Вы находитесь на странице: 1из 2

Aluno: Emerson de Carvalho

RA: 6277274464

Modelos de dados

Modelo hierrquico: Em tal modelo os dados so estruturados em hierarquias ou rvores. Os ns das hierarquias contm ocorrncias de registros, onde cada registro uma coleo de campos (atributos), cada um contendo apenas uma informao. O registro da hierarquia que precede a outros o registro pai, os outros so os filhos, onde os dados podem ser acessados segundo uma sequncia hierrquica com uma navegao do topo para as folhas e da esquerda para direita. Um registro pode estar associado a vrios registros diferentes, desde que seja replicado, apesar de que essas replicaes terem desvantagens de causar inconsistncia de dados e o desperdcio de espao. Modelo em rede: Os registros so organizados em grafos onde aparece um nico tipo de associao (set) que define uma relao 1:N entre dois tipos de registros: proprietrio e membro. O gerenciador DBTG da CODASYL estabeleceu uma norma para este gerenciador, onde deveria recuperar os dados para as aplicaes como se eles estivessem armazenados na maneira indicada nos esquemas e sintaxes para concorrncia e segurana, que fornecia facilidade no bloqueio dos dados e uma senha fosse associada a cada objeto descrito no esquema. O modelo em rede possibilita acesso a qualquer n da rede sem passar pela raiz. Modelo relacional: Sua principal estrutura a relao (tabela), que constituda por um ou mais atributos (campos) que traduzem o tipo de dados a armazenar. Cada instncia do esquema (linha) chamada de tupla (registro). Implementa estruturas de dados organizadas em relaes. Entretanto existe algumas restries como: repetio da informao, incapacidade de representar parte da informao e perda de informao, integridade referencial, chaves e integridade de junes de relaes. Modelo orientado a objetos: Necessitam guardar representaes das estruturas de dados que utilizam no armazenamento permanente. Tal termo usado para documentar o padro que contm a descrio geral das facilidades de um conjunto de linguagens de programao orientadas a objetos e a biblioteca de classes que pode formar a base para o sistema de Banco de dados.

Sistemas objetos Relacionais: tenta suprir a dificuldade dos sistemas relacionais convencionais, que o de representar e manipular dados complexos, visando ser mais representativos em semntica e construes de modelagens Para manuseio so utilizados linguagens SQL, para isso foram adicionados tipos bsicos no contexto SQL, representaes para objetos complexos, herana no contexto e sistema de regras.

Principais Softwares de gerenciamento de Banco de dados

Microsoft SQL Server: Sua principal funo a de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicaes de software, seja aqueles no mesmo computador ou aqueles em execuo em outro computador atravs de uma rede (incluindo a Internet). Oracle: Oracle um SGBD que permite assegurar: a definio e a manipulao dos dados, a coerncia dos dados, a confidencialidade dos dados, a integralidade dos dados, o backup e a restaurao dos dados, a gesto dos acessos competitivos MySQL: Este banco de dados conhecido por sua facilidade de uso, sendo ele usado pela NASA, HP, Bradesco, Sony, e muitas outras empresas. Tem uma facilidade maior para programao, tem funes mais simples, pode ser totalmente modificado. No MySQL, pode-se escolher entre 3 formatos de tabelas, basicamente: ISAM, HEAP e MyISAM, sendo que as verses mais atuais suportam algumas adicionais, como InnoDB ou BDB, dependendo do modo como compilado. Um banco de dados pode conter tabelas de diferentes tipos. PostgreSQL: Hoje, o PostgreSQL um dos SGBDs (Sistema Gerenciador de Bancos de Dados) de cdigo aberto mais avanados, contando com recursos como: consultas complexas, chaves estrangeiras, integridade transacional, controle de concorrncia multiverso, suporte ao modelo hbrido objeto-relacional, ele tem facilidade de acesso, gatilhos, vises, linguagem procedural em vrias linguagens (PL/pgSQL, PL/Python, PL/Java, PL/Perl) para procedimentos armazenados, indexao por texto, estrutura para guardar dados Geo. referenciados PostGIS.

Вам также может понравиться