Вы находитесь на странице: 1из 9

Ficha Formativa N1 de Fisico-qumica 8 Ano

Tpicos: Reaes de Combusto; Reaes cido-base; Reaes de Precipitao

Parte I Reaes de Combusto

1. Completa: 1.1. A Qumica uma cincia que estuda as _____________________ e as _________________ das diferentes substncias e as suas _________________ em substncias novas. 1.2. Uma ____________ ___________ qualquer _______________ qumica, em que uma ou mais substncias se _________________ em uma ou mais substncias diferentes. 1.3. Substncias iniciais chamamos _______________________.e s substncias novas chamamos ______________________. 1.4. As reaes de combusto so reaces entre um ___________________ e um _______________, acompanhadas da libertao de uma grande quantidade de __________.

2. O propano um gs que arde quando aquecido no ar. 2.1. Como se designa a reaco do propano no ar? 2.2. Identifica o combustvel e o comburente nesta reaco.

Contas e Contos

Pgina 1

3. O Rui pediu me um bocado de palha-de-ao. Separou cuidadosamente os fios emaranhados e aproximou-os de uma vela acesa. Observou a formao de uma chama amarela intensa com produo de estalidos e o aparecimento de cinzas escuras.

3.1. Indica os factos que te levam a concluir que ocorreu uma reaco qumica.

3.2. Indica os nomes dos reagentes e dos produtos da reaco.

4. As situaes seguintes traduzem reaces qumicas. Traduz cada uma dessas reaces por uma equao de palavras.

A - O potssio slido reage como oxignio originando oxido de potssio slido.

B - Misturando solues aquosas de sulfato de sdio e de hidrxido de brio, obtm-se sulfato de brio slido e hidrxido de sdio em soluo aquosa.

5. A combusto do gs butano muitas vezes utilizada para fins domsticos. Durante esta reao h libertao de dixido de carbono e de vapor de gua. 5.1. Indica o nome dos reagentes e dos produtos resultantes desta reao.

5.2. Traduz por meio de uma equao de palavras esta reaco qumica.

5.3. Classifica esta reaco de combusto.

5.4. D exemplo de uma combusto que no seja acompanhada de chama.

Contas e Contos

Pgina 2

6. L o seguinte texto:

"O ferro e o ao vo ganhando ferrugem quando so expostos humidade, sofrendo uma corroso gradual. A reaco qumica entre o metal, o oxignio do ar e a gua cida-devido sujidade e poeira costuma ser a causa da ferrugem. Os metais como o ferro e o ao no enferrujam se forem protegidos deste tipo de efeitos combinados entre o ar e a gua. Se optarmos por algumas medidas preventivas podemos proteger os metais dessas agresses."

6.1. No texto, est descrita uma reao de combusto entre o ferro e o oxignio originando xido de ferro. Classifica, justificando, essa reaco de combusto.

6.2. Indica o combustvel e o comburente. 6.3. Refere duas medidas preventivas que permitem proteger os metais da corroso. 6.4. As reaces de combusto so exotrmicas ou endotrmicas? Justifica.

Parte II Reaes de cido-base


7. Muitos materiais que utilizamos no nosso dia-a-dia so cidos e bases. 7.1. Indica duas propriedades das bases ou solues bsicas.

7.2. Duas substncias muito utilizadas no laboratrio tm as seguintes frmulas qumicas: HNO3 e KOH. 7.2.1. Qual uma base? 7.2.2. Qual um cido? 7.2.3. Escreve um pequeno texto em que expliques que cuidados devemos ter no laboratrio quando manuseamos cidos.

Contas e Contos

Pgina 3

7.3. O esquema seguinte apresenta valores aproximados de pH de alguns materiais.

7.3.1. Dos materiais indicados indica: 7.3.1.1. Dois materiais cidos. 7.3.1.2. Dois materiais bsicos. 7.3.1.3. O material com carcter cido mais acentuado. 7.3.1.4. O material cido com carcter bsico mais acentuado.

7.3.2. A lista de alguns materiais por ordem crescente da sua basicidade vem: (Seleciona a opo correta) A) Sumo de limo, amonaco, gua destilada, leite, vinagre e champ. B) Sumo de limo, vinagre, leite, gua destilada e amonaco. C) Amonaco, leite, gua-destilada, vinagre e sumo de limo.

D) Amonaco, champ, leite, vinagre e sumo de limo. 7.3.3. Que indicador poderias usar para identificar o carcter qumico do amonaco? 7.3.4. Completa de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte: O indicador utilizado para identificar o carter qumico do amonaco mudou da cor ___________ para a cor____________. 7.3.5. Que cor adquire-a-soluo de sumo de limo quando se lhe adicionas umas gotas de tintura de tornesol.

8. Classifica em verdadeiras e falsas as seguintes afirmaes, corrigindo as falsas: A - As solues alcalinas mantm carmim a fenolftalena.____ B - Quanto mais prximo de zero estiver o pH de uma soluo, menos cida ser essa soluo.____
Contas e Contos Pgina 4

C - Quanto mais bsica uma soluo, mais elevado o seu pH.____ D - Uma soluo de pH igual a 10 menos bsica que uma soluo cujo pH 12.____ E - A fenolftalena na presena de lixvia fica rosa carmim.____

9. Classifica as seguintes solues em cidas, bsicas ou neutras. A- Sumo de limo B- Soluo aquosa de hidrxido de sdio C- Soluo de cloreto de sdio D- Pasta dos dentes. E- Lixvia F- Coca-cola

10. Recorda as caractersticas das solues cidas e bsicas e faz a associao correspondente escrevendo as letras correctas nas linhas abaixo indicadas. A. Tm sabor azedo B. Tornam carmim a fenolftalena.

C. Conduzem a corrente elctrica. D. Tm sabor amargo. E. Avermelham o azul de tornesol. F. So escorregadias ao tacto. G. Reagem com o calcrio libertando dixido de carbono. H. Reagem com alguns metais.

Solues cidas: ___________ Solues bsicas: ___________

11. Com base nas informaes fornecidas pelo quadro, relativamente s solues A, B e C em presena de tintura de azul de tornesol e fenolftalena: Soluo A B C Tornesol Vermelho Azul Azul Fenolftalena Incolor Incolor Carmim

Contas e Contos

Pgina 5

11.1.

Qual o carcter qumico das solues A, B e C?

11.2. 11.3.

Atribui valores possveis para o ph das referidas solues? Indica qual a diferena entre o indicador de acidez (Tintura de Tornesol,

Fenolftalena) e o indicador universal. 12. A Catarina utilizou umas gotas de soluo alcolica de fenolftalena para determinar o carcter cido base de uma soluo existente no laboratrio. A soluo permaneceu incolor. 12.1. A Catarina poder afirmar que a soluo cida? Justifica.

12.2.

Que outro indicador deveria ser usado para confirmar o resultado?

13. Completa correctamente o esquema de palavras que traduz uma reaco de neutralizao ou reaco cido-base:

cido clordrico (aq) + Hidrxido de clcio (aq)

____________ __ + ______ __

14. Para cada questo , assinala com X a resposta correta.

A- Quando se adiciona lentamente soluo bsica a uma soluo cida: a) A soluo cida torna-se bsica. b) A acidez da soluo cida aumenta. c) A acidez da soluo cida diminui. B - Uma soluo tem pH = 10. Para diminuir o pH desta soluo: a) Adiciona-se uma soluo mais bsica. b) Adiciona-se uma soluo mais cida. c) Adiciona-se uma soluo neutra. C - Numa reaco de cido-base, os produtos da reaco so: a) Um cido e uma base. b)Um sal e gua. c) Apenas gua.
Contas e Contos Pgina 6

D - Pode-se formar cloreto de sdio (sal da cozinha) juntando: a) cido sulfrico e hidrxido de sdio. b) cido clordrico e hidrxido de potssio. c)cido clordrico e hidrxido de sdio.

Parte III Reaes de Precipitao

15. Completa as frases seguintes: A - Quando se adiciona sulfato de sdio a gua, este dissolve-se; diz-se que , um saI _______________. O mesmo j no acontece com o carbonato de clcio, que um sal _______________. B - A classificao de um sal como muito ou ________ solvel tem a ver com o valor da sua solubilidade, ou seja, com a quantidade ______________ de sal que possvel ___________ em um determinado volume, a uma determinada temperatura. C - Os sais podem ser preparados laboratorialmente por reaco de _______________ e de ______________. D - A reaco entre duas solues aquosas, da qual resulta um sal insolvel, designa-se por reaco de ________________.

16. Os esquemas que se seguem traduzem por palavras algumas reaces qumicas.

a) cido clordrico(aq) + hidrxido de sdio(aq) b) cloreto de sdio(aq)+nitrato de prata(aq) c) ferro(s)+oxignio(g)--xido de ferro

-cloreto de sdio(aq)+gua cloreto de prata(s)+nitrato de sdio(aq)

d) hidrxido de clcio(aq)+ cido sulfrico(aq) e) nitrato de prata(aq)+cloreto de sdio(aq) f) xido vermelho de mercrio(s)--

sulfato de clcio(aq)+gua(l) cloreto de prata(s)+nitrato de sdio(aq)

mercrio(l)+oxignio(g)

16.1, De entre elas escolhe as: Reaes cido-base: ______________

Contas e Contos

Pgina 7

Reaes de precipitao: ____________

17. Completa, correctamente, as equaes de palavras que se seguem, de modo a traduzirem reaces de precipitao. Para isso, deves ter em considerao que os sais de sdio so todos muitos solveis na gua, o mesmo acontecendo com todos os sais chamados nitratos.

Sulfato de sdio (__) + ______________ (__) Cloreto de potssio (__) + nitrato de prata (__) Carbonato de sdio (__) + cloreto de magnsio (__)

nitrato de sdio (__) + nitrato de prata (__) _____________ (__) + ____________ (__) _____________ (__) + ____________ (__)

18. Considera a experincia que se segue.

18.1. 18.2. 18.3.

Quais so os produtos da reaco? Qual destes produtos ser menos solvel? Porqu? O que entendes por solubilidade?

19. Observa a figura:

19.1. 19.2. 19.3. 19.4.


Contas e Contos

Como se designam as estruturas representadas por A e B? Explica a formao das estruturas assinaladas? Como se designam as reaces que do origem formao destas estruturas? Qual o principal constituintes das estruturas representadas?
Pgina 8

20. Assinala a opo correta: A. Pode-se formar cloreto de sdio (sal da cozinha) juntando: a) cido sulfrico e hidrxido de sdio. b)cido clordrico e hidrxido de potssio. c) cido clordrico e hidrxido de sdio. B. As guas duras so guas: a) Ricas em sais de clcio e de magnsio dissolvidos, caractersticas das regies calcrias. b)Com poucos sais de clcio e de magnsio dissolvidos, caractersticas das regies granticas. c) Com poucos sais de clcio e de magnsio dissolvidos, caractersticas das regies calcrias.

21. A dureza da gua varia de regio para regio. A Sara comparou a dureza de guas da regio onde vive. Por isso escolheu quatro amostras: A, B, C e D (ver Tabela). Verteu iguais volumes das amostras em quatro tubos de ensaio e adicionou a cada tubo iguais volumes de sabo. Registou os resultados na tabela seguinte.

A gua da torneira Volume de Espuma (cm )


3

B gua da chuva 5

C gua do fontanrio 2

D gua do rio 1

21.1.

Qual a gua mais dura? Justifica.

21.2.

Indica dois convenientes da utilizao de guas duras.

Contas e Contos

Pgina 9

Вам также может понравиться