Вы находитесь на странице: 1из 10

XXIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica Natal 2013

Registros de rabeca nas manifestaes folclricas da cultura de base aoriana em Santa Catarina COMUNICAO ORAL

Jorge Linemburg
UDESC jlinemburg@hotmail.com Luiz Henrique Fiaminghi UDESC - lhfiaminghi@yahoo.com.br Resumo: Esta pesquisa em andamento apresenta um levantamento das ocorrncias de rabeca em manifestaes folclricas da cultura de base aoriana, em Santa Catarina (SC), a partir de consultas literatura e ao SISNEA-UFSC. Verificou-se que a rabeca apresenta relatos distribudos numa ampla rea da faixa litornea deste estado, com sua presena registrada em danas (Fandango, Chamarrita e So Gonalo) e folguedos (Boi-de-Mamo, Cantoria do Divino e Terno de Reis). Com carter de estudo preliminar, ao final, so levantadas algumas questes e, direcionamentos apontados para a continuao da pesquisa. Palavras-chave: Rabeca. Cultura de base aoriana catarinense.

Title: Records of the rabeca in the folkloric Azorean culture in Santa Catarina State. Abstract: This study makes a survey of the Brazilian fiddles (rabeca) presence in the Santa Catarina State. The sources for this study were taken from the literature and researched by the SISNEA-UFSC, who center its focus in the Azorean Based Culture. As a preliminary result it emerged substantial data proving that the rabeca is or was present in a large coastal area, with acting presence in dances (Fandango, Chamarrita and So Gonalo) and Folguedos (Boi-de-Mamo, Cantoria do Divino e Terno de Reis). In the final section there are same questions about the role of the rabeca in the music and culture of the region. Keywords: Brazilian fiddle, rabeca. Azorean culture in Santa Catarina State.

1. Introduo Ao longo de seus 500 km de extenso, a regio litornea de Santa Catarina (SC) (latitudes: 25o5736S e 29o2148S; longitudes: 48o2255W e 53o5000W) apresenta padres scio-culturais fortemente moldados pela colonizao aoriana, iniciada no estado a partir de 1748. Este conjunto de caractersticas compe a denominada cultura de base aoriana Catarinense (FARIAS, 2000). Atualmente, mais de um milho de pessoas vivem distribudas nesta faixa, que abrange um total de 45 municpios e corresponde a uma rea cultural definida (SISNEA, 2005; ver fig. 1). Em levantamento realizado entre os anos de 1994 e 2004, pesquisadores ligados ao Ncleo de Estudos Aorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA-UFSC) mapearam 32 municpios dessa rea (71%), registrando informaes referentes herana

XXIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica Natal 2013

cultural das populaes descendentes de aorianos na regio (SISNEA, 2005). Entre as manifestaes folclricas citadas na pesquisa, diversas delas apresentaram registros de prticas e instrumentos musicais tradicionais, como, por exemplo, a rabeca e a viola.

Figura 1: Mapa parcial do estado de SC, destacando a regio litornea sob influncia da cultura de base aoriana, com suas respectivas microrregies. Mapa elaborado por Fernanda Bauzys. Reproduzido a partir de Farias (2000).

Nas duas ltimas dcadas as rabecas tm sido alvo de pesquisa em alguns trabalhos (CARVALHO, 2006; MURPHY 1997; NBREGA, 2000; GRAMANI, 2002; FIAMINGHI, 2009; GRAMANI, 2009; SANTOS, 2011; LINEMBURG & FIAMINGHI, 2012). Estes instrumentos foram trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses

XXIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica Natal 2013

(CASCUDO, 1937), que em SC correspondem, em sua maior parte, a populaes aorianas. Entretanto, nenhum trabalho foi desenvolvido no estado tendo como objeto de estudo este instrumento ou a msica na qual ele se insere e desempenha importante papel. A presente pesquisa em andamento realizou um mapeamento e anlise crtica preliminar dos registros de ocorrncias da rabeca, ao longo da faixa litornea catarinense e as manifestaes folclricas de base cultural aoriana nas quais este instrumento teve, ou ainda pode representar, um papel importante na msica desta regio. A seguir, so discutidas as ocorrncias da rabeca por microrregio.

2. Ocorrncias de rabeca nas microrregies de base cultural aoriana

A regio litornea de SC encontra-se divida em oito microrregies (FARIAS, 2000). A consulta literatura e ao SISNEA (2005) revelou um total de treze municpios em que a rabeca esteve/est presente (fig. 2), em trs tipos de danas (Chamarrita, Fandango e Dana de So Gonalo) e trs de folguedos (Boi de Mamo, Cantoria do Divino e Terno de Reis). Os levantamentos de dados apresentados neste trabalho foram obtidos, basicamente, em Farias (2000) e SISNEA (2005). Do contrrio, as referncias esto indicadas no texto. De todas as microrregies, no foram encontrados registros de rabeca somente para a Bacia Itaja e a Vale Tijucas/Costa Esmeralda. Todas as seis manifestaes folclricas em que a rabeca apresentou ocorrncias em SC tm registros nas microrregies Norte e Sistema Lagunar Santo Antnio/Mirim. A rabeca ausenta-se apenas no Boi de Mamo, na primeira microrregio, enquanto que figura na Cantoria do Divino e no Terno de Reis, na segunda; estes dois folguedos so os mesmos em que o instrumento foi relatado na microrregio Ilha de SC/Continente Frontal. Na microrregio Caminhos do Planalto, somente o municpio de Santo Amaro da Imperatriz foi includo no levantamento de Farias (2000), com os trs folguedos apresentando registros e a rabeca integrando o Terno de Reis. Para este mesmo folguedo, encontra-se relato de rabeca na microrregio Jaguaruna/Urussanga, que, com exceo da Dana de So Gonalo, registrou todas as manifestaes restantes e a nica ocorrncia do instrumento no recitar de trovas. Na microrregio Extremo Sul Catarinense, apenas a Chamarrita no foi registrada e a rabeca ocorreu somente no Boi de Mamo. A anlise da figura 2 demonstra a ampla distribuio da rabeca em SC, com o municpio de Araquari apresentando a ocorrncia mais ao norte e, no extremo sul, o de So Joo do Sul. Araquari representa, de acordo com os dados, aquele com maior ocorrncia de

XXIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica Natal 2013

registros de rabeca, do ponto de vista qualitativo. Nele, encontrou-se a rabeca em quatro das manifestaes folclricas focadas neste estudo.

Figura 2: Mapeamento das ocorrncias de rabecas em municpios do estado de Santa Catarina, na rea de base cultural aoriana. Mapa elaborado por Fernanda Bauzys.

De todas microrregies, trs apresentaram registros de rabeca em trs de suas cidades: Norte, Ilha de SC/Continente Frontal e Sistema Lagunar de Santo Antnio/Mirim.

XXIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica Natal 2013

3. Manifestaes folclricas de base cultural aoriana

3.1. Danas

O litoral catarinense apresenta uma grande variedade de danas que manifestam influncia da cultura de base aoriana, (FARIAS, 2000). A seguir, so tratadas as danas em que a rabeca foi registrada.

3.1.1. Fandango

O Fandango uma dana bastante antiga, com relatos de sua disseminao em todas as camadas sociais e distribuda ao longo do territrio portugus, j no sculo XVIII, embora sua origem seja possivelmente espanhola. Do ponto de vista musical, pode ser instrumental ou cantando (SARDINHA, 2000). Porm, no Brasil o termo Fandango designa no apenas a dana, mas toda uma manifestao cultural popular, em que outras danas e msicas diversas esto presentes (ANDRADE, 1989; GRAMANI; CORRA, 2006). Mrio de Andrade relata sua ocorrncia nos estados do Rio Grande do Sul, Paran e So Paulo (ANDRADE, 1989). Entretanto, em SC, estado no citado por Mrio, dez cidades apresentam registro da dana. Em todos os locais onde o fandango acontece na regio estudada por Pimental et al. (2006), a viola o instrumento indispensvel; a rabeca, apesar de bastante comum, no imprescindvel. Dos instrumentos percussivos, o pandeiro e o adufe so os mais comuns, com este correspondendo a um pandeiro feito artesanalmente (GRAMANI; CORRA, 2006), no ao instrumento de mesmo nome, existente em Portugal. Em SC, alm destes, foram encontrados registros de violo, cavaquinho, acordeom e colheres (percusso) (SISNEA, 2005), com a rabeca ocorrendo somente na cidade de Araquari. Farias (2000) apresenta um relato de Fandango danado na comunidade da Barra da Lagoa, em Florianpolis, na dcada de 1940, onde, alm de acordeom, violo e cavaquinho, figurava o oricongo [urocongo]. Este ltimo um instrumento de cordas friccionadas, como a rabeca, possuindo, porm, apenas uma corda e o tampo de couro, ao invs de madeira.

3.1.2. Chamarrita

XXIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica Natal 2013

De acordo com Dias (2005), Chamarrita a designao tanto de dana quanto de cano, genuinamente aorianas, difundidas por todo o arquiplago. No Brasil, est presente nos estados da regio Sul e no de So Paulo (ANDRADE, 1989). Fazem parte das marcas (como so chamadas as msicas no fandango) valsadas (em diferenciao s batidas, que utilizam o tamanco) dos bailes de Fandango no litoral norte do Paran e Sul de So Paulo (GRAMANI; CORRA, 2006). Deste modo, cidades em que se encontrou registro para a dana do Fandango, mas no da Chamarrita, esta pode ter estado includa na citao daquela. Quanto sua instrumentao nos Aores, a Chamarrita apresenta viola, violo, bandolim e a rabeca, com esta registrada nas Ilhas de Flores e do Pico (DIAS, 2005). Em SC, foram relatados: acordeom, viola, violo, cavaquinho, rabeca, tambor, pandeiro e chocalho. Do mesmo modo que no Fandango, na Chamarrita, Araquari a nica cidade onde a rabeca foi registrada. H relatos da dana em sete cidades catarinenses; o de Florianpolis encontrase em Gonalves (2000).

3.1.3. Dana de So Gonalo

A Dana de So Gonalo, ou Fandango de So Gonalo, inclui cantoria e de carter religioso, envolvendo pagamento de promessas por graas alcanadas, pedidas ao santo (ANDRADE, 1989). No recinto em que ocorre o baile, prepara-se um altar com a imagem do santo, aos ps do qual se depositam oferendas. Os danarinos, aos pares, vo e voltam em direo figura de So Gonalo sem lhe dar as costas (FARIAS, 2000). Os registros da dana de So Gonalo em SC esto presentes em seis cidades, com o referente ao municpio de Iara encontrado em Fernandes (2004). A instrumentao inclui viola, rabeca e tambor (FARIAS, 2000; SISNEA, 2005).

3.2. Folguedos

A costa catarinense tambm apresenta grande diversidade de folguedos, muito mais presentes do que as danas, fato que pode ser explicado, possivelmente, por sua menor exigncia em relao s coreografias, mais livres e improvisadas. Logo, sua maior aceitao pelo povo (FARIAS, 2000).

3.2.1. Boi de Mamo

XXIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica Natal 2013

Dos folguedos tratados neste trabalho, o Boi-de-Mamo o mais difundido em SC. Representa uma brincadeira que gira em torno da figura do boi e que apresenta variaes microrregionais, em suas coreografias e cantos (FARIAS, 2000). Em relao instrumentao, Farias (2000) afirma que o grupo de tocadores do Boi-de-Mamo est composto por acordeom, pandeiro, tambor e, s vezes, violo, alm dos cantores. A consulta ao SISNEA (2005) revelou ainda a presena de viola, cavaquinho, rabeca de taquara, gaita de boca, tabaque, caixa de russo, tamborim, reco-reco e chocalho. Em SC, a rabeca no Boi-de-Mamo foi registrada apenas no municpio de So Joo do Sul. No entanto, este instrumento est presente e tem funo musical bastante importante em outros folguedos brasileiros nos quais o boi a figura central, como, por exemplo, o Bumba-meu-Boi do Rio Grande do Norte (ANDRADE, 1959) e o CavaloMarinho na Paraba (NBREGA, 2000).

3.2.2. Cantoria ou Folia do Divino

At meados do sculo XIX, a Folia representou o conjunto musical mais importante do arquiplago dos Aores, participando tanto de funes religiosas, quanto das profanas. Apesar de ainda encontrada naquelas terras, tem sido amplamente substituda pelas filarmnicas, nas Festas do Divino Esprito Santo (DIAS, 2005). Em SC, a Folia do Divino mais conhecida como Cantoria do Divino (FARIAS, 2000). Segundo Dias (2005), a instrumentao das Folias aorianas bastante varivel, citando a rabeca apenas para a Ilha de So Miguel. Em SC, os instrumentos registrados na Cantoria do Divino so violo, viola, cavaquinho, rabeca, violino, tambor, pandeiro e reco (SISNEA, 2005). A Cantoria do Divino corresponde manifestao folclrica onde h mais registros de rabeca, nove municpios, no estado de SC. A ocorrncia da rabeca neste folguedo em Palhoa encontra-se em Soares (2002).

3.2.3. Terno de Reis

Os Ternos representam cantorias de fundo profano-religioso, nas quais os folies vo de porta em porta cantando e pedindo oferendas. Tm a mesma melodia, com os versos variando de acordo com a data. Por exemplo, nas vsperas de Natal, Terno de Natal, e no dia dos Santos Reis, Terno de Reis (FARIAS, 2000).

XXIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica Natal 2013

O Terno de Reis encontra-se amplamente distribudo na rea de estudo, com a consulta ao SISNEA (2005) refletindo tambm a grande variedade de instrumentos utilizados neste folguedo: violo, viola, cavaquinho, rabeca, violino, acordeom, gaita de oito baixos, gaita de boca, pandeiro, atabaque, fuch, 1 bumbo, tamborim, tringulo, tambor, chocalho, colheres, catuto1, cuca e apoxe1.

4. Alguns direcionamentos para a pesquisa com as rabecas em SC

Esses dados preliminares geraram alguns apontamentos: i) quo freqente a rabeca e em quais manifestaes folclricas de base cultural aoriana no litoral de SC ela pode ter estado, ou continua presente; ii) as estruturas musicais contidas na msica de rabeca realizada nestas manifestaes permitem relacion-la e/ou diferenci-la da msica de rabeca presente nas mesmas manifestaes, mas em outras regies, como os bailes de fandango o litoral norte do Paran e sul de So Paulo, ou os bois nordestinos, por exemplo; iii) considerando-se o relato de casos de substituio da rabeca por outros instrumentos, tanto em SC (FERNANDES, 2004) como nos Aores (HORTA-AORES, 1982), qual a opinio dos msicos e folies das manifestaes de base cultural aoriana em SC sobre a importncia deste instrumento no contexto scio-cultural em que ainda se encontra presente; e iv) quais os fatores envolvidos na substituio da rabeca por outros instrumentos (violino ou acordeom, por exemplo), em manifestaes que ainda acontecem em determinadas comunidades, onde a rabeca j esteve presente? O mapeamento realizado neste trabalho servir de fio condutor para as prximas etapas da pesquisa, onde se pretende realizar a caracterizao da msica de rabeca nesta rea e elucidao de sua funo no contexto scio-cultural das respectivas comunidades, com a finalidade de discutir os questionamentos levantados. Num segundo momento, deseja-se elaborar um estudo comparativo da msica de rabeca e seu uso em SC, com outras localidades, onde suas prticas encontram-se mais bem descritas, como o fandango no litoral do Paran (PIMENTEL et al., 2006; GRAMANI, 2009) e o Cavalo Marinho na Paraba (NBREGA, 2000).

Estes verbetes no so encontrados em Andrade (1989).

XXIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica Natal 2013

O estudo comparativo para se averiguar a presena e as formas de utilizao da rabeca nas manifestaes da cultural de base aoriana em SC, assim como as caractersticas de sua msica e relaes com os hbitos scio-culturais pode servir de ferramenta de anlise dos aspectos envolvidos em mudanas culturais (MERRIAM, 1964). Deste modo, a pesquisa da rabeca em determinada manifestao cultural de mesma origem (Fandango ou Cantoria do Divino, por exemplo), entre localidades diferentes, no mbito de SC, do mesmo modo que entre este e outros estados, pode favorecer a compreenso de fatores internos e externos agindo na dinmica de manuteno/mudana cultural (NETTL, 2005). Em SC, a msica em que a rabeca foi registrada carece de documentao e pesquisas mais direcionadas. O presente estudo teve o intuito de contribuir para a diminuio desta lacuna e nortear futuras pesquisas sobre esta msica no estado. A continuao desta pesquisa estar relacionada rabeca em SC na atualidade: os contextos em que se mantm inserida, seus tocadores e fabricantes, assim como, de maior interesse, as caractersticas de sua msica.

Referncias bibliogrficas ANDRADE, Mrio de. Danas Dramticas do Brasil. So Paulo: Livraria Martins Editora, 1959. ANDRADE, Mrio de. Dicionrio Musical Brasileiro. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1989. CARVALHO, Gilmar. Rabecas do Cear. Fortaleza: Laboratrio de Estudos da Oralidade UFC/UECE, 2006. CASCUDO, L.C. Vaqueiros e Cantadores. So Paulo: Global Ed., 2005 [1937]. FARIAS, Vilson Francisco de. Dos Aores aos Brasil meridional: uma viagem no tempo: 500 anos, litoral catarinense: um livro para o ensino fundamental. 2 ed. Florianpolis: Ed. do autor, 2000. FERNANDES, Elza de Mello. Terno-de-reis e boi-de-mamo em Iara (SC): as relaes dialgicas na linguagem folclrica do ciclo natalino num municpio multitnico. Tubaro, 2004. Dissertao (Mestrado em Cincias da Linguagem), UNISUL. FIAMINGHI, Luiz Henrique. O violino violado: o entremear das vozes esquecidas das rabecas e de outros violinos. Per Musi, Belo Horizonte, n.20, p.16-21, 2009. GONALVES, Reonaldo Manoel. Cantadores de Boi de Mamo: velhos cantadores e educao popular na Ilha de Santa Catarina. Florianpolis, 2000. 173p. Dissertao (Mestrado em Educao). UFSC.

XXIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica Natal 2013

GRAMANI, Daniella da Cunha. O aprendizado e a prtica da rabeca no fandango caiara: estudo de caso com os rabequistas da famlia Pereira da comunidade do Ariri. Curitiba, 2009. Dissertao (Mestrado em Msica), UFPR. GRAMANI, Daniella da Cunha.; CORRA, Joana. Naquele tempo, no tempo de hoje: um panorama do fandango do litoral norte do Paran e sul de So Paulo. In: PIMENTEL, Alexandre; GRAMANI, Daniella da Cunha; CORREA, Joana. (org.). Museu Vivo do Fandango. Rio de Janeiro: Associao Cultural Cabur, p. 20-37, 2006. GRAMANI, Jos Eduardo. Org. GRAMANI, Daniella da Cunha. Rabeca, o som inesperado. Curitiba: Edio independente, 2002. HORTA-AORES. As festas do Esprito Santo na tradio secular dos Aores. Edio conjunta da Cmara Municipal da Horta e da Delegao de Turismo da Horta, 1982. LINEMBURG, Jorge; FIAMINGHI, Luiz Henrique. A rabeca oculta em Mrio de Andrade. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Msica, XXII, 2012, Joo Pessoa. Anais do Evento. Joo Pessoa: ANPPOM, 2012. MERRIAM, Alan P. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University, 1980[1964]. MURPHY, John. The rabeca and its music, old and new, in Pernambuco, Brazil. Latin American Music Review. Austin, vol. 18, no. 2, p. 148-172, 1997. NETTL. Bruno. The study of ethnomusicology: thirty-one issues and concepts. 2 ed. University of Illinois Press, 2005. NBREGA, Ana Cristina Perazzo da. A rabeca no cavalo marinho de Bayeux, Paraba (um estudo de caso). Joo Pessoa: UFPB/Editora Universitria, 2000. SANTOS, Roderick. Isso no um violino? Usos e sentidos contemporneos da rabeca no Nordeste. Natal: Ed. IFRN, 2011. SARDINHA, Jos Alberto. Tradies musicais da Estremadura. Vila Verde: Tradisom, 2000. SOARES, Doralcio. Folclore catarinense. Florianpolis: Ed. da UFSC, 2002. Referncias em CD-ROM DIAS, Francisco Jos. Cantigas do povo dos Aores. Angra do Herosmo e Ponta Delgada: Editores Instituto Aoriano de Cultura e Instituto Cultural de Ponta Delgada, 2005. SISNEA: Sistema de Dados do Ncleo de Estudos Aorianos: mapeamento do patrimnio cultural das comunidades aorianas de Santa Catarina, 2005.

Вам также может понравиться