Вы находитесь на странице: 1из 12

1

ANA CLAUDIA VOLF ANDRESSA ANGLICA RECKZIEGEL DANIEL EVELIN GILVANE NOBRE MARCELO TOSSULINO MACHADO MAURCIO MENEZES

Como a Nova Lei de Adoo Pode Impedir que Crianas Adolescentes Permaneam em Abrigos
Trabalho acadmico apresentado disciplina de Psicologia do 2 Perodo do curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Pato Branco FADEP Professora: Msc. Russlia Vanila Godoy

PATO BRANCO-PR OUTUBRO/2012

1 INTRODUO 2 REVISO BIBLIOGRFICA 2.1 O PROCESSO DE ADOO NO BRASIL 2.2 NOVAS REGRAS PARA A ADOO NO BRASIL 3 A IMPORTNCIA DA PSICOLOGIA NO PROCESSO DE ADOO 4 CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS

03 04 04 05 08 11 12

1 INTRODUO

A nova lei de adoo tem o objetivo de impedir que crianas venham a permanecer por vrios anos em abrigos, tirando dessas crianas a chance de encontrar um novo lar. A institucionalizao por tempo indeterminado, diminui as chances destas crianas encontrarem uma nova famlia, pois, a grande maioria dos casais no Brasil, ainda do preferncia para adotar bebs ou meninas com at dois anos de idade. A Justia e o Estado precisam ser rpidos na soluo destes problemas. A nova lei prope um modelo que dispensa as instituies e prev a criao de famlias acolhedoras. Com esse novo modelo, essas famlias sero responsveis por cuidar dessas crianas at que elas encontrem um novo lar. uma proposta interessante, mas que deve ser vista com certas reservas para este novo sistema. Se por um lado a nova proposta pode ser positiva por outro pode transformar famlias acolhedoras em possveis futuros lares adotivos, se observada por uma perspectiva diferente, isso pode vir a criar problemas futuros em virtude dos laos de amor e amizade que possam vir a se desenvolver entre essas famlias e as crianas que ficarem sob sua responsabilidade, que podero no mais querer voltar para a casa de suas famlias biolgicas, na sua grande maioria, constituda de famlias mais humildes.

2 REVISO BIBLIOGRFICA

2.1 O PROCESSO DE ADOO NO BRASIL

O processo de adoo no Brasil ainda muito difcil, tanto para as crianas quanto para os pais que desejam adotar. O maior problema, que a grande maioria dos candidatos adoo quer adotar crianas de colo, brancas e com poucos meses de vida. Como a grande maioria dos candidatos adoo impe esta condio, isso dificulta muito processo de adoo. A maioria das crianas visitadas todos os dias em orfanatos no esto dentro da idade procuradas pelos futuros pais, e assim, poucas so as felizardas que conseguem uma nova famlia. Alm desses problemas, o processo de adoo no Brasil passa por uma burocracia muito grande, e a demora, muitas vezes o principal obstculo adoo. Em primeiro lugar, deve-se observar que para adotar uma criana, o candidato no pode ser nem irmo, av ou av da criana, pois nestes casos devem solicitar a tutela ou o pedido de guarda desta criana. Para dar entrada em um processo de adoo necessrio antes de mais nada, que o candidato a adotante apresente uma srie de documentos como consta no art. 197 A do ECA:
Art. 197-A. Os postulantes adoo, domiciliados no Brasil, apresentaro petio inicial na qual conste: I - qualificao completa; II - dados familiares; III - cpias autenticadas de certido de nascimento ou casamento, ou declarao relativa ao perodo de unio estvel; IV - cpias da cdula de identidade e inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas; V - comprovante de renda e domiclio; VI - atestados de sanidade fsica e mental; VII - certido de antecedentes criminais; VIII - certido negativa de distribuio cvel.

De maneira geral o processo de adoo de crianas passa pelas seguintes etapas, mas o processo no o mesmo em todo o pas: 1 O adotante procura uma Vara da Infncia; 2 Passa por uma entrevista; 3 Apresenta a documentao necessria; 4 Passa novamente por outra entrevista com uma assistente social; 5 D-se incio ao processo de escolha da criana; 6 Perodo de avaliao; 7 Sentena do juiz;

2.2 NOVAS REGRAS PARA ADOO NO BRASIL

A lei de adoo no Brasil, agora fixa prazo mximo de at dois anos para a destituio judicial do poder familiar caso a criana seja vtima de violncia ou abandono, o que pode vir a tornar mais gil o processo de adoo nesses casos. Tambm o tempo de permanncia em abrigos fica limitado ao mximo de dois anos e de preferncia em local prximo ao endereo da famlia. A cada seis meses, a permanncia dessas crianas em abrigos dever ser reavaliada para determinar se existe a possibilidade de reintegrao dessa criana ao convvio familiar ou que a sua colocao junto a uma famlia substituta seja decidida de forma rpida e eficiente. A nova lei tambm permite que as entidades que tenham programa de acolhimento de crianas, possam receb-las sem uma determinao prvia das autoridades competentes, mas tero a obrigao de comunicar tais acolhimentos ao juiz da Infncia e da Juventude no prazo mximo de 24 horas. A lei de adoo ter como prioridade o direito de crianas e adolescentes convivncia familiar como diz o art. 19 do ECA:
Art. 19. Toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes.

E tambm amplia a noo de que fazem parte da famlia os parentes prximos com os quais tem convivncia permanente e mantm algum tipo de

vnculo afetivo ou de afinidade conforme dita o pargrafo nico do art. 25 do ECA:


Pargrafo nico. Entende-se por famlia extensa ou ampliada aquela que se estende para alm da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes prximos com os quais a criana ou adolescente convive e mantm vnculos de afinidade e afetividade.

Tambm obriga que irmos no sejam separados, exige que os pais adotivos sejam previamente preparados e determina que os menores possam ser ouvidos pela justia aps serem entregues as respectivas famlias substitutas conforme o disposto no art. 28 4o e 1 do ECA:
4o Os grupos de irmos sero colocados sob adoo, tutela ou guarda da mesma famlia substituta, ressalvada a comprovada existncia de risco de abuso ou outra situao que justifique plenamente a excepcionalidade de soluo diversa, procurando-se, em qualquer caso, evitar o rompimento definitivo dos vnculos fraternais 1o Sempre que possvel, a criana ou o adolescente ser previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estgio de desenvolvimento e grau de compreenso sobre as implicaes da medida, e ter sua opinio devidamente considerada.

Prev ainda que crianas indgenas e que tenham origem nos quilombos sejam adotadas de preferncia dentro de suas prprias comunidades seguindo o que diz o art. 28 6, I, II e III:
indigenista, no caso de crianas e adolescentes indgenas, e de antroplogos, peran 6o Em se tratando de criana ou adolescente indgena ou proveniente de comunidade remanescente de quilombo, ainda obrigatrio: (Includo pela Lei n 12.010, de 2009) Vigncia I - que sejam consideradas e respeitadas sua identidade social e cultural, os seus costumes e tradies, bem como suas instituies, desde que no sejam incompatveis com os direitos fundamentais reconhecidos por esta Lei e pela Constituio Federal; (Includo pela Lei n 12.010, de 2009) Vigncia II - que a colocao familiar ocorra prioritariamente no seio de sua comunidade ou junto a membros da mesma etnia; (Includo pela Lei n 12.010, de 2009) Vigncia

III - a interveno e oitiva de representantes do rgo federal responsvel pela poltica te a equipe interprofissional ou multidisciplinar que ir acompanhar o caso.

Que a adoo por famlias brasileiras ter prioridade sobre qualquer adoo internacional, e estas apenas sero permitidas e possveis em ltima hiptese conforme dispes o art. 50 10 do ECA:
10. A adoo internacional somente ser deferida se, aps consulta ao cadastro de pessoas ou casais habilitados adoo, mantido pela Justia da Infncia e da Juventude na comarca, bem como aos cadastros estadual e nacional referidos no 5o deste artigo, no for encontrado interessado com residncia permanente no Brasil.

No que se refere aos requisitos para se pleitear a adoo alguns fatores devem ser observados, so eles: o estado civil do candidato independente, a idade mnima para adotar de 18 anos e, caso seja pleiteada por um casal, existe a necessidade de sejam casados ou mantenham uma unio estvel, e caso estejam em processo de separao, ser imprescindvel que o processo de adoo tenha sido iniciado antes de iniciado o processo de separao. Tambm necessrio que o casal tenha um bom relacionamento, conforme descrito no art. 42, 4o
4o Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotarconjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estgio de convivncia tenha sido iniciado na constncia do perodo de convivncia e que seja comprovada a existncia de vnculos de afinidade e afetividade com aquele no detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concesso.

Com relao a unio homoafetiva, a lei veda a doo por pessoas do mesmo sexo, mas existem decises do judicirio em sentido contrrio, permitindo esse tipo de adoo em casos de unio homoafetiva estvel conforme nos mostra jurisprudncia do Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Paran:
HABILITAO PARA ADOO - ADOTANTE HOMOSSEXUAL EMBARGOS DE DECLARAO - OMISSO - FINS DE PREQUESTIONAMENTO - PRETENSO DE EFEITOS INFRINGENTES. REJEIO. Para que haja provimento integrativo-retificador do julgado, necessria a demonstrao da obscuridade, da contradio ou omisso existente no julgado. Ademais, para fins de prequestionamento, basta que a questo tenha

sido enfrentada no acrdo, sem necessidade de indicao de dispositivo legal. (TJPR - 12 C.Cvel - EDC 648257-5/01 - Foro Central da Comarca da Regio Metropolitana de Curitiba Rel.: Costa Barros - Unnime - J. 22.09.2010)

Deve-se lembrar tambm que nos casos de adoo de crianas com mais de 12 anos de idade, o adolescente ter o direito de se manifestar sobre a adoo, em audincia no sendo isso fato impeditivo para o processo de adoo conforme deciso jurisprudencial do Egrgio Tribunal de Justia do Estado do paran
APELAO CVEL. HABILITAO PARA ADOO. CASAL HOMOAFETIVO. PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE ATIVA AFASTADA. POSSIBILIDADE DO RECONHECIMENTO DE UNIES HOMOAFETIVAS COMO ENTIDADES FAMILIARES. AUSNCIA DE VEDAO LEGAL. ATRIBUIO POR ANALOGIA DE NORMATIVIDADE SEMELHANTE UNIO ESTVEL PREVISTA NA CF/88 E NO CC/02. HABILITAO EM CONJUNTO DE CASAL HOMOAFETIVO. POSSIBILIDADE, DESDE QUE ATENDIDOS AOS DEMAIS REQUISITOS PREVISTOS EM LEI. IMPOSSIBILIDADE DE LIMITAO DE IDADE E SEXO DO ADOTANDO. AUSNCIA DE PREVISO LEGAL. NO-DEMONSTRAO DE PREJUZO. MELHOR INTERESSE DO ADOTANDO QUE DEVE SER ANALISADO DURANTE O ESTGIO DE CONVIVNCIA NO PROCESSO DE ADOO, E NO NA HABILITAO DOS PRETENDENTES. APELAO PROVIDA. RECURSO ADESIVO PREJUDICADO. (TJPR - 11 C.Cvel - AC 582499-9 - Foro Central da Comarca da Regio Metropolitana de Curitiba - Rel.: Mendona de Anunciao - Rel.Desig. p/ o Acrdo: Fernando Wolff Bodziak - Por maioria - J. 17.03.2010)

Quanto aos irmos, como j mencionado, estes no podero ser separados, devendo ser adotados pela mesma famlia. Nos casos em que no exista algum da famlia extensa ou ampliada que esteja apto para adotar, e todas as possibilidades de adoo por famlia substituta brasileira forem esgotadas, s ento poder ser analisada a possibilidade de adoo por famlia estrangeira. Nestes casos, brasileiros que vivam no exterior, sero considerados em casos de adoo estrangeira, mas tero preferncia sobre outras famlias estrangeiras no formadas por brasileiros.

3 A IMPORTNCIA DA PSICOLOGIA NO PROCESSO DE ADOO

Todo processo de adoo deve ser acompanhado por um psiclogo. Este profissional ser responsvel pela emisso de um parecer, favorvel ou desfavorvel, sobre a habilitao da pessoa ou casal que se candidatar para adoo, e para isso far uso de teorias cientficas e psicolgicas. Em cada processo de habilitao ser conduzida uma entrevista psicolgica onde sero verificados as credenciais dos requerentes, sua estrutura familiar, comportamentos, crenas e expectativas, dentre outros fatores que podero influenciar o processo de adoo. muito importante que as expectativas desses candidatos sejam compatveis com o perfil e a realidade da criana desejada. preciso que se tenha certeza de que os futuros pais esto preparados econmica e psicologicamente para a grande responsabilidade que adotar uma criana. O trabalho da percia psicolgica importante para fornecer subsdios para que o Juiz possa tomar a melhor deciso em cada caso. Por isso o psiclogo deve ser imparcial e neutro em suas decises e apresentar sugestes com enfoques psicolgicos que possam amenizar o desgaste emocional das partes envolvidas, e principalmente, garantir que o melhor interesse da criana ser garantido. Alm das entrevistas com os futuros pais e com as crianas, o psiclogo tambm responsvel por organizar da melhor forma possvel a aproximao entre a criana a ser adotada e os futuros pais adotivos. Deve ser capaz de desenvolver esse trabalho de maneira que no sejam sentidas mudanas bruscas, principalmente para as crianas. Tambm devem ser programadas durante o processo, vrias visitas para investigao e coleta de dados que sero analisados na formao do parecer final a ser encaminhado justia. O profissional da psicologia faz parte de uma equipe multiprofissional que trabalha em conjunto com o judicirio para dar todo apoio necessrio s pessoas que tem interesse em adotar, mas principalmente para as crianas que sero adotadas. Essa equipe multidisciplinar citada no art. 28 1o do ECA:
1o Sempre que possvel, a criana ou o adolescente ser previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estgio de desenvolvimento e grau de compreenso sobre as implicaes da medida, e ter sua opinio devidamente considerada.Sempre que possvel, a criana ou o adolescente ser

previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estgio de desenvolvimento e grau de compreenso sobre as implicaes da medida, e ter sua opinio devidamente considerada.

A adoo transcende a natureza. parte da evoluo do ser humano, quando acolhe um diferente do seu gene, e simplesmente o faz em nome do amor, do amar por amar. Em geral os relacionamentos so processos delicados e repletos de pequenos obstculos, no sendo diferente nos casos de adoo. No entanto, as dificuldades encontradas certamente so bem menores do que a satisfao que se pode ter sendo pai, ou me, para outro ser humano que necessita tanto desse amor e ateno que muitos querem compartilhar.

4 CONSIDERAES FINAIS

Adotar uma criana uma responsabilidade enorme, mas tambm um ato de amor. um processo muito maior do que o sonho de ser pai ou me. Quando se recebe um novo membro na famlia isso trar tambm um amadurecimento e senso de responsabilidade maior aos pais, que sero ento responsveis por essa nova vida em suas famlias, por dar-lhe amor, educao, palavras de sabedoria, etc. Sero responsveis por preencher o vazio que at ento era parte da vida desta criana. Por tudo isso, que de extrema importncia o trabalho realizado pelos membros de uma equipe multidisciplinar e principalmente pelos psiclogos, pois ele sero responsveis, em grande parte, elo sucesso na construo dessa nova famlia, com os trabalhos que realizarem antes da adoo, com certeza um trabalho importantssimo, mas tambm depois que a famlia estiver unida, que a criana e seus novos pais estiverem em processo de se conhecer e aprenderem a enfrentar as dificuldades de se construir e manter uma nova famlia. Tambm nessa hora, o psiclogo muito importante.

REFERNCIAS

Cola da Web. Disponvel em: http://www.coladaweb.com/direito/aplicacao-dapsicologia-nas-questoes-judiciais Acesso em 15 de outubro de 2012. Lei 8.069/1990. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em 15 de outubro de 2012. Lei 12.012/2009. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2009/lei/l12010.htm. Acesso em 15 de outubro de 2012. Psicologia e Adoo. Disponvel em: http://psicologiaeadocao.blogspot.com.br/2011/11/papel-e-importancia-dopsicologo-no.html. Acesso em 15 de outubro de 2012. Rede PSI. Disponvel em: http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=293. Acesso em 15 de outubro de 2012. SOS Criana e Adolescente. Disponvel em: http://soscriancaeadolescente.com.br/2011/artigos/ver/38. Acesso em 15 de outubro de 2012.

Вам также может понравиться