Вы находитесь на странице: 1из 10

FAMLIA E TRABALHO: AS REDES DE APOIO COMO ESTRATGIA DE CONCILIAO Cinthia Barreto Santos Souza1 Lcia Vaz de Campos Moreira2

Resumo: A pesquisa De casa para a rua e da rua para casa: implicaes e interaes famlia e
trabalho objetivou identificar como os casais com filhos pequenos esto organizando-se para conciliar famlia, vida conjugal, cuidados com os filhos e realizao profissional. Caracteriza-se por ser um estudo quantitativo que teve como participantes 30 pais e 30 mes, totalizando 30 casais que convivem juntos e tm filho(s) com idades entre dois e cinco anos. Foi realizado em Santo Antonio de Jesus, cidade do interior da Bahia, com os pais de uma escola particular. Apresentado ao Programa de PsGraduao em Famlia na Sociedade Contempornea/UCSal, resultou na obteno do ttulo de Mestre primeira autora. Como instrumento, aplicou-se um questionrio adaptado a partir do roteiro construdo no Projeto FAMWORK. Foram focadas as interaes e conciliaes famlia e trabalho, a partir dos segmentos: profisso: realizao, satisfao, organizao e influncias famlia e trabalho; diviso de tarefas: conflitos e negociaes para conciliar demandas familiares e profissionais; vida familiar: relaes casal e pais e filhos; conciliao: estratgias orientadas para a vida comum e vida pessoal. Houve aprovao do estudo pelo Comit de tica em Pesquisa da FTC. Os dados obtidos foram analisados utilizando o programa Satatistical Package for the Social Sciences (SPSS). Para as questes abertas foram estabelecidas categorias a partir das respostas encontradas. Obteve-se como resultados: os casais trabalham em turno integral, vivenciam relaes conjugais, parentais e profissionais e reconhecem interesses individuais, enquanto desenvolvem estratgias de conciliao entre trabalho e famlia. Os participantes admitem as implicaes e interaes entre as duas esferas: famlia e trabalho, bem como, a centralidade delas na vida pessoal. Neste sentido, pais e mes buscam dividir tarefas familiares, apoiar-se em familiares e reforos internos e externos (familiares, babs, escola/instituio de educao infantil), como principais estratgias de conciliao. As famlias tm buscado apoio familiar e institucional para a prole e investem na bab como colaboradora na tarefa. Este texto traz um recorte do estudo feito, focando as estratgias de conciliao famlia e trabalho, apoiadas nas redes sociais internas e externas famlia, j que elas aparecem como importante recurso adotado pelos casais contemporneos, em vista do trabalho de ambos os cnjuges.

Palavras-chave: Famlia; Trabalho; Interao; Conciliao; Rede de apoio.

INTRODUO O presente estudo objetiva conhecer as estratgias de organizao usadas pelos casais, com filhos pequenos, para conciliar vida familiar e trabalho.

1 2

Autora. Mestre em Famlia na Sociedade Contempornea (UCSal). Co-autora. Doutora em Psicologia pela Universidade de So Paulo e professora do Programa de Ps-graduao em Famlia na Sociedade Contempornea (UCSal).

Os segmentos famlia e trabalho emergem como eixos estruturantes para a satisfao da pessoa e razo da existncia humana. Nos dias atuais, a relao das pessoas com a famlia apresenta-se como elemento central na vida delas. Do mesmo modo, o trabalho, tanto para homens quanto para as mulheres obtm valorizao ascendente. Da a questo, como conciliar os interesses de modo satisfatrio? Em busca de estudos sobre a questo, verifica-se que no s as proeminncias afirmam ser a famlia, um desejo e necessidade bsica do sujeito social, mas tambm, a realizao pessoal, conjugal e profissional que associadas, produzem satisfao e bem estar s pessoas. Petrini (2008, p.20), escreve sobre a famlia, como recurso pessoal e social:
A famlia responde a necessidades humanas e sociais relevantes. No espao da vida familiar, vive-se experincias humanas bsicas como, a paternidade, a maternidade, a filiao, a fraternidade, a relao entre as geraes e seu impacto na descoberta do nexo com a gerao da vida e com a realidade da morte. A famlia um requisito do processo de humanizao, que enraza a pessoa no tempo, atravs das relaes de parentesco, destinadas a permanecer durante toda a existncia. A famlia constitui um recurso para a sociedade, pois facilita respostas a problemas e necessidades cotidianos de seus membros. (PETRINI, 2008, p.20).

O estudo, Famlia: recurso da pessoa e da sociedade, realizado pelo Programa de PsGraduao em Famlia na Sociedade Contempornea, da Universidade Catlica do Salvador, em 2010, objetivou analisar a situao da famlia no Brasil, elucidando os valores humanos e sociais que ela gera, quando vive relaes de cooperao entre os sexos e geraes ao longo do tempo. Indagados sobre o que representa a famlia, a categoria base de tudo, alcanou o maior ndice, entre os 102 participantes de Salvador de classe mdia. Sobre a escolha que o entrevistado faz quanto precisa privilegiar trabalho ou famlia revela que 66,7% do total tende a privilegiar a famlia ao trabalho e 26,5% colocaram-se em posio intermediria. No que se refere busca de uma conciliao trabalho e famlia, 100% das respostas obtidas, foram afirmativas. Em seguida perguntou-se a respeito da importncia de conciliar famlia e trabalho para a realizao de aspiraes pessoais. Os dados coletados apontam para um porcentual de 93,1% de tendncia a concordar. Em relao ao favorecimento do crescimento dos filhos, 90,9% acreditam que a conciliao necessria. Sobre o investimento de tempo nas relaes como um todo, 95,1% cr na conciliao. A propsito, as respostas demonstradas, esto em consonncia com os estudos tericos registrados na reviso de literatura a seguir. Eles devem sustentar a anlise e a discusso de dados contemplada nesse texto, a partir do que sugere Gilbert e Rachlin (1987). Eles indicam que a eficincia de estratgias de adaptao ao estilo que combina trabalho e famlia depende da articulao entre fatores pessoais, interacionais e ambientais. Eis ento, a problemtica que

implica na discusso famlia e trabalho no espao relacional da conjugalidade, parentalidade e da realizao profissional. Ao olhar para a problemtica da conciliao trabalho e famlia como provocao que ronda os ncleos familiares na contemporaneidade, esse artigo, destaca as estratgias de apoio interno e externo da famlia, a partir dos dados colhidos na dissertao referida.

CUIDADOS COM OS FILHOS: APOIOS DISPONVEIS O suporte da rede de apoio um recurso da famlia e do indivduo no enfrentamento de transies normativas e no normativas do processo de desenvolvimento das pessoas. No que se refere transio decorrente ao nascimento e cuidado com os filhos, as boas interaes familiares constituem-se em artifcio facilitador da adaptao e equilbrio de tenses, diante de situaes novas. A famlia enquanto sistema complexo abarca vrios subsistemas exemplo das relaes pai-me, irmo-irmo, genitores-filhos, que em constante interao, influenciam e so influenciados uns pelos outros (DESSEN, 1994, 1997; FEIRING; LEWIS, 1978; MINUCHIN, 1985, 1988; TROST, 1995). A dinmica de funcionamento interno da famlia est vinculada a outros sistemas fora dela. A escola, o trabalho, os vizinhos, as comunidades e toda a rede social, impactam sobre os intercmbios entre os sujeitos e controlam o desenvolvimento dos membros familiares. Diante de tal concepo, Bronfenbrenner (1996) defende a necessidade de estudar a interdependncia e a mtua influncia dos processos intra e extrafamiliares no cotidiano das relaes em famlia. A rede social de apoio nas famlias emerge, portanto, como estratgia relacional importante para manuteno do equilbrio e da dinmica familiar, principalmente durante perodos de transio. Geralmente do suporte aos sujeitos quando so submetidos s novas experincias transformadoras, para as quais, carece de aprendizagem e ajuda. Rede social, segundo Lewis (1987), um sistema composto por objetos sociais: pessoas, suas funes e situaes que oferecem apoio instrumental e emocional pessoa, em suas diferentes necessidades. Por apoio instrumental entende-se ajuda financeira, diviso de responsabilidades e informao prestada ao indivduo. Apoio emocional, por sua vez, refere-se afeio, aprovao, simpatia e preocupao com o outro. Ainda, refere-se s aes que remetem a um sentimento de pertena a um grupo (CRAIG; WINSTON, 1989). O apoio s famlias pode gerar melhoria da qualidade de vida dos beneficiados, bem como, oferecer oportunidade para exerccio de bens relacionais e promoo da solidariedade. Sendo assim, comum que vrias pessoas proporcionem suporte famlia e ao indivduo (BRITO-DIAS, 1994; FERREIRA, 1991; LEWIS, 1987). Dentre elas, encontram-se os prprios membros familiares, parentes da famlia extensa, amigos, companheiros, vizinhos e profissionais, que prestam amparo de diversas formas.

As pessoas que compem a rede social de apoio e as funes que exercem mudam de acordo com o contexto scio-cultural, o tempo histrico e o estgio de desenvolvimento do indivduo e da famlia enquanto grupo. As transies pelas quais as famlias passam, movimentam esforos, redes e pessoas em torno de necessidades particulares, atendimentos pontuais ou permanentes. Entre os apoios internos, constitutivos da prpria famlia, os pais so considerados os mais importantes no cuidado aos filhos. Afirmam as mulheres. Neste sentido, o pai aparece mais uma vez, como coadjuvante da me. Em segundo lugar, as avs maternas so as preferidas. (BELSKY, 1981; BRONFENBRENNER, 1986; LEVITT; WEBER; CLARK, 1986). Ao estudarem sobre a importncia da rede social de apoio na famlia, Dessen e Braz (2000), investigaram a partir do ponto de vista de mes e de pais, as transformaes ocorridas na rede social de apoio de famlias brasilienses em perodos de transio familiar, decorrentes do nascimento de filhos, da participao do pai nesse contexto e da participao e influncia dos avs na vida familiar. Os resultados foram descritos focalizando a estrutura e o contato social da famlia, a diviso do trabalho domstico e a responsabilidade pelo cuidado dos filhos, a participao e o envolvimento do pai na vida familiar. Alm disso, descreve-se, ainda, o apoio recebido e as mudanas percebidas na rede social durante perodos de transio decorrentes do nascimento dos filhos, as expectativas quanto participao do pai na vida familiar e a participao e influncia dos avs na vida da famlia e no desenvolvimento da criana. No que se refere ao trabalho domstico e cuidado dos filhos: tarefas compartilhadas, os dados lidos esclarecem que as mes eram as principais responsveis pela realizao das tarefas domsticas e pelos cuidados dispensados aos filhos. Os pais, os avs, os irmos da criana e outras pessoas tambm colaboravam, executando algumas das atividades domsticas. Quanto participao e envolvimento do pai na vida familiar, relatos de mes e pais registram a participao e o apoio do pai em tarefas domsticas e nos cuidados dispensados aos filhos. A maioria das mes (80%) relatou que os pais realizavam algum trabalho domstico. J os pais disseram que ajudavam em casa naquilo que podiam e quando possvel, isto , aps chegarem do trabalho ou nos finais de semana. Ao analisar os dados relativos ao apoio recebido pela rede e mudanas decorrentes do perodo de transio familiar, a maioria das mes relatou a ocorrncia de mudanas na sua rede de apoio durante a gravidez. Elas consideraram positivas as ajudas: apoio psicolgico; cuidados fsicos e orientaes recebidas sobre alimentao, gravidez e filhos; ajuda financeira; ajuda nas tarefas domsticas e de cuidados com os filhos; melhoria no relacionamento com o marido e a famlia. Na opinio dos pais, as mudanas positivas nesse perodo foram relacionadas ao apoio psicolgico recebido pela famlia, dentre eles, foram destacados a aprovao dos parentes, a ajuda financeira recebida. A interao famlia e rede de apoio requer dos indivduos, contnua readaptao s demandas e circunstncias eventuais. Os momentos transitrios vividos pela famlia oportunizam aprendizados e reorganizam o funcionamento da nova estrutura. Uma readaptao bem sucedida
4

solicita mudanas significativas na rede social de apoio das famlias e assegura sade fsica e emocional do indivduo e, consequentemente, da famlia (RHODES; LAKEY, 1999). As pesquisas sobre a rede social de apoio, que constitui objeto de estudo de vrias disciplinas como a Medicina, a Sociologia e a Psicologia, precisam considerar, em seus planejamentos, a diversidade e a complexidade da rede social e dos apoios recebidos e percebidos pelos membros da famlia. O avano nessa rea permitir uma compreenso mais aprofundada das relaes maritais e parentais e dos perodos de transio normativos decorrentes do nascimento de filhos (DESSEN; BRAZ, 2000). At ento, vale observar que as redes de apoio familiares constituem-se naturalmente, pois no instante em que a famlia forma pais, consequentemente deriva avs, tios, irmos, entre outros, que por sua presena, manifesta-se para apoiar os filhos, netos e empreendimentos que se concretizam no espao da relao familiar. Aos apoios familiares agregam-se os colaboradores externos: babs, escola e instituies de educao infantil. Suportes importantes tambm no processo de desenvolvimento e educao dos filhos pequenos. Sobretudo porque se constituem em experincias distintas da mediao pais, mes e filhos. Sobre os estilos de mediao nas relaes bab/criana, Ristum e Fantin (2008) identificam quatro modelos: Participativa, Participativa-Diretiva, Diretiva e Autoritria. O estilo participativo caracteriza-se pelo incentivo a autonomia da criana, o participativodiretivo agrega direcionamento s mediaes, a diretiva diferencia-se pelo controle e a autoritria pela determinao. O fato que o apoio de redes familiares ou no, envolve modelos de educao. Eles esto no centro da preocupao dos pais e mes. Segundo Moreira e Biasoli-Alves (2008), as questes educativas nas ltimas dcadas angustiam pela insegurana dos genitores. Sobre tais prticas educativas, Biasoli-Alves (2002), sintetiza que elas resultam, ao longo do sculo XX, inicialmente de crenas religiosas ou da transmisso geracional e, posteriormente, os pais buscaram orientaes tcnico-cientficas. A preocupao dos adultos com a educao dos filhos evidente, afinal segundo Moreira e Biasoli-Alves (2008), os pais e as mes sentem-se protagonistas da educao dos filhos. Eles tm retornado o ideal de limite sem, contudo, perder de vista a afetividade e o dilogo. Como recursos de apoio, buscam ajuda no cnjuge, nas orientaes tcnicas e cientficas, nas instituies especializadas, inclusive no ensino da educao infantil, na sabedoria geracional.

MTODO O presente estudo quantitativo e teve como participantes 30 pais e 30 mes, totalizando 30 casais que convivem juntos e tm filho(s) com idades entre dois e cinco anos. Foi realizado em Santo Antonio de Jesus, cidade do interior da Bahia, com os pais de uma escola particular.

Como instrumento, aplicou-se um questionrio adaptado a partir do roteiro construdo no Projeto FAMWORK. Foram focadas as interaes e conciliaes famlia e trabalho, a partir dos segmentos: profisso: realizao, satisfao, organizao e influncias famlia e trabalho; diviso de tarefas: conflitos e negociaes para conciliar demandas familiares e profissionais; vida familiar: relaes casal e pais e filhos; conciliao: estratgias orientadas para a vida comum e vida pessoal. Houve aprovao do estudo pelo Comit de tica em Pesquisa da FTC. Os dados obtidos foram analisados utilizando o programa Satatistical Package for the Social Sciences (SPSS). Para as questes abertas foram estabelecidas categorias a partir das respostas encontradas. RESULTADOS Os resultados para redes de apoio s famlias foram compilados e elucidados em quatro tabelas. Na primeira, os participantes fizeram indicaes sobre as estruturas de apoio existentes e disponveis, prximas deles, apontaram as que usam, e informaram sobre a gratuidade ou custo pelo uso. Entre as estruturas externas, o primeiro bloco, selecionou: bab, avs, amigos, vizinhos e familiares. Ver tabela:

Tabela 1: Distribuio percentual sobre as estruturas de apoio disponveis para o cuidado dos filhos pequenos. Santo Antnio de Jesus (Ba), 2011
Existe aqui perto Sim Estruturas de apoio Total Total Total Total Total Total 11,9 100 100 100 100 09,3 57,1 23,5 17,1 76,5 80,0 81,5 77,8 70,6 74,2 Me Me Me Me Me Me 08,3 100 100 100 100 07,7 58,8 27,8 16,0 71,4 76,5 80,0 73,3 68,4 70,6 Pai Pai Pai Pai Pai Pai No Utilizamos atualmente Sim No Tem que ser paga Sim No

Estruturas Bab Avs Amigos Vizinhos Outros familiares Educao Infantil 1 turno Educao Infantil 2 turnos Escola do Ensino Fundamental Atividades em tempos livres Atividades alternativas (msica,esporte,etc.) Parque infantil/praa Apoio aos pais e mes Centro de apoio e infor-mao para pais e filhos Grupos de ajuda mtua Aconselhamento educativo e familiar Psiclogo escolar/ Apoio psicopedaggico Aconselhamento/terapia para casais Porcentagem total Nmero de participantes

66,7 75,0 73,7 73,7 72,2 95,0 29,4 87,5 82,4 44,4 31,6 17,6 23,5 77,8 41,2

86,4 62,5 73,7 75,0 66,7 100 40,9 88,9 87,0 61,5 38,5 29,2 47,8 80,0 58,3

77,5 68,2 75,0 74,4 69,2 97,8 35,9 88,2 85,0 54,5 35,6 24,4 37,5 79,1 51,2

33,3 25,0 26,3 26,3 27,8 05,0 70,6 12,5 17,6 55,6 68,4 82,4 76,5 22,2 58,8

13,3 37,5 26,3 25,0 33,3 59,1 11,1 13,0 38,5 61,5 70,8 52,2 20,0 41,7

22,5 31,8 25,0 25,6 30,8 02,2 64,1 11,8 15,0 45,5 64,4 75,6 62,5 20,9 48,8

72,2 50,0 25,0 23,5 71,4 82,4 13,3 43,8 42,1 35,3 22,2 16,7 05,9 16,7 22,2

80,8 56,0 24,0 23,1 57,9 91,7 09,5 28,6 44,4 44,0 16,0 17,4 22,7 20,8 08,7

77,3 53,7 24,4 23,3 63,6 87,8 11,1 35,1 43,5 40,5 18,6 17,1 22,5 19,0 07,5 100

27,8 50,0 75,0 76,5 28,6 17,6 86,7 56,2 57,9 64,7 77,8 83,3 94,1 83,3 77,8

19,2 44,0 76,0 76,9 42,1 08,3 90,5 71,4 55,6 56,0 84,0 82,6 77,3 79,2 91,3

22,7 46,3 75,6 76,7 36,4 12,2 88,9 64,9 56,5 59,5 81,4 82,9 77,5 81,0 92,5

83,3 88,2 45,5 81,2 81,2 15,4 15,4 16,7 21,4 26,7 16,7

91,7 92,3 41,2 72,2 84,0 28,6 23,5 20,0 26,7 31,6 29,4

88,1 90,7 42,9 76,5 82,9 23,5 20,0 18,5 22,2 19,4 25,8

16,7 100 100 100 100 11,8 54,5 18,8 18,8 84,6 84,6 83,3 78,6 73,3 83,3

30 pais

30 mes

60 genitores

Assim, apreciando o bloco em questo, os pesquisados disseram sim para a existncia perto de suas residncias: bab: 77,5%, amigos: 75,0%, vizinhos 74,4% e outros familiares 69,2%. Os outros familiares foram 28,0% de tios, 10,0% irmos e 03,2% sobrinhos. Tambm residiriam perto os avs: 68,2%. Utilizam essas estruturas: bab: 77,3%, outros familiares: 63,6%, avs: 53,7%, amigos: 24,4% e vizinhos: 23,3%. Pagam pelos servios da bab: 88,1%. As outras estruturas externas dadas como opo foram: Educao Infantil um turno, Educao Infantil dois turnos, Escola do Ensino Fundamental. Elas esto prximas e disponveis. A primeira para 97,8% do total, a segunda: 35,9% e a ltima para 88,2% dos participantes. Verifica-se que o percentual para Educao Infantil dois turnos menor que para um turno. Os participantes afirmam que utilizam atualmente: Educao Infantil: um turno, para 87,8%; 11,0% dois turnos e 35,1% Ensino fundamental. Os pais e mes pagam pelos servios: 90,7%, 42,9% e 76,5%, na ordem dos apoios mencionados anteriormente. A Educao Infantil, em um turno, o apoio externo mais utilizado e a maior parte paga por eles. No entanto, cabe destacar que o acesso aos participantes foi atravs de alunos inseridos na Educao Infantil da escola estudada. Sobre as atividades em tempos livres: alternativas (msica, esporte, outras), parque infantil/praa, os participantes disseram possuir perto de casa atividades alternativas (85,0%) e parques e praas (54,5%), sendo que 43,5% deles se utilizam das atividades e 40,5% dos locais referidos. Pagam pelo apoio 82,9% e 23,5% respectivamente. As atividades livres gratuitas so mais usadas que as pagas, apesar de existirem em menor oferta. No que diz respeito pessoa dos genitores diretamente, os apoios que mencionaram como disponveis foram: centro de apoio e informao para pais e filhos (35,6%), grupos de ajuda mtua (24,4%), aconselhamento educativo e familiar (37,5%), psiclogo escolar/apoio psicopedaggico (79,1%), aconselhamento/terapia para casais (51,2%). O percentual de uso tmido: 18,6%, 17,1%, 22,5%, 19,0%, 07,5%, ordenadamente. Vale ressaltar que, quanto ao uso, as mes afirmam utilizar um pouco mais as babs e avs que os pais. Os pais dizem recorrer mais a outros familiares que as mes. As mes afirmam usar mais a Educao Infantil, enquanto os pais dizem usar mais o Ensino Fundamental, isto pode ser decorrente de um conhecimento maior, por parte das mulheres, sobre as nomenclaturas atuais utilizadas nos diversos nveis educacionais. As mes tambm declaram usar um pouco mais as atividades livres, o que no depende da presena ou existncia do casal. Elas dizem usar mais o aconselhamento educativo e familiar, o psiclogo escolar e apoio psicopedaggico.

DISCUSSO E CONSIDERAES FINAIS Considerando o percentual de uso demonstrado em nmeros quantitativos, verifica-se que a bab, avs, familiares e amigos fazem parte da rede de apoio dos participantes no processo de conciliao famlia e trabalho. Nota-se, entretanto que a bab aparece como alternativa primeira e que este servio pago: 88,1%. Ainda que os amigos e vizinhos sejam alternativas usuais, o que remete a ideia de parceria e diviso de obrigaes entre pessoas que moram prximas e que ajudam-se mutuamente. Avs tambm so recursos preciosos que se destacam como colaboradores compondo o sistema de objetos sociais ou oferecem apoio instrumental e emocional aos pais e mes como afirma Lewis (1987). Sobre os recursos de apoio oferecidos no mbito externo, a Instituio de Educao Infantil aparece como a mais usual: 87,8%. Um servio pago por 82,9%. Assim sendo, verificase que o acesso a este foi possvel mediante recurso financeiro. Acerca do apoio pessoa dos genitores diretamente, os mais disponveis so aqueles oferecidos pela escola como servios de orientao educacional. Os participantes acrescentaram que desejariam ter: mais apoio no trabalho, colnia de frias, curso de frias e pediatras. Sintetizando as primeiras informaes, as babs e a Educao Infantil so apoios disponveis e usados pelos genitores, h ressalvas quanto confiana na bab. Sobre instituio de Educao Infantil, os pais consideram o benefcio importante para o desenvolvimento dos filhos. Tais dados indicam a preocupao dos adultos com a educao dos filhos, refletida por Moreira e Biasoli-Alves (2008). Segundo as autoras, os pais e as mes sentem-se protagonistas da educao da prole. Finalmente, os resultados indicam as circunstncias nas quais pais e mes esto inseridos. Para eles, o servio das babs est mais disponvel para uso, principalmente quando as crianas esto fora da faixa etria, estabelecida pela Instituio de Educao Infantil. Os participantes sentem-se mais seguros em relao instituio de apoio, entretanto o tempo dedicado pelas babs maior e de maior amplitude. Esses tambm recebem apoio dos avs no cuidado dos filhos.

REFERNCIAS BIASOLI-ALVES, Z.M.M. Famlias brasileiras do sculo XX: os valores e as prticas da educao da criana. Temas em Psicologia, v. 3., 1997, p. 33-49. BRITO-DIAS, C. M. S. A importncia dos avs no contexto familiar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.10., 1994, p. 31-40. BRONFENBRENNER, U. Ecological systems theory. In: ARAJO, C. e ESCALON, C. (2005). Genero, famlia e trabalho no Brasil. RJ: FGV, 1996.
9

DESSEN, M.A.; LEWIS, C. (1998). Como estudar a famlia e o pai. Cadernos de Psicologia e Educao Paidia, v. 8. p. 105-122. DESSEN, M. A. Interaes e relaes no contexto familiar: questes tericas e metodolgicas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 10, 1994, p. 213-220. DESSEN, M.A. Desenvolvimento familiar: transio de um sistema tridico para polidico. Temas em Psicologia, v. 3, 1997, p. 51-61. FANTI, C; RISTUM, M. A mediao da bab na relao com crianas em ambientes domsticos. Em: MOREIRA. L; CARVALHO, A. M. A. (Org.). Famlia e educao: olhares de Psicologia. So Paulo: Paulinas, 2008, p. 77-118. GILBERT, L. A.; RACHLIN, V. Mental health end Psychological Functioning of DualCareer families. The Counseling Psychologist, 1987. LEWIS, C.; DESSEN, M.A. O pai no contexto familiar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 15, 1999, p. 09-16. MOREIRA. L V. C.; BIASOLI-ALVES, Z. M. M. O olhar de pais de camada mdia sobre a educao de filhos. Em: MOREIRA. L; CARVALHO, A. M. A. (Org.). Famlia e educao: olhares de Psicologia. So Paulo: Paulinas, 2008, p. 31-57. PETRINI, J. C. A relao nupcial no contexto das mudanas familiares. Em: JACQUET, C.; COSTA, L. F. (Org.) Famlia em Mudana. So Paulo: Companhia Ilimitada, 2004.

10

Вам также может понравиться