Вы находитесь на странице: 1из 1

Jesus, um Homem de Orao A fidelidade total, a confiana, os ensinos, a vida de Jesus e o testemunho de terceiros sobre Ele nos revelam

que Jesus um homem de orao: Jesus orou realmente! (Jo 17; Hb 10:5-7; Mc 1:35; Mt 14:23; Mt 26:36ss; Jo 11:41-42; Lc 23:24). a) O contedo da orao de Jesus e a orao que Jesus critica duramente: Para Jesus no qualquer orao que leva ao encontro do Reino, experincia com Deus. Jesus repreende as formas deturpadas de orao: 1. a orao como autocontemplao (Lc 18:11); 2. a orao exibicionista, sem humildade (Mt 6:5-6); 3. a falao mecnica e superficial sem o compromisso pessoal (Mt 6:7ss); 4. a orao separada da ao (Mt 7:21); 5. a orao comercializada e opressora, carente de gratuidade/graa (Mt 23:14), so alguns exemplos. Por outro lado, podemos perceber que o contedo bsico da orao de Jesus a busca pela vontade de Deus e a prtica da solidariedade (Mc14:35ss). b) Jesus em sua orao v Deus! A liberdade de Jesus frente aos costumes de sua poca, ao templo e lei do Velho Testamento (segundo a interpretao dos fariseus) bem como sua autoridade vm de Deus. - Joo 5:27 E lhe deu autoridade para julgar, porque o Filho do Homem. - Mateus 28:18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no cu e na terra ou -me dado todo o poder no cu e na terra. (Vede: Joo 5:36, Joo 14:31) Na orao Jesus faz mais que comunicar-se com o Pai. Jesus na orao entregase a Deus, experimenta Deus. V Deus! Deus pode ser experimentado e conhecido com os "olhos da f". Essa viso ("ver Deus", conforme Mt 5:8) na terra a experincia de Deus atravs da f. Experimentar a Deus saber viver em Suas mos. saber viver em sintonia e intimidade com o Deus Vivo, que se entrega a ns e que realmente se comunica com o ser humano e ao qual o ser humano tambm pode se entregar a Ele pela f.

c) O Deus que Jesus experimenta na orao: A f (orao) de Jesus supe uma determinada viso (experincia) com Deus. No um Deus qualquer que Jesus experimenta. No um Deus irado, distante, indiferente, castigador. Jesus experimenta o Deus gape, Deus de justia (santidade), solidrio, compassivo, misericordioso. O Deus que nos amou sendo ns ainda pecadores. O Deus que ama as pessoas mesmo antes delas o conhecerem e o acolherem em suas vidas como Salvador e Senhor. E Jesus nos revela isso: "quem v a mim, v ao Pai que me enviou" e "eu e o Pai somos um". O Deus que Jesus experimenta, conhece e nos revela o Deus que permite que rejeitemos seu amor e salvao. Sim, podemos rejeitar o seu amor, mas no podemos impedir o seu amor por ns. A histria da salvao a histria de um Deus que por amor busca salvar os perdidos, os "filhos prdigos"... Para Jesus, o fundamento ltimo da experincia com Deus e o que fica para a nossa prtica o amor. No o poder. O poder de Deus consiste no seu amor que tudo pode. d) Orar, portanto, "ouvir a Deus" e servi-lo: A nossa orao no para quebrantar, comover e amolecer o corao de Deus. Deus por natureza (por si mesmo) tem o corao misericordioso! Oramos, portanto, para sintonizar, entrar na intimidade, direcionando tudo que somos, sentimos e pensamos para Deus. Orar antes de tudo colocar-se diante de Deus, "ouvir a Deus" (Pv 16:1). Entrar em clima de comunho: entrega total de si ao Pai; de total abandono nas mos e vontade de Deus. Orar pensar em sintonia com Deus. Sermos de Deus. Sermos em Deus. Deixar Deus tambm ser em ns. Uma Experincia do que ser na plenitude do Reino: Deus ser tudo em todos. Por isso, quem ora abre mo de certezas previamente concebidas. Ouve, submete-se, santifica-se. uma experincia to ntima que Jesus ordena: "v para o seu quarto", feche as portas, fique longe das praas e do pblico. A voz de Deus nos acolhe nos seus braos e nos envia como testemunhas das Boas Novas. A Bblia diz que somos imagem e semelhana de Deus. Devemos cuidar da sua Criao em seu nome e autoridade. Mas tambm devemos interceder por ela, colocando-a sempre diante de Deus e sendo canais das bnos celestes para toda a Criao. Somos, assim, canais da manifestao do amor e da bno de Deus.

Вам также может понравиться