Вы находитесь на странице: 1из 5

1. Estado, Governo e Administrao Pblica: Conceitos, Elementos, Poderes e Organizao; natureza, fins e princpios.

ESTADO
um ente, sujeito de direitos, que tem como elementos o povo, o territrio e a soberania. P/ Vicente Paulo e Marcelo Alex: Estado pessoa jurdica territorial soberana, formada pelos elementos povo, territrio e governo soberano. Como ente, o Estado tem personalidade jurdica prpria, internamente (perante agentes e cidados) e internacionalmente (perante outros Estados). Assim, capaz de adquirir direitos e obrigaes.

O Estado tbm chamado de Nao.

O povo legitima a existncia do Estado, pois do povo que se origina todo o poder representado pelo Estado. CF: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Soberania o poder que tem o Estado de se administrar. Devido soberania, o Estado pode regular o seu funcionamento, as relaes privadas de seus cidados e as funes econmicas e sociais de seu povo, pode ainda editar leis que se aplicam ao seu territrio, sem se sujeitar a qq tipo de ingerncia de outros Estados. O Territrio a rea onde o Estado exerce sua soberania.

Os elementos do Estado (povo + territrio + soberania) no podem ser confundidos c/ suas funes. As funes estatais, tbm chamadas Poderes do Estado, so divididas em: legislativa, executiva e judiciria.

Funes Estatais = Poderes do Estado

Legislativo Executivo Judicirio

A CF traz que as 3 funes ou Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, so o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. O Legislativo edita atos gerais, impostos de forma isonmica a todos. Poder que representa a vontade do povo. o povo, por meio de um mandato conferido a seus representantes, quem edita as leis que limitaro at mesmo o exerccio das d+ funes estatais. O Executivo atua atravs de atos especficos na gesto da coisa pblica, visando situao concreta, dentro dos limites da lei e agindo em prol do interesse pblico. O Judicirio exerce a jurisdio (diz o direito). dele a funo precpua de resolver

os conflitos entre os indivduos, entre estes e o Estado ou entre os entes que compem o Estado, tbm dele a funo de interpretar a lei p/ julgar os casos e aplicar o direito. ( provocado)

A separao das funes estatais no uma diviso estanque, congelada, de poder entre o Executivo, o Legislativo e o Judicirio. O poder do Estado soberano, uno, indivisvel e emana do povo. Todos os Poderes so partes de um todo: a atividade do Estado. Por isso, o mais correto seria chamar de funes e no Poderes . Um Poder pode exercer a atividade tpica de outro. A funo legislativa, por ex: pode ser exercida, cfe a CF, atravs de medidas provisrias editadas pelo chefe do Executivo. O Poder Judicirio, tbm possui instrumentos p/ sanar a omisso do Legislativo (legislar), como a ADI por omisso e o mandado de injuno .Tbm o Poder Judicirio pode, em hipteses excepcionais, interferir no mrito administrativo, ou seja, interferir nas razes de convenincia e oportunidade que levaram o Executivo a praticar determinado ato.
PODER FUNO TPICA OU PRINCIPAL FUNO ATPICA OU ACESSRIA

Legislativo Executivo Judicirio

Criar Leis Fiscalizar (ajuda do TCU) Administrar Julgar Conflitos

Administrar seu quadro funcional; Julgar algumas autoridades nos crimes de responsabilidade. Criar Leis (MPs e leis delegadas); Julgar infraes disciplinares de seus servidores. Administrar seu quadro funcional; Legislar (criar seu regimento)

Nenhuma das funes exclusiva, mas sim precpua de cada um dos Poderes. Por isso, se diz que a separao das funes no Brasil flexvel, pois cada um dos Poderes detm atribuies tpicas e atpicas (estas, em tese, seriam de outro Poder). No sistema de freios e contrapesos (Montesquie), as funes promovem mtua fiscalizao umas das outras (Legislativo fiscaliza atos dos Executivo, atravs dos Tribunais de Contas, o Judicirio avalia a legalidade e os procedimentos adotados pelo Legislativo, o Executivo nomeia os juzes dos tribunais de 2 instncia e de instncia superior etc.). A Constituio que promove a organizao do Estado, em geral a Lei Maior do Estado, onde se define a organizao poltica, a diviso dos territrios, a forma de

governo, a forma de Estado, a delimitao das atribuies de cada funo (Poder), os direitos individuais que limitam a atividade do Estado perante o indivduo etc. ( O Brasil adota o federalismo como forma de Estado , a Repblica como forma de Governo e o Presidencialismo como Sistema de Governo). Formas de Estado: o modo pelo qual o Estado se estrutura: a) Estado Unitrio: Formado por 1 nico Estado, com centralizao poltica. Ex: Uruguai. b) Federao: Unio de 2 ou + Estados, as unidades possuem autonomia poltica, a Soberania transferida para o Estado Federal. No podem desvincular-se da Federao. Possui Descentralizao Poltica. Ex: Brasil. c) Confederao: Unio de 2 ou + Estados conservando cada um sua Soberania e a possibilidade de desligar-se da Unio. Possui Descentralizao Poltica. Ex: Unio Europia.

GOVERNO
elemento do Estado, definido como a atividade poltica organizada do Estado, possuindo ampla discricionariedade, sob responsabilidade constitucional e poltica. P/ Meirelles governo a expresso poltica de comando, de iniciativa, de fixao de objetivos do Estado e de manuteno da ordem jurdica vigente. Conj. de Poderes e rgos Constitucionais responsveis pela funo poltica de comando do Estado; Zela pela direo suprema e geral do Estado; Determina objetivos e diretrizes; subdividido em sentido formal (conjunto de rgos), em sentido material (funes que exerce) e em sentido operacional (conduo poltica). Sistema de Governo: Maneira como o Estado Governado. Pode ser : a) Presidencialismo: Independncia entre o Poder Executivo (Presidente Rep.) e o Legislativo (Parlamento). O Presidente da Repblica ao mesmo tempo Chefe de Estado (Representa o Estado interna e Externamente) e Chefe de Governo (Conduz as polticas do Estado). b) Parlamentarismo: O Executivo exercido pelo Rei ou Presidente da Repblica na funo de Chefe de Estado, que indica o 1 Ministro p/ funo de Chefe de Governo. Ex: Inglaterra. Formas de Governo: Modo de Organizao Poltica do Estado que pode ser: a) Repblica: h eletividade dos Governantes, Temporariedade de Mandatos e Responsabilidade do Chefe de Estado. Ex: Brasil. b) Monarquia: tem Hereditariedade, Vitaliciedade e Irresponsabilidade do Chefe de Estado.Ex: Inglaterra.

ADMINISTRAO PBLICA
A Adm Pblica pode ser definida em seu sentido amplo e em seu sentido estrito. SENTIDO AMPLO SENTIDO SUBJETIVO SENTIDO OBJETIVO rgos Governamentais e rgos Administrativos Funo Poltica e Administrativa SENTIDO ESTRITO Pessoas Jurdicas, rgos e Agentes Pblicos. Atividade exercida por esses entes

Em sentido subjetivo o enfoque dado naqueles que realizam as funes e que em sentido objetivo se observa a prpria funo exercida.

A Adm Pblica em sentido subjetivo (= formal ou orgnico) envolve os rgo, os entes que compem a adm direta e indireta (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedade de economia mista). Em sentido objetivo (= material ou funcional) Adm Pblica so as atividades concretas e imediatas que o Estado desenvolve, sob regime jurdico total ou parcialmente pblico, p/ a consecuo dos interesses coletivos. Essas atividades (ou funes) exercidas pelas pessoas jurdicas, rgos e agentes da Adm podem ser separadas em 3 grupos: a) Ativ. De Fomento: atividade adm que incentiva o desenvolvimento daqueles que exercem funes de utilidade ou de interesse pblico, ex: qdo a Adm concede auxlio financeiro a um produtor rural ou a uma ONG, ou ainda qdo concede financiamentos sob condies especiais, favores fiscais ou destina imveis desapropriados a entidades sem fins lucrativos. b) Ativ. De Polcia administrativa: so os atos da Adm que limitam interesses individuais em prol do interesse coletivo. c) Ativ. De Servio pblico: toda atividade que a Adm Pblica executa, direta ou indiretamente, p/ satisfazer necessidade coletiva, sob regime jurdico predominantemente pblico, alguns autores incluem tbm a regulao (atividade permanente de edio de atos normativos e concretos sobre atividades pblicas e privadas, de modo a implementar polticas de governo) e a interveno (direta = atuao do Estado no domnio econmico; e indireta = regulamentao e fiscalizao de atividades privadas) como funes da Adm Pblica. Todas as funes tm a finalidade executar as polticas de governo, exercer a funo adm em prol do interesse pblico, promover a ordem econmica, urbanstica, financeira etc., promover servios pblicos essenciais e incentivar as atividades privadas de interesse social.

EM RESUMO TEMOS : Estado x Governo x Adm Pblica: ESTADO GOVERNO ADM PBLICA
A atividade (sentido objetivo) que o Estado desenvolve, sob regime pblico, p/ a realizao dos interesses coletivos, por meio (sentido subjetivo) das pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos. Um ente, um sujeito de a expresso poltica de direitos, que tem como comando, de iniciativa, de elementos o povo, o fixao de objetivos do territrio e a soberania. (Tbm Estado e de manuteno da chamado de Nao) ordem jurdica vigente . Cuidado : ao se falar em entes, o Estado a Repblica, s a Repblica Soberana. Estados, DF e Municpios tem autonomia.

O poder poltico de um Estado composto pelas funes legislativa, executiva e judicial


e tem por caractersticas essenciais a unicidade, a indivisibilidade e a indelegabilidade.

Вам также может понравиться