Вы находитесь на странице: 1из 7

10/08 Anatomia patolgica I 1.

Adaptao celular um sinnimo de leso celular do tipo reversvel, ou seja, cessou o estmulo, o tecido volta ao normal 1.1 Hiperplasia o aumento no nmero de clulas em um rgo ou tecido. O volume da clula permanece o mesmo, mas elas entram em mitose e a quantidade total se eleva a) Fisiolgica (normal) a.1) Hormonal: toda vez que o tecido sofre ao de hormnios que estimulam o crescimento. Ex: gestante com alta de estrognio e progesterona, levando a hiperplasia do tecido mamrio e do tecido uterino. a.2) Compensatria: ocorre apenas no fgado. Os hepatcitos tem capacidade de regenarao alta. Quando h uma hepatectomia parcial, aqueles hepatcitos restantes podem se multiplicar e regenerar o fgado. Ou seja, compensa a perda cirrgica. b) Patolgica Causada pelo estmulo hormonal excessivo ou por fatores de crescimento Exs: Hiperplasia endometrial (os tubos glandulares ficam muito dilatados e o estroma fica muito denso; alm disso as clulas no so mais pseudoestratificadas e sim estratificadas), cicatrizao, plipos hiperplsicos (na mucosa intestinal inflamada), HPV (induz a clula escamosa do epitlio a produzir fatores do crescimento no epitlio genital), adrenal (existem 2 processos: hiperplasia da adrenal por hiperproduo de ACTH em tumor de hipfise ou uma hipersecreo de hormnio por alguma condio hipotalmica) Outros exs: a gengiva tambm pode sofrer hiperplasia aps processos inflamatrios; prstata tambm sofre hiperplasia, com glndulas prostticas dilatadas e revestimento glandular estratificado, alm de densificao do estroma. A prstata hiperplsica no est relacionada a fatores hormonais especficos e sim longevidade do indivduo. Obviamente hiperplasia s pode ocorrer em tecidos capazes de realizar mitose.

1.2 Hipertrofia o aumento do volume da clula. Os tecidos que no conseguem fazer mitose respondem ao estmulo aumentando o volume da clula. Ocorre principalmente nos msculos estriado, cardado e esqueltico a) Fisiolgica - Aumento da carga de trabalho: leva ao aumento do volume do musculo esqueltico - Estimulao hormonal: gravidez e lactao (tero e mama, sofrem hiperplasia e hipertrofia) b) Patolgica Tambm est relacionado ao aumento da carga de trabalho e esse aumento visto principalmente relacionado ao miocrdio, com aumento da sntese de miofilamentos. Ex: O aumento da PA leva ao aumento do trabalho cardaco e com isso hipertrofia o miocrdio (do tipo concntrica: no tem dilatao associada e a hipertrofia se d de forma homognea). Ou ento em regies infartadas, a musculatura adjacente pode sofrer hipertrofia (aumento do tamanho transversal das fibras, p.e.) para realizar mais trabalho. Ou ainda em casos de estenose de vlvula artica, j que a fora de contrao para vencer a estenose tem que ser maior e tambm acaba levando a hipertrofia. O objetivo da hipertrofia promover uma maior contratilidade, aumentando o nmero de microfilamentos. Limites: ICC alteraes degenerativas Espessura normal do VE: 1,5cm 1.3 Atrofia a diminuio do tamanho da clula e pode levar ao desaparecimento completo da clula. ATENO: S fisiolgica durante o desenvolvimento embrionrio, todas as outras so patolgicas. a) Fisiologica (vida embrionria) b) Patolgica - Locais: acometem s um rgo ou local - Generalizadas: acometem o corpo todo ou quase o corpo todo Causas: reduo da carga de trabalho (atrofia por desuso), perda da inervao (atrofia por desnervao), diminuio do suprimento sanguneo, nutrio inadequada (marasmo), perda da estimulao endcrina (mulher na menopausa: mucosa do trato genito-urinrio sofre atrofia), envelhecimento (atrofia senil) e

compresso (aneurisma de aorta que pode levar a compresso do rim; ou ento processos neoplsicos que comprimem rgos adjacentes). Ex: Atrofia cerebral (ventrculos dilatados, alargamento e aprofundamento dos sulcos e adelgamento dos giros so sinais de atrofia). Ocorre em geral um desequilbrio entre sntese e degradao de protenas: aumento de lise atravs dos lisossomos. 1.4 Metaplasia a alterao celular reversvel na qual um tipo celular adulto substitudo por outro adulto, mediante um estmulo patolgico. Pode ocorrer tanto em clulas epiteliais ou em clulas mesenquimais. O tipo mais comum a metaplasia escamosa, quando o tecido glandular se transforma em epitlio escamoso (pavimentoso estratificado queratinizado ou no), que mais resistente, uma vez que estratificado e com clulas com muitas pontes intercelulares que mantm sua integridade. Outro exemplo comum o esfago de Barrett: uma substituio do epitlio escamoso do esfago por um epitlio glandular; ocorre em indivduos com esofagite de refluxo. O epitlio escamoso do esfago no est apto ao pH muito baixo do suco gstrico que reflui e por isso h metaplasia para epitlio glandular que tem maior resistncia ao pH baixo. O epitlio tipo gstrico metaplsico tem clulas caliciformes. Ento a metaplasia benfica? Existe o ganho da resistncia, mas existe a perda da funo. Ento por exemplo uma metaplasia escamosa em um epitlio vaginal pode levar a diminuio da secreo de muco (por que oclui os stios das glndulas), levando ao favorecimento do surgimento de infeces Esse epitlio metaplsico tambm mais instvel e pode sofrer com mais facilidade displasias, que podem evoluir para malignidade. Essa metaplasia ocorre por que temos clulas de reserva indiferenciadas, capazes de se transformar em outros tecidos (sao clulas totipotentes). Ex: indivduo fumante passa de epitlio pseudoestratificado cilndrico ciliado com clulas caliciformes (glandular) para epitlio pavimentoso estratificado (escamoso). Perde com isso o batimento ciliar e a capacidade de produo de muco 1.5 Degeneraes So leses reversveis decorrentes de alteraes bioqumicas que resultam em acmulo de substncias no interior das clulas.

a) Acmulo de gua e eletrlitos: degenerao hidrpica b) Acmulo de protenas: hialina e mucide c) Acmulo de lipideos: esteatose e lipidoses (aterosclerose, xantomas e esfingolipidoses) d) Acmulo de carboidratos: glicogenoses e mucopolissacaridoses 1.5.1 Esteatose (Acmulo de lipdeos) deviso ao aumento de triglicerdeos (TG) no parnquima; principalmente no fgado, miocrio, msculos e rins Causas: Toxinas (Alcool: aumento do acmulo de TG pelo metabolismo do lcool); desnutrio protica (como no conseguimos produzir apoprotenas, acaba acumulando TG nos hepatcitos, uma vez que os TG no so conjugados e por isso no ganham a circulao); DM (o metabolismo desviado para liplise excessiva, com formao de cidos graxos e muito TG); obesidade (ingesta de muitos cidos graxos leva a produo elevada de TG) e anxia (maior metabolizao de cidos graxos por liplise e maior produo e acmulo de TG) Ex: O fgado do paciente esteatoico: Macro: aspecto amolecido e amarelo-brilhante, alm de quebradio e aumentado Micro: vacolos claros dentro dos citoplasmas dos hepatcitos. Se houver predominncia de vacolos pequenos esteatose microvacuolar ou microvesicular. Se h predominncia de vacolos maiores e que j empurram o ncleo do hepatcito para a periferia, esteatose macrovacuolar ou macrovesicular. Se tiver os dois, v quem predomina. Se tiver homogeneidade, macro e microvesicular. Ex: Corao Pequenas gotculas no miocrdio Hipxia moderada: depsitos intracelulares de gordura que criam faixas visveis amareladas intercaladas com o tecido miocrdico normal (aspecto tigride) Hipxia mais profunda: corao difusamente amarelado de aspecto uniforme 1.5.2 Degenerao hidrpica (Acmulo de gua e eletrlitos) Pode ocorrer em qualquer clula do corpo humano e est associada a transtornos do equilbrio hidroeletroltico Na membrana das clulas temos canais ligados a bomba Na/K-ATPase. A bomba normal joga 3 Na para fora e 2 K pra dentro, contra um gradiente de concentrao. Se tivermos um defeito e essa bomba pra de funcionar, o sdio pode se acumular no citoplasma e h um aumento da presso osmtica

intracelular. Com isso, a gua acaba se difundindo por osmose para gerar um equilbrio e isso acaba levando a um acmulo intracelular Pode ser problema ligado a hipxia, com baixa de ATP (a no vai ter energia para a bomba funcionar_ ou ento pode ser um problema protico estrutural da bomba Caractersticamente, a primeira organela que se expande o REL e o citosol vai ter aspecto granuloso; perde a homogeneidade (fica com uma areia rosa) Macro: rgo plido pela compresso dos capilares. Micro: citoplasma acidfilo (rosado) e granular, com vacolos. 1.5.3 Degenerao hialina (Acmulo de protenas) O tipo da protena acumulado tem aparncia rsea, vtrea e homognea em HE, na microscopia tica Material protico: condensao de filamentos intermedirios, vrus, corpos apoptticos e protenas endocitadas Alguns exemplos de corpsculos formados: - Corpsculo hialino de Mallory: condensao de filamentos intermedirios e citoesqueleto. Visto nas esteatohepatites alcolicas (hepatite do individuo que faz uso crnico de lcool, sempre acompanhada de esteatose). - Corpsculo de Councilman: hepatite virais (B); a representao das partculas do vrus B dentro do citoplasma do hepatcito. - Corpsculo de Russel: acmulo de imunoglobulinas no interior dos plasmcitos. Em alguns tipos de infeco h grande produo de imunoglobulinas e essas no conseguem ser expostas na membrana e a se acumulam no citoplasma, levando a esses corpsculos. Ex: salmonelose, leishmaniose e osteomielites. 1.5.4 Degenerao mucide (Acmulo de protenas) Acmulo de mucina no citoplasma de clulas que revestem o tubo digestivo ou respiratrio. A produo pode ser to grande que ela extrapola o citoplasma e pode sair para a luz das glndulas (mucina extracelular). Sabe-se que os tumores do TR e do TGI tem uma capacidade maior ainda de produzir mucina. Dessa forma, grandes quantidades de mucina, macroscopicamente visveis, so encontradas nos tumores benignos (adenomas) e malignos (adenocarcinoma) desses tratos. O citoplasma fica nas regies apicais das clulas epiteliais.

1.6 Calcificao patolgica 1.6.1 Distrfica Independe da calcemia do indivduo e estar presente em tecidos lesados Observado em reas de necrose, sobre os ateromas e valvas degeneradas Macro: Grnulos ou grumos finos brancos Micro: agrupamentos amorfos e basoflicos (roxo escuro). Intra ou extracelulares. Psamonas (tipo especial de calcificao arredondada e concntrica, no amorfa; so caracteristicos dos meningiomas e do carcinoma papilfero da tireide) Pode levar a ossificao, se o processo de calcificao for muito intenso 1.6.2 Metasttica Depende de uma hipercalcemia e se depositam sobre tecido normal Podem ser observadas em: mucosa gstrica, rins, pulmes, artrias sistmicas e veias pulmonares O clcio circulante comea a se depositar nesses locais em casos de hipercalcemia Causas (de hipercalcemia): - Aumento da secreo de PTH com aumento de reabsoro ssea. Ex: tumor de paratireide funcionante - Destruio ssea muito grande. Ex: tumor de medula ssea ou metastase ssea - Distrbio da vitamina D (leva a diminuio da deposio de clcio nos ossos) - Insuficincia renal crnica (diminuio da excreo de clcio) - Intoxicao por alumnio (diminui a excreo de clcio) Macro e microscopiamente igual a distrfica 1.7 Pigmentaes 1.7.1 Endgenas - Bilirrubina: verde (biliverdina) - Hematoidina: sexto dia aps um sangramento recente vermelho alaranjado - Hemossiderina: sangramentos antigos (amarronzado)

- Hematina: heme + ferro (fase intermediria, o heme ainda est conjugado com o ferro, amarronzado tambm) - Hemozona: pigmento malrico. o nico negro. Na malria, o plasmodium spp. vai parasitar a hemcia e depois de se proliferar vai levar a lise da hemcia, com degradao do heme, liberando a hemozona - Pigmento esquistossomtico: castanho-escuro. A forma adulta do esquistossoma vive no tubo digestivo. Ele se gruda na mucosa e fica sugando capilar humano; as hemcias so metabolizadas por ele e nas excretas sai esse pigmento. - Melanina - cido homogentsico: castanho-avermelhado. Faz parte das vias metablicas e um precursor do ciclo de Krebs (vai gerar cido ctrico). Sempre que falta uma enzima (cido homogentsico oxidase) que o degrada, esse cido se acumula e o acmulo visvel chamado de ocronose, uma doena aonde as extremidades dos dedos, ponta de nariz a lbulo da orelha ficam alaranjado-avermelhadas. - Lipofuscina: pardo-amarelado. Encontrado em clulas quiescentes, que no realizam mitoses, como os neurnios 1.7.2 Exgenos Adquiridos do meio ambiente - Antracose: pigmento negro que vem da inalao das partculas carbnicas da atmosfera. Esse pigmento vai ser fagocitado e levado aos linfonodos peribrnquicos. - Tatuagem: pigmentos de cores variadas localizadas na derme, induzem a processo crnico e contnuo que diminui, mas pra sempre. um mecansimo de leso permanente da pele. - Argirase: acmulo de sais de prata. Antigamente as mquinas fotogrficas com rolo eram reveladas em banhos de sais de prata. Assim, quem trabalhava com isso inalava esses vapores ou entrava em contato com os sais e se contaminava - Crisase: acmulo de sais de ouro. Antes do AINES e dos agentes imunomoduladores, os tratamentos para doenas reumatologicas era com sais de ouro, por que um potente antiinflamatrio. A em tratamentos prolongados essas pessoas desenvolviam essa condio.

Вам также может понравиться