Вы находитесь на странице: 1из 10

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 a 5 de outubro de 2011 UNIREDE

Processos de Produo de Material Didtico para Cursos a Distncia e Matriz de Design Instrucional
Fernanda Barbosa Ferrari1; Ronei Ximenes Martins2
1

Centro de Educao a Distncia/Departamento de Educao/Universidade Federal de Lavras feferrari@ded.ufla.br

Centro de Educao a Distncia/ Departamento de Educao/Universidade Federal de Lavras rxmartins@cead.ufla.br

Resumo: No cenrio atual, a Educao a Distncia tem funcionado como instrumento propulsor de disseminao e construo coletiva do conhecimento, democratizando o acesso ao ensino no contexto nacional, notadamente a partir da criao da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que um sistema criado para fomentar a Educao a Distncia no pas, ofertando cursos de graduao e ps-graduao em municpios do interior. Este artigo tem como objetivo apresentar a utilizao da matriz de design instrucional nos processos que fazem parte da produo de material didtico para os cursos de graduao e ps-graduao a distncia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no mbito da UAB. Este modelo de matriz de design instrucional foi elaborado por Martins (2008), e posteriormente adaptado, com o propsito de organizar as informaes relativas ao desenvolvimento das atividades e do processo de avaliao da aprendizagem das disciplinas dos cursos do Centro de Educao a Distncia (CEAD) da UFLA. Palavras-chave: Design Instrucional; Educao a Distncia; Produo de Material Didtico. Abstract: In the current scenario, Distance Education has functioned as an instrument for promoting dissemination and collective construction of knowledge, democratizing access to education in the national context, especially since the creation of the Open University of Brazil (UAB), which is a system designed to promoting distance education in the country, offering undergraduate and postgraduate studies in interior municipalities. This article aims to present the use of the array of instructional design processes that are part of the production of educational materials for undergraduate and postgraduate distance of the Federal University of Lavras (UFLA), as part of UAB. This matrix model of instructional design was developed by Martins (2008), and later adapted for the purpose of organizing the information pertaining to development activities and the evaluation process of learning the disciplines of the courses of the Centre for Distance Education (CEAD) UFLA. Keywords: Instructional Design; Distance Education; Production of Didactic Material. 1. Contextualizao A necessidade de formao ao longo da vida fez da Educao a Distncia uma alternativa vivel para os profissionais que almejam competitividade e empregabilidade na economia globalizada da sociedade contempornea. A flexibilidade de tempo (quando) e espao (onde) dos cursos a distncia a principal caracterstica desta modalidade de ensino que colabora com o cenrio atual.

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 a 5 de outubro de 2011 UNIREDE O surgimento de novas tecnologias de informao e comunicao blogs, chats, emails, fruns, etc. impulsionou a criao e permitiu o desenvolvimento de diversos modelos de cursos para a Educao a Distncia, reformulando as estratgias de ensino-aprendizagem e aprimorando as mediaes pedaggicas. Segundo Masetto:
Por mediao pedaggica entendemos a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposio de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem no uma ponte esttica, mas uma ponte rolante, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos (2001, p. 144-145).

Os meios de comunicao devem ser usados na mediao com o intuito de complementar ou apoiar ao do professor em sua interao pessoal e direta com os alunos (BELLONI, 2001). Logo, tornou-se imprescindvel o emprego de diversas tecnologias nas mediaes pedaggicas de cursos a distncia. Neste contexto, o material didtico produzido para os cursos a distncia tem por finalidade mediar os processos de comunicao e interao entre professores e estudantes. Quanto mais tecnologia estiver disponvel para esta mediao, mais oportunidades para aperfeioar os processos de comunicao e interao sero criadas. Conforme Tori:
Apesar de no ser ainda possvel uma perfeita substituio do encontro face a face ou da experincia de manipulao direta de um objeto de estudo, as tecnologias interativas conseguem minimizar substancialmente os efeitos da distncia na aprendizagem. Por esse motivo a aprendizagem a distncia passou a se utilizar intensamente da tecnologia eletrnica como forma de aproximao, o que fomentou o surgimento e a evoluo de ferramentas de comunicao, de autoria e de gerenciamento de cursos, bem como de tcnicas e mtodos, tanto para a criao, o desenvolvimento e o planejamento, como para o oferecimento de atividades virtuais de aprendizagem (2010, p. 27-28).

Os ambientes virtuais de aprendizagem que so sistemas de gerenciamento de contedo e atividades contm ferramentas colaborativas que estimulam a construo coletiva do conhecimento, tais como: frum de discusso, webconferncia, wiki, etc. Sendo assim, a partir do uso adequado destas ferramentas os nveis de interao professor/aluno e aluno/aluno podem ser aumentados. Porm, a existncia de tecnologia apenas no basta, ela deve estar acessvel a todos e tambm precisa ser selecionada de modo que suas caractersticas atendam s necessidades relativas comunicao e interao entre professores e alunos, ou seja, a tecnologia precisa ser adequada aos objetivos aos quais se propem, tornando efetivo o processo educativo. Em vista disso, a produo de materiais didticos para cursos a distncia inclui a identificao das necessidades e possibilidades tecnolgicas em cada contexto, considerando as mediaes tecnolgicas j incorporadas anteriormente, buscando apropriar-se da tecnologia e visando atender s especificidades pedaggicas, de acordo com as habilidades dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (CORRA, 2007). No caso da Educao a Distncia, a utilizao das tecnologias nos processos de mediao pedaggica tem facilitado a pesquisa, a interao e a personalizao: a pesquisa permite o acesso ao que acontece perto e longe de ns; a interao possibilita o aprendizado pela experincia dos outros; e a personalizao favorece o aprendizado no ritmo, nas condies e de acordo com as motivaes de cada um (MORAN, 2009). Diante do exposto, este artigo tem como objetivo mostrar como a utilizao da matriz de design instrucional, que aponta as ferramentas a serem aplicadas nas atividades, tem auxiliado os processos de produo de material didtico dos cursos de graduao e psgraduao a distncia da Universidade Federal de Lavras.

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 a 5 de outubro de 2011 UNIREDE 2. Elaborao de Material Didtico Os cursos de graduao e ps-graduao a distncia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), ofertados no mbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem a colaborao do Centro Educao a Distncia (CEAD) da UFLA. Estes cursos esto fundamentados no modelo de Educao a Distncia composto, fundamentalmente, de material impresso e material on-line que fica disponvel para os estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dos cursos. No modelo adotado pelo CEAD/UFLA, o material impresso empregado desde a primeira gerao da Educao a Distncia, no estudo por correspondncia representado por um guia de estudos, que aborda todo o contedo a ser estudado em cada disciplina do curso. Este guia est dividido em unidades de aprendizagem, de acordo com a ementa da disciplina e o contedo a ser estudado, e tambm indica leituras complementares. Quanto ao material impresso produzido para cursos a distncia, e, sobretudo quanto aos guias de estudo, Moore e Kearsley entendem que:
Os guias de estudo podem apresentar a organizao e a estrutura do curso, mesmo quando forem transmitidos principalmente por outra tecnologia. Cursos que usam em grande escala vdeo ou outras tecnologias eletrnicas geralmente so criados tendo por base um guia do aluno e um guia do instrutor, ambos impressos. Os profissionais que criam os cursos dedicam muita ateno aos guias de estudo impressos, pois estes constituem a ncora para as demais tecnologias. Embora o guia de estudo apresente possivelmente o texto da matria, deve proporcionar mais do que isso. Deve tambm conter instrues e orientao para alunos em seu estudo da disciplina e oferecer uma estrutura para interao dos alunos com os instrutores, seja por correspondncia ou por alguma outra tecnologia. No existe, por exemplo, nenhuma tecnologia melhor que o guia de estudo para comunicar as metas e os objetivos dos instrutores e sua abordagem geral e filosofia a respeito da disciplina. [...] O guia de estudo pode transmitir as opinies dos instrutores e conselhos a respeito de como estudar a matria; por exemplo, sugerindo quanto tempo dedicar a um tpico ou exerccio especfico. Como todo professor sabe, a ordem ou a estrutura lgica do contedo no necessariamente a ordem psicolgica apropriada para seu estudo (2008, p. 78-79).

No caso do CEAD/UFLA, esses guias fornecem um roteiro de estudos e servem de elemento de ligao entre os outros materiais didticos do curso. A apresentao, a explicao e a discusso sobre o contedo da disciplina so os assuntos principais tratados nos guias de estudos. Tambm fazem parte dos guias todas as informaes necessrias para que o estudante consiga organizar seus estudos. Alm do material impresso, no modelo do CEAD/UFLA, est presente o material online usado a partir da quinta gerao da Educao a Distncia, aps o advento da Internet que formado pelas atividades (avaliativas ou no) a serem desenvolvidas ao longo da disciplina, os textos complementares, as videoaulas, os links para textos e vdeos, etc. Este material disposto no AVA do curso, considerando o cronograma da disciplina. Quanto s estratgias de ensino-aprendizagem a serem selecionadas pela equipe de desenvolvimento dos cursos, ao planejar as atividades e a avaliao que sero desenvolvidas pelos alunos no decorrer da disciplina, os professores responsveis e os designers instrucionais precisam levar em conta a capacidade de reteno da informao relacionada a cada recurso disponvel para ser utilizado. Esta capacidade e as estratgias de ensinoaprendizagem a ela associadas esto apresentadas no Quadro 1.

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 a 5 de outubro de 2011 UNIREDE Quadro 1 Capacidade de reteno de informaes e recursos associados. Capacidade de reteno Estratgias associadas Os alunos lembram 10% do que lem Ler textos Os alunos lembram 20% do que ouvem Ouvir mensagens Os alunos lembram 30% do que vem Ver imagens Os alunos lembram 50% do que ouvem e Assistir a vdeos, a uma apresentao ou a vem uma demonstrao Os alunos lembram 70% do que dizem e Participar de atividades prticas escrevem Os alunos lembram 90% do que fazem Realizar atividades colaborativas, simular ou modelar uma experincia real
Fonte: Adaptado de Litto e Formiga (2009).

O material didtico dos cursos a distncia do CEAD/UFLA elaborado e produzido por um grupo de trabalho multidisciplinar formado basicamente por: professor conteudista, professor formador, designer instrucional, designer grfico e revisor textual. Estes atores envolvidos nos processos de elaborao e produo do material didtico possuem papis distintos. De fato, Moore e Kearsley (2008) apontam que o planejamento de um curso a distncia requer no apenas o especialista em contedo, mas tambm profissionais da rea de instruo, que possam organizar o contedo de acordo com aquilo que conhecido a respeito da teoria e da prtica do gerenciamento da informao e da teoria do aprendizado (p.15). Nesta perspectiva, o professor conteudista responsvel pela produo do contedo dos guias de estudos das disciplinas dos cursos a distncia. J o professor formador responsvel pela elaborao das atividades de aprendizagem e da avaliao, sejam elas presenciais ou a distncia. Tanto o professor conteudista quanto o professor formador so especialistas na rea de estudos da disciplina. O trabalho do designer instrucional est relacionado a vrias atividades que definem o projeto do curso, a saber: estruturao dos guias de estudos em unidades didticas; adequao do texto para linguagem dialgica1; experimentao das atividades de aprendizagem; colaborao para determinao do processo de avaliao da aprendizagem dos alunos. De acordo com Filatro:
Definimos design instrucional como a ao intencional e sistemtica de ensino que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a aplicao de mtodos, tcnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situaes didticas especficas, a fim de promover, a partir dos princpios de aprendizagem e instruo conhecidos, a aprendizagem humana. Em outras palavras, definimos design instrucional como o processo (conjunto de atividades) de identificar um problema (uma necessidade) de aprendizagem e desenhar, implementar e avaliar uma soluo para esse problema (2008, p. 3).

O designer instrucional, ao propor solues para os problemas educacionais, deve considerar que teorias pedaggicas diferentes atendem a necessidades de aprendizagem diversas. Para selecionar os mtodos pedaggicos mais adequados a essas necessidades preciso analisar os objetivos de aprendizagem (FILATRO, 2008). A autora ainda diz que:
Assim, quando os alunos esto iniciando a aprendizagem de algum tema e tm pouco conhecimento ou habilidades anteriores, estratgias mais formalmente estruturadas so mais adequadas, j que permitem aos estudantes formar conceitos que lhes serviro de
1

Linguagem Dialgica: linguagem que pressupe um forte dilogo com o leitor do texto, refere-se comunicao bidirecional (FRANCO, 2007).

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 a 5 de outubro de 2011 UNIREDE
referncias em futuras exploraes. J para aprendizagens mais complexas, que pressupem o desenvolvimento de competncias especializadas, contextos de aprendizagem mais autnticos convidam os alunos a tomar decises inteligentes, combinando ao e reflexo (p. 13).

A funo do designer grfico envolve dois aspectos fundamentais esttica e funcionalidade a serem considerados no projeto grfico dos materiais didticos de cursos on-line. A informao visual precisa estar organizada de modo confortvel e compreensvel para o pblico. necessrio que ela se projete por si s, que tenha uma identidade nica e que, certamente, tambm seja esteticamente agradvel (REGGIANI, 2007, p.67). O projeto grfico de um curso a distncia envolve desde a criao da identidade visual do curso (logomarca) at a definio do esquema grfico (layout) das pginas do material impresso e da pgina web do material on-line. A reviso textual de materiais didticos deve considerar os seguintes aspectos: cognitivos, que se referem ao processamento da informao e aquisio do conhecimento; lingusticos, que antecedem compreenso semntica do texto; extralingusticos, que tratam dos conhecimentos prvios dos alunos (FRANCO, 2007). O autor ainda explica que:
Isso significa, em relao aos aspectos lingusticos, que preciso estar atento estrutura textual que deve colaborar para a automatizao da leitura. Quanto aos aspectos extralingusticos, o foco ser dado no processo interacional. Uma vez que no se tem a interao face a face como no ensino presencial, o texto deve ser elaborado de forma a suprir possveis lacunas dessa interao. Portanto, trata-se de uma produo textual repleta de pistas textuais e contextuais, que privilegia o aspecto dialgico e tambm reflete a preocupao com os aspectos cognitivos que possibilitam uma melhor inferncia do leitor (p. 35).

O revisor textual realiza a correo ortogrfica e gramatical, bem como observa a lgica e a preciso dos textos impresso e on-line, com o devido cuidado para no alterar o estilo de expresso do autor. Portanto, a reviso textual no se restringe a corrigir os erros de escrita presentes no texto, mas tambm faz uma anlise da estrutura do texto avaliando sua inteligibilidade. 3. Processos para Produo de Material Didtico A criao de cursos a distncia envolve processos em larga escala, que foram mapeados originalmente pela Instructional System Design (ISD)2. Estes grandes processos so: anlise, desenho, desenvolvimento, implementao e avaliao. O Quadro 2 apresenta os processos para produo de cursos a distncia, trazendo uma breve descrio das atividades envolvidas nestes processos. No presente artigo ser tratado mais especificamente o processo de produo de material didtico, que faz parte da fase de desenvolvimento de cursos a distncia. Esta fase trata da produo dos guias de estudos e dos materiais on-line, que incluem as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

A ISD surgiu aps a Segunda Guerra Mundial com a finalidade de treinamento rpido e eficiente. Possui diversas perspectivas tericas sobre o processo de ensino-aprendizagem, incluindo a teoria dos sistemas, a psicologia behaviorista e a teoria da comunicao e informao (MOORE e KEARSLEY, 2008).

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 a 5 de outubro de 2011 UNIREDE Quadro 2 Processos para produo de cursos a distncia. Processos Objetivos Atividades Anlise Identificao Identificao das caractersticas dos cursistas Levantamento das necessidades educacionais Desenho Especificao Mapeamento dos contedos a serem trabalhados Definio das estratgias de ensino-aprendizagem Seleo de mdias e ferramentas a serem utilizadas Desenvolvimento Produo Produo dos materiais didticos do curso on-line Preparao do Ambiente Virtual de Aprendizagem Implementao Ao Aplicao da proposta de design instrucional Disponibilizao do contedo das disciplinas Execuo das atividades de aprendizagem Avaliao Reflexo Verificao da eficcia dos materiais produzidos Reviso das estratgias implementadas no curso
Fontes: Adaptado de Filatro (2008); Moore e Kearsley (2008).

Muitos autores discutem diretrizes sobre a produo de material didtico de cursos a distncia, entre eles: Corra (2007); Filatro (2008); Moore e Kearsley (2008); Schuelter (2010). No caso dos cursos a distncia do CEAD/UFLA, os principais processos envolvidos na produo de material didtico esto apresentados na Figura 1.

Concepo do Material

Design Instrucional

Reviso Textual

Design Grfico

Reproduo do Material

Figura 1 Processos para produo de material didtico.

No processo de concepo do material, realiza-se a elaborao do contedo para os guias de estudos a partir da ementa da disciplina, delimitando o contedo de acordo com a carga-horria da disciplina e organizando o mesmo em unidades didticas, nas quais devem estar claros os objetivos de aprendizagem. Em relao ao material on-line, tem-se a elaborao das atividades, selecionando as estratgias de ensino-aprendizagem e definindo o processo de avaliao. Em seguida, na etapa de design instrucional, a partir da identificao das necessidades pedaggicas dos estudantes, concebida a matriz de design instrucional, definindo as ferramentas do AVA a serem utilizadas no desenvolvimento das atividades. Nesta etapa, tambm feita a adaptao do contedo da disciplina para linguagem dialgica. Fazem parte do processo de reviso textual os trabalhos de correo ortogrfica dos materiais impressos e dos materiais disponveis no AVA, bem como de verificao da adequao dos materiais aos objetivos especficos de aprendizagem da disciplina e ao objetivo geral do curso. Na etapa de design grfico so desenvolvidas as seguintes atividades: criao da identidade visual do curso, criao do projeto grfico dos materiais impressos e on-line, definio do template da pgina WEB, diagramao dos textos impressos e editorao eletrnica dos textos on-line. 6

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 a 5 de outubro de 2011 UNIREDE Finalmente, o processo de reproduo do material composto pela reproduo do material impresso, pela reproduo das mdias digitais e pela replicao das salas de aula virtuais no AVA. O CEAD/UFLA tem se preocupado com a devida implantao desses processos em seu fluxo de trabalho. Neste sentido, surgiu a proposta apresentada a seguir (Figuras 2, 3 e 4), que trata das atividades desenvolvidas no decorrer dos processos supracitados, relativas produo de material didtico para cursos a distncia. Atividades Elaborao da Matriz de Design Instrucional da Disciplina Elaborao do Guia de Estudos da Disciplina
Figura 2 Atividades desenvolvidas no ms 1.

Semanas >

Atividades Anlise e Aprovao do Guia de Estudos Reviso Textual do Guia de Estudos Diagramao do Guia de Estudos Aprovao Final e Envio para Reproduo
Figura 3 Atividades desenvolvidas no ms 2.

Semanas

Atividades Elaborao das Atividades Previstas na Matriz de DI Anlise e Aprovao das Atividades Elaboradas Implantao das Atividades no Ambiente Virtual
Figura 4 Atividades desenvolvidas no ms 3.

Semanas

Este mtodo de trabalho, que considera as atividades realizadas nas fases do processo de produo de material didtico (impresso e on-line) e seu cronograma, tem sido empregado na organizao das rotinas de trabalho do CEAD/UFLA. 4. Matriz de Design Instrucional No que diz respeito produo de material didtico para cursos a distncia, fica claro que a equipe de trabalho precisa ser formada por profissionais de reas diversas, devido especificidade de cada etapa dos processos de desenvolvimento. Sendo assim, Moore e Kearsley expem que:
Em virtude de os cursos e o ensino serem veiculados por tecnologia, os materiais do curso precisam ser elaborados por especialistas que saibam como fazer o melhor uso de cada tecnologia disponvel. Embora existam alguns especialistas em contedo que tambm possuem aptido para elaborao de instrues e outros que tm conhecimento de tecnologia, muito poucos so igualmente especialistas nessas trs reas. melhor que essas responsabilidades sejam assumidas por especialistas diferentes. Os profissionais que criam as instrues devem trabalhar com os especialistas em contedo para ajud-los a decidir sobre assuntos como: os objetivos do curso, os exerccios e as atividades que os alunos devero realizar, o layout do texto e as ilustraes (seja em exemplares impressos ou em materiais pela Internet), o contedo de segmentos gravados em udio ou vdeo e as

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 a 5 de outubro de 2011 UNIREDE
questes para sesses interativas nas salas de bate-papo on-line ou por udio ou videoconferncia. Designers grficos, programadores de internet e outros especialistas em mdia devem ser agrupados para transformar as ideias dos especialistas em contedo e dos profissionais que elaboram as instrues em materiais e programas do curso, de boa qualidade. preciso decidir sobre que parte das instrues pode ser veiculada mais eficazmente, considerando cada mdia em particular. Por fim, os especialistas em avaliao e pesquisa devem planejar o modo de avaliar o aprendizado individual do aluno, bem como a eficcia de todos os aspectos do curso de educao a distncia, a fim de assegurar que ele d certo; em outras palavras, atender s necessidades dos alunos e da organizao de ensino, e proporcionar um aprendizado com reduo de custo (2008, p. 15).

Devido a toda essa complexidade que envolve a produo de material didtico para Educao a Distncia, necessria a implantao de uma gesto de processos e de pessoas para que as tarefas e seus responsveis sejam bem definidos. Tambm preciso gerar um arquivo que armazene todas as informaes referentes construo dos materiais didticos, tais como: unidades de aprendizagem, objetivos de aprendizagem, atividades de aprendizagem, atividades avaliativas, critrios avaliativos, etc. Com o propsito de organizar e armazenar as informaes relativas ao desenvolvimento das atividades e do processo de avaliao da aprendizagem de cada disciplina dos cursos a distncia do CEAD/UFLA, foi elaborada uma matriz de design instrucional. Este instrumento serve para orientar o trabalho da equipe multidisciplinar envolvida na realizao dos cursos. Quanto matriz, Filatro afirma que:
De fato, por meio da matriz, podemos definir quais atividades sero necessrias para atingir os objetivos, bem como elencar quais contedos e ferramentas sero precisos para a realizao das atividades. Podemos tambm estabelecer como se dar a avaliao do alcance dos objetivos. A matriz permite ainda verificar quais sero os nveis de interao entre o aluno e os contedos, as ferramentas, o educador e os outros alunos e que tipo de ambiente virtual ser necessrio para o desempenho das atividades (2008, p. 44).

A Figura 5 apresenta o modelo de matriz de design instrucional criado por Martins (2008) e utilizado nos cursos a distncia do CEAD/UFLA. Os elementos formadores da matriz indicam o contedo e as atividades a serem trabalhados em cada semana que so dimensionados de acordo com a carga-horria disponvel determinando qual a produo esperada do aluno e quais os critrios de avaliao adotados.
Semana 1 CH 20 h Contedo Unidade 1 Atividades Leitura de contedo; Resoluo questionrio. de P/D D I/G I Ferramentas Questionrio Produo do Aluno Fazer a leitura da Unidade 1 do material impresso; Responder ao Questionrio 1 proposto no AVA. Critrios de Avaliao 0 no respondeu 5 resposta com recorte/cpia de textos, sem elaborao pessoal 10 resposta coerente com a proposta da atividade, bem elaborada e articulada com o que foi estudado 0 no participou 5 participao burocrtica 7,5 participao colaborativa 10 participao inovadora

20 h

Unidade 2

Leitura de contedo; Participao em frum temtico.

Frum Discusso

de

Fazer a leitura da Unidade 2 do material impresso; Participar do Frum 2 proposto no AVA.

Figura 5 Modelo de matriz de design instrucional.

Os elementos da matriz de design instrucional (contedo e atividades) so definidos pelos professores conteudistas e professores formadores das disciplinas, em conjunto com o profissional responsvel pelo design instrucional do curso, que apontam quais ferramentas so

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 a 5 de outubro de 2011 UNIREDE mais adequadas para seu desenvolvimento. A seguir expe-se uma breve descrio a respeito dos elementos formadores da matriz de design instrucional no Quadro 3. Quadro 3 Elementos da matriz de design instrucional. Elementos da Matriz Semana Carga Horria Contedo Atividades P e/ou D I e/ou G Ferramentas Produo do Aluno Critrios de Avaliao
Fonte: Adaptado de Martins, 2008.

Descrio dos Elementos Aponta o perodo disponvel para realizao das atividades de acordo com o calendrio da disciplina Determina a carga horria necessria para realizao das atividades, incluindo a leitura do contedo Menciona as unidades didticas abrangidas pelo contedo referente s atividades de aprendizagem Enuncia quais atividades de ensino-aprendizagem sero desenvolvidas ao longo do perodo Indica se as atividades devem ser realizadas no presencial (P) ou a distncia (D) Indica se as atividades devem ser realizadas individualmente (I) ou em grupo (G) Define quais ferramentas de comunicao e interao sero usadas no desenvolvimento das atividades Explicita qual a produo final esperada do aluno na concluso da atividade Explicita quais critrios sero usados na avaliao, considerando o que se espera na resoluo da atividade

A partir da definio de todos estes elementos, ficam explcitas as orientaes de aprendizagem, que se referem forma como se espera que o aluno se organize para estudar o contedo. Estas orientaes devem ser compostas pelos seguintes tpicos: Materiais: indicar que materiais se deve utilizar para o estudo; qual a ordem de estudo dos materiais; onde encontrar os materiais. Cronograma: apresentar o cronograma da disciplina ao aluno, sugerindo o tempo que ele deve reservar para estudar cada contedo e indicando os prazos de entrega das atividades. Atividades: enumerar as atividades que sero desenvolvidas e a pontuao de cada uma. Sugere-se colocar um ttulo para a atividade e especificar o tipo de atividade. Avaliao: esclarecer os critrios de avaliao da disciplina para o aluno, no apenas a pontuao, mas tambm os itens que sero observados na avaliao.

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 a 5 de outubro de 2011 UNIREDE Considerando o trabalho da equipe multidisciplinar do CEAD/UFLA, responsvel pela confeco dos materiais didticos dos cursos de graduao e ps-graduao, pode-se dizer que a utilizao da matriz de design instrucional para apoiar a produo destes materiais tem contribudo com os seguintes aspectos: Planejamento do estudo dos alunos, deixando bem claro o que deve ser feito em cada semana no decorrer da disciplina; Orientao do trabalho dos professores conteudistas e dos professores formadores; Direcionamento das atividades desenvolvidas pela equipe de tutoria do curso; Organizao das atividades desenvolvidas pela equipe de tecnologia de informao; Gerenciamento dos processos executados pela equipe multidisciplinar do curso. 5. Referncias Bibliogrficas 1. 2. 3. BELLONI, M. L. Educao a distncia. 2 edio. Campinas/SP: Autores Associados, 2001. CORRA, J. (org.). Educao a distncia: orientaes metodolgicas. Porto Alegre: Artmed, 2007. FRANCO, M. A. M. Elaborao de material impresso: conceitos e propostas. In: CORRA, J. (org.). Educao a distncia: orientaes metodolgicas. Porto Alegre: Artmed, 2007. FILATRO, A. Design instrucional na prtica. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. GAGNE, R. M.; WAGER, W. W.; GOLAS, K. C.; KELLER, J. M. Principles of instructional design. 5 edio. Cengage Learning, 2005. LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (orgs.). Educao a distncia: o estado da arte. So Paulo: Pearson Education, 2009. LITWIN, E. (org.). Educao a distncia: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001. MARTINS, R. X. Design instrucional do curso estratgias e gesto aplicadas educao a distncia. Monografia. Curso de Especializao em Design Instrucional. Itajub/MG: UNIFEI, 2008. MARTINS, R. X.; FERRARI, F. B. Orientaes para elaborao de material didtico de cursos na modalidade EaD. Lavras/MG: UFLA, 2010. MASETTO, M. T. Mediao pedaggica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediao pedaggica. 3 edio. Campinas/SP: Papirus, 2001. MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educao a distncia: uma viso integrada. So Paulo: Cengage Learning, 2008. MORAN, J. M. A educao que desejamos: novos desafios e como chegar l. 4 edio. Campinas/SP: Papirus, 2009. REGGIANI, M. Projeto grfico: construindo a identidade visual. In: CORRA, J. (org.). Educao a distncia: orientaes metodolgicas. Porto Alegre: Artmed, 2007. SCHUELTER, G. Modelo de educao a distncia empregando ferramentas e tcnicas de gesto do conhecimento. Tese de Doutorado. Programa de Ps-Graduao em Engenharia e Gesto do Conhecimento. Florianpolis: UFSC, 2010. TORI, R. Educao sem distncia: as tecnologias interativas na reduo de distncias em ensino e aprendizagem. So Paulo: Editora SENAC, 2010. 10

4. 5. 6. 7. 8.

9. 10.

11. 12. 13. 14.

15.

Вам также может понравиться