Вы находитесь на странице: 1из 2

Reescrita de fbulas mudando elementos da narrativa

Objetivos
- Comparar diferentes verses de uma fbula, relacionando os diversos sentidos produzidos pelos recursos de linguagem. - Apropriar-se de procedimentos de escrita, como planejamento e reviso.

Contedos
- Leitura. - Produo de texto.

Anos
1 e 2.

Tempo estimado
15 aulas.

Material necessrio
Livros diversos que contenham fbulas e cpias das verses de A Menina do Leite presentes em 12 Fbulas de Esopo (Hans Grtner, 32 pgs., Ed. tica, tel. 0800115-152, 28,90 reais) e em Fbulas(Monteiro Lobato, 120 pgs., Ed. Globo, tel. 11/37677400, 26 reais).

Flexibilizao
Antecipar a leitura das diferentes verses do conto para as crianas com deficincia intelectual (DI) uma boa medida para ajud-las a compreender as atividades da sequncia. Estimule o aluno a colaborar com as discusses em sala - tanto para apontar distines entre as histrias, quanto no momento de recontar o conto oralmente. A escrita dos contos em duplas um bom exerccio, mas o aluno com DI tambm deve escrever. Caso ele ainda no seja capaz de reescrever todo o conto sugira que ele construa uma galeria de personagens - trabalhando com listas e descries. A turma pode ser avisada de que se precisarem de informaes a respeito dos personagens da fbula, podem contar com o material produzido pelo colega. Amplie o tempo de realizao de cada uma das etapas.

Desenvolvimento 1 etapa
Explore com os alunos fbulas diversas, para que eles conheam caractersticas e recursos do gnero.

2 etapa
Distribua cpias das verses de A Menina do Leite para cada estudante. Realize uma leitura compartilhada e ajude a turma a identificar as diferenas entre elas. Quais os recursos utilizados pelos dois autores que as fazem ser diferentes?

3 etapa
Convide os alunos a escrever suas prprias verses para a fbula, alterando o que desejarem. Pode ser o final da histria, por exemplo. Organize a turma em duplas para a atividade.

4 etapa
Pea que os estudantes recontem a fbula oralmente antes de escrev-la, propondo que realizem as alteraes. Este o momento certo para explicar a eles a importncia de criar elementos em suas produes, colocando marcas pessoais na hora da redao.

5 etapa
No quadro, planeje a reescrita. Questione a crianada sobre os episdios que no podem faltar. Faa perguntas como "O que colocamos no primeiro momento?". Se houver dificuldade na percepo desses elementos, sugira a consulta aos textos de referncia e busque com os alunos os indicativos de apresentao dos personagens, por exemplo.

6 etapa
hora de comear a produo. Percorra a sala, orientando as duplas e observando como os pequenos lidam com o processo de reescrita que exige mudanas.

7 etapa
Recolha os textos e analise as produes. Em uma folha parte, anote os aspectos que precisam ser revistos pelas crianas, para usar na etapa seguinte.

8 etapa
Devolva o material s duplas e pea que o revisem. Para ajudar, escolha uma produo para ser discutida coletivamente. Assuma a funo de escriba e divida o quadro em trs partes: na primeira, escreva o planejamento elaborado pela turma. Deixe o meio para a reescrita e, na ltima parte, transcreva o texto selecionado. Para fazer os ajustes necessrios, v fazendo interrogaes como "Isso est repetitivo?". Nas situaes conflitantes, proponha a consulta aos escritos de referncia, para que percebam como os autores resolveram o problema detectado.

Avaliao
Observe os avanos nos procedimentos de leitura, a inferncia e a comparao de informaes, o estabelecimento de relaes, a sntese de ideias. Em relao escrita, observe se os alunos aprenderam a planejar, a articular os acontecimentos da narrativa em uma sequncia temporal, a usar palavras, expresses e recursos (como a pontuao) de forma a deixar os textos bem escritos e interessantes a fim de proporcionar boas leituras. Tambm analise os procedimentos de reviso. Por fim, avalie as modificaes na fbula sugeridas pelas crianas. Elas fazem sentido em relao ao resto da histria?

Вам также может понравиться