Вы находитесь на странице: 1из 6

Definio de Regncia

Regncia em sentido amplo


Dentro da estrutura frasal, as palavras so interdependentes, isto , umas dependem de outras. Podemos assim dizer que a frase uma seqncia de termos subordinantes e subordinados (termos que completam, modificam, esto na dependncia de subordinantes).

o predicado subordinado em relao ao sujeito, que subordinante:

os complementos verbais so subordinados ao verbo, que subordinante:

os complementos nominais so subordinados em relao ao nome, que subordinante:

os adjuntos so subordinados ao nome ou ao verbo:

Regncia, em sentido amplo, sinnimo de subordinao.

Regncia em sentido estrito


Trata das relaes de dependncia entre: O verbo e seus complementos. Neste caso, diz-se que a regncia verbal. Exemplo:

Nos dois primeiros exemplos, a relao de dependncia entre os verbos e os complementos

feita diretamente, isto , sem auxlio de preposies. Nos dois outros exemplos, com o auxlio de preposies. O nome e seus complementos. Neste caso, diz-se que a regncia nominal.

As preposies desempenham papel relevante no captulo da regncia. O uso correto das preposies um indicador seguro do conhecimento da lngua.

Casos de Regncia
So apresentados a seguir casos de regncia em que se verifica divergncia entre o que preceitua o ensino tradicional e a realidade lingustica atual. A abordagem que se faz desses casos diverge consideravelmente da realizada pela maioria dos manuais de cultura idiomtica, que privilegiam apenas as regncias primrias, originrias, no registrando, por isso, as fortes tendncias evolutivas nesta rea. D-se ateno, nesta apresentao, s inovaes sintticas observadas na realidade lingustica atual, tendo como base as pesquisas de Luiz Carlos Lessa e Raimundo Barbadinho Neto, amplamente aproveitadas por Celso Pedro Luft em seu "Dicionrio Prtico de Regncia Verbal". Na apresentao dos aspectos normativos da lngua, como em qualquer apreciao de fatos lingusticos, h que se observar o que prefervel, o que tolervel, o que admissvel, o que aceitvel, o que grosseiro, o que inadmissvel, deixando de lado a dicotomia elementar, o primitivismo lingustico que observa a lngua sob o prisma estreito de "certo" x "errado".

1 - Agradar (desagradar)
Sentido: Causar agrado; ser agradvel. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo indireto Preposio: a Exemplo: O professor agradou aos alunos. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Emprega-se tambm como transitivo direto. Exemplo: O filho agradou a me. Observao: - Este uso j era encontrado entre os clssicos. - Esta regncia explica-se por analogia com "contentar", transitivo direto.

2 - Aspirar
Sentido: Desejar; anelar. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo indireto Preposio: a Exemplo: Aspirar ao cargo. Observao: Esta a sintaxe originria. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Emprega-se tambm como transitivo direto. Exemplo: Aspiro o cargo. Observao: - uma inovao regencial sob a presso semntica de "desejar", "querer", "pretender" - todos verbos transitivos diretos. - Em nvel culto formal, Luft recomenda a sintaxe originria.

3 - Assistir
Sentido: Ajudar; auxiliar. De acordo com o ensino tradicional Verbo: Transitivo indireto Preposio: a Exemplo: O mdico assiste ao doente. Observao: Esta a regncia primitiva. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Emprega-se tambm como transitivo direto. Exemplo: O mdico assiste o doente. Observao: uma evoluo regencial sob a presso de "ajudar", "auxiliar" - verbos transitivos diretos.

4 - Assistir
Sentido: Presenciar. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo indireto Preposio: a Exemplo: Assisti ao filme. Observao: Esta a regncia primria, original. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Emprega-se tambm como transitivo direto. Exemplo: Assisti o filme. Observaes: - uma evoluo regencial sob a presso de semntica de "ver" - verbo transitivo direto. - A forma passiva "o filme foi assistido" comprova a transitivao do verbo. - De acordo com luft, o mais que se pode aconselhar a sintaxe original, tradicional.

5 - Chegar
Sentido: Atingir o trmino do movimento de ida ou vinda. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo indireto Preposio: a Exemplo: Chegou cedo escola. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Transitivo indireto Preposio: em Exemplo: Chegou cedo na escola. Observaes: - A preposio "em" exclusiva diante da palavra "casa". Exemplo: Chegou em casa. - No Brasil, usa-se muito a construo com a preposio "em". , portanto, um brasileirismo. Exemplo: Quando ele chegou na porta da cozinha. - "J se tolera o "chegou em" na linguagem escrita". (Slvio Elia). - Luiz Carlos Lessa e R. Barbadinho Neto confirmam amplamente essa regncia entre os modernistas. - Mesmo assim, Luft entende que, em texto escrito culto formal, melhor se ajusta o "Chegar a".

6 - Ir
Sentido: Deslocar-se de um lugar para outro. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo indireto Preposio: para, a Exemplos: - Para: Quando h inteno de permanecer, de fixar residncia. "Ir para Porto Alegre". - A: Quando h inteno de no se demorar, de no fixar residncia. "Ir a Porto Alegre". De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Transitivo indireto Preposio: em Exemplo: Ir no colgio. Observaes: - A regncia"ir em" tpica da fala brasileira, podendo at ser sobrevivncia da lngua arcaica. - "Os portugueses dizem ir cidade. Os brasileiros, na cidade. Eu sou brasileiro". (Mrio de Andrade). - Na fala brasileira, prevalece o emprego de "para", sobre o "a". Apesar disso, Luft recomenda o "ir a" /

"ir para" na linguagem culta formal, sobretudo escrita.

7 - Morar
Sentido: Ter habitao ou residncia; habitar. De acordo com o ensino tradicional: Preposio: "em", em todos os contextos Exemplos: - Moro em Porto Alegre. - Moro na Rua da Saudade. De acordo com a realidade lingstica atual: Preposio: Emprega-se tambm com a preposio "a" com o substantivo "rua", e menos freqentemente, com outros femininos, como "avenida", "praa", "travessa", na linguagem escrita de jornal, tabelionato, etc.

8 - Namorar
Sentido: Cortejar. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo direto Exemplos: - Namorar algum. - Namor-lo. Observao: Esta a regncia primitiva. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Transitivo indireto Preposio: com Exemplo: Namorar com algum.

9 - Obedecer (desobedecer)
Sentido: Submeter-se vontade de algum. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo indireto Preposio: a Exemplo: Obedeo aos pais. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Emprega-se tambm como transitivo direto. Exemplo: Obedeo os pais. Observaes: - Entre os clssicos antigos, aparece como transitivo direto. - Os modernistas tambm empregam esta construo. - A passiva vista como normal. - Luft recomenda na linguagem culta formal a construo com objeto indireto. - A mesma descrio vale para o verbo "desobedecer".

10 - Pagar
Sentido: Satisfazer dvida, encargo, etc. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo direto e indireto; objeto direto do que se paga e objeto indireto de pessoa (a quem se paga) Exemplos: - Paguei a consulta. - Paguei ao mdico. - Paguei a consulta ao mdico. Observao: Esta a sintaxe originria. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Emprega-se tambm como objeto direto de pessoa. Preposio: com Exemplo: Paguei o mdico. Observao: - Os puristas condenam esta construo. - Segundo Luft, quando muito, pode-se dizer que, na lngua escrita formal, a sintaxe "pagar a algum",

"pagar-lhe" prefervel a "pagar algum".

11 - Pisar
Sentido: Pr os ps sobre. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo direto Exemplo: No pise a grama. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Transitivo indireto Preposio: em Exemplo: - No pise na grama. - Pisar em ovos. - Pisar nos calos.

12 - Preferir
Sentido: Dar primazia a. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo direto e indireto Preposio: a Exemplo: Prefiro o azul ao vermelho. Observao: Esta a sintaxe primria. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Tambm ocorrem as construes "preferir antes ou mais ((do) que)". Exemplos: - Prefiro mais a msica do que a pintura. - Prefiro antes a msica que a pintura. Observaes: - H abonaes literrias dessa regncia. - Segunto Nascentes, "no h erro nenhum nas expresses "preferir antes ou preferir do que"". - De acordo com Luft, "Mesmo assim, em lingua culta formal, cabe a sintaxe primria".

13 - Querer
Sentido: Ter afeto; amar; estimar. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo indireto Preposio: a Exemplo: - Quer a algum. - Querer-lhe. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Emprega-se tambm como verbo transitivo direto. Exemplo: - Quer algum. - Quer-lo. Observao: - inovao regencial por influncia de "amar" - verbo transitivo direto. - Para Luft, pode-se recomendar a variante com objeto indireto (querer a algum), na modalidade culta formal, sem, no entanto, condenar a outra (quer-la).

14 - Sentar
Sentido: Tomar assento. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo indireto Preposio: a Exemplo: Sentar-se mesa. Observao: Esta a sintaxe originria. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Verbo transitivo indireto Preposio: Emprega-se tambm com a preposio "em" Exemplo: Sentar-se na mesa.

Observao: - "Sentar em" um brasileirismo. - De acordo com Luft, "Em linguagem culta formal, mantenha-se a sintaxe primitiva".

15 - Visar
Sentido: Ter em mira; ter em vista; objetivar. De acordo com o ensino tradicional: Verbo: Transitivo indireto Preposio: a Exemplo: Eles visam a fins nobres. Observao: Esta a regncia primria, originria. De acordo com a realidade lingstica atual: Verbo: Emprega-se tambm como verbo transitivo direto. Exemplo: Eles visam fins nobres. Observao: - uma inovao regencial sob a presso semntica de "pretender", "buscar" - verbos transitivos diretos. - Vrios gramticos e dicionaristas registram esta sintaxe.

16 - De + o/a + substantivo + infinitivo ou De + pronome + infinitivo


De acordo com o ensino tradicional: - No se contrai a preposio e o artigo neste tipo de construo. Exemplos: - H possibilidade de o chefe se atrasar. - Est na hora de o trem partir. - Apesar de ele se mostrar indiferente, muito solidrio. - Isso se deve ao fato de o portugus ser assim. De acordo com a realidade lingustica atual: - natural a contrao da preposio com o artigo ou com o pronome. Exemplo: Est na hora do trem partir.

17 - Entregar a domiclio/Em domiclio


De acordo com o ensino tradicional (regra purista): A Domiclio: Com verbos que indicam movimento. - Exemplo: Ir a domiclio. Enviar encomendas a domiclio. Em Domiclio: Com verbos que no indicam movimento. - Exemplo: Dar aulas em domiclio. Fazer as unhas em domiclio. De acordo com a realidade lingustica atual: - Usa-se "a domiclio" em ambos os casos. Exemplo: Entrega a domiclio.

18 - Complemento comum a verbos de regncia diferente


De acordo com o ensino tradicional (regra purista): Verbos com regncia diferente no podem reger um mesmo complemento. Estariam, pois, erradas as frases: - Entraram e saram da sala (entrar em/sair de). - Compreendeu e participou da alegria do marido (Compreender algo/participar de algo). - Fui e voltei a Porto Alegre (ir a/voltar de). O correto seria: - Entraram na sala e saram dela. - Compreendeu a alegria do marido e participou dela. - Fui a Porto Alegre e voltei (de Porto Alegre). De acordo com a realidade lingustica atual: - Prefere-se a construo simplificada. Exemplo: Entraram e saram da sala.

Вам также может понравиться