Вы находитесь на странице: 1из 4

Aspecto sociocultural do consumo de lcool no Brasil

Inicia-se este trabalho explanando o conceito de bebida alcolica, mostrado no Decreto de nmero 6.117, de 22 de Maio de 2007:

Para os efeitos desta Poltica, considerada bebida alcolica aquela que contiver 0.5 grau Gay-Lussac ou mais de concentrao, incluindo-se a bebidas destiladas, fermentadas e outras preparaes, como a mistura de refrigerantes e destilados, alm de preparaes farmacuticas que contenham teor alcolico igual ou acima de 0.5 grau Gay-Lussac.

E alertando que no Brasil, estima-se que 12,3% da populao geral sejam dependentes de lcool, com prevalncia crescente ao longo dos anos, segundo estudo do Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas - Cebrid. (Carlini EA, Galdurz JC). O lcool uma droga lcita, utilizada desde os tempos antigos, como uma forma de aliviar dores, ou em rituais indgenas, por exemplo, vista tambm como uma substncia divina, tirando-se da um motivo para a permanncia dessa droga at os tempos atuais. E mesmo o lcool sendo visto como lcito, ele um droga psicotrpica, ou seja, depressora da atividade do sistema nervoso central SNC. At praticamente o sculo passado, o alcoolismo era visto dentro de uma postura essencialmente moralista, sendo considerado um problema de carter e, como medidas teraputicas, s cabiam mtodos punitivos, castigos e priso. (Mansur apud Bertolote & Ramos, 1997). Assim, seu uso um grande causador de problemas sociais, como alguns acidentes de trnsitos, ou at mesmo as brigas por causa da embriaguez excessiva, no esquecendo a violncia domstica, muitas vezes motivada e impulsionada pelo o seu mau uso. Desta forma, a utilizao do lcool de forma inadequada um dos problemas enfrentados pela sade pblica no Brasil, envolvendo questes hospitalares, psicolgicas, prejudicando no trabalho e o principal destruindo muitas famlias. No Brasil, uma pesquisa feita pelo IBGE, em 2006 retrata o grande nmero de universitrios que aderiram ao uso desta droga, onde a maioria no bebe durante a semana, mas durante o final de semana bebe exageradamente, conhecido como

bebedores em bingi. Segundo a revista O Atalaia, o uso do lcool causa pelo menos um em cada cinco acidentes automobilsticos. Onde cerca de 30% dos pedestres que morrem acidentalmente, esto sob a influncia do lcool, e quase 50% das mortes por traumas acidentais, homicdios e suicdios esto diretamente relacionados com o uso do lcool. O Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas, Cebrid, apontou que 52% dos casos de violncia domstica estavam ligados ao consumo de lcool pelo espancador. Desta forma, mesmo o lcool, sendo uma droga lcita, ele um dos principais causadores dos casos de violncia. A Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (SENAD), rgo do governo federal responsvel por coordenar a implementao da Poltica Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Poltica Nacional sobre o lcool (PNA), em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Estudos de lcool e Drogas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo (GREA/FMUSP), realizaram o I levantamento nacional sobre o uso de lcool, tabaco e outras drogas entre universitrios das 27 capitais brasileiras. Coletou informaes de 18 mil estudantes de cem Instituies de Ensino Superior (IES), pblicas e privadas, das 27 capitais brasileiras. Percebendo o lcool est entre os mais utilizados, com uma porcentagem de 86,2. Talvez, por ser uma droga lcita, vista pela pelo meio cultural como algo que no prejudica. Como dito anteriormente, a famlia a mais prejudicada com a utilizao desta droga, seja por ter um alcolico na famlia, ou perder um filho por conta da violncia que o lcool causa no Brasil. Desta forma, tem-se a famlia como uma inibidora e orientadora principal, junto com os rgos pblicos, sobre a forma de utilizao dessa droga.

A famlia e a influncia cultural so fatores importantes na determinao do padro do uso e consumo do lcool e outras drogas. H vrias evidncias de que os padres culturais tm papel significativo no desenvolvimento do alcoolismo. Sem, entretanto, ignorar as condies preexistentes de personalidade que podem favorecer a dependncia de lcool e outras drogas. (Buchele, Marques, Carvalho, 2004).

Efeitos do lcool no corpo humano

A ingesto do lcool provoca diversos efeitos, dependo s vezes do corpo de quem o ingere. De incio o lcool deixa o indivduo que o utiliza estimulado, com mais facilidade para se comunicar, com a continuidade do seu consumo, este individuo chega a perder a coordenao motora, ficando at sonolento. Vale ressaltar aqui, a definio da palavra alcoolismo, destacada pelo mdico sueco Magnus Huss em 1849, utilizada para definir o conjunto de males vinculados ao consumo excessivo e prolongado de bebidas. O lcool possui etanol, que pode ser obtido atravs da fermentao dos acares. Esse lcool tem a facilidade de cair imediatamente na corrente sangunea, sendo distribudo para os rgos e sistemas em sua maioria. A boca absorve o etanol, mesmo em pequenas quantidades o esfago tambm consegue essa absoro, seguidos pelo intestino grosso, estmago e intestino delgado. Tendo o etanol sua maior parte metabolizada pelo fgado, e apenas 10% conseguem ser excretados pelos pulmes, suor, e urina. Mas, o lcool provoca vrias doenas. A hepatite, (Dic. Aurlio): Inflamao do fgado. Tambm no fgado o lcool provoca cirrose, quando no estmago o etanol provoca gastrite, lcera, e no sistema nervoso, as leses cerebrais, epilepsia, demncia, psicoses, a inibio do crescimento de novas clulas, e danos causados aos dendritos, que so os numerosos prolongamentos dos neurnios. Pela pesquisadora Gilka Fgaro, da Faculdade de Medicina da USP, o lcool causa de 80% a 90% dos casos de cncer de boca. E o excesso dessa substncia provoca arteriosclerose e miocardiopatia que a degenerao do msculo cardaco, causando tambm diversos outros tipos de cncer. A Esteatose Alcolica ou como conhecida popularmente como fgado gorduroso, doena essa que dentro de poucos dias aps a administrao de lcool a gordura aparece dentro das clulas hepticas, representando principalmente aumento na sntese de triglicerdios em virtude do maior fornecimento de cidos graxos ao fgado, menor oxidao dos cidos graxos, e menor formao e liberao de lipoprotenas. Quando no sistema Crdio Vascular, o lcool pode ser danoso para o tecido d corao, e tambm elevar a presso sangunea, causando vrias palpitaes, conhecidas tambm, como asma, ou falta de ar, e as dores no trax.

O efeito do lcool nas glndulas causa problemas no seu funcionamento. Outros efeitos diagnosticados foram, a impotncia e perda da libido sexual, onde o indivduo que ingere o lcool em demasiado pode ter os seus testculos atrofiados, quedas em seus plos, as mulheres podem ter seus teros e ovrios prejudicados ou at mesmo as mamas inchadas. O efeito do lcool no sangue deixa o individuo que o ingere propicio a pegar mais infeces, pois existe uma alterao nos leuccitos e nas plaquetas. Facilitando que esses indivduos tenham anemia, pesquisa realizada pela Universidade Federal do rio Grande do Sul. O efeito do lcool no sangue deixa o individuo que o ingere propicio a pegar mais infeces, pois existe uma alterao nos leuccitos e nas plaquetas. Facilitando que esses indivduos tenham anemia. A psiquiatra Magda Vaissman, em sua tese de doutorado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que o alcoolismo a terceira causa de aposentadoria por invalidez, na instituio. Sendo o lcool o responsvel por metade dos internamentos em clnicas psiquitricas e por 90% do total de internamentos por problemas com droga. No se esquecendo do efeito do lcool na gestante, que abusa do uso deste, fazendo com que o feto seja um co-consumidor deste lcool, j que a placenta no consegue filtrar o lcool no sistema circulatrio da me para este feto. Prejudicando o crescimento intrauterino, problemas na formao, na cabea, rgos em geral, levando este feto, muitas vezes, morte. Por mais que no parea, os pulmes tambm so afetados pelo uso do lcool, como o sangue passa por ele, para efetuar as trocas gasosas, o etanol deixa essas trocas mais lentas, fazendo com que o indivduo fique com problemas respiratrios, por isso que o bafmetro consegue captar o lcool. No se esquecendo do dia seguinte bebedeira, onde o lcool ainda causa uma ressaca, onde o indivduo fica com enjo, vmitos, diarreias, pensamento lentos, entre outros.

Вам также может понравиться