Вы находитесь на странице: 1из 8

CDIGO DE TICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Laboratrio Weinmann Ltda.

Objetivo

Descrever e comunicar os princpios que norteiam o relacionamento do Laboratrio Weinmann Ltda. com as suas partes interessadas - Clientes, Scios, Colaboradores, Fornecedores e Sociedade (meio-ambiente, comunidade, governo e entidades de classe), bem como com concorrentes. A existncia do Cdigo de tica e Responsabilidade Social busca a aplicao plena dos princpios e valores da organizao. 2 Definies

tica: Entende-se um ambiente tico como sendo aquele em que se pode constatar a presena de valores tais como: legalidade, transparncia, parceria, respeito s diferenas, esperana, cooperao, justia, liderana pelo exemplo e a busca pelo bem comum. Assim sendo, h uma relao positiva entre esse tipo de ambiente organizacional e os resultados empresariais alcanados. (Ferrel, O.C.) A tica identifica os comportamentos morais que produzem o bem. tica a cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. (Vazquez, A.C.) Responsabilidade Social: segundo a Fundao Nacional da Qualidade ciclo 2006, a atuao baseada em relacionamento tico e transparente com todas as partes interessadas, visando ao desenvolvimento sustentvel da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para geraes futuras, respeitando a diversidade e promovendo a reduo das desigualdades. Conflito de Interesses: toda a situao em que o colaborador, assim como seus parentes, familiares ou amigos, possa beneficiar-se do vnculo com o Laboratrio Weinmann para obter vantagem pessoal ou em benefcio de terceiros. Desenvolvimento Sustentvel: a satisfao das necessidades da sociedade atual sem prejudicar as futuras geraes. Parte Interessada: Indivduo ou grupo de indivduos com interesse comum no desempenho da organizao e no ambiente em que opera. A empresa apresenta as seguintes partes interessadas: Clientes, Scios, Colaboradores, Fornecedores e Sociedade.

Princpios e Valores Organizacionais: tica profissional; foco no cliente; valorizao da equipe; honestidade; transparncia e respeito; comprometimento e responsabilidade; confiabilidade.

Contedo

Este documento abordar os princpios ticos praticados pelo Laboratrio Weinmann nas seguintes relaes: 3.1 Relaes com Scios 3.2 Relaes com Clientes 3.3 Relaes com Colaboradores 3.4 Relaes com Fornecedores 3.5 Relaes com Sociedade 3.5.1 Relaes com Governo 3.5.2 Relaes com Entidades de Classe 3.5.3 Relaes com o Meio-ambiente 3.5.4 Relaes com a Comunidade 3.6 Relaes com Concorrentes O contedo deste Cdigo de tica e Responsabilidade Social formado por um conjunto de polticas e prticas especficas, as quais esto definidas a seguir para cada tipo de relao da organizao.

3.1 Relaes com Scios Firmar relacionamento de confiana com os scios na comunicao precisa das informaes pertinentes, cumprindo o contrato social. Buscar atingir nveis crescentes de competitividade e resultados compatveis com o capital investido. Garantir o acesso a toda e qualquer informao solicitada pelos scios, independendo do grau de participao no capital social. Garantir ao Conselho de Administrao a aprovao do documento de Planejamento Estratgico, seus indicadores e oramento. Disponibilizar ao Conselho de Administrao todas as informaes referentes aos indicadores estratgicos, tticos e operacionais para acompanhamento de metas estabelecidas.

Dar cincia ao Conselho de Administrao informaes sobre eventuais demandas judiciais que possam macular a imagem da empresa, assim como assuntos pertinentes e no previstos. Providenciar auditorias externas independentes sempre que solicitado por scio ou grupo de scios.

3.2 Relaes com clientes Fortalecer a credibilidade junto aos clientes atravs do respeito e honestidade. Garantir recursos tecnolgicos atualizados para boa resolutividade diagnstica. Buscar apoio tecnolgico em servios de referncia para suprir eventuais deficincias tecnolgicas. Agregar valor aos servios, atendendo s necessidades dos clientes, visando sua satisfao e fidelidade. Fomentar relacionamento qualificado com a classe mdica, hospitais, servios de sade, fontes pagadoras, clientes empresariais e finais. Divulgar com transparncia as informaes relativas a produtos e servios. Respeitar o absoluto sigilo e a confidencialidade dos exames realizados e servios prestados por cada cliente. A no observao deste sigilo considerada falta gravssima e levar a rgidas aes disciplinares. Valorizar o relacionamento pr e ps-venda, buscando melhora-los continuamente. Fornecer brindes e presentes aos clientes somente de acordo com a estratgia de relacionamento. 3.3 Relaes com Colaboradores As relaes do Laboratrio Weinmann com seus colaboradores abrange os seguintes aspectos: integridade, igualdade, transparncia, valorizao profissional, sade e segurana dos colaboradores, privacidade das informaes da empresa, privacidade de informaes pessoais. Estes aspectos definem a conduta tanto do colaborador com a empresa como da empresa com o colaborador, de acordo com diretrizes estratgicas, particularidades do segmento e cultura do Laboratrio, cuja normatizao est formalizada a seguir. Integridade Desenvolver as atividades de forma correta e honesta, preservando e fortalecendo os princpios e valores da empresa.

Executar todas as funes de rotina da melhor maneira possvel, empreendendo esforos para atingir os objetivos traados pela empresa. Aceitar somente brindes e presentes que faam parte da estratgia de comunicao dos nossos clientes, parceiros ou fornecedores. No aceitar presentes cujos valores sejam inadequados a uma relao profissional que prime pela iseno na tomada de decises. Comunicar imediatamente aos superiores qualquer ato ou transao comercial sob a responsabilidade do colaborador, que envolva empresas onde trabalhem parentes. Comunicar aos superiores quaisquer participaes em sociedades, detidas por colaborador ou por parentes e amigos, assim como interesses comerciais, financeiros ou econmicos, que possam gerar conflito de interesses. Tratar os conflitos de natureza tica e desvios de conduta com absoluto sigilo durante o seu relato at a sua apurao e eventual punio. Seguir todas as Normas Disciplinares e de Gesto de Pessoas definidas internamente pelo Laboratrio Weinmann Ltda. Igualdade Tratar com respeito, dignidade e ateno todos aqueles com relacionamentos dentro ou fora da empresa. Valorizar a diversidade, sem discriminao de qualquer espcie (raa, cor, religio, sexo, orientao sexual, idade, local de nascimento, deficincia, entre outros). Garantir oportunidades iguais e buscar desenvolver relacionamentos duradouros e de qualidade baseados no respeito e confiana recprocos. Desaprovar qualquer forma de constrangimento e intimidao, bem como quaisquer formas de assdio. Transparncia Atuar com tica profissional, honestidade, respeito e transparncia na relao com as partes interessadas, honrando os compromissos assumidos. Divulgar para o meio interno os indicadores de desempenho relacionados s prticas de gesto. Manter comunicao clara na divulgao de informaes sociedade e imprensa.

Promover o dilogo aberto, leal e construtivo com as entidades representativas da classe patronal e dos trabalhadores, com base nos princpios da liberdade de associao e do respeito pluralidade de idias. Valorizao Profissional Estimular e manter um ambiente de trabalho sadio, que permita o desenvolvimento das pessoas e o reconhecimento pelo desempenho alcanado. Selecionar e desenvolver o profissional com base em suas qualificaes e competncias, avaliadas sempre em relao ao cargo ou funo a ser desempenhado. Rejeitar a explorao do trabalho forado, infanto-juvenil ou qualquer outra forma de relao que deponha contra a dignidade humana. Estimular a criatividade e a inovao, incentivando a troca de experincias e o compartilhamento de idias e desafios. Sade e Segurana dos Colaboradores Promover ativamente a sade e a segurana individual e coletiva dos colaboradores. Valorizar a segurana das pessoas, instalaes e processos, o bem-estar no trabalho e os cuidados com o meio ambiente. Prevenir a ocorrncia de doenas e acidentes com a utilizao de equipamentos de proteo individual e coletiva disponibilizados, conforme legislao vigente. Privacidade das Informaes da Empresa Utilizar informaes somente quando aprovadas pela diretoria da empresa, pois o compartilhamento de informaes com outras empresas deve ser criteriosamente avaliado e autorizado. Tratar com confidencialidade informaes estratgicas sobre a empresa, documentos internos, fornecedores, prestadores de servios e parceiros comerciais. Agir com absoluta cautela e zelo ao lidar com informaes e fatos cuja divulgao possa gerar danos imagem da empresa. Seguir as polticas de segurana da informao relacionada a servios e recursos de Rede, utilizao de Internet e E-mail definidas pela organizao e divulgadas internamente.

Seguir as normas de utilizao dos recursos de Internet definidas pela organizao, sendo vedada a utilizao dos equipamentos para acesso a sites que estejam fora do escopo de atuao da empresa. Privacidade de informaes pessoais Respeitar a privacidade dos colaboradores. Proteger a segurana e a confidencialidade dos registros da empresa que contenham informaes pessoais. Registrar somente informaes precisas e reais, relacionadas ao trabalho, que sejam necessrias para os negcios e que estejam de acordo com as exigncias legais. 3.4 Relaes com Fornecedores Fortalecer as relaes com os fornecedores, tratando-os com igualdade e estabelecendo critrios eqitativos de seleo, rejeitando qualquer tipo de favorecimento ou discriminao. Guardar sigilo sobre preos, polticas e tecnologias de fornecedores. No obter vantagens ou favorecimentos para benefcio pessoal. Relacionar-se com fornecedores e parceiros comerciais idneos que demonstrem valores slidos e princpios ticos e que apoiem o compromisso com a qualidade. Estabelecer relacionamento com fornecedores no condicionando vnculo utilizao de servios. Estimular a competio leal entre fornecedores e negociar de forma imparcial com todos. Privilegiar fornecedores que adotam boas prticas de responsabilidade scio-ambiental. No contratar fornecedores ou parceiros comerciais que realizem explorao do trabalho forado, infantojuvenil ou qualquer outra forma de relao que deponha contra a dignidade humana. Fornecer brindes e presentes aos fornecedores de acordo com a estratgia de relacionamento da empresa.

3.5 Relaes com a Sociedade 3.5.1 Relaes com Governo Cumprir determinaes legais e recusar proveitos em benefcio pessoal e da organizao. No pagar gratificaes a funcionrios pblicos para agilizar ou obter privilgios em aes governamentais. No aceitar presentes, favores ou entretenimentos que obriguem ou paream obrigar a agir de forma contrria s leis ou s prticas de conduta tica. 3.5.2 Relaes com entidades de classe. Estabelecer um relacionamento tico e transparente, baseado em benefcio mtuo, visando o desenvolvimento do segmento sade. 3.5.3 Relaes com o Meio-ambiente Promover a preservao do meio ambiente com foco no desenvolvimento sustentvel. Utilizar tecnologia que no gere resduos agressivos ao meio ambiente ou garantir o tratamento adequado dos mesmos. Estimular a adoo de boas prticas de responsabilidade ambiental por parte dos colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Buscar o uso consciente dos recursos naturais. 3.5.4 Comunidade Incentivar o exerccio da cidadania e da atuao voluntria na comunidade. Respeitar a tradio das comunidades em que atuamos, identificando suas necessidades para que seja possvel promover a melhoria de sua qualidade de vida, seu desenvolvimento econmico, social e cultural. Apoiar organizaes idneas e sem fins lucrativos que estejam identificadas com o planejamento estratgico. 3.6 Relaes com Concorrentes Promover um ambiente de competitividade saudvel entre os concorrentes do mercado, estabelecendo respeito e reconhecendo qualidades.

No desmerecer ou macular a atuao dos concorrentes baseados em informaes de terceiros ou inferncias a partir dessas informaes. No dar respaldo a informaes que no estejam comprovadas por fatos e dados (evidncias objetivas) para serem consideradas verdadeiras. Oferecer produtos e servios, valorizando-os, sem depreciar a imagem dos concorrentes. Violaes ao Cdigo de tica e Responsabilidade Social Todo desrespeito ao Cdigo de tica e Responsabilidade Social deve imediatamente ser reportado ao Recursos Humanos do Laboratrio Weinmann. Desrespeito ao Cdigo, falsificao de registros ou qualquer outro comportamento representando falta de tica podem levar a rgidas aes disciplinares, inclusive, desligamento do colaborador e medidas judiciais. Promoo e Aplicao do Cdigo de tica e Responsabilidade Social O Cdigo de tica e Responsabilidade Social Weinmann elaborado por Comit especfico, revisado pela diretoria e aprovado por membros do Conselho da empresa. Cabe aos gestores da empresa a promoo deste cdigo e sua aplicao abrange todos os colaboradores. Situaes no contempladas neste documento devem ser encaminhadas ao Recursos Humanos que atualizar o comit para adequao do mesmo.

Вам также может понравиться