Вы находитесь на странице: 1из 2

119

Imaginao e criao na infncia: ensaio psicolgico


Jnata Ferreira de Moura* VIGOTSKI, Lev. S. Imaginao e criao na infncia: ensaio psicolgico. Apresentao e comentrios de Ana Luiza Smolka. Traduo de Zoia Prestes. So Paulo: tica, 2009. Em A imaginao da criana e do adolescente destacada a importncia da experincia para a atividade imaginadora do ser humano, explicando que, [...] ao longo do processo de desenvolvimento da criana, desenvolve-se tambm a sua imaginao, que atinge a sua maturidade somente na idade adulta (p. 45), assim desconstri o mito de que a criana mais criativa e imaginadora do que o adulto. No captulo seguinte os suplcios da criao ampliando a importncia da experincia nessa atividade, Vigotski enfatiza o aspecto construtor, produtor e criador da imaginao. No captulo seis A criao literria na idade escolar o autor volta a dissertar sobre os aspectos constitutivos da imaginao criadora: memria, imaginao, emoo e a realizao. Apresentando uma variedade significativa de informaes que podem se constitui num interessante documento sobre as intenes de se conhecer e analisar a produo escrita das crianas. Fornece, ainda, elementos para visualizarmos o desenvolvimento e o domnio da forma escrita da linguagem pelas crianas, com isso, o autor mostra a importncia dos diferentes gneros textuais nesse processo. No captulo a seguir A criao teatral na idade escolar o foco est na dramatizao para o desenvolvimento infantil. Vigotski nos alerta para os modos de compreender, explicar e valorizar essa atividade humana nas relaes de ensinoaprendizagem, e evidencia o valor do processo na criao infantil, o ato de brincar e o faz de conta tornam-se mais significativos que o prprio resultado da (criao). No oitavo e ltimo captulo O desenhar na infncia - o autor dialoga com psiclogos, artistas e educadores que se interessam pelo desenho das crianas e se preocupam em estud-lo. Comenta as fases do desenho por eles descritas, concorda com as formulaes apresentadas e destaca que, Os quatro estgios no desenvolvimento do desenho infantil podem ser percebidos com mais nitidez ainda nos exemplos de representao das figuras humana e animal, que so os dois objetos que as

A obra, arquitetada em 1930, cujo autor dispensa apresentaes, analisa a imaginao como uma formao especialmente humana e discute o trabalho pedaggico orientado para a experincia esttica. O livro inicia-se com uma apresentao, seguida por oito captulos, finalizando-se com uma breve biografia do autor e uma bibliografia selecionada de suas obras. Na apresentao, Ana Luiza Smolka, aponta a obra [...] como um instigante e polmico conjunto de reflexes de Vigotski sobre as condies e as possibilidades da criao humana, da criao individual entretecida na construo histrica [...] (p. 10), para ela, a obra mobiliza opinies e compreenses, dentre elas, como a criana experiencia a trama e o drama. Criao e imaginao ttulo do primeiro captulo apresentado didaticamente por Vigotski que apresenta alguns aspectos da atividade humana e seus dois tipos bsicos: 1) atividade reprodutiva e 2) atividade criadora. Para o autor, a imaginao base de toda atividade criadora e se revela em todos os campos da vida cultural, tornando possvel a criao artstica, cientfica e tcnica. No segundo captulo Imaginao e realidade o psiclogo russo defende a concepo de que a imaginao uma funo vital necessria e no um divertimento ocioso da mente humana. Esclarece, ainda, a relao entre fantasia e realidade como comportamento humano, assim, Vigotski demonstra as quatro formas principais dessa relao: a) toda imaginao tomada de elementos da realidade e presentes na experincia anterior; b) o produto final da fantasia um fenmeno complexo da realidade; c) a realidade de carter emocional; d) a construo da fantasia pode ser algo completamente novo. No terceiro captulo O mecanismo da imaginao criativa Vigotski se dedica a expliclo, referendando que, [...] Nenhuma inveno ou descoberta cientfica pode emergir antes que aconteam as condies materiais e psicolgicas necessrias para seu surgimento. A criao um processo de herana histrica em que cada forma que sucede determinada pelas anteriores (p. 42).
* Endereo eletrnico: jonatamoura@hotmail.com

120

crianas mais gostam de desenhar [...] (p. 111). Numa breve biografia que compe o documento, Vigotski apresentado pelo vis de suas clssicas obras em que discute o drama e a conscincia dramtica. Logo em seguida para finalizar, apresentada uma bibliografia selecionada de textos do autor publicados em portugus no Brasil, uma seleo de textos dele com seus colegas da troika, outra de comentadores, em portugus, de seus livros e finaliza com referncias em outros idiomas. A obra, traduzido por Zoia Prestes, a qual esta resenha se refere, deixa claro o amplo potencial de conhecimento de Vigotski referente ao processo criativo infantil e sobre as pesquisas j realizadas sobre o tema, instiga seu leitor a buscar outros livros sobre essa temtica.

No se trata de um simples livro, com discusses e proposies, mas um documento que apresenta valiosas contribuies acerca da imaginao e da criao na infncia, visto que mostra a experincia do drama vivido pela criana na apropriao das palavras dos outros, seja pela via literria ou pelo vis teatral. Consideramos que o mesmo pode constituir-se de grande auxlio para profissionais da educao, haja vista que apresenta contribuies valorosas para aqueles que tenham interesse pelo tema, favorecendo o entendimento de como acontece o processo criador nas crianas e ainda a possibilidade do professor compreender seu papel no processo de criao infantil, uma vez que ressalta a importncia do trabalho pedaggico para que as crianas participem da cultura.

Sobre o autor: Jnata Ferreira de Moura: Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade So Francisco (USF) Campus de Itatiba/SP.

Вам также может понравиться