucleadas trincas de fadiga. A limpidez do material est diretamente associada sofisticao do processo de fabricao empregado: tratamentos de refino (primrio e secundrio), solidificao diferenciada, conformao controlada (com um grau mnimo de reduo a quente) so possibilidades empregadas neste sentido.
Figura 11. Aproximao de um carregamento real, encontrado na prtica, para um carregamento de fadiga do tipo senoidal para aplicao em projeto

A partir da representao simples do carregamento em fadiga possvel definir parmetros que caracterizam o carregamento em fadiga:
tenso alternada: a=(mx-mn)/2 amplitude de tenses: =mx-mn tenso mdia: m=(mx+mn)/2 razo entre tenses: R=mn/ mx

Figura 10. Efeito do acabamento superficial na diminuio da vida em fadiga: Fad (Real) = CAcabamento Fad (S-N).

PROJETO MECNICO COM AOS SOB FADIGA O ltimo item depende basicamente do projeto da estrutura que estar sujeita fadiga. Este um ponto de entendimento complexo, com reflexos nos cdigos de projetos estruturais, os quais devem ser executados com conhecimento da aplicao, do material e dos carregamentos que estaro presentes. De maneira geral devem-se evitar concentradores de tenso representados por juntas com interferncia, roscas, raios de concordncia muito pequenos e outras situaes que concentrem a tenso aplicada. Nem sempre possvel conhecer integralmente o tipo de carregamento mecnico imposto sob condies de fadiga, mas possvel aproxim-lo a carregamento simples tal como ilustrado na Figura 11. A partir deste modelo possvel empregar dados gerados por curvas S-N e utilizar as equa-

Os ensaios para obteno das curvas S-N so realizados com parmetros simples, normalmente empregando uma razo entre tenses nula (R=0 ou mn =0) e considerando a amplitude de tenses, que neste caso igual tenso mdia (a=m), como sendo os valores da tenso S. Tambm comum encontrar os parmetros empregados nos ensaios de flexo rotativa realizados por Whler, nos quais a tenso mdia nula ( m=0) e os valores da tenso mnima e mxima so iguais em mdulo (|mx| = |mn| ou R=-1). Esta prtica leva a uma limitao na aplicabilidade dos resultados, j que os carregamentos mecnicos encontrados na prtica possuem amplitude de tenses (a) e razes entre tenses (R) diferentes. Por isso existem metodologias de anlise que permitem quantificar o efeito dos variados valores de tenso mxima e mnima na resistncia fadiga de um material caracterizado por uma curva S-N. Relaes empricas foram desenvolvidas, sendo as mais conhecidas as de Gerber (Eq. 9), Goodman (Eq. 10) e Soderberg (Eq. 11): 2 ) ] ) )

= [1 (

(Eq. 9)

= (1 = (1

(Eq. 10)

(Eq. 11)

Estas equaes correlacionam valores de propriedades do ao (limite de resistncia - SLR, limite de escoamento - SLE e limite de fadiga - Fad) com as condies mecnicas de carregamento (tenso alternada - a e tenso mdia - m). O grfico da Figura 12 ilustra o resultado da anlise de um carregamento em fadiga por meio destas equaes:

Propriedades do material SLE=420MPa SLR=550MPa Fad=325MPa

Condio 1 a = 100MPa m = 200MPa SEGURO

Condio 2 a = 150MPa m = 300MPa INSEGURO

Condio 3 a = 200MPa m = 400MPa FALHA

Basicamente as falhas por fadiga recaem entre as envoltrias definidas pelas equaes de Gerber (Eq. 9) e Goodman (Eq. 10), portanto condies como a condio 2 so inseguras, pois podem levar fadiga. Por outro lado, caso o carregamento leve a uma condio menor do que a reta definida pelo critrio de Soderberg (Eq. 11), a condio segura. A condio mais crtica quando o carregamento em fadiga ultrapassa as condies da curva de Gerber. Neste caso ocorrer falha por fadiga do componente nesta circunstncia.

Figura 12. Anlise de 3 condies mecnicas de fadiga (acima) pelos critrios de Gerber, Goodman e Soderberg (abaixo).

OUTRAS CONSIDERAES Os ensaios de fadiga (curvas S-N) podem ser realizados diretamente no componente, caso haja possibilidade, e produtos acabados como barras, chapas, tubos ou e corpos de provas com dimenses normalizadas por normas. A realizao do ensaio de fadiga segue critrios de normas internacionais com diferentes condies de carregamento e deformao, dentre elas as elaboradas pela American Society for Testing and Materials ASTM E-1150, E466, E467 e E468. Para a obteno das propriedades de resistncia a fadiga so ensaiados vrios corpos de prova do mesmo material, acabamento superficial e dimensional para diferentes cargas at a ruptura, registrando o numero de ciclos at a ruptura. Inicialmente submete-se o corpo de prova a uma tenso mxima elevada, quase sempre da ordem de 2/3 do limite de resistncia a trao. Repete-se este procedimento com outros corpos de prova, diminuindo-se gradativamente a tenso mxima aplicada.

A anlise feita com base na variao das tenses tambm pode ser feita com base na variao das deformaes impostas aos componentes. Neste caso, empregam-se curvas de deformao alternada versus nmeros de ciclos para descrever as propriedades do material. Alguns aos de alta resistncia podem apresentar, logo no incio da etapa I da fadiga um amolecimento dinmico, que uma perda de resistncia pela movimentao de defeitos internos no material. Por outro lado, aos de menor resistncia mecnica, podem apresentar um endurecimento dinmico, pelo mesmo mecanismo. Uma forma de se analisar componentes submetidos a fadiga em diferentes condies de ciclos considerando que cada ciclo ir gerar uma condio de dano cumulativa, mas que no interage com os danos gerados nos demais ciclos. Assim pela metodologia de Gerber, Goodman e Soderberg (Eqs. 9, 10 e 11) possvel determinar um valor de tenso alternada equivalente para cada ciclo e, de posse da correspondente curva S-N, verificar qual seria a perda percentual na vida em fadiga para aquele nvel de carregamento. O material ir falhar por fadiga caso o percentual de perda de vida em cada conjunto de ciclos atinja 100%. As condies ambientais tambm podem influenciar na vida em fadiga dos materiais. Um ambiente com temperatura elevada pode levar a diminuio da vida em fadiga, pois um material estrutural deve se deformar normalmente em funo de esforos para realizao de um determinado trabalho e em temperaturas elevadas geram tenses provenientes da restrio aos movimentos de expanso e contrao dimensional. Essas tenses trmicas podem induzir trincas ao material, que dependem do coeficiente de expanso trmica e mdulo de elasticidade do material. Um ambiente corrosivo tambm prejudicial vida em fadiga. A corroso ponto concentrador de tenso podendo desencadear trincas no material alm de aumentar a taxa de propagao da trinca j iniciada num primeiro estgio. Existem tcnicas para diminuio da taxa de propagao da corroso como, seleo de materiais mais resistentes corroso, aplicao de revestimentos e atmosferas menos corrosivas. A Figura 13 ilustra dois casos extremos de curvas para a anlise de Fadiga de aos: uma curva S-N tradicional para o ao SAE 1006 comum, com ou sem preenchimento por solda, e a outra uma curva da/dN versus K para um ao martenstico 2,25Cr-1Mo (SA542-C12) submetido a variadas condies ambientais. Na primeira curva, pode-se notar o efeito do processo de solda nos valores de Fad do ao e no segundo caso os efeitos do ambiente nos valores de Klm. CONCLUSES Muitas das aplicaes do ao envolvem carregamentos cclicos importantes e que devem ser considerados na fase de projeto estrutural, durante o acompanhamento e manuteno de estruturas e componentes em ao. A compreenso dos efeitos da Fadiga e sua quantificao tornam-se vital para a confiabilidade das estruturas em ao. Este trabalho apenas ilustrou apenas alguns aspectos bsicos sobre a fadiga nos aos, um maior aprofundamento pode ser obtido em vrias fontes bibliogrficas disponveis.

Figura 13. Exemplo de uma curva S-N para o ao SAE 1006 com e sem soldagem e de uma curva da/dN versus K de um ao martenstico 2,25Cr-1Mo (SA542-C12) sob diferentes condies ambientais.

REFERNCIAS
(1) GERE, J.M. e GOODNO, B.J.; Mecnica dos Materiais. Cengage Learning (Traduo da 7 Edio Norte-Americana), 2011. (2) ASHBY, M..F; Materials Selection in Mechanical Design. Oxford: Butterworth Heinemann, 2nd edition, 1999. (3) CALLISTER Jr., W. D. Materials Science and Engineering: An Introduction. John Wiley; 8th Edition, Dec., 2009. (4) GODEFROID, L. B., CNDIDO, L. C., MORAIS, W.A. Anlise de Falhas, ABM (Associao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Minerao), So Paulo, 2012. (5) MORAIS, W. A., MAGNABOSCO, A. S., NETTO, E. B. Metalurgia Fsica e Mecnica Aplicada. 1 vol. 2 Edio. ABM (Associao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Minerao), So Paulo, 2008. (6) BOYER, H.E. Atlas of Fatigue Curves. 6th printing. ASM International, Materials Park (USA), 2006. (7) ASM Handbook, Volume 19, Fatigue and Fracture, ASM International, Materials Park (USA), 1996. (8) DIETER, G.E, Mechanical Metallurgy, McGraw Hill Book Co., New York, 1988. (9) DOWLING, N. E.; Mechanical Behavior of Materials. Prentice Hall, New Jersey, 1993. (10) MEYERS, M.A. e CHAWLA, K.K., Mechanical Behavior of Materials, Prentice Hall, New Jersey, 1999. (11) SURESH, S., Fatigue of Materials, Cambridge University Press, Cambridge, 1991.

(*) Doutorando, MSc., Eng Metalurgista, Tc. em Metalurgia. Prof. Adjunto da Faculdade de Engenharia da UNISANTA, Consultor Tcnico da INSPEBRAS e Vice-Diretor da diviso tcnica Ensino da ABM. E-mail: willyank@unisanta.br e willyank@inspebras.com. (**) Eng Mecnico. Diretor Administrativo e Financeiro da INSPEBRAS. E-mail: heretianojr@inspebras.com.br.

Вам также может понравиться