Вы находитесь на странице: 1из 8

Ionmero de Vidro Os cimentos de ionmero de vidro tem grande potencial de adeso por meios fsico-qumicos que apresentam tanto

ao esmalte quanto dentina, possibilitando dessa forma considervel economia do tecido dental sadio, uma vez que se torna desnecessrio a execuo de preparos tpicos com retenes mecnicas adicionais, alm de permitirem margens completamente seladas, do comprovado fornecimento de ons flor estrutura adjacente s restauraes e da melhor compatibilidade biolgica. Composio Os cimentos de ionmeros de vidro so derivados dos cimentos de silicato e dos cimentos de policarboxilato de zinco, consistindo, basicamente, de um p de vidro (alumnio silicato) com ons reativos e um policido que reagem para formar uma massa dura de cimento. O p especialmente constitudo por um vidro de alumnio silicato, com alto contedo de fluoretos. Ele contm uma maior poro de oxido de alumnio, oxido de silcio e fluoretos que o vidro usado para o p do cimento de silicato, sendo, consequentemente, mais bsico. O lquido de essencialmente cido poliacrlico com certos aditivos, tais como o cido do itacnico e tartrico para aperfeioar certas propriedades. O cido itacnico reduz a viscosidade do lquido e, tambm, o torna mais resistente ao congelamento. O cido tartrico aumenta a fora coesiva, a resistncia compresso e melhora o tempo de trabalho. O lquido, portanto, apresenta potencial de quelar certos ons da estrutura dental, particularmente o clcio. Esta quelao uma unio qumica entre o material e a estrutura dental, produzindo, desse modo, a reteno do cimento ao dente. Reao de presa Os cimentos de ionmero de vidro passam por uma prolongada reao de presa, quando comparados a outros cimentos dentais. A reao acontece em vrios estgios simultneos em que, inicialmente, ons metlicos(Ca++ e Al+++) so extrados das partculas de vidro e formam-se sais insolveis que levam a geleificao. Nos primeiros estgios as ligaes cruzadas principalmente de ons clcio, resultam num material de baixa resistncia e rigidez e num alto fluxo plstico. Nesse momento, o material pode ser contrariamente afetado pela umidade devido alta sensibilidade do policarboxilato de clcio gua. Os ons de alumnio parecem combinar-se com grupos carboxlicos especficos, de tal modo que h uma considervel melhora de resistncia deformao plstica. A reao de presa entre o p e o lquido essencialmente, acidobsica, resultando num sal hidratado, sendo que, nos primeiros cinco minutos, um gel

de policarboxilato de clcio formado, o que permite adeso inicial estrutura dental e nas 24 horas seguintes, um gel de policarboxilato de alumnio formado, podendo, nesse instante, a adeso ser considerada maturada. De uma forma suncita, pode-se dizer que o p e lquido, pode-se dizer que o p e liquido, quando misturados e manipulados, reagem de uma maneira similar aos cimentos de silicato. Inicialmente, forma-se uma pasta que endurece rapidamente at virar uma massa slida, unida por um gel de polissais. Os polissais unem as partculas de vidro no reagidas numa matriz de cimento. Classificao Os ionmeros de vidro podem ser classificados em dois grandes grupos: 1- Cimentos ionomricos convencionais que se subdividem em quatro tipos (I,II,III e IV); e 2- Cimentos ionomricos reforados com partculas metlicas que se subdividem em dois tipos, disponveis industrialmente (Cermets) e caseiros (Mistura Milagrosa). Principais caractersticas Adesividade adere-se ao esmalte e a dentina; Liberao de flor (Ao anticongnita) os ons de flor so liberados as regies adjacentes restaurao; Biocompatibilidade; Resistncia abraso; Esttica dificuldade de se obter uma boa esttica.

Indicaes A principal indicao recai nas cavidades de classe V de eroso/abraso (sem necessidade de preparo cavitrio), porm devido as suas boas propriedades podem, tambm, ser utilizados em: Cavidades de classe III (especialmente aquelas que se estendem para a superfcie vestibular e aquelas com acesso por palatino que no coincidem com reas de contato proximal e/ou com dente antagnico); Cavidades de classe V (leso cariosa); Restauraes preventivas em cavidades de classe I (0) incipientes; Cobertura de emergncia em dentes anteriores fraturados; Cavidade tipo tnel; Selamento de cicatrculas e fissuras; Cavidades do tipo I e II em dentes decduos; Como material para ncleo de preenchimento;

Como agente intermedirio em cavidade a serem restauradas com resinas compostas.

Contraindicaes So contraindicados para reas sujeitas a grandes cargas oclusais. Apresentam, tambm, insuficiente translucidez para serem empregados na superfcie vestibular visvel. Assim sendo, esto contraindicados para as seguintes situaes: Restauraes de cavidades classe IV; Restauraes de amplas cavidades de classe I; Restauraes de cavidade de classe II; Restauraes de grandes reas cuspdeas; Restauraes de grandes reas vestibulares que exigem pequenas espessuras de cimento, sendo a esttica de primordial importncia.

Aplicaes clnicas Restauraes de Leso de Eroso/Abraso Cervical sem Preparo cavitrio; Restauraes de cavidades de classe III Restauraes Combinadas de Ionmero de Vidro e Resinas Compostas (Tcnica de Sanduiche).

Resina Composta Apresenta menor desgaste, mais fcil de ser manuseado, possui vrias tonalidades a fim de suprir as necessidades de cada paciente e oferece uma tima esttica. Composio As resinas compostas atuais so constitudas principalmente: Matriz orgnica constituda por um BS-GMA(bisphenol glicidil metacrilato) ou uma poliuretana, que podem ser considerados como corpo da resina composta. Para diminuir a viscosidade deste sistema de resina, facilitando assim a manipulao e insero das cavidades, so adicionados monmeros de baixa viscosidade, TEG-DMA (trietileno glicol dimetacrilato), EDGAMA (etileno glicol dimetacrilato) e tambm alguns oligoetilenoglicis de metacrilatos tais como: DEG-DMA e TE-EGDMA. Os produtos que empregam as poliuretanas tm como constituinte principal o UEDMA e o TUDMA. Tambm se podem encontrar compsitos quem tm em sua composio monmeros de BIS-GMA, associados com UEDMA ou TUDMA. Carga inorgnica: Com o objetivo de melhorar as propriedades da resina alguns autores adicionavam partculas inorgnicas matriz dos compsitos, partculas como: vidro de brio, boro, zinco, estrncio e silicato-ltio-alumnio, com tamanho mdio de 1 a m. Agente de unio carga/matriz: Tem como o objetivo evitar que haja fratura ou infiltrao de fluidos para o interior na matriz unindo as fases de adio de uma carga inorgnica ao complexo resinoso. As partculas de carga a um processo de silanizao, utilizando o agente metacriloxipropil-trimetoxi-silano com a finalidade de cobrir a superfcie da carga, tornando-as hidrfobas e capazes de reagir quimicamente pela copolimerizao dos grupamentos metacrilatos, tanto do agente como do monmero. Outros compostos: Tambm fazem parte da composio das resinas agentes inibidores, ativadores da polimerizao e radipacificadores. Sistemas iniciadores ou ativadores Estes sistemas podem se divididos em dois grupos: os quimicamente ativados e os fotoativados, sendo que este pode ser subdividido por luz ultravioleta e luz visvel. Os quimicamente ativados empregam o perxido de benzoila como indicador que ativado pela amina aromtica terciria. Este sistema denominado sistema de induo perxido/amina.

Classificao das Resinas Compostas Resina tradicional ou convencional: contm, geralmente, pelo menos 60% em peso de carga inorgnica e uma mtria orgnica. Principais vantagens dela so: maior aspereza da superfcie e contaminao do quartzo. Resinas compostas de micropartculas: diferencia-se das convencionais quanto ao tamanho da carga e na maneira pela qual incorporada matriz. Constitudo principalmente de slica coloidal. Resinas compostas intermedirias: essas resinas podem ser subdivididas em: 1. Intermedirias de partculas mdias; 2. Intermedirias de partculas pequenas.

Propriedades Resistncia abraso: uma das principais desvantagens destes materiais baixa resistncia abraso, que leva perda da forma anatmica das restauraes. Estabilidade de cor: vrios so os fatores que determinam que as resinas compostas sejam consideradas como materiais restauradores semipermanentes. Dentre estes fatores est a possibilidade de sofrerem alteraes de cor em perodos de 2 a 3 anos. Isto pode ocorrer de duas maneiras distintas: manchamento superficial e descolorao interna. A maior estabilidade de cor a proporcionada pela luz ultravioleta, uma vez que este sistema so se utiliza de aminas para polimerizao. Contrao de polimerizao infiltrao marginal e expanso higroscpica: Alguns autores tm demonstrado que as resinas compostas apresentam uma contrao de polimerizao de 1,67% a 5,68% de seu volume e desenvolvem uma fora de contrao at 300kg/com.

Resinas Fluidas (Adesivas) Para que as resinas restauradoras, especialmente as compostas, possuam unir-se de uma forma mais eficaz e duradouras com a estrutura dental, e com isso possibilitar maior longevidade s restauraes, fundamental o emprego prvio de uma resina de baixa viscosidade(adesivo) que seja Capaz de penetrar no ntimo da estrutura dental(esmalte e/ou dentina) e ai polimerizar-se As resinas fluidas podem ser classificadas, didaticamente, em dois grupos: Adesivo para esmalte; Adesivo dentinrio.

Amlgama Ao fato dele, ao contrario dos demais, ser um material auto-selante, o que ocorre, provavelmente, por causa da deposio de produtos de sua corroso na interface dente/restaurao. Em funo disso, a infiltrao observada ao redor das restauraes de amlgama decai medida que envelhecem e, por consequncia, torna-se mais difcil o surgimento de cries recorrentes. Ligas para amlgama Juntamente com a adequao do paciente e o correto preparo da cavidade, o tipo de liga o fator que parece mais influir no desempenho clnico das restauraes de amlgama. Classificao das ligas para amlgama As ligas para amlgama so classificadas em funo do contedo de cobre que apresentam e do teor de fase gama 2 que os amlgamas oriundos delas iro apresentar, em ligas com baixo teor de cobre e ligas enriquecida com cobre. Principais caractersticas Teor de Fase gama 2: a reao que ocorre entre o mercrio e a liga, quer convencional, quer enriquecida com cobre, complexa e incompletamente compreendida. As fases de cristalizao so diferentes quanto estrutura e composio, sendo que as propriedades do amlgama iro depender da proporo de cada fase da relao entre elas. Resistncia corroso: a corroso do amlgama evidenciada, clinicamente, atravs da sua textura superficial, fraturas marginais e descolorao das estruturas dentais, sendo a fase gama 2 a que mais sofre com esse processo. Os amlgamas de ligas enriquecidas com cobre, por no apresentarem fase gama 2, ou por apresentarem-na menos que aqueles de ligas convencionais, so superiores, portanto, em termos de resistncia corroso. Propriedades mecnicas: os amlgamas de prata eram separados de acordo com a prtica diria, de acordo com algumas de suas propriedades mecnicas, como por exemplo; elevada compresso e diametral. Desempenho clnico: amlgamas de ligas enriquecida com cobre comportam-se melhor, clinicamente, que aqueles de ligas

convencionais. Da mesma forma, destacam que essa diferena de comportamento observada o ndice de degradao marginal. Caractersticas manipulativas: As ligas constitudas apenas por partculas irregulares ou com predomnio desse formato de partculas apresentam as seguintes caractersticas: 1. Necessitam de mais mercrio para a amalgamao; 2. Os amlgamas com elas obtidos apresentam condensabilidade de compactao positiva durante a insero na cavidade. 3. Caractersticas granulosas durante a escultura. As ligas constitudas apenas por partculas esfricas ou esferoidais so totalmente diferentes das primeiras, sendo as seguintes: 1. Necessitam de menos mercrio; 2. Oferecem menor resistncia condensao; 3. So fceis de esculpir.

Bibliografia

Baratieri, Luiz N., Dentstica Operatria Procedimentos Preventivos e Restauradores, 2 Edio, So Paulo, Santos Livraria Editora, 1992.

Вам также может понравиться