Вы находитесь на странице: 1из 51

PROCESSAMENTO DE MATERIAIS

PROCESSAMENTO DE MATERIAIS
Processamento Estrutura Propriedades Desempenho

Processo a ser trabalhado o material.

Arranjo de seus componentes internos.

Caracterstica da resposta a um estmulo especfico que lhe imposto.

Depende das propriedades.

PORQUE ESTUDAR A CINCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS?

PORQUE ESTUDAR A CINCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS?


Necessidade do conhecimento dos tipos de materiais existentes: Necessidade do conhecimento do comportamento de cada material; Necessidade do conhecimento de aplicao; Necessidade do conhecimento de resposta;
Com esses conhecimentos saberemos definir com segurana os tipos de materiais a serem usados nos novos projetos.

IMPORTNCIA DOS MATERIAIS

Fonte: Engenheiro Qumico Industrial Mrio J. L. Caetano

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS


Convenientemente os materiais slidos foram agrupados em trs classificaes bsicas:
Metais;

Cermicas;
Polmeros.

MATERIAIS METLICOS
Os materiais metlicos so substncias inorgnicas compostas por um ou mais elementos metlicos e podem tambm conter elementos no metlicos; So bons condutores de eletricidade em calor; No so transparentes; So muitos resistentes e ao mesmo tempo deformveis.

MATERIAIS CERMICOS
Os cermicos so materiais inorgnicos constitudos por elementos metlicos e no metlicos unidos por meio de ligaes qumicas; Na maioria das vezes so compostos por xidos, Nitretos e Carbetos; So isolantes passagem de eletricidade e calor; So bastante resistentes a altas temperaturas e ambientes severos.

MATERIAIS POLMEROS
Os polmeros so compostos orgnicos que tem sua qumica baseada no carbono, no hidrognio e em outros elementos no metlicos com estruturas moleculares muito grandes; So pssimos condutores de eletricidade e calor; Possuem baixas densidades e podem ser extremamente flexveis.

MATERIAIS COMPSITOS
So combinaes de pelo menos dois materiais distintos com uma interface entre eles; As propriedades dos compsitos dependem dos materiais usados e do grau de ligao entre eles atravs da interface; Materiais que combinam propriedades complementares; Obteno de propriedades que no se conseguem com componentes isolados.

ESTRUTURAS ATMICAS
Modelo atmico de John Dalton - 1800 O tomo de um elemento igual ao outro tomo para formar ligaes. Modelo atmico de Thomson - 1856

O tomo era uma esfera que tinha massa positivo e os eltrons, carga negativa.
Modelo atmico de Rutherford- 1911 O tomo possui espaos vazios chamado eletrosfera e uma regio positiva denominada ncleo (Prtons).

TOMO
Formado por duas regies:
Uma com uma carga eltrica positiva que chamado de Ncleo: Constitudo por Nutrons e Prtons. E a outra regio ocupada por Eltrons que possuem carga eltrica negativa e gira ao redor do Ncleo.

RBITAS DOS ELTRONS

tomo de Ltio 3 Prtons e 4 Nutrons no Ncleo e 3 Eltrons sendo 2 na rbita K e 1 na rbita L;


tomo de Neon 10 Prtons e 9 Nutrons no Ncleo e 10 Eltrons sendo 2 na rbita K e 8 na rbita L;

ESTADOS DA MATRIA
Estados Fsicos da matria:

ESTRUTURAS SLIDAS
Sob o ponto de vista interno, os slidos so formados por partculas que permanecem muito prximas umas das outras, devido as foras atrativas existentes entre elas; Os slidos seguem uma ordem geomtrica muito bem definida a qual chamamos de Reticulado Cristalino.

ESTRUTURAS METLICAS
A Grafite e o Diamante so formas alotrpicas naturais do Carbono.

ESTRUTURAS METLICAS
Redes cristalinas so matrizes tridimensionais de postos que coincidem com as posies dos tomos.

ESTRUTURAS CRISTALINAS DOS METAIS


METAL
Alumnio Cdmio Chumbo

ESTRUTURA CRISTALINA
CFC HC CFC

METAL
Nquel Ouro Platina

ESTRUTURA CRISTALINA
CFC CFC CFC

Cobalto
Cobre Cromo Ferro

HC
CFC CCC CCC

Prata
Tntalo Titnio Tungstnio

CFC
CCC HC CCC

Molibdnio

CCC

Zinco

HC

CLASSIFICAO DOS METAIS AOS


Baixo Teor de Carbono - 0,25% C:
Ferrita e Perlita; Baixa dureza e resistncia; Alta ductilidade e tenacidade; Aplicaes: Carcaas de automveis, Formas estruturais, chapas de tubulaes, edificaes de pontes.

CLASSIFICAO DOS METAIS AOS


Mdio Teor de Carbono 0,25 0,60% C:
Martensita revenida; Mais resistentes que os aos baixo C; Baixa ductilidade e tenacidade; Aplicaes: Rodas e trilhos de trens, engrenagens, virabrequins, peas de mquinas.

CLASSIFICAO DOS METAIS AOS


Alto Teor de Carbono - 0,60 1,40% C:
Ferrita e Perlita; Mais Duros e resistentes; Menos dcteis; Resistente ao desgaste; Mantm o fio de corte afiado; Aplicao: Ferramentas de cortes e matrizes, facas, lminas de corte, lminas de serras, molas, arames de alta resistncia.

AOS LIGAS
Aos ferramentas (alto teor de Carbono):
Utilizados em operaes de corte, formao, afiao; Possuem elevadas durezas, resistncia abraso e boa tenacidade; Caractersticas obtidas com a adio de Carbonos e ligas como: Tungstnio; Molibdnio; Vandio; Mangans. Cromo. Esses aos so em sua maioria forjados, porm alguns so fabricados em fundio de preciso ou por metalurgia do p; Os custos destes aos so maiores do que dos aos comuns.

AOS LIGAS
Aos rpidos:
So desenvolvidos para aplicao de usinagem em elevadas velocidades;

Aos para trabalho a quente:


So desenvolvidos para operaes de punonamento, cisalhamento e forjamento de metais em altas temperaturas;

Aos para deformao a frio;


No contm elementos de liga para resistncia a quente com aplicao em faixas de 205 a 260C.

AOS LIGAS
Aos resistentes ao choque:
Seus principais elementos de liga so Mangans, Silcio, Cromo, tungstnio, Molibdnio com aproximadamente 0,5% de Carbono;

Aos para moldagem:


Esses aos possuem Cromo e nquel como elementos de ligas; Possuem baixas resistncia ao amolecimento em altas temperaturas;

Aos temperveis em gua;


Nestes aos o Carbono o principal elemento com pequenas quantidade de Cromo para aumentar a temperabilidade.

ELEMENTOS DE LIGAS
atravs da adio de elementos de ligas que podemos obter melhoras de algumas propriedades como diminuio ou aumento do ponto de fuso, aumento da dureza, aumento da resistncia mecnica e/ou outras caractersticas desejadas de acordo com o uso do metal.

EFEITOS DOS ELEMENTOS DE LIGAS NOS AOS

CROMO
Forma carbonetos. Acelera o crescimento dos gros; Aumenta a resistncia corroso e oxidao. Aumenta a resistncia altas temperaturas;
Aplicaes: Aos para construo mecnica, aosferramenta e aos inoxidveis Produtos para indstria qumica, talheres, vlvulas, peas para fornos e ferramentas de corte.

TUNGSTNIO
Forma carbonetos muito duros. Aumenta a dureza e aumenta a resistncia a altas temperaturas.

Aplicaes: Aos rpidos e aos ferramentas. Produtos: Ferramentas de corte.

MOLIBDNIO
Influncia na estabilizao do carboneto. Aumenta a resistncia trao. Aumenta a temperabilidade. Aumenta resistncia em altas temperaturas.

Aplicaes: Aos-ferramenta, aos-cromo-nquel e substituto do tungstnio em aos rpidos. Produtos: Ferramentas e ferramentas de corte.

VANDIO
Inibe o crescimento dos gros. Forma carbonetos. Aumenta resistncia mecnica e aumenta a resistncia fadiga e abraso.

Aplicaes: Aos cromo-vandio Produtos: Chaves de fixao.

ELEMENTOS LIGAS NO FORMADORES DE CARBONETOS


Silcio Mangans
Nquel

Cobre
Cobalto

SILCIO
Auxilia na desoxidao e na grafitizao. Aumenta a fluidez. Aumento da resistncia oxidao em temperaturas elevadas, melhora da temperabilidade e da resistncia trao. Aplicaes: Aos com alto teor de carbono. Aos para fundio em areia. Produtos: Peas fundidas.

MANGANS
Estabiliza os carbonetos. Ajuda a criar microestrutura dura por meio de tmpera. Diminui a velocidade de resfriamento. Aumenta a resistncia mecnica, a temperabilidade da pea e a resistncia ao choque.
Aplicaes: Ao para construo mecnica. Produtos: Peas para automveis e peas para uso geral em engenharia mecnica.

NQUEL
Refina o gro e diminui a velocidade de transformao na estrutura do ao Aumenta da resistncia trao. Aplicaes: Ao para construo mecnica, ao inoxidvel, ao resistente a altas temperaturas. Produtos: Peas para automveis, utenslios domsticos e caixas para tratamento trmico.

COBALTO
Aumenta a dureza. Aumenta a resistncia trao, resistncia corroso e eroso.
Aplicaes: Aos rpidos e elementos de liga em aos magnticos. Produtos: Lminas de turbina de motores a jato.

CLASSIFICAO DOS METAIS AOS


Aos inoxidveis 0,08 0,25% C:
Austenta, Ferrita ou Martensita; Altamente resistente corroso; Contm altas % de Cr e o Nquel entre 6 e 7%; Aplicao: Turbinas a gs, caldeiras de vapor para altas temperaturas, fornos para tratamentos trmicos, aeronaves, msseis.

CLASSIFICAO DOS METAIS AOS


Aos inoxidveis Martensticos Ligas de Fe-Cr-C:
Possui uma estrutura cristalina martenstica na condio endurecida; So ferromagnticos, endurecidos por tratamento trmico; Resistentes corroso em meios de mdia agressividade; Contm entre 10,5 a 18% Cr e at 1,2% C; Aplicao para elevadas resistncia trao, fluncia e fadiga (turbinas a vapor,motores a jato turbinas gs, esferas de rolamento, etc).

CLASSIFICAO DOS METAIS AOS


Aos inoxidveis Ferrticos Ligas de Fe e Cr:
Possui uma estrutura cristalina cbica de corpo centrado; So ferromagnticos, no so endurecidos por tratamento trmico; Possui boa ductilidade e conformabilidade e sua tenacidade pode ser limitada a baixas temperaturas; Contm entre 11 a 30% Cr; Aplicao em sistemas de exausto de automveis, recipientes de alimentos, trocadores de calor, tubulaes com solues de cloretos e gua do mar.

CLASSIFICAO DOS METAIS AOS


Aos inoxidveis Austenticos Ligas de FeCr-Ni-Mn:
Possui uma estrutura cristalina cbica de corpo centrado; So ferromagnticos, no so endurecidos por tratamento trmico; Possui boa ductilidade, conformabilidade e sua tenacidade pode ser limitada a baixas temperaturas; Contm entre 16 a 26% Cr, >= a 35% Ni e >= a 15% de Mn; Podem resistir corroso atmosfrica em vrias solues aquosas, na presena de alimentos, em cidos oxidantes, fosfricos e acticos.

CLASSIFICAO DOS METAIS FERROS FUNDIDOS


FOFO Cinzento 2,5 4% C, 1 3% Si e 0,4 1% Mn :
Grafita envolvida em Ferrita e Perlita; Pouco resistente e frgil em trao; Resistncia e ductilidade alta sob compresso; Excelente capacidade de amortecimento de vibrao e elevada resistncia ao desgaste mecnico; Aplicados em componentes estrutural de mquinas e equipamentos pesados sujeitos vibrao, pequenos blocos cilndricos, discos de embreagens e peas fundidas de motores a diesel.

CLASSIFICAO DOS METAIS FERROS FUNDIDOS


FOFO Nodular 2,8 4% C, 1,7 a 2,8% Si e 0,1 0,50 de Mn :
Cementita e Grafita; Boa ductilidade, alta resistncia trao; Suas caractersticas so muito prximas do ao; Elevado limite de escoamento; Aplicveis em carcaas de bombas, virabrequins, engrenagens, pinhes, cilindros.

CLASSIFICAO DOS METAIS FERROS FUNDIDOS


FOFO Branco 1,8 3,6% C, 0,5 1,9% Si e 0,25 0,8% Mn :
Extremamente Duro e frgil (Cementita);

o de maior resistncia mecnica; Alta resistncia abraso; Elevada resistncia ao desgaste; Utilizado para fabricao de cilindros de laminao.

CLASSIFICAO DOS METAIS FERROS FUNDIDOS


FOFO Malevel FOFO branco tratado :
Alta ductilidade boa usinabilidade; Boa resistncia trao, fadiga e ao desgaste; Sua aplicao em conexes para tubos, peas para vlvulas ferrovirias e navais, flanges e peas para industria pesada.

SOLIDIFICAO DO FERRO PURO

Ferro alfa

Ferro gama

Ferro delta

ESTRUTURA DO AO NO RESFRIAMENTO LENTO


A presena de Carbono faz com que o ferro mude de estrutura:
Cbica de Face Centrada (austenita); Para Cbica de Corpo Centrado (ferrita); A uma temperatura diferente de 911C; Essa temperatura varia em funo do Carbono no Ferro representado pela linha A3 no grfico.

ESTRUTURA DO AO NO RESFRIAMENTO LENTO

DIAGRAMA FERRO-CARBONO
1600
A

1538 C
J 1394 C B +L E

L
D
C L + Fe3C 1148 C

1400
N

Temperatura, C

1200
Fe

, austenita

2,14

Solidus 4,30
+ Fe3C

F
Fe3C

1000
G

912 C

800

A3
P S 0,76 0,022 Q

727 C

A1
+ Fe3C

600 400

6,7

Composio, %p C

DIAGRAMA FERRO-CARBONO
FERRITA: soluo de carbono em FERRO ALFA - (CCC). Apresenta solubilidade de 0,008% C a temperatura ambiente e de no mximo, 0,02% C a 727 C. Apresenta boa plasticidade. AUSTENITA: soluo de carbono em FERRO GAMA - (CFC). Consegue dissolver um teor de C muito mais alto do que a ferrita (at 2,11% C a 1148 C). CEMENTITA: (Fe3C) composto intermedirio, o CARBETO DE FERRO, representado por uma linha vertical passando pela composio de 6,7% C. muito duro e frgil.
PERLITA: uma mistura eutetide de duas fases (Ferrita e Cementita), possui um teor mdio de Carbono 0,86% C mutio frgil e duro e muito resistente ao cisalhamento. MARTENSITA: uma soluo slida supersaturada de Carbono em

FERRO ALFA -

(CCC) o constituinte estrutural da tmpera dos aos.

DESENVOLVIMENTO DAS MICROESTRUTURAS EM LIGAS FeC


AO
HIPOEUTETIDE

%p C
< 0,76

Microconstituintes
FERRITA PREUTETIDE + PERLITA

Fases
FERRITA () e CEMENTITA (Fe3C)
FERRITA () e CEMENTITA (Fe3C) FERRITA () e CEMENTITA (Fe3C)

EUTETIDE

= 0,76

PERLITA CEMENTITA PREUTETIDE + PERLITA

HIPEREUTETIDE

> 0,76

PROPRIEDADES ESPECFICAS DOS SLIDOS


Os slidos apresentam certas propriedades especficas decorrentes de suas estruturas cristalinas, onde h foras intensas mantendo as partculas unidas.
Enquanto a fora aplicada for menor que a fora que mantm os tomos juntos, a deformao do metal apresentar um carter temporrio ao que chamamos de DEFORMAO ELSTICA. Entretanto se o esforo aplicado for maior que a fora que mantm os tomos juntos, a deformao do metal apresentar um carter permanente ao que chamamos de DEFORMAO PLSTICA.

PROPRIEDADES ESPECFICAS DOS SLIDOS


Outras propriedades plsticas tambm devem ser estudadas como a :
Maleabilidade a propriedade que faz com que os metais se deformem para que sejam modificadas suas formas atravs da Laminao ou Forjamento; Ductilidade a propriedade que faz com que os metais possam ser reduzidos a fios, estirados, isto deformados plasticamente sem se romper; Tenacidade Esta propriedade relaciona com a capacidade que os metais apresentam de absorver energia de deformao no regime plstico, sem que com isso se rompam. Dureza Que a resistncia que os metais apresentam ao ser riscados, cortados ou penetrados.

Вам также может понравиться