Вы находитесь на странице: 1из 4

X V I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

A SUPER-FSICA DOS SUPER-HERIS: PROJETOS, FSICA E SUPER-PODERES

Luciano Denardin de Oliveiraa [denardin@cpovo.net]


a

Colgio Monteiro Lobato -Porto Alegre, RS e Mestrado Profissionalizante em Ensino de Fsica- IF-UFRGS

RESUMO
Neste trabalho so apresentados a metodologia e os resultados do projeto a super-Fsica dos super-heris desenvolvido no Colgio Monteiro Lobato-RS com alunos do 2 ano do ensino mdio. O projeto teve durao aproximada de um ms, quando os alunos, em grupos, pesquisaram curiosidades e poderes de super-heris, realizando posteriormente uma investigao dos superpoderes sob uma viso da Fsica. Para a pesquisa foram disponibilizados a biblioteca e o laboratrio de informtica da escola e o professor da disciplina de Fsica sempre se fez presente para discutir possveis indagaes dos estudantes. Numa data pr-determinada, cada grupo apresentou sua pesquisa. Pde-se averiguar atravs de relatos que os alunos se mostraram motivados na realizao do projeto, bem como julgaram que, quando a Fsica est associada a assuntos do dia-a-dia o aprendizado se d com maior facilidade. Pde-se verificar que possvel o aluno aprender com o colega e/ou atravs da pesquisa, sendo o professor um facilitador nesse processo de construo do conhecimento.

INTRODUO
Atualmente, o ensino da Fsica no nvel mdio consiste basicamente em aulas expositivas e resoluo de problemas. Atividades experimentais, por incrvel que possa parecer, no possuem uma grande incidncia nas aulas dessa disciplina [1]. Menezes e Vaz [2] mostram a necessidade do professor inovar na sua prtica pedaggica, em contraposio a um ensino cada vez mais fraco e descontextualizado, uma vez que a maneira como a Fsica ensinada atualmente est muito distante dos interesses e do dia-a-dia do aluno. Muitos trabalhos e relatos de experincias que apresentam atividades inovadoras, buscando contextualizar o ensino de Fsica com o cotidiano do aluno, tm sido apresentados nos ltimos anos [3-8]. Trabalhar com projetos em sala de aula pode ser uma alternativa vivel para permitir a contextualizao do contedo a ser ensinado com o dia-a-dia do aluno, bem como facilitar seu processo de aprendizagem, uma vez que envolve um planejamento coletivo e uma troca de saberes entre professores e alunos. Trabalhar com projetos valoriza o trabalho em grupo, estimulando a socializao de saberes, a cooperao, a iniciativa, a participao e a tomada de decises, sendo uma possibilidade para a promoo de inter-relaes entre diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano, ou seja, uma maneira de articular os pontos de vista distintos do saber num ciclo ativo [9]. Dessa forma, o aluno, no seu processo de aprendizagem, poder ter um desenvolvimento da compreenso que se constri a partir de uma produo ativa de significados e do entendimento daquilo que pesquisa, identificando diferentes fatos, buscando explicaes, formulando hipteses, confrontando dados para poder realizar uma variedade de aes de compreenso que mostrem uma interpretao do tema e ao mesmo tempo, um avano sobre o mesmo [10]. Pensando nisso, desenvolveu-se no Colgio Monteiro Lobato- Porto Alegre, RS, o projeto a super-Fsica dos super-heris onde tentou-se aproximar a Fsica do dia-a-dia do aluno atravs de um tema de seu interesse, para que ele construsse o seu conhecimento de maneira satisfatria. Feder [11] relata uma

X V I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

experincia de trabalho com super-heris, onde princpios da Fsica so utilizados para corroborar situaes apresentadas em histrias em q uadrinhos. O projeto a super-Fsica dos super-heris tem uma dimenso diferente acerca desse tpico, uma vez que o aluno o agente ativo no processo de aprendizagem, pois ele mesmo far a pesquisa, procurando as respostas para as suas indagaes. O professor o facilitador nesse processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos, a metodologia e os resultados desse trabalho so aqui apresentados.

OBJETIVOS
Super-heris sempre foi um tema que circulou na mente dos adolescentes. Possivelmente todos ns temos o nosso super-heri preferido. Com o aumento de filmes envolvendo superheris exibidos nos cinemas nos ltimos anos, esse tema se tornou ainda mais presente na vida dos adolescentes. Dessa forma, sabendo que o aluno constri o conhecimento com propriedade quando a sua aprendizagem significativa [12], o projeto intitulado A super-Fsica dos super-heris visou relacionar a disciplina de Fsica com os super-heris, tendo como objetivo principal permitir a construo de conhecimentos de Fsica por parte dos estudantes atravs da anlise dos superpoderes dos heris e sua associao com conceitos, princpios e leis da Fsica, bem como propiciar atitudes de investigao, pesquisa e socializao de saberes.

METODOLOGIA
O projeto foi desenvolvido com alunos do 2o ano do ensino mdio do Colgio Monteiro Lobato- Porto Alegre, RS, tendo durao aproximada de um ms. Inicialmente, foi proposto o trabalho, discutindo-se seus objetivos, bem como o planejamento e organizao das aes a serem realizadas. Posteriormente, os alunos formaram grupos onde cada grupo definiu um ou mais superheri(s) e/ou vilo(es) para a posterior investigao dos super-poderes destes sob uma viso da Fsica. Aps a formao dos grupos e escolha dos personagens os alunos realizaram uma pesquisa acerca da origem, da histria e curiosidades de cada heri, bem como investigaram como ele adquiriu os super-poderes. Uma lista detalhada dos super-poderes tambm foi confeccionada, nessa etapa do projeto. Periodicamente, cada grupo socializava os resultados obtidos nas suas investigaes, de forma que cada aluno tinha conhecimento do andamento do trabalho dos colegas, bem como se incentivava a troca de informaes, de fontes de pesquisa e referncias. A etapa seguinte consistiu em associar os poderes dos super-hrois com conceitos de Fsica, verificando onde eles violam (ou no) leis e princpios fsicos. Para a realizao dessa pesquisa foi disponibilizada a biblioteca, onde revistas e livros puderam ser consultados. O laboratrio de informtica da escola tambm foi utilizado, permitindo uma busca via internet de sites que apresentassem informaes pertinentes. Em todas as etapas o professor da disciplina de Fsica encontrava-se disposio para indicar literatura pertinente pesquisa, dar suporte para a realizao do projeto, para discutir os fenmenos fsicos envolvidos em determinadas situaes, enfim, para orientar o trabalho, sendo o professor um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Numa data pr-determinada cada grupo apresentou os resultados de sua pesquisa para os demais colegas, permitindo assim a socializao do conhecimento, quando os alunos puderam aprender com os seus colegas. A apresentao do projeto poderia se dar por cartazes, porm todos os grupos optaram por realizar uma exposio oral utilizando como recurso de apoio um projetor multimdia (datashow) disponvel na escola. Cada grupo teve de 10 a 20 minutos para a apresentao e discusso de sua investigao. vlido salientar que muitos tpicos da Fsica

X V I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

envolvidos na apresentao dos alunos ainda no haviam sido oficialmente discutidos em aula e, mesmo assim, os alunos conseguiram compreender os fenmenos envolvidos, corroborando a idia de que o aluno pode aprender por si s e com seus colegas, sendo o professor um facilitador desse aprendizado, um maestro, que ir reger o aluno mostrando o caminho que este deve seguir para construir o seu conhecimento com propriedade. Ao final, cada aluno relatou por escrito as suas dificuldades, aprendizagens, superaes, enfim sua vivncia nesse projeto.

RESULTADOS
Super-heris como homem-aranha, Hulk, super-homem, mulher-maravilha, quarteto fantstico e X -men foram os escolhidos pelos alunos para a realizao de suas pesquisas. Dentre as concluses dos alunos, so exemplos: o fato da mulher-invsivel ser cega, uma vez que a imagem de um dado objeto no se formaria na retina (por essa ser transparente); tendo conhecimento da massa e da altura alcanada por um salto do Hulk, os alunos estimaram a fora mdia de interao deste com uma superfcie quando do salto; verificaram ainda que o super-homem no poderia voar nem emitir raios-X (e mesmo que emitisse, no observaria uma imagem, uma vez que ele se encontra do mesmo lado da fonte emissora de radiao e o olho no sensvel a essa faixa de comprimento de onda). Com base nos relatos escritos pelos alunos no final do projeto, pode-se verificar que tal trabalho lhes pareceu muito interessante. Entre as diversas opinies expressas, as mais presentes relatam a escassez de material relacionando cincia e heris e a pertinncia do tema proposto, uma vez que super-heris um tpico de interesse dos alunos. Sendo um assunto interessante, os estudantes se sentiram motivados em realizar o trabalho, bem como salientaram que, quando a Fsica encontra-se associada a um tema de seu dia-a-dia, o aprendizado se torna mais fcil, uma vez que eles apresentam uma maior pr-disposio para aprender. Abaixo algumas citaes dos alunos so reproduzidas: Tivemos que examinar os poderes e pesquisar para poder explic-los. Foi um jeito de aprender fsica de um modo diferente. ...pudemos rever alguns assuntos que j tnhamos estudado. O professor esteve disposio dos grupos para que estes pudessem tirar dvidas, o que fundamental na realizao desse trabalho. ...com o projeto pudemos passar a Fsica que estudamos para o cotidiano. Ter aulas prticas sempre bom, porque podemos criar uma imagem dos conceitos que nos so passados e assim compreender melhor o que dito para ns.

CONCLUSO E SUGESTES
Pode-se concluir que, quando tpicos de Fsica esto associados a temas de interesse dos alunos, esses mostram uma maior pr-disposio para o aprendizado. O uso de projetos pode ser uma maneira de conciliar conceitos de Fsica com o dia-a-dia do estudante, fazendo com que este construa o seu conhecimento com propriedade. Verifica-se que o aluno pode aprender com o colega e/ou atravs da pesquisa, bem como que o professor pode ser um facilitador nesse processo de ensino-aprendizagem. Como sugesto, esse projeto pode ter um carter interdisciplinar, quando, por exemplo, as disciplinas de qumica, biologia e filosofia poderiam explorar tambm os super-poderes sob outros aspectos, a disciplina de lngua portuguesa contribuir na confeco dos textos do trabalho, a de lngua estrangeira no auxlio na leitura de fontes de pesquisa em outros idiomas.

X V I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

AGRADECIMENTOS
O autor agradece aos professores Paulo Machado Mors e Eliane Angela Veit, pelas sugestes e pela leitura crtica desse trabalho. Apoio: CAPES, PROPESQ-UFRGS

REFERNCIAS
[1] HERNANDES, C.L., CLEMENT, L., TERRAZZAN, E.A. Uma atividade experimental investigativa de roteiro aberto partindo de situaes do cotidiano. In: Vianna, D. M.; Peduzzi, L. O. Q.; Borges, O. N.; Nardi, R. (Orgs.). Atas do VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Fsica. So Paulo: SBF, 2002. (CD-Rom). [2] MENEZES, P.H.D., VAZ, A. M.. Tradio e inovao no ensino de Fsica: a influncia da formao e profissionalizao docente. In: Vianna, D. M.; Peduzzi, L. O. Q.; Borges, O. N.; Nardi, R. (Orgs.). Atas do VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Fsica. So Paulo: SBF, 2002. (CD-Rom). [3] OLIVEIRA, L.D., GALLI, C., SCOLARI, L.M. Atividades interativas de Fsica no museu de cincias como parte do currculo escolar. In: Vianna, D. M.; Peduzzi, L. O. Q.; Borges, O. N.; Nardi, R. (Orgs.). Atas do VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Fsica. So Paulo: SBF, 2002. (CD-Rom). [4] BARCO, R., et al. A Fsica dos brinquedos. In: Anais da 51 Reunio Anual da SBPC, 1999, Porto Alegre. [5] FERREIRA, M.C., CARVALHO, L. M. O. A evoluo dos jogos de Fsica, a avaliao formativa e a prtica reflexiva do professor. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v.26, n.1, p.57-61 (2004). [6] LEVADA, C.L., FERRARI, P.R. Colises entre veculos opo tcnica para ensino de mecnica. In: Anais da 52 Reunio Anual da SBPC, 2000, Braslia. [7] PENA, F. L. A. Tirinhas no Ensino de Fsica. Fsica na Escola, v. 4, n. 2, 2003. [8] OLIVEIRA, L. D. de. Aprendendo Fsica com o Homem-aranha: utilizando cenas do filme para discutir conceitos de Fsica no Ensino Mdio. (A ser submetido Revista Brasileira de Ensino de Fsica). [9] MORIN, E. El mtodo: la natureleza de la natureleza. Madrid: Catdra, 1981. [10] HERNNDEZ, F. Cultura visual, mudana educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. [11] FEDER, T. Teaching physics with superheroes. Physics Today, Melville, v.55, n.11, p.29-30, November 2002. [12,] MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem . Ed. Pedaggica e Universitria, So Paulo, 1999.

Вам также может понравиться