Вы находитесь на странице: 1из 17

A regio Sul uma das cinco regies em que dividido o Brasil.

l. Compreendendo os estados do Paran, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, um grande plo turstico, econmico e cultural.

Relevo
O relevo do Sul do Brasil bem variado com Depresses, Planaltos e Plancies, caracterizado por um conjunto de relevos planlticos que se elevam em altitudes at mais de 1.000 metros sobre o nvel do mar, decrescendo de altitudes no oeste, onde corre o rio Paran nas altitudes de 100 a 300 metros.

Relevo
O ponto mais elevado da regio sul o Pico Paran, com 1922 metros de altitude, localizado no estado do Paran. Porm o Morro da Igreja est situado a 1822 metros de altitude, sendo o ponto habitado mais alto da regio sul e onde foi registrada, no oficialmente, a temperatura mais baixa do Brasil: - 17,8 C, em 29 de julho de 1996

- Plancie Costeira ou Litornea; - Pampas gacho; - Planalto Atlntico; - Planalto Meridional.


- O Planalto Meridional recobre a maior parte do territrio da Regio Sul do Brasil, alternando extenses de arenito com outras extenses de basalto. - O planalto Atlntico abrange os estados de Paran e Santa Catarina. Nessa regio, o planalto Atlntico tambm denominado planalto Cristalino. Suas elevaes formam os "mares de morros" e esse planalto estreita-se bastante.

Os quadros morfoestruturais do relevo da Regio Sul do Brasil tm suas origens na evoluo geogrfica da parte sul do escudo austroBraslia, "um dos molhes do grande escudo brasileiro de terras primitivas".

Vegetao
A grande extenso territorial e latitudinal e a diversidade climtica do Brasil explicam a extraordinria riqueza vegetal que o pas possui. Quando muitas pessoas se referem Regio Sul do Brasil, comum se lembrar da Mata de Araucrias ou da Floresta dos Pinhais e do grande pampa gacho, formaes vegetais tpicas da regio.

A Mata de Araucrias aparece nas partes mais elevadas dos planaltos do Rio Grande do Sul, Paran e Santa Catarina, na forma de manchas entre outras formaes vegetais. A Regio Sul ocupada tambm por vastas extenses de terra de campos limpos divididos em duas reas distintas. A primeira corresponde aos campos dos planaltos, que ocorrem em manchas desde o Paran at o norte do Rio Grande do Sul, e a segunda mais extensa e localiza-se inteiramente no Rio Grande do Sul, em uma regio conhecida como Campanha Gacha ou pampa.

Alm dessa mata, a Serra do Mar, muito mida devido proximidade com o Oceano Atlntico, favorece o desenvolvimento da mata tropical mida da encosta, ou Mata Atlntica, muito densa e com grande variedade de espcies, inicia-se no Nordeste e continua pelo Sudeste at chegar ao Sul. O Bioma Mata Atlntica cobre inteiramente trs estados - Esprito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina - e 98% do Paran, alm de pores de outras 11 unidades da federao. J foi a grande floresta costeira brasileira, ia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Clima
O clima predominante da regio Sul do Brasil o subtropical, com estaes bem definidas; o inverno frio e o vero quente. A Regio Sul notadamente a regio mais fria do pas, onde no inverno registram-se temperaturas abaixo de 0C com geadas fortes e algumas formaes de neve.

O Sul privilegiado por altos ndices pluviomtricos, seu regime de chuvas caracteriza-se, principalmente, por no apresentar uma estao seca, havendo uma precipitao anual bastante uniforme, embora haja perodos de maior e menor precipitao em diferentes locais.

Os ventos tambm afetam as temperaturas. No vero, sopram os ventos alsios vindos do sudeste, que por serem quentes e midos, provocam altas temperaturas, seguidas de fortes chuvas. No inverno causam resfriamentos e geadas.

Tanto a serra do Mar como a Serra Geral esto localizadas prximas do litoral. Dessa forma, o relevo da regio Sul inclina-se para o interior e a maior parte dos rios que o planalto segue de leste para oeste. Concentram-se em duas grandes bacias hidrogrficas: a bacia do rio Paran e a bacia do rio Uruguai

Os rios mais importantes so volumosos e possuem grande potencial hidreltrico, o que j est sendo explorado no rio Paran, com a construo da usina hidreltrica de Itaipu. Essa explorao permite ao Sul uma crescente utilizao de energia eltrica, tanto para consumo domstico como industrial, fazendo- se necessria a continuidade dos investimentos desse local.

Cataratas do Iguau:

Rio Uruguai:

Rio Paran:

Contribui economicamente para o turismo.

Principal potencial: navegao

Hidreltrica de Itaipu

REFERNCIAS
http://www.hjobrasil.com.br/brasil/regioes/preparando/clima-regiao-sul http://www.cstj.com.br/siteregioes/site%20402/Juan%20&%20J%FAlia.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegeta%C3%A7%C3%A3o_da_regi%C3%A3o_Sul_do_Brasil http://pt.wikipedia.org/wiki/Relevo_da_regi%C3%A3o_Sul_do_Brasil http://www.hjobrasil.com.br/brasil/regioes/preparando/hidrografia-do-sul http://thalescastroblog.blogspot.com.br/2010/07/relevo-da-regiao-sul.html http://w3.ufsm.br/ifcrs/hidrografia.htm

Вам также может понравиться