Вы находитесь на странице: 1из 9

Conto Contigo 7

TESTE 4

TEXTO NARRATIVO

Grupo I (20 pontos) L o texto A.

MUDAR DE VIDA PELOS SEUS CES


Um pouco por todo o mundo, mais nuns pases que noutros, vai havendo quem dedique o seu tempo aos animais abandonados. Sendo literalmente realizado por paixo, este no deixa de ser um importante trabalho social e de grande valor para as sociedades modernas. De Tangquan, na provncia de Nanjing, no Leste da China, vem o exemplo supremo(1) deste tipo de dedicao a ces e gatos. Ha WenJin, uma cidad chinesa, comeou por retirar da rua alguns animais errantes, apenas para os adotar. Com o passar do tempo, por volta de 2002, os ces e gatos que foi resgatando(2) j eram tantos, que teve de abdicar(3) do seu emprego era uma empresria prspera(4) para conseguir tratar em condies de todos os seus animais. Cada vez mais foi acolhendo ces e gatos, at que chegou aos nmeros atuais: 1500 ces e cerca de 200 gatos. Pelo caminho ficaram todas as suas poupanas, depois vendeu as joias que tinha adquirido ao longo da vida, mais tarde o carro, e, por fim, at da casa se desfez para alimentar e cuidar de todos aqueles que acolheu. Neste momento, trabalham consigo mais dez pessoas, assalariadas(5), que a ajudam todos os dias a cuidar dos ces e gatos que alberga(6). Mas, apesar de toda esta dedicao e de ter gasto tudo o que tinha para o bem do resto da populao e dos seus animais, construindo um centro de resgate e mantendo-o ao longo dos anos, Ha WenJin v-se agora em risco de ver o seu trabalho e dedicao perderem-se. Isto porque as autoridades locais no reconhecem o seu trabalho e querem que abandone o local onde est instalado o seu centro de resgate, por causa do barulho que os ces fazem e tambm porque querem de volta o terreno onde esto os animais. A data para abandonar o local 4 de dezembro.
Texto adaptado de um artigo extrado de http://bicharada.net/animais/noticias.php?nid=1459, 4 de Dezembro de 2010

VOCABULRIO (1) supremo que est acima de tudo. (2) resgatando livrando do cativeiro / recuperando. (3) abdicar desistir. (4) prspera com sucesso. (5) assalariadas funcionrias. (6) alberga recolhe em albergue.

CONTO CONTIGO 7

Assinala com o quadrado correspondente alternativa correta, de acordo com o sentido do texto. (10 pontos) 1. Por todo o mundo h quem se dedique a animais por interesse. h quem se dedique a todos os animais apenas por paixo. h quem se dedique a animais abandonados. h quem se dedique ao trabalho social. 2. Uma cidad chinesa, da provncia de Nanjing, dedicou a sua vida sua empresa. tratou com dedicao todos os animais que lhe ofereceram. tratou com condies todos os animais sem deixar de trabalhar na sua empresa. resgatou muitos ces e gatos, cuidando deles a tempo inteiro. 3. U a WenJin foi obrigada a vender todos os seus bens para poder tratar dos animais resgatados. vendeu as joias, o carro e a casa para fazer face s despesas com os animais. acolheu animais abandonados e no gastou muito dinheiro. recebeu sempre muitas ajudas em dinheiro. 4. As pessoas que ajudavam Ha WenJin trabalhavam gratuitamente. ganhavam um salrio. aceitavam recompensas. receberam muito dinheiro. 5. O centro de resgate dos animais abandonados recebeu uma grande ajuda do Estado. doou o espao onde foi construdo o albergue. mereceu o reconhecimento das autoridades locais. est com muitas dificuldades e corre o risco de fechar.

Testes de avaliao

Responde s seguintes questes de forma estruturada. 6. A sociedade reconhece a importncia do servio prestado aos animais abandonados. 6.1. Indica a expresso do texto (1. pargrafo) onde esta ideia est expressa. (3 pontos)

7.

Explica o sentido da expresso Pelo caminho ficaram todas as suas poupanas.


(3 pontos)

8.

Mudar de vida pelos seus ces o ttulo do texto. Explica se este ttulo adequado ao texto. (4 pontos)

CONTO CONTIGO 7

Grupo II (25 pontos) L, com ateno, o texto B. Co bonito, dizia eu, em momentos raros. E era um acontecimento l em casa. Os filhos como se reconciliavam(1) comigo, minha mulher sorria, o co comeava por ficar surpreendido e depois reagia com excesso de euforia(2), o que por vezes me fazia arrepender da expresso carinhosa. Co bonito. E ei-lo aos pulos, a dar ao rabo, a correr a casa toda. Digamos que aquele co era quase um especialista nas relaes com os humanos. Tinha o dom de agradar e de exasperar(3). Mas assim que eu dizia Co bonito ele no resistia. Deixava-se dominar pela emoo, o que no era vulgar num co que fazia o possvel e o impossvel para no o ser. Mas faa-se justia: sempre partilhou as nossas alegrias e as nossas tristezas. Estou a v-lo no dia do funeral do meu pai. Quando viemos do cemitrio ele correu a casa toda, percebeu que havia uma falta, ou talvez sentisse uma presena que ns fisicamente j no sentamos. Subiu as escadas, desceu as escadas, entrou e saiu de cada sala, deu voltas ao jardim, tornou a correr a casa toda. At que de repente parou e foi enroscar-se, como sempre, aos ps do meu pai, quero dizer, em frente cadeira vazia onde meu pai costumava sentar-se. Ou talvez para ele a cadeira no estivesse assim to vazia. Ele est a sentir o av, disse o meu filho mais velho. E talvez fosse verdade. Talvez para ele o meu pai estivesse mesmo deitado aos seus ps. Talvez o meu pai lhe estivesse a fazer uma festa, o que era um facto verdadeiramente excecional. E talvez s ele a sentisse. No vamos o que ele via, e no sabamos o que ele sabia. ( possvel que o meu pai tambm ande por a. s vezes sinto-o dentro de mim, ele apodera-se dos meus gestos, entra no meu andar, no a primeira vez que a minha irm me diz: Pareces o pai. Mas no sei se ela sabe que a cadeira vazia do pai no est vazia, h nela uma ausncia sentada e agora, sempre que vamos a gueda, h, a seus ps outra ausncia enroscada.)
Manuel Alegre, Co Como Ns, Dom Quixote

VOCABULRIO (1) reconciliavam faziam as pazes (2) euforia alegria entusistica (3) exasperar desesperar

Testes de avaliao

Responde s questes de forma estruturada. Sempre que necessrio, volta a ler o texto. 1.Raramente, o narrador chamava co bonito ao seu co. 1.1. Refere o sentimento que o dominava ao usar esta expresso. (4 pontos)

2.

Explica o significado da expresso em momentos raros. (3 pontos)

3.

A famlia reagia forma como o narrador tratava o seu co.

3.1. Achas compreensvel o comportamento dos seus familiares? Porqu? (5 pontos)

4.

Segundo o narrador, o co comportava-se como um ser humano.

4.1. Apresenta as razes que apoiam este ponto de vista. (5 pontos)

5.

Mas faa-se justia: sempre partilhou as nossas alegrias e as nossas tristezas.

5.1. Descreve o acontecimento que serve de argumento a esta afirmao. (3 pontos)

6.

Na tua opinio, qual ser o protagonista deste conto? Apresenta dois argumentos que fundamentem a tua resposta. (5 pontos)

CONTO CONTIGO 7

Grupo III (25 pontos) Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes dadas. 1. Reescreve os excertos a) e b), adaptados do conto Samuel & Saltito, de Margaret Wild, substituindo as palavras sublinhadas por pronomes pessoais. Faz as alteraes necessrias. a) (2 pontos) Quando o cachorro veio viver com Samuel, Samuel chamou ao cachorro Saltito, porque no parava de saltitar. E todas as noites o bicho passava furtivamente pelo pai do menino para ir dormir com o menino. Boa noite. dizia ao Saltito. E olhavam um para o outro, com os olhos a brilhar de malcia e de prazer.
Margaret Wild, Samuel & Saltito, Editorial Caminho

b) (4 pontos) O pai estava sentado nos degraus da frente. Samuel, anda c e senta-te aqui. Onde est o Saltito? perguntou o rapaz ao pai. O Saltito morreu. Tenho muita pena. Houve um acidente. O menino cambaleou para dentro de casa, largou a mochila e acendeu a televiso. Queres vir dizer adeus ao Saltito antes de eu enterrar o Saltito? perguntou o pai. Samuel no quis. O pai viu Samuel chorar e deixou Samuel com a sua mgoa, embora apetecesse ao pai acariciar Samuel e dizer ao Samuel para no ir escola, nesse dia.
Margaret Wild, Samuel & Saltito, Editorial Caminho

Testes de avaliao

2.

Constri frases complexas, ligando as frases da coluna A com as da coluna B. (6 pontos)


Coluna A
a) O co Saltito sentava-se junto de Samuel. b) A cadeira do pai do narrador est vazia. c) Os ces so amigos do homem. d) O narrador chamava-lhe co bonito. Estava bem disposto. Ali ficava muito quieto. O homem nem sempre amigo dos animais.

Coluna B
Ningum o pode substituir.

3.

Cada uma das frases a), b) e c) contm um modificador. Identifica-o. (3 pontos) a) Agora, a cadeira do meu pai est vazia. b) Nessa noite, o co sentiu a morte do meu pai. c) O autor concluiu o livro com um poema.

4.

L o excerto seguinte. (4 pontos) E Saltito estava l outra vez, mas no exatamente to slido nem to quente. Ainda assim, ele e o Samuel brincaram com a bola e com os pauzinhos. O Samuel falou ao pai acerca do Saltito mas receava a sua reao.

4.1. Indica o tempo e o modo das formas verbais sublinhadas.

5. L as frases:
a) Procuraram aquele co por todo o lado. b) Trs pessoas viram o co na praia. c) O co no parava de saltitar. 5.1 Preenche a tabela com palavras que correspondam s classes gramaticais indicadas. (6
pontos) Dois determinantes Um quantificador numeral Quatro nomes Trs verbos Duas preposies

Grupo IV (30 pontos) Redige uma carta a um(a) amigo(a) com um mnimo de cento e vinte e um mximo de duzentas palavras, em que lhe ds a conhecer a concretizao de um sonho teu, ter um animal de estimao. O teu texto deve cumprir a estrutura formal da carta.

Conto Contigo 7
Sugestes de resoluo Teste 4 Grupo I 1. h quem se dedique a animais abandonados. 2. resgatou muitos ces e gatos, cuidando deles a tempo inteiro. 3. foi obrigada a vender todos os seus bens para poder tratar dos animais resgatados. 4. ganham um salrio. 5. est com muitas dificuldades e corre o risco de fechar. 6.1. A afirmao textual de grande valor para as sociedades modernas. 7. A expresso significa que Ha WenJin foi gastando tudo quanto tinha amealhado. 8. A adequao do ttulo decorre do facto de sintetizar as consequncias da tomada de deciso de Ha WenJin de albergar os animais abandonados, cuidando deles a tempo inteiro. Grupo II 1.1. Ao usar a expresso co bonito, o narrador mostrava afeio / simpatia pelo co. 2. A expresso momentos raros poder significar que os sentimentos do narrador pelo co oscilavam nem sempre estava disposto a ser amistoso com o animal. 3.1. A frase E era um acontecimento l em casa significa que tanto os comportamentos dos familiares d o narrador como os do co se alteravam sempre que o narrador o elogiava. Havia regozijo por parte da famlia e do animal e este reagia com euforia, como se fosse festa. 4.1. O co comportava-se como um ser humano, pois era um especialista nas relaes com os humanos: sabia agradar e desesperar. Por outro lado, o animal partilhava dos momentos tristes e alegres da famlia. 5.1. O co partilhou da tristeza da famlia no dia do funeral do pai do narrador. Sentindo a falta do patriarca, o co correu pela casa toda e acabou por se enroscar em frente cadeira vazia onde aquele se costumava sentar. 6. O co o protagonista desta histria, uma vez que a ao se desenrola em torno dos seus comportamentos e atitudes (a euforia e a tristeza manifestadas pelo animal em diversos momentos). O facto de o ttulo da obra ser Co como ns indicia que a personagem principal o co.

Grupo III 1. a) Quando o cachorro veio viver com Samuel, ele chamou-lhe Saltito, porque no parava de saltitar. E todas as noites o bicho passava furtivamente pelo pai do menino para ir dormir com ele. - Boa noite. dizia-lhe. E olhavam um para o outro, com os olhos a brilhar de malcia e de prazer. b) O pai estava sentado nos degraus da frente. Samuel, anda c e senta-te aqui. Onde est o Saltito? Perguntou-lhe o rapaz. Ele morreu. Tenho muita pena. Houve um acidente. O menino cambaleou para dentro de casa, largou a mochila e acendeu a televiso. Queres vir dizer-lhe adeus antes de eu o enterrar? perguntou o pai. Samuel no quis. O pai viuo chorar e deixou-o com a sua mgoa, embora lhe apetecesse acarici-lo e dizer-lhe para no ir escola, nesse dia. 2. a) O co Saltito sentava-se junto de Samuel e ali ficava muito quieto. b) A cadeira do pai do narrador est vazia, porque ningum o pode substituir. c) Os ces so amigos do homem, mas o homem nem sempre amigo do co. d) O narrador chamava-lhe co bonito, quando estava bem disposto. 3. a) agora; b) Nessa noite; c) com um poema. 4. estava pretrito imperfeito do indicativo; brincaram pretrito perfeito do indicativo; falou - pretrito perfeito do indicativo; receava pretrito imperfeito do indicativo. 5. Dois determinantes aquele; o Um quantificador numeral trs Quatro nomes co; lado pessoas; praia Dois verbos Duas preposies de por

Procuraram;viram; parava

Grupo IV Resposta aberta.

Вам также может понравиться