Вы находитесь на странице: 1из 19

Tema 3: Finanas Assunto 1: Projeo de resultados Unidade 1: Introduo

Ol, caro(a) aluno(a). Este material destina -se ao seu uso como aluno(a) inscrito(a) no Curso Aprender a Empreender pela Internet, promovido pelo Sebrae. Conforme voc j leu no Guia do curso, este um recurso adicional do qual voc dispe para apoi -lo(a) e est disponibilizado para download. Para facilitar o manuseio do material, seguir -se- a seqncia estabelecida para o curso em temas, assuntos e unidades. O material est dis ponibilizado por tema, na 1 unidade de cada assunto, indicando -se as unidades a que se refere. Nas atividades educacionais propostas e realizadas com recursos tecnolgicos especiais, voc deve navegar no curso pela internet. Neste material, ao encontrar a palavra Ateno! v ao ambiente do curso e localize a unidade e passo indicados. Voc deve percorrer todos os passos e clicar em Concluir no final de cada unidade. Quando todas as unidades de um mesmo assunto estiverem concludas no ambiente do curso na internet, voc ter acesso aos textos do prximo assunto para download. Ateno! Se voc quiser ouvir um pouco da msica da banda do Maestro Mozart, entre no ambiente do curso pela internet e v at o passo 2 desta mesma unidade (Introduo) e assunto (Projeo de Resultados). HISTRIA

A Escola da Paz foi criada em 10 de dezembro de 1988. Nesta data, a Declarao dos Direitos do Homem, aprovada pela Assemblia das Naes Unidas, completava 40 anos. Quando um dos nossos professores nos falou que a Declarao foi uma tentativa das 58 naes que formavam a ONU (Organizao das Naes Unidas) de criar um mundo mais justo e evitar novas guerras, os moradores desta Vila resolveram dar este nome escola. Apesar de sermos pacatos, ns sempre nos preocupam os muito com o que acontece no mundo. Acreditamos que, se os nossos alunos conhecerem os fatos da Histria, jamais se esquecero dos horrores que aconteceram na 2 guerra Mundial e que, infelizmente, continuam a acontecer de outras formas. O compromisso maior desta escola com a cultura da paz e da tolerncia entre as pessoas.

A nossa equipe est preparada para conduzi -los pelos assuntos ligados ao tema Finanas. Procuramos fazer uma abordagem objetiva de todos os itens que sero tratados, de forma que cada um de vocs possa aprender os conceitos e exercit -los atravs de exerccios prticos e de troca de informaes com os colegas e com os tutores. Fique tranqilo(a)! Pode parecer-lhe que o tema ser tratado de forma complicada por se tratar de assunt os financeiros. Desfaa esta impresso. Durante todos os encontros virtuais, voc far simulaes, exerccios dirigidos, onde os conhecimentos sero apresentados por etapas e voc poder aplic-los ao seu negcio. Alm disso, voc dispe de uma estrutura de tutoria que lhe permitir discutir assuntos de interesse do grupo, previamente agendados e do conhecimento de todos os alunos da turma. Para trocar informaes com os colegas sobre assuntos de seu interesse, voc dispe da Sala de Aula (lapela superior em cinza). Mas se existirem questes de contedo do curso sobre as quais voc no se sinta seguro(a) e desejar maiores explicaes, voc pode envi-las para o Tira-Dvidas e o(a) tutor(a) vai procurar respond-las. Acesse-o na lapela superior (em cinza). SINTA-SE PARTE DESTA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. O nosso objetivo que voc saiba o que acontece com os nmeros de seu empreendimento. Ao trmino destes encontros, voc ter ampliado a sua competncia para fazer o acompanhamento sistemtico de seu negcio de acordo com o que voc planejou. Pronto(a) para comear os encontros sobre o tema FINANAS? Desejo -lhes muito sucesso. Ah! Ia me esquecendo de lhes informar que o nosso mascote Expedito ir acompanh-los durante o curso. O estudo do assunto Finanas divi dido em duas etapas diferentes: o planejamento e a gesto financeira. atravs deles que voc ir visualizar claramente a viabilidade do empreendimento, reduzindo os riscos de ter prejuzo em sua nova empresa. Em cinco diferentes encontros, trataremos desses assuntos.

TEORIA O conhecimento do mercado fundamental para o seu sucesso como empreendedor(a). Mas no basta apenas analisar a disponibilidade de fornecedores, a intensidade da concorrncia e a existncia de consumidores potenciais para descobri r se o seu negcio mesmo uma boa oportunidade. Tambm necessrio analisar a viabilidade financeira do seu novo empreendimento. Na prtica, isso significa colocar na ponta do lpis todos os gastos necessrios para montar o negcio e faz -lo funcionar e, ao mesmo tempo, projetar qual o preo ideal para seus produtos ou servios e qual o volume de vendas necessrio para que o empreendimento consiga pagar seus custos e gerar algum lucro. CURIOSIDADE H 122 anos, James Ritty - proprietrio de um bar nos Estados Unidos - inventou a caixa registradora. Ele estava cansado de ver os seus clientes brigarem com os garons na hora do acerto de contas. Ele se inspirou em uma novidade tecnolgica que permitia contar os giros das hlices dos barcos. A nova mquina lhe permitiu tambm controlar o seu fluxo de caixa. O QUE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO? o processo em que voc ir calcular:

os montantes de investimento, que o quanto voc precisar gastar para montar o negcio, comprando as instalaes, m veis e equipamentos necessrios e reservando algum dinheiro para o incio da operao; os custos de funcionamento, que so despesas administrativas e com a atividade-fim da empresa; e as receitas que voc espera obter, determinando o preo dos seus produtos e projetando as vendas em funo do seu estudo de mercado.

Tudo isso para que voc possa antecipar os possveis resultados do seu negcio, obtendo assim mais informaes para decidir se compensa realmente montar o novo empreendimento.

O QUE A GESTO FINANCEIRA? o processo em que voc ir administrar o dia -a-dia da sua empresa. O casamento das contas a pagar e a receber, a administrao do seu fluxo de caixa, as reservas necessrias para os perodos de vacas magras e a distribuio dos result ados nos perodos de vacas gordas sero analisadas nesta unidade. Uma boa gesto financeira funciona como uma espcie de termmetro do seu negcio, mostrando ms a ms se o negcio est saudvel (ou no) e indicando as aes a tomar. Estes dois conceito s so bsicos para o desenvolvimento de nossas atividades. Vamos fazer vrios exerccios e praticar bastante cada um deles nos prximos encontros. Nosso compromisso tornar os nossos momentos de estudo agradveis e proveitosos. EXERCCIO DE FIXAO Este exerccio s poder ser realizado no ambiente do curso na internet. V at l! Voc vai gostar de faz-lo. Ateno! Voc tem algumas atividades a realizar na web nos passos 8 e 9 desta mesma unidade (Introduo) e do mesmo assunto (Projeo de resultados). RESUMO Nesta unidade voc tomou conhecimento de que:

Planejamento financeiro um processo que envolve clculos de investimentos, custos de funcionamento e previso de receitas a serem obtidas. Gesto financeira o processo que consiste na administrao do dia-adia da empresa. Uma boa gesto financeira contribui para o sucesso do negcio, porque ajuda a fortalecer as aes que esto corretas e a identificar as modificaes que devem ser feitas. No gerenciamento de um negcio, o controle dos val ores que entram e dos valores que saem definitivo na determinao do sucesso do empreendimento.

Um lembrete para voc! No ambiente do curso pela internet, voc deve clicar em todos os passos e, no ltimo passo (final da unidade), clicar no boto Concluir.

Assunto 1 :Projeo de resultados Unidade 2: Conhecendo os resultados


Bem-vindo(a) a este encontro! Nesta unidade, vamos reunir vrias informaes sobre as contas de seu negcio, vamos refletir sobre a importncia dos nmeros para a vida financeira de qualquer empreendimento e aplicar estes conhecimentos nossa vida comercial. Este o desafio que est posto para ns. Pode apostar. Vamos nos sair muito bem!!! TEORIA Ateno! H uma linda animao sobre este item no passo 2 desta unidade (Conhecendo os resultados) e assunto (Projeo de resultados). Se desejar vla, v at o ambiente do curso na internet. O conhecimento do resultado obtido pela empresa, ou seja, qual o lucro real e quais so os custos e receitas que possibilitaram este res ultado, de fundamental importncia para a administrao. A projeo de resultados um dos mais importantes instrumentos de planejamento, como se fosse uma bssola. Possibilita ao(a) empreendedor(a) conhecer o resultado obtido, alm de identificar as provveis causas deste resultado. Na verdade, o instrumento demonstra, de forma clara, o aumento ou diminuio da riqueza da empresa, resumindo o resultado de todos os esforos do perodo. A projeo de resultados gera inmeras informaes para a admini strao. Uma das mais importantes utilizaes a de planejar as aes, que iro melhorar o desempenho do negcio. Em um empreendimento, o lucro obtido, ou mesmo o prejuzo, nem sempre esto refletidos no aumento ou reduo do dinheiro disponvel no caixa ou no banco. O lucro pode estar, por exemplo, no aumento dos estoques da empresa, no aumento de contas a receber, ou mesmo refletido no aumento dos bens que a empresa possui, como, por exemplo, na aquisio de um novo veculo para a empresa.

Muitas ve zes podemos nos confundir, analisando a sade do negcio simplesmente atravs de uma consulta ao saldo bancrio. Muitas empresas compram a prazo, mas vendem vista. Esta pode ser uma situao muito proveitosa, mas um empresrio despreparado pode, baseando -se no saldo disponvel em caixa, retirar o dinheiro para outras finalidades esquecendo-se das contas a acertar com o fornecedor logo adiante. Quando se gerencia um negcio considerando os valores que entram e saem em relao ao momento em que ocorrem, utiliza-se o regime de caixa. O regime de caixa na gesto financeira analisa as despesas e receitas em relao ao momento em que elas se realizam ou seja, quando o dinheiro entra ou sai da conta. Em contrapartida, pode ser mais interessante utiliz ar o regime de competncia para analisar o desempenho financeiro da empresa. Pelo regime de competncia, no se analisa o desempenho financeiro da empresa em relao ao saldo bancrio, mas sim comparando as receitas com suas despesas correspondentes , ain da que ocorram algum tempo depois. Veja o exemplo a seguir. EXEMPLO Se a empresa vende um produto vista por R$ 10,00, mas a duplicata de pagamento ao fornecedor no valor de R$ 5,00 s vencer daqui a 30 dias, o regime de caixa considera que o resultad o da operao em um dia qualquer aps a venda, mas antes do pagamento do fornecedor , de R$ 10,00. No regime de competncia, o resultado da operao ser sempre de R$ 5,00, mesmo que o valor disponvel na conta corrente da empresa seja de R$ 10,00 porque a duplicata do fornecedor ainda no venceu. Compreendeu a diferena? Para que possamos medir com maior exatido o resultado obtido, aconselhvel que na elaborao da projeo de resultados se use o critrio de "competncia" e no o de "caixa", para lanar as receitas e despesas. DICAS Lance o valor do aluguel no ms de competncia e no no ms em que foi efetivamente pago. Lance os salrios pagos no ms de competncia e no no ms em que foram efetivamente pagos.

Lance o valor das vendas realiz adas no ms de competncia e no no prazo de recebimento dessas vendas. Se for muito difcil lanar os valores pelo critrio de competncia, lance pelo valor pago no ms (caixa). Preste ateno! aconselhvel que aluguel, salrios e impostos sigam o critrio de competncia. TEORIA APRENDENDO COM COCOS Ateno! Retorne ao ambiente do curso na internet para conhecer Pedro, morador da Vila e dono da barraca de coco gua Doce. Localize o passo 6 desta mesma unidade (Conhecendo os Resultados) e do assunto Projeo de resultados. Pedro um dos ex -alunos da escola da Paz. Ele possui um pequeno negcio com o qual mantm a sua mulher e dois filhos. H perodos em que ele vende bem e pode pagar as suas contas com folga e pensar em ampliar seu negcio. Mas h outros momentos em que tudo fica mais difcil. Pedro, agora, est preocupado em acompanhar direito os nmeros de seu empreendimento. Ele quer ser capaz de entender a situao da barraca e poder se preparar melhor para ampliar o seu negcio e poder enfr entar os momentos de reduo de suas vendas. Vamos aproveitar esta necessidade de Pedro e apresentar os assuntos desta unidade analisando o caso da barraca gua Doce. Enquanto estudamos a situao da barraca, vamos refletindo sobre o nosso prprio empreendimento. Esta a nossa proposta de trabalho. Fique conosco e durante o desenrolar dos trabalhos procure trocar com seus colegas experincias e idias. Voc j sabe como fazer para participar dos fruns. ESTUDO DE CASO Vamos elaborar uma projeo de resultados da barraca de coco gua Doce? Eis o diagnstico da situao hoje: Preo de venda de cada coco: R$ 2,00 Custo de compra unitrio do coco: R$ 0,50 Custo semanal de locao da barraca: R$ 18,00 Comisso do ajudante sobre venda: 15% (R$0,30 por coco)

Podemos raciocinar da seguinte maneira: comprando um coco por R$ 0,50, vendendo por R$ 2,00, paga -se a comisso de R$ 0,30 e ganha -se por coco R$ 1,20.
7

Depois de pensar direitinho, responda: Qual o destino destes R$ 1,20 ganhos em cada coco? Pense direitinho e formule mentalmente uma resposta. Agora, compare com esta resposta: Pagar o aluguel semanal da barraca e gerar lucro.

Ateno! Vamos acompanhar o Pedro, retornando ao ambiente do curso na internet, no passo 8, desta mesma unidade (Conhecendo os resultados) e assunto (Projeo de resultados) , onde ele faz muitas perguntas sobre o seu empreendimento. Tambm transcrevemos estas perguntas neste material para que voc possa guard-las. O Pedro tem muitas perguntas sobre o seu negcio.Veja aqui: Quantos cocos devem ser vendidos para no perder dinheiro? Como calcular o lucro por coco vendido? Caso aparea um concorrente, possvel oferecer descontos? Como calcular o lucro total? Afinal, este negcio vivel?

A nossa proposta de trabalho par a esta e para a prxima unidade ajudar o Pedro a encontrar respostas. Todos ns, equipe SEBRAE, alunos e tutores temos este objetivo. Se voc tem as mesmas dvidas do Pedro sobre o seu empreendimento, acompanhe os passos dos exerccios na unidade seguinte e procure aplic-los sua realidade empresarial, qualquer que seja o tamanho de seu negcio. Fique bem atento(a)! Ateno! Deseja fazer um exerccio de relaxamento? V at ao ambiente do curso no passo 9 desta mesma unidade e assunto, onde voc enco ntrar 3 propostas.Temos certeza de que lhe far bem esta parada. Depois de fazer atividade de relaxamento, aproveite para fazer o exerccio de fixao que est no passo 10. EXERCCIO DE FIXAO Preparamos este exerccio para voc. Para resolv -lo, voc precisar entrar no ambiente do curso pela internet. Vamos l! Ateno! H um EXERCCIO DE FIXAO a sua espera no passo 10 desta mesma unidade (Conhecendo os resultados) e assunto (Projeo de Resultados).

RESUMO Nesta unidade voc viu que:


No possvel administrar bem um negcio, sem conhecimento do lucro real que ele proporciona. Para conhecer o lucro real preciso identificar os custos e receitas que possibilitam este lucro. O lucro ou o prejuzo nem sempre podem ser avaliados pelo aumento o u pela reduo do dinheiro disponvel no caixa da empresa ou no banco. A sade do negcio no pode ser atestada, apenas, atravs de uma simples consulta ao saldo bancrio. O lucro pode estar no aumento dos estoques, no aumento das contas que se tem a receb er, no aumento dos bens que a empresa possui ou mesmo na aquisio de um novo ou de novos bens. Quando se analisa o desempenho financeiro da empresa, utilizando -se o regime de caixa, consideram -se os valores que entram e os valores que saem, no momento em que ocorrem. Quando se analisa o desempenho financeiro da empresa, atravs do regime de competncia, comparam -se as receitas com as despesas correspondentes, ainda que elas ocorram algum tempo depois. Para que se possa medir o resultado obtido pelo emp reendimento com maior exatido aconselhvel utilizar -se, na elaborao da projeo de resultados, o critrio de "competncia" e no o de "caixa", para lanamento das receitas e despesas.

Um lembrete para voc! No ambiente do curso pela internet, voc deve clicar em todos os passos e, no ltimo passo (final da unidade), clicar no boto Concluir.

Assunto 1: Projeo de resultados Unidade 3: Aprendendo com o Pedro


Bem-vindo(a) a esta unidade. Vamos lhe propor um desafio: Como elaborar a projeo de resultados da barraca de cocos gua Doce? Vamos ensinar o Pedro a elaborar a projeo de resultados da gua Doce, seguindo 6 etapas: 1. Encontrando o faturamento 2. Encontrando os custos variveis 3. Encontrando a margem de contribuio 4. Encontrando os custos fixos 5. Encontrando os resultados 6. Juntando tudo... TEORIA ETAPA 1 - ENCONTRANDO O FATURAMENTO Faturamento o produto das quantidades vendidas pelo respectivo preo de venda. Qual o preo de venda unitrio do coco? Preo de Venda R$ 2,00 Se vendermos apenas um coco nosso faturamento ser de R$ 2,00. EXERCCIO SOLO Ateno! Voc tem uma atividade a realizar no ambiente do curso na internet. H um EXERCCIO a sua espera no passo 2 desta mesma unidade (Aprendendo com o Pedro) e assunto (Projeo de Resultados). TEORIA ETAPA 2 - ENCONTRANDO OS CUSTOS VARIVEIS Voc sabe os custos variveis de seu empreendimento? Este o desafio que lhe propomos: aps estudar o assunto, aplicar o que aprendeu ao seu negcio. Vamos l!

10

Custos Variveis so aqueles que dependem das quantidades produzidas / vendidas. O custo dos cocos vendidos e a comisso do ajudante, na barraca de coco, so tipicamente custos variveis. Quais os custos variveis unitrios? 1. Custo do Coco 2. Comisses 3.Custo Varivel (0,50 + 0,30) EXERCCIO SOLO Ateno! Voc tem uma atividade a realizar no ambiente do curso na internet. H um EXERCCIO a sua espera no passo 3 desta mesma unidade (Aprendendo com o Pedro) e assunto (Projeo de Resultados). PESQUISA MOS OBRA Ateno! Voc tem agora a oportunidade de voltar ao ambiente do curso para realizar o exerccio proposto. Ele se encontra no passo 4 desta mesma unidade (Aprendendo com o Pedro) e assunto (Projeo de Resultados ). Voc vai poder imprimir a sua resposta para conferir depois. Voc poder, tambm, responder no espao abaixo, se assim o desejar. Agora que voc j aprendeu a encontrar os custos variveis, vamos aplicar esta informao ao nosso prprio negcio? Quais os custos variveis unitrios do Empreendimento _______________ ? (nome do negcio) R$ 0,50 R$ 0,30 R$ 0,80

1. Custo unitrio 2. Comisses 3. Custo Varivel

11

TEORIA ETAPA 3 - ENCONTRANDO A MARGEM DE CONTRIBUIO A Margem de Contribuio um conceito muito til para os empreendedores. Atravs dele, pode -se calcular realmente qual o ganho que um produto traz para o negcio. Para tornar o conceito mais acessvel a voc, vamos exemplificar com outro tipo de empreendimento: uma loja de roupas. Com certeza muitos de vocs tm negcios nesta rea. Depois retornaremos ao nosso caso em estudo, isto , barraca de cocos gua Doce. Uma loja de roupas pode oferecer dois produtos: uma camisa por R$ 15,00 e uma cala por R$ 20,00. primeira vista pode parecer mais interessante vender a cala. Mas se soubermos que o dono da loja compra a camisa por R$ 5,00 e a cala por R$ 15,00, poderemos enxergar que a camisa deixa R$ 10,00 no caix a da empresa, depois que vendida e paga ao fornecedor (R$ 15,00 R$ 5,00). J a cala deixa apenas R$ 5,00 depois que vendida ao consumidor e paga ao fornecedor (R$ 20,00 R$ 15,00). Assim, vemos que a camisa contribui mais para o resultado da loja cala. do que a

A esta diferena entre o valor da receita (o preo da cala e da camisa pagos pelo consumidor final, que compra na loja) e o valor dos custos variveis (o custo para produzir aquela venda, ou seja, o custo da mercadoria pago ao fornecedor) chamamos de margem de contribuio. Como voc explicaria a um companheiro de trabalho o que Margem de Contribuio? Pense um pouco e escreva no espao abaixo. No se preocupe se as palavras no esto chegando com facilidade. Faa um esforo e construa a sua frase.

12

Releia o que escreveu. Se voc acha que ainda precisa melhorar, modifique o seu texto. S prossiga, se estiver satisfeito com o que escreveu. Se desejar, imprima a sua resposta para consultar mais facilmente depois. Vamos conhece r agora algumas formas de conceituar o que Margem de Contribuio. Compare com o que escreveu e verifique os elementos que compem algumas respostas dadas pelos especialistas no assunto. A Margem de Contribuio o valor agregado ao produto ou servio pelo trabalho da empresa. formado pelo seu lucro e pelo rateio dos seus custos fixos. A Margem de Contribuio a diferena entre o preo de venda e a soma dos custos e despesas variveis dessa mesma unidade.

Verifique se a sua resposta incluiu os c onceitos expressos nas definies dos especialistas. No importa se as palavras que voc utilizou so diferentes. CURIOSIDADE Ateno! H uma linda animao sobre este item no passo 8 desta mesma unidade (Aprendendo com o Pedro) e assunto (Projeo de R esultados). Se desejar v -la, v at o ambiente do curso na internet. Tambm transcrevemos estas curiosidades neste material para que voc possa guard-las. Voc sabe qual a expectativa de vida desses animais? Avestruz ------------ 50 anos Baleia azul --------- 35 anos Elefante ------------- 60 anos Formiga --------------1 ano Papagaio ------------- 80 anos Qual a expectativa de vida do seu negcio? Pense nisso. TEORIA Os produtos mais importantes para o seu negcio podem no ser necessariamente os mais caros, mas sero sempre os que tiverem maior margem de contribuio. A margem de contribuio deve representar um valor positivo (vendas - custos variveis), suficiente para absorver todos os custos fixos da empresa e ainda permitir um saldo lquido final positivo (lucro).

13

Do ponto de vista gerencial, importante a apurao da incidncia percentual da margem de contribuio em relao s vendas, para a definio dos produtos mais importantes para o seu negcio ( mix ideal de produtos). A frmula simples. Para calcul -la voc precisar das seguintes informaes: Qual o valor que representa a margem de contribuio? Qual o preo de venda do produto? Quais os custos variveis? Vamos calcular?

Qual a Margem de Contribuio Unitria na barraca de cocos gua Doce? 1. Preo de Venda 2. Custo Varivel R$ 2,00 R$ 0,80

3. Margem de Contribuio (2,00 - 0,80) R$ 1,20

PESQUISA MOS OBRA Ateno! Voc tem agora a oportunidade de voltar ao ambiente do curso para realizar o exerccio proposto. Ele se encontra no passo 10 desta mesma unidade (Aprendendo com o Pedro) e assunto (Projeo de Resultados). Voc vai poder imprimir a sua resposta para conferir depois. Voc poder, tambm, responder no espao abaixo, se assim o desejar.

Vamos aplicar a mesma frmula ao nosso negcio? Qual a Margem de Contribuio Unitria em ______________________________. 1. Preo de Venda 2. Custo Varivel 3. Margem de Contribuio

(nome do empreendimento)

14

Utilizando esta frmula, voc pode aplic -la situao de seu negcio. Releia a explicao e exercite. Voc vai descobrir a margem de c ontribuio unitria em relao s vendas em seu empreendimento e saber se ele d lucro ou prejuzo. V em frente! Procure acompanhar todos os passos em que o assunto desenvolvido com ateno, pensando em como vai aplicar estes conhecimentos ao seu neg cio. Procure participar dos fruns e troque idias com seus colegas de turma ou envie sua dvida para o Tira -dvidas. (O Tira-Dvidas e a Sala de Aula se encontram nas lapelas superiores em cinza). Ateno! Deseja fazer um exerccio de relaxamento? V at ao a mbiente do curso e, no passo 11 desta mesma unidade (Aprendendo com o Pedro) e assunto (Projeo de Resultados), encontrar 2 propostas. V l, temos certeza de que lhe far bem esta parada. TEORIA ETAPA 4 - ENCONTRANDO OS CUSTOS FIXOS Vamos continuar calculando... Voc sabe qual o seu custo fixo mensal? Ao tempo em que diagnosticamos a barraca gua Doce, vamos aprendendo os clculos para aplicarmos em nosso empreendimento. Custos fixos so aqueles que no dependem das quantidades produzidas ou vendidas. No caso da barraca de coco, a despesa com o aluguel da barraca um custo fixo. Qual o custo fixo semanal? 1. Custo fixo R$ 18,00

EXERCCIO SOLO Se, alm da comisso sobre as vendas, pagssemos ao ajudante um valor semanal para ajuda de custo (transporte, alimentao) como este valor seria classificado? Ateno! Voc tem uma atividade a realizar no ambiente do curso na internet. H um EXERCCIO SOLO a sua espera no passo 12 desta mesma unidade (Aprendendo com o Pedro) e assunto (Projeo de Resultados).

15

TEORIA ETAPA 5 - ENCONTRANDO O RESULTADO A PARTIR DE UMA QUANTIDADE VENDIDA Quando estimamos uma quantidade vendida temos condies de prever (projetar) um resultado. O resultado (lucro ou prejuzo) pode ser calculado atravs de frmulas. Agora, voc precisa relembrar como se calcula a Margem de Contribuio. Voc aprendeu isto na pgina 13. Se precisar fixar melhor o assunto, volte l. Vamos relembrar: Margem de Contribuio a diferena entre o preo de venda e a soma de todas as despesas (custos) variveis (MC = PV-CV). EXEMPLO

Agora que voc j relembrou os conceitos, poderemos aprender uma frmula nova para calcular o resultado de um empreendimento. Na frmula a seguir, temos o fator R que representa o resultado que pode ser o lucro ou o prejuzo. Para calcular, voc precisar das seguintes informaes: Quantos cocos foram vendidos? Qual o valor que representa a margem de contribuio? Qual o custo fixo? Vamos calcular?

TEORIA Qual ser o resultado se o Pedro vender 20 cocos por semana? 1. Quantidade Vendida 2. Margem de Contribuio 3. Quantidade x MC (20 x 1,2) 4. Custo Fixo Total 5. Resultado (24,00 18,00) 20 R$ 1,20 R$ 24,00 R$ 18,00 R$ 6,00

16

PESQUISA MOS OBRA Ateno! Voc tem agora a oportunidade de voltar ao ambiente do curso para realizar o exerccio proposto. Ele se encontra no passo 14 desta mesma unidade (Aprendendo com o Pedro) e assunto (Projeo de Resultados). Voc vai poder imprimir a sua resposta para conferir depois. Agora, com voc. Vamos continuar analisando a situao de cada negcio a partir da experincia adquirida com o estudo de caso da barraca gua Doce. Voc pode imprimir o formulrio abai xo para preench-lo calmamente com os dados de sua empresa. Ou pode preench-lo aqui para depois imprimir. Fica a seu critrio. Para tirar dvidas, encaminhe sua questo ao Tira -Dvidas. Para acessar o Tira -Dvidas, voc deve ir ao ambiente do curso na int ernet e clicar no boto Tira-Dvidas na lapela superior. Resultado obtido na venda de _______________________ unidades por semana. (n de unidades) 1. Quantidade Vendida 2. Margem de Contribuio 3. Quantidade x MC (PV x CV) 4. Custo Fixo Total 5. Resultado

CURIOSIDADE A Humanidade aprendeu a fazer contas h cerca de 4 mil anos. Foram os mercadores (comerciantes) da Mesopotmia que desenvolveram o primeiro sistema cientfico para contar e acumular grandes quantias. Eles usaram continhas para demarcar as unidades, da o nome contar para essas operaes. Ateno! H uma linda animao sobre este item no passo 15 desta mesma unidade (Aprendendo com o Pedro) e assunto (Projeo de Res ultados).Se desejar v-la, v at o ambiente do curso na internet.

17

TEORIA ETAPA 6 - JUNTANDO TUDO... Vamos analisar atentamente a tabela abaixo para entender melhor como o resultado dos nossos negcios se altera em funo das vendas. Tabela dos Custos, Receita e Resultado:

Quantidade Custo Comisso Custo Custo Custo Faturamento Resultado do de cocos varivel fixo total coco 0 5 10 15 20 25 30 0,00 2,50 5,00 7,50 0,00 1,50 3,00 4,50 0,00 4,00 8,00 12,00 16,00 20,00 24,00 18,00 18,00 0,00 18,00 22,00 10,00 18,00 26,00 20,00 18,00 30,00 30,00 18,00 34,00 40,00 18,00 38,00 50,00 18,00 42,00 60,00 0,00 6,00 12,00 18,00

10,00 6,00 12,50 7,50 15,00 9,00

Por que o resultado negativo (prejuzo) quando o volume de vendas zero? Voc pode utilizar o espao abaixo ou, se preferir, armazene sua resposta diretamente no curso (internet), no passo 16 desta mesma unidade (Aprendendo com o Pedro) e assunto (Projeo de Resultados).

Aps responder, veja a resposta modelo: No h custo do coco e nem comisso de venda, j que no h venda, mas existe o custo fixo que a empresa tem que assumir, mesmo sem venda.

18

Por que o resultado zero quando h venda de 15 cocos?

Aps responder, veja a resposta modelo: O resultado zero quando os custos totais (custo de coco, comisso de venda e custo fixo) atingem o mesmo valor do faturamento = R$ 30,00. Neste ponto no h lucro nem prejuzo. Resumindo: Se a gua Doce vender menos de R$30,00 ou 15 cocos por semana, ter prejuzo. RESUMO Nesta unidade voc viu que:

Faturamento o produto das quantidades vendidas pelo respectivo preo de venda. Os custos variveis dependem das quantidades produzidas e vendidas. Os custos fixos no dependem das quantidades que so produzidas nem tampouco das que so vendidas. Margem de Contribuio o valor agregado ao produto ou servio pelo trabalho que despendido pela empresa. A Margem de Contribuio possibilita aos empreendedores calcularem o ganho real que um determinado produto traz para a sua empresa. Os produtos mais importantes para o seu negcio podem no ser os mais caros mas, com certeza, sero aqueles que tiverem maior margem de contribuio.

Um lembrete para voc! No ambiente do curso pela internet, voc deve clicar em todos os passos da unidade que est estudando e no ltimo passo (final da unidade), clicar no boto Concluir. Este procedimento lhe permitir ter acesso a um novo assunto e possibilidade de fazer o download deste novo contedo.

19

Вам также может понравиться