Вы находитесь на странице: 1из 5

Primeiro s passos

Como escrever, inicializar e executar um programa Movendo o rob Testes e condies lgicas

Sumrio

Como escrever, inicializar e executar um programa


Inicializando o RobotProg: voc ver duas janelas: a janela do programa (Program window) onde voc monta o fluxograma do programa e uma paleta (Tools palette) contendo ferramentas para montar o fluxograma. * Escreva o fluxograma. Para construir o fluxograma abaixo: - Para cada bloco do fluxograma: clique no bloco da paleta e leve para dentro da janela do programa para colocar o bloco l. - Ligar os blocos, escolha link ferramenta (Link tool), e na janela do programa (Program window) clique em um bloco de sada, mova o mouse para a entrada do bloco seguinte. O link ser criado automaticamente quando o ponteiro do mouse chega entrada do bloco.

Um fluxograma deve conter um incio de bloco (bloco Begin), s para mostrar onde o programa comea, e um ou mais blocos finais (bloco End) * exposio do Tabuleiro (o solo Robot) : Na barra de menu, escolha Window> Execution window.

O Tabuleiro (o cho, o solo) exibido em outra janela com botes na parte superior para controlar a execuo.

inicializao do programa * : clique no boto INIT (Initialization) ou v na barra de menu e clique em Execution> Initialization. O programa verificado: se ele no contm nenhum erro, voc pode definir a posio inicial do rob e direo dele, ao clicar em um azulejo do cho (ladrilho do tabuleiro) ou o no prprio rob. O boto INIT mostra a imagem do rob que est sendo inicializado (isto util quando h mais de um rob no tabuleiro). Se o programa contm um erro, voc no pode execut-lo, primeiro voc deve corrigir o erro. * Execute o programa : clique no boto Run ou v na barra de menu e clique em Execution> Run.

Movendo o rob
Existem trs comandos para mover o rob: MoveForward , Turn right e Turnir left Os comandos aparecem em blocos retangulares, disponvel na paleta de ferramentas. * O comando Move Foward faz o rob se mover para o prximo ladrilho (azulejo) em frente. Mas tome cuidado: se o rob est na frente de uma parede e recebe o comando, ele vai bater na parede (crash on the wall), isso um erro de execuo e o programa para. * Os comandos Turn right e Turn left fazem o rob girar em 90 na sua direita ou sua esquerda respectivamente. E o rob permanece no mesmo ladrilho (azulejo). - Feche a janela do programa anterior e clique no menu em File > New program. - Escreva um programa que faa o rob dar um giro de 360 (U-Turn). Execute o programa. Observaes: - U-Turn simplesmente virar direita (ou esquerda) duas vezes. - Na janela do programa (program window), voc pode selecionar o propsito (purpose) 'Make a U-Turn'. No final da execuo, RobotProg ir verificar se o objetivo foi atingido (purpose is reached).

Testes e condies lgicas


- Feche a janela do programa anterior e clique no menu em File > New program.. Agora, voc vai escrever um programa para chegar perto do muro que fica ao redor do tabuleiro.

- Na janela do programa (onde se desenha os fluxograma) selecione o propsito (Purpose): 'Go in front of a wall' (V em frente de um muro). * Programao de teste (tomada de deciso) : - Desenhar e executar o fluxograma a seguir:

Para alterar o texto dentro de um bloco de teste, escolha a ferramenta de seleo

e d um duplo clique no bloco

. A condio lgica dentro de um bloco de teste avaliada quando o bloco executado. O resultado verdadeiro ou falso. Se o resultado for verdadeiro, a execuo continua no bloco seguinte da sada Y (Y para 'Sim' ou 'Verdadeiro' ou 'True'); se o resultado for falso, a execuo continua no bloco seguinte da sada N (N para 'No' ou 'Falso') Neste exemplo, a condio lgica ser testada WallAhead , que uma palavra reservada (palavra-chave, keyword) da Linguagem de Programao do RobtProg e cuja funo retornar um resultado lgico (verdadeiro ou falso) em relao com a posio do rob no momento em que a condio avaliada. Seguindo o fluxograma, se o rob est na frente de uma parede, o programa termina (bloco 'End'), seno o rob se move (bloco 'Move forward') e o teste executado novamente.

* Execuo Passo a passo e exibio do estado atual . Quando um programa est sendo executado, voc pode clicar no boto 'Pausa' (Pause) para interromper a execuo, e fazer a prxima instruo ser executada, clicando no boto 'Prxima etapa' ('Execute one step'). Voc tambm pode clicar no boto 'Show variables' (indicado na figura acima como: 'Display state') para mostrar o estado atual (Posio do rob, sua distncia at o muro, etc.). Uma janela exibida, mostrando vrias palavras reservadas e seus valores. A lista completa de palavras reservadas est disponvel com no menu Help>Robot language summary. Ou aqui. * Condies lgicas Uma expresso lgica uma expresso que d verdadeira ou falsa como resultado. possvel combinar vrias palavras-chave com operadores lgicos, como E , Ou, No. Exemplo: WallAhead E WallOnLeft Voc pode encontrar uma descrio detalhada da documentao: ver captulo lnguagem Robot, funes pr-definidas (disponvel no menu Help>Documentation>Robot Language>Predefined Functions) Neste exerccio, voc deve alcanar o objetivo de: "Ir para um canto" O mtodo para alcanar esse objetivo pode ser o seguinte: o primeiro rob vai em frente a uma parede, em seguida, ele se move ao longo da parede, at chegar a frente de outra parede. Para testar se o rob chegou em um canto, voc pode usar a condio lgica WallAhead E (WallOnLeft Ou WallOnRight) Que testa: Tem parede frente (WallAhead) E Tem parede Esquerda (WallOnLeft) OU Tem parede Direita (WallOnRight)?

Sumrio
Fazer login|Atividade recente no site|Denunciar abuso|Imprimir pgina|Remover acesso|Tecnologia Google Sites

Вам также может понравиться