Вы находитесь на странице: 1из 6

22/03/2014

Projeto Poltico Pedaggico

Organizao do Trabalho Poltico - Pedaggico da Escola

O termo defendido pelos educadores crticos, como sendo um documento de construo coletiva da identidade da escola pblica.

a prpria organizao do trabalho pedaggico escolar como um todo, em suas especificidades, nveis e modalidades.

2 BIMESTRE OTP

Projeto Poltico Pedaggico


Pressupe concepo de homem, sociedade, escola, educao, cultura, trabalho, tecnologia, cidadania, conhecimento, ensino e aprendizagem, avaliao;

Marco

situacional: caracterizao da comunidade escolar; Marco conceitual: pressupostos e fundamentao tericos;

2 BIMESTRE OTP

Marco operacional: as aes a serem desenvolvidas; - Avaliao institucional do Projeto Poltico-Pedaggico: para que?, como, o que ?.

2 BIMESTRE OTP

22/03/2014

PROJETO POLTICO-PEDAGGICO
Marco (ato) Situacional
Identifica, explicita e analisa os problemas, necessidades e avanos presentes na realidade social, poltica, econmica, cultural, educacional e suas influncias nas prticas educativas da escola
O QU? Contedos COMO? Metodologia e avaliao POR QU? Fundamentos tericos PARA QU? Objetivos PARA QUEM? Educandos da escola pblica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de Ao Docente) 2 BIMESTRE OTP

Projeto Poltico- Pedaggico

Marco (ato) Conceitual

Marco (ato) operacional


Apresenta as propostas e linhas de ao, enfrentamentos e organizao da escola

Expressa a opo e a concepo que fundamenta a escola

Supe reflexo e discusso crtica da sociedade e da educao para encontrar possibilidades de interveno na realidade. Exige e articula a participao de todos os sujeitos do processo educativo para construir uma viso global da realidade e dos compromissos coletivos. Alicera o trabalho pedaggico escolar enquanto processo de construo contnua: nunca pronto e acabado.

PROPOSTA PEDAGGICA CURRICULAR (Proposta Pedaggica, Projeto Pedaggico ou Proposta Curricular)

PLANO DE AO DA ESCOLA

Considerando o plano como um documento discutido coletivamente, ele organiza e articula aes necessrias para a efetivao do PPP, tambm construdo de forma coletiva

2 BIMESTRE OTP

O PPP no :

Um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Algo construdo para ser arquivado: prova de tarefa burocrtica pronta e acabada para ser encaminhado ser encaminhado s autoridades educacionais; Tarefa especfica do pedagogo, do coordenador pedaggico ou do diretor.

Proposta Pedaggica Curricular

Presente nos Artigos 12, e 13 da Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96, como Proposta Pedaggica e no artigo 14, da mesma lei, como Proposta Curricular, no existindo diferena entre os termos. A CGE optou pelo termo Proposta Pedaggica Curricular.

2 BIMESTRE OTP

2 BIMESTRE OTP

22/03/2014

A Proposta Pedaggica Curricular explicita:

A Proposta Pedaggica Curricular explicita:

O QU: contedos de cada rea do conhecimento;

PARA QU: socializao e a apropriao dos contedos;

COMO: metodologia de ensino e prticas avaliativas;

PARA QUEM: sujeito histrico-social construdo nas determinaes das relaes de classe.

POR QU: o direito apropriao do conhecimento produzido historicamente;

2 BIMESTRE OTP

2 BIMESTRE OTP

Plano de Trabalho Docente


Dimenso Conceitual: O que um plano? um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

O plano de trabalho docente:

Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor (Planejamento enquanto processo terico que antecipa a ao de sistematizao); Antecipa a ao do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada; um instrumento poltico e pedaggico que permite a dimenso transformadora do contedo;

um norte para as aes educacionais; Plano a formalizao dos diferentes momentos do processo de planejamento; a apresentao sistematizada e justificada das decises tomadas.

2 BIMESTRE OTP

2 BIMESTRE OTP

22/03/2014

O plano de trabalho docente:

Permite uma avaliao do processo de ensino e aprendizagem; Possibilita compreender a concepo de ensino e aprendizagem e avaliao do professor; Orienta /direciona o trabalho do professor; Requer conhecimento prvio da Proposta Pedaggica Curricular; Pressupe a reflexo sistemtica da prtica educativa.

1. Contedos:

Estrutura do plano de trabalho docente:

Definidos por contedos estruturantes, ou seja, saberes conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou prticas que identificam e organizam os diferentes campos de estudo das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreenso do objeto de estudo das reas do conhecimento.

2 BIMESTRE OTP

2 BIMESTRE OTP

Estrutura do plano de trabalho docente:

2. Justificativa (Objetivos)

O desdobramento dos contedos estruturantes em contedos especficos ser feito pelo professor em discusso com os demais professores da rea que atuam na escola. O professor deve dominar o contedo escolhido em sua essncia, de forma a tomar o conhecimento em sua totalidade e em seu contexto.

Explicita a escolha dos contedos estruturantes e especficos como opo poltica, educativa e formativa. Referem-se s intenes educativas. Expressam as intenes de mudanas no plano individual, institucional e estrutural. Esto voltados aos contedos e no s atividades.

2 BIMESTRE OTP

2 BIMESTRE OTP

22/03/2014

3. Encaminhamentos

metodolgicos e recursos didticos:

4. Avaliao (critrios e instrumentos):


Ao definir os contedos, se definem tambm os instrumentos e critrios avaliativos. Critrios definem os propsitos e a

O conjunto de determinados princpios e recursos para chegar aos objetivos, o processo de investigao terica e de ao prtica.

dimenso do que se avalia. Para cada contedo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar.

2 BIMESTRE OTP

2 BIMESTRE OTP

A diversificao dos instrumentos est indissociavelmente ligada concepo de avaliao.

5. Referncias:

As referncias permitem perceber em que material e em qual concepo o professor vem fundamentando situada seu de implica contedo. forma buscar Fundamentar contedos

Deve

constar

proposta

de

historicamente

recuperao dos contedos.

outras referncias, no sendo portanto o livro didtico o nico recurso.

2 BIMESTRE OTP

2 BIMESTRE OTP

22/03/2014

Plano de Trabalho Docente


Dimenso Legal: Aparece no Artigo 13, II e IV da LDB como Plano de Trabalho que deve ser feito pelo professor, isso justifica o termo Plano de Trabalho Docente.

Elaborar trabalhar

Plano pelo

de seu

Trabalho

Docente

e em

cumprimento

consonncia com a proposta pedaggica do

estabelecimento de ensino, com os princpios norteadores das polticas educacionais da SEED e com a legislao vigente para a Educao Nacional.

2 BIMESTRE OTP

2 BIMESTRE OTP

Observao:
O Livro Registro de Classe, enquanto documento que legitima a vida legal do educando e explicita entre o pretendido e o feito, deve estar estreitamente articulado ao Plano de Trabalho Docente, levando em considerao questes concernentes ao Projeto Poltico Pedaggico, s Diretrizes Curriculares, Proposta Pedaggica Curricular, Plano de Ao da Escola e, Calendrio Escolar

2 BIMESTRE OTP

Вам также может понравиться