Вы находитесь на странице: 1из 12

Formas de Estado O que Estado?

O ponto de vista jurdico problema conduzido para a esfera do Direito; ideia de Estado de Direito; preocupado com os aspectos fundamentais da despersonalizao do poder ou com a personalidade que nasce do Direito e se faz centro de toda a criao normativa. (como sin nimo de ordem jurdica! "nclina#se mais ao aspecto da validade$ da le%alidade do comando$ ou seja$ da autoridade le%tima. &azem coincidir a le%alidade e a le%itimidade. 'ant Estado ( )a reunio de uma multido de indivduos sob a lei do Direito*. +rtica, da$ at( um presdio pode ser definido como Estado. -ordeau. Essencial para o aparecimento do Estado$ i.e.$ o Estado procede do um fen meno de despersonalizao do poder$ ou seja$ quando o poder dei.a de ter por titular uma pessoa para subjetivar#se numa instituio. O Direito substitui a fora e$ a razo substitui o arbtrio. 'elsen num monismo absoluto Estado e Direito representa a mesma coisa, um sistema de normas. )O Estado ( um sistema %eral e completo de normas jurdicas$ ( o todo jurdico$ ( o uno jurdico$ como Deus ( o mundo e o mundo ( Deus.*. O Estado est/ definido no 0mbito da normatividade pura$ re%ida por leis teleol1%icas (leis de fins! e no por leis da causalidade (leis da natureza ou do mundo fsico!. +rtica, todas as ordens normativas tornam#se implicitamente le%timas; e qualquer Estado ( Estado de Direito. Defesa, 2udo que se reporta a valores$ do seu ponto de vista l1%ico# formalista$ ( considerado metajurdico$ pertencem 3 filosofia ou 3 sociolo%ia$ mas no ao Direito. 4icente 5ao 5econ6ece#se no Estado )um sujeito ou titular de direitos e obri%a7es$ isto ($ uma personalidade criada pela ordem jurdica* com aptido e capacidade para e.ercer direitos e obri%a7es$ como consequ8ncia de suas rela7es jurdicas com os outros Estados e com as pessoas fsicas. Du 9asquier O Estado ( noo essencialmente jurdica. De uma parte$ repousa sobre o Direito$ no sentido de que este l6e re%ula a or%anizao e o funcionamento$ doutra ( o centro de criao jurdica$ por ser ele que estatui ou recon6ece o direito positivo :para al(m do direito natural; bem como det(m e aplica a fora que o sanciona.*. O ponto de vista sociol1%ico problema conduzido para a esfera da <ociolo%ia; ideia de Estado# fora; preocupado com o elemento coercitivo$ que revelaria a ess8ncia do fen meno estatal (como instituio produto da viol8ncia or%anizada!. O ponto crucial ( a fora e no o Direito. = a efetividade ou efic/cia do Estado. O Direito vem depois para dissimular o fen meno essencial da viol8ncia. >ar.ismo a apropriao privada dos meios de produo %era a sociedade de classes que para enfrentar a crise das suas contradi7es faz emer%ir o Estado$ um produto da sociedade numa determinada fase de seu desenvolvimento. O Estado moderno ( )um comit8 que administra os interesses comuna de toda a

bur%uesia*$ uma esp(cie de )m/quina de opresso das classes subju%adas e e.ploradas*. 5odolfo 4on ?6erin% :s(c. @"@; Estado como instituio de or%anizao social do poder de viol8ncia; ou$ como a sociedade do e.erccio da titularidade de um poder de coao re%ulado e disciplinado. AumploBicz :s(c. @"@ C @@; O Estado s1 e.iste no contraste da diferenciao entre %overnantes e %overnados$ )um trao eterno$ invari/vel e imut/vel*. Du%uit :s(c. @"@ C @@; no 6/ vontade ou personalidade do Estado$ no 6/ a noo de soberania. O Estado ( uma )e.presso abstrata$ empre%ada para desi%nar um fato social :concreto;$ ou seja$ uma diferenciao entre %overnantes e %overnados*. +uja ess8ncia ( a )fora dos mais fortes dominando a fraqueza dos mais fracos* Oppen6eimer :s(c. @@; Estado como coao pela forma e$ como e.plorao econ mica pelo conteDdo. Estado ( )a instituio social imposta por um %rupo vitorioso a um %rupo vencido$ com o Dnico objetivo de estabelecer o domnio do primeiro sobre o se%undo$ de modo a precatar#se contra rebeli7es internas e a%ress7es e.ternas.*. >a. Eeber ponto culminante da <ociolo%ia 9oltica na caracterizao do Estado como e.presso de fora ou coao fsica. Estado como corporao poltica$ moderno$ racional$ monop1lio da coao le%tima. Definido pelo seu meio especfico, a fora fsica. >as ela$ ainda que especfica e caracterizadora do Estado$ no ( o instrumento Dnico e normal. Ele se converte na Dnica fonte do )direito 3 viol8ncia*. Fdquire ttulo de le%itimidade$ torna#se le%al ou jurdica. Estado como )aquela comunidade 6umana$ que$ dentro de um determinado territ1rio$ reivindica para si$ de maneira bem sucedida$ o monop1lio da viol8ncia fsica le%tima.*. Os juristas e soci1lo%os encontram dificuldades em ministrar um conceito neutro de Estado$ isento de implica7es valorativas. Os conceitos no e.plicam o Estado em sua universalidade. +ontribuio de ?elineG ao conceito de Estado Estado enquanto conceito jurdico ( )a corporao de um povo assentada num determinado territ1rio e dotada de um poder ori%in/rio de mando*. 9ovo e territ1rio so os elementos materiais e poder ori%in/rio ( o elemento formal.

Das formas de Estado


F no distino entre formas de Estado e formas de %overno causa confuso$ tanto quanto uma separao r%ida$ total$ absoluta entre os dois termos. Fmbas podem levar a conceitos materialmente infi(is.

O Estado Unitrio &orma sin%ular ou individual (um s1 Estado!. Enquanto ima%em te1rica ( a mais simples e 6omo%8nea, 6/ uma Dnica ordem poltica$ jurdica e administrativa; 6/ a mais perfeita unidade )or%0nica*$ a que em %eral corresponde um s1 povo$ um s1 territ1rio$ um s1 titular do poder pDblico de imp(rio. F ideia fora ( a centralizao. 9ortanto$ esses Estados so questionados com respeito 3s aspira7es de liberdade e autonomia das coletividades re%ionais. <endo ento conveniente uma ordem constitucional dotada de todos os mecanismos de %arantia e defesa dos direitos 6umanos$ apta a enfrentar o autoritarismo do 9oder +entral e a miti%ar#l6e o centralismo. a) A centralizao no Estado Unitrio. Hesta forma de Estado a centralizao toma as se%uintes formas, 9oltica unidade do sistema jurdico e da autoridade poltica, um s1 direito$ uma s1 lei$ um s1 %overno. Ho 6/ distin7es entre e.ecutivo$ le%islativo e judici/rio; nem 6/ poder ori%in/rio nas autoridades locais. F e.ist8ncia de 1r%os le%islativos re%ionais no se d/ sob compet8ncia prim/ria$ mas sim derivativa do poder central$ eles no t8m poder constituinte$ ainda que faam leis re%ionais. Administrativa unidade quanto 3 e.ecuo das leis e quanto 3 %esto dos servios erritorial elementar e.tenso do poder central a todo o territ1rio !aterial centralizao no Estado de assuntos$ ne%1cios e interesses at( ento indiferentes a ele. "entralizao concentrada um s1 centro de deciso e um instrumento Dnico de e.ecuo (uma burocracia sem autonomia$ 6ierarquicamente or%anizada a servio do poder central$ cujas ordens faz circular de cima para bai.o$ %arantindo#l6e o fiel cumprimento e pronto controle!. = o ponto mais alto de aspirao poltica e administrativa de um Estado unit/rio.

"entralizao desconcentrada em nvel re%ional$ os a%entes do Estado possuem al%uma parcela de compet8ncia para tomar e fazer e.ecutar decis7es de interesse local$ revo%/veis$ por(m$ pela autoridade superior. #) O Estado unitrio descentralizado 9orque sua ideia fora ( a centralizao$ 6/ nos Estados unit/rios uma tend8ncia poltica 3 descentralizao$ por(m$ sob limites a fim de que os nveis de descentralizao alcanados no comprometam ou ne%uem a ess8ncia do sistema. F descentralizao ( essencialmente administrativa, a instituio de 1r%os locais com al%uma compet8ncia para estatuir )em nome da coletividade secund/ria da qual procedem*. = uma compet8ncia dele%ada$ revo%/vel e no compromete o monop1lio da titularidade poltica do 9oder +entral. 9ress7es descentralizadoras podem conduzir a concess7es autonomistas irreconcili/veis, "t/lia e Espan6a. F ri%or descentralizao poltica ( conceito que implica na autonomia b/sica conferida 3s unidades membros conferida 3s unidades membros da comun6o federativa :e no ao Estado unit/rio; As formas de Unio de Estado$ o Estado Federal e a "onfederao O sistema federativo tem sua ori%em na Ar(cia. Etimolo%icamente )foedus* (aliana! indica a unio poltica de Estados aut nomos. F unio no produzia vnculos de car/ter permanente ou de natureza estatal. 9ortanto$ a Ar(cia con6eceu apenas +onfedera7es$ sem o profundo teor de institucionalizao das &edera7es. F primeira federao ( a e.peri8ncia americana. O Estado federal nasceu no s(culo @4""" com a Inio americana$ por obra dos constituintes da &ilad(lfia. F confederao ( uma unio de direito internacional$ assentada sobre um tratado delimitativo das compet8ncias outor%adas. = pautada pelo princpio da secesso$ bastando que se denuncie o tratado para retirar#se da unio. F atividade unit/ria da confederao se projeta para fora. Os estados confederados t8m soberania interna e e.terna$ e.cludas as e.ternas fi.adas no pacto federativo. F relao dos Estados ( parit/ria$ de coordenao. F confederao no c6e%a a formar uma personalidade jurdica. F base ( contratual. O poder da confederao lida apenas com Estados e no diretamente com os cidados. O 1r%o central se comp7e de c6efes de Estados ou embai.adores. = um composto de Estados. &alta 3s confedera7es o poder de impor uma vontade. 5ealiza o ideal de contrato. O Estado federal pressup7e a coe.ist8ncia de dois ordenamentos estatais, um )Estado soberano formado por uma pluralidade de Estados$ no qual o poder do Estado emana dos Estados#membros$ li%ados numa unidade estatal* (?ellineG!.

F federao ( unio de direito constitucional$ tendo a constituio por instrumento b/sico$ que reparte a compet8ncia entre o 9oder +entral e os Estados membros. = pautada pelo princpio da indissolubilidade do lao federativo. F atividade unit/ria da federao se projeta para dentro. F base ( institucional$ cimentada na constituio. O poder da federao lida com Estados e tamb(m diretamente com os cidados. O 1r%o central da federao ( um con%resso composto de duas c0meras que le%isla nos limites da sua compet8ncia constitucional para toda unio e Estados membros. = um Estado composto. J/ nas federa7es o poder de impor uma vontade. O Estado federal tem du%lo as%ecto$ As%ecto unitrio$ a compet8ncia centralizadora da Inio # aspecto federativo, autonomia dos Estados membros. O princpio da autonomia ( preponderante. Ele inspira as re%ras federativas e a partil6a constitucional das compet8ncias entre poder federal e os poderes estaduais. F ideia fora ( a descentralizao. &orma antit(tica ao Estado unit/rio$ assentada na participao e na liberdade das coletividades#membro. 5esposta aos problemas da 6etero%eneidade dos %rupos nacionais e da concentrao e.cessiva de poder. 9orque sua ideia fora ( a descentralizao$ 6/ nos Estados federados uma tend8ncia poltica 3 centralizao. O Estado federal tende 3 centralizao. F evoluo poltica do sistema federativo se d/ no sentido contr/rio 3 autonomia, no de enfraquecer os Estados e fortalecer a Inio. 2end8ncia que se a%onizou no s(culo @@$ dando ori%em ao c6amado federalismo cooperativo que procura justificar os e.cessos de intervencionismo da Inio$ a e.pensas dos Estados membros$ mas a benefcio da coletividade nacional. Essa evoluo pode levar o Estado &ederal a uma crise te1rica. <ob essa crise$ 6/ quem afirme que o -rasil ( materialmente um Estado unit/rio e formalmente uma repDblica federativa. O funcionamento do sistema federativo <e%undo Aeor%es <celle o sistema federativo repousa sobre dois princpios essenciais, A lei da %artici%ao$ os estados membros tomam parte da formao da vontade estatal referida a toda ordem federativa. A lei da autonomia$ 6/ compet8ncia constitucional pr1pria e prim/ria para or%anizar$ estatuir e %erir o seu ordenamento$ dentro dos limites traados pela +onstituio federal. Ho depende da Inio naquilo que constitui a esfera de suas atribui7es especficas. = dotado de poder constituinte. F presena do Estado &ederal em todos os Estados no se faz to somente por via le%islativa$ a constituio estabelece compet8ncias administrativas em dois sistemas, por via direta (I<F e -rasil!; por controle e superviso federal

do aparel6o administrativo do Estado membro (Fleman6a!; ou pela combinao dos dois sistemas (Kustria!. O Estado &ederal disp7em do poder judici/rio pr1prio$ destinado a dirimir os lit%ios da &ederao com os Estados membros e destes entre si. O Estado &ederal tem o monop1lio da personalidade internacional. O Estado &ederal imp7e limites aos ordenamentos dos Estados membros quanto 3 forma de %overno$ 3s rela7es entre poderes; 3 ideolo%ia; 3 compet8ncia le%islativa$ 3 eleio do %overno; 3 soluo de lit%ios na ordem judici/ria$ etc. <o disposi7es constitucionais restritivas 3 autonomia dos Estados membros. Outras formas de Unio de Estados F unio pessoal (:o mesmo monarca para dois reinos;$ acidental$ transit1ria, os Estados permaneciam independentes! e a unio real (associao cujo vnculo era proposital e deliberado!. F unio real esteve para os estados mon/rquicos assim como a federao para os Estados republicanos. Fs uni7es desi%uais resultantes ou da e.panso ou da desinte%rao do sistema colonial$ ou as que se formaram sobre as sombras da Li%a das Ha7es (posterior OHI!, o Estado prote%ido$ os 9rotetorados$ o Estado vassalo e o Estado sob mandato e administrao fiduci/ria. Ini7es parit/rias desprovidas de or%anizao (alianas militares$ pactos de defesa e cooperao mDtua$ comunidades que re%ulam nave%ao e aduana! Ini7es parit/rias or%anizadas (comunidades permanentes que disciplinam mat(rias de peso$ moeda$ tr/fe%o$ correio$ etc; federa7es e confedera7es! As tr&s %rinci%ais formas ideol'(icas do Estado moderno$ o Estado li#eral) o Estado *ocial e o Estado socialista. O Estado li#eral O Estado liberal foi de certo modo o poder do )terceiro estado*$ ou seja$ da bur%uesia triunfante com a 5evoluo &rancesa. Estado liberal filiado na ordem econ mica do )laissez faire$ laissez passer* (franc8s! ou )free interprise* (an%lo#americano! Liberdade poltica entendidas sob dois princpios, da soberania nacional; e$ da soberania popular. Fs institui7es (a ordem! foram er%uidas sobre esses dois princpios. F or%anizao da autoridade estatal$ e.trado de >ontesquieu$ consistiu pois no princpio da separao dos poderes. Essa t(cnica prote%eria os direitos fundamentais da pessoa 6umana. O princpio da le%alidade que toda autoridade se e.erce em nome da lei e lei ( a sa%rada e.presso da vontade dos %overnados. = a base da sua concepo de le%itimidade. Arave defeito, o fosso lar%o entre <ociedade e Estado e 8nfase demasiada aos direitos individuais. Ho compreendeu em tempo a relev0ncia dos interesses sociais. +oncepo est/tica do ordenamento poltico e social$ apresentada sobre os fundamentos da razo e da l1%ica$ sem abertura aos fatores din0micos.

Div1rcio entre teoria abstrata da liberdade e os privil(%ios bur%ueses e classistas manifestos em seu ordenamento institucional. Fs declara7es de direitos das constitui7es do liberalismo foram volvidas para do%mas e liberdades puramente abstratas$ de inspirao individualista$ que mantin6am o Estado apartado da sociedade$ e onde o abstencionismo estatal era o pr1prio ttulo permissivo das injustias e dos abusos perpetrados contra os direitos 6umanos. O Estado *ocial 5epresenta de certo modo a continuidade do Estado liberal$ ainda que para uns$ revisado$ ou para outros$ superado. Ho perodo compreendido entre o fim da MN %uerra (paz de 4ersal6es! e o fim da d(cada de OP$ 6ouve quem vaticinasse o fim dos sistemas polticos fundados na forma representativa e parlamentar; dados os e.emplos ideolo%icamente monistas da "t/lia fascista e a Inio <ovi(tica. +ontudo a ordem poltica com base no consentimento dos %overnados sobreviveu inc1lume a tais contesta7es. = concepo ocidental 6erdeira do liberalismo para evitar a ditadura poltica e ideol1%ica. O Estado <ocial pretende ser o poder de todas as classes em comun6o de compromissos e mDtuas concess7es e equilbrios. = um estado de car/ter intervencionista. Dei.ou de ser um Estado indiferente ou neutro ao que se passava no interior da sociedade. 9assou a ser um a%ente ativo dos ne%1cios econ micos$ sociais e culturais. +onduziu a ao do Estado a esferas que seriam de todo inadmissveis na forma cl/ssica do liberalismo. -uscou promover a reconciliao da <ociedade com o Estado. Disciplinou o capital e fez justia no trabal6o. +riou a esp(cie de democracia social complementar 3 democracia poltica$ aperfeioada desde a introduo do sufr/%io universal. Ocorreu o alar%amento poltico e jurdico da participao quebrando o monop1lio da bur%uesia. 2raos institucionais, +om o intervencionismo se proporcionam ao 6omem todas as presta7es e todos os meios materiais indispens/veis a uma conviv8ncia efetivamente democr/tica$ numa sociedade aberta e pluralista$ inspirada em conceitos de i%ualdade$ postulados de liberdade e princpios de solidariedade e justia social. Os direitos sociais passam para o primeiro plano. <upriram as car8ncias de meios de in%er8ncia social. O e.ecutivo foi fortalecido$ inclusive quanto 3 iniciativa das leis. Fs institui7es parlamentares passaram a ter um novo papel 6ist1rico, 1r%o de controle da poltica %overnativa$ f1rum le%timo de debates do interesse nacional. O Estado social em pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento convive com a impossibilidade de conciliar o teor de )socialidade* com o teor de )juridicidade*$ i.e.$ de ane.ar 3 ordem dos valores sociais a %arantia plena e eficaz dos valores jurdicos; i.e.$ de consubstanciar como realidade poltica e social o Estado de Direito.

O Estado socialista O Estado socialista do s(culo @@$ intenta apresentar#se como e.presso do poder do )quarto estado*$ ou seja$ da classe trabal6adora para implantar a ditadura do proletariado$ e preparar o advento de uma sociedade comunista. O Estado socialista ( resultante 6ist1rica de duas fases, uma de formulao e pre%ao te1rica (socialismo como doutrina!$ outra de tomada revolucion/ria do poder e instituio das novas bases de or%anizao social. O socialismo como doutrina divide#se, socialismo ut1pico (9lato$ <aint#<imon$ Louis -lanc$ 9roud6on$ OBen$ &ourier e outros do s(culo @"@! baseados em esquemas ideais e modelos filos1ficos de Estado; socialismo cientfico (ap1s >ar.#En%els!. F tese ( que o Estado sur%iu na 6ist1ria quando se transitou da apropriao social para a apropriao individual dos meios de produo. Da a dial(tica das contradi7es sociais$ a emer%8ncias das classes e fen meno do Estado, um aparel6o de coero.

&O5>F< E <"<2E>F< DE AO4E5HO


O estudo das formas e sistemas de %overno ( fundamental para a compreenso do quo importante ( um projeto que propenda 3 boa administrao e or%anizao de um pas. Fs formas de %overno foram objeto de estudo de Jer1doto$ no s(culo 4"" a.+. Ha sua Jist1ria dos 9ersas (Livro """$ QQ RP#RS!$ 6/ uma discusso acerca da mel6or forma de %overnar um Estado (T"99EL"I<$ MUUV$ p.SPW!. Desse modo$ o %overno poderia ser de um Dnico indivduo$ de poucas pessoas ou de todo o povo. Frist1teles retomou essa an/lise$ classificando seis formas de %overnos se%undo o nDmero de %overnantes$ levando em considerao a (tica. Fssim$ seu estudo baseou#se em dois crit(rios, quem %overna e como %overna. De acordo com o primeiro crit(rio$ 6/ as formas boas de %overno. Xuando ( de uma s1 pessoa$ fala#se na monarquia$ j/ o %overno de poucas pessoas$ trata# se da aristocracia e o %overno de muitas pessoas$ ( denominado politia. Essas tr8s formas$ se de%eneradas$ ori%inam a tirania$ oli%arquia e democracia$ respectivamente (-O--"O$ SPPP$ p.WR!. <e%undo Frist1teles$ a id(ia de democracia ( vinculada ao %overno de vanta%em para o pobre. Lo%o$ %overna bem aquele que atende aos interesses de todos (%overnantes e %overnados!. Aoverna mal aquele que tem como objetivo apenas a satisfao de interesses dos %overnantes. >aquiavel substituiu esse modelo da tripartio por uma bipartio$ e.plicando que )todos os estados$ todos os domnios que e.erceram e e.ercem poder sobre os 6omens$ foram e so ou repDblicas ou principados* (>FXI"F4EL$ SPPV$ p.OM!. O principado corresponde ao reino; j/ as repDblicas so distin%uidas em democr/ticas e aristocr/ticas. F principal caracterstica da repDblica ( um Estado vinculado 3 id(ia de bem comum e %arantidor da supremacia do direito. F classificao moderna das formas de %overno ocorre se%undo dois crit(rios, ( necess/rio saber se quem ocupa a funo de +6efe de Aoverno tamb(m ocupa a funo de +6efe de Estado$ bem como se o car%o do +6efe de Estado ( eletivo ou 6eredit/rio e se o tempo de perman8ncia ( determinado por um mandato ou vitalcio. Fl(m de quem %overna o Estado$ ( necess/rio entender a diviso do poder poltico. Fssim$ fala#se em sistemas de %overnos$ que so diferenciados basicamente pela separao dos poderes soberanos do Estado. Fssim$ 6/ dois sistemas de %overno conforme as rela7es entre os 1r%os. 2em#se o presidencialismo e o parlamentarismo. Ho presidencialismo deve 6aver o poder le%islativo$ e.ecutivo e judici/rio nos limites de suas respectivas compet8ncias$ o que permite fiscalizao do cumprimento das fun7es uns dos outros. Esse entendimento ( de acordo com o sistema de freios e contrapesos. O tempo do mandato dos %overnantes ( fi.o. O presidente ($ ao mesmo tempo$ c6efe de Estado e c6efe de %overno. Ho responde perante o 9arlamento$ salvo em crimes de responsabilidade le%al e restritivamente enumerados. Os ministros so meros au.iliares do c6efe

do e.ecutivo. Lo%o$ so demissveis por ele a qualquer momento (-F<2O<$ MUUU$ p.MVP!. O parlamentarismo tem como caracterstica fundamental a manuteno do %overno numa relao de subordinao ao 9arlamento. Ho 6/ separao r%ida entre o e.ecutivo e o le%islativo. O +6efe de Estado ( o representante simb1lico do pas. O +6efe de Aoverno ( quem possui o poder poltico$ seu mandato no tem durao definida$ bem como responde perante o 9arlamento. J/ de e.istir uma perfeita 6armonia entre o +6efe de %overno e a maioria do 9arlamento. +aso contr/rio$ o c6efe de %overno ( obri%ado a pedir demisso ao c6efe de Estado (DFLLF5"$ SPPV$ p.SOY!. = interessante que todo e qualquer cidado entenda perfeitamente como funciona a or%anizao e administrao de seu pas. Estudar formas e sistemas de %overno ( muito mais que compreender conceitos$ pois pressup7e uma an/lise fidedi%na e especfica de um Estado. +abe ressaltar que o res%ate 6ist1rico ( fundamental ao entendimento da situao poltica de uma determinada sociedade.

FA"U+DADE ,E-.O/A+ DE *A0ADO, 1 U/.,2

,E/A A FE,,E.,A DO +A-O

A .0.DADE 3O/ UADA

*A+0ADO, 4 2A 5678

,E/A A FE,,E.,A DO +A-O

A .0.DADE 3O/ UADA

Ftividade apresentada como requisito parcial da disciplina de 2eoria Aeral do Estado$ do curso de Direito$ da &aculdade 5e%ional de <alvador # IH"5-. <ob orientao do professor >i%uel

*A+0ADO, 4 2A 5678

Вам также может понравиться