Вы находитесь на странице: 1из 8

Cartilha CAPA Quem no cala, no consente!

Homens pelo fim da explorao sexual contra crianas e adolescentes

Dilogos sobre explorao sexual contra crianas e adolescentes com homens em Suape Mais informaes: www.genero.org.br

Para incio de conversa Caro amigo, Vamos conversar sobre um assunto que est muito mais prximo de ns do que imaginamos. Mas, mesmo assim, as pessoas evitam conversar sobre ele, seja por medo ou por ser um tema muito delicado. Vamos conversar sobre a explorao sexual contra crianas e adolescentes. Voc alguma vez j parou para pensar sobre esse assunto? J escutou algum falar sobre ele? Ou isso no tem nada a ver com sua vida? Vejamos, se voc uma pessoa que assiste televiso, l jornal ou escuta rdio, com certeza j deve ter ouvido alguma histria sobre violncia sexual contra crianas e adolescentes. Ou, quem sabe, j escutou algum caso a respeito. At mesmo pode conhecer algum que j foi vitima desse tipo de violncia. Esse um problema que est bem mais perto de ns do que imaginamos. Mas, por ser um crime, a explorao sexual contra crianas e adolescentes ainda tem pouca visibilidade, sendo difcil at provar que ela est acontecendo. Porm, dizer que no vemos o problema ou evitar falar sobre ele no resolver essa questo. Por isso importante se informar sobre essa violncia, pois os homens tm tudo a ver com esse assunto. De acordo com pesquisas realizadas no Brasil, a populao mais exposta a esse tipo de violncia tem entre 10 e 18 anos. As vtimas podem ser meninas ou meninos de qualquer cor/raa, como tambm de qualquer classe social. Porm, o maior nmero de casos acontece com adolescentes mulheres vindas das comunidades pobres das grandes cidades. Outra informao importante: os homens so os principais autores desse crime, ou seja, so eles que mais procuram esse tipo de relao sexual. No entanto, sabemos que h muito mais homens que desaprovam esse tipo de violncia.

Assim, queremos convidar voc para ser um aliado pelo fim da explorao sexual contra crianas e adolescentes. Pois, no basta apenas ser contra, necessrio agir. Se voc souber de algum caso, no fique em silncio. No se cale, pois Quem no cala, no consente!. Para continuarmos nossa conversa, vamos entender melhor o que explorao sexual de crianas e adolescentes?

Que explorao essa? Bem, para comear, precisamos entender que essa uma violncia grave, cometida contra crianas (0 a 12 anos)1 e/ou adolescentes (13 a 18 anos). Meninos e meninas nessa faixa de idade esto em processo de desenvolvimento fsico e psicolgico. Por isso, deve-se ter muito cuidado para que ningum se aproveite das dvidas e fragilidades que so caractersticas dessa fase da vida. Assim, em todo e qualquer caso que um adulto se aproveite dessa fragilidade para tirar vantagens de crianas e adolescentes, est cometendo uma violncia. Existem vrios tipos de violncias cometidas contra crianas e adolescentes, algumas delas so: Castigos fsicos ou violncia fsica quando algum utiliza fora fsica para punir uma criana ou adolescente, batendo nela com as mos ou algum instrumento (cinto, chinela, pedaos de madeira etc); Violncia psicolgica ocorre quando se utiliza do medo, fazendo ameaas ou agresses verbais, prejudicando o desenvolvimento dessas pessoas (como, por exemplo, dizer que uma criana ou adolescente idiota/burra, feia, no presta, no serve para nada, ou que, se ela no fizer determinada coisa vai abandon-la, vai agredi-la fisicamente etc.); Violncia sexual ocorre quando se fora ou se utiliza da falta de maturidade da criana e/ou adolescente para fazer sexo com ela (abuso sexual). Essa violncia tambm pode ocorrer quando algum oferece coisas materiais (dinheiro, alimentos, bebidas, roupas etc.) em troca de sexo. Ou quando algum adulto oferece uma criana/adolescente para que outra pessoa tenha relaes sexuais com ela em troca de algum bem material. Nesses casos, a violncia se caracteriza por explorao sexual de crianas e adolescentes. Nesta cartilha vamos tratar especificamente da explorao sexual contra crianas e adolescentes e dos motivos que fazem com que essa populao seja vtima dessa relao de troca de sexo por bens materiais ou favores.

De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA.

A violncia como marca da educao masculina Voc j observou que a forma como os meninos so educados, muitas vezes, incentiva a ideia de que os homens so mais fortes e mais capazes que as mulheres? Essas mensagens so passadas para os meninos e meninas de um modo muito disfarado. Por exemplo, quem nunca escutou coisas do tipo: Menino no chora!; Homem tem que ser forte!; Mulher tem que ser delicada!; Tu no homem no?; Vai l, prova que tu homem!; Tu um homem ou um rato?; Homem que homem no dispensa sexo!; Se der mole, tem que pegar mesmo!; Se chegar em casa apanhado, apanha de novo !, ou; Prendam sua cabrita que meu bode est solto!. Pois bem, se voc j escutou ou disse alguma dessas frases, talvez no tenha parado para pensar que essas ideias valorizam o masculino pela fora, risco, virilidade e superioridade do homem sobre a mulher. O incentivo competio e agressividade masculinas fazem com que os meninos cresam acreditando que tudo deve/pode ser conquistado, inclusive, pela fora. Isso influencia diretamente o modo como os homens e as mulheres se relacionam e alimentam a ideia de que os meninos tm direitos e privilgios sobre as meninas. Veja bem, quando se diz que os homens so fortes e as mulheres so frgeis; quando se afirma que homem que homem no pode dispensar uma relao sexual; ou, que os homens naturalmente necessitam mais de sexo, de certa maneira, incentiva-se que os meninos busquem a todo custo saciar suas vontades, inclusive por sexo. Assim, os meninos crescem acreditando que precisam sim de mais sexo que as mulheres e que vale tudo para conseguir transar. Mas, ser mesmo que os homens necessitam de mais sexo que as mulheres? Como j falamos, a nossa sociedade transmite a ideia de que a prtica do sexo para o homem uma necessidade incontrolvel e uma prova de que se homem de verdade. Assim, o cara que pega muitas mulheres ganha a fama de garanho. J a menina que tiver relaes amorosas com muitos rapazes, ganha a m fama de galinha ou piriguete. importante perceber tambm que os meninos que no se enquadram nesse modelo de ser homem, muitas vezes, so submetidos a situaes de humilhao. Voc j percebeu que alguns garotos (e adultos tambm), costumam tirar sarro do outro quando esses demonstram alguma fragilidade? Por exemplo, isso pode acontecer se um menino for mais delicado que outros ou se um colega se negar a ficar com uma menina que estiver dando mole. comum, nesses casos, algum logo dizer: Se comporta feito homem! ou recriminar dizendo: Parece uma mulherzinha!. Isso uma forma de controle sobre o outro, baseada na ideia de que atitudes frgeis e delicadas, ou seja, atitudes entendidas como femininas, so inferiores. Mas isso no verdade, isso o que chamamos de machismo! A violncia sexual contra crianas e adolescentes, em especial a explorao sexual, tambm segue a lgica de que o mais forte comanda. Essa ideia traz muitos prejuzos para a vida de mulheres, crianas e adolescentes. Vamos entender melhor isso?

Quando o problema est na nossa frente e a gente no quer enxergar De acordo com o Disque 100 (Disque-Denncia Nacional), foram registrados, no perodo de maio de 2003 a fevereiro de 2005, 1.506 casos de explorao sexual contra crianas e adolescentes. Porm, bom ressaltar que esses nmeros esto longe de refletir a dimenso do problema. Isso porque os crimes sexuais esto entre os menos denunciados, ou seja, o problema muito maior do que se imagina.

Na maioria das vezes, as crianas e adolescentes vtimas da explorao sexual vivem em situao de pobreza. Ou seja, tm poucas oportunidades e muitas j sofreram algum tipo de violncia dentro da famlia e/ou fora dela. Alguns homens se aproveitam dessas fragilidades e oferece dinheiro, bebidas, comidas, presentes em troca de relaes sexuais. Esses casos se configuram como crimes de explorao sexual contra crianas e adolescentes.

Eu s ofereci diverso, ela quem quis, no fiz nada de errado. O argumento de que crianas e adolescentes tm algum benefcio com esse tipo de prtica serve, muitas vezes, para justificar a explorao sexual. Porm, esse pblico no tem a maturidade de assumir os riscos e consequncias desse tipo de relao. Portanto, a responsabilidade sobre esse crime dos adultos, seja quem pratica, seja quem se cala diante da explorao sexual contra crianas e adolescentes. Quem no cala, no consente!

Criana ou novinha? Existe uma ideia de que os homens que se relacionam com mulheres mais novas so mais respeitados e admirados pelos outros. Por isso, muitas vezes, casos de explorao sexual contra crianas e adolescentes no so vistos como um problema. Uma das estratgias para justificar essas relaes dizer que a criana/adolescente uma novinha. Uma novinha no vista como uma criana ou uma adolescente, por ser mais ousada, mais atirada, mais assanhada e preparada. Ento, alguns homens pensam: Posso transar com ela, pois uma novinha. Afinal, elas querem! Hoje em dia, nossas crianas so bombardeadas de informaes, nem sempre legais, que influenciam seus comportamentos. Isso faz com que elas assumam comportamentos, como a erotizao ou a sensualidade, deslocados para a idade delas. Essas influncias so de vrios lugares, desde programas televisivos, passando por msicas at em propagandas comerciais, dentre outros, levando ao que chamamos de erotizao do comportamento da criana.

Essa forma de erotizao tambm influenciada pela oferta e comercializao de produtos, que at a alguns anos s eram utilizados pelos adultos, tais como: sapatos de salto alto, maquiagem, escova progressiva nos cabelos, esmaltes ou mesmo sutis com enchimento. Muitas das vezes, pais, mes e/ou outros parentes dessas crianas ou adolescentes, compram ou oferecem esses produtos para elas sem refletir como isso incentiva e influencia determinados comportamentos. Pense bem, vestir uma criana e produzi-la como adulto desloc-la da fase em que ela deveria estar e jog-la no universo adulto. Expor e incentivar uma criana a ter comportamentos sensuais ou erotizados pode fazer com que essas assumam posturas mais agressivas e ousadas em relao ao aprendizado da sexualidade (bem diferente da fase delas). O que pode fazer com que pulem etapas necessrias do aprendizado de como devem lidar com seu corpo e, assim, fiquem mais expostas explorao sexual. Pois, assumindo comportamentos mais ousados, passam a ser vistas como novinhas, sendo que, lembre-se: Independente da forma como elas se comportam, uma criana ser sempre uma criana. Assim, um adulto que mantiver algum tipo de relao sexual com uma novinha (criana/adolescente), est na verdade, cometendo um crime.

Dvidas e Respostassobre a explorao sexual contra crianas e adolescentes Toda pessoa que abusa de uma criana ou adolescente pedfila? A pedofilia um transtorno mental caracterizado pelo desejo sexual por crianas. Apesar de muitos casos de abuso e explorao sexual serem cometidos por pessoas que tm esse transtorno, nem todas as pessoas que cometem esse tipo de crime so pedfilas.

So os homossexuais que mais cometem violncia sexual? No h nenhuma relao entre homossexualidade e violncia/explorao sexual contra crianas e adolescentes. Esses crimes so cometidos por pessoas de quaisquer orientaes sexuais.

A criana muitas vezes inventa que sofreu violncia sexual? De acordo com os registros das Delegacias Especializadas, foi identificado que as crianas estavam inventando esse tipo de violncia em apenas 6% dos casos.

proibido dar carona a crianas e adolescentes nas estradas? Se uma criana ou adolescente pede carona nas estradas, pode estar precisando de ajuda ou pode estar at em alguma situao de risco. Para garantir a sua proteo, deve-se comunicar o fato s autoridades competentes ou conduzi-la ao posto mais prximo da Polcia Rodoviria Federal.

Para denunciar uma violncia contra crianas e adolescentes preciso se identificar e ter certeza absoluta do acontecido? No. H vrios canais de denncia em que o anonimato assegurado: o caso do Disque 100 e dos conselhos tutelares. Alm disso, as denncias podem se basear em suspeitas.

Explorao sexual s acontece contra meninas? No. Apesar da maioria das vtimas ser do sexo feminino, a explorao sexual tambm acontece contra os meninos.

Fontes: http://portal.mj.gov.br/sedh/spdca/T/cartilha_cartilha_educativa_SEDH_1512.pdf www.childhood.org.br/causas-da-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes

Os homens pelo fim da violncia sexual contra crianas e adolescentes Acreditamos que existem muito mais homens que so contrrios violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes. Como dissemos anteriormente, esse um problema de todos, portanto, todas as pessoas que no concordam com esse tipo de violncia devem se unir, inclusive os homens. Por isso, convidamos voc para que se mobilize pelo fim da explorao sexual de crianas e adolescantes. No se cale, converse com os amigos sobre isso e, seja uma voz importante na contruio de uma vida livre desse tipo de violncia contra as crianas e adolescentes. Assim, se souber de algum caso de explorao sexual contra crianas e adolescentes, na se cale, denuncie! Lembre-se: Quem no cala, no consente!

Como proteger crianas e adolescentes desse tipo de violncia: Direitos e Redes de proteo Por que denunciar? Denunciar no apenas um ato de solidariedade, dever dos que compartilham o ideal de uma sociedade mais justa. Quando se denuncia um crime, est contribuindo para que os rgos de defesa dos direitos do cidado possam atuar para soluo desse crime e para que ele no volte a ser cometido novamente. De certa forma, est se ajudando toda a sociedade. Muitas pessoas dizem ter medo de denunciar, pois acham que precisam se identificar e isso poderia fazer com que ficassem expostas violncia de quem cometeu o crime. Mas, fiquem tranquilos, existem vrias formas de denunciar sem se identificar Como denunciar? Se voc tiver suspeitas de alguma situao dessa natureza (algum que cometa essa violncia

contra a criana o/ou adolescente), veja alguns telefones importantes que podem ser acionados:

Conselhos Tutelares de algumas cidades da Regio Metropolitana do Recife Cabo de Santo Agostinho (81) 3521 6774 Ponte dos Carvalhos (81) 3522 2737 Ipojuca (81) 3551 1359 Prazeres (Jaboato dos Guararapes) (81) 3476 26 18 Ibura (Recife) (81) 3355 4798 Areias (Recife) (81) 3355 3238 Imbiribeira (Recife) (81) 3355.3264 Cordeiro (Recife) (81) 3355.3243

Disque Denncia Nacional de Abuso e Explorao contra Crianas e Adolescentes Secretaria Nacional dos Direitos Humanos Disque 100 (telefone) / e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br Delegacias Especializadas ou delegacias comuns Delegacia de Represso aos Crimes Contra a Criana e o Adolescente DPCA Endereo: Rua Benfica, 1.008 Madalena, Recife Cep. 50.720-001 Fone: (81) 3303-8079 / 3303-8078 / 3303-8077 e-mail: dpcadir@fisepe.pe.gov.br Delegacia de Apurao de Atos Infracionais Praticados por Crianas e Adolescentes Endereo: Rua Benfica, 1.008 Madalena, Recife Cep. 50.720-001 Fone: (81) 3221-0392 / 3303-5193

Telefone teis Polcia - 190 (Se a violncia estiver acontecendo no momento)

Ministrio Pblico - 0800.281.9455 (Disque-Denncia do Ministrio Pblico de Pernambuco) Casos de pornografia na internet envolvendo crianas e/ou adolescentes: 181 (se ligar de telefone pblico ou residencial) ou 3421 9595 (se ligar de celular)

Sites importantes www.disque100.gov.br (Central de Direitos Humanos) www.denunciar.org.br (Central Nacional de Denncias de Crimes Cibernticos) http://www.dpf.gov.br/ (Polcia Federal)

Editorial Redao Sirley Vieira Mariana Azevedo Germana Nascimento Roberto Rocha Leandro Wagner Montenegro Rafael Acyoli Gabriel Brito Juliana Lins Brbara Paloma Luna

Reviso Andra Paula da Silva Felipe Alves Melo Claudemir Izidorio da Silva Filho Tlio Romerio Lopes Quirino Ana Luisa Cataldo

Design e Diagramao Nome

Вам также может понравиться