Вы находитесь на странице: 1из 9

Org. Prof.

Marco Aurlio Gondim

- AMRICA PR-COLOMBIANA - AMRICA COLONIAL RESUMOEQUESTESDEVESTIBULARES

A Amrica pr-colombiana e a colonizao da Amrica 1. A Amrica Pr-colombiana: Diversidade: A Amrica, antes da chegada dos europeus em 1492, era densamente habitada. Estima-se entre 80 a 100 milhes o nmero de habitantes do continente naquele perodo. Havia grupos em vrios estgios de desenvolvimento, desde grupos semi-nmades que usavam a agricultura de maneira no generalizada como os ndios encontrados no Brasil at as grandes civilizaes Inca, Asteca e Maia. Os maias tinham como organizao a cidade-estado e desapareceram como civilizao antes da chegada dos europeus. Os incas e astecas se organizavam em grandiosos imprios onde hoje ficam aproximadamente o Peru e o Mxico. Ambas civilizaes foram destrudas pelos espanhis. 2. A conquista e a colonizao: . O Genocdio: Se existiam por volta de 100 milhes de habitantes na Amrica no final do sculo XV, no final do sculo XVI, os indgenas no passavam de 10 milhes devido conquista europia. Foi o maior genocdio da Histria. As duas grandes civilizaes foram dominadas e seus complexos sistemas produtivo e poltico foram tomados pelos espanhis. Milhes de ndios foram escravizados pelos conquistadores. A violncia da invaso fez tambm minguar e at fez desaparecer as culturas desses povos. . Traos gerais das colonizaes: Todas as dominaes feitas pelos diversos povos europeus foram marcadas pela extrema violncia dos brancos e pelo objetivo maior da colonizao, o enriquecimento dos conquistadores e de seus pases de origem. . O Colonialismo: A colonizao da Amrica se deu dentro do quadro do mercantilismo europeu, ela buscava o enriquecimento da nao de origem. A colnia deveria se especializar na produo de produtos primrios de alto valor no mercado europeu, como o ouro, a prata, o acar, o tabaco, o algodo, o cacau, etc. Esses produtos s podiam ser vendidos para a metrpole colonizadora o exclusivo comercial que revenderia os mesmos produtos no mercado europeu. A metrpole vendia tambm produtos manufaturados do reino para as colnias e estas eram proibidas de produzir qualquer artigo que concorresse com a produo metropolitana. Tambm importante era o comrcio de mo-de-obra, o trfico de escravos africanos e indgenas que davam tanto lucro aos comerciantes metropolitanos e locais. Esses princpios norteavam todas as colonizaes na Amrica, com a exceo de regies conquistadas mas no colonizadas, como o Norte das treze colnias inglesas e outras poucas regies da Amrica. . A colonizao espanhola: Segundo o Tratado de Tordesilhas de 1494 que em seguida no foi respeitado a Espanha ficaria com a maior parte do continente americano. Os espanhis foram o primeiro povo europeu a chegar nas novas terras, o primeiro a achar grandes riquezas e a iniciar a colonizao no incio do XVI. Logo, foi descoberto ouro no Mxico asteca e prata em grande quantidade no Imprio Inca, regies do atual Peru e 1

Org. Prof. Marco Aurlio Gondim

Bolvia. Fez-se uma grande empreitada mineradora, usando-se mo-de-obra compulsria (obrigatria) indgena, seguindo formas de trabalho que existiam na regio antes da chegada dos europeus. Outras reas da Amrica hispnica se especializaram na pecuria, agricultura e atividade porturia em funo daquelas reas mineradoras. . Colonizao portuguesa: Um pouco mais tardia que a espanhola, foi especializada na produo de produtos agrcolas, como a cana-de-acar e derivados na costa Nordeste do Brasil atual, utilizando-se do trabalho escravo indgena e africano. No XVIII, houve forte minerao de ouro e diamante no interior do territrio, com a utilizao do mesmo tipo de mo-de-obra. . Colonizao francesa: Mais atrasada, deu-se em regies teoricamente j dominadas pelas potncias ibricas, como Quebec (leste do Canad atual), Louisiana (atual regio dos EUA), na costa portuguesa fundando cidades como o Rio de Janeiro e So Luiz depois reconquistadas pelos portugueses , no Haiti e outras localidades. No sculo XVIII, desenvolveu uma poderosa produo escrava aucareira no Haiti. . Colonizao inglesa: A mais tardia, deu-se apenas no sculo XVII, majoritariamente na costa Leste da Amrica do Norte. Na faixa Sul do territrio, desenvolveu-se a colonizao de fato com grandes propriedades e trabalho escravo que produziam tabaco, acar e outros produtos para exportao. No Norte do territrio, no h colonialismo ou pacto colonial , h apenas uma faixa livre de terra para onde perseguidos religiosos e polticos de toda a Europa fugiam. L, eles se estabeleciam gratuitamente em pequenas propriedades. . Colonizao holandesa: De menor importncia, estabeleceu territrios nas Antilhas e no Norte da Amrica do Sul o atual Suriname principalmente com produo de cana-de-acar. Muito importante tambm foi a ocupao holandesa no Nordeste da Amrica portuguesa de 1630 a 1654.

EXERCCIOS (UFPA) Questo 1: Em 1533, ao descobrir a cidade de Cuzco, os espanhis ficaram impressionados com o plano harmonioso de suas dimenses. O edifcio mais notvel da cidade era o Templo do Sol, o que revela a importncia do culto solar, tanto que o Imperador Inca A - ao ser investido no cargo era transformado em filho do Sol, constituindo-se mediador privilegiado nas relaes deste mundo com o sobrenatural. B - assumia o controle de todas as cerimnias religiosas, visto que o imperador era considerado da linhagem dinstica de Manko Kapaq. C - desposava uma irm, o que o envolvia cada vez mais com os laos familiares, tornando o incesto uma instituio necessria manuteno da dinastia de Kapaq. D - era apresentado como rfo e pobre, embora reconhecesse o grupo de parentesco como condio necessria para que fosse reconhecido como filho do Sol e tivesse o direito de morar no Templo do Sol. E - estabelecia alianas com outras dinastias Incas, com o propsito de fortalecer o mito de Manko Kapaq e garantir a perpetuao de uma linhagem, ao mesmo tempo, divina e terrena.

Org. Prof. Marco Aurlio Gondim

(EMESCAM/ES) Questo 2: Sobre a colonizao inglesa nas suas TREZE COLNIAS - Na Amrica do Norte, podemos afirmar: A - A colonizao inglesa nessas Treze Colnias foi no sentido de produzirem produtos tropicais voltados para a exportao. B - As colnias do Norte produziam artigos tropicais, utilizando a mo-de-obra escrava e, por isso so chamadas colnias de explorao. C - As colnias de povoamento foram povoadas, na sua maioria, por europeus que fugiam da EUROPA, devido a perseguio religiosa. Por isso faziam da Amrica no um lugar de enriquecimento rpido, mas a nova ptria. D - As Colnias do Sul, por terem um clima semelhante ao europeu, produziam gneros de subsistncia em pequenas propriedades utilizando mo-de-obra livre. E - A Inglaterra sempre se preocupou em explorar, ao mximo, todas as Treze Colnias porque o lucro obtido por elas superava ao de todas as colnias inglesas existentes nos diversos continentes. (UEA/AM) Questo 3: A respeito da Amrica colonial espanhola, assinale a afirmativa incorreta. A - O sistema de frotas e os fortes meios de proteo dos galees de prata contriburam para intensificar o contrabando e a corrupo das autoridades. B - A Casa de Contratao, sediada em Sevilha, tinha o controle do comrcio e da navegao entre a Espanha e suas colnias americanas sob o regime de portos nicos. C - O declnio da minerao de prata, na segunda metade do sculo XVII, enfraqueceu a Espanha e provocou a gradativa descentralizao das atividades econmicas coloniais. D - A dificuldade de acesso ao mercado africano de escravos e o combate dos jesutas escravido levou adoo de novas formas de servido, como a mita e a encomienda. E - No sculo XVIII, os reis de Espanha comearam a fazer concesses, como o permiso e o asiento, amenizando o sistema de exclusividade. (UNIFOR/CE) Questo 4: As grandes navegaes dos sculos XV e XVI operaram uma verdadeira revoluo comercial, trazendo mercado amplamente vantajoso para a burguesia europeia. Em relao aos resultados da expanso ultramarina, pode-se afirmar que os: A - ingleses assumiram a liderana do comrcio quando promoveram o deslocamento do eixo econmico do Oceano ndico para o Mar Mediterrneo. B - italianos, principalmente os genoveses e os venezianos, assumiram a liderana do comrcio europeu, promovendo a acumulao de capitais. C - espanhis ficaram isolados comercialmente porque estavam envolvidos em conflitos para expulsar os povos muulmanos do seu territrio. D - europeus, com o objetivo de expandir o comrcio e de propagar a f crist, destruram patrimnios culturais em outras regies do mundo. E - portugueses realizaram tardiamente a expanso, pois tinham poucos conhecimentos tecnolgicos voltados para o setor de construo naval. (FUVEST/SP) Questo 5: Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e aes diablicas dos espanhis, morreram injustamente mais de doze milhes de pessoas... Bartolom de Las Casas, 1474 1466. A espada, a cruz e a fome iam dizimando a famlia selvagem. Pablo Neruda, 1904 1973.

Org. Prof. Marco Aurlio Gondim

As duas frases acima colocam como causa da dizimao das populaes indgenas a ao violenta dos espanhis durante a Conquista da Amrica. Pesquisas histricas recentes apontam outra causa, alm da j indicada, que foi: A - a incapacidade das populaes indgenas em se adaptarem aos padres culturais do colonizador. B - o conflito entre populaes indgenas, rivais, estimulado pelos colonizadores. C - a passividade completa das populaes indgenas, decorrente de suas crenas religiosas. D - a ausncia de tcnicas agrcolas por parte das populaes indgenas, diante de novos problemas ambientais. E - a srie de doenas trazidas pelos espanhis (varola, tifo e gripe), para as quais as populaes indgenas no possuam anticorpos. (UFPR) Questo 6: ...as minas americanas foram devoradoras de ndios fornecidos pela mita (rezava-se por eles o ofcio dos mortos antes da partida). (CHAUNU, Pierre. Histria da Amrica Latina. So Paulo: Difel, 1979, p. 55.) Sobre a mita, correto afirmar: A - Era, a designao do repartimiento de ndios nas regies andinas e remetia existncia de instituio similar no perodo pr-colombiano. B - Era uma categoria de escravido indgena que separava, em carter definitivo, os ndios de suas comunidades. C - Era a forma de colonizao espanhola mais importante na Indo-Amrica e consistia na incorporao de terras para a minerao. D - Era um contingente de trabalhadores composto principalmente de mestios, filhos de espanhis e ndios j desligados de suas comunidades de origem nas regies andinas. E - Era tambm conhecida como peonage, constituda por ndios que recebiam algum dinheiro, raes de alimentos, uma cabana, um lote de subsistncia e crdito no armazm. (UFPA) Questo 7: Em 1532, antes de ser aprisionado pelo conquistador Francisco Pizarro, o imperador inca Atahualpa afirmou: No meu reino, nenhum pssaro voa nem folha alguma se move, se esta no for minha vontade. Citado por POMER, Leon. Os incas. In: Histria da Amrica HispanoIndgena. So Paulo: Global, 1983, p. 32. Sobre o tipo de dominao poltica inca exercida pelo imperador Atahualpa, correto afirmar: A - Nos postos mais elevados da hierarquia social, havia uma autocracia representada Inca, de carter religioso e hereditrio. B - O Imperador, apesar de absoluto, abdicara, por preceitos religiosos, do direito de vida e morte sobre seus sditos. C - O Imprio Inca combinava a teocracia, representada pelo poder do Deus Inca, com o comunismo primitivo indgena, baseado em uma sociedade sem classes e com igualdade de direitos. D - O governo era dominado e executado pelos sacerdotes, os verdadeiros burocratas do Imprio, subordinados diretamente ao Inca. E - O poder ilimitado do Inca tinha o carter apenas sagrado, sem interferncia no mbito econmico e nem nas formas de organizao social indgena. (UFMS) Questo 8: Na Amrica Espanhola, duas formas de explorao do trabalho indgena foram bastante recorrentes na organizao, no desenvolvimento e na manuteno da produo econmica colonial. Elas ficaram conhecidas como: 4

Org. Prof. Marco Aurlio Gondim

A - cuatequil e esclavizacin; B - Esclavitud real e trabajo criollo; C - mita e encomienda; D - guerra de conquista e catequese; E - ayllu e curaca. (UNIRIO/RJ) Questo 9: A colonizao europia sobre o continente americano, ao longo dos sculos XVI, XVII e XVIII, manifestou-se em formas variadas de ocupao da terra e de explorao do trabalho que criaram uma diversidade scio-econmica na Amrica Colonial. A alternativa que apresenta corretamente uma afirmativa sobre a colonizao europia no continente americano : A - Na Amrica espanhola, a extrao nas minas de ouro e prata utilizou o trabalho indgena forado e de baixa remunerao atravs da mita, o que favoreceu o extermnio da populao indgena, enquanto a encomienda utilizava escravos de origem africana nas fazendas. B - Na Amrica inglesa, as colnias de povoamento constituram-se a partir de latifndios exportadores que incrementaram as prticas comerciais livres desenvolvidas a partir do extrativismo de produtos locais altamente rentveis no comrcio europeu, tais como madeira e peles. C - Na Amrica inglesa, as colnias de explorao favoreceram o desenvolvimento de atividades econmicas, baseadas no trabalho livre, que forneciam produtos manufaturados para o mercado interno americano e caribenho. D - Na Amrica portuguesa, a ocupao e o povoamento da terra baseou-se no estabelecimento de monoplios metropolitanos exercidos por um grupo mercantil dedicado explorao econmica e administrativa da colnia. E - Na Amrica francesa, a ocupao territorial foi promovida a partir de pequenas e mdias propriedades agrcolas, exploradas com base no trabalho de escravos e colonos, controladas pelas Companhias de Comrcio e Navegao francesas e holandesas. (UFSCAR/SP) Questo 10: Foi portanto como (...) prmio de vitria que foram dados os ndios aos espanhis (...) Como, depois de ganho o Novo Mundo, ficasse to distante do Rei, no podia de modo algum mant-lo em seu poder se os mesmos que o tinham descoberto e conquistado no o guardassem (...) acostumando os ndios s nossas leis (...) Segue-se que tratemos do servio pessoal dos ndios, no qual se compreende toda a utilidade que pode obter o encomendadero do trabalho do ndio. Este texto foi escrito pelo cronista Jos da Costa, no sculo XVI. Para entend-lo, importante considerar que, na sociedade colonial hispano-americana, no perodo da conquista da Amrica, os ndios: A - tinham uma posio social semelhante aos guachupines, que eram brancos pobres trazidos da Europa para trabalhar na lavoura, com direito tambm de exercer ofcios artesanais; B - eram considerados como simples instrumentos de trabalho e podiam ser comprados, vendidos e doados, sendo utilizados na agricultura, nas minas, no transporte de mercadorias e nos servios domsticos; C - permaneceram no regime de trabalho existente antes entre os incas, chamado de cuatequil, no qual eram submetidos a uma servido na agricultura, com fixao na terra e na comunidade originria; D - foram utilizados como mo-de-obra a partir da encomienda e da mita, sendo que no primeiro caso eram confiados a um espanhol a quem pagavam tributo sob a forma de prestao de servio;

Org. Prof. Marco Aurlio Gondim

E - transformaram-se em sditos do rei da Espanha e deviam pagar a ele tributos, atravs da entrega peridica de metais preciosos e da prestao de servios em terras comunais, inclusive mulheres e crianas. (UFMG) Questo 11: Leia este trecho:... no somos ndios nem europeus, mas uma espcie intermediria entre os legtimos proprietrios do continente e os usurpadores espanhis: em suma, sendo americanos por nascimento e nossos direitos os da Europa, temos de disputar estes aos do pas e mantermo-nos nele contra a invaso dos invasores encontramo-nos, assim, na situao mais extraordinria e complicada. BOLVAR, Simn, Carta de Jamaica, 1815. Ao escrever esse texto, o autor refere-se situao ambgua dos: A - criollos, formados na tradio europia, mas identificados com o Novo Continente; B - escravos negros americanos, que perderam seus laos culturais com a frica; C - mulatos libertos nascidos na Amrica, divididos entre diferentes tradies culturais; D - cholos, indgenas educados por europeus, afastados das suas razes identitrias originais. (UFC) Questo 12: Nos primrdios do sistema colonial, as concesses de terras efetuadas pela Metrpole Portuguesa visaram tanto a ocupao e o povoamento como a organizao da produo do acar, com fins comerciais. Assinale a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa Portuguesa adotou para atingir esses objetivos: A - Dividiu o territrio em capitanias hereditrias, cedidas aos donatrios, que, por sua vez, distriburam as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram. B - Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho j experientes que garantiriam uma produo crescente de acar. C - Dividiu o territrio em Governaes Vitalcias, cujos governadores distriburam a terra entre os colonos portugueses. D - Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o territrio e regulamentou um uso equnime e igualitrio da terra entre colonos e ndios aliados. E - Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de acar durante o ano inteiro. (UFMG) Questo 13: Leia estes trechos em que se trata das relaes de trabalho nas colnias espanholas da Amrica: I. As aldeias eram distribudas entre os conquistadores, que passavam a explorar-lhes o sobretrabalho sem, contudo, escravizar os ndios. [...] podiam exigir tributos em gneros [...] ou prestaes de trabalho... Os colonizadores deveriam, em contrapartida, defender as aldeias e evangelizar os ndios. II. Cada comunidade deveria fornecer, periodicamente, uma quantidade de trabalhadores para as atividades coloniais [principalmente nas minas]. [...] Pelo trabalho [...], os ndios deveriam receber um salrio, parte do qual obrigatoriamente em moeda (ou metal), a fim que pudessem pagar o tributo rgio. III. Na hacienda praticou-se, largamente, o sistema de endividamento de trabalhadores, a fim de ret-los na propriedade. [...] o trabalhador recebia como salrio um crdito na tienda de raya (onde retirava alimentos, roupas, etc.), alm de um lote mnimo de subsistncia. (VAINFAS, Ronaldo. Economia e sociedade na Amrica Espanhola. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 61-4.) Considerando-se as formas de explorao do trabalho indgena neles descritas, os trechos I, II e III referem-se, respectivamente, a: A - peonaje, ejidos e plantation; 6

Org. Prof. Marco Aurlio Gondim

B - ayllu, plantation e obrajes; C - encomienda, mita e peonaje; D - obrajes, ayllu e ejidos. (UEL/PR) Questo 14: Em termos demogrficos a conquista da Amrica pelos espanhis revelou-se uma tragdia. A esse respeito, vrios autores destacam o caso do Mxico Central, afirmando que entre os sculos XVI e XVII ocorreu uma dizimao das populaes indgenas. Vrios fatores contriburam para esse genocdio. Sobre eles, considere as afirmativas a seguir: I. Foi decisiva a ao dos espanhis na desocupao das terras dos nativos, visando explorao agrcola extensiva aos moldes europeus do perodo. II. Um fator importante foi a intensa utilizao da mo-de-obra indgena na construo das cidades e no processo de minerao. III. Foi fundamental a profunda alterao efetuada pelos europeus no sistema produtivo e cultural das populaes amerndias, que levou fome e doenas s comunidades. IV. A crise demogrfica foi influenciada pela disseminao entre os membros das comunidades indgenas de atitudes, como suicdio, infanticdio, abortos e abstinncia sexual entre os casais. Esto corretas apenas as afirmativas: A - I e II. B - I e III. C - III e IV. D - I, II e IV. E - II, III e IV. (UFPel/RS) Questo 15: A partir dos textos e de seus conhecimentos, analise as afirmativas: I. Os indgenas, na Amrica, desde a poca do descobrimento, sofreram um processo de violncia cultural, que provocou a atual situao dessas etnias, muitas vezes marginalizadas e exploradas. II. A imposio do cristianismo aos indgenas (afirmada em preceitos dogmticos no perodo de expanso do territrio ibrico) destruiu completamente a cultura indgena, impedindo-a de misturar-se europia e de deixar marcas na atual cultura latinoamericana. III. Os problemas relatados nos textos apareceram como frutos do conflito entre as culturas indgena e europia, porm a imposio cultural deu-se no apenas por motivos religiosos, mas tambm para segurana e preservao dos territrios colonizados. IV. A dominao dos povos indgenas deu-se tambm pela superioridade blica dos invasores, o que, muitas vezes, garantia a submisso dos nativos a trabalhos forados. A invaso e a dominao cultural dos povos tm sido uma constante ao longo da histria. Esto corretas somente as afirmativas: A - I, II, e III B - II e IV C - I, III e IV D - II e III E - I e III (UNIRIO/RJ) Questo 16: "Nos anos 1575-1600, Potosi produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana. Tal profuso de prata no teria vindo tona sem a concomitante abundncia de mercrio de Huancavlica, que naqueles mesmos anos

Org. Prof. Marco Aurlio Gondim

estava tambm produzindo como nunca havia feito. Outro estimulante para Potosi foi claramente a mo-de-obra barata e abundante fornecida atravs da mita de Toledo". (LESLIE BETHELL. (ORG) Histria da Amrica Latina: A Amrica Latina Colonial, volume II: So Paulo: Editora da USP: Braslia: Fundao Alexandre Gusmo, 1999, p 141) A descrio acima reflete o carter da explorao da mo-de-obra indgena na manuteno da produo econmica colonial, sob o regime da MITA, instaurada pelo Vice-Rei Francisco de Toledo. Podemos definir essa forma de explorao do trabalho como: A - escravo, decorrente do recrutamento de grupos indgenas que pagavam tributos coletivamente, ficando sob a guarda do colonizador que se encarregava da obrigao de instru-los na f catlica; B - forado, de origem incaica, funcionando atravs de recrutamento por sorteio em suas comunidades e direcionado especialmente para as atividades intensificadas nas minerao; C - servil indgena, hereditrio, oferecendo Coroa espanhola impostos em troca de benefcios individuais, tais como concesso de ttulos de nobreza e doao de terras para a agricultura; D - individual e vitalcio, recrutando mediante especializao e capacitao, produzindo uma elite trabalhadora altamente remunerada e distanciada da maioria dos outros trabalhadores locais; E - trabalho livre e voluntrio, adotado pela Coroa espanhola para mobilizar grandes contingentes de desempregados que se associaram aos espanhis e, com o passar dos anos, os sucederam como dirigentes. (UNESP/SP) Questo 17: No vejo nada de brbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos [da Amrica]; e, na verdade, cada qual considera brbaro o que no se pratica em sua terra. (Michel de Montaigne, Ensaios, 1580-1588) O trecho apresentado permite concluir que: A - a opinio do autor expressa a interpretao elaborada pelo Conclio de Trento, responsvel pela Contra-Reforma; B - pensadores europeus deram-se conta da relatividade dos valores, hbitos e costumes vigentes em diferentes sociedades; C - a expanso martima propiciou fecundo contato entre povos e culturas, com benefcios iguais para todos os envolvidos; D - o conhecimento de outras regies do globo colaborou para reafirmar a verso bblica da criao; E - os primeiros europeus que chegaram Amrica, sob influncia do Iluminismo, respeitaram a diversidade cultural. (PUC-RIO) Questo 18: As alternativas abaixo apresentam caractersticas comuns s experincias colonizadoras portuguesa e espanhola na Amrica entre os sculos XVI e XVIII, com exceo de: A - predominncia de relaes de trabalho compulsrias; B - proibio prtica das religies protestantes; C - vigncia do exclusivo comercial; D - carter profundamente excludente da estrutura social; E - inexistncia de instituies universitrias de ensino.

Org. Prof. Marco Aurlio Gondim

(UEL/PR) Questo 19: A poltica dominante nas colnias inglesas na Amrica do Norte foi marcada, dentre outros fatores: A - pelo extermnio sistemtico das tribos indgenas; B - pelo monoplio da produo de alimentos para exportao; C - pelo uso generalizado de mo-de-obra assalariada; D - pela explorao em larga escala de metais preciosos; E - pela ocupao exclusiva das regies interioranas. (UFSC/SC) Questo 20: A colonizao na Amrica Espanhola se caracterizou pela existncia de vrias formas de trabalho compulsrio, entre elas: I. a escravido do negro africano, largamente utilizada nas unidades produtoras de metais preciosos; II. o repartimiento que concedia ao colonizador espanhol o domnio sobre os nativos em troca de reparti-los entre as diversas igrejas na Amrica; III. a encomienda, que concedia ao colonizador o controle dos nativos para que eles trabalhassem em suas propriedades; IV. a mita, que obrigava as aldeias indgenas a enviarem trabalhadores para o servio nas minas. Esto corretas: A - I e II apenas; B - II e III apenas; C - III e IV apenas; D - I, III e IV apenas; E - I, II, III e IV. GABARITO: questo 1: A - questo 2: C - questo 3: D - questo 4: D - questo 5: E - questo 6: A - questo 7: A - questo 8: C - questo 9: D - questo 10: D questo 11: A - questo 12: A - questo 13: C - questo 14: E - questo 15: C questo 16: B - questo 17: B - questo 18: E - questo 19: A - questo 20: C

Вам также может понравиться