Вы находитесь на странице: 1из 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS - FFCH PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS SOCIAIS - PPGCS

Joallan Cardim Rocha

CLASSE E CONSCINCIA DE CLASSE EM E.P. THOMPSON: UM DEBATE COM A TRADIO DO ESTRUTURALISMO ALTHUSSERIANO

Salvador 2014

Joallan Cardim Rocha

CLASSE E CONSCINCIA DE CLASSE EM E.P. THOMPSON: UM DEBATE COM A TRADIO DO ESTRUTURALISMO ALTHUSSERIANO

Artigo apresentado disciplina Sociologia Contempornea, ministrada pelo prof. Dr. Antnio Cmara, como requisito de avaliao.

Salvador 2014

APRESENTAO

O objetivo deste artigo discutir a noo de classe e conscincia de classe presente na obra do historiador ingls E.P. Thompson. A obra de Thompson suscitou inmeras polmicas, discusses, debates e controvrsias, no s no interior da tradio marxista, como tambm nas cincias sociais de maneira geral. Os debates mais acalorados se iniciaram a partir da publicao do seu mais conhecido livro, A formao da classe operaria inglesa em 1963. O centro da polemica sua noo de classe social, acusada por marxistas e no marxistas de essencialmente voluntarista e subjetivista. O resgate da concepo de classe presente na obra de Thompson tem na atualidade uma enorme importncia. Sobretudo porque nos ltimos anos o que vimos foi um abandono das discusses sobre o conceito de classe. Consideramos que a particular leitura de Thompson sobre a obra de Marx nos fornece um ponto de partida fundamental para o resgate e a atualizao dessa discusso. Nesse sentido, a atual conjuntura nos fornece elementos importantes para a retomada do debate. Estamos presenciando uma retomada das lutas protagonizadas pela classe trabalhadora e suas tradicionais organizaes sindicais. Em distintos pases a classe operaria vem resistindo e enfrentando as consequncias da crise econmica mundial, inclusive no Brasil, o que vemos um aumento importante no numero de greves e aes coletivas protagonizadas por trabalhadores da construo civil, metalrgicos, petroleiros, bancrios etc. O historiador ingls nos fornece algumas categorias de analise centrais no entendimento das classes sociais; sua noo de processo, relao, experincia, formao e conscincia de classe constituem elementos fundamentais da sua concepo de classe social. A polmica com o estruturalismo althusseriano foi sem duvida um momento especial dessa construo tericometodolgica.

E.P.THOMPSON: BREVE ITINERRIO DE UM INTELECTUAL MILITANTE

A obra de Thompson aliou paixo e intelecto, os dons do poeta, do narrador, do analista. Ele foi o nico historiador que conheci dono no s de talento, brilhantismo e erudio e da dadiva da escrita, como tambm capaz de produzir algo de qualitativamente diverso de tudo aquilo que o resto de ns produziu, implausvel de ser medido pela mesma escala. Deixe-nos simplesmente chamar de genial, no sentido tradicional da palavra Nenhum trabalho de sua maturidade poderia ter siso escrito por qualquer outra pessoa. Eric Hobsbawm

Edward Palmer Thompson nasceu em 1924 em Oxford na Inglaterra, estudou Histria na Universidade de Cambridge, onde interrompeu o curso para servir no exrcito durante a II Guerra Mundial, na luta contra o nazi-fascismo. Formado em 1946, Thompson alistou-se como voluntrio em uma brigada de solidariedade Iugoslvia. Aos 24 anos foi contratado pela Universidade de Leeds para lecionar para trabalhadores e pessoas comuns. Sua experincia como professor foi fundamental na redao do seu livro, A formao da classe trabalhadora inglesa, como ele mesmo ressaltou no prefcio da obra. Thompson aderiu ao Partido Comunista Ingls no comeo da II Guerra Mundial, quando ainda era estudante de Histria. No partido foi parte ativa na formao de um grupo de historiadores, do qual pertenceram Eric Hobsbaw, Christhopher Hill, Doroty Thompson entre outros. A militncia nesse grupo, que se tornou o principal ncleo de elaborao do marxismo na Inglaterra entre 1946 e 1956, foi fundamental na formao intelectual de Thompson. O historiador Eric Hobsbawm cita como legado desse grupo para investigao histrica o estabelecimento das ideias de histria social e historia de baixo para cima, com a incorporao dos movimentos e expresses populares como parte ativa do processo histrico Outro importante aporte foi a necessidade de uma compreenso histrica do desenvolvimento do capitalismo ingls numa perspectiva marxista (FORTES, NEGRO, FONTES, 2012, p.31). Em 1956, Thompson e a maioria do grupo de historiadores e outros sete mil membros desfiliaram-se do Partido Comunista Ingls. Neste ano se deu a revelao do Informe Secreto sobre os crimes de Stalin no XX Congresso do Partido Comunista da Unio Sovitica e a invaso da Hungria pela URSS.

Os dissidentes do partido comunista constituram em 1956 o principal ncleo do movimento poltico que passou a ser reconhecido como Nova Esquerda e fundam a New Reasoner Review. Deste grupo faziam parte grandes nomes da intelectualidade marxista inglesa, como Raymond Willians, John Saville, Doroty Thompson, Raph Miliband, entre outros. Em 1959, a New Reasoner fundiu-se com a Universities and Left Review (da qual fazia parte o jovem intelectual Perry Anderson) para formar a New Left Review, revista que se tornou o principal instrumento do debate terico e poltico na Inglaterra e uma das principais revistas de inspirao marxista no mundo. Alm da publicao de uma vasta obra historiogrfica que inclui a biografia de Willian Morris (1955), A formao da classe operria inglesa (1963), As peculiaridades dos ingleses (1965), Senhores e Caadores (1975), A misria da teoria (1978) e Costumes em comum (1991), Thompson se envolveu em inmeras campanhas polticas, em especial no auge da Guerra Fria pelo desarmamento nuclear.
No entanto, a particularidade de Thompson de ter sido mais do que um acadmico erudito preocupado em aplicar o marxismo em sua rea do saber. Foi um militante cuja produo escrita, mesmo seus textos mais acadmicos, no pode ser separada de seu engajamento poltico radical e que sempre manteve uma relao bastante conflituosa com a vida acadmica (BATALHA, 2000, p. 191).

Segundo o historiador ingls, Christopher Hill, o marxismo de Thompson era inteiramente alheio a dogmas preconcebidos. A tradio marxista abraada pelo historiador ingls considera o materialismo histrico como simples e indispensvel orientao terica pesquisa dos processos histricos. Desde essa perspectiva, Thompson faz a opo por uma Histria vista a partir de baixo, ao mesmo tempo em que considera a classe e a conscincia de classe como conceitos histricos (FORTES, NEGRO, FONTES, 2012, p.31). Podemos afirmar que Thompson revolucionou os estudos sobre a classe operria, ao propor uma abordagem terica distinta da tradio marxista em voga na poca, conhecida como estruturalismo, cujo maior expoente foi Louis Althusser. A tradio histrica marxista reivindicada por Thompson prope uma interpretao aberta de Marx, avessa ao dogmatismo, ideia do marxismo como uma doutrina autossuficiente e fechada. O estalinismo e o marxismo oficial transformaram os textos de Marx em obras cannicas. Para Cludio Batalha,
O marxismo de Thompson, particularmente nos seus textos histricos, aparece no tanto atravs de citaes diretas, mas indiretamente em discusses como as que giram em torno da metfora base-superestrutura, das classes; da conscincia de classe etc.; ou seja, no uso de conceitos de origem

marxista. Em parte essa ausncia de citaes se deve recusa expressa na Misria da Teoria de recorrer a Marx como argumento de autoridade. Por outro lado, a relao que mantem com o marxismo complexa e marcada por outras influencias. O que permanece uma interpretao aberta de Marx, que se torna um ponto de partida, no um modelo fechado (BATALHA, 2000, p.193).

A relao entre a obra de Thompson e os estudos marxianos motivo de muita polmica, debates e controvrsias. O historiador ingls foi reprochado de ter uma concepo subjetivista, voluntarista e culturalista das classes sociais, antagnica e oposta interpretao de Marx. Alguns intelectuais influenciados pelo enfoque althusseriano, como Perry Anderson e Tom Nair, criticaram Thompson por menosprezar o papel das determinaes estruturais e das relaes de produo como condicionantes da ao humana. Nos debates e polmicas que travou, Thompson se dedicou a esclarecer que sua abordagem terica no era contraditria com os estudos empreendidos por Marx e Engels:
Gostaria de afirmar que classe como categoria histrica pertence ao preciso e dominante uso marxista. Creio poder demonstrar que muitas vezes, no prprio Marx e especialmente em O Capital-, essa a acepo dominante, mas este no o lugar para fornecer provas segundo uma autoridade filolgica (THOMPSON, 2012, p.271).

Nesse sentido Thompson se recusava a ver nos textos de Marx um conjunto de leis que deveriam ser aplicadas realidade. Sua leitura aberta e no dogmtica de Marx permitiu-lhe ser crtico inclusive do prprio Marx. Para Thompson, muitas vezes Marx caiu em sua obra principal, O Capital, na armadilha da economia poltica (THOMPSON, 1981, p.196).
No conjunto da sua obra e de suas intervenes pblicas, Thompson levou adiante uma luta intelectual, em termos muitas vezes bem pouco cordiais, contra manifestaes do marxismo que considera marcada pelo determinismo econmico e pela negao da ao humana. Contrrio aos modelos estticos de anlise, como a interpretao da metfora basesuperestrutura que limita a possibilidade de perceber as determinaes estruturais e os processos sociais como uma relao dinmica, ou seja, que tende a ver a relao entre ser social e conscincia social no como uma interao dialtica, mas como uma determinao mecnica, Thompson procurou aplicar sua analise da histria essa perspectiva crtica (BATALHA, 2000, p.194-195).

Na viso de Srgio Silva, bastante crtica, Thompson representa o resgate no do verdadeiro Marx da tradio estruturalista, mas o resgate da histria como histria de seres reais e pensantes e da crtica ao fetichismo e alienao, que reduz os seres humanos a seres obedientes e passivos, diante das leis naturais da economia poltica.

Uma outra tradio marxista, que no pode jamais deixar de ser crtica em relao a todo e qualquer poder institudo. Uma tradio que no pode viver s de Marx que precisa escarafunchar eternamente a histria real, os modos de dominao e as formas de resistncia; no apenas a resistncia presente no cenrio poltico oficial, mas tambm aquela diria, incansvel... A passividade e burrice dos que no entendem. Essa tradio certamente constitui um instrumento indispensvel na luta contra um pensamento que, na cincia e na mdia, serve de fundamento ideologia do progresso, da modernizao, do desenvolvimento, do capital (SILVA, 2012, p.69).

A FORMAO DA CLASSE OPERRIA INGLESA

Se creio que, de fato, um certo dado histrico no est de acordo com as costumeiras categorias de classe, ento, em vez de golpear a histria para salvar as categorias, devemos instig-las com novas anlises (THOMPSON, 2012, p.276-277).

O livro A formao da classe operria inglesa foi imediatamente reconhecido como uma obra clssica e tornou-se em pouco tempo o mais influente livro de histria entre as dcadas de 60 e 80. Thompson passou de um ilustre desconhecido na academia ao historiador mais citado no mundo, estando entre os 250 autores mais citados nos anos 80, esta sem duvida a obra mais importante de historia social escrita desde a segunda guerra mundial (KAYE, 1989, p.161). O objetivo central de Thompson com este livro era resgatar o papel das pessoas comuns no processo histrico. Ele via o processo histrico a partir do papel e da ao dos sujeitos conscientes e ativos, e no como um processo mecnico, automtico, independente das vontades e da ao humana consciente. Esta viso particular do desenvolvimento histrico foi exposta no prefcio:
Resgatar o pobre tecelo de malhas, o meeiro ludita, o tecelo do obsoleto tear manual, o arteso utpico e mesmo o iludido seguidor de Joana Southcott, dos imensos ares de condescendncia da posteridade. Seus ofcios e tradies podiam estar desaparecendo. Sua hostilidade frente ao novo industrialismo podia ser retrgrada. Seus ideais comunitrios podiam ser fantasiosos. Suas conspiraes insurrecionais podiam ser temerrias. Mas eles viveram nesses tempos de aguda perturbao social, e ns no. Suas aspiraes eram validas nos termos de sua prpria experincia; se foram vtimas acidentais da histria, continuam a ser, condenados em vida, vtimas acidentais (THOMPSON, 2004, p.13).

Thomson comea o prefcio esclarecendo o ttulo do seu livro, The making of the english working class, traduzido no Brasil como A formao da classe operria inglesa. O termo making significa fazer-se. Com isso, Thompson demarca o papel ativo da ao humana, o auto fazer-se das classes sociais ao longo da histria. Para ele a classe operria no surgiu tal como o sol numa hora determinada. Ela estava presente ao seu prprio fazer-se (THOMPSON, 2004, p.9). No final do prefcio, Thompson explicita o seu maior interesse com a elaborao de sua obra:
Espero que este livro seja tomado como uma contribuio para a compreenso da classe. Pois estou convencido de que no podemos entender

a classe a menos que a vejamos como uma formao social e cultural, surgindo de processos que s podem ser estudados quando eles mesmos operam durante um considervel perodo histrico (THOMPSON, 2004, p.12).

Este foi o problema central enfrentado por Thompson ao escrever o livro A formao da classe operaria inglesa. O seu objetivo era livrar o conceito marxista de classe das amarras do determinismo e do economicismo. Tratava-se de um embate direto com os estudos sobre estratificao social que considerava as classes sociais como uma estrutura ou uma categoria esttica. Mattos (2012) considera a hiptese de que as contribuies tericas de Thompson e sua singular concepo de classe j estavam presentes nos debates tericos e polticos travados por este na virada da dcada de 1950 para 1960:
Muitas das contribuies conceituais do consagrado historiador para o debate sobre classes sociais e luta de classes, especialmente aquelas que vieram tona com a publicao de sua obra mais conhecida (A formao da classe operria inglesa), como a valorizao da noo de experincia, ou a nfase na agncia dos sujeitos histricos, foram formuladas anteriormente publicao daquela obra, em meio ao debate poltico militante sobre as questes contemporneas dos anos 1950-1960, ou em inextrincvel dialogo com ele (MATTOS, 2012).

10

CLASSE COMO PROCESSO E RELAO

A classe definida pelos homens enquanto vivem sua prpria histria e, ao final, esta a nica definio (THOMPSON, 2004, p.12)

Em A formao da classe operria inglesa, Thompson questiona a ideia de que o proletariado seria uma mera consequncia e resultado do processo de industrializao, ou seja, do desenvolvimento das foras produtivas e da produo fabril. Esta viso, segundo Thompson, economicista e exclui o papel dos sujeitos e das relaes sociais nas transformaes histricas. Thompson opera uma verdadeira inverso da explicao do surgimento e formao da classe operria. Esta sem duvida uma das contribuies mais ricas de Thompson tradio historiogrfica marxista (BATALHA, 2000, p.195). Segundo Thompson,
No seria a industrializao que se teria imposto a capitalistas e trabalhadores, com a fora de uma lei que regeria suas relaes: a busca da mais valia relativa, como lei da acumulao do capital. Ao contrrio, a industrializao seria o resultado de um processo histrico real, como todo processo histrico, nico, pouco importando o fato de que, depois, por sua importncia e caractersticas, ele se tornaria um modelo universal. Para Thompson, a grande indstria moderna um resultado da luta de classes [...] o auto reconhecimento dos trabalhadores como classe, que conduz formao das organizaes operrias e ao estabelecimento, por meio da luta de classes, das novas relaes entre capitalistas e operrios, encontra-se na base da grande indstria moderna. Ao mesmo tempo em que submete a relao social ao processo histrico, ele apresenta a formao da classe operria como condio e no simplesmente resultado da industrializao (SILVA, 2012, p.64).

Esta perspectiva est presente no incio do prefcio, no qual Thompson define classe como um fenmeno histrico, um processo e uma relao histrica encarnada em pessoas e contextos reais: por classe, entendo um fenmeno histrico, que unifica uma srie de acontecimentos dspares e aparentemente desconectados, tanto na matria prima da experincia como na conscincia. Ressalto que um fenmeno histrico (THOMPSON, 2004, p.9). Nesse mesmo texto, Thompson inicia uma dura polmica com as correntes intelectuais em voga, como o positivismo e o estruturalismo althusseriano, que viam a classe como uma estrutura ou uma categoria esttica. Thompson estabeleceu uma permanente luta intelectual

11

contra o determinismo econmico e a negao da ao humana, presentes nestas correntes tericas. Partindo de uma concepo de que a classe um conceito histrico, e no uma mera construo terica e sociolgica, Thompson concebe a classe como algo que ocorre efetivamente e cuja ocorrncia pode ser demonstrada nas relaes humanas

(THOMPSON, 2004, p.9). Diferente da interpretao estruturalista e economicista que concebe a classe simplesmente a partir da relao com os meios de produo, ou seja, como uma categoria esttica e ahistrica, Thompson busca apreender a relao dialtica entre o ser social e a conscincia social. Ao criticar aqueles que o acusaram de aderir ao culturalismo, Thompson deixa bem claro sua concepo: [...] suponho que ningum possa pensar por tudo isso que eu corrobore a ideia de a formao da classe ser independente de determinaes objetivas, nem que eu sustente que classe possa ser definida como simples fenmeno cultural ou coisa semelhante (THOMPSON, 2012, p. 277). Nesta definio Thompson questiona a tentao generalizada de se supor que a classe uma coisa, uma estrutura ou a mera relao dos indivduos com os meios de produo. Isso no significa que Thompson despreze a economia ou as relaes de produo.
A classe acontece quando alguns homens, como resultado de experincias comuns (herdadas ou partilhadas), sentem e articulam a identidade de seus interesses entre si, e contra outros homens cujos interesses diferem (e geralmente se opem) dos seus. A experincia de classe determinada, em grande medida, pelas relaes de produo em que os homens nasceram, ou entraram involuntariamente. A conscincia de classe a forma como essas experincias so tratadas em termos culturais: encarnadas em tradies, sistemas de valores, ideias e formas institucionais. Se a experincia aparece como determinada, o mesmo no ocorre com a conscincia de classe (THOMPSON, 2004, p.10).

Antes de entramos na concepo de Thompson sobre conscincia de classe, consideramos importante definir a sua discusso sobre o conceito de experincia, sem duvida o mais polemico e criticado na obra de Thompson, o termo experincia aparece varias vezes nas paginas de The Making y em outros estudos histricos de Thompson, e fundamental para entender sua concepo de classe. Porque a experincia denota tempo, a matria da historia e, por cima de tudo, as classes so fenmenos histricos (KAYE, 1989, p.161).

12

Se detemos a histria num determinado ponto, no h classes, mas simplesmente uma multido de experincias. Mas se examinarmos esses homens durante um perodo adequado de mudanas sociais, observaremos padres em suas relaes, suas ideias e instituies (THOMSPON, 2004, p.11-12).

Num primeiro momento, sobretudo no prefacio do livro A formao, o noo de experincia foi apontada como demasiadamente vaga e imprecisa. O conceito de experincia funciona como uma espcie de elemento mediador entre o ser social (as relaes de produo) e a conscincia social.
Todavia, em primeiro lugar, nenhum exame das determinaes objetivas e, mais do que nunca, nenhum modelo eventualmente teorizado pode levar a equao simples de uma classe com conscincia de classe. A classe se delineia segundo o modo como homens e mulheres vivem suas relaes de produo e segundo a experincia de suas situaes determinadas, no interior do conjunto de suas relaes sociais, com a cultura e as expectativas a eles transmitidas e com base no modo pelo qual se valeram dessas experincias em nvel cultural (THOMPSON, 2012, p. 277).

Mas, segundo os crticos este termo acaba englobando ambas as noes (conscincia social e ser social) ao invs de mediar. Segundo Batalha (2000),
O prprio Thompson admitiu em parte essas criticas ao propor, no inicio dos anos 80, dois tipos distintos de experincia, que fariam a juno entre o ser social e a conscincia social. Um tipo seria o da experincia vivida e o outro da experincia percebida. O primeiro remete ao ser social, ao vivido resultante de causas materiais, que no reflete automaticamente no segundo tipo de experincia, o da conscincia social, mas que determina, no sentido de exercer presso, a conscincia social existente (...). A dualidade dessa perspectiva, a exemplo das duas formas de conscincia presentes em Lenin e em Lukacs, apenas aparente, uma vez que os dois tipos de experincias so inseparveis, no existe o segundo sem o primeiro. ( BATALHA, p.197, 2000)

13

SOBRE CONSCINCIA DE CLASSE, FALSA CONSCINCIA E CONSCINCIA VERDADEIRA EM E.P. THOMPSON

Os Intelectuais sonham amide com uma classe que seja como uma motocicleta cujo assento esteja vazio. Saltando sobre ele, assumem a direo, pois tem a verdadeira teoria (Thompson, 2012, p.281).

A viso reducionista e economicista deduz a conscincia de classe a partir da posio dos indivduos em relao aos meios e relaes de produo. Para Thompson, a conscincia de classe constituda a partir da articulao entre experincia (vivida e percebida) e cultura de um determinado grupo social. A classe s se constitui enquanto sujeito poltico e social no processo da luta de classes onde criarem-se laos de solidariedade e identidade entre os trabalhadores e se enfrenta um inimigo comum, seja ele os patres ou o estado. Os valores, discursos e referncias culturais que articulam tal conscincia, entretanto, no surgem do nada. Desenvolvem-se a partir da experincia da explorao e das lutas (MATTOS, 2009):
A recusa do determinismo econmico e, particularmente, da ideia de classe como efeito do modo de produo tem, entre mil e uma consequncias, a de implicar uma reconsiderao da noo de conscincia de classe, numa linha muito prxima daquela tambm seguida por Hobsbawm: a conscincia de classe aquela que a classe efetivamente produziu, no processo (histrico) de seu auto reconhecimento e construo, e no aquela que deduzimos do modo de produo (SILVA, 2012, p.66).

Para Thompson, na histria, nenhuma formao de classe especfica mais autntica ou mais real que outra. As classes se definem de acordo com o modo como tal formao acontece efetivamente (THOMPSON, 2012, p.277-278). Isso implica uma ruptura com a noo de falsa conscincia e conscincia verdadeira, presente na corrente estruturalista e mesmo leninista, que considera que a classe em si no conhece seus prprios e verdadeiros interesses.
Resultara claro que o conceito de falsa conscincia se referido a uma classe, no o vejo com simpatia. No melhor dos casos, uma afirmao destituda de significado e no pior deles, uma construo terica absurda, em torno da qual, partidrios das elites, que sabem bem, muito melhor que os protagonistas, como a histria deve ser, insinuam-se continuadamente por ocasio de discusses e seminrios

14

universitrios. Uma classe no pode existir sem um tipo qualquer de conscincia de si mesma [...]. Mas dizer que uma classe em seu conjunto tem uma conscincia verdadeira ou falsa historicamente sem sentido [...]. Ela no pode ser nem verdadeira nem falsa. simplesmente o que (THOMPSON, 2012, p.279).

Segundo Thompson a tradio do marxismo estruturalista, fornece uma boa justificativa para uma politica de substitutivos, como aquele de uma vanguarda que saberia mais que a prpria classe quais seriam tanto o interesse verdadeiro quanto a conscincia mais conveniente a essa mesma classe (THOMPSON, 2012, p. 272). Alm disso, esta noo implica a existncia de um desenvolvimento por etapas da formao da conscincia de classe.
Para diz-lo com todas as letras: as classes no existem como entidades separadas que olham ao redor, acham um inimigo de classe e partem para a batalha. Ao contrrio, para mim, as pessoas se vem numa sociedade estruturada de um certo modo (por meio de relaes de produo fundamentalmente), suportam a explorao (ou buscam manter poder sobre os explorados), identificam os ns dos interesses antagnicos, debatem-se em torno desses mesmos ns e no curso de tal processo de luta, descobrem a si mesmas como uma classe, vindo pois a fazer a descoberta de sua conscincia de classe. Classe e conscincia de classe so sempre o ltimo e no o primeiro degrau de um processo histrico real (THOMPSON, 2012, p.274).

15

CONSIDERAES FINAIS

A trajetria intelectual de Thompson como historiador da classe operaria est diretamente vinculada a sua trajetria como militante e ativista politico. Suas preocupaes tericas e metodolgicas eram avessas ao dogmatismo e ao economicismo. Sua viso aberta e critica do marxismo se contrape tradio hegemnica na sua poca, cujo principal expoente foi Louis Althusser. A concepo de classe social do historiador ingls E. P.Thompson representa uma ruptura com a tradio do estruturalismo althusseriano, cuja preocupao central era entender o papel das estruturas e relaes de produo como elementos determinantes. Nessa perspectiva estavam ausentes os sujeitos polticos e sociais conscientes e ativos. Ao se apoiar em Marx, o historiador ingls atualiza e aprofunda a noo de classe social como processo, relao e fenmeno histrico, resgatando os homens comuns como agentes e transformadores do processo histrico, conhecemos as classes por que, repetidamente, as pessoas se comportaram de modo classista (THOMPSON, 2012, p. 270). Outro aspecto importante a critica de Thompson s noes de falsa conscincia/conscincia verdadeira, e classe em si/para si, presentes na abordagem althusseriana, leninista e lukacsiana. Para Thompson uma classe no pode existir sem um tipo qualquer de conscincia de si mesma, a conscincia no pode ser nem verdadeira nem falsa, ela simplesmente o que ocorre efetivamente, atribuir o termo classe a um grupo privado de conscincia de classe, ou de cultura de classe, e que no age nessa direo uma afirmao destituda de significado (THOMPSON, 2012, p.276).

16

REFERNCIAS

BATALHA, C. Thompson diante de Marx. In: BOITO JR, A.; TOLEDO, C.N de; RANIERI, J.; TROPIA, P.V. (Org). A obra terica de Marx: atualidade, problemas e interpretaes. So Paulo: Xam, 2000. FORTES, A; NEGRO, A. L.; FONTES, P. As peculiaridades de E. P. Thompson. In: THOMPSON. E.P. As peculiaridades dos ingleses e outros ensaios. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. KAYE, H. J. Los historiadores marxistas britnicos. Zaragoza: Universidad Prensas Universitrias, 1989. MATTOS, M. B. Histria e projeto social: A origem militante do debate sobre classes e luta de classes na obra de E.P. Thompson. Colquio Internacional Marx e Engels. 7. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2012. Disponvel em: <http://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/6638_Badaro_Marc elo.pdf>. Acesso em: 10 out. 2013. MLLER, R.G. Revisitando E. P. Thompson e a Misria da Teoria: razo e apatia. Dilogos [Online], v. 11, n. 1, 2, 2007. Disponvel em: <http://www.uem.br/dialogos/index.php?journal=ojs&page=article&op=view&path%5B%5D =72&path%5B%5D=pdf_55>. Acesso em: 10 out. 2013. PALMER, B. D. Edward Palmer Thompson: objees e oposies. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. SILVA, S. Thompson, Marx, os marxistas e os outros. In: THOMPSON. E.P. As peculiaridades dos ingleses e outros ensaios. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. THOMPSON. E.P. As peculiaridades dos ingleses e outros ensaios. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. ______. A misria da teoria ou um planetrio de erros: uma crtica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. ______. A formao da classe operria inglesa. So Paulo: Paz e Terra, 2004. WOOD, E. M. Democracia contra capitalismo: la renovacin del materialismo histrico. Mexico: Siglo XXI.

Вам также может понравиться