Вы находитесь на странице: 1из 30

Sistemas Eltricos de Potncia

4. Anlise de Curtos-Circuitos ou Faltas 4.1 Introduo Geral e Curtos Simtricos


Professor: Dr. Raphael Augusto de Souza Benedito
E-mail:raphaelbenedito@utfpr.edu.br disponvel em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/raphaelbenedito

4.1.1 Introduo
A anlise de curtos-circuitos representa vital importncia para a proteo de sistemas eltricos, tendo em vista que os clculos de redes em curto so fundamentais no dimensionamento e ajuste dos diversos componentes de proteo. O qu um curto-circuito?
Um curto-circuito consiste em um contato entre condutores sob potenciais diferentes. Tal contato pode ser direto (metlico) ou indireto (atravs de arco voltico). Os curtos-circuitos so geralmente chamados defeitos ou faltas (faults) e ocorrem de maneira aleatria nos sistemas eltricos.

Quais so as conseqncias dos curtos-circuitos?


Suas conseqncias podem ser extremamente danosas aos sistemas eltricos, se no forem prontamente eliminados pelos dispositivos de proteo.
Principalmente devido s altas correntes de curto-circuito.

4.1.1 Introduo
A partir dessas consideraes, podemos dizer que o estudo de curtos-circuitos tem por finalidade:
Permitir o dimensionamento dos diversos componentes do sistema quando sujeitos s solicitaes dinmicas e efeitos trmicos decorrentes do curto; Possibilitar a seleo de disjuntores; Permitir a execuo da coordenao de rels de proteo; Por fim, possibilitar a especificao de pra-raios.

4.1.2 Tipos de Faltas


Tipos ou formas de curtos-circuitos:
Curto-circuito Trifsico ou Simtrico:
o tipo que ocorre com menor freqncia; nesta situao, admite-se que todos os condutores da rede so solicitados de modo idntico e conduzem o mesmo valor eficaz da corrente de curto, e por isso classificado como curto Simtrico; seu clculo pode ser efetuado por fase, considerando apenas o circuito equivalente de seqncia positiva ou seqncia direta, sendo indiferente se o curto envolve ou no o condutor neutro (ou terra).

Fig. 1: Curto-circuito trifsico

4.1.2 Tipos de Faltas


Tipos ou formas de curtos-circuitos:
Curto-circuito Bifsico, sem contato de terra:
um curto-circuito assimtrico, isto , desequilibrado; desse modo as correntes de curto nos 3 condutores no sero iguais; o clculo deste tipo de curto realizado atravs de componentes simtricas, que ser abordado futuramente.

Fig. 2: Curto-circuito bifsico, sem contato de terra

4.1.2 Tipos de Faltas


Tipos ou formas de curtos-circuitos:
Curto-circuito Bifsico, com contato de terra:
um curto-circuito assimtrico, assim como o anterior; As componentes simtricas tambm so utilizadas nos clculos deste tipo de curto.

Fig. 3: Curto-circuito bifsico, com contato de terra

4.1.2 Tipos de Faltas


Tipos ou formas de curtos-circuitos:
Curto-circuito Monofsico ou Curto para a terra:
um curto-circuito assimtrico; o tipo de falta com maior ocorrncia em SEPs.

Fig. 4: Curto-circuito monofsico

4.1.2 Tipos de Faltas


Dependendo da maneira como ocorre o restabelecimento do sistema aps a ocorrncia de uma falta, os curtoscircuitos podem ser classificados em temporrios ou permanentes. Os curtos temporrios so caracterizados por desaparecerem aps a atuao da proteo e imediato restabelecimento do sistema. J os curtos permanentes exigem a interveno de equipes de manuteno antes que se possa religar com sucesso o sistema.

4.1.3 Causas de Curtos-Circuitos


As causas mais freqentes da ocorrncia de curtoscircuitos em sistemas de potncia so:
descargas atmosfricas; Falhas em cadeias de isoladores; Fadiga e/ou envelhecimento de materiais; Ao de vento, neve e similares; Poluio e queimadas; Queda de rvores sobre as linhas areas; Inundaes e desmoronamentos; Ao de animais em equipamentos do sistema; Manobras incorretas, etc.

4.1.4 Ocorrncia
Atravs de anlise estatstica dos dados sobre curtoscircuitos, foram constatados os seguintes valores mdios para a ocorrncia dos tipos de defeitos:
Curtos-circuitos trifsicos: 5%; Curtos-circuitos bifsicos, sem contato de terra: 15%; Curtos-circuitos bifsicos, com contato de terra: 10%; Curtos-circuitos monofsicos: 70%.

Em sistemas eltricos de grande porte, de modo geral, a maior corrente de curto se verifica nos curtos-circuitos entre linhas (bifsico) ou entre linha e terra. J em sistemas industriais a maior corrente normalmente se verifica em curtos trifsicos.

4.1.5 Hipteses Simplificadoras


Para os clculos de curtos-circuitos em sistemas de transmisso e sub-transmisso usual a adoo das seguintes simplificaes, sem prejuzo ao ajuste dos equipamentos de proteo:
As resistncias em presena das reatncias so desprezadas, para geradores, linhas, trafos, etc; Admite-se impedncia nula no ponto de ocorrncia do curto-circuito.
na realidade, sempre existe alguma impedncia no ponto de curto-circuito, assim, ao ignor-la fica-se a favor da segurana, j que os clculos sem a impedncia indicaro corrente de curto maiores que as reais;

As correntes de carga no sistema, existentes antes do curto ocorrer, normalmente so desprezadas em presena das elevadas correntes de curto-circuito (para se obter grande preciso, esta simplificao no aceita); Admite-se que todas as tenses geradas por vrios geradores em paralelo estejam em fase e sejam iguais em mdulo no instante do curto.

4.1.6 Teoremas Bsicos Utilizados nas Anlises


Como ferramentas para os clculos de curtos-circuitos, costumase empregar o Teorema da Superposio de Efeitos e o Teorema de Thevnin. Teorema da Superposio de Efeitos:
Em uma rede eltrica linear com vrias fontes, o efeito total sobre um determinado componente da rede pode ser calculado atravs da soma dos efeitos causados por cada uma das fontes, sendo as demais fontes anuladas e mantidas suas impedncias internas. Esse teorema aplicado quando considera-se a corrente de carga do sistema antes da ocorrncia do defeito, tornando os resultados mais precisos.

Teorema de Thevnin:

4.1.6 Teoremas Bsicos Utilizados nas Anlises

Em uma rede eltrica linear, podemos substituir uma sub-rede ativa (com fontes e impedncias) por uma impedncia equivalente (ZTh) e por uma fonte equivalente (tenso de Thevnin, VTh) em srie, entre os terminais a e b dessa sub-rede. A impedncia de Thevnin calculada como a impedncia entre os terminais a e b quando todas as fontes forem mortas. J a tenso de Thevnin a tenso de circuito aberto entre os terminais a e b.

Fig. 5: Equivalente de Thevnin para uma Sub-rede A

4.1.6 Teoremas Bsicos Utilizados nas Anlises


Se a sub-rede restante for representada apenas por uma impedncia (Z), ento a seguinte equao vlida:

&= I

& V Th ZTh + Z

(1)

No clculo de curtos-circuitos tem-se efetiva aplicao do Teorema de Thevnin. Por exemplo, um curto-circuito equivale colocao de uma impedncia nula (Z = 0) entre dois pontos da rede (no caso a e b). Calcula-se a tenso VTh antes do curto-circuito entre a e b, a impedncia de Thevnin vista desses terminais (desprezando-se as resistncias), e faz-se uso da equao:

& V & Icc = Th j xTh

(2)

4.1.6 Teoremas Bsicos Utilizados nas Anlises


Na realidade, a corrente de curto-circuito (Icc) no se estabelece instantaneamente no seu valor final. H um perodo transitrio cuja durao depender da constante de tempo do circuito (L/R). Em situaes prticas, chega-se ao valor transitrio aplicandose fatores apropriados sobre o valor estacionrio obtido pela equao (2).

4.1.7 Clculo de Curto-Circuito Trifsico ou Simtrico


Como j mencionado, os condutores no curto-circuito trifsico so solicitados de modo idntico, o que significa que conduzem o mesmo valor eficaz da corrente de curto. Assim, no ocorre desequilbrio da rede, e como conseqncia o clculo da corrente de curto-circuito pode ser efetuado por fase. No instante em que ocorre o curto-circuito a reatncia reduzse a zero no ponto de falta, e a corrente de curto limitada pela reatncia dos componentes do sistema de potncia. Logo, as reatncias a serem consideradas nos clculos sero definidas em funo do ponto em ocorreu o curto-circuito.

4.1.7 Clculo de Curto-Circuito Trifsico ou Simtrico


A figura 6 a seguir apresenta uma fase de um sistema trifsico:

Fig. 6: Representao de uma fase de um sistema trifsico

A corrente de curto ser mxima nos terminais do gerador, j que a corrente ser limitada apenas pela reatncia interna do gerador. Por outro lado, esta corrente Icc ser menor medida que o ponto de aplicao do curto se afasta do gerador, devido ao aumento da reatncia. No exemplo da figura 6, pode-se escrever a corrente de curto no ponto da ocorrncia como: V f (Volts ) VL = Icc = ( A) (3) xTh (Ohm) 3 xTh

4.1.7 Clculo de Curto-Circuito Trifsico ou Simtrico


Considerando VL = Vb e Sb = S3, como valores bases, em p.u. temos:
Icc( pu ) = Icc( A) I b ( A) = VL 3 xTh Sb 3 Vb VL Icc( pu ) = 3 ( xTh ( pu ) Vb2 / Sb ) V = L ( pu ) Sb ( xTh ( pu ) ) 3 Vb

xTh ( ) = xTh ( pu ) zb ( )

Vb2 = xTh ( pu ) Sb

( 4)

Considerando VL = Vb e Sb = S3 como valores bases, podemos simplificar Icc em valores p.u:


Icc( pu ) = 1 xTh ( pu )
(5)

Geralmente, os clculos so feitos em p.u. e, em seguida, convertidos em Ampres:

Icc( A) = I b ( A)

xTh ( pu )

( A)

( 6)

4.1.7 Clculo de Curto-Circuito Trifsico ou Simtrico


Observao: Se existirem motores sncronos no sistema, eles devem ser tratados como geradores nos clculos de curto-circuito.
Isto porque no instante do curto os motores ficam sem receber energia da rede e continuam girando at algum tempo (devido inrcia). Assim, tenses internas so induzidas em seus terminais, fazendo com que eles atuem como geradores nos instantes iniciais do curto-circuito.

4.1.8 Correntes de Curto-Circuito: simetria e assimetria das correntes


Como visto antes, a corrente decorrente de uma falta depender:
das f.e.m. (foras eletromotrizes) das mquinas; das impedncias dessas mquinas; das impedncias do sistema entre as mquinas e a falta.

O valor dessa corrente de curto varia consideravelmente desde o instante imediato aps a falta at seu valor final em regime permanente. Resposta transitria da corrente para uma rede RL
Vmax i (t ) = sen(t + ) R t / L sen( ) |Z |

(7 )

Componente senoidal Sendo: | z |=

Componente CC

R 2 + (L ) 2 e = tg 1 (L / R)

4.1.8 Correntes de Curto-Circuito: simetria e assimetria das correntes

Dificilmente a corrente de curto-circuito ser simtrica (primeira situao acima), na prtica, a corrente de curto parcialmente assimtrica. De modo geral, a corrente de curto sempre composta de duas componentes: uma contnua que decresce exponencialmente; e uma alternada que varia senoidalmente com o tempo.

4.1.8 Correntes de Curto-Circuito: simetria e assimetria das correntes


Curto-circuito trifsico nos terminais de um Gerador

4.1.9 Potncia de Curto-Circuito


No ponto de curto-circuito a potncia eltrica nula, j que a tenso nula. Entretanto, definiu-se como potncia de curto-circuito trifsico ou capacidade de curto-circuito ou capacidade de ruptura, o produto: (8) SCC 3 = 3 VL I CC VA
Em valores p.u., temos:
SCC 3 ( pu ) SCC 3 3 VL I CC = = Sb Sb 3 VL SCC 3 ( pu ) = SCC 3 ( pu ) = 1 xTh ( pu ) Ib

(9 )

Sb VL Vb xTh ( pu )

Se VL = Vb, ento:

S CC 3 ( pu ) =

1 xTh ( pu )

(10)

4.1.10 Seleo de Disjuntores


A corrente de curto-circuito a ser interrompida por disjuntores assimtrica, normalmente. Isto porque, as correntes resultantes de um curto-circuito trifsico so assimtricas em pelo menos 2 fases (em decorrncia da defasagem natural do sistema). Como os clculos para obteno destas correntes assimtricas so trabalhosos e complicados, na seleo de disjuntores recorre-se a fatores de multiplicao (fator m), os quais so aplicados corrente eficaz simtrica inicial. Dessa forma, os resultados obtidos so aproximados. Definio: Corrente instantnea de um disjuntor - a corrente que o disjuntor deve suportar imediatamente aps a ocorrncia de um curto-circuito, desprezando-se a corrente que circula antes da falta e utilizando-se reatncias sub-transitrias de geradores e motores.

4.1.10 Seleo de Disjuntores


A partir dessas consideraes, a corrente instantnea pode ser obtida aplicando-se corrente eficaz inicial simtrica o fator m extrado da relao a seguir:

*Obs.: Esses disjuntores (abaixo de 600V) so considerados de abertura instantnea e suas correntes instantneas e de interrupo, tem o mesmo valor.

Definio: Corrente nominal de Interrupo ou Capacidade de Ruptura - a corrente que o disjuntor deve ser capaz de interromper no instante em que seus contatos se separam. Ela menor que a corrente instantnea e depende da velocidade do disjuntor (8, 5, 3 ou 2 ciclos a medida de tempo transcorrido entre a ocorrncia da falta e a extino do arco).

4.1.10 Seleo de Disjuntores


Para determinao da Corrente Nominal de Interrupo, devem ser levados em conta:
Para geradores => reatncias sub-transitrias; Para motores => reatncias transitrias.

Nos clculos, propriamente dito, a corrente de interrupo ser a corrente eficaz inicial simtrica multiplicada por um fator M em funo da velocidade do disjuntor.

Para disjuntores localizados na barra do gerador (para potncia trifsica maiores que 500MVA) os fatores apresentados acima devem ser acrescidos de 0,1 cada, antes de sua aplicao.

4.1.11 Exerccios
Exerccio 1: Um gerador sncrono conectado em Y com potncia nominal de 30 MVA e tenso nominal de 6,6 kV, est ligado ao lado de baixa tenso de um trafo trifsico -Y com potncia nominal de 30 MVA e tenses nominais de 6,6/66 kV, como mostrado na figura abaixo. Desprezando-se a corrente de carga antes da falta e admitindo tenso nominal no instante em que ocorre o defeito, calcule: a) o valor da corrente de curto-circuito trifsico em Ampres e em p.u. no ponto 1. b) o valor da corrente de curto-circuito trifsico em Ampres e em p.u. no ponto 2 .

Fig. 7: Diagrama unifilar da rede eltrica do exerccio 1


Resposta: a) Icc = 10,497 kA; Icc(pu) = 4 pu; b) Icc = 820,1 A; Icc(pu) = 3,125 pu.

4.1.11 Exerccios
Exerccio 2: Determine a corrente de curto-circuito trifsico em Ampres e em p.u. no ponto F da figura abaixo (lado de AT do trafo), desprezando-se a corrente de carga antes da falta e admitindo-se tenso nominal no instante em que ocorre o defeito. Considere a potncia base como 10 MVA e que todas as reatncias j esto nas referidas bases.

Fig. 8: Diagrama unifilar da rede eltrica do exerccio 2

Resposta: a) Icc = 500,44 A; Icc(pu) = 5,98086 pu.

4.1.11 Exerccios
Exerccio 3: A partir do sistema eltrico apresentado a seguir, calcule o valor da corrente de curto-circuito trifsico em Ampres e em p.u. no ponto F, desprezando-se a corrente de carga antes da falta e admitindo-se tenso nominal no instante em que ocorre o defeito. Adote Sb = 150 MVA e Vb = 138 kV na linha.

Fig. 9: Diagrama unifilar da rede eltrica do exerccio 3

Resposta: Icc = 1394,6 A; Icc(pu) = 2,2222 pu.

4.1.11 Exerccios
Exerccio 4: Dois geradores so ligados em paralelo ao lado de baixa tenso de um trafo trifsico como mostrado na figura abaixo. O gerador 1 apresenta tenso nominal de 13,8 kV e potncia nominal de 50MVA. O gerador 2 apresenta tenso nominal de 13,8 kV e potncia nominal de 25MVA. Cada gerador tem reatncia sub-transitria de 25%. O trafo tem potncia nominal de 75MVA e tenses nominais de 13.8/69 kV com reatncia de 10%. Antes de ocorrer a falta, a tenso no lado de alta tenso do transformador 66kV. O trafo est em vazio, e no h corrente circulando entre os geradores. Calcule: a) a corrente sub-transitria (em Ampres e em pu) no local do curto; b) a corrente sub-transitria (em Ampres e em pu) no Gerador 1; c) a corrente sub-transitria (em Ampres e em pu) no Gerador 2.

Fig. 10: Diagrama unifilar da rede eltrica do exerccio 4


Resposta: a) Icc = 1715,73 A; Icc(pu) = 2,734 pu. b) Icc = 5719,85 A; Icc(pu) = 1,8229 pu.; c) Icc = 2859,98 A; Icc(pu) = 0,91147 pu.

Вам также может понравиться