Вы находитесь на странице: 1из 6

5.1 Dialogando O que educao? Brando (1985, p.

. 7), nos diz que educao todo conhecimento adquirido com a vivncia em sociedade, seja ela qual for. Sendo assim, o ato educacional ocorre no nibus, em casa, na igreja, na famlia e todos ns fazemos parte deste processo.
Ningum escapa da educao. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos ns envolvemos pedaos da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educao. Com uma ou com vrias: educao? Educaes. (BRANDO, 1985, p. 7)

Para o autor, no existe um exemplo para se educar, no existe um nico modo. A educao acontece a partir do momento em que se observa, entende, imita e se aprende; e este processo no ocorre somente dentro de uma sala de aula, onde existe um professor, formado para educar. Em todos os povos, em todas as classes, a aprendizagem est presente, de vrias maneiras. Concordando com as ideias de Brando, Libneo (2002, p.27) define a educao como [...]fenmeno plurifacetado, ocorrendo em muitos lugares, institucionalizado ou no, sob vrias modalidades. O autor identifica a prtica pedaggica em seus variados meios de ocorrncia.
Em disseminao e internalizao de saberes e modos de ao (conhecimentos, conceitos, habilidades, hbitos, procedimentos, crenas, atitudes), levando a prticas pedaggicas. Mesmo no mbito da vida privada, diversas prticas educativas levam inevitavelmente a atividades de cunho pedaggico na cidade, na famlia nos pequenos grupos, nas relaes de vizinhana. (LIBNEO, 2002, p. 27) vrias esferas da sociedade surge a necessidade de

A educao se agrega, pois, para Libneo, a processos de comunicao e interao pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, tcnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessrio para produzir outros saberes, tcnicas, valores, etc. Percebe-se esse ato todos os dias. As crianas esto aprendendo coisas novas todo o tempo. Aprendem uma msica, uma historinha ou algum comportamento. Aprendem com o coleguinha, com o av, com um desenho animado. Como afirmaram Brando e Libneo, isso a

educao: fenmeno que ocorre em todos os locais, em todas as esferas da sociedade, de muitas maneiras.
Referncias: BRANDO, Carlos Rodrigues. O que educao. So Paulo: Brasiliense, 1985. LIBNEO, Jos Carlos. Pedagogia e Pedagogos para qu? So Paulo. Editora Cortez, 2002.

FUNO SOCIAL DA ESCOLA A Escola uma instituio social que, mediante sua prtica no campo do conhecimento, das atitudes, valores, em que o aluno encontre motivos para estar ali e participar de maneira ativa, dinmica, construindo seu aprendizado, pois uma sociedade s de fato democrtica quando os cidados que dela fazem parte so em primeiro lugar alfabetizados, reflexivos, com condies reais de exercerem sua participao e cidadania, conhecedores de seus direitos e deveres; e o caminho a ser seguido para chegar a esse patamar um processo educativo verdadeiramente funcional. O papel social da escola o desenvolvimento de processos educativos, na sistematizao e socializao da cultura historicamente produzida pelos homens. O contexto de educao que estamos preconizando fundamenta-se numa perspectiva, crtica que conceba o homem na sua totalidade, enquanto ser constitudo pelo material, ldico, esttico, biolgico e afetivo, portanto no desenvolvimento das prticas educacionais, precisamos ter em mente que os sujeitos dos processos educativos so os homens e suas mltiplas e histricas necessidades. Com base nas ideias de Paro (2006, p. 54) preciso primeiro olhar como a escola hoje est organizada, uma vez que, as relaes de trabalho dentro desta acontecem de forma verticalizada, no qual o diretor visto como o chefe que dar as ordens e divide os diversos setores, contribuindo ento para uma hierarquia de poder dentro da mesma, o qual dificulta a possibilidade de todos participarem nas tomadas decises e execues, para que assim se obtenha uma gesto democrtica. A articulao entre os diversos segmentos que compem a escola e a criao de espaos mecanismos de participao so prerrogativas fundamentais para o exerccio do jogo democrtico, na construo de um processo de gesto democrtica. O grande desafio da escola fazer do ambiente escolar um meio que favorea o aprendizado, assim a escola deixa de ser apenas um ponto de encontro e passe a ser, alm disso, um encontro com o saber, com descobertas de forma prazerosa e funcional, conforme Libneo (2005, p. 117):
Deveremos inferir, portanto, que a educao de qualidade aquele mediante a qual a escola promove para todos os domnios dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos.

A escola, no desenvolvimento de sua funo social formadora de sujeitos histricos, precisa se tornar um espao de sociabilidade que possibilite a construo e a socializao do conhecimento produzido, tendo em vista que esse conhecimento no dado a priori. O PAPEL DO PEDAGOGO E A IMPORTNCIA DO PLANEJAMENTO O pedagogo, enquanto intelectual comprometido com a transformao social deveria pensar a escola concreta como ponto estratgico, pois, a partir da, inicia-se um novo movimento: o de buscar compreender o meio em que est inserida, seus desafios, seus anseios, suas contradies e seus limites. preciso analisar o mundo do aluno para, a partir do conhecimento de sua realidade, ajud-lo a encontrar meio para mudar a correlao de foras com a sociedade que o explora. E a partir da, procurar desenvolver a sua capacidade de organizar o pensamento e compartilhar suas ideias, de se constituir enquanto grupo, de compreender a fora de ao coletiva, de liderar, de pensar criticamente a realidade social, de filtrar da histria de sua classe, de capacitar a se tornar sujeito de sua prpria histria. (VALE, 1982, p.35).
Para tanto, cabe ao pedagogo viabilizar articulaes no processo ensino aprendizagem promovendo abertura no interior da escola para que, alunos e pais de alunos, como um todo, possam estudar, discutir e avaliar a qualidade dos contedos trabalhados, bem como o material didtico, procedimentos de ensino, avaliao e programas, ou seja, tudo o que faz parte do trabalho pedaggico na sua totalidade.

Assim, o pedagogo estar comprometido com a construo de uma sociedade democrtica, visando superao do trabalho fragmentado dentro da estrutura educacional. Certamente, grande o desafio do pedagogo em efetivar seu trabalho no mbito da ao coletiva. Porm, alm de ser uma questo de compromisso pessoal, tambm uma questo de formao, da a necessidade de instituies de ensino superior que estejam dispostas a formar profissionais capacitados para estarem rompendo com as teorias tecnicistas, reformulando a ao tecnicista, fragmentada do trabalho escolar, e buscando o trabalho coletivo na execuo das diversas funes dentro da escola. E, principalmente, enfatizando sempre que o projeto maior de todo pedagogo, independentemente da sua rea de atuao, o processo de produo do conhecimento.

O planejamento imprescindvel para o sucesso cognitivo do aluno e xito no desenvolvimento do trabalho do professor, como uma bssola que orienta a direo a ser seguida, pois quando o professor no planeja o aluno o primeiro a perceber que algo ficou a desejar, por mais experiente que seja o docente, e esse um dos fatores que contribuem para a indisciplina e o desinteresse na sala de aula. importante que o planejar acontea de forma sistematizada e contextualizada com o cotidiano do aluno e que seja contextualizado com as especificidades e vivncias do educando, o resultado sero aulas dinmicas e prazerosas, ao contrrio de uma prtica em que o professor cita somente o nmero da pgina e alunos abrem seus livros feito uma explicao superficial e d-se por cumprido a tarefa da aula do dia, no houve conversa, dialtico, interao. Pois para (MENEGOLLA & SANTANNA. 2001, p.40):
um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgncias, indica as prioridades bsicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessrios para a consecuo de grandes finalidades, metas e objetivos da educao.

Desse modo, sem planejamento, as aes da comunidade escolar ocorrero nas circunstncias com base no improviso, ou na reproduo mecnica de planos anteriores e sem avaliar os resultados do trabalho. A falta de planejamento leva a equipe gestora a se especializar em apagar incndios, mas, nem todos os incndios podem ser apagados sem que haja srios prejuzos.
O planejar, no sentido autntico, para o professor um caminho de elaborao terica, de produo de teoria, da sua teoria! evidente que, num ritual alienado, quando muito, o que pode acontecer tentar aplicar, ser um simples consumidor de ideias e teorias elaboradas por terceiros; mas quando feito a partir de uma necessidade pessoal, o planejamento torna-se uma ferramenta de trabalho intelectual. (Vasconcellos, 2002, p.46).

Ento, o planejamento eficaz da ao pedaggica na escola deve permitir a efetivao de funes educativas que resultem na produo e circulao de conhecimento, levando em conta premissas como: ensino com foco no educando; aperfeioamento contnuo do docente; contextualizao e articulao entre as vrias reas do conhecimento e objetivos de ensino traduzidos em competncias e

habilidades para poder alcanar uma educao de qualidade, que uma busca constante nas instituies de ensino.

PARO, Vitor Henrique, Gesto democrtica da escola publica. 3 Ed So Paulo. 2006.

LIBNEO, J. F.; TOSCHI M. S; Educao Escolar: Polticas Estrutura e Organizao. 2 Ed. So Paulo: Cortez, 2005. (Coleo Docncia em Formao). VALE, J. M. F. do. O Diretor de Escola em Situao de Conflito. In: Caderno Cedes. Especialistas do Ensino em Questo. So Paulo, no 6, 1982. MENEGOLLA, Maximiliano. SANTANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como planejar? 10 Ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2001. VASCONCELOS. Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de EnsinoAprendizagem e Projeto Poltico Pedaggico, 17 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

Вам также может понравиться