Вы находитесь на странице: 1из 20

A DEI VERBUM, SUA PREPARAO E REPERCUSSO

Pe. Paulus Seeanner, ORC1

Resumo Cinquenta anos depois da abertura do Conclio Vaticano II devemos admitir que conhecemos muito pouco os seus documentos. Este artigo quer contribuir para um melhor conhecimento da Constituio dogmtica sobre a Revelao divina Dei Verbum, apresentando a preparao e a repercusso deste documento. A partir de algumas afirmaes do Papa Bento XVI na Exortao Apostlica Ps-Sinodal sobre a Palavra de Deus na vida e na misso da Igreja Verbum Domini (30.9.2010) queremos encontrar a afirmao central do documento Dei Verbum para ver como esta doutrina foi preparada pelos documentos do magistrio antes do Conclio. O artigo quer mostrar qual era a preocupao do magistrio acerca da Sagrada Escritura que se manifesta nos documentos anteriores ao Conclio sobre a Bblia, como esta preocupao foi acolhida no Conclio, como a Constituio dogmtica Dei Verbum respondeu a esta preocupao, e como os documentos depois do Conclio foram marcados pelo seu ensinamento. Palavras-Chave: Conclio Vaticano II. Constituio dogmtica Dei Verbum. Doutrina central da Dei Verbum.
Pode-se afirmar que, a partir do pontificado do Papa Leo XIII, houve um crescendo de intervenes visando suscitar maior conscincia da importncia da Palavra de Deus e dos estudos bblicos na vida da Igreja, que teve o seu ponto culminante no Conclio Vaticano II, de modo especial com a promulgao da Constituio dogmtica sobre a Revelao divina Dei Verbum. Esta representa um marco milirio no caminho da Igreja (VD 3). de conhecimento geral o grande impulso dado pela Constituio dogmtica Dei Verbum redescoberta da Palavra de Deus na vida da Igreja, reflexo teolgica sobre a Revelao divina e ao estudo da Sagrada Escritura. E numerosas foram tambm as intervenes do Magistrio eclesial sobre estas matrias nos ltimos quarenta anos (VD 3).

Mestre em Teologia e professor da Faculdade Catlica de Anpolis

INTRODUO

A constituio dogmtica Dei Verbum se originou como sucessora de um texto, que foi preparado por uma comisso teolgica antes do Conclio com o ttulo: Sobre as fontes da revelao. Este esquema foi rejeitado do conclio em novembro de 1962. O Papa Joo XXIII pediu, por isso, a elaborao de um esquema Sobre a revelao divina. O texto novo foi elaborado por uma comisso mista no incio de 1963 e a comisso teolgica fez ainda algumas modificaes. O novo texto foi apresentado ao conclio no final de setembro de 1964. Como resultado da discusso foi feito mais um texto novo. Os padres do conclio votaram sobre este texto em setembro de 1965. Foram exigidas mais algumas mudanas. A votao final aconteceu no dia 18 de novembro de 1965.

A ESTRUTURA DA DEI VERBUM - DV Introduo Primeiro Captulo: A Revelao em si mesma (2-6) Segundo Captulo: A transmisso da revelao divina (7-10) Terceiro Captulo: A Inspirao Divina da Sagrada Escritura e a sua interpretao (11-13) Quarto Captulo: O Antigo Testamento (14-16) Quinto Captulo: O Novo Testamento (17-20) Sexto Captulo: A Sagrada Escritura na Vida da Igreja (21-26)

A Afirmao central da Dei Verbum Para compreendermos a afirmao central da DV devemos compreender o mistrio da Sagrada Escritura, que podemos chamar a Cristologia da Sagrada Escritura: A Palavra de Deus exprime-se em palavras humanas graas obra do Esprito Santo. A misso do Filho e a do Esprito Santo so inseparveis e constituem uma nica economia da salvao. O mesmo Esprito, que atua na encarnao do Verbo no seio da Virgem Maria, guia Jesus ao longo de toda a sua misso e prometido aos discpulos. O mesmo Esprito, que falou por meio dos profetas, sustenta e inspira a Igreja no dever de anunciar a Palavra de Deus e na pregao dos Apstolos; e, enfim, este Esprito que inspira os autores das Sagradas Escrituras (VD 15).

Papa Bento XVI diz no documento Verbum Domini: ... na Igreja, veneramos extremamente as Sagradas Escrituras, apesar da f crist no ser uma religio do Livro: o cristianismo a religio da Palavra de Deus, no de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo2. Por conseguinte a Sagrada Escritura deve ser proclamada, escutada, lida, acolhida e vivida como Palavra de Deus, no sulco da Tradio Apostlica de que inseparvel3 (VD 7). A f apostlica testemunha que a Palavra eterna Se fez Um de ns. A Palavra divina exprime-se verdadeiramente em palavras humanas (VD 11)."Devendo a Sagrada Escritura ser lida e interpretada com o mesmo Esprito com que foi escrita" 4, preciso que os exegetas, os telogos e todo o Povo de Deus se abeirem dela por aquilo que realmente : como Palavra de Deus que Se nos comunica atravs de palavras humanas (cf. 1 Ts 2, 13). Trata-se de um dado constante e implcito na prpria Bblia: Nenhuma profecia da Escritura de interpretao particular, porque jamais uma profecia foi proferida pela vontade dos homens. Inspirados pelo Esprito Santo que os homens santos falaram em nome de Deus (2 Pd 1, 20-21). Alis, precisamente a f da Igreja que reconhece na Bblia a Palavra de Deus; como admiravelmente diz Santo Agostinho, no acreditaria no Evangelho se no me movesse a isso a autoridade da Igreja Catlica5 (VD 29). A tradio patrstica e medieval, contemplando esta Cristologia da Palavra, utilizou uma sugestiva expresso: O Verbo abreviou-Se6 (VD 12). Um conceito-chave para receber o texto sagrado como Palavra de Deus em palavras humanas , sem dvida, o de inspirao. Tambm aqui se pode sugerir uma analogia: assim como o Verbo de Deus Se fez carne por obra do Esprito Santo no seio da Virgem Maria, assim tambm a Sagrada Escritura nasce do seio da Igreja por obra do mesmo Esprito. A Sagrada Escritura Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspirao do Esprito de Deus7. Deste modo se reconhece toda a importncia do autor humano que escreveu os textos inspirados e, ao mesmo tempo, do prprio Deus como verdadeiro autor. Daqui se v com toda a clareza lembraram os Padres sinodais como o

2 3

S. Bernardo, Homilia super missus est, IV,11: PL 183, 86B. Cf. DV 10. 4 DV 12. 5 Contra epistolam Manichaei quam vocant fundamenti, V,6: PL 42,176. 6 Cf. Origenes, Peri Archon, 1,2,8: SC 252,127-129. 7 DV 9.

tema da inspirao decisivo para uma adequada abordagem das Escrituras e para a sua correta hermenutica8, que deve, por sua vez, ser feita no mesmo Esprito em que foi escrita9. Quando esmorece em ns a conscincia da inspirao, corre-se o risco de ler a Escritura como objeto de curiosidade histrica e no como obra do Esprito Santo, na qual podemos ouvir a prpria voz do Senhor e conhecer a sua presena na histria. Alm disso, os Padres sinodais puseram em evidncia como ligado com o tema da inspirao esteja tambm o tema da verdade das Escrituras10. Por isso, um aprofundamento da dinmica da inspirao levar, sem dvida, tambm a uma maior compreenso da verdade contida nos livros sagrados. Como indica a doutrina conciliar sobre o tema, os livros inspirados ensinam a verdade: E assim, como tudo quanto afirmam os autores inspirados ou hagigrafos deve ser tido como afirmado pelo Esprito Santo, por isso mesmo se deve acreditar que os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus, para nossa salvao, quis que fosse consignada nas sagradas Letras. Por isso, toda a Escritura divinamente inspirada e til para ensinar, para corrigir, para instruir na justia: para que o homem de Deus seja perfeito, experimentado em todas as boas obras (2 Tim 3,16-17)11. No h dvida de que a reflexo teolgica sempre considerou inspirao e verdade como dois conceitos-chave para uma hermenutica eclesial das Sagradas Escrituras. No entanto, deve-se reconhecer a necessidade atual de um condigno aprofundamento destas realidades, para se responder melhor s exigncias relativas interpretao dos textos sagrados segundo a sua natureza. Nesta perspectiva, desejo vivamente que a investigao possa avanar neste campo e d fruto para a cincia bblica e para a vida espiritual dos fiis (VD 19). A partir destas afirmaes chegamos concluso de que a afirmao central da DV a sua doutrina sobre a inspirao e a verdade bblica: As coisas divinamente reveladas, que se encerram por escrito e se manifestam na Sagrada Escritura, foram consignadas sob inspirao do Esprito Santo. Pois a Santa Me Igreja, segundo a f apostlica, tem como sagrados e cannicos os livros completos tanto do Antigo como do Novo Testamento, com todas as suas partes, porque, escritos sob a inspirao do Esprito Santo (cf. Jo 20,31; 2 Tim 3,16; 2 Pd 1,19-21; 3,15-16), eles tm Deus como autor e nesta sua qualidade foram confiados Igreja.
8 9

Cf. Propositiones 5.12. DV 12. 10 Cf. Propositiones 12. 11 Cf. DV 11.

Na redao dos livros sagrados Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas prprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo Ele prprio neles e por eles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e s aquilo que ele prprio quisesse. Portanto, j que tudo o que os autores inspirados ou os hagigrafos afirmam deve ser tido como afirmado pelo Esprito Santo, deve-se professar que os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus em vista da nossa salvao quis fosse consignada nas Sagradas Escrituras. Por isso, toda a Escritura divinamente inspirada tambm til para ensinar, para arguir, para corrigir, para instruir na justia: a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda obra boa (2 Tim 3,16-17) (DV 11). Queremos agora ver, como estas palavras do Conclio foram preparados pelos documentos do magistrio sobre a Sagrada Escritura antes do Conclio, e qual era a repercusso nos documentos sobre a Sagrada Escritura depois do Conclio Vaticano II.

Os Documentos mais importantes antes e depois da DV Leo XIII, Providentissimus Deus, 18 nov 1893. Bento XV, Spiritus Paraclitus, 15 set 1920. Pio XII, Divino Afflante Spiritu, 30 set 1943. O Catecismo da Igreja Catlica, (51-133), 11 out 1992 P.C.B, A Interpretao da Bblia na Igreja, 15 abr 1993. P.C.B, O povo judaico e a sua Sagrada Escritura na Bblia crist, 24 maio 2001. P.C.B, Bblia e Moral, 11 maio 2008. Bento XVI, Verbum Domini, 30 set 2010.

1. Preparao Providentissimus DEUS: A Providentissimus Deus, quer sobretudo proteger a interpretao catlica da Bblia contra os ataques da cincia racionalista12. A Providentissimus Deus apareceu numa poca marcada por polmicas

12

A interpretao da Bblia na Igreja, 3.

virulentas contra a f da Igreja. A exegese liberal trazia a estas polmicas um apoio importante, porque utilizava todos os recursos das cincias, desde a crtica textual at geologia, passando pela filologia, pela crtica literria, pela histria das religies, pela arqueologia e ainda por outras disciplinas13. Contra as ofensivas da exegese liberal, que apresentava as suas alegaes como concluses fundadas sobre aquisies da cincia, ter-se-ia podido reagir lanando antema sobre a utilizao das cincias na interpretao da Bblia, e ordenando aos exegetas catlicos que se limitassem a uma explicao espiritual dos textos. A Providentissimus Deus no envereda por este caminho. Pelo contrrio, a Encclica convida insistentemente os exegetas catlicos a adquirirem uma verdadeira competncia cientfica, de modo a superarem os seus adversrios no terreno dos mesmos. O primeiro meio de defesa, diz ela, encontra-se no estudo das lnguas antigas do Oriente, bem como no exerccio da crtica cientfica (EB, 118). A Igreja no tem medo da crtica cientfica. Ela s teme as opinies preconcebidas, que tm a presuno de se fundar na cincia mas que, na realidade, fazem sair sub-repticiamente a cincia do seu domnio14. Por isso aqui no vale dizer que o Esprito Santo tenha tomado homens como instrumentos para escrever, como se algum erro tivesse podido escapar no certamente do autor principal, mas dos escritores inspirados. Com efeito, ele mesmo assim os excitou e moveu a escrever com a sua virtude sobrenatural, assim os assistiu enquanto escreviam de modo que todas aquelas coisas e aquelas somente que ele queria, as concebessem retamente com a mente, e tivessem a vontade de escrev-las fielmente e as exprimissem de maneira apta com infalvel verdade: do contrrio, no seria ele mesmo o autor de toda a Sagrada Escritura (EB 125). totalmente ilcito, ou restringir a inspirao a algumas partes somente da Sagrada Escritura, ou conceder que o mesmo autor sagrado tenha errado. No se pode tolerar a maneira de agir daqueles que, para desfazer-se das objees (contra a verdade da Escritura), no hesitam em afirmar que a inspirao divina se refere s coisas de f e moral, e nada mais ... A inspirao divina incompatvel com qualquer erro: por sua essncia, ela no s exclui todo erro, mas o exclui com a mesma necessidade com a qual DEUS, suma Verdade, no autor de erro algum. Esta a f antiga e o costume da Igreja (EB 124).
13 14

A interpretao da Bblia na Igreja, 3. A interpretao da Bblia na Igreja, 4.

Spiritus Paraclitus: A Enciclica Spiritus Paraclitus de Bento XV, publicada em 1920, por ocasio do XV centenrio da morte de So Jernimo, de conformidade com o antigo doutor sublinha que o influxo inspirador, enquanto impede o escritor sagrado de ensinar o erro, no cria obstculo algum expresso prpria do seu gnio e da sua cultura. E, quanto natureza da inspirao, descreve-a do ponto de vista da dinmica psicolgica do escritor, na linha da Providentissimus Deus:
Conferida a graa, Deus d antecipadamente uma luz mente do escritor para propor aos homens a verdade como da parte da pessoa de Deus (So Jernimo); e, alm disso, move a sua vontade e a impele a escrever; e o assiste, por fim, de modo especial e contnuo, at que tenha composto o livro (EB 448). Ora, alguns modernos no se preocupam em nada com essas prescries e limites; distinguindo na Sagrada Escritura um duplo elemento - um principal e religioso e outro secundrio e profano -, eles aceitam o fato que a inspirao se revele em todas as proposies e tambm em todas as palavras da Bblia, mas restringem-nas e as limitam aos efeitos, a partir da imunidade dos erros e da absoluta veracidade limitada ao elemento principal e religioso. Segundo eles, Deus no se preocupa e no ensina pessoalmente na Escritura seno o que diz respeito religio; o restante comunicou por meio das cincias e no tem outra serventia, para a doutrina revelada, do que servir de invlucro exterior verdade divina. Deus permite que isso seja assim, confiando nas dbeis faculdades do escritor. Por isso no h nada de estranho se a Bblia apresenta, nas questes fsicas, histricas e em outras com temticas semelhantes, passagens frequentes que no possvel conciliar com os atuais progressos das cincias. Alguns sustentam que essas opinies errneas no contrastam com as prescries do nosso predecessor. Acaso no declarou ele que em matria de fenmenos naturais o autor sagrado falou segundo as aparncias exteriores, suscetveis portanto de engano? (EB 454).

Divino Afflante Spiritu:


A Divino afflante Spiritu preocupa-se mais com defender a interpretao catlica contra os ataques que se opem utilizao da cincia, por parte dos exegetas, e que querem impor uma interpretao no cientfica, chamada espiritual das Sagradas Escrituras15. A Divino afflante Spiritu foi publicada pouco tempo depois de uma polmica muito diferente, surgida sobretudo na Itlia, contra o estudo cientfico da Bblia. Um opsculo annimo tinha sido largamente difundido, para prevenir contra o que ele descrevia como um
15

A interpretao da Bblia na Igreja, 3.

gravssimo perigo para a Igreja e para as almas: o sistema crticocientfico no estudo e na interpretao da Sagrada Escritura, os seus desvios funestos e as suas aberraes16. Na Divino afflante Spiritu, Pio XII evitou deliberadamente enveredar por este caminho. Pelo contrrio, ele reivindicou a estreita unio das duas iniciativas, por um lado salientando o alcance teolgico do sentido literal, metodologicamente definido (EB, 251), por outro lado, afirmando que, para poder ser reconhecido como sentido de um texto bblico, o sentido espiritual deve apresentar garantias de autenticidade. Uma simples inspirao subjetiva no suficiente. Deve-se poder mostrar que se trata de um sentido querido por Deus mesmo, de um significado espiritual dado por Deus ao texto inspirado (EB, 552553). A determinao do sentido espiritual da competncia, pois, tambm ela, do domnio da cincia exegtica17. A relao estreita que une os textos bblicos inspirados no mistrio da Encarnao foi expressa pela Encclica Divino afflante Spiritu nos termos seguintes: Como a Palavra substancial de Deus se fez semelhante aos homens em tudo, exceto no pecado, assim tambm a palavra de Deus, expressa em linguagem humana, se assemelhou em tudo linguagem humana, exceto no erro (EB, 559). Retomada quase literalmente pela Constituio conciliar Dei Verbum (n. 13), esta afirmao pe em destaque um paralelismo rico de significado18. Por conseguinte, as duas Encclicas solicitam os exegetas catlicos a permanecerem em plena harmonia com o mistrio da Encarnao, mistrio de unio do divino e do humano, numa existncia histrica inteiramente determinada19. A Divino afflante Spiritu, como se sabe, recomendou particularmente aos exegetas o estudo dos gneros literrios utilizados nos Livros Sagrados, chegando a dizer que a exegese catlica deve adquirir a convico de que esta parte da sua tarefa no pode ser negligenciada, sem grave dano para a exegese catlica (EB, 560). ...Nenhum aspecto humano da linguagem pode ser negligenciado. Os progressos recentes das investigaes lingusticas, literrias e hermenuticas levaram a exegese bblica a juntar, ao estudo dos gneros literrios, muitos outros pontos de vista (retrico, narrativo, estruturalista); outras cincias humanas, como a psicologia e a sociologia foram igualmente utilizadas. A tudo isto podem aplicar as recomendaes dadas aos membros da Comisso Bblica por Leo XIII: Que eles no considerem alheio ao seu campo nada do que a investigao industriosa dos modernos tiver encontrado de novo; pelo contrrio, que eles tenham o esprito alerta para adotar sem demora o que cada momento traz de til exegese bblica (EB, 140). O estudo dos condicionamentos humanos da palavra de Deus deve ser prosseguido

16 17

A interpretao da Bblia na Igreja, 3. A interpretao da Bblia na Igreja, 4. 18 A interpretao da Bblia na Igreja, 6. 19 A interpretao da Bblia na Igreja, 7.

com um interesse incessantemente renovado20. Contudo, este estudo no suficiente. Para respeitar a coerncia da f da Igreja e da inspirao da Escritura, a exegese catlica deve estar atenta a no se limitar aos aspectos humanos dos textos bblicos. preciso que tambm ajude o povo cristo a perceber mais nitidamente nestes textos a palavra de Deus, de maneira a acolherem-na melhor para viverem plenamente em comunho com Deus. Para este fim, evidentemente necessrio que o prprio exegeta perceba nos textos a palavra divina, e isto s lhe possvel se o seu trabalho intelectual for alimentado por um impulso de vida espiritual. Faltando este fundamento, a investigao exegtica permanece incompleta; perde de vista a sua finalidade principal e limita-se a tarefas secundrias. Pode mesmo tornar-se uma espcie de evaso. O estudo cientfico apenas dos aspectos humanos dos textos pode fazer esquecer que a palavra de Deus convida cada um a sair de si mesmo para viver na f e na caridade. A encclica Providentissimus Deus recordava, a este propsito, o carter particular dos Livros Sagrados e a exigncia que da resulta para a sua interpretao: Os Livros Sagrados - declarava ela - no podem ser comparados com os escritos ordinrios mas, dado que foram ditados pelo prprio Esprito Santo e tm um contedo de extrema gravidade, misterioso e difcil sob muitos aspectos, precisamos sempre, para os compreender e os explicar, da vinda deste mesmo Esprito Santo, ou seja, da sua luz e da sua graa, que evidentemente necessrio pedir numa humilde orao e conservar mediante uma vida consagrada (EB, 89). Numa frmula mais breve, tomada de Santo Agostinho, a Divino afflante Spiritu exprimia a mesma exigncia: Orent ut intellegant! (EB, 569)21. Partindo do fato de que o hagigrafo na composio do livro sagrado o organon ou o instrumento do Esprito Santo, mas instrumento vivo e dotado de inteligncia, fazem observar precisamente que este instrumento, impelido pela moo divina, usa de tal forma as suas faculdades e as suas foras que todos facilmente podem verificar pelo livro, que obra sua, a ndole prpria de cada um, os seus lineamentos, as suas singulares caractersticas (EB 556).

O primeiro e maior cuidado de Leo XIII foi expor a doutrina relativa verdade dos Livros Sagrados e defend-la dos ataques contrrios. Por isso em graves termos declarou que no h erro absolutamente nenhum quando o hagigrafo falando de coisas fsicas "se atm ao que aparece aos sentidos" como escreveu o Anglico, exprimindo-se "ou de modo metafrico, ou segundo o modo comum de falar usado naqueles tempos e usado ainda hoje em muitos casos na conversao ordinria mesmo pelos maiores sbios." De fato "no era inteno dos escritores sagrados, ou melhor so palavras de santo Agostinho do Esprito Santo que por eles falava, ensinar aos homens essas coisas - isto , a ntima constituio do mundo visvel - que nada
20 21

A interpretao da Bblia na Igreja, 8. A interpretao da Bblia na Igreja, 9.

importam para a salvao". Esse princpio "dever aplicar-se s cincias afins, especialmente histria", isto , refutando "de modo semelhante os sofismas dos adversrios" e defendendo das suas objees a verdade histrica da Sagrada Escritura. Nem pode ser taxado de erro o escritor sagrado, "se aos copistas escaparam algumas inexatides na transcrio dos cdices" ou "se incerto o verdadeiro sentido de algum passo". Enfim absolutamente vedado "coarctar a inspirao unicamente a algumas partes da Sagrada Escritura ou conceder que o prprio escritor sagrado errou", pois que a divina inspirao "de sua natureza no s exclui todo erro, mas exclui-o e repele-o com a mesma necessidade com que Deus, suma verdade, no pode ser autor de nenhum erro. Esta a f antiga e constante da Igreja". Esta doutrina, pois, que nosso predecessor Leo XIII com tanta gravidade exps, propo-mo-la ns tambm com nossa autoridade e a inculcamos, para que seja de todos escrupulosamente professada (EB 539s).

2. Repercusso A interpretao da Bblia na Igreja, 15 abr 1993. Este documento da Pontifcia Comisso Bblica- P.C.B estuda os diferentes mtodos de interpretao da Bblia, cumprindo deste modo o que a Dei Verbum indicou: Como, porm, Deus na Sagrada Escritura falou por meio dos homens e maneira humana, o intrprete da Sagrada Escritura, para saber o que Ele quis comunicar-nos, deve investigar com ateno o que os hagigrafos realmente quiseram significar e que aprouve a Deus manifestar por meio das suas palavras (DV 12). Diz Papa Joo Paulo II no seu discurso sobre a interpretao da Bblia na Igreja:
A Divino afflante Spiritu, como se sabe, recomendou particularmente aos exegetas o estudo dos gneros literrios utilizados nos Livros Sagrados, chegando a dizer que a exegese catlica deve adquirir a convico de que esta parte da sua tarefa no pode ser negligenciada, sem grave dano para a exegese catlica (EB, 560).

Esta recomendao parte da solicitude por compreender o sentido dos textos com toda a exatido e preciso possveis e, portanto, no seu contexto cultural histrico. Uma idia falsa de Deus e da Encarnao leva um certo nmero de cristos a tomar uma orientao oposta. Eles tm a tendncia a crer que, sendo Deus o Ser absoluto, cada uma das suas palavras tem um valor absoluto, independente de todos os condicionamentos da

linguagem humana. No h motivos, segundo eles, para estudar estes condicionamentos para fazer distines que relativizariam o alcance das palavras. Mas isto iludir-se e recusar, na realidade, os mistrios da inspirao da Sagrada Escritura e da Encarnao, aderindo a uma falsa noo do Absoluto. O Deus da Bblia no um Ser absoluto que, destruindo tudo aquilo que toca, suprimiria todas as diferenas e todas as nuances. Ele , pelo contrrio, o Deus criador, que criou a admirvel variedade dos seres cada um segundo a sua espcie, como diz e repete a narrao do Gnesis (cf. Gen, 1). Longe de destruir as diferenas, Deus respeita-as e valoriza-as (cf. 1 Cor 12,18.24.28). Quando se exprime em linguagem humana, Ele no d a cada expresso um valor uniforme, mas utiliza-lhe as nuances possveis com uma flexibilidade extrema, e aceita-lhe igualmente as limitaes. o que torna a tarefa dos exegetas to complexa, to necessria e to apaixonante! Nenhum aspecto humano da linguagem pode ser negligenciado. Os progressos recentes das investigaes lingusticas, literrias e hermenuticas levaram a exegese bblica a juntar, ao estudo dos gneros literrios, muitos outros pontos de vista (retrico, narrativo, estruturalista); outras cincias humanas, como a psicologia e a sociologia foram igualmente utilizadas. A tudo isto podem aplicar as recomendaes dadas aos membros da Comisso Bblica por Leo XIII: Que eles no considerem alheio ao seu campo nada do que a investigao industriosa dos modernos tiver encontrado de novo; pelo contrrio, que eles tenham o esprito alerta para adotar sem demora o que cada momento traz de til exegese bblica (EB, 140). O estudo dos condicionamentos humanos da palavra de Deus deve ser prosseguido com um interesse incessantemente renovado22. Entretanto, j que Deus na Sagrada Escritura falou atravs de homens e de modo humano, deve o intrprete da Sagrada Escritura, para bem entender o que Deus nos quis transmitir, investigar atentamente o que foi que os hagigrafos de fato quiseram dar a entender e por suas palavras aprouve a Deus manifestar. Para descobrir a inteno dos hagigrafos, deve-se levar em conta, entre outras coisas, tambm os gneros literrios. Pois a verdade apresentada e expressa de maneiras bem diferentes nos textos de um modo ou outro histricos, ou profticos, ou poticos, bem como em outras modalidades de expresso. Ora, preciso que o intrprete pesquise o sentido que, em determinadas circunstncias, o hagigrafo, conforme a situao de seu tempo e de sua cultura, quis exprimir e exprimiu por meio

22

A interpretao da Bblia na Igreja, 8.

de gneros literrios ento em uso. Pois, para corretamente entender aquilo que o autor sacro haja intencionado afirmar por escrito, necessrio levar devidamente em conta tanto as nossas maneiras comuns e espontneas de pensar, falar e contar, as quais j eram correntes no tempo do hagigrafo, como as que costumavam empregar-se no intercmbio humano daquelas eras. Mas como a Sagrada Escritura deve ser tambm lida e interpretada naquele mesmo Esprito em que foi escrita, para bem captar o sentido dos textos sagrados, devese atender com no menor diligncia ao contedo e unidade de toda a Escritura, levada em conta a Tradio viva da Igreja toda e a analogia da f. Cabe aos exegetas trabalhar esforadamente dentro destas diretrizes para mais aprofundadamente entender e expor o sentido da Sagrada Escritura, a fim de que, por seu trabalho de certo modo preparatrio amadurea o julgamento da Igreja. Pois tudo o que concerne maneira de interpretar a Escritura est sujeito em ltima instncia ao juzo da Igreja, que exerce o mandato e ministrio divino de guardar e interpretar a palavra de Deus23. O documento Verbum Domini afirma:
Em primeiro lugar, preciso reconhecer os benefcios que a exegese histrico-crtica e os outros mtodos de anlise do texto, desenvolvidos em tempos mais recentes, trouxeram para a vida da Igreja24. Segundo a viso catlica da Sagrada Escritura, a ateno a estes mtodos imprescindvel e est ligada ao realismo da encarnao: Esta necessidade a consequncia do princpio cristo formulado no Evangelho de Joo 1, 14: Verbum caro factum est. O facto histrico uma dimenso constitutiva da f crist. A histria da salvao no uma mitologia, mas uma verdadeira histria e, por isso, deve-se estudar com os mtodos de uma investigao histrica sria25. Por isso, o estudo da Bblia exige o conhecimento e o uso apropriado destes mtodos de pesquisa (VD 32). O Magistrio vivo da Igreja, ao qual compete o encargo de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou contida na Tradio26, interveio com sapiente equilbrio relativamente justa posio a tomar face introduo dos novos mtodos de anlise histrica. Refiro-me, de modo particular, s encclicas Providentissimus Deus do Papa Leo XIII e Divino afflante Spiritu do Papa Pio XII. O meu venervel predecessor Joo Paulo II recordou a importncia destes documentos para a exegese e a teologia, por ocasio da celebrao do centenrio e cinquentenrio respectivamente da sua publicao27. A interveno do Papa Leo XIII teve o mrito de proteger a interpretao catlica da Bblia dos ataques do racionalismo, sem contudo se refugiar num sentido espiritual separado
23 24

DV 12. A interpretao da Bblia na Igreja, Ench. Vat. 13, 2846-3150. 25 P.P. Bento XVI, 14.10.2008. Cf. Propositio 25. 26 DV 10. 27 P.P. Joo Paulo II, 23.4.1993, AAS 86 (1994), 232-243.

da histria. No desprezava a crtica cientfica; desconfiava-se somente das opinies preconcebidas que pretendem fundar-se sobre a cincia mas, na realidade, fazem astuciosamente sair a cincia do seu campo28. Por sua vez, o Papa Pio XII encontrava-se perante os ataques dos adeptos duma exegese chamada mstica, que recusava qualquer abordagem cientfica. Com grande sensibilidade, a Encclica Divino afflante Spiritu evitou que se desenvolvesse a ideia de uma dicotomia entre a exegese cientfica para o uso apologtico e a interpretao espiritual reservada ao uso interno, afirmando, pelo contrrio, quer o alcance teolgico do sentido literal metodicamente definido, quer a pertena da determinao do sentido espiritual () ao campo da cincia exegtica29. De tal modo ambos os documentos recusam a ruptura entre o humano e o divino, entre a pesquisa cientfica e a viso da f, entre o sentido literal e o sentido espiritual30. Este equilbrio foi, sucessivamente, expresso no documento de 1993 da Pontifcia Comisso Bblica: No seu trabalho de interpretao, os exegetas catlicos jamais devem esquecer que interpretam a Palavra de Deus. A sua tarefa no termina depois que distinguiram as fontes, definiram as formas ou explicaram os processos literrios. O objetivo do seu trabalho s est alcanado quando tiverem esclarecido o significado do texto bblico como Palavra atual de Deus31 (VD 33). A partir deste horizonte, podem-se apreciar melhor os grandes princpios da interpretao prprios da exegese catlica expressos pelo Conclio Vaticano II, particularmente na Constituio dogmtica Dei Verbum: Como, porm, Deus na Sagrada Escritura falou por meio dos homens e maneira humana, o intrprete da Sagrada Escritura, para saber o que Ele quis comunicar-nos, deve investigar com ateno o que os hagigrafos realmente quiseram significar e que aprouve a Deus manifestar por meio das suas palavras32. O Conclio, por um lado, sublinha, como elementos fundamentais para identificar o significado pretendido pelo hagigrafo, o estudo dos gneros literrios e a contextualizao; por outro, devendo a Escritura ser interpretada no mesmo Esprito em que foi escrita, a Constituio dogmtica indica trs critrios de base para se respeitar a dimenso divina da Bblia: 1) interpretar o texto tendo presente a unidade de toda a Escritura; isto hoje chama-se exegese cannica; 2) ter presente a Tradio viva de toda a Igreja; 3) observar a analogia da f. Somente quando se observam os dois nveis metodolgicos, histrico-crtico e teolgico, que se pode falar de uma exegese teolgica, de uma exegese adequada a este Livro33.

Os Padres sinodais afirmaram, justamente, que o fruto positivo produzido pelo uso da investigao histrico-crtica moderna inegvel. Mas, enquanto a exegese acadmica atual, mesmo catlica, trabalha a alto nvel no que se refere metodologia
28 29

Ibid. AAS 86 (1994), 235. Ibid. AAS 86 (1994), 235. 30 Ibid. AAS 86 (1994), 236. 31 A interpretao da Bblia na Igreja, Ench. Vat. 13, 3065. 32 DV 12. 33 P.P. Bento XVI. 14.10.2008. Cf. Propositio 25.

histrico-crtica, incluindo as suas mais recentes integraes, foroso exigir um estudo anlogo da dimenso teolgica dos textos bblicos, para que progrida o aprofundamento segundo os trs elementos indicados pela Constituio dogmtica Dei Verbum (VD 34).
A consequncia da ausncia do segundo nvel metodolgico (uma hermenutica da f) que se criou um fosso profundo entre exegese cientfica e lectio divina. E precisamente daqui nasce s vezes uma forma de perplexidade na prpria preparao das homilias34. Alm disso, h que assinalar que tal dualismo produz s vezes incerteza e pouca solidez no caminho de formao intelectual mesmo de alguns candidatos aos ministrios eclesiais35. Enfim, onde a exegese no teologia, a Escritura no pode ser a alma da teologia e, vice-versa, onde a teologia no essencialmente interpretao da Escritura na Igreja, esta teologia j no tem fundamento36. Portanto, necessrio voltar decididamente a considerar com mais ateno as indicaes dadas pela Constituio dogmtica Dei Verbum a este propsito (VD 35).

P.C.B, O povo judaico e a sua Sagrada Escritura na Bblia crist, 24 maio 2001. Este documento estuda a relao do Antigo e do Novo Testamento. Ele mostra que a interpretao crist do Antigo Testamento, ainda que seja diferente da interpretao do judaismo, uma interpretao possvel e legtima dos textos. O prprio Jesus mostrou a plenitude do sentido das Escrituras, manifestando que existe uma continuidade, descontinuidade e um progresso entre o Novo e Antigo Testamento (cf. 64). Sem o Antigo Testamento o Novo Testamento seria um livro, que no pode ser decifrado como uma planta sem razes condenado a secar (cf. 84). A economia do Antigo Testamento estava ordenada principalmente para preparar a vinda de Cristo, redentor de todos, e de seu Reino Messinico, para anuncila profeticamente (cf. Lc 24,44; Jo 5,39; 1 Pe 1,10) e d-la a conhecer atravs de vrias figuras (cf. 1 Cor 10,11). Os livros do Antigo Testamento, em conformidade com a condio do gnero humano dos tempos anteriores salvao realizada por Cristo, manifestam a todos o conhecimento de Deus e do homem e os modos pelos quais o justo e misterioso Deus trata com os homens. Estes livros, embora contenham tambm algumas coisas imperfeitas e transitrias manifestam, contudo, a verdadeira pedagogia divina. Por isto, devem ser devotamente recebidos pelos cristos esses livros que exprimem um sentido vivo de Deus e contm sublimes ensinamentos acerca de Deus e

34 35

P.P. Bento XVI. 14.10.2008. Cf. Propositio 25. P.P. Bento XVI. 14.10.2008. Cf. Propositio 27. 36 P.P. Bento XVI. 14.10.2008. Cf. Propositio 25.

uma salutar sabedoria concernente vida do homem e admirveis tesouros de preces, nos quais enfim est latente o mistrio de nossa salvao. Deus, pois, inspirador e autor dos livros de ambos os Testamentos, de tal modo disps sabiamente, que o Novo estivesse latente no Antigo e o Antigo no Novo se aclarasse. Com efeito, embora Cristo tenha estabelecido uma Nova Aliana em seu sangue (cf. Lc 22,20; 1 Cor 11,25), contudo, os livros todos do Antigo Testamento, recebidos na pregao evanglica, obtm e manifestam seu sentido completo no Novo Testamento (cf. Mt 5,17; Lc 24,27; Rom 16,25-26; 2 Cor 3,14-16), e por sua vez o iluminam e explicam (DV 15-16).

P.C.B, Bblia e Moral, 11 maio 2008: Este documento quer mostrar que para os cristos a Sagrada Escritura no somente a fonte da revelao e o fundamento da f, mas tambm um ponto irrenuncivel de referncia para a moral. Os cristos so convencidos que encontram na Bblia indicaes e normas para o agir reto e, por conseguinte, o caminho para a plenitude da vida. O documento quer colocar a moral crist debaixo do horizonte amplo da antropologia e teologia bblicas e dar respostas ou elementos de respostas para problemas e situaes morais difceis.
A Sagrada Teologia apoia-se, como em perene fundamento, na palavra escrita de Deus juntamente com a Sagrada Tradio, e nesta mesma palavra se fortalece firmssimamente e sempre se remoa perscrutando luz da f toda a verdade encerrada no mistrio de Cristo. Ora, as Sagradas Escrituras contm a palavra de Deus e, porque inspiradas, so verdadeiramente palavras de Deus; por isto, o estudo das Sagradas Pginas seja como que a alma da Sagrada Teologia. Da mesma palavra da Sagrada Escritura tambm se nutre salutarmente e santamente fortalece o ministrio da palavra, a saber, a pregao pastoral, a catequese e toda a instruo crist, na qual deve ter lugar de destaque a homilia litrgica (DV 24).

A escuta da Palavra de Deus leva-nos em primeiro lugar a prezar a exigncia de viver segundo esta lei escrita no corao (cf. Rm 2, 15; 7, 23)37 (VD 9).

Bento XVI, Verbum Domini, 30 set 2010: Com este documento o Papa Bento XVI deseja indicar algumas linhas fundamentais para uma redescoberta, na vida da Igreja, da Palavra divina, fonte de
37

Bblia e Moral, 11.5.2008, 13,32,109.

constante renovao, com a esperana de que a mesma se torne cada vez mais o corao de toda a actividade eclesial (VD 1). Um conceito-chave para receber o texto sagrado como Palavra de Deus em palavras humanas , sem dvida, o de inspirao. Tambm aqui se pode sugerir uma analogia: assim como o Verbo de Deus Se fez carne por obra do Esprito Santo no seio da Virgem Maria, assim tambm a Sagrada Escritura nasce do seio da Igreja por obra do mesmo Esprito. A Sagrada Escritura Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspirao do Esprito de Deus38. Deste modo se reconhece toda a importncia do autor humano que escreveu os textos inspirados e, ao mesmo tempo, do prprio Deus como verdadeiro autor. Daqui se v com toda a clareza lembraram os Padres sinodais como o tema da inspirao decisivo para uma adequada abordagem das Escrituras e para a sua correta hermenutica39, que deve, por sua vez, ser feita no mesmo Esprito em que foi escrita40. Quando esmorece em ns a conscincia da inspirao, corre-se o risco de ler a Escritura como objeto de curiosidade histrica e no como obra do Esprito Santo, na qual podemos ouvir a prpria voz do Senhor e conhecer a sua presena na histria. Alm disso, os Padres sinodais puseram em evidncia como ligado com o tema da inspirao esteja tambm o tema da verdade das Escrituras41. Por isso, um aprofundamento da dinmica da inspirao levar, sem dvida, tambm a uma maior compreenso da verdade contida nos livros sagrados. Como indica a doutrina conciliar sobre o tema, os livros inspirados ensinam a verdade: E assim, como tudo quanto afirmam os autores inspirados ou hagigrafos deve ser tido como afirmado pelo Esprito Santo, por isso mesmo se deve acreditar que os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus, para nossa salvao, quis que fosse consignada nas sagradas Letras. Por isso, toda a Escritura divinamente inspirada e til para ensinar, para corrigir, para instruir na justia: para que o homem de Deus seja perfeito, experimentado em todas as boas obras (2 Tim 3,16-17)42. No h dvida que a reflexo teolgica sempre considerou inspirao e verdade como dois conceitos-chave para uma hermenutica eclesial das Sagradas Escrituras. No entanto, deve-se reconhecer a necessidade atual de um condigno
38 39

DV 21. Cf. Propositiones 5.12. 40 Cf. DV 12. 41 Cf. Propositio 12. 42 DV 11.

aprofundamento destas realidades, para se responder melhor s exigncias relativas interpretao dos textos sagrados segundo a sua natureza. Nesta perspectiva, desejo vivamente que a investigao possa avanar neste campo e d fruto para a cincia bblica e para a vida espiritual dos fiis (VD 19).

CONCLUSO
Os documentos tratados nos mostram a preocupao do Magistrio de explicar que a Sagrada Escritura Palavra de DEUS expressa em palavras humanas. Quanto mais compreendemos este mistrio, que podemos chamar a Cristologia da Sagrada Escritura, tanto mais compreenderemos o sentido verdadeiro da Bblia. A constituio dogmtica Dei Verbum fez uma contribuio importantssima para este tema. Peamos a Maria, a Me do Verbo, introduzir-nos sempre mais nas escuta fiel da Palavra de Deus. Os Padres sinodais declararam que o objetivo fundamental da XII Assembleia foi renovar a f da Igreja na Palavra de Deus; por isso necessrio olhar para uma pessoa em Quem a reciprocidade entre Palavra de Deus e f foi perfeita, ou seja, para a Virgem Maria, que, com o seu sim Palavra da Aliana e sua misso, realiza perfeitamente a vocao divina da humanidade43. A realidade humana, criada por meio do Verbo, encontra a sua figura perfeita precisamente na f obediente de Maria. Desde a Anunciao ao Pentecostes, vemo-La como mulher totalmente disponvel vontade de Deus. a Imaculada Conceio, Aquela que cheia de graa de Deus (cf. Lc 1, 28), incondicionalmente dcil Palavra divina (cf. Lc 1, 38). A sua f obediente face iniciativa de Deus plasma cada instante da sua vida. Virgem escuta, vive em plena sintonia com a Palavra divina; conserva no seu corao os acontecimentos do seu Filho, compondo-os por assim dizer num nico mosaico (cf. Lc 2, 19.51)44. No nosso tempo, preciso que os fiis sejam ajudados a descobrir melhor a ligao entre Maria de Nazar e a escuta fiel da Palavra divina. Exorto tambm os estudiosos a aprofundarem ainda mais a relao entre mariologia e teologia da Palavra. Da poder vir grande benefcio tanto para a vida espiritual como para os estudos
43 44

Propositio 55. Cf. Bento XVI, Sacramentum caritatis (22 de fevereiro de 2007), 33.

teolgicos e bblicos. De fato, quando a inteligncia da f olha um tema luz de Maria, coloca-se no centro mais ntimo da verdade crist. Na realidade, a encarnao do Verbo no pode ser pensada prescindindo da liberdade desta jovem mulher que, com o seu assentimento, coopera de modo decisivo para a entrada do Eterno no tempo. Ela a figura da Igreja escuta da Palavra de Deus que nela Se fez carne. Maria tambm smbolo da abertura a Deus e aos outros; escuta ativa, que interioriza, assimila, na qual a Palavra se torna forma de vida. Nesta ocasio, desejo chamar a ateno para a familiaridade de Maria com a Palavra de Deus. Isto transparece com particular vigor no Magnificat. Aqui, em certa medida, v-se como Ela Se identifica com a Palavra, e nela entra; neste maravilhoso cntico de f, a Virgem exalta o Senhor com a sua prpria Palavra: O Magnificat um retrato, por assim dizer, da sua alma inteiramente tecido de fios da Sagrada Escritura, com fios tirados da Palavra de Deus. Desta maneira se manifesta que Ela Se sente verdadeiramente em casa na Palavra de Deus, dela sai e a ela volta com naturalidade. Fala e pensa com a Palavra de Deus; esta torna-se Palavra dEla, e a sua palavra nasce da Palavra de Deus. Alm disso, fica assim patente que os seus pensamentos esto em sintonia com os de Deus, que o dEla um querer juntamente com Deus. Vivendo intimamente permeada pela Palavra de Deus, Ela pde tornar-Se me da Palavra encarnada45. Alm disso, a referncia Me de Deus mostra-nos como o agir de Deus no mundo envolve sempre a nossa liberdade, porque, na f, a Palavra divina transformanos. Tambm a nossa ao apostlica e pastoral no poder jamais ser eficaz, se no aprendermos de Maria a deixar-nos plasmar pela ao de Deus em ns: A ateno devota e amorosa figura de Maria, como modelo e arqutipo da f da Igreja, de importncia capital para efetuar tambm nos nossos dias uma mudana concreta de paradigma na relao da Igreja com a Palavra, tanto na atitude de escuta orante como na generosidade do compromisso em prol da misso e do anncio46. Contemplando na Me de Deus uma vida modelada totalmente pela Palavra, descobrimo-nos tambm ns chamados a entrar no mistrio da f, pela qual Cristo vem habitar na nossa vida. Como nos recorda Santo Ambrsio, cada cristo que cr, em certo sentido, concebe e gera em si mesmo o Verbo de Deus: se h uma s Me de Cristo

45 46

Bento XVI, DEUS caritas est (25 de dezembro de 2005), 41. Propositio 55.

segundo a carne, segundo a f, porm, Cristo o fruto de todos47. Portanto, o que aconteceu em Maria pode voltar a acontecer em cada um de ns diariamente na escuta da Palavra e na celebrao dos Sacramentos (VD 27-28).

ABSTRACT Fifty years after the opening of the Second Vatican Council, we must admit that we know very little about the conciliar documents. This article wants to contribute towards a better understanding of the dogmatic Constitution on Divine Revelation Dei Verbum, presenting the preparation and the repercussions of this document. Using some of the affirmations of the Apostolic Exhortation of Pope Benedict XVI on the Word of God in the life and mission of the Church, Verbum Domini (September 30, 2010) we wish to find the central message of the document Dei Verbum of the Council. In order to see how this document was prepared by the documents of the Magisterium before the Council, this article wants to show what was the preoccupation of the Magisterium concerning Sacred Scripture which was manifest in the documents on the Bible before the Council, how this preoccupation was accepted by the Council, how the dogmatic Constitution Dei Verbum responded to this preoccupation, and how the post-conciliar documents were influenced by the teaching of the Council. Key Words: Vatican Council II, dogmatic Constitution Dei Verbum, central doctrine of Dei Verbum.

Abreviaes:

VD = Verbum Domini. DV = Dei Verbum. PL = Migne, Patrologia Latina. EB = Enchiridion Biblicum. Ench. Vat. = Enchiridion Vaticanum. P.C.B. = Pontifcia Comisso Bblica. SC = Escritores Cristos. AAS = Acta Apostolicae Sedis.

47

Cf. Expositio Evangelii secundum Lucam 2,19: PL 15, 1559-1560.

Вам также может понравиться