Вы находитесь на странице: 1из 13

CARTA UNESCO-UIA PARA A FORMAAO EM ARQUITETURA

Versao revisada 2011

CARTA UNESCO/UIA PARA A FORMAO EM ARQUITETURA Verso revisada 2011

Prembulo Ns, arquitetos, envolvidos com o futuro desenvolvimento qualitativo do ambiente construdo em um mundo de rpidas mudanas, acreditamos que a arquitetura envolve tudo que influencia o modo no qual, o ambiente construdo planejado, projetado, feito, usado, equipado, e incorporado a paisagem e conservado. Ns somos responsveis pela melhoria da educao e da formao dos futuros arquitetos para permitir que eles encontrem as expectativas da sociedade mundial do Sculo XXI para a sustentabilidade dos assentamentos humanos em cada patrimnio cultural. Ns estamos cientes do fato de que, apesar de muitas contribuies importantes e algumas vezes contribuies espetaculares da nossa profisso, surpreendentemente, h apenas uma pequena percentagem do ambiente construdo, atualmente concebida e realizada por arquitetos e urbanistas. H ainda espao para o desenvolvimento de novas tarefas para a profisso quando os arquitetos comearem a ficar atentos ao aumento das necessidades identificadas e das possibilidades oferecidas nas reas, as quais no tm sido, at agora, o envolvimento maior da profisso. Diversidade ainda maior ainda necessria, portanto, na prtica profissional e, como consequncia, na educao e formao na arquitetura. O objetivo bsico da educao formar o arquiteto como generalista. Isto particularmente verdadeiro para aqueles que trabalham em um contexto desenvolvido, onde os arquitetos podem aceitar o papel de facilitador, ao contrrio de provedor, e onde a profisso pode encontrar novos desafios. No h dvida de que a capacidade do arquiteto para resolver problemas, pode contribuir, enormemente, para tarefas tais como desenvolvimento da comunidade, programas de auto-ajuda, facilidades educacionais, etc., e portanto fazer uma contribuio significante para a melhoria da qualidade de vida daqueles que no so considerados cidados em seus plenos direitos e daqueles que no fazem parte da clientela usual dos arquitetos. 0. Objetivos

O objetivo desta Carta que seja usada, num primeiro momento, na criao de uma rede global de educao em arquitetura dentro da qual as realizaes individuais possam ser compartilhadas e que isto possa melhorar o entendimento de que a formao em arquitetura consiste em um dos desafios mais significantes do mundo contemporneo, tanto ambiental quanto profissional. Ns, portanto, declaramos: I. 0. CONSIDERAES GERAIS Que os educadores tm o dever de preparar os arquitetos para formular novas solues para o presente e para o futuro j que a nova era trar graves e complexos desafios com respeito degradao social e funcional de muitos assentamentos humanos. Esses desafios podem incluir urbanizao global e o consequente esgotamento de ambientes existentes, uma severa falta de habitao, servios urbanos e infraestrutura social, e a crescente excluso de arquitetos em projetos para o ambiente construdo.

1.

Que a arquitetura, a qualidade dos edifcios e a forma na qual se relacionam com o seu entorno, o respeito ao ambiente natural e construdo bem como ao patrimnio cultural coletivo e individual, so problemas de interesse pblico. Que de interesse publico assegurar que os arquitetos so habilitados para compreender as caractersticas regionais e para dar a expresso prtica s necessidades, expectativas e a melhoria da qualidade de vida dos indivduos, grupos sociais, comunidades e assentamentos humanos. Que os mtodos para educao e formao dos arquitetos deveriam ser variados, a fim de desenvolver uma riqueza cultural e permitir a flexibilidade no desenvolvimento do curriculum para responder s mudanas das demandas e dos requisitos dos clientes (incluindo os mtodos de entrega de projetos), dos usurios, da indstria da construo e da profisso de arquiteto, enquanto ciente das motivaes polticas e financeiras por trs de tais mudanas. Que, sujeito ao reconhecimento da importncia de costumes e prticas regionais e culturais e a necessidade de diferenas no curriculum para acomodar estas variaes, uma base comum existente dentro dos mtodos pedaggicos usados, e atravs do estabelecimento de capacidades, isto permitir que pases, escolas de arquitetura e organizaes profissionais avaliem e aprimorem a educao dada aos futuros arquitetos. Que o aumento da mobilidade dos arquitetos entre diferentes pases precisa de reconhecimento mtuo ou validao dos graus individuais, certificados ou outra evidencia da qualificao formal. Que o reconhecimento mtuo dos graus, diplomas, certificados e outras evidncias de uma qualificao formal para a prtica no campo da arquitetura tm de ser baseado em critrios objetivos, garantindo aos portadores de tais qualificaes receberem e continuarem a receber o tipo de formao e treinamento reclamados nesta Carta. Que a viso do mundo futuro, cultivada nas escolas de arquitetura, deveria incluir as seguintes metas: uma qualidade de vida decente para todos os habitantes dos assentamentos humanos. a aplicao tecnolgica que respeite as necessidades sociais, culturais e estticas das pessoas e que esteja ciente do uso apropriado dos materiais na arquitetura e do custo de manuteno inicial e futuro. um desenvolvimento ecolgico balanceado e sustentvel do ambiente construdo e natural, incluindo o uso racional de recursos disponveis. uma arquitetura a qual valorizada como propriedade e responsabilidade de todos.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

Que os tpicos relacionados arquitetura e ao meio ambiente deveriam ser introduzidos como parte da educao geral no ensino fundamental e mdio, porque uma conscincia prematura do ambiente construdo importante tanto para os futuros arquitetos quanto para os futuros clientes e usurios dos edifcios.

9.

Que sistemas para o desenvolvimento do programa de educao continuada profissional deveriam ser estabelecidos para os arquitetos desde que a formao em arquitetura nunca deveria ser considerada um processo fechado, mas um no qual o aprendizado seja para a vida inteira. Que a educao sobre o patrimnio arquitetnico essencial para: ! Compreender a sustentabilidade, o contexto social e o sentido de lugar nos projetos de edifcios, e ! transformar a mentalidade do profissional de arquitetura para que os seus mtodos criativos faam parte de um processo cultural contnuo e harmonioso (Refere-se ao Apndice X, artigo sobre Educao Patrimonial da UIA, do Grupo 7 da Comisso de Educao da UIA, sobre Educao Patrimonial, Turim 2008). Que a diversidade cultural, a qual necessria para a humanidade assim como a biodiversidade para a natureza, o patrimnio comum de toda a humanidade e deveria ser reconhecida e compreendida para o benefcio da gerao atual e de geraes futuras. (Refere-se Declarao Universal da UNESCO, de novembro de 2011, sobre a Diversidade Cultural. htpp://unesdoc.unesci.org/images/0012/001271/127160m.pdf).

10.

11.

II 0.

OBJETIVOS DA EDUCAO EM ARQUITETURA Que a educao em arquitetura desenvolva a capacidade nos estudantes de estarem aptos para conceber, projetar, compreender e realizar o ato de construir dentro do contexto da prtica arquitetnica a qual equilibra a tenso entre emoo, razo e intuio, e a qual d forma fsica s necessidades individuais e coletivas. Que a arquitetura uma disciplina a qual colhe conhecimento das cincias humanas, de cincia social e fsica, de tecnologia, de cincia ambiental e das artes criativa e liberal. Que a educao direcionada qualificao formal e a permisso da prtica profissional no campo da arquitetura tenha que ser garantida como de nvel universitrio/tercirio e com a disciplina de arquitetura como o assunto principal e que a mesma esteja disponvel em universidades, politcnicos e academias. Esta educao deve manter um equilbrio entre teoria e prtica. Que a formao em arquitetura inclua os seguintes objetivos fundamentais: Habilidade para criar projetos arquitetnicos que cumpram aos requisitos estticos e tcnicos. Conhecimento adequado da histria e das teorias de arquitetura e das artes, tecnologias e cincias humanas relacionadas. Conhecimento adequado das belas artes como uma influncia na qualidade da concepo arquitetnica. Conhecimento adequado do planejamento urbano, planejamento e das capacidades necessrias em processos de planejamento.

1.

2.

3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4.

3.5. 3.6. 3.7. 3.8. 3.9. 3.10. 3.11. 3.12. 3.13. 3.14. 3.15. 3.16.

Entendimento da relao entre pessoas e edifcios, e entre edifcios e o seu entorno, e da necessidade de relacionar os edifcios e os espaos entre eles com as necessidades e a escala humana. Entendimento da profisso de arquitetura e do papel do arquiteto na sociedade, em particular na preparao de projetos que levem em considerao os fatores sociais. Entendimento dos mtodos de investigao (pesquisa) e elaborao de cadernos de encargos de projetos. Entendimento dos problemas da concepo estrutural, da construo e da engenharia associados ao projeto de edifcios. Conhecimento adequado dos problemas fsicos e tecnolgicos, e da funo dos edifcios, de modo a proporcionar-lhes condies internas de conforto e proteo contra o clima. Habilidades de projeto necessrias para atender as necessidades dos usurios do edifcio, dentro dos limites impostos pelo fator custo e pelas regulamentaes das construes. Conhecimento adequado das indstrias, das organizaes, das regulamentaes e dos procedimentos implicados na concretizao dos projetos em construo e na integrao dos planos no planejamento geral. Conscincia da responsabilidade para com os valores sociais, culturais, urbanos, arquitetnicos e ambientais, bem como com o patrimnio arquitetnico. Conhecimento adequado dos meios para atingir projetos ecologicamente responsveis e a conservao e reabilitao do meio-ambiente. Desenvolvimento de competncia criativa em tcnicas construtivas, fundamentada em uma compreenso abrangente das disciplinas e mtodos construtivos relacionados arquitetura. Conhecimento adequado de financiamento de projetos, gerenciamento de projetos, controle de custos e mtodos de entrega do projeto. Formao em tcnicas de pesquisa como uma parte inerente ao aprendizado em arquitetura, tanto para alunos quanto para professores. Que a educao em arquitetura envolva a aquisio das seguintes capacidades: CONCEPO Capacidade de ativar a imaginao, pensar de forma criativa, inovar e fornecer liderana em concepo. Capacidade de coletar informaes, definir problemas, aplicar anlises e julgamentos crticos e formular estratgias de ao. Capacidade de pensar tridimensionalmente na explorao da concepo. Capacidade de reconciliar fatores divergentes, integrar conhecimento e aplicar as habilidades na criao de uma soluo de concepo. CONHECIMENTO

4. 4.1.

4.2.

4.2.1. Estudos culturais e artsticos Capacidade de agir com conhecimento dos precedentes histricos e culturais da arquitetura local e mundial. Capacidade de agir com conhecimento das belas artes como influncia na qualidade da concepo arquitetnica. Compreenso das questes de patrimnio no ambiente construdo. Conscincia das relaes entre a arquitetura e outras disciplinas criativas.

4.2.2. Estudos sociais. Capacidade de agir com um conceito do social, e de trabalhar com clientes e usurios que representam as necessidades da sociedade. Capacidade de desenvolver estudos preliminares atravs da definio das necessidades da sociedade e clientes, e de pesquisar e definir os requisitos contextuais e funcionais para diferentes tipos de ambientes construdos. Entendimento do contexto social no qual os ambientes construdos so adquiridos, de ergonomia e requisitos de espao e questes de equidade e acesso. Conscincia de cdigos relevantes, regulamentao e padres para planejamento, projeto, construo, sade, segurana e uso do ambiente construdo. Conscincia da filosofia, poltica, e tica relacionadas arquitetura.

4.2.3. Estudos Ambientais Habilidade de atuar com o conhecimento de sistemas naturais e ambientes construdos. Entendimento das questes de conservao e gerenciamento de resduos. Entendimento do ciclo de vida dos materiais, das questes sobre sustentabilidade ecolgica, impactos ambientais, projeto de reduo de energia, bem como de sistemas passivos e o gerenciamento dos mesmos. Conscientizao da histria e da prtica da arquitetura paisagstica, de desenho urbano, bem como de planejamento territorial e nacional e de suas relaes com a demografia local e global e os seus recursos. Conscientizao do gerenciamento de sistemas naturais, tendo em conta os riscos de desastres naturais.

4.2.4 Estudos Tcnicos Conhecimento tcnico sobre estrutura, materiais e construo. Habilidade para atuar com competncia tcnica inovadora no uso das tcnicas de construo e da compreenso da evoluo das mesmas. Entendimento dos processos das tcnicas de projeto e de integrao de estrutura, tecnologias de construo e sistemas de servios em um todo funcional e eficaz. Entendimento de sistemas de servios bem como de sistemas de transporte, comunicao, manuteno e segurana. Conscientizao do papel dos processos de documentao e especificao tcnica na realizao da concepo, e dos processos de construo, custo, planejamento e controle.

4.2.5. Estudos de Concepo Conhecimento da teoria e dos mtodos de concepo. Compreenso dos procedimentos e processos de concepo. Conhecimento de precedentes de concepo e de crtica arquitetnica.

4.2.6. Estudos profissonalizantes Capacidade para compreender diferentes formas de aquisio de servios de arquitetura. Entendimento do funcionamento da indstria da construo e do seu desenvolvimento, das reas de finanas, de investimento imobilirio e de manuteno de infraestrutura. Entendimento do papel potencial dos arquitetos em reas convencionais e novas formas de atividade em um contexto internacional. Entendimento dos princpios de negcios e a sua aplicao no desenvolvimento do ambiente construdo, gerenciamento de projeto e o funcionamento da consultoria profissional. Entendimento de tica profissional e de cdigos de conduta que se aplicam na prtica da arquitetura e das responsabilidades legais dos arquitetos quando dizem respeito aos registros, praticas e contratos de construo.

4.3.

HABILIDADES Habilidade para trabalhar em colaborao com outros arquitetos e membros de equipes interdisciplinares. Capacidade de agir e de comunicar idias atravs da colaborao, do discurso, dos custos, da escrita, do desenho, da modelagem e da avaliao. Habilidade para utilizar recursos manuais, eletrnicos, grficos e de maquetes para explorar, desenvolver, definir e comunicar proposta de concepo. Entendimento de sistemas de avaliao que utilizam recursos manuais e/ou eletrnicos para a avaliao de desempenho do ambiente construdo.

5. 5.1.

Que os indicadores quantitativos necessrios so: O equilbrio entre a aquisio de disciplinas e capacidades citadas nas Sees II.3 e II.4 requer um perodo no menor de 5 anos de estudos de tempo integral em um Programa de Ensino de uma Universidade acreditada ou em instituio equivalente. Aos graduados em arquitetura ser exigido ter concludo pelo menos dois anos de experincia/treinamento/estgio aceitvel antes do registro/licena/certificado para a prtica como arquiteto (mas com o objetivo de alcanar a um perodo de trs anos), enquanto permitir flexibilidade para equivalncia, no qual um ano pode ser obtido antes da concluso dos estudos acadmicos.

5.2.

III. CONDIES ACREDITADA

REQUESITOS

PARA

UMA

ESCOLA

A fim de atingir os Objetivos acima mencionados, as seguintes condies e requisitos devem ser levados em conta: 1. Que ateliers, laboratrios, instalaes para pesquisas, estudos avanados, bibliotecas, informaes e intercambio de dados para as novas tecnologias devam ser introduzidos nas escolas de arquitetura.

2.

Que a fim de promover um entendimento comum e elevar o nvel da formao em arquitetura, a criao de uma rede mundial de comunicao entre professores e estudantes seniores seja to necessria quanto uma rede regional para promover o entendimento de diversidade climtica, materiais, prticas vernaculares e culturais. O uso de examinadores externos um mtodo reconhecido para atingir e manter padres comparveis nacionais e globais. Que cada instituio de ensino deva ajustar o nmero de estudantes de acordo com a sua capacidade de ensino e que a seleo de estudantes deva ser em relao s aptides necessrias para uma formao bem sucedida em arquitetura, e que isto deva ser aplicado por meio de um processo de seleo adequado no momento de entrada em cada curso. Que a relao entre o nmero de professores/estudantes deva refletir a metodologia de ensino do projeto necessria para se obter as capacidades mencionadas acima, o ensino do projeto deva ser uma parte maior do processo de aprendizado. Que o trabalho individual no projeto com dilogo direto professor/estudante deva formar a base do perodo de aprendizagem, a interao contnua entre prtica e ensino da arquitetura deve ser incentivada e protegida, e o trabalho de concepo do projeto deve ser uma sntese dos conhecimentos adquiridos e das habilidades associadas. Que o desenvolvimento de habilidades para o desenho convencional seja ainda uma exigncia do programa educacional e que a moderna tecnologia computacional personalizada e o desenvolvimento de softwares especializados tornem imperativo o ensino do uso do computador em todos os aspectos da formao em arquitetura. Que a pesquisa e a publicao devam ser consideradas atividades inerentes de educadores em arquitetura e possam abranger mtodos aplicados e experincias na prtica arquitetnica, trabalho de projeto e mtodos de construo, bem como as disciplinas acadmicas. Que as instituies de ensino devam criar sistemas de autoavaliao e avaliao por instituies semelhantes seja realizada em intervalos regulares e incluir num painel de avaliao, professores adequadamente experientes de outras escolas ou de outros pases e arquitetos praticantes, ou aprovados pelo Sistema de Validao UNESCO/UIA ou por outro sistema reconhecido. Que a educao deva ser formalizada atravs da demonstrao individual de capacidade no fim do programa dos estudos, a parte principal sendo a apresentao de um projeto de arquitetura que demonstre os conhecimentos adquiridos e as habilidades concomitantes. Para este propsito, a banca dever ser constituda por uma equipe interdisciplinar, incluindo examinadores externos escola os quais possam ser arquitetos atuantes no mercado ou professores de outras escolas ou pases, mas que tenham experincia e expertise no processo de avaliao para este nvel.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

Que, a fim de beneficiar-se da grande variedade de mtodos de ensino, incluindo ensino distncia, programas de intercmbio para professore e estudantes de nveis avanados so desejveis. Trabalhos Finais de Graduao poderiam ser compartilhados entre as escolas de arquitetura com meio de facilitar a comparao entre resultados e a autoavaliao de estabelecimento de ensino, atravs de um sistema de premiao internacional, exposies e publicaes na internet.

IV.

CONCLUSO

Esta Carta foi criada por uma iniciativa da UNESCO e da UIA para ser aplicada internacionalmente educao arquitetural e necessita da garantia de proteo, desenvolvimento e ao urgente. A Carta constitui um arcabouo que estabelece uma direo e orientao para estudantes e professores de todos os estabelecimentos envolvidos na educao e formao em arquitetura e planejamento. Ela concebida como um documento dinmico que ser revisado regularmente, levando em considerao novas orientaes, necessidades e desenvolvimento da prtica profissional, bem como nos sistemas de ensino. Alm de todos os aspectos estticos, tcnicos e financeiros da responsabilidade profissional, a maior preocupao expressa nesta Carta, o compromisso social da profisso, i.e., a conscientizao do papel e da responsabilidade do arquiteto na sua respectiva sociedade, bem como a melhoria da qualidade de vida atravs dos assentamentos humanos sustentveis.

A Carta UNESCO/UIA inicialmente aprovada em 1996 foi composta por um grupo de 10 experts, coordenado por Fernado Ramos Galino (Espanha), e incluindo: Lakhman Alwis (Sri Lanka), Balkrishna Doshi (ndia), Alexandre Koudryavtssev (Russia), Jean-Pierre Elog Mbassi (Benin), Xavier Cortes Rocha (Mxico), Ashraf Salama (Egito), Roland Schweitzer (Frana), Roberto Segre (Brasil), Vladimir Slama (Repblica Tcheca), Paul Virilio (Frana). Este texto foi revisado em 2004/2005 pelo Comit de Avaliao UNESCO/UIA para a Formao em Arquitetura, em colaborao com a Comisso Formao da UIA. Os autores desta reviso foram: Jaime Lerner (Brasil) representando a UIA e Wolf Tochtermann (Alemanha), representando a UNESCO, coPresidentes, Fernando Ramos Galino (Espanha), Relator Geral, Brigitte Colin (Frana), representando UNESCO, Jean-Claude Riquet (Frana), Secretrio Geral UIA e os membros regionais a seguir: Ambrose A. Adebayo (frica do Sul), Louise Cox (Austrlia), Nobuaki Furuya (Japo), Sara Maria Giraldo Mejia (Colombia), Paul Hyett (Reino Unido), Alexandre Koudryavtsev (Russia), Said Mouline (Marrocos), Alexandru Sandu (Romnia), James Scheeler (Estados Unidos), Roland Schweitzer (Frana), Zakia Shafie (Egito), Vladimir Slapeta (Repblica Tcheca), Alain Viaro (Sua), Enrique Vivanco Riofrio (Equador). Este texto foi revisado em 2008-2011 pela Comisso Formao UIA. Os autores desta reviso so: Louise Cox (Austrlia) Presidente da UIA, Fernando Ramos Galino (Espanha) e Sungjung Chough (Coria do Sul), co-Diretores da Comisso de Ensino UIA, Wolf Tochtermann (Alemanha), Co-Presidente do Conselho de Avaliao UNESCO-UIA para a educao em arquitetura representando a UNESCO, Roland Schweitzer (Frana), Alain Viaro (Sua), Alexandre Koudryavtsev (Russia), Vladimir Slapeta (Repblica Tcheca), Patricia-Mora Morales (Costa Rica), Kate Schwennsen (Estados Unidos), Nobuaki Furuya (Japo), Rodney Harber (frica do Sul), Zakia Shafie (Egito), em colaborao com os membros a seguir dos Grupos de Reflexo da Comisso de Educao da UIA: Jrg Joppien (Alemanha), Giorgio Cirilli (Itlia), Nana Kutateladze (Georgia), James Scheeler (Estados Unidos), Hector Garcia Escorza (Mxico), George Kunihiro (Japo), Magda Mostafa (Egito), Seif A. Alnaga (Egito).

Traduo portuguesa: Mauro SANTORO CAMPELLO, Co-diretor para a Regiao III, Comisso formao da UIA, junho 2013

Вам также может понравиться