Вы находитесь на странице: 1из 2

O FUTURO AGORA!

Responder crise, criar emprego


Em dois anos de governo do PSD/CDS-PP e da troika, a crise tornou-se numa emergncia social. O corte nas reformas, nos salrios, no investimento e nos servios pblicos levou a mais de um milho e quinhentas mil pessoas desempregadas, metade delas sem qualquer apoio. A soluo para a crise social passa por polticas de desenvolvimento local, que reabilitem os centros urbanos das cidades e vilas, criem emprego com direitos e por polticas sociais e que protejam as populaes dos efeitos da crise.

Defender o que de todos


O Bloco de Esquerda defende o direito a servios pblicos de qualidade. No aceitamos a privatizao da gua e dos servios de saneamento e de recolha de resduos.

Qualidade de vida um direito


O ambiente, o ordenamento do territrio, o urbanismo e a dinamizao da cultura e do desporto, so reas essenciais da vida que tm de ser desenvolvidas por polticas sustentveis. Para o Bloco de Esquerda a qualidade de vida um direito. So necessrias medidas de controlo ambiental, ocupao e utilizao dos solos para combater a especulao imobiliria, e impedir o abandono e despovoamento dos centros urbanos. A proteo do patrimnio cultural e ambiental, a promoo de espaos e corredores verdes so valores essenciais. As cidades e as vilas so mais do que o beto e o asfalto.

As autarquias so a primeira linha de resposta crise. Devem criar redes de apoio com as escolas e com as associaes para combater a pobreza e a excluso social. Nenhuma criana e nenhuma famlia podem passar fome e nenhum idoso pode car sem casa por causa da nova lei das rendas.

A gua um direito fundamental. Para garantir o acesso universal a gesto da gua tem de ser pblica e no de acordo com os interesses de privados. Quem est desempregado sem subsdio, deve ter acesso gratuito aos servios bsicos e vitais, ao mesmo tempo que uma prioridade a racionalizao dos consumos de gua e da produo de resduos slidos urbanos. Os transportes pblicos tm de ser acessveis a todos, modernos e ecientes. Com mais mobilidade ganhamos todos e melhoramos o ambiente e a segurana rodoviria.

As autarquias tm de facilitar o acesso s informaes na internet e aos servios mais importantes .

As autarquias tm a responsabilidade de promover polticas econmicas que favoream a criao de emprego.

VOTA

SEDE DE CAMPANHA : Rua Ea de Queirs, 49 r/c 8900 - 304 Vila Real de Santo Antnio
http:/ /vilarealsantoantonio.bloco.org vrsa@blocomail.org

MRIO MATOS | candidato Cmara Municipal

O FUTURO AGORA!

JOS DOURADO | candidato Assembleia Municipal

RECUPERAR O CONCELHO

VILA REAL DE SANTO ANTNIO


Democracia, participao e transparncia
Estamos determinados em construir instrumentos que reforcem a democracia local, a participao ativa dos muncipes e a transparncia da gesto autrquica. O Bloco de Esquerda foi pioneiro na exigncia de modelos de democracia direta nas autarquias, como o Oramento Participativo, e defendemos que se devem realizar Referendos Locais envolvendo as populaes em todas as grandes decises, como a extino ou agregao de freguesias ou se estiver em causa a privatizao de servios municipais ou intermunicipais de gua, saneamento e tratamento de resduos slidos.

VOTA
Queremos acabar com o abuso do ajuste direto que diminui a transparncia das decises dos municpios, fortalecendo o trco de inuncias.

BLOCO DE ESQUERDA

O FUTURO AGORA!
CMARA MUNICIPAL

RECUPERAR O CONCELHO
ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Aposentado, 63 anos

MRIO MATOS

Formadora, 49 anos

MARIA SANTOS

Tcnico de Informtica, 39 anos

MRIO MATEUS

BEATRIZ BELTRAN
Empregada de Mesa, 24 anos

JOS DOURADO

Professor, 39 anos

EDUARDA TEIXEIRA

Enfermeira, 44 anos

Estudante, 19 anos

EDUARDO VEIA

ANTNIO TOMAZ

Reformado, 64 anos

VALTER MARQUES
Vigilante, 40 anos

Reformada, 65 anos

MARIA SANTOS

MARIA GONALVES

Reformada, 70 anos

Carpinteiro, 64 anos

JOS VEIA

Aposentada, 64 anos

ALICE TRISTANY

ANTNIO MARTINS
Aposentado, 60 anos

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE VILA REAL DE SANTO ANTNIO

AUGUSTO FONSECA
Maquinista/Tcnico, 45 anos

PAULA MARTINS
Hotelaria, 43 anos

Pintor de Construo Civil, 60 anos

CONSTANTINO ALEXANDRE

CARLA FERREIRA

Desempregada, 30 anos

FRANCISCO RAMOS
Tcnico de Informtica, 32 anos

Desempregada, 24 anos

MARTA BATISTA

Mecnico, 34 anos

ANTNIO MARQUES

COMPROMISSOS PARA
TRANSPARNCIA NA GESTO
Uma autarquia deve ter uma gesto rigorosa, democrtica e transparente! - Realizao urgente de uma nova auditoria s contas da Cmara Municipal e da empresa municipal SGU; - Avaliao sobre o custo nanceiro do novo Pavilho Gimnodesportivo e sobre o seu cumprimento das regras do PDM; - Esclarecimento acerca da utilizao de parcelas de terreno do Parque de Campismo de Monte Gordo para a construo de dois hotis de luxo; - Reviso do PDM e avaliao do cumprimento das outras leis de enquadramento estrutural (Planos de Pormenor, POOC, Plano da Reserva Natural do Parque da Ria Formosa, Mata Nacional das Dunas Litorais de VRSA).

VILA REAL DE SANTO ANTNIO


SERVIOS PBLICOS DE QUALIDADE
Porque devem ser acessveis para todos e para todas! - Defesa da gesto pblica da captao e da distribuio da gua, do saneamento bsico e da recolha de resduos slidos urbanos; reviso urgente das tarifas da gua, com acesso gratuito populao mais necessitada; - Promoo da requalicao e eletricao da linha ferroviria at ao terminal de VRSA; - Alargamento da rede de Autocarro Social em todo o concelho; - Interveno municipal de forte oposio s portagens da A22; - Concluso de ciclovias entre VRSA e Castro Marim. - Promoo da frente ribeirinha no respeito pela sustentabilidade ambiental e pela histria da cidade, impedindo os projetos megalmanos e as operaes imobilirias especulativas; - Criao de parques perifricos e gratuitos de estacionamento, que promovam uma acalmia do trfego e que ofeream qualidade de ar e de movimento pedonal populao residente e visitante; - Operacionalizao de medidas que facilitem a integrao social e que promovam a interculturalidade (realizao de festivais e outros eventos interculturais como forma de incentivo incluso de imigrantes e residentes estrangeiros).

POR UMA DEMOCRACIA SAUDVEL E PARTICIPATIVA


Porque democracia no apenas votar de quatro em quatro anos! - Implementao do Oramento Participativo, como forma de possibilitar que tod@s @s muncipes participem nas decises sobre parte do investimento a realizar pela autarquia; - Criao de instrumentos e de formas desburocratizadas de participao d@s muncipes na denio e execuo das polticas pblicas, nomeadamente em questes de urbanismo e de ambiente; - Promoo de referendos locais sobre medidas importantes que afetem ou modiquem o territrio, as reas de interveno urbana e ambiental ou os servios pblicos; - Maiores poderes de scalizao e de escrutnio s oposies e aos rgos deliberativos locais; reforo dos meios de informao pblica, nomeadamente nos boletins municipais e nos stios na Internet; - Defesa de um modelo menos presidencialista.

QUALIDADE DE VIDA
Porque um direito, no um privilgio! - Resoluo denitiva do problema do escoamento direto dos esgotos para o rio Guadiana, com a concluso das obras da ETAR; aproveitamento das guas residuais para sistemas de rega; - Combate eroso costeira; controlo e proteo de zonas naturais protegidas, particularmente a Mata Nacional das Dunas Litorais de VRSA; conservao e recuperao de zonas ambientais degradadas (por exemplo o ponto de VRSA); - Criao de novos espaos verdes, parques infantis e de lazer e recuperao dos j existentes, com particular ateno para as zonas dos bairros de habitao social; - Proteo do patrimnio arquitetnico e cultural (Praa Marqus de Pombal, zona urbana pombalina, edicado histrico de Cacela Velha, etc.); - Reabilitao urbana do concelho, com o objetivo de recuperar edifcios degradados, criar emprego e promover o mercado de arrendamento; defesa de taxas reduzidas de IMI para prdios de habitao prpria e permanente, para casas reabilitadas e para arrendamento; aumento do IMI para casas desocupadas;

EMERGNCIA SOCIAL E CRIAO DE EMPREGO


Mais do que caridade, preciso dar respostas e projetos de vida s pessoas! - Criao de bolsas municipais de habitao, que garantam alojamento a muncipes de necessidade econmica extrema e que promovam o arrendamento a custos controlados; - Programas de combate ao abandono escolar e carncia alimentar, com a criao de uma bolsa de livros escolares e acesso garantido ao pequeno-almoo nas escolas; - Criao de hortas de cultivo em todo o concelho para autoconsumo, com apoio tcnico municipal, promovendo ao mesmo tempo uma agricultura biolgica e respeitadora do ambiente; - Defesa das atividades e produes tradicionais (apanha da conquilha e outros bivalves, modos de pesca tradicionais); - Incentivo criao de uma unidade de transformao da alfarroba em Vila Nova de Cacela; - Aposta efetiva na requalicao urbana, em detrimento da nova construo, como forma de promover o emprego e o respeito pelo estilo urbanstico tradicional; - Medidas de apoio ao associativismo e a cooperativas de atividades econmico-sociais.

WWW.BE-VRSA.ORG

Вам также может понравиться