Вы находитесь на странице: 1из 26

Cirurgia de Vlvula Cardaca

Informaes que Todos os Pacientes Devem Saber

ndice

O Corao .................................................................................1 Problemas Valvares e seus Diagnsticos ................................7 Tratamento das Vlvulas ........................................................11 Cuidados aps a Cirurgia ....................................................15 Perguntas Mais Freqentes..................................................17 Glossrio ..................................................................................18

Pacientes e Familiares

As informaes a seguir destinam-se a pacientes que podem estar diante da possibilidade de uma cirurgia cardaca. Os familiares ou amigos desses pacientes tambm podero ach-las teis pois podem ajudar a compreender a anatomia do corao, como esse rgo e as suas vlvulas funcionam, como as doenas cardacas valvares so diagnosticadas e as possveis alternativas de tratamento. Lembre-se de que essas informaes no pretendem lhe dizer tudo o que voc precisa saber sobre prteses valvares cardacas ou reparo das vlvulas, nem sobre outros procedimentos cardiolgicos. Consultas peridicas com um cardiologista so essenciais e voc deve consultar seu mdico sempre que tiver dvidas ou preocupaes a respeito da sua sade, especialmente se voc apresentar qualquer sintoma diferente ou alteraes na sua sade de modo geral.
Preparado com a consultoria do Dr. Steven F. Bolling, Professor de Cirurgia da Diviso de Cirurgia Cardaca e do Dr. Gayle Halperin Kahn, Professor de Medicina Integrada da Universidade de Michigan.

O Corao
Como Funciona o Corao
O corao um rgo muscular localizado na poro central esquerda do trax, entre os pulmes. Ele aproximadamente do tamanho do seu punho fechado. Sua funo bombear sangue para todos os tecidos do corpo por meio de uma rede de vasos sangneos. O lado direito do corao bombeia sangue para os pulmes, onde o sangue recebe oxignio. O lado esquerdo do corao recebe sangue contendo oxignio, bombeando-o para o resto do corpo. O corao tem quatro vlvulas principais. Seu propsito permitir que o sangue flua em um nico sentido. As vlvulas mitral e tricspide controlam o fluxo de sangue dos trios para os ventrculos. As vlvulas artica e pulmonar controlam o fluxo do sangue para fora dos ventrculos. A figura 1-1 mostra as cmaras e vlvulas do corao.

Circulao
A funo do sangue carregar oxignio e outros nutrientes para os tecidos e rgos do corpo, alm de retirar os produtos no usados pelas clulas. Na verdade, existem dois circuitos para circulao do sangue no corpo. O primeiro o circuito entre o corao e os pulmes, onde o sangue misturado com o oxignio e o dixido de carbono liberado. A funo do oxignio no sangue dar ao corpo energia. O dixido de carbono o que sobra quando o corpo usa o oxignio. Outro circuito de circulao o do corpo, onde oxignio e nutrientes so trocados por dixido de carbono e produtos no usados pelas clulas. As veias so os vasos sangneos pelos quais o sangue retorna para o corao. As artrias so os vasos sangneos que levam o sangue do corao para o resto do corpo. A figura 1-2 mostra as principais artrias e veias do corao.

Por Dentro do Corao Cmaras e Vlvulas do Corao


O corao contm quatro cmaras ou compartimentos. O corao bombeia sangue pela contrao (impulsionando o sangue para fora de suas cmaras) e relaxamento (permitindo que o sangue entre em suas cmaras). As duas cmaras superiores so chamadas de trios. Elas recebem o sangue que retorna do corpo pelas veias. As duas cmaras inferiores so chamadas de ventrculos. Elas so as cmaras que impulsionam o sangue para fora do corao pelas artrias. Os dois trios contraem-se suavemente para enviar o sangue para o interior dos ventrculos. Os ventrculos contraem-se fortemente para impulsionar o sangue para o pulmo e para o resto do corpo. As cmaras do lado esquerdo do corao precisam gerar presses maiores (trabalhar mais) para impulsionar o sangue e fluidos pelo corpo. Por isso, o lado esquerdo do corao mais musculoso que o direito.

O Corao

Vlvula Pulmonar

trio Esquerdo

Vlvula Artica trio Direito Vlvula Mitral

Vlvula Tricspide Ventrculo Esquerdo

Ventrculo Direito

Figura 1-1: Cmaras e Vlvulas do Corao

O Corao

Aorta

Artria Pulmonar Veia Cava Superior Veias Pulmonares

Veia Cava Inferior

Artrias Coronrias

Figura 1-2: Principais Artrias e Veias do Corao

O Corao
O Msculo do Corao e o Ciclo Cardaco
O msculo fibroso do corao (o miocrdio) importante porque produz as foras necessrias para impulsionar o sangue dos ventrculos. Quando os ventrculos se contraem, eles foram o sangue por meio das vlvulas para a aorta e artrias pulmonares. Esta fase do ciclo cardaco chamada de sstole. Quando os ventrculos relaxam, so preenchidos de sangue proveniente dos trios. Esta fase chamada de distole. Veja a figura 1-3.

Durante a Sstole do Corao

trio Esquerdo

trio Direito

Ventrculo Esquerdo

Ventrculo Direito

Durante a Distole do Corao

trio Esquerdo trio Direito

Ventrculo Esquerdo Ventrculo Direito

Figura 1-3: As Fases do Corao

O Corao
Problemas com o miocrdio (o msculo fibroso do corao) podem levar a insuficincia cardaca. Se o miocrdio no recebe sangue suficiente (e, portanto oxignio) devido a um estreitamento ou bloqueio das artrias coronrias, pode ocorrer infarto do miocrdio (ataque cardaco). H vrias outras doenas que podem fazer com que o msculo do corao enfraquea. Caso isso ocorra, as cmaras cardacas podem tornar-se espessas ou o corao como um todo pode ficar aumentado, sem conseguir trabalhar corretamente. Esse espessamento do msculo cardaco chamado hipertrofia e pode diminuir o fluxo sangneo pelo corpo.

Estrutura e Localizao
As vlvulas cardacas so estruturas que permitem que o sangue flua apenas em um sentido no sistema circulatrio. As vlvulas so formadas de finos folhetos de tecido resistentes ancorados a um orifcio ligado ao miocrdio. H quatro vlvulas cardacas. Duas dessas vlvulas so chamadas de vlvulas atrioventriculares (AV). Elas controlam o fluxo sangneo dos trios para os ventrculos e impedem que o sangue flua no sentido contrrio. A vlvula AV do lado direito do corao chamada de vlvula tricspide. O nome tricspide refere-se aos trs folhetos de tecido que formam a vlvula. A vlvula AV do lado esquerdo do corao chamada de vlvula mitral ou bicspide, porque ela tem dois folhetos. As duas outras vlvulas cardacas, artica e pulmonar, so vlvulas de sada e tambm so chamadas de vlvulas semilunares, pois seus folhetos tm o formato de meia-lua. Elas controlam o fluxo sangneo para fora dos ventrculos. A vlvula artica est localizada na parte superior do ventrculo esquerdo (entre o ventrculo esquerdo e a poro ascendente ou poro superior da aorta). A vlvula pulmonar est localizada entre o ventrculo direito e a artria pulmonar. As vlvulas mitral e tricspide so substancialmente maiores do que as vlvulas artica e pulmonar. A figura 1-4 mostra o formato das quatro vlvulas do corao. Os sons caractersticos do corao (tum, ta) so causados pelo fechamento das vlvulas cardacas: o primeiro causado pelo fechamento das vlvulas mitral e tricspide e o segundo, pelo fechamento das vlvulas artica e pulmonar.

O Sistema de Conduo
O sistema de conduo do corao consiste de tecidos especializados que geram impulsos eltricos que acionam a contrao cardaca. O sistema de conduo importante porque ele regulariza o ritmo cardaco (nmero de batidas por minuto) e assegura que as cmaras cardacas contraiam de forma organizada. A freqncia normal do corao em repouso para um adulto de 60-100 batimentos por minuto. Problemas com o sistema de conduo do corao podem resultar em fibrilao (batimentos rpidos e descoordenados das cmaras cardacas) e podem levar a problemas cardacos adicionais ou insuficincia cardaca. Uma pessoa em ritmo sinusal (ver glossrio) tem um corao que contrai de maneira normal e coordenada.

Vlvulas Cardacas Saudveis e Normais


As vlvulas cardacas humanas so estruturas notveis da anatomia do corao. Essas membranas, de tecido fino como papel, presas parede do corao, sofrem um constante batimento (uma flexo do tecido) dia aps dia, ano aps ano. Elas suportam aproximadamente 80 milhes de batimentos por ano, ou 5 a 6 bilhes de batimentos em um perodo mdio de vida. Cada batimento uma impressionante demonstrao de fora e flexibilidade.

O Corao

(Viso superior da ilustrao esquerda)

Vlvula Tricspide (fechada)

Vlvula Mitral (fechada)

Vlvula Tricspide (fechada)

Vlvula Pulmonar (aberta)

Vlvula Artica (aberta)

Vlvula Pulmonar (aberta)

Figura 1-4: Viso das Vlvulas do Corao

Funo das Vlvulas Cardacas


Uma vlvula perfeita aquela que causa mnima obstruo, permitindo que o sangue flua livremente em um sentido. Ela deve se fechar completa e rapidamente, no permitindo que o sangue flua em sentido contrrio (regurgitao). A regurgitao de fechamento o fluxo inverso por meio da vlvula no momento do fechamento dos folhetos (cspides); a regurgitao por vazamento o fluxo inverso por entre as cspides quando elas esto fechadas. Em vlvulas normais, no deve haver regurgitao por vazamento. A relao orifcio-anel a proporo entre a rea de abertura da vlvula e o dimetro do anel em torno da vlvula. Em uma vlvula ideal, essa relao deve ser 1:1.

Quando uma vlvula cardaca abre totalmente e simetricamente, o sangue flui atravs dela de modo suave. Quando a vlvula no abre totalmente ou simetricamente, o fluxo sangneo pode se tornar turbulento e ter reas de estase (ver glossrio) ou estagnao. Esse tipo de fluxo sangneo pode resultar na formao de cogulos. O sangue no s flui para frente, mas tambm flui para trs atravs da vlvula (regurgitao), ou em crculos. Essa condio faz com que o corao trabalhe mais para bombear a mesma quantidade de sangue. A regurgitao tambm pode ocorrer quando uma vlvula cardaca no se fecha rapidamente ou completamente.

Problemas Valvares e seus Diagnsticos


Quando uma vlvula cardaca natural se torna defeituosa, isso pode resultar em: estenose (estreitamento da vlvula) regurgitao (vlvula com vazamento) Estes problemas podem ocorrer em apenas uma das vlvulas ou em mais de uma vlvula. Veja as figuras 2-1 e 2-2.

Vlvula Mitral com Estenose Vlvula Artica com Regurgitao

Figura 2-1: Uma vlvula artica com vazamento (regurgitao) possibilita um fluxo de sangue para trs, da aorta para o ventrculo esquerdo quando os ventrculos relaxam. Uma vlvula mitral estreitada (estenose) restringe o fluxo de sangue do trio esquerdo para o ventrculo esquerdo.

Vlvula Mitral com Regurgitao

Figura 2-2: Uma vlvula artica estreitada (estenose) reduz o fluxo de sangue do ventrculo esquerdo para a aorta. Uma vlvula mitral com vazamento (regurgitao) possibilita um fluxo de sangue para trs, do ventrculo esquerdo para o trio esquerdo quando os ventrculos se contraem.

Vlvula Artica com Estenose

Problemas Valvares e seus Diagnsticos


Estenose
Estenose o estreitamento da abertura de uma vlvula, que resulta em fluxo sangneo reduzido na vlvula. A principal causa da estenose a calcificao resultante de envelhecimento ou doenas como febre reumtica, infeces e anomalias congnitas. Outras causas incluem endocardite bacteriana e doena venrea. Com exceo da estenose causada por anomalias congnitas, o desenvolvimento de uma vlvula com estenose comea com a formao de cicatrizes nas cspides da vlvula causadas pela doena, infeco, etc. Com o tempo, dois processos podem ocorrer: o tecido cicatricial pode se acumular, levando ao espessamento e perda de flexibilidade das cspides, ou o tecido cicatricial mais grosseiro pode servir como local para calcificao. Isto , o clcio presente no sangue pode se depositar nesses locais, formando massas calcificadas que, por sua vez, reduzem a flexibilidade das cspides. medida que os folhetos da vlvula perdem flexibilidade, aumenta a estenose na vlvula e a rea pela qual o sangue flui gradualmente reduzida. Assim, cada vez menos sangue pode passar pela vlvula a cada contrao. medida que aumenta a resistncia ao fluxo sangneo na vlvula, a cmara cardaca anterior quela vlvula encontra presses cada vez maiores. Com o tempo, essa presso aumentada fora gradualmente os msculos da parede da cmara, que respondem tornando-se mais espessos. O resultado um corao aumentado. Essa condio no deve ser confundida com o corao normal, maior e mais forte, de um atleta, por exemplo. O corao aumentado, ao contrrio, significa simplesmente a presena de distenso da cmara cardaca e aumento da massa muscular. Um corao aumentado tem maior probabilidade de formao de cogulos porque o sangue que volta para a cmara aumentada tende a estagnar. Quanto mais sangue se acumula no local, maior a possibilidade de formao de cogulo. Essa complicao aparece mais freqentemente quando o corao no est em ritmo sinusal (ver glossrio).

Regurgitao (Insuficincia / Incompetncia)


Quando uma vlvula no consegue se fechar completamente, o sangue pode voltar para trs pela vlvula, o que chamado de regurgitao. As principais causas de insuficincia ou regurgitao so febre reumtica, endocardite bacteriana, doena arterial coronariana e doenas venreas. H trs mecanismos pelos quais as infeces podem causar regurgitao. Primeiro, infeces podem causar leses (cicatrizes ou pontos de atrito) nos folhetos da vlvula. Esse tecido cicatricial pode se desenvolver a ponto de as cspides se tornarem to rgidas (com estenose) que no podero mais se fechar corretamente. Isso resultar em fluxo inverso pela vlvula. Uma vlvula pode ter insuficincia e estenose. Em segundo lugar, infeces podem fazer com que o tecido se deteriore, se rompa ou forme orifcios nas vlvulas ou na regio em torno delas (vazamento perivalvar). Em terceiro lugar, o bloqueio de uma artria coronria devido doena arterial coronariana pode ocasionar a disfuno dos msculos papilares (funo inadequada ou prejudicada) devido a um distrbio no suprimento de nutrientes e oxignio para o tecido muscular. Os msculos papilares so estruturas que se contraem para permitir a abertura das vlvulas mitral e tricspide.

Problemas Valvares e seus Diagnsticos


Infeces e infarto do miocrdio tambm podem causar outros danos nas estruturas de suporte das vlvulas que podem trazer problemas para o seu fechamento. Bem como na estenose, a regurgitao pode progredir para estgios mais severos com o tempo, resultando na piora das condies e no incio dos sintomas. Em geral, embora os danos iniciais vlvula possam ocorrer precocemente na vida, os efeitos iniciais so moderados e o problema progride aos poucos. Embora algum grau de regurgitao ocorra com todas as vlvulas, quando a regurgitao chega a um nvel significativo, os problemas clnicos podem se tornar perceptveis e o paciente passa a ter sintomas. na forma de ondas. O ECG fornece informaes a respeito da freqncia cardaca (o ritmo do corao), da presena de danos ao msculo cardaco ou suprimento inadequado de sangue e oxignio para o msculo cardaco e de anormalidades da estrutura do corao. O ECG pode ser feito em repouso ou durante um teste de esforo. Veja a figura 2-3.

Figura 2-3: Exemplo de um Eletrocardiograma (ECG)

Radiografia do Trax Diagnstico das Doenas Valvares


Antes de procurar um clnico geral ou um cardiologista (um mdico especializado em corao) devido a um problema de vlvula cardaca, o paciente provavelmente j apresentou algum tipo de sinal fsico ou desconforto. Alguns tipos de sinais fsicos da doena valvar cardaca so: angina (dor no peito), cansao, falta de ar ou perda de conscincia. Cardiologistas e cirurgies tm vrias maneiras de diagnosticar as doenas das vlvulas cardacas. Em geral, eles comeam com testes simples como escutar os batimentos cardacos e coletar amostras de sangue. Escutando o corao, os cardiologistas podem ouvir as vlvulas abrindo e fechando e os sons da passagem do sangue por elas. A radiografia do trax pode ser importante na deteco de depsitos de clcio no corao, como os que se formam nas vlvulas cardacas. Ela tambm mostra o tamanho e a forma do corao e dos pulmes.

Cintilografia Miocrdica
A cintilografia miocrdica mostra caractersticas da funo cardaca e do fluxo sangneo. Esse exame mostra o tamanho e o funcionamento das cmaras cardacas (como os ventrculos esto bombeando sangue) e o suprimento de sangue ao corao pelas artrias coronrias. A cintilografia miocrdica feita com a injeo de materiais radioativos na corrente sangnea. Eles emitem radiao medida que percorrem o corpo. Essa radiao detectada por uma cmera especial quando o sangue passa pelo corao. Uma imagem do corao produzida e o tamanho dos ventrculos durante a sstole (quando o corao contrai) e a distole (quando o corao relaxa) pode ser calculado, bem como o volume de sangue nos ventrculos.

Eletrocardiografia
A eletrocardiografia (ECG) uma importante ferramenta usada no diagnstico de doenas cardacas. Um eletrocardiograma um registro da atividade eltrica do corao. A atividade eltrica detectada por eletrodos que so colocados em contato com a pele do paciente. Os impulsos eltricos so registrados

Problemas Valvares e seus Diagnsticos


Ecocardiografia
A ecocardiografia uma aplicao especial do ultra-som. Ondas de ultra-som so enviadas para o interior do corpo para detectar ecos produzidos pelas estruturas do corao. Um computador traduz as ondas sonoras na forma de imagem. Outro tipo de exame o ecocardiograma transesofgico, no qual um tubo com uma sonda de ultra-som inserido pela garganta, por dentro do esfago, at ficar prximo ao corao.

Cateterismo
O cateterismo cardaco (angiografia) ajuda a avaliar a funo das artrias coronrias e das vlvulas cardacas. O cateterismo cardaco o processo pelo qual um tubo inserido nos vasos sangneos e/ou no corao. O tubo injeta um contraste (tinta) que ento visualizado com raios-X. A angiografia das coronrias particularmente til para analisar os vasos do corao.

10

Tratamento das Vlvulas


Possibilidades de Troca e Reparo Valvar
A doena das vlvulas cardacas pode ser tratada de vrias maneiras: 1) tratamento com medicao; 2) reparo cirrgico; 3) troca cirrgica. Se o cirurgio escolher trocar a vlvula natural do corao, o primeiro passo remover a vlvula natural doente e ento implantar uma prtese valvar cardaca. As prteses valvares usadas na troca da vlvula natural doente so oferecidas em diferentes tamanhos para se adequar ao paciente e so fabricadas com diferentes tipos de materiais. Existem duas grandes categorias de vlvulas cardacas que so classificadas de acordo com o tipo de material: Bioprteses ou vlvulas biolgicas, feitas basicamente de tecido animal, como por exemplo, o pericrdio bovino (uma membrana que reveste o corao), a vlvula artica de porco, ou vlvulas humanas de pessoas j falecidas. Vlvulas mecnicas construdas de materiais sintticos.
Anel Semi-Rgido

Anel Semi-Flexvel

Anel Flexvel

Reparo Valvar
Sempre que possvel prefervel reparar cirurgicamente a vlvula de um paciente ao invs de troc-la por uma prtese. O reparo da vlvula freqentemente envolve modificao cirrgica dos tecidos ou estruturas da base das vlvulas mitral ou tricspide. O reparo da vlvula pode ser realizado com ou sem implante de uma banda ou anel de anuloplastia, um dispositivo de suporte, para permitir que as cspides naturais da vlvula do paciente se fechem completamente e funcionem normalmente. Veja a figura 3-1.

Banda Flexvel
Figura 3-1: Dispositivos para Anuloplastia

11

Tratamento das Vlvulas


Vlvulas Biolgicas
H uma grande variedade de vlvulas biolgicas. Elas so definidas conforme abaixo: Heteroenxerto (ou Xenoenxerto) vlvulas ou tecidos preservados retirados de animais, como por exemplo, vaca ou porco. Homoenxerto (ou Aloenxerto) - vlvulas humanas ou de tecidos tirados de pessoas j falecidas. Autoenxerto / Tecido Autlogo: - Autoenxerto - vlvula movida de uma posio para outra no mesmo indivduo: uma vlvula pulmonar transferida para a posio artica. - Tecido autlogo - vlvula construda com o prprio tecido do paciente. O Heteroenxerto uma vlvula biolgica feita de tecido animal. Por exemplo, as vlvulas de pericrdio tradicionalmente contm folhetos feitos de pericrdio (uma membrana que reveste o corao bovino) que costurado numa armao flexvel ou semi-flexvel. Outro tipo de vlvula biolgica a vlvula porcina, feita da vlvula artica do porco que costurada numa armao flexvel ou semiflexvel, recebendo assim o nome de vlvula com stent. A raiz artica natural tambm pode ser deixada intacta para funcionar como armao e fazer assim uma vlvula sem stent. Veja a figura 3-2.
Vlvula Porcina (porco) com Stent

Vlvula de Pericrdio Bovino (vaca) com Stent

Vlvula Porcina (porco) sem Stent

Figura 3-2: Vlvulas Biolgicas

12

Tratamento das Vlvulas


Vlvulas Mecnicas
Existem trs tipos bsicos de vlvulas mecnicas. A vlvula de dois folhetos constituda de dois discos semicirculares que abrem e fecham simultaneamente. Eles so montados em dobradias dentro de um anel. A vlvula de disco basculante consiste em um compartimento com um nico disco que se inclina, abrindo e fechando. O disco , em geral, sustentado por pinos. O formato bola e gaiola a vlvula que tem uma esfera que se move dentro de um compartimento do tipo gaiola. Veja a figura 3-3.
Vlvula de Disco Basculante Vlvula de Dois Folhetos

Vlvula de Bola e Gaiola

Figura 3-3: Vlvulas Mecnicas

13

Tratamento das Vlvulas


Critrios de Escolha das Vlvulas Cardacas Escolha de uma Vlvula Cardaca
A escolha entre as vlvulas mecnicas e biolgicas geralmente depende de uma anlise individual dos riscos e benefcios de cada vlvula e do estilo de vida, idade e condio clnica do paciente. A deciso de implantar uma vlvula biolgica ou mecnica freqentemente baseada na idade do paciente. Entretanto, no h consenso a respeito de uma idade limite exata na qual uma vlvula biolgica deva ser mais apropriada do que uma mecnica. A condio pr-operatria do paciente extremamente importante na determinao de qual tipo de vlvula usar. Pacientes mais velhos ou pessoas que tenham outras doenas podem ser grandes candidatos para vlvulas biolgicas. Algumas dessas doenas so: doena arterial coronariana ou problemas renais que freqentemente necessitam de outras cirurgias, nas quais a medicao anticoagulante no recomendada. Essa medicao anticoagulante seria necessria para o uso com as vlvulas mecnicas. H muitas variveis que os cirurgies/ cardiologistas precisam avaliar ao determinar qual a melhor opo de vlvula para o paciente. Vantagens das Vlvulas Biolgicas Menor risco de formao de cogulos que podem levar ao derrame. No h necessidade de utilizar medicamentos anticoagulantes de longo prazo na maioria dos casos, o que pode resultar em melhor qualidade de vida para o paciente (ou seja, no necessria medicao diria e os exames laboratoriais peridicos so reduzidos).

Desvantagens das Vlvulas Biolgicas Risco potencial de necessidade de nova operao para substituir a vlvula.

Vantagens das Vlvulas Mecnicas Potencialmente poder durar mais.

Desvantagens das Vlvulas Mecnicas Requerem utilizao de medicamentos anticoagulantes no longo prazo para minimizar o risco de formao de cogulos. Podem ter restries de dieta e atividade fsica. O rudo produzido pela vlvula poder ser incmodo.

14

Cuidados aps a Cirurgia


O perodo normal de recuperao de uma cirurgia cardaca ocorre dentro das primeiras quatro a seis semanas aps a cirurgia. Geralmente, durante esse perodo, os pacientes comeam a recuperar o tnus muscular e retornam aos nveis normais de atividade. As informaes a seguir podem ajudar aos pacientes que fizeram a troca ou reparo valvar por uma prtese valvar cardaca ou anel de anuloplastia. Estas informaes esto sendo fornecidas para ajudar a entender a cirurgia cardaca, a prtese e a vida com a nova prtese valvar, alm dos cuidados mdicos relacionados. Consultas peridicas com um cardiologista so essenciais e voc deve consultar seu mdico sempre que tiver dvidas ou preocupaes a respeito da sua sade, especialmente se voc apresentar qualquer sintoma diferente ou alteraes na sua sade de modo geral. voc combine uma dieta balanceada com exerccios fsicos e controle de peso, da forma recomendada por seu mdico. Seguir um programa de exerccios regulares um fator importante na manuteno de uma vida saudvel. Antes de comear qualquer nova atividade esportiva, pea orientao ao seu mdico e aumente gradualmente o nvel de exerccio e de atividade.

Anticoagulantes
importante seguir cuidadosamente as recomendaes do mdico quanto utilizao de medicamentos, especialmente anticoagulantes. Esse tipo de medicamento, s vezes chamado de afinador do sangue, diminui a capacidade natural de coagulao do sangue. Os pacientes que utilizam anticoagulantes precisam fazer um exame de sangue para medir o tempo de protrombina cada duas a quatro semanas. O exame de tempo de protrombina mede o nvel de certos fatores de coagulao que indicam a capacidade do sangue de coagular. O resultado desse teste ajuda o mdico a determinar a quantidade de anticoagulante necessria. O exame de tempo de protrombina deve ser feito no mesmo laboratrio todas as vezes, pois os resultados podem variar de um laboratrio para o outro. Pode levar algum tempo para que se estabelea a dose certa para cada pessoa, por isso importante ser persistente e consultar regularmente o mdico.

Dietas e Exerccios
Dois importantes fatores para a recuperao e continuidade da sade so uma boa dieta e um programa de exerccios regulares. Se o seu mdico tiver recomendado uma dieta especfica, importante que ela seja seguida. Se no houver essa recomendao, as informaes abaixo serviro para orientar uma alimentao balanceada, que poder acelerar a recuperao e diminuir o cansao. Alm disso, o controle de peso importante, mesmo aps a recuperao. Uma alimentao balanceada necessria porque nenhum alimento fornece todos os nutrientes necessrios ao corpo. Portanto, deve-se consumir diariamente frutas, legumes, cereais, pes, carnes e laticnios diversos. Alimentos com alto teor de gordura saturada, acar, sal e sdio devem ter seu consumo limitado. O ideal manter uma dieta com baixo teor de gordura e colesterol e alto teor de fibras. No deve ser usado clcio suplementar sem a aprovao do seu mdico. Para melhorar a condio cardiovascular de um modo geral, recomendado que

15

Cuidados aps a Cirurgia


Enquanto estiver utilizando anticoagulantes, importante evitar grandes quantidades de alimentos ricos em vitamina K, como folhas, uma vez que eles podem interferir com o seu anticoagulante. O lcool tambm pode alterar o efeito do medicamento. At mesmo medicamentos de venda sem prescrio como aspirina, laxantes, vitaminas e medicamentos para tosse podem alterar o efeito do anticoagulante, tornando-o mais ou menos ativo do que o normal. Consulte seu mdico antes de ingerir esses tipos de alimentos ou medicamentos. Outros fatores que podem afetar a resposta do organismo aos anticoagulantes so hbitos alimentares irregulares, comer exageradamente ou compulsivamente, estresse, reduo ou aumento significativo dos exerccios e viagens. Tente encontrar uma rotina de atividades dirias e mantenha essa rotina. Consulte seu mdico se voc fizer alguma mudana significativa nas suas atividades. Notifique IMEDIATAMENTE seu mdico se voc tiver uma perda momentnea de conscincia ou da fala, pois isso pode significar que a sua dose de anticoagulante est baixa. Da mesma forma, notifique seu mdico IMEDIATAMENTE caso voc apresente algum dos sintomas seguintes, o que pode indicar que sua dose de anticoagulante est muito alta: Sangramento de um ferimento, que no pra sozinho Sangramento nasal Sangramento nas gengivas ao escovar os dentes Fezes de colorao vermelha ou preta Qualquer sintoma incomum como dor, inchao ou desconforto

Complicaes
Complicaes graves, s vezes levando morte ou necessidade de nova operao, podem estar relacionadas cirurgia de vlvula cardaca. Como o caso de cada paciente diferente, a escolha do procedimento ou dispositivo depende de vrios fatores. O paciente deve discutir seu caso particular com o mdico para entender os riscos, benefcios e possveis complicaes que podero surgir.

Outras Informaes Sobre os Cuidados com a Sade


H alguns outros pontos a considerar para ajudar na manuteno da sade. Antes de qualquer procedimento dentrio ou cirurgia, informe ao seu dentista ou cirurgio a respeito da sua prtese valvar cardaca. Pacientes com implante de vlvula so mais suscetveis a infeces que podem levar a problemas cardacos no futuro. Portanto, pode ser necessrio o uso de antibiticos antes e depois de certos procedimentos mdicos para reduzir o risco de infeco. Alm disso, quando viajar por mais do que alguns poucos dias, tente manter a dieta e os exerccios o mais prximo possvel do normal. Lembre-se de comentar sobre todos os seus medicamentos (inclusive os medicamentos de venda sem prescrio) com o mdico, e no altere a dose a menos que seja instrudo, mesmo que voc sinta-se melhor ao faz-lo.

16

Perguntas Mais Freqentes


Quanto tempo dura uma prtese valvar cardaca?
A longevidade de uma prtese valvar biolgica depende de muitas variveis do paciente e de condies clnicas. Isso torna impossvel prever quanto tempo vai durar uma vlvula ou reparo valvar em qualquer paciente. Entretanto, os sintomas que indicam que uma vlvula biolgica precisa ser substituda ocorrem gradativamente, com o tempo, e permitem ao mdico agendar uma cirurgia eletiva caso surja a necessidade. recomendvel que os pacientes consultem regularmente o mdico para monitorar as condies de sua prtese. Seu mdico est familiarizado com sua histria clnica, sua condio atual, e com a medicao que voc est usando. Portanto, ele a pessoa mais indicada para responder perguntas especficas sobre a sua vlvula.

Como eu posso cuidar da minha vlvula?


Certifique-se de que seus mdicos e seu dentista saibam que voc fez uma cirurgia de vlvula cardaca. Pergunte ao seu dentista e ao seu mdico a respeito do uso de antibiticos antes de procedimentos dentrios ou cirrgicos para ajudar na preveno de infeco da sua vlvula cardaca. Evite ingerir quantidades exageradas de clcio caso voc tenha uma prtese valvar biolgica. Siga as recomendaes do seu mdico.

A prtese valvar cardaca pode ser consertada se houver desgaste?


Uma nova operao para reparar uma prtese valvar cardaca depende do tipo de problema apresentado. Se a vlvula estiver calcificada, ela provavelmente ser substituda por uma nova. O seu cirurgio o mais indicado para responder perguntas especficas sobre a sua vlvula.

Vlvula biolgica porcina?

bovina

ou

Vlvulas cardacas biolgicas so geralmente feitas com pericrdio bovino ou com tecido porcino. A vlvula bovina refere-se a vaca ou gado, do qual o tecido do pericrdio usado para fabricar a vlvula. O pericrdio uma membrana fibrosa fina que envolve o corao. A vlvula porcina refere-se ao porco, do qual sua vlvula artica utilizada para fazer a prtese biolgica. O seu cirurgio a pessoa mais indicada para discutir as opes de tratamento com voc.
17

Glossrio
anomalias congnitas - defeitos que ocorrem na formao do feto durante a gestao anticoagulante - medicamento que previne a coagulao do sangue artrias - vasos sangneos que carregam o sangue para fora do corao artrias coronrias - vasos que carregam o sangue para irrigar o corao trio - cmara superior do corao. H dois trios: direito e esquerdo calcificao - o clcio presente no sangue pode se depositar nos tecidos do corpo, tais como os folhetos de uma vlvula cardaca, reduzindo a flexibilidade destes cspide - parte da vlvula que se movimenta; o mesmo que folheto da vlvula distole - perodo do ciclo cardaco em que o corao relaxa para permitir a entrada do sangue ecocardiografia - ondas de ultra-som diretamente sobre o trax usadas para mostrar graficamente a posio e o movimento das paredes do corao e tambm da estrutura interna cardaca eletrocardiografia - grfico mostrando as mudanas nos potencias eltricos que produzem as contraes do corao endocardite - inflamao na camada interna do corao e nos folhetos das vlvulas estagnar - parar; ficar sem movimento estase - parada; falta de movimento estenose - estreitamento da abertura valvar febre reumtica - doena generalizada que ocorre aps uma infeco por bactria e pode comprometer vrias partes do corpo, inclusive as vlvulas cardacas fibrilao - contraes rpidas e irregulares do corao infarto do miocrdio - morte do tecido cardaco, normalmente resultado da falta de suprimento de oxignio para as clulas do corao miocrdio - msculo fibroso do corao
18

ritmo sinusal - quando o corao contrai de maneira normal e coordenada sstole - perodo do ciclo cardaco em que o corao se contrai, permitindo a sada do sangue valva - mesmo que vlvula vlvula artica - vlvula entre o ventrculo esquerdo e a aorta vlvula atrioventricular - vlvula entre o trio e o ventrculo (vlvulas tricspide e mitral) vlvula de bola e gaiola - vlvula mecnica com uma esfera de silicone que se move dentro de um compartimento tipo gaiola vlvula de disco basculante - vlvula mecnica com um nico disco circular que abre e fecha em um compartimento vlvula de dois folhetos - vlvula mecnica com dois discos semicirculares montados num compartimento e que abrem e fecham simultaneamente vlvula de pericrdio - vlvula biolgica feita com tecido de pericrdio bovino (vaca) vlvula mitral - vlvula que separa o trio esquerdo do ventrculo esquerdo vlvula porcina - vlvula biolgica feita da vlvula artica do porco vlvula pulmonar - vlvula entre o ventrculo direito e a artria pulmonar vlvula tricspide - vlvula que separa o trio direito do ventrculo direito vlvulas semilunares - nome das vlvulas artica e pulmonar por causa de seus trs folhetos em formato de meia-lua veias - vasos sangneos que levam o sangue para o corao veias cavas superior e inferior - as duas maiores veias que trazem o sangue com pouco oxignio para o lado direito do corao ventrculo - maior cmara inferior do corao que bombeia o sangue. H dois ventrculos: direito e esquerdo

regurgitao - fluxo para trs, invertido

Notas

19

Notas

20

2005 Edwards Lifesciences LLC Todos os direitos reservados. LAout/10-54RV1

Edwards Lifesciences | Rua Verbo Divino -1547 -1 Andar | 04719-002 So Paulo Brasil |55 11 5567 5230 | 55 11 5567 5337 Irvine, USA | Nyon, Switzerland | Tokyo, Japan | Singapore, Singapore | So Paulo, Brazil edwards.com/br

Вам также может понравиться