Вы находитесь на странице: 1из 10

1

A ATUAO DAS REAS DA ENGENHARIA DE PRODUO OBJETIVANDO A MELHORIA DA EDUCAO: caso UFRN Mandel Melo de Andrade Lima Saulo de Souza Cunha Erlio Carlos Cordeiro RESUMO: O presente artigo aborda inicialmente o conceito de cada rea da engenharia de produo de acordo com a Associao Brasileira de Engenharia de Produo (ABEPRO) a fim de, com isso, sugerir as melhores formas de um profissional especializado em cada rea ajudar na otimizao da universidade, em especial a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Dessa forma, foram observadas algumas situaes problemas vivenciadas por essa instituio e que so passveis de melhorias se utilizados os conhecimentos de um engenheiro de produo. Para tanto, foi utilizado apenas pesquisas bibliogrficas como referencial terico, alm das observaes de problemas comuns para quem frequenta a universidade como: m previso da demanda de alunos, a questo do transporte pblico (circular) e do restaurante universitrio, alm de necessidades de manter ou aprimorar a qualidade de ensino, a criao de produtos e as gestes econmicas e ambientais envolvidas. Assim, ficou claro como fundamental a atuao de todas as reas da engenharia de produo com o intuito de melhorar a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, consequentemente, a educao por ela oferecida. Palavras-Chave: Educao. Melhorias. Engenharia de produo. Universidade.

1. INTRODUO

Para a Associao Brasileira de Engenharia de Produo (ABEPRO), a engenharia de produo pode ser dividida em dez reas: engenharia de operaes e processos da produo, logstica, pesquisa operacional, engenharia de qualidade, engenharia do produto, engenharia
Discentes do curso de engenharia de produo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Tecnologia - Departamento de Engenharia de Produo mandel_melo@hotmail.com sauloscunha@gmail.com eri_carlos_cordeiro@hotmail.com

organizacional, engenharia econmica, engenharia do trabalho, engenharia da sustentabilidade e educao em engenharia de produo. A ABEPRO normatiza essas reas e as diretrizes curriculares e, a partir das definies elaboradas por essa organizao para cada rea, o grupo percebeu que cada uma dessas especializaes poderia atuar na melhoria da educao, em especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dessa forma, esse trabalho objetiva sugerir possveis solues para situao problema dentro da universidade a partir do conhecimento de cada rea da engenharia de produo e, tambm, explicitar a necessidade de se ter engenheiros de produo dentro do ambiente universitrio para que este profissional ajude na melhoria da educao, um dos principais produtos ofertados por essa instituio. Motivado pela disciplina introduo engenharia de produo e em funo dos problemas observados e vivenciados dentro da universidade, busca-se sugerir melhorias na educao da universidade a partir dos conhecimentos obtidos em cada rea da engenharia de produo. So observados problemas como: demanda e evaso de alunos, transportes pblicos que do acesso universidade, restaurante universitrio e organizao de departamentos. Ento, definimos uma situao problema para cada rea e utilizamos a pesquisa bibliogrfica como base para elaborar as sugestes para as possveis solues para o que est ocasionando os problemas, abordados no desenvolvimento do trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO De acordo com a ABEPRO a Engenharia de Operaes e Processos de Produo trata de Projetos, operaes e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou servios) primrios da empresa; a Logstica utiliza Tcnicas para o tratamento das principais questes envolvendo o transporte, a movimentao, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando a reduo de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos nveis de exigncias dos clientes; a Pesquisa Operacional busca Resoluo de problemas reais envolvendo situaes de tomada de deciso, atravs de modelos matemticos habitualmente processados computacionalmente. Aplica conceitos e mtodos de outras disciplinas cientficas na concepo, no planejamento ou na operao de sistemas para atingir seus objetivos; a Engenharia de Qualidade busca planejamento, projeto e controle de sistemas de gesto da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de deciso e a utilizao de ferramentas da qualidade; a Engenharia do produto o conjunto de ferramentas e processos de projeto,

Documento on-line no datado e no paginado.

planejamento, organizao, deciso e execuo envolvidas nas atividades estratgicas e operacionais de desenvolvimento de novos produtos, compreendendo desde a concepo at o lanamento do produto e sua retirada do mercado com a participao das diversas reas funcionais da empresa; a Engenharia Organizacional o conjunto de conhecimentos relacionados gesto das organizaes, englobando em seus tpicos o planejamento estratgico e operacional, as estratgias de produo, a gesto empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliao de desempenho organizacional, os sistemas de informao e sua gesto e os arranjos produtivos; a Engenharia Econmica busca a formulao, estimao e avaliao de resultados econmicos para avaliar alternativas para a tomada de deciso, consistindo em um conjunto de tcnicas matemticas que simplificam a comparao econmica. A Engenharia do Trabalho consiste no projeto, aperfeioamento, implantao e avaliao de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para faz-los compatveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a sade e integridade fsica e a Engenharia Ambiental o Planejamento da utilizao eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinao e tratamento dos resduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantao de sistema de gesto ambiental e responsabilidade social. Em consonncia com Reis e Spritzer (2012, p.2) No mbito das Instituies de Ensino Superior, em que a Educao se caracteriza como atividade fim, o uso de novas tecnologias pode fomentar positivamente os processos de ensino-aprendizagem e de gesto nessas instituies. Logo, baseando-se nesses conceitos estudados e nas observaes dirias dos problemas vivenciados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi possvel sugerir solues para cada situao problema percebidas de acordo com os conhecimentos de cada especializao da engenharia de produo. Ou seja, preciso utilizar esses engenheiros dentro da universidade para que, assim, se tenha a implementao de novas ideias e tecnologias para a melhoria no ensino e educao oferecida pela universidade.

2.1. ENGENHARIA DE OPERAES E PROCESSOS DE PRODUO: Embora seja uma rea ampla, um engenheiro especializado em operaes e processos da produo deve saber tratar da demanda de alunos da universidade para, dessa forma, tomar
Documento on-line no datado e no paginado.

as melhores decises para essa quantidade de alunos. vlido ressaltar que essa demanda influenciada tambm pela evaso dos alunos, um ponto chave a ser analisado pelo engenheiro de produo, isto as principais causas e as consequncias para obter a melhor previso possvel de alunos que entraro e que seguiro no curso a cada semestre.
A principal causa de evaso na UFRJ, e possivelmente em todas as universidades, o abandono do curso, muitas vezes no primeiro perodo, devido a dois fatores principais: ( i ) alunos que so aprovados em mais de uma universidade, para um mesmo curso ou no, matriculam-se e fazem inscrio de disciplinas em todas, e s cursam uma universidade, abandonando as demais; e ( ii ) alunos que iniciam o curso, e verificando posteriormente que tem outra vocao, abandonam o curso (SOARES, Ismael S., 200?, p.2).

Assim, usando seus conhecimentos, o engenheiro de produo poder prever o nmero de alunos que entram e saem na universidade a cada semestre para com isso adapt-los confortavelmente em uma sala de aula adequada, prever a quantidade de nibus (circular UFRN) que transportem confortavelmente os discentes, bem como a melhoria no servio de alimentos no restaurante universitrio.

2.2. LOGSTICA A linha de nibus circular campus que passa pelos principais pontos da UFRN um servio que recebe um enorme nmero de reclamaes. As principais so a quantidade de nibus nesta linha, a superlotao e a irregularidade nos horrios que os nibus passam, principalmente nos horrios de pico de entrada e sada dos alunos. Essa situao ainda mais agravada com diminuio de outras linhas de nibus que trafegavam pelo campus. A logstica poderia ser usada para o estudo do aumento da frota de acordo com o nmero de alunos, o qual cresce a cada ano devido a criao de novos cursos e do aumento das vagas ofertadas em cursos j existentes, e para a adequao com relao aos horrios de maior uso deste servio.

2.3. PESQUISA OPERACIONAL Considerando que d pra aplicar Pesquisa Operacional (PO) em praticamente tudo, um engenheiro de produo poderia contribuir observando qual setor ou problemas especficos que quer resolver e, com a aplicao das ferramentas/mtodos da PO, achar as melhores solues para os problemas.
Documento on-line no datado e no paginado.

Um caso com frequentes reclamaes na UFRN a fila do seu Restaurante Universitrio (RU), estudantes reclamam da longa demora de espera para adquirirem o bilhete para poder usufruir dos servios do restaurante, por causa dessa demora alguns se atrasam chegando a perderem suas primeiras aulas prejudicando na educao dos mesmos. Um mtodo da pesquisa operacional que se adequa perfeitamente a esse problema o da Teoria das Filas.
A Teoria das Filas um setor da Pesquisa Operacional que utiliza conceitos bsicos de processos estocsticos e de matemtica aplicada para analisar o fenmeno de formao de filas e suas caractersticas. Foi desenvolvida com a finalidade de prever o comportamento das filas de modo a permitir o dimensionamento adequado de instalaes, equipamentos e sua infraestrutura. (BRUNS e SONCIM, 2001, p. 1).

Com a melhoria das filas do RU os estudantes que dependem do servio podero ter uma melhoria na educao, pois o tempo gasto na espera poder ser transformado em estudos e no tero riscos de perderem suas primeiras aulas.

2.4. ENGENHARIA DA QUALIDADE: Toda instituio deve buscar a qualidade no que faz. E essa uma situao problema a ser melhorada dentro da universidade. fundamental dentro dessa rea a aplicao do programa japons 5 S que traduzidos explicam por si s a necessidade de implant-lo dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Isto , todo mbito do ensino e educao precisa de: organizao, ordem, padronizao, limpeza e autodisciplina. Ser organizado e ter ordem sobre as atividades so pontos essenciais para que as atividades saiam conforme as expectativas. O professor necessita organizar sua aula e o aluno o seu conhecimento. Quanto limpeza temos o fato de professores e alunos professores comporem a maior parte das pessoas circulantes em uma universidade. Necessitamos de um ambiente limpo, para que o mesmo torne-se um lugar agradvel de conviver. Padronizar suas aes, buscando ser organizado em tudo o que faz. J para autodisciplina, diz respeito, principalmente aos alunos, de criarem o senso de responsabilidade. Na Universidade de So Paulo foi aplicado o programa 5S na biblioteca do hospital universitrio e com isso, obteve-se uma significativa melhoria na qualidade do ambiente.

Documento on-line no datado e no paginado.

A implantao do Programa no SBDC-HU/USP proporcionou uma reorganizao na Biblioteca, provocando uma mudana no ambiente fsico, nas questes organizacionais, ajudando a melhorar a auto-estima do pessoal e auxiliando o relacionamento entre os setores do hospital. As aes implementadas apresentaram resultados efetivos, tais como: ambientes mais limpos e organizados, combate ao desperdcio, motivao, flexibilizao nas relaes entre o chefe e a equipe, esprito de equipe, elevao do moral dos funcionrios e maior comprometimento com a instituio. Percebeu-se que a mobilizao de todos se deu mais pelo prazer do que pelo dever, resultando em um ambiente de qualidade com gesto participativa (REBELLO, 2005, p.1)

Ento, a aplicao desse programa na UFRN proporcionaria, indubitavelmente, uma melhoria na qualidade dos servios da universidade, na qualidade do ensino e na educao como um todo. 2.5. ENGENHARIA DO PRODUTO A gesto acadmica um ponto que exige, principalmente, troca de informaes de forma rpida e sistemtica. No h como imaginar hoje, em pleno sculo 21, a ausncia de um professor, por exemplo, no ser notificada instantaneamente aos alunos, a contagem das faltas ou eventos que acontecem na instituio. Na UFRN existe o SIGAA Sistema Integrado de Gesto de Atividade Acadmico, que gera quase a totalidade das questes educacionais. A proposta virou hoje uma referncia nacional em sistemas de gesto acadmica online. A engenharia do produto encaixa-se aqui no planejamento, desenvolvimento e no gesto do produto criado pela UFRN, o SIGAA.

2.6. ENGENHARIA ORGANIZACIONAL: Aqui o grupo no procurou uma situao problema e sim uma tentativa de melhora contnua, j que atravs dos seus conhecimentos em gesto organizacional o engenheiro poder trabalhar na organizao da universidade a fim de melhorar a educao, como em tomada de decises junto reitoria ou junto aos departamentos dos cursos para melhorar o que foi proposto. H uma discusso sobre lanar projeto para alterao da mdia de aprovao em disciplinas na UFRN, j que h um ndice grande de reprovao em alguns cursos, e tambm projeto para retirada de pr-requisitos, estes impossibilitam um aluno de se matricular em uma matria sem concluir outra antes, o pr-requisito. Essas influncias esto ligadas diretamente na estratgia da universidade, alterando a formao do aluno e a educao da universidade como um todo.
Documento on-line no datado e no paginado.

Um engenheiro de produo poderia usar uma estratgia sistmica, a qual um processo racional, mas influenciado por diversos objetivos, para analisar se os projetos dariam resultados positivos, ou seja, se a retirada dos pr-requisitos poder ajudar mesmo e se baixando a mdia haver chances de um aluno cumprir uma matria aprendendo o mnimo necessrio exigido para sua carreira, esses assuntos tem que ser abordados, j que o objetivo da universidade no s aprovar alunos, mas formar profissionais qualificados.

2.7. ENGENHARIA ECONMICA O engenheiro de produo especializado nessa rea deve usar seus conhecimentos para avaliar questes econmicas da universidade. Utilizar tcnicas matemticas para balancear os custos da universidade como salrios de professores, funcionrios e a ornamentao. Alm disso, precisa avaliar os investimentos que devero ser feitos como cursos de especializao, melhoria na qualidade da estrutura fsica e projetos de extenso. Por fim, fundamental saber trabalhar a gesto de riscos, evitando prejuzos para a instituio e com isso, para a educao. vlido ressaltar que segundo o Estado, apenas 8% do oramento das universidades federais vai para investimento. preciso, ento, um engenheiro econmico vinculado aos reitores e tambm pasta do Ministrio da Educao a fim de otimizar os investimentos para melhoria da universidade e da educao, consequentemente.

2.8. ENGENHARIA DO TRABALHO A Sndrome de Burnout uma doena que causa esgotamento fsico, mental, desnimo e desinteresse. um tipo de estresse ocupacional que acomete profissionais das mais variadas especialidades, mas segundo Maslach & Leiter (1999) as profisses mais vulnerveis so geralmente as que envolvem servios, tratamento ou educao. O engenheiro de produo pode atuar aqui abrangendo a engenharia do trabalho no desenvolvimento de programas de estmulos para os profissionais como a adequao da carga horria de trabalho, implementao de atividades laborais que causem relaxamento e cuidados ergonmicos.

Documento on-line no datado e no paginado.

2.9 ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE: Aqui o engenheiro de produo deve realizar um planejamento da utilizao eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos com os conhecimentos de recursos energticos para reduzir consumo de energia na universidade. O engenheiro dessa rea deve junto universidade criar uma educao que vai alm dos conhecimentos obtidos pelas matrias bsicas, mas principalmente criar em todo o universo profissional uma formao com responsabilidade social. A UFRN conta com a lixeira de coleta seletiva como um dos melhores exemplos de responsabilidade social, porm na instituio h vrios gastos que poderiam ser evitados e o engenheiro de produo com conhecimentos nessa rea poderia analisar os custos desnecessrios envolvidos na universidade, como luzes acesas nos corredores durante os dias, ar-condicionado ligado com ningum no local, ou seja, cortar gastos suprfluos e introduzir o valor economizado em projetos como implantao de laboratrios com uso de energia solar, a exemplo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que implantou esse tipo de laboratrio. Assim poderia haver uma melhora na educao, j que com a reduo de custos haveria a possibilidade da criao dos laboratrios ajudando, assim, no ensino para muitos alunos, e se o espao utilizar energia renovvel (solar), melhor ainda.

3. CONSIDERAES FINAIS Esse trabalho, desse modo, ao explicitar o conceito de cada rea da engenharia de produo, conforme a Associao Brasileira de Engenharia de Produo (ABEPRO) nos fornece muito mais que um aprendizado relativo ao curso e sua ampla atuao e importncia para um mundo globalizado. Esse artigo, portanto, objetiva fundamentalmente sugerir melhorias para a Universidade Federal do Rio Grande atravs dos conhecimentos dos engenheiros de produo especializados em cada uma das reas estabelecidas pela ABEPRO e, alm disso, incentivar que esse conhecimento seja usado em prol da melhoria da educao, visto que este um dos principais produtos extrados da universidade. Ento, atravs das pesquisas bibliogrficas e dos conceitos obtidos de cada rea, tornase perceptvel o quanto necessria a atuao do engenheiro de produo dentro da
Documento on-line no datado e no paginado.

universidade, a fim de melhorias das situaes problemas abordadas dentro da UFRN e outros que posteriormente podero ser passveis de consultoria. Tambm possvel concluir que a atuao desses engenheiros provocar como consequncia uma melhoria no ensino e na educao que a universidade oferece.

Documento on-line no datado e no paginado.

10

4. REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUO. reas e Subreas de Engenharia de Produo. Rio de Janeiro, 2008. Disponvel em: <http://www.abepro.org.br/interna.asp?m=424&s=1&c=362>. Acesso em 17 abr. 2013.

BATALHA, M. O. (Org). Introduo Engenharia de Produo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CARLLOTO, M. S. 2002. A sndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, Maring, v. 7, n. 1, p. 21-29, jan./jun. 2002. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/pe/v7n1/v7n1a03.pdf> Acesso em: 26 abr. 2013, 14:16:56. ENEGEP, 20., 2001, [s.l.]. Pesquisa Operacional: uma aplicao da teoria das filas a um sistema de atendimento. Rio de Janeiro: [s.n.], 2001. 8 p. ENEGEP, 31., 2012, Bento Gonalves. Gesto da tecnologia de informao e comunicao aplicada instituio federal de ensino superior: uma avaliao baseada na perspectiva dos servidores. Rio de Janeiro: [s.n.], 2012. 12 p. Disponvel em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2012_TN_STO_164_955_19614.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2013. REBELLO, Maria Alice de Frana Rangel. Implantao do Programa 5S para a conquista de um ambiente de qualidade na biblioteca do Hospital Universitrio da Universidade de So Paulo. Revista Digital de Biblioteconomia e Cincias da Informao, Campinas, v. 3, n. 1, p.165-182, jan. 2005. Semestral. Disponvel em: <http://polaris.bc.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/327>. Acesso em: 05 maio 2013. SOARES, Ismael S. UFRJ A Engenharia de Produo Opo no vestibular, evaso, reprovao e o novo vestibular. Departamento de Engenharia Industrial da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008

Documento on-line no datado e no paginado.

Вам также может понравиться