Вы находитесь на странице: 1из 10

NUTRIO

1.1. Definio
A nutrio consiste no conjunto de fenmenos fsicos, qumicos, fsico-qumicos e fisiolgicos que se passam no interior do organismo e mediante os quais este recebe e utiliza os materiais fornecidos pelos alimentos, que lhe so necessrios para a formao e manuteno da sua matria viva e para a realizao das actividades prprias quer da vida vegetativa quer da vida da relao e do trabalho.

1.2. Alimento. Nutriente


O alimento toda a substncia que utilizada para nutrir o organismo. Nutriente consiste no constituinte alimentar para nutrir o organismo.

1.3. Classificao dos nutrientes


Os nutrientes podem ser classificados: Quanto sua funo: - energticos aqueles que so metabolizados para fornecer energia; - plsticos aqueles que so utilizados para se integrarem no organismo; - reguladores aqueles que desempenham um papel adjuvante em mltiplas reaces. Quanto s suas caractersticas predominantemente fsico-qumicas: - energticos lpidos e principalmente glcidos; - plsticos aminocidos e cidos gordos essenciais; - reguladores vitaminas, minerais e fibras.

1.4. Dieta
1.4.1. Definio
Dieta consiste na quantidade de alimentos consumidos normalmente ou que se deseja administrar com um fim determinado, neste caso geralmente destinada a prevenir doenas ou a actuar como teraputica activa ou adjuvante em doentes ou em convalescentes. O termo dieta pode significar a quantidade de alimentos que so

ingeridos por uma pessoa ou aplicar-se quantidade de nutrientes dos alimentos relacionados com as necessidades individuais.

1.4.2. Regras de elaborao de uma dieta


Leis da alimentao racional de Escudero: qualidade, quantidade, harmonia, adequao.

Clculo das necessidades energticas O consumo de energia depende de vrios factores nomeadamente: Metabolismo Basal (BMR ou REE) energia que o organismo necessita de consumir para o funcionamento dos rgos e sistemas de rgos; Aco dinmica especfica dos alimentos (SDA) a energia que o organismo gasta para se metabolizar. Representa cerca de 10% do metabolismo basal; Actividade fsica; Temperatura ambiente importante em pases com grandes amplitudes trmicas.

Clculo do metabolismo basal Frmula mais antiga : 24 kcal * Peso; Frmula de Harris-Benedict: homem 66 + 13,7 * Peso + 5 * Altura 6,8 * Idade; mulher 65,5 + 9,6 * Peso + 1,8 * Altura 4,7 * Idade; Estas frmulas permitem determinar o consumo de energia no metabolismo basal, tendo em conta factores tais como peso, altura, idade, sexo.

Clculo da actividade A frmula mais simples de calcular : Actividade ligeira 20% do metabolismo basal; Actividade moderada 30% do metabolismo basal; Actividade intensa 40% do metabolismo basal.

1.5. Calorimetria
A calorimetria a cincia que se ocupa pela produo de calor pelos seres vivos. Lavoisier dizia o oxignio a fonte de toda a combusto, e o oxignio o princpio

bsico da calorimetria. O organismo converte alimentos em calor, sendo ele que determina a quantidade de calor consumida. Existem dois tipos de calorimetria: Calorimetria directa relativa produo de calor e energia. a mais exacta, sendo mais difcil de determinar a quantidade de calor produzida pelo indivduo. Calorimetria indirecta relativa ao consumo de gases. Encontra-se relacionada com a libertao de dixido de carbono e consumo de oxignio, sendo possvel determinar a energia consumida atravs da frmula E c 4,83 V g .

CAPTULO 2 VITAMINAS
2.1. Contexto Histrico
Na viagem de Vasco da Gama cerca de 100/180 marinheiros morriam devido a uma doena provocada pela falta de alimentos frescos. Em 1535, Jacques Cartier notou que havia uma estranha doena que afectava os marinheiros. Aleixo de Abreu, em 1623, chamou-lhe mal de Luanda. James Lind descobriu que os citrinos eram capazes de curar os marinheiros, descobriu o escorbuto, descrevendo esta patologia como consequncia do dfice vitamnico. Em 1885, Takari descobre o Bri-bri na armada japonesa, sendo curada pela dieta rica em cevada e arroz polido. Em 1912, Funk e Suzuri isolam o princpio activo do arroz polido e chamam-lhe amina vital (vitamina).

2.2. Definio
As vitaminas so nutrientes orgnicos que se necessitam em pequenas quantidades para diversas funes bioqumicas e que, em geral, no se conseguem sintetizar no organismo, pelo que se recebem pelos alimentos. As vitaminas so solveis em gua ou em lpidos, propriedade que utilizada para a sua classificao.

As vitaminas hidrossolveis, molculas hidroflicas e polares, foram designadas como vitaminas do complexo B (excepto a vitamina C), e as vitaminas lipossolveis, molculas hidrofbicas e apolares, receberam designaes alfabticas (D,E,K,...).

Logo, as vitaminas so: Substncias orgnicas; Indispensveis ao funcionamento do organismo; No so sintetizadas pelo Homem; So necessrias em pequena quantidade; Tm carcter regulador (nem plstico nem energtico); Frequentemente coenzimas.

Crticas definio de vitamina: No clon existem bactrias capazes de sintetizarem vitamina K; Na pele, o organismo humano capaz de sintetizar vitamina D

A ausncia ou deficincia relativa de vitaminas na dieta conduz a estados caractersticos por defeito ou doena. A deficincia de uma nica vitamina rara, uma vez que as dietas pobres normalmente conduzem estados deficientes mltiplos, mas os sndromas definidos so caractersticos de deficincias de vitaminas especficas. Entre as vitaminas hidrossolveis conhecem-se as seguintes doenas: Bri-bri (deficincia de tiamina) Queilose; glositis; seborreia; fotofobre (deficincia de riboflavina) Pelagra (deficincia de niacina) Neuritis perifrica (deficincia de piridoxina) Anemia megaloblstica; acidria metilmalnica; anemia ferniciosa (deficincia de cobalamina) Anemia megaloblstica (deficincia de cido flico) Escorbuto (deficincia de cido ascrbico)

2.3. Vitaminas Hidrossolveis


As vitaminas hidrossolveis so rapidamente excretadas quando a sua concentrao ultrapassa a capacidade renal, pelo que as intoxicaes so raras. As deficincias destas

vitaminas ocorrem relativamente rpido numa dieta inadequada. Uma vez que as vitaminas hidrossolveis so coenzimas para a maioria das reaces mais comuns, possvel medir a quantidade de vitamina medindo a actividade de uma ou mais enzimas em clulas sanguneas isoladas. A maioria destas vitaminas so convertidas em coenzimas, as quais so utilizadas quer em vias de produo de energia, quer em hematopoiese. A maioria destas vitaminas de origem vegetal. Deficincias nas vitaminas que libertam energia, produzem uma grande quantidade de sintomas que aparecem logo em tecidos de crescimento rpido. Fazem parte das vitaminas hidrossolveis: Vitaminas do complexo B: Tiamina (B1); Riboflavina (B2); Niacina (cido nicotnico, nicotinamida, B3); cido Pantotnico (B5); Vitamina B6 (piridoxina, piridoxal, piridoxamina) Biotina; cido Flico; Vitamina B12 (cobalamina).

Vitamina C

Devido sua solubilidade na gua, o excesso destas vitaminas excretado na urina, pelo que raramente se acumulam em concentraes txicas. O seu armazenamento limitado (excepto a vitamina B12) e, em consequncia, devem-se receber com regularidade. As vitaminas do complexo B so todas coenzimas e elaboradas por vegetais, com excepo da vitamina B12 que no armazenada no organismo. As vitaminas do complexo B podem ser libertadoras de energia na medida que a riboflavina faz parte do FAD; a niacotinamida do NAD; a piridoxina cofactor de vrias reaces e o cido pantotnico o acetil CoA. Existem vitaminas do complexo B que so vitaminas hematopoiticas (vitaminas que intervm na formao das clulas sanguneas) nomeadamente o cido flico e a vitamina B12.

2.3.1. Tiamina (vitamina B1)

A tiamina um composto orgnico que normalmente uma amina. Consiste numa pirimidina substituda por uma ponte de metileno a um tiazol substitudo. A tiamina tem de ser fosforilada para se tornar activa, pela tiamina difosfatase, que uma enzima dependente de ATP, que se encontra no crebro e no fgado, e responsvel pela fosforilao da tiamina em tiamina activa. O difosfato de tiamina (tiamina pirofosfato) serve como coenzima em reaces que transferem uma unidade aldedo activada. responsvel por dois tipos de reaces: Descarboxilao oxidativa de -cetocidos Reaces de transcetilao consiste na transferncia de um aldedo para outro, pela aco da transcetilase. Todas estas reaces so inibidas pela deficincia de tiamina. Em cada caso, o difosfato de tiamina proporciona um carbono reactivo no tiazol que forma um carbonio, o qual libertado mais tarde para se agregar ao grupo carbonilo de, por exemplo, piruvato. Seguidamente, o composto agregado descarboxila-se, eliminando o CO 2 . Esta reaco ocorre num complexo enzimtico conhecido como complexo piruvato desidrogenase. A descarboxilao oxidativa do -cetoglutarato a succinil-CoA e CO 2 catalisada por um complexo enzimtico muito semelhante na sua estrutura piruvato desidrogenase. Novamente o difosfato de tiamina proporciona um carbonio estvel para reagir com o carbono do -cetoglutarato. Uma descarboxilao oxidativa semelhante de derivados do cido -cetocarboxlico de aminocidos de cadeia ramificada utiliza difosfato de tiamina como coenzima de reaces de transcetolases muito semelhante ao descrito anteriormente para reaces oxidativas.

FONTES A tiamina produzida pelas plantas; po de cevada; arroz; milho. universal nas plantas, podendo-se encontrar em animais. Os cereais no refinados e a carne so boas fontes.

ABSORO A tiamina facilmente absorvida por transporte simples (difuso), no armazenada e excretada pela urina.

DOENAS RELACIONADAS COM A TIAMINA Na deficincia de tiamina suspendem-se as reaces que dela dependem ou que ficam limitadas de forma importante, causando a acumulao de substratos tais como piruvato; pentoses; derivados -cetocarboxilatos dos aminocidos ramificados leucina, isoleucina e valina. O dfice de tiamina provoca Bri-bri, que uma doena resultante de dietas ricas em hidratos de carbono/pobres em tiamina tais como arroz descascado; aucar; farinha branca. Os sintomas desta doena so neuropatias, esgotamentos; anorexia que levam a edemas; degenerao cardio-vascular, neurolgica e muscular. A Encefalopatia de Wernicke um estado que se relaciona com deficincia de tiamina. Encontar-se frequentemente em alcolicos crnicos que consomem poucos alimentos. Alguns peixes crus possuem uma enzima termolbil tiaminase que destri a tiamina.

2.3.2. Riboflavina (vitamina B2)


A riboflavina consiste num anel de isoaloxacina heterocclico aderido ao alcol do aucar ribitol. um pigmento fluorescente, corado, relativamente termoestvel, e decompe-se na presena da luz visvel (fotolbil). A riboflavina activa o mononucletido de flavina FMN e o dinucletido de flavina e adenina FAD. O FMN forma-se a partir da flavina por fosforilao ATP-dependente, enquanto que o FAD sintetiza-se por uma reaco adicional com ATP onde a fraco AMP do ATP transferida ao FMN. O FMN e o FAD actuam como grupos proteicos de enzimas oxirredutases flavoprotenas. Normalmente, os grupos prostticos enlaam-se no covalentemente s apoprotenas (ligaes fracas). Muitas flavoprotenas contm um ou mais metais como cofactores essenciais (molibdnio, ferro,...) sendo designadas por metaloflavoprotenas. As enzimas flavoprotenicas so em grande nmero, sendo representadas por vrias oxirredutases tais como: -

-aminocido oxidase (na desaminao de aminocidos);


xantina oxidase (na degradao de purinas); succinato desidrogenase (na degradao de aldedos); glicerol-3-fosfato desidrogenase (no ciclo do cido ctrico);

acil-CoA e flavoprotena transportadora de e na oxidao de cidos gordos; dihidrolipoil desidrogenase (na descarboxilao oxidativa de piruvato e cetoglutarato);

NADH desidrogenase (na cadeia respiratria na mitocndria).

Todos estes sistemas enzimticos so afectados perante o dfice de riboflavina. Sendo coenzimas, as flavoprotenas passan por uma reduo reversvel do anel de isoaloxacina para originar as formas reduzidas FMNH 2 e FADH 2 . FONTES A riboflavina sintetizada em vegetais e microorganismos, mas no em mamferos. Levedura, fgado e rim so boas fontes desta vitamina.

ABSORO A riboflavina absorvida por transporte passivo no intestino por uma sequncia de fosforilao para formar riboflavina fosfato ou FMN e desfosforilao na mucosa intestinal.

DOENAS RELACIONADAS COM A RIBOFLAVINA A carncia de riboflavina causa um sndroma geral de deficincia no mortal, observando-se vrios sintomas tais como estomatite angular; queilose; glositis; seborreia e fotofobia. Hormonas ( tais como a hormona tiroideia e a ACTH), medicamentos (tais como promacina-que um inibidor competitivo) e factores nutricionais afectam a converso da riboflavina s suas formas activas. Devido sua sensibilidade luz, pode originar-se deficincia de riboflavina em lactantes com hiperbilirrubmia que se trata com fototerapia.

2.3.3. Niacina (vitamina B3)


A niacina o nome genrico para o cido nicotnico ou nicotinamida que podem actuar (um ou outro) como fonte da vitamina na dieta. O cido nicotnico um derivado monocarboxlico de piridina. A niacina activa o dinucletido de nicotinamida adenina NAD nicotinamida adenina dinucletido NADP .

- e o fosfato de

O nicotinato a forma de niacina que requer, para a sntese de NAD e NADP , enzimas presentes no citosol da maioria das clulas. Assim, qualquer nicotinamida diettica passa por uma reaco de desaminao para ser convertida a nicotinato. No citosol, o nicotinato convertido a desamino-NAD

, reagindo primeiro com 1-

pirofostato de 5-fosforibosilo (PRPP) seguido de uma adenilao ATP dependente. O grupo amida de glutamina contribui para formar a coenzima NAD , que pode ser fosforilada posteriormente a NADP .

FONTES A niacina produzida pelas plantas a partir do triptofano, utilizando grandes quantidades de vitamina B6. Encontra-se em cereais e gro no refinados; leite e vegetais.

ABSORO A riboflavina absorvida no intestino e excretada na urina. Ao ser absorvida necessita de uma sequncia de fosforilao. A via alternativa de NAD consiste na converso de triptofano em NAD , em que cada 60 mg de triptofano origina 1 mg de niacina. DOENAS RELACIONADAS COM A NIACINA O excesso diettico de leucina pode causar a deficincia de niacina por inibio da quilonato-fosforribosil-transferase, enzima chave na converso de triptofano em NAD

. O fosfato de piridoxal (forma activa da vitamina B6) intervm como cofactor na via

de sntese de NAD a partir do triptofano, logo o seu dfice poder provocar um dfice de niacina. Outros estados que conduzem a sintomas de pelagra so a administrao de determinados frmacos tais como a isontacida; o sndroma do carcinoma maligno onde o metabolismo do triptofano se desvia para a produo de serotonina; e a doena de Hartrup, onde h alterao na absoro de triptofano. O cido nicotnico foi utilizado para a teraputica relativa reduo de colesterol plasmtico, o que se traduz a um bloqueio de FFA no tecido adiposo, que reduz a formao das lipoprotinas VLDL; IDL e LDL, transportadoras de colesterol.

2.3.4. cido Pantotnico (vitamina B5)

O cido pantotnico forma-se por recombinao do cido pantico com -alanina. O cido pantotnico activo a coenzima A CoA e tambm a protena transportadora de acilos ACP (acil carrier protein). O cido pantotnico absorvido com facilidade pelo intestino e posteriormente fosforilado pelo ATP para formar 4fosfopantetena, que o grupo prosttico da CoA e da ACP. A CoA contm um nucletido de adenina (visto ser uma coenzima), logo a 4fosfopantetena adenilada por ATP para formar desfosfo-CoA. A fosforilao final ocorre com fosfato, precedente de ATP, agrgado ao grupo 3oxihidroxilo da fraco ribose para originar CoA. O grupo tiol actua como portador de radicais acilo em Coa e ACP. A AcilCoA (tiol+CoA) participa nas reaces do ciclo do cido ctrico; na oxidao dos cidos gordos e na sntese de colesterol. A estrutura livre de CoA (forma reduzida) representada por CoASH, onde se inclui o grupo reactivo SH. A ACP, por sua vez, participa em reaces de sntese dos cidos gordos.

FONTES O cido pantotnico encontra-se em cereais, legumes e tecidos animais.

ABSORO O cido pantotnico absorvido no intestino e fosforilado pelo ATP, primariamente a cido fosfopantotnico e depois em CoA.

DOENAS RELACIONADAS COM O CIDO PANTOTNICO A deficincia de cido pantotnico rara devido sua ampla distribuio nos alimentos, sendo particularmente abundante em tecidos animais, cereais integrais e legumes. O sndroma do p queimante atribui-se deficincia de pantotenato em prisioneiros de guerra, e acompanha a uma reduo na capacidade de acetilao.

Вам также может понравиться