Вы находитесь на странице: 1из 8

Alternativas Tecnolgicas para Mitigao de Afundamento e Interrupo Momentneas de Tenso em Cargas Sensveis do Sistema Eltrico de Potncia

Joo Luis Reis e Silva


Votorantim Metais Zinco S.A UGB-Engenharia de Manuteno & Utilidades Trs Marias/MG-Brasil jolishp@yahoo.com

Luiz Carlos de Moura


Companhia Energtica de Minas Gerais - CEMIG Gerencia de Construes de LT e SE Belo Horizonte/MG-Brasil lucam@oi.com.br

Resumo Distrbios na rede eltrica causados principalmente por afundamentos e interrupes momentneas de tenso representam a grande maioria dos problemas de qualidade de energia enfrentados por tpicos consumidores industriais, que utilizam cada vez mais equipamentos sofisticados em seus processos de controle. Interrupes nos processos industriais causados por esses distrbios podem gerar um alto prejuzo para esses consumidores. Muitos desses problemas podem ser mitigados com a adoo de tecnologias que melhoram a robustez dos equipamentos frente aos distrbios eltricos. Esse trabalho apresenta algumas dessas alternativas tecnolgicas destinadas mitigao desses distrbios em cargas sensveis do sistema eltrico de potncia. Palavras-chave: Afundamento de tenso, interrupo momentnea de tenso, distrbios eltricos, mitigao, ridethrough, corretor dinmico de tenso (DySC), qualidade de energia.

investimentos no setor eltrico, o que direciona a soluo para a forma da mitigao destes afundamentos nas principais cargas utilizando tecnologias apropriadas que sero abordadas na seqncia de desenvolvimento deste trabalho.

I.

INTRODUO
Figure 1. Susceptibilidade de diversas cargas de um sistema eltrico frente aos afundamentos de tenso.

Perdas de produo nas indstrias ocasionadas por problemas de qualidade da energia possuem um impacto significativo na economia comercial, representando prejuzos anuais em torno de bilhes de dlares somente nos Estados Unidos. Os eventos tpicos de qualidade da energia responsveis por estes prejuzos residem basicamente em eventos que acontecem em perodos de tempos da ordem de 6 a 10 ciclos e queda de tenso na ordem de 50% da tenso nominal. Tais eventos na sua maioria so classificados como afundamentos de tenso e interrupo momentnea de tenso. A figura 1 ilustra um quadro onde possvel representar a susceptibilidade de diversas cargas de um sistema eltrico frente aos afundamentos de tenso. O afundamento de tenso pode ser melhor compreendido observando o histograma tridimensional da figura 2 que caracteriza os principais tipos de afundamentos de tenso durante uma amostragem anual de eventos. Na grande maioria das vezes o trabalho para eliminar as ocorrncias dos afundamentos de tenso requer grandes

Figure 2. Histograma tridimensional para as caractersticas de afundamento de tenso.

II.

TECNOLOGIAS PARA MITIGAO DE AFUNDAMENTOS DE


TENSO

A. UPS Uninterruptible Power Supply Os sistemas de armazenamento de energia a base de baterias proporcionam uma soluo ride-through atravs da operao de comutao entre a fonte de tenso principal e a fonte de tenso fornecida pela bateria. Na deteco de um distrbio eltrico, um circuito isola a carga alimentando-a com a energia armazenada pela bateria. A figura 3 mostra a configurao tpica de um UPS on-line. Nesse projeto a carga continuamente alimentada atravs da UPS.

A. Causas do afundamento de tenso Problemas de natureza fsica na rede de distribuio tornam inevitvel a ocorrncia de afundamentos e interrupes de tenso, apesar dos esforos adotados pelas concessionrias de energia eltrica. Condies do tempo, galhos de rvores ou contato de animais, e falhas na isolao ou atividade humana, podem criar faltas fase-terra ou fase-fase e mais raramente faltas trifsicas. Um relativamente pequeno nmero de consumidores prximo da falta ir perceber um afundamento severo de tenso seguido de uma interrupo quando ocorre a operao do religador da concessionria. Entretanto a grande maioria dos consumidores conectados em outros alimentadores ir perceber um afundamento de tenso com a amplitude determinada pela distncia do consumidor ao ponto de falta. A durao do afundamento ser determinada pelos tempos de operao da proteo e dos dispositivos de manobra tais como: disjuntores, religadores, chaves fusveis. Esses consumidores estaro isolados pela presena de vrios transformadores entre a falta e os consumidores. A presena dos transformadores, com suas respectivas impedncias, que iro diminuir a profundidade do afundamento visto pela maioria dos consumidores. B. Sensibilidade de cargas industriais frente aos afundamentos de tenso Fonte de alimentao chaveada, rels de controle industrial (PLCs), contatores, solenides, acionamentos a velocidade varivel (ASDs), retificadores, computadores entre outros, so exemplo de cargas sensveis s variaes de tenso de curta durao. A indstria de semicondutores atravs do padro SEMI F47 e o ITIC ( Information Technology Industry Council) reconheceram a vulnerabilidade frente afundamentos de tenso, e os custos relacionados ao usurio final. Diante disso esses rgos tm publicado curvas de magnitude e durao para a tenso de alimentao que os equipamentos deveriam seguir. O IEEE recentemente desenvolveu uma ferramenta que ajuda usurios de equipamento, a avaliar o custo financeiro do afundamento de tenso. III. TECNOLOGIAS PARA MITIGAO DE AFUNDAMENTOS DE
TENSO

Figure 3. UPS - diagrama funcional

A tenso alternada da rede retificada e na forma continua carrega o banco de baterias. A energia armazenada nas baterias na forma DC transforma em alternada atravs do inversor que ento alimenta a carga. Na ocorrncia de um distrbio na alimentao alternada da UPS, o inversor alimenta a carga continuamente atravs do banco de baterias. Alm de prover ride-through para interrupes na rede eltrica, a UPS consegue uma alta isolao para as cargas crticas de todos os tipos de distrbios presentes na rede eltrica. A especificao de uma UPS deve conter alm da sua capacidade em kVA, a regulao esttica e dinmica de tenso, o nvel de distoro harmnica (THD) na corrente de entrada e na tenso de sada, o nvel de proteo contra surtos e a atenuao de rudo. Tambm deve estar presente a autonomia do banco de baterias frente a uma interrupo na tenso de alimentao. Vantagens: Um dos mais baixos custos de armazenamento de energia; Sistema de fcil aquisio e instalao; Proporciona uma soluo ride-through para os afundamentos de tenso de grande amplitude e durao.

Este captulo tem como principal objetivo apresentar diversas tecnologias de mitigao dos efeitos de afundamento e interrupo momentnea de tenso em cargas sensveis de um sistema eltrico padro. Para cada tecnologia apresentada so expostas as vantagens e desvantagens da utilizao frente s limitaes e particularidades da carga presente no sistema eltrico em estudo.

Desvantagens: Vida til entre 2 a 5 anos com uma forte necessidade de monitoramento e exigncias de manuteno; Menor confiabilidade de operao comparada com os principais dispositivos do sistema eltrico.

B. Banco de Capacitores O banco de capacitor adicional representa uma tecnologia de mitigao de afundamento de tenso na medida em que ele inserido em um barramento DC de um tpico ASD (Adjustable-speed driver). A funo deste banco de capacitor suprir energia adicional para o motor durante um evento de afundamento de tenso, mantendo a tenso dentro de limites aceitveis. O clculo do banco de capacitor adicional (C) obtido em funo da potncia do motor/carga (Po), do tempo do afundamento de tenso (tr) e das tenses nominal (Vdc) e mnima do barramento (Vdc-trip). As formulaes a seguir ilustram o clculo:

Custo de implementao relativamente elevado; Necessidade de painel com grande espao para os capacitores. Adicional circuitos de pr-carga e de segurana operacional.

C. Contatores de Corrente Contnua Uma soluo bastante simples para mitigao de afundamentos de tenso reside na substituio de contatores de corrente alternada por contatores de corrente contnua. Nos contatores de corrente contnua o fluxo magntico constante devido a corrente dc que percorre a bobina. Esta propriedade possibilita um acmulo maior de energia nas bobinas durante um afundamento de tenso. A substituio de contatores ac por dc em motores eltricos possibilita uma soluo ride-through para afundamentos de tenso menores que 80% da tenso nominal. O conceito de corrente dc em bobinas magnticas tambm pode ser estendido para rels de controle. Para implementar a soluo com contatores e rels dc, uma fonte retificadora dever ser utilizada para a converso ac-dc, assim como um pequeno banco de capacitores tambm poder ser empregado em paralelo com a bobina para aumentar a energia e conseqentemente prolongar o tempo de ridethrough. As vantagens no uso de contatores e rels dc residem no preo e na facilidade de implementao desta soluo. A grande desvantagem deve-se ao fato de que nos cotatores dc o arco eltrico durante a abertura da bobina mais intenso, causando maior desgaste nos contatos. D. SMES Superconducting Magnetic Energy Storage System O dispositivo SMES pode ser utilizado para mitigar afundamentos de tenso bem como interrupes momentneas. A energia disponvel em um sistema SMES proveniente da energia eltrica armazenada na corrente fluindo em uma bobina supercondutora. Desde que a bobina no apresente perdas, a energia pode ser liberada quase instantaneamente. Atravs de um banco de inversor e regulador, essa energia entregue ao sistema a ser protegido em menos de um ciclo para compensar a tenso faltosa durante o sag. O ciclo de recarga tipicamente menor que 90 s. A figura 4 mostra um sistema SMES tpico. Ele consiste de uma bobina supercondutora, regulador de tenso, banco de capacitores, conversor dc-dc, contatores dc, modulo de inverso, sensores e dispositivos de controle e um transformador de injeo serie. A bobina supercondutora formada de Niobium Titanium (NbTi) e um sistema de refrigerao que mantem a temperatura em aproximadamente

I dc =

Po 746 Vdc

(1)

tr

C (Vdc Vdc,trip ) I dc (3)

(2)

I dc tr C= Vdc Vdc trip


onde:

Vdc = 1,35 VLL

(4)

VLL : tenso de linha

Figure 4. Foto ilustrativa de um banco de capacitor

Vantagens: Soluo simples e robusta garantindo um ridethrough para pequenos distrbios;

Desvantagens:

4.2 kelvin (k). O material magntico pode armazenar uma energia da ordem de 3 megajoules (3MJ). O subsistema inversor consiste de 6 pontes monofsicas. Um tpico sistema SMES pode proteger cargas at 8 MVA com tenses to baixa quanto 0,25 pu. Vantagens: Sistema confivel; Requer pouca manuteno; Um sistema SMES pode conviver com operaes de cargas e descargas rpidas sem comprometer sua performance e vida til.

compostos base de fibras de vidro e carbono tem permitido a confeco de volantes de inrcia de grandes dimenses, capazes de operar a velocidades de 60 000 rpm (com velocidade tangencial de 1 km/s) tornando a densidade de energia competitiva com outros dispositivos de armazenamento, tais como baterias qumicas, supercapacitores e SMES. O sistema com um DVR (compensador dinmico para afundamento de tenso) utilizando um armazenador de enrgia do tipo flyweel pode ser visto na figura 5. Os componentes principais odem ser identificados: conversor de acoplamento com a rede eltrica; elo CC; conversor de acionamento da MRV; mquina de relutncai varivel; e o flyweel.

Desvantagens: Hardware e espaos adicionais so necessrios; Um sistema de refrigerao avanado necessrio para manter as baixas temperaturas para o supercondutor; Custo elevado para implantao.

Figure 6. Compenador srie com Flyweel

Vantagens:
Figure 5. Diagrama funcional de um regulador de tenso utilizando o SMES como elemento armazenador de energia.

E. Flyweels Energia girante Numa mquina eltrica, pode-se acumular energia cintica nas suas partes girantes. Assim, possvel extrair energia do rotor, de forma eficiente, mesmo quando a tenso do sistema cai a valores muito baixos. Recentemente a literatura tem apresentado exemplos de armazenadores o tipo flyweels, que se utilizam deste principio. De maneira fera, estes sistemas baseiam-se na energia armazenada em volantes de inrcia com massa pequena e fiando a velocidades muito elevadas ou volantes com massa elevada girando a velocidades baixas. Um moderno sistema de energia flyweel utiliza flyweels de alta velocidade e eletrnica de potncia para obter capacidades de ride-through entre 10 s e 2 mim. Enquanto um sistema motorgerador (M-G) opera em um ambiente aberto e est sujeito a perdas por frico aerodinmicas, o sistemas flyweels operam no vcuo e empregam rolamentos magnticos que reduzem as perdas substancialmente. O desenvolvimento de matrias

Suporta uma soluo ride-through para afundamentos de tenso de grande severidade e tambm de interrupes; O tamanho e a massa do sistema reduzido quando comparado com a soluo para o motor-gerador.

Desvantagens: Hardware e espaos adicionais so necessrios; Um programa de manuteno para o sistema da roda livre necessrio.

F. Controlador de Tenso Srie DVR Princpio bsico de operao O controlador de tenso srie consiste em um conversor de tenso montado em srie com a fonte de tenso do sistema, como mostrado na figura 6.

Um transformador utilizado para conectar o controlador ao sistema. A tenso de sada do controlador obtida atravs de uma modulao PWM (pulse width modulation). Uma fonte de armazenamento de energia necessria, uma vez que o controlador precisa fornecer carga tanto potncia ativa quanto reativa. O termo DVR (Dynamic Voltage Restorer) mais comumente usado do que o nome controlador de tenso srie. Nos DVRs atualmente comercializados, grandes bancos de capacitores so usados com a funo de armazenadores de energia. Outros armazenadores de energia tais como: banco de baterias, bobinas supercondutoras (SMES) e flyweels podem ser utilizados. A capacidade do DVR de proteger a carga sensvel, est relacionada com a amplitude e durao d sag, bem como a quantidade de energia armazenada.
Figure 7. Controlador srie de tenso diagrama bsico

Avaliao da potncia ativa do DVR A potncia ativa que ser gerada pelo DVR igual a diferena entre a potncia ativa absorvia do sistema e a potncia ativa consumida pela carga, ou seja: Pcont = Pload Psys (1) Adotando-se as seguintes ponderaes:
Vload = 1 + j 0 tenso na carga igual a 1 pu I load = cos j sin corrente na carga igual a 1 pu com FP = cos Vsag = V cos jV sin tenso do sag V e salto de fase

O bloco VSC indicado na figura acima representa u conversor de tenso omposto de dispositivos eletrnicos de potncia (GTO, IGBT) que podem gerar uma tenso senoidal com qualquer freqncia, amplitude e ngulo de fase. A figura 7 mostra a estrutura de um VSC.

Temos que a potncia drenada pela carga durante o afundamento :

Pload + jQload =Vload * I *load = cos + j sin


A potncia complexa tomada do sistema :
Figure 8. VSC Conversor de fonte de tenso trifsico.

A tenso nos terminais da carga igual a soma da tenso da fonte com a tenso do controlador ou seja:

Psys + jQsys =Vsag * I *load = V cos( + ) + jV sin( + )


Reescrevendo a equao (1) em funo da potncia da carga e do sistema, temos que a potncia do controlador :

Vload = Vcont + Vsys


A figura 8 ilustra o diagrama simplificado com as tenses envolvidas no controlador srie.

V cos( + ) Pcont = 1 * Pload cos


Assumindo um afundamento de tenso sem salto de fase, ou seja, = 0 , temos que a potncia ativa requerida pelo controlador :

Pcont = [1 V ]* Pload
Conclui-se atravs da expresso anterior que a potncia ativa requerida do controlador diretamente proporcional queda na tenso nominal ou seja severidade do sag. Atravs da equao anterior possvel estimar a potncia necessria para o dimensionamento do transformador srie e do VSC. O projeto de um DVR que protege a carga contra

Figure 9. Diagrama do circuito com o sistema de potncia, controlador srie e a carga.

afundamentos de at 50 % da tenso nominal deve possuir um transformado com metade da potncia da carga, ou seja, para uma carga de 1MVA deve-se ter um transformador de 0,5 MVA, aproximadamente. Avaliao da faixa de tenso do DVR O valor da faixa de alcance da tenso do DVR determina a mxima tenso que pode ser injetadas e consequentemente o mximo sag para o qual a carga encontrase protegida. possvel cobrir toda a faixa de afundamentos pela escolha de um controlador com uma faixa de tenso muito ampla. Entretanto o nmero de sags diminui com o aumento da severidade deles e o custo do DVR aumenta quando aumentamos a faixa de tenso. Os controladores srie atualmente em uso tm uma faixa de cobertura de 50 % ou seja, protegem as cargas para afundamentos de at 50 % da tenso nominal. A figura 9 ilustra bem a situao descrita acima.

Vantagens: O custo para a correo de tenso inferior quando comparado com a tecnologia UPS de mesma faixa de potncia; Possibilita proteger a carga da influncia de harmnicos na rede. Maior confiabilidade quando comparado com o sistema UPS.

Desvantagens: No possibilita uma soluo ride-through para interrupes momentneas de tenso. Necessita de um caminho de baixa impedncia montante do DVR, de forma a permitir a circulao de corrente. Necessidade de espao fsico considervel para o transformador srie.

G. DySC Dynamic Sag Corretor O DySC a mais recente soluo disponvel no mercado para mitigao de afundamento de tenso, que consiste em um dispositivo srie/shunt hbrido que protege cargas sensveis de afundamento s de tenso e de interrupes momentneas. Com valores nominais que variam de 250 VA a mais de 3000 kVA, o DySC pode ser aplicado no ponto de utilizao da carga sensvel dentro de uma planta, ou at mesmo dentre do equipamento sensvel. O DySC atinge e excede as exigncias da norma SEMI F47, conforme mostra a figura 11. A tecnologia empregada no DySC baseada nos dispositivos de compensao srie ativa. Esse dispositivos injetam uma tenso (boost) em srie com a tenso remanescente do sistema durante um afundamento de tenso. Um diagrama bsico, mostrando os dispositivos eletrnicos que so utilizados para se obter a compensao, mostrado na figura 12. Quando um distrbio detectado na tenso de entrada, uma chave eletrnica abre e a potencia suprida atravs da eletrnica conectada em srie. Esse circuito adiciona ou subtrai um sinal de tenso da tenso de entrada da rede de modo que a tenso de sada permanea dentro de um valor aceitvel durante o distrbio.

Figure 10. Parte do plano complexo de tenso protegido por um DVR com indicao da faixa (rating) de tenso.

A figura 10 apresenta as formas de onda de tenso a montante e jusante de um DVR durante a ocorrncia de um afundamento de tenso. Nota-se que o equipamento funciona como esperado mantendo a tenso na carga regulada.

Figure 11. Tenso antes e depois do DVR durante a ocorrncia de um sag. Figure 12. Norma SEMI F47 e a faixa de proteo do DySC (em azul).

A chave eletrnica atua de forma muito rpida de forma que o distrbio visto pela carga seja menor que um quarto de ciclo de durao. Essa atuao rpida o suficiente para evitar problemas com quase todos os tipos de cargas sensveis.

para a manuteno do conjunto em funcionamento obtida da energia cintica do motor (inrcia) atravs da desacelerao do mesmo. No retorno da rede o motor reacelerado para a velocidade definida pela referncia de velocidade. A figura 13 mostra o perfil da tenso no barramento CC durante a ocorrncia de um afundamento ou interrupo momentnea de tenso.

Figure 13. Diagrama bsico do DySC.

No caso de um afundamento de at 50% da tenso nominal, o DySC pode, em princpio prover 100% da tenso de alimentao indefinidamente sem qualquer sistema se armazenamento de energia significativo e sem o transformador srie do DVR. No caso de uma interrupo, o DySC prov de 3 a 12 ciclos de suporte de tenso, limitada pela quantia de energia armazenada nos capacitores da barra de corrente contnua. Vantagens: O custo de um DySC est abaixo das alternativas tecnolgicas existentes; No necessrio o uso de transformador; No necessria a utilizao de grandes armazenadores de energia.

Figure 14. Atuao da funo Ride-Through em modo vetorial.

Aps a falta de rede (t0), a tenso do link CC (Ud) comea a diminuir segundo uma taxa dependente da condio de carga do motor, podendo atingir o nvel de subtenso (t2) se a funo Ride-through no estiver operando. O tempo necessrio para que isto ocorra, tpico para carga nominal, da ordem de 5 a 15ms. Com a funo ride-through ativa, a falta de rede detectada quando a tenso Ud cai abaixo do valor Ud falta de rede (t1). Imediatamente o inverdor inicia a desacelerao controlada do motor, regenerando a energia

Desvantagens: No projetado para suportar interrupes momentneas de tenso. Proporciona uma soluo ride-through para afundamentos acima de 50%;

H. Uso da inrcia da carga O software de controle do inversor (ASD) pode ser modificado de forma que na ocorrncia de um distrbio que cause a queda na tenso do barramento CC abaixo de um valor especificado, o inversor ir ajustar a freqncia ligeiramente abaixo da freqncia do motor, fazendo o motor atuar como gerador. O inversor ir absorver uma pequena quantidade de energia da massa girante de forma a manter a tenso do barramento CC dentro de limites especificados. Acionamentos comerciais j esto disponveis no mercado com essa caracterstica, como o caso do inversor da WEG modelo CFW 09. O objetivo da funo ride-through parametrizvel nesse equipamento em modo vetorial, fazer com que o inversor mantenha o motor girando durante a falta de rede, sem interrupo a memorizao de falha. A energia necessria

para o link CC de modo a manter o motor operando com a tenso Ud regulada no valor Ud Ride-Through. Caso a rede no retorne, o conjunto permanece nesta condio o maior temo possvel (dependendo do balano energtico) at a ocorrncia da subtenso (E02 em t5). Se a rede retornar (t3) antes da ocorrncia da subtenso, o inversor detecta o retorno da mesma quando a tenso UD atinge o nvel Ud retorno rede (t4). O motor ento reacelerado, seguindo a rampa ajustada, desde o valor corrente de velocidade at o valor definido pela referencia de velocidade ativa. Vantagens: Nenhum hardware adicional necessrio, somente a modificao do software do inversor; Inversores comerciais esto disponveis no mercado com essa caracterstica com 2 s de ride-through para afundamentos para 80 % da tenso nominal.

Desvantagens: A velocidade do motor reduzida e o torque revertido, o que aceitvel para cargas do tipo ventilador e bomba, mas no aceitvel para outros tipos de carga. A durao da capacidade de ride-through ir depender da inrcia da carga acoplada ao eixo do motor. IV. CONCLUSO

[3]

As tecnologias para mitigao do afundamento e interrupo momentnea de tenso apresentadas anteriormente, so uma pequena amostra da variedade de solues que podem ser adotadas para tais tipos de problemas. A escolha do mtodo adequando ir depender, entre outros aspectos, dos seguintes pontos: potncia da carga, severidade e durao do afundamento de teso que se quer proteger. Os avanos nas reas de eletrnica de potncia e microprocessadores tm permitido o aparecimento de vrias tecnologias para o acondicionamento de energia e sistemas de proteo. Experincias realizadas, principalmente nos EUA, tm demonstrado a eficincia tcnica e a viabilidade econmica da aplicao de algumas dessas tecnologias no controle e mitigao de afundamentos de tenso. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] Bollen, M. H. J., Understanding Power Quality Problems Voltage Sags and Interruptions, IEEE Press Series on Power Engineering, 543p, 1999, New York. A. von Jouanne, P. N. Enjeti, Assessment of Ride-Through Alternatives for Adjustable-Speed Drives, IEEE Transactions on Industry Applications, vol. 35, NO. 4, pp. 908-916, July-August. 1999.

D. Ezer, R. A. Hanna, J. Penny, Active Voltage Correction for Industrial Plants IEEE Transactions on Industry Applications, vol. 38, NO. 6, pp. 1641-1646, November-December. 2000. [4] W. E. Brumsickle, R. S. Schneider, G. A. Luckjiff, D. M. Divan, M. F. Mcgranaghan, Dynamic Sag Correctors: Cost-Effective Industrial Power Line Conditioning IEEE Transactions on Industry Applications, vol. 37, NO. 1, January-February. 1999. [5] C. J. Melhorn, A. Braz, P. Hofmann, R. J. Mauro, An Evaluation of Energy Storage Techiniques for Improving Ride-Through Capability for Sensitive Customers on Underground Networks IEEE Transactions on Industry Applications, vol. 33, NO. 4, July- August. 1997. [6] D. Divan, F. R. Garcia, A. C. Naves, Uma Anlise Comparativa entre as Principais Tecnologias existentes e a Nova Tecnologia DYSC para correo de Problemas Causados pelos Afundamentos de Tenso em Processos Industriais VI SBQEE, agosto. 2005. [7] M. MacGranaghan, C. Melhorn, Economics of Different Plant RideThrough Improvement Soluctions for Power System Problems. (Incompleta) [8] Voltage Sag Ride-Through Mitigation in Sequence by Increasing Cost. (Incompleta) [9] Dugan, R.C, Mcgranaghan, M.F, Santoso, S., Beaty, H.W, Electrical power System Quality, McGraw-Hill, 528p, 2002 [10] Inversores de Freqncia CFW 09 Manual do Usurio, WEG, 282p, 2003.

[2]

Вам также может понравиться