Вы находитесь на странице: 1из 29

Fsica

Aluno

Caderno de Atividades Pedaggicas de Aprendizagem Autorregulada - 01


3 Srie | 1 Bimestre
Disciplina
Fsica

Curso
Ensino Mdio

Bimestre
1

Srie
3

Habilidades Associadas
1. Identificar fenmenos e grandezas eltricas, estabelecer relaes, identificar regularidades, invariantes e transformaes. 2. Compreender eletricidade como uma forma de energia. 3. Compreender os conceitos de corrente, resistncia e diferena de potencial eltrico.

Apresentao

A Secretaria de Estado de Educao elaborou o presente material com o intuito de estimular o envolvimento do estudante com situaes concretas e contextualizadas de pesquisa, aprendizagem colaborativa e construes coletivas entre os prprios estudantes e respectivos tutores docentes preparados para incentivar o desenvolvimento da autonomia do alunado. A proposta de desenvolver atividades pedaggicas de aprendizagem autorregulada mais uma estratgia para se contribuir para a formao de cidados do sculo XXI, capazes de explorar suas competncias cognitivas e no cognitivas. Assim, estimula-se a busca do conhecimento de forma autnoma, por meio dos diversos recursos bibliogrficos e tecnolgicos, de modo a encontrar solues para desafios da contemporaneidade, na vida pessoal e profissional. Estas atividades pedaggicas autorreguladas propiciam aos alunos o desenvolvimento das habilidades e competncias nucleares previstas no currculo mnimo, por meio de atividades roteirizadas. Nesse contexto, o tutor ser visto enquanto um mediador, um auxiliar. A aprendizagem efetivada na medida em que cada aluno autorregula sua aprendizagem. Destarte, as atividades pedaggicas pautadas no princpio da autorregulao objetivam, tambm, equipar os alunos, ajud-los a desenvolver o seu conjunto de ferramentas mentais, ajudando-o a tomar conscincia dos processos e procedimentos de aprendizagem que ele pode colocar em prtica. Ao desenvolver as suas capacidades de auto-observao e autoanlise, ele passa a ter maior domnio daquilo que faz. Desse modo, partindo do que o aluno j domina, ser possvel contribuir para o desenvolvimento de suas potencialidades originais e, assim, dominar plenamente todas as ferramentas da autorregulao. Por meio desse processo de aprendizagem pautada no princpio da autorregulao, contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e competncias fundamentais para o aprender-a-aprender, o aprender-a-conhecer, o aprender-a-fazer, o aprender-a-conviver e o aprender-a-ser. A elaborao destas atividades foi conduzida pela Diretoria de Articulao Curricular, da Superintendncia Pedaggica desta SEEDUC, em conjunto com uma equipe de professores da rede estadual. Este documento encontra-se disponvel em nosso site www.conexaoprofessor.rj.gov.br, a fim de que os professores de nossa rede tambm possam utiliz-lo como contribuio e complementao s suas aulas. Estamos disposio atravs do e-mail curriculominimo@educacao.rj.gov.br para quaisquer esclarecimentos necessrios e crticas construtivas que contribuam com a elaborao deste material.

Secretaria de Estado de Educao

Caro aluno,
Neste caderno voc encontrar atividades diretamente relacionadas a algumas habilidades e competncias do 1 Bimestre do Currculo Mnimo de Fsica da 3 Srie do Ensino Mdio. Estas atividades correspondem aos estudos durante o perodo de um ms. A nossa proposta que voc, Aluno, desenvolva estas Atividades de forma autnoma, com o suporte pedaggico eventual de um professor, que mediar as trocas de conhecimentos, reflexes, dvidas e questionamentos que venham a surgir no percurso. Esta uma tima oportunidade para voc desenvolver a disciplina e independncia indispensveis ao sucesso na vida pessoal e profissional no mundo do conhecimento do sculo XXI. Neste Caderno de Atividades, vamos aprender como funcionam os aparelhos eltricos! Na primeira parte, voc vai reconhecer um circuito eltrico simples e

conhecer as grandezas fsicas associadas a eles. Na segunda, trataremos do consumo de energia eltrica e entender que esse consumo depende da potncia e do tempo de funcionamento dos aparelhos eltricos. Na terceira parte, voc ver que os circuitos eltricos podem ser formados por vrias resistncias eltricas associadas em srie e/ou em paralelo (ou misto). Acima de tudo, voc entender como estes assuntos esto relacionados nossa vida. Este documento apresenta 3 (trs) Aulas. As aulas podem ser compostas por uma explicao base, para que voc seja capaz de compreender as principais ideias relacionadas s habilidades e competncias principais do bimestre em questo, e atividades respectivas. Leia o texto e, em seguida, resolva as Atividades propostas. As Atividades so referentes a dois tempos de aulas. Para reforar a aprendizagem, prope-se, ainda, uma pesquisa e uma avaliao sobre o assunto.

Um abrao e bom trabalho! Equipe de Elaborao

Sumrio

Introduo ...............................................................................................

03

Aula 01: Tenso, corrente, potncia e resistncia eltrica...................... Aula 02: Consumo de energia eltrica..................................................... Aula 03: Associao de resistores .......................... Avaliao .................................................................................................. Pesquisa ...................................................................................................

05 12 16 24 26

Referncias ..............................................................................................

28

Aula 1: Tenso, corrente, potncia e resistncia eltrica

Caro aluno, voc j pensou que estamos cercados por uma variedade de coisas que funcionam com eletricidade? Se fizermos uma lista de aparelhos eltricos e pensarmos no que eles produzem quando funcionam veremos que alguns tm a funo de aquecer. Esses aparelhos possuem um pedao de fio na forma de espiral chamado de resistor que esquentam durante o funcionamento. Esses aparelhos so chamados de resistivos. Eles transformam a energia eltrica em energia trmica. So exemplos: secador de cabelo, torradeiras, chuveiros etc. Outros aparelhos tm a funo de produzir algum tipo de movimento. Eles so chamados de motores eltricos, e transformam a energia eltrica em energia mecnica. So os casos dos ventiladores, batedeiras, furadeiras etc. Para funcionarem, os aparelhos precisam ser abastecidos com energia eltrica por alguma fonte de energia, como uma pilha, uma bateria, um dnamo etc. H ainda aparelhos ligados comunicao e armazenamentos de informaes, como o telefone, a televiso, o microfone, o computador, o pen drive etc. Estes como outros aparelhos possuem componentes eltricos e eletrnicos (fios, chaves, ms, diodos, transistores, resistores etc). Como voc pode ver, para fazer um aparelho eltrico funcionar preciso uma srie de elementos que juntos formam um circuito eltrico. Na maioria das vezes esse circuito constitudo pelo aparelho eltrico, uma fonte de energia, fios de ligao e um interruptor.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22284

Nos aparelhos eltricos o interruptor o boto de liga-desliga, mas no caso de um circuito eltrico residencial ele pode ser um disjuntor, uma tomada, um plugue, um soquete de lmpada. A funo do interruptor permitir ou no a passagem da energia eltrica que sai da fonte e vai at o aparelho eltrico. O caminho feito pela energia eltrica limitado pelos fios de ligao. O fio de ligao feito de metal, como o cobre, por exemplo, e revestido por uma capa plstica. atravs do metal que a energia flui. A capa plstica funciona como um material isolante, que nos protege de um choque eltrico. Dizemos que o circuito est fechado quando a energia eltrica utilizada e h passagem de corrente eltrica. Os aparelhos de informao e comunicao acionam outros elementos para fecharem o circuito. Quando ligamos um rdio, o seu circuito interno (fonte de energia, fios de ligao e alto falante) fechado, mas s vezes a estao no est sintonizada. Nesse caso necessrio o uso de antenas. Ento, a antena do rdio devese comunicar com a antena da estao. Para a comunicao entre aparelhos celulares, GPS e computadores preciso, alm de fios de ligao e antenas, a utilizao de satlites artificiais.

Fonte: http://www.cachoeirinhars.com.br/anunciantes_pgs/internet_via_radio.htm

Devemos tomar cuidado para o nosso corpo no fazer parte de um circuito eltrico. Isso acontece quando tomamos um choque eltrico.

Fonte: http://www.copel.com

Um dos choques mais comuns acontece quando mexemos com um chuveiro eltrico que no foi aterrado. A corrente eltrica entra pela mo e percorre parte do nosso corpo at o p. O fio terra conduz a corrente eltrica para terra, porque a condutividade eltrica se torna melhor no fio que no corpo humano.

Fonte:http://www.cec.com.br/dicas-construcao-ligacao-de-chuveiro-e-da ducha?id=195

TENSO ELTRICA OU VOLTAGEM (U):

Quando compramos um aparelho eltrico observamos algumas informaes. Essas informaes vm acompanhadas por nmeros, letras, palavras e sinais. Por exemplo, em alguns aparelhos vem escrito 127V, outros vm escrito voltagem 127V, j em outros essa informao aparece como tenso eltrica de 127V. Trata-se da mesma informao, da mesma grandeza fsica. Essa informao indica a tenso a que o aparelho deve ser submetido para funcionar bem. Voc j comprou uma lmpada de 100W e depois de coloc-la em sua casa percebeu que ela no brilhava tanto quanto a outra que queimou? O que pode ter acontecido que a lmpada deveria ser de 110W 220V. Se a rede eltrica da sua

residncia de 110V, ento, a lmpada no funcionou bem com uma voltagem menor. J uma lmpada de 100W 110V queimaria se fosse submetida a uma tenso de 220V. A tenso eltrica ou voltagem indicada pela letra U e medida em Volt (V), em homenagem a Alessandro Volta, o cientista que inventou a pilha.

CORRENTE ELTRICA (I) E POTNCIA ELTRICA (P):

Agora pense numa situao em que voc dispe de duas lmpadas que so submetidas mesma tenso, mas que no iluminam da mesma maneira. Isso possvel? Sim, se essas lmpadas tm potncias diferentes. Uma lmpada de 100W requer uma corrente eltrica maior que uma lmpada de 60W, por exemplo. Por isso, uma lmpada de 100W apresenta uma luminosidade maior que a de 60W. A potncia indica o consumo de energia eltrica do aparelho em cada unidade de tempo de seu funcionamento. Em outras palavras, ela indica a quantidade de energia eltrica que est sendo transformada em outra forma de energia num certo intervalo de tempo. Por exemplo, uma lmpada de 60W consome 60 Joules de energia eltrica por segundo para funcionar. A potncia eltrica indicada pela letra (P) e medida em Watt (W), em homenagem a James Watt, pelas suas contribuies para o desenvolvimento do motor a vapor. Podemos ento concluir que a corrente eltrica uma grandeza que depende da potncia do aparelho e da tenso em que ele colocado para funcionar. difcil de entender? Vamos tentar esclarecer melhor. Suponha que voc queira saber quanto de corrente eltrica atravessa uma lmpada de 60W que est submetida a uma tenso eltrica de 110V. Bastaria dividir 60 por 110, que daria 0,54 A, aproximadamente. Ento, para calcular a intensidade da corrente eltrica (i) deve-se dividir a potncia (P) pela tenso eltrica (U), tal como mostra a expresso matemtica:

i= P U

Veja que a corrente eltrica indicada pela letra i e medida em Ampres (A), em homenagem a Andr-Marie Ampre. Existem dois tipos de corrente eltrica: a contnua que fornecida por pilhas e baterias e a corrente alternada, que fornecida pelas usinas eltricas para as casas, indstrias etc. A passagem da corrente eltrica sempre provoca aquecimento nos fios de ligao. Como medida de segurana para as instalaes eltricas, colocamos fusveis ou disjuntores. Quando o valor da corrente eltrica ultrapassa o especificado por esses dispositivos, eles automaticamente interrompem a passagem da corrente, deixando o circuito aberto e deixando os aparelhos associados sem funcionar.

RESISTNCIA ELTRICA (R):

J falamos que os aparelhos resistivos tm um fio chamado de resistor e que ele aquece durante o funcionamento. Esse fio limita a intensidade da corrente no circuito. Dependendo do tipo do material a ser usado como resistor, deve-se levar em conta a temperatura que ele dever atingir para no derreter. A capacidade que o resistor tem para resistir corrente eltrica depende do tipo do material e das dimenses fsicas (comprimento e espessura) do fio. Essa capacidade chamada de resistncia eltrica. O valor da resistncia eltrica diz se o material bom ou mau condutor eltrico. Se a resistncia eltrica alta, o resistor mau condutor eltrico. Se a resistncia baixa, o resistor bom condutor eltrico.

Como ser a resistncia de chuveiro eltrico? Quando o chuveiro est com a chave no inverno a corrente eltrica percorre um trecho pequeno do fio resistor (AB). Quando a chave est no vero a corrente percorre um trecho maior do fio resistor(BC).

Fonte: http://cienciacompartilhada.blogspot.com.br/2013/02/como-trocar-resistencia-de-chuveiro.html

Dizemos que quanto menor for o comprimento do fio, menor a resistncia eltrica e, portanto, maior a intensidade da corrente eltrica. Isso corresponde posio inverno. Ento, o fio fica mais quente , isto , a temperatura do resistor aumenta e, consequentemente, mais quente ficar a gua. Esse efeito trmico da corrente eltrica conhecido como Efeito Joule. importante dizer que a resistncia eltrica pode ser diferente quando o resistor est em funcionamento, porque a temperatura muda bastante seu valor quando a corrente eltrica passa pelo resistor. Uma lmpada de filamento de tungstnio (40W 110V) ligada tem a sua resistncia eltrica aumentada aproximadamente em 10 vezes mais que quando ela est desligada. Para calcular a resistncia eltrica de um resistor em funcionamento, voc precisaria dividir a tenso eltrica pela corrente eltrica. Por exemplo, considere um chuveiro submetido tenso de 220V e a uma corrente 20 A. A resistncia eltrica desse resistor seria de 11 , porque 220 dividido por 20 resulta em 11 . A frmula que permite o clculo da resistncia em funcionamento :

R= U I

10

Ela conhecida como Primeira Lei de Ohm. A unidade de medida da resistncia eltrica o Ohm (), em homenagem ao cientista George Simon Ohm, pelos seus trabalhos com metais que tinham resistncia eltrica constante.

Atividade 1

1. Classifique os aparelhos abaixo em: resistivo, motor eltrico e fonte de energia. Em seguida, indique a principal transformao de energia que ocorre no funcionamento deles: a) Torradeira b) Lmpada c) Bateria

d) Pilha d) Liquidificador e) Secador de cabelo f) furadeira

2. Submetido a uma tenso de 220V, um aparelho resistivo consome uma potncia de 100W. Calcule a corrente eltrica do aparelho:

3. Para secar o cabelo, uma cabeleireira dispe de dois secadores eltricos: um de 1200W 110V e outro de 800W 110W. Discuta as vantagens em se utilizar um ou outro:

11

4. Preencha o quadro a seguir, utilizando as palavras menor ou maior, para relacionar as grandezas fsicas em cada situao:

Chuveiro potncia Inverno Vero

comprimento corrente

resistncia

temperatura

5. Um condutor atravessado por uma corrente de 2 A quando a tenso em seus terminais vale 110V. Quanto mede a resistncia do condutor?

Aula 2: Consumo de energia eltrica

Caro aluno, voc j gastou alguns minutos a mais tomando um banho quente e sua me ou pai brigou com voc por conta disso? Ou por esquecimento j deixou a lmpada de um cmodo acesa? Voc sabe que o acesso e a utilizao de eletricidade geram custos, seja na hora de comprar pilhas ou baterias, seja na hora de pagar a conta de luz. Para ajud-lo a entender que seus pais tm razo, vamos aprender como se calcula a energia eltrica consumida em nossas casas.

Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/dicas.htm

12

CONSUMO DE ENERGIA ELTRICA:

Quando voc examina uma conta de luz fcil localizar a quantidade de energia eltrica consumida por sua casa. Esse valor vem acompanhado pela unidade kWh, que significa quilowatt-hora. O quilo quer dizer 1000 vezes, o mesmo quilo utilizado nas unidades quilmetro e quilograma. O termo watt-hora a unidade de medida da energia eltrica, que obtida atravs da multiplicao entre a potncia do aparelho (Watt) e o tempo de funcionamento do aparelho (hora). Suponha que voc precise calcular a energia eltrica consumida por uma lmpada incandescente de 100W que ficou ligada por um dia inteiro. Voc faria assim: 100 x 24 = 2400 Wh (2400 Watt-hora) Para que a medida da energia eltrica seja escrita em kWh, ainda preciso dividir o valor por 1000! Logo, o valor seria escrito assim: 2400: 1000 = 2,4 kWh (2,4 quilowatts-hora) Voc pode pensar que este valor pequeno, mas considerando que o custo indicado na conta representa o somatrio do produto da potncia de cada aparelho eltricos pelo tempo de funcionamento deles no perodo de 1 ms, aumenta bastante! Se essa lmpada no fosse desligada no perodo de um ms (30 dias), a energia eltrica consumida por ela nesse perodo seria de 72 kWh! Por qu? Veja: 2, 4 x 30 = 72 kWh / ms (72 quilowatt-hora por ms) Ok! Voc deve estar pensando: ser que essa quantidade de energia eltrica custa caro? Se voc considerar que na cidade do Rio de Janeiro o valor de 1 kWh de R$ 0,44, j includo os impostos, ento o custo dessa lmpada seria de R$ 31, 68! Veja o clculo: 72 x 0,44 = 31, 68 reais (31 reais e 68 centavos por ms) Ento, seus pais no tm razo em brigar contigo quando voc esquece a lmpada do quarto acesa? Hoje nossas casas so equipadas com uma srie de aparelhos eltricos e eletrnicos que mesmo no funcionando esto em modo de espera, chamado de stand by. Geladeiras, Tvs, DVDs, micro-ondas, rdios etc por estarem ligados em tomadas acabam desperdiando cerca de 15% do total do consumo de energia eltrica por ms. esse valor

13

Fonte: http://canalazultv.ig.com.br

Resumindo, a quantidade de energia eltrica que voc consume depende: da potncia dos aparelhos e do tempo de funcionamento. Esses dois fatores so igualmente importantes! Um aparelho de baixa potncia, mas que funciona durante muito tempo diariamente pode gastar tanto ou mais energia eltrica que outro aparelho de maior potncia que funciona durante pouco tempo. Alm disso, se voc quiser saber o custo desse consumo preciso conhecer o valor de 1kWh da sua cidade e multiplic-lo pela quantidade de energia eltrica consumida no ms!

Acompanhe os exerccios resolvidos para esclarecer algumas dvidas:

1) Uma residncia pagou R$ 98,28 pelo consumo de 234 kWh. Qual o valor mdio pago por cada kWh nessa cidade? 98, 28 : 234 = 0,42 centavos de real Resposta: Cada 1 kWh custa R$0,42.

2) Um ferro eltrico tem potncia de 900 W. Uma dona de casa passa as roupas da famlia uma vez por semana e gasta em mdia 3 horas por vez. Considere que 1kWh de energia custe R$ 0,44 e que um ms tem 4 semanas, quanto essa dona de casa gasta por ms para passar suas roupas?

Potncia do aparelho= 900W Tempo de funcionamento = 3 horas x 4 semanas = 12 horas por ms Energia = potncia x tempo

14

Energia = 900 x 12 = 10800Wh : 1000 = 10,8 kWh (energia eltrica consumida por ms) Custo total = energia consumida por ms x custo de 1 kWh Custo total = 10,8 x 0,44 = 4,752 reais Resposta: Ela gasta R$ 4,75 por ms. Observe que a nossa moeda no admite mais que dois dgitos como centavos!

Atividade 2

1. Uma residncia pagou R$ 111,11 pelo consumo de 271 kWh. Qual o valor mdio pago por cada kWh nessa cidade?

2. Considere uma bomba de gua com potncia mdia de 370 W que ligada por 2 horas todos os dias do ms (30 dias). Supondo que o custo de 1kWh de energia eltrica seja de R$0,40, responda:

a) Quanto de energia eltrica essa bomba consome por ms?

b) Qual o gasto mensal dessa bomba de gua?

15

3. Um chuveiro de 4500W/110V usado 20 horas por ms, enquanto um ar condicionado de 1100W/110V usado 80 horas no mesmo perodo. Qual dos dois consome mais energia eltrica?

Aula 3: Associao de resistores

Voc j parou para pensar se as lmpadas de uma rvore de Natal so ligadas da mesma maneira como as lmpadas da nossa casa? Na instalao eltrica de uma residncia percebemos que h uma srie de aparelhos ligados ao circuito alm das lmpadas e que essas ligaes so independentes. Se uma lmpada da cozinha queimar ou for desligada isso no interfere no funcionamento das outras lmpadas e aparelhos da casa. Nessa situao, esses aparelhos esto ligados em paralelos. Outra maneira de ligar os aparelhos eltricos chamada de ligao em srie. Nesse caso, se uma lmpada ou um aparelho for desligado, retirado ou mesmo se quebrar, o circuito fica aberto. Isso no quer dizer que os aparelhos e lmpadas so danificados por isso, somente no h mais a passagem da corrente eltrica. Esse o tipo de ligao que acontece nas lmpadas de rvores de Natal e em alguns circuitos internos de rdio e TV.

ASSOCIAO DE RESISTORES EM SRIE:

Numa associao em srie, as lmpadas tm um brilho menor que numa associao em paralelo. Isso significa que a corrente eltrica no circuito menor. O brilho das lmpadas menor porque a tenso em cada lmpada uma parte da tenso total fornecida pela fonte de energia. Se as lmpadas forem iguais, a tenso em cada

16

lmpada 1/3 da tenso total, e todas as lmpadas tm o mesmo brilho. A corrente eltrica em cada lmpada igual.

Fonte: http://www.10emtudo.com.br/aula/ensino/resistores_em_serie_e_paralelo/

Se mais lmpadas forem includas ao circuito, voc perceber que as lmpadas tero brilho ainda menor, porque a corrente eltrica diminuir mais. Pensando assim, d para entender que a resistncia eltrica do circuito aumenta medida que mais lmpadas so includas ao circuito. Se pudssemos substituir todas elas por uma nica lmpada que estabelecesse no circuito a mesma corrente que as outras juntas, seria necessrio escolher uma lmpada com resistncia eltrica equivalente, cujo valor seria igual ao somatrio das resistncias unitrias das outras lmpadas. Por exemplo, se trs lmpadas iguais de 40W 110V so associadas em srie e esto em funcionamento, o valor da resistncia eltrica de cada uma de aproximadamente 302,5. Ento, ao substituir as trs lmpadas por uma equivalente que estabelea a mesma corrente eltrica das demais, essa lmpada precisaria ter resistncia eltrica equivalente de 907,5! Esse valor o triplo de 302,5. Se as lmpadas fossem diferentes, bastaria conhecer a resistncia eltrica de cada uma e som-las para se obter a medida da resistncia equivalente. Observe o seguinte esquema de um circuito eltrico em srie:

17

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/associacao-resistores.htm

Esse um modo simplificado de representar um circuito eltrico. As lmpadas, ou qualquer aparelho resistivo, so indicadas pelos smbolos de R1, R2 e R3. A fonte de energia representada pelo smbolo ao lado de V e os segmentos de reta so os fios de ligao. Se R1 = 5, R2 = 7 e R3 = 8, a resistncia equivalente seria de 5 + 7 + 8 = 20! Se for necessrio conhecer a corrente eltrica que passa pelo circuito, tome o valor da tenso eltrica dele e divida pela medida resistncia equivalente, isto , use a expresso matemtica da Primeira Lei de Ohm! Veja se, no ltimo circuito eltrico a fonte fosse de 60V, a corrente eltrica seria igual a 3 Ampres: i = V / R = 60 / 20 = 3 A.

Ateno!
H dois smbolos para tenso eltrica: U e V! Ento, a expresso da 1 Lei de Ohm pode ser escrita assim: i = V/R

ASSOCIAO DE RESISTORES EM PARALELO:

Na associao em paralelo as lmpadas tm um brilho maior, comparado quelas que foram associados em srie. Significa que h maior intensidade de corrente eltrica no circuito. A tenso eltrica de cada lmpada exatamente igual ao valor da fonte de energia.

18

Fonte: http://descobrindoaeletricidade.blogspot.com.br/2011/08/aula-2-circuitos-eletricos-em-serie-e.html

Nessa ligao, se mais lmpadas so includas ao circuito, o brilho continua o mesmo, porque a tenso eltrica no se altera, sejam suas resistncias iguais ou diferentes. Se uma dessas lmpadas for retirada do circuito a outra funciona normalmente. O valor da corrente eltrica se divide nas bifurcaes e mesmo que um dos caminhos seja interrompido, o circuito continuaria fechado. A intensidade da corrente eltrica do circuito igual soma dos valores da corrente que caminha em cada bifurcao e o valor total corresponde corrente que sai e entra na fonte de energia. A resistncia total do circuito bem menor, comparada a da ligao em srie. Observe o circuito eltrico envolvendo trs resistores:

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/associacao-resistores.htm

Como na situao anterior, as lmpadas ou qualquer aparelho resistivo so representados no esquema por R1, R2 e R3. A fonte de energia simbolizada por V.

19

Vamos atribuir valores as resistncias: R1 = 2, R2 = 4 e R3 = 5. Para calcular a resistncia total do circuito, que igual resistncia equivalente (R eq) devemos usar a expresso matemtica:

Substituindo cada valor de R na expresso, temos:

1 Req

1 2

1 4

1 5

Fazendo o mmc entre 2, 4 e 5, temos 20. Dividindo-se 20 por cada denominador e, em seguida, multiplicando os quocientes pelos seus respectivos numeradores, temos:

1 Req
1 Req

1 2
10

1 4
5

1 5
4

10 20 1 Req

4 20 19 20

5 20

Req =

20 19

1,05

Observe que o valor da resistncia equivalente do circuito bem menor que os valores individuais das resistncias R1, R2 e R3. Para uma tenso eltrica do circuito de 60V, a corrente eltrica seria de:

20

V Req

60 20 19

60 19 1 20

3 19 57 A
1

A intensidade da corrente eltrica seria de 57 A. Repare que bem mais alta que a intensidade obtida na ligao em srie!

Atividade 3

1. Considere R1= 3, R2 = 5 e R3 = 6. Calcule a resistncia equivalente em cada ligao de resistores:

a)

b)

Fontes: http://www.brasilescola.com/fisica/associacao-resistores.htm

21

2. No circuito eltrico em srie ilustrado na figura, a fonte de energia eltrica tem tenso de 20V. Determine:

Fonte: http://minhasaulasdefisica.blogspot.com.br/2012/06/associacoes-de-resistores.html

a) O valor da resistncia equivalente do circuito.

b) A intensidade da corrente eltrica estabelecida no circuito.

c) O valor da tenso eltrica em cada resistor.

3. No circuito eltrico em paralelo, a fonte de energia eltrica de 12V . Calcule:

Fonte: http://minhasaulasdefisica.blogspot.com.br/2012/06/associacoes-de-resistores.html

22

a) A resistncia equivalente do circuito.

b) A intensidade da corrente eltrica no circuito.

4. (Fei-SP) Qual a resistncia equivalente da associao a seguir?

(A) 80 (B) 100 (C) 90 (D) 62 (E) 84

23

Avaliao

1. Submetido a uma tenso de 110V, um aparelho resistivo possui uma potncia de 100W. Calcule a corrente eltrica que esse aparelho consome.

Resp.: ________________________________________________________

2. Um condutor atravessado por uma corrente de 5 A quando a tenso em seus terminais vale 110V. Quanto mede a resistncia do condutor?

Resp.: ________________________________________________________

3. Considere uma lavadora de roupas com potncia mdia de 800 W que ligada por 2 horas todos os dias do ms (30 dias). Supondo que o custo de 1kWh de energia eltrica seja de R$0,40, responda:

a) Quanto de energia eltrica essa lavadora consome por ms?

Resp.: ________________________________________________________

b) Qual o gasto mensal dessa lavadora de roupas?

Resp.: ________________________________________________________

24

4. (PUC - RJ-2008) Trs resistores idnticos de R = 30 esto ligados em paralelo com uma bateria de 12 V. Pode- se afirmar que a resistncia equivalente do circuito de:

a) Req = 10, e a corrente 1,2 A. b) Req = 20, e a corrente 0,6 A. c) Req = 30, e a corrente 0,4 A. d) Req = 40, e a corrente 0,3 A. e) Req = 60, e a corrente 0,2 A.

5. Determine a resistncia equivalente entre os terminais A e B da seguinte associao de resistores:

Fonte: http://exercicios.brasilescola.com/fisica/exercicios-sobre-associacao-mista-resistores.htm

Resp.: ________________________________________________________

25

Pesquisa

Caro aluno, agora que j estudamos todos os principais assuntos relativos ao 1 bimestre, hora de discutir um pouco sobre a importncia deles na nossa vida. Ento, vamos l? Iniciamos este estudo conhecendo um pouco sobre elementos que compem um circuito eltrico e as grandezas fsicas envolvidas nele. Em seguida, aprendemos a calcular o consumo de energia eltrica e finalmente entendemos como so feitas ligaes entre aparelhos eltricos numa residncia. Leia atentamente a tirinha de humor e as questes a seguir. Atravs de uma investigao, individual ou coletiva, responda cada uma das perguntas de forma clara e objetiva. Voc desperdia energia eltrica?

Realmente, alm das agresses natureza, muitas vezes no percebemos no dia-a-dia o quanto desperdiamos de energia. Vamos ver em duas situaes usuais se voc tem contribudo para este desperdcio: lmpada e chuveiro eltricos.

a) Verifique na lmpada, normalmente utilizada em seu quarto, as indicaes de voltagem e potncia. Anote esses valores. Repita esses procedimentos para o chuveiro eltrico. Lembre que geralmente o chuveiro possui duas indicaes de

26

potncia eltrica (quente/inverno morno/vero). importante que voc faa a anotao das duas.
Lmpada Voltagem: Potncia: Voltagem: Potncia: Chuveiro

b) Quanto tempo, em mdia, a lmpada do seu quarto permanece acessa durante um ms?

c) Durante seu banho, em que posio (quente/morno/desligado) a chave seletora usada?

d) De quanto tempo , normalmente, a durao do seu banho? A partir deste valor, determine o tempo que o chuveiro fica ligado em um ms?

e) Calcule, usando os dados fornecidos nos itens anteriores, os valores mdios de energia eltrica consumida mensalmente durante os funcionamentos da lmpada e do chuveiro.

f) Pegue a ltima conta de luz de sua residncia e verifique qual foi o consumo mensal de energia eltrica. Que porcentagem da energia consumida foi gasta nos usos da lmpada de seu quarto e do chuveiro com o seu banho dirio?

g) Voc acha que est desperdiando energia eltrica? Esperamos que NO!!! Porm, suponha que voc ainda pudesse diminuir o gasto de energia eltrica, nestas duas atividades, em 10%. Que economia, em Real (R$), estaria sendo feita (verifique o valor atual do kWh)?

Fonte da atividade: http://www.ensinodefisica.net/1_THs/sit.problemas/femag_4.pdf (ATENO: Fazer esta parte da atividade em uma folha separada! )

27

Referncias

[1] GREF - Grupo de Reelaborao do Ensino de Fsica. Leituras de Fsica: Eletromagnetismo. 4 ed. So Paulo: Edusp, 1998. [2] FILHO, A. G; TOSCANO, C. Fsica. Vol. nico. So Paulo: Scipione, 2008. [3] BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia: Semtec/MEC, 1999.

28

Equipe de Elaborao

COORDENADORES DO PROJETO Diretoria de Articulao Curricular Adriana Tavares Maurcio Lessa Coordenao de reas do Conhecimento Bianca Neuberger Leda Raquel Costa da Silva Nascimento Fabiano Farias de Souza Peterson Soares da Silva Ivete Silva de Oliveira Marlia Silva PROFESSORES ELABORADORES Prof. Rafael de Oliveira Pessoa de Araujo Prof. Ricardo de Oliveira Freitas Prof.. Saionara Moreira Alves das Chagas

29

Вам также может понравиться