Вы находитесь на странице: 1из 16

PSTV

2013.2
RECOMENDAES IMPORTANTES: 1. Este Caderno contm 60 questes, todas de mltipla escolha (numeradas em algarismos arbicos). Confira a numerao das questes e o nmero de pginas, antes de responder a prova. Em caso de falhas na impresso ou falta de alguma questo, solicite imediata substituio do Caderno. 2. Cada questo de mltipla escolha contm apenas uma alternativa correta. 3. Preencha, na folha de respostas, o espao correspondente alternativa escolhida, utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. 4. No permitida a utilizao de nenhum material de consulta que no seja o fornecido pela COMPROV. 5. Durante a prova o candidato no dever levantar-se ou comunicar-se com outros candidatos. 6. A durao da prova de trs horas, j includo o tempo destinado ao preenchimento da Folha de Respostas. 7. O candidato ser avisado de que o tempo de prova estar chegando ao final, quando faltarem 30 minutos. 8. Permanecer na sala onde realiza a prova por, no mnimo, 2 (duas) horas. 9. Deixar o local de prova com o seu gabarito, no mnimo, aps 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos do incio da prova. 10. A desobedincia a qualquer uma das determinaes constantes nas presentes instrues ou na folha de respostas poder implicar na anulao da prova do candidato.

GABARITO - PSTV 2013.2

L NG UA
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

PO RT UG UE S A
31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60.

PSTV

2 0 1 3 . 2

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO I para responder s questes 1 e 2. Alan Turing, o pai da computao Nascido em Londres em 23 de junho de 1912, Alan Turing considerado um dos principais cientistas da computao e tido como um dos responsveis pela formalizao do conceito de algoritmo, tendo desempenhado um papel fundamental na criao do computador moderno. Apesar de ter estado envolvido com a rea de espionagem durante a maior parte de seu trabalho, sua consagrao se deu aos 24 anos, com a projeo de uma mquina capaz de fazer operaes matemticas. Demonstrando de que maneira um sistema automtico poderia manipular smbolos de um sistema de regras, a mquina de Turing indicou que sistemas complexos poderiam ser construdos. Este e outros projetos fizeram com que Turing ficasse conhecido como o pai da cincia da computao. Seu amplo conhecimento na rea fez com que trabalhasse para o servio de inteligncia britnico durante a Segunda Guerra Mundial, atuando em um centro especializado em quebrar cdigos. Ainda durante a Segunda Guerra, Turing foi responsvel por liderar o projeto que resultou no computador ingls Colossus. Utilizando smbolos perfurados em fitas de papel, o equipamento processava a uma velocidade de 25 mil caracteres por segundo e sua misso era quebrar cdigos alemes ultrassecretos. (FRAGA, R. http://www.techtudo.com.br/noticias. Acesso em 08/9/201 3, com adaptaes.)

1. A importncia de Turing foi reconhecida I durante a Segunda Guerra Mundial, por seu trabalho de desvendar cdigos. II antes de ele participar do servio de inteligncia britnico. III por volta de 1936, pelos trabalhos realizados nessa poca. IV antes da ecloso da Segunda Guerra Mundial, que se deu em 1939. Est(o) correta(s) apenas: a) I e III. b) II e III. c) II, III e IV. d) III e IV. e) I.

2. Em Apesar de Turing ter estado envolvido com a rea de espionagem durante a maior parte de seu trabalho, sua consagra o se deu com a projeo de uma mquina capaz de fazer operaes matemticas, o uso da locuo prepositiva a) indica que a orientao argumentativa do texto remete valorizao do trabalho de espionagem de Turing. b) mostra que, para o autor, tanto o trabalho de espionagem quanto a projeo da mquina foram importantes. c) demonstra que, para o autor, o trabalho negativo de espionagem superado pelo da projeo da mquina. d) comprova que o trabalho de espionagem teve menos relevncia do que a projeo da mquina. e) chama a ateno para o trabalho desenvolvido na espionagem, com a quebra de cdigos.

Textos II e III, para responder s questes 3 e 4. Texto II Aos 40 anos, Turing sofreu um processo criminal devido ao seu homossexualismo, ato considerado ilegal no Reino Unido na poca. Como alternativa priso, submeteu-se ao tratamento com hormnios femininos e castrao qumica. Dois anos depois, pouco antes de completar 42 anos de vida, Turing foi encontrado morto em sua casa devido a um envenenamento por cianeto. Em 2009, o primeiro-ministro britnico Gordon Brown desculpou-se publicamente em nome do governo pela maneira com que Turing foi tratado aps o fim da Guerra. (FRAGA, R. http://www.techtudo.com.br/noticias. Acesso em 08/9/201 3.)

Texto III Turing era brilhante, mas tambm era homossexual - numa poca em que isso era ilegal, perseguido e considerado uma doena na Inglaterra. Foi processado, humilhado e, para no ser preso, teve que se submeter ao 'tratamento' com injees de hormnio feminino. Pouco antes de fazer 42 anos, Alan Turing morreu por ingesto de cianureto - suicdio, embora a me de Turing tenha defendido que a morte fora 'acidental'. Em setembro de 2009, depois de uma campanha pela internet que angariou milhares de apoiadores, o ento primeiroministro britnico Gordon Brown pediu desculpas formais pblicas, em nome do governo do Reino Unido, pelo tratamento vergonhoso dado a Alan Turing. (http://tecnologia.terra.com.br/noticias. Acesso em 08/9/2013)

01

PSTV 3.

2 0 1 3 . 2

O texto III pode ser considerado como uma parfrase do texto II,

a) marcada pela presena do autor em seu dizer, ao contrrio do texto II. b) marcada pela adeso do autor ao que est dito, de forma idntica do autor do texto II. c) caracterizada pelo distanciamento do autor em relao a seu dizer, assim como tambm o texto II. d) escrita de forma objetiva e neutra, focalizando a vida pessoal de Turing, como est no texto II. e) elaborada com o engajamento do autor na busca da verdade, diferentemente do texto II. 4. Em Turing era brilhante, mas tambm era homossexual (texto III, 1), o uso da conjuno adversativa I demonstra o julgamento de Turing feito pelo autor do texto. II demonstra uma desvalorizao da capacidade intelectual de Turing. III revela preconceito por parte do autor do texto. IV introduz um argumento contrrio ao que foi dito antes. Esto corretas apenas: a) I e II. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) I, III e IV. e) I e IV.

Texto IV, para responder s questes 5 e 6.

(http://www.humordaterra.com/2011/06/10/tirinhas-fantasticas-do-vida-de-programador/. Acesso em 08/9/2013).

5. O tom humorstico da tirinha reside na (no) a) variedade lingustica utilizada pelo programador. b) desconhecimento de programas computacionais pelo chefe. c) dilogo desconfiado entre o chefe e o programador. d) impacincia do programador em ouvir o chefe. e) conversa base de variedades lingusticas diversas. 6. Observe o uso de sempre no segundo e no quarto quadrinho e assinale o que estiver correto. I No 2 quadrinho, se for colocado antes ou depois de fazendo, no altera o sentido do pedido do chefe. II No 2 quadrinho, indica que o chefe quer explicao em todos os momentos do trabalho do programador. III No 4 quadrinho, refere-se frequncia com que ocorre o trabalho do programador e sua explicao. IV No 4 quadrinho, associado ao que, indica simultaneidade de aes presentes no pedido do chefe. Esto corretos apenas: a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) II e IV. e) I e IV.

02

PSTV

2 0 1 3 . 2

7. De que maneira os enunciados abaixo (retirados de Veja, 1/8/12, p.17) podem se estruturar, formando um texto coeso, coerente e seguindo a norma padro contempornea do portugus? - A internet no a soluo para nenhum dilema preexistente da humanidade. - Algumas instituies do diretrizes em excesso aos profissionais. - Os grandes avanos da cincia foram conquistados por pessoas. - Oferecemos aos cientistas toda a liberdade para suas pesquisas. - Tome como exemplo a criao da internet. - Algumas instituies limitam em demasia o campo de investigao dos cientistas. - As pessoas no estavam tentando resolver um problema especfico. a) Algumas instituies limitam em demasia o campo de investigao dos cientistas. Elas do diretrizes em excesso aos profissionais. Oferecemos aos cientistas toda a liberdade para suas pesquisas. Tome como exemplo a criao da internet, que no a soluo para nenhum dilema preexistente da humanidade. Assim, os grandes avanos da cincia foram conquistados por pessoas que no estavam tentando resolver um problema especfico. b) Oferecemos aos cientistas toda a liberdade para suas pesquisas. Algumas instituies do diretrizes em excesso a esses profissionais, limitando em demasia seu campo de investigao. Os grandes avanos da cincia foram conquistados por pessoas que no estavam tentando resolver um problema especfico. Tome como exemplo a criao da internet. Ela no a soluo para nenhum dilema preexistente da humanidade. c) Oferecemos aos cientistas toda a liberdade para suas pesquisas. Algumas instituies do diretrizes em excesso a esses profissionais e limitam em demasia o campo de investigao dos mesmos. Os grandes avanos da cincia foram conquistados por pessoas, que elas no estavam tentando resolver um problema especfico. Tome como exemplo a criao da internet, onde ela no a soluo para nenhum dilema preexistente da humanidade. d) Os grandes avanos da cincia foram conquistados por pessoas, quando elas no estavam tentando resolver um problema especfico. Como exemplo, tome a criao da internet. A mesma no a soluo para nenhum dilema preexistente da humanidade. Por isso, oferecemos aos cientistas toda a liberdade para suas pesquisas, ao contrrio de algumas instituies em que elas do diretrizes em excesso aos profissionais e limitam em demasia o campo de investigao dos mesmos. e) Algumas instituies do diretrizes em excesso a seus profissionais, limitando em demasia o campo de investigao dos mesmos. Como os grandes avanos da cincia foram conquistados por pessoas, onde elas no estavam tentando resolver um problema especfico, ento oferecemos aos cientistas toda a liberdade para suas pesquisas. Tome como exemplo a criao da internet, que no a soluo para nenhum dilema preexistente da humanidade. 8. Considerando as relaes sinttico-semnticas dos textos abaixo, assinale a alternativa correta. a) Morreu Steve Jobs, homem arrogante, obsessivo e briguento, mas todos reconhecem que criou os computadores pessoais, para pobres e ricos, transformando-os na ferramenta mais universal que jamais existiu. A relao de disjuno faz salientar-se mais a qualidade do que o defeito de Jobs. b) No Vale do Silcio, na Califrnia, Marissa Mayer, ex-presidente do Google, sempre foi uma figura destoante na forma de se vestir, no obstante contrastar com o figurino adotado pelos executivos da regio, que bermudo, camiseta e agasalho. A relao de contraposio enfatiza as diferenas de figurino da ex-presidente e dos executivos. c) O mundo digital comandado por meninos arrogantes, machistas e mimados, ainda que geniais. Esse o cenrio que emerge de dois livros escritos por pessoas que viveram nos bastidores das mais icnicas empresas da Web, o Google e o Facebook. Pelo processo de exemplificao, sabe-se que o mundo digital inclui as empresas Google e Facebook. d) Como a Apple domina o mercado com o iPhone e o iPad, mas no se sai to bem com seus computadores, a estratgia da empresa criar sistemas integrados para influenciar quem tem um iPhone a comprar um Mac. A relao de comparao entre as vendas dos produtos da Apple demonstra a possibilidade de a empresa utilizar nova estratgia. e) Apple e Google eram grandes amigos. Depois se tornaram parceiros que gostam de cutucar um ao outro. Agora, a Apple transformou o relacionamento em um combate sangrento. A relao de explicao salienta a convivncia entre as empresas.

03

PSTV Texto V, para responder s questes de 9 a 11.

2 0 1 3 . 2

O pequeno desafia o grando Leve, menor e mais barato, o Nexus 7, do Google, larga na frente como favorito a encarar o iPad. A Apple j pensa numa verso de seu tablet com quase metade do tamanho. A Apple fundou a indstria de tablets com o iPad, dois anos atrs, e at hoje com o domnio de 68% do mercado no tinha enfrentado um concorrente altura. Os sinais agora so de que o jogo comea a virar. Colocado venda trs semanas atrs nos Estados Unidos, o Nexus 7, o primeiro tablet projetado pelo Google, esgotou-se nas lojas. H quatro anos que o Google e a Apple disputam compradores de tablets e smartphones. A briga comeou quando o Google lanou o Android, seu sistema operacional para dispositivos mveis. Ele bate de frente com iOS, programa do iPhone e do iPad. O combate acirrado, com ligeira vantagem para o Google nos celulares e enorme domnio da Apple nos tablets. As duas empresas so as nicas protagonistas desse jogo. Dominam 79% das vendas de smartphones: 56% para o Android e 23% para o iPhone. Nos tablets, o iPad preferido por 68% dos consumidores e 29% ficam com o Android. At agora, o Google produzia seus equipamentos em parceria com fabricantes como Samsung e LG. Numa nova estratgia para enfrentar a Apple, a empresa decidiu assumir todo o projeto da linha Nexus. Os fabricantes entram s com a mo de obra bruta. Em resposta ao sucesso do Nexus 7, a Apple reacendeu o plano de lanar um tablet menor. Quem ganha com a disputa entre Apple e Google o consumidor, que v crescer as opes de tablet nas prateleiras, em sentido contrrio ao dos preos. (VILICIC, F. e ALLEGRETTI, F. Revista Veja, 01/08/2012, p.120-122, com adaptaes) 9. Esse texto se caracteriza como a) uma notcia, visto que foi publicado em uma revista de circulao nacional, aborda um tema atual, os fatos so passageiros e o primeiro pargrafo o lide. b) um artigo de opinio, levando-se em conta onde foi publicado, o pblico a que se destina, a atualidade do tema e o tom polmico com que as informaes so dadas. c) uma nota jornalstica, pois se encontra em uma revista, aborda de forma rpida o tema, que chama a ateno de grande pblico. d) uma reportagem, considerando-se que foi publicado em uma revista, aborda um tema atual, d informaes efmeras ao lado de outras duradouras e inclui opinio. e) um editorial, j que foi publicado em uma revista que influencia a opinio pblica, reflete a posio da revista sobre o f ato abordado e, ao mesmo tempo em que divulga o fato, d a opinio da revista. 10. O ttulo do texto faz referncia ao () a) produto do Google comparado ao da Apple e aos seus preos de venda. b) venda do produto do Google e ao fato bblico Davi matou Golias. c) competio dessas empresas e ao fim da produo terceirizada de seus equipamentos. d) produto das empresas em destaque e competio entre si. e) produto lanado e corrida dos consumidores para compr-lo. 11. Considerando-se a formalidade do registro escrito que a revista onde o texto foi publicado segue, verifica-se que essa formalidade minimizada em: I. Os sinais agora so de que o jogo comea a virar. (1) II. H quatro anos que o Google e a Apple disputam compradores de tablets e smartphones. (2) III. Colocado venda trs semanas atrs nos Estados Unidos, o Nexus 7, o primeiro tablet projetado pelo Google, esgotou-se nas lojas. (1) IV. Ele bate de frente com o iOS, programa do iPhone e do iPAd. (2) A menor formalidade lingustica est apenas em: a) I e II. b) I e IV. c) I e III. d) II e IV. e) III e IV.

12. Qual das alternativas abaixo apresenta o texto adequado a ser publicado em um veculo de comunicao de circulao nacion al, que segue a lngua escrita padro e atinge um pblico que usa a lngua falada dita culta? a) Dizer no uma arte na qual s as pessoas com algum talento conseguem prosperar. assim que muita gente enxerga a dif cil tarefa de recusar ou discordar do outro com um sonoro, porm sincero, no. (PM, 08/2012). b) As polticas de incentivo a leitura esto postas pelo MEC e pelo MINC. O investimento em livros tem sido volumoso. Certamente que a efetivao de polticas pblicas de incentivo a leitura e uma gesto cada vez mais participativa pode fazer a diferena. (LS, 08/2012). c) Nos convidaram para mostrar a pea, mesmo sabendo que ainda est em processo. Ento estamos correndo atrs da concluso cnica, do roteiro, caram 25 pginas, ou seja, estamos buscando uma adequao entre o texto literrio e produo de cena. (PM, 08/2012). d) Semanas de batalha judicial sobre uso indevido de ideias patenteadas chegou ao resultado final: a Samsung foi condenada por ter infringido ideias originais e registradas pela Apple. A empresa sul-coreana tambm acusou a ma, mas no levou nada pra casa. (RO, 08/2012). e) Os traumas envolvendo motociclistas foi responsvel por 17% dos acidentes, sendo 6% sem coliso e 11% com coliso. A fbrica, que possui 6.5 mil funcionrios, contabiliza que 1.4 mil destes transitam em motocicletas diariamente. (JP, 08/2012).

04

PSTV

2 0 1 3 . 2

Texto VI, para responder s questes 13 e 14. Vende-se felicidade

(Veja, 01/08/2012, p.100)

13. Os dados mostrados no grfico permitem as seguintes interpretaes: I. Olimpadas no fazem crescer o PIB do pas-sede. II. O que se ganha equivale, em geral, ao que se gasta. III. O que se ganha alegria durante um ms. IV. Olimpadas movimentam o pas com o consumo de turistas e atletas. Esto corretas apenas: a) I, III e IV. b) I, II e III. c) I e II. d) III e IV. e) II e IV.

14. A contabilidade das olimpadas de Londres I. mostra gastos e ganhos ocorridos. II. indica despesas realizadas e lucros projetados. III. demonstra despesas finais quatro vezes mais que as iniciais. Est(o) correta(s) apenas: a) I, II e III. b) I e II. c) I e III. d) II. e) II e III.

05

PSTV Texto VII, para responder s questes 15 e 16.

2 0 1 3 . 2

Querendo que d certo Querer que d certo [o que pessoal], a gente sempre quer. Que d certo tambm o que nem pessoal, mas a todos atinge: o pas, a democracia, a qualidade de vida, a dignidade de todos, a reduo da desigualdade, o nvel do ensino, da sade. Agora nos oferecem mais planos, projetos, pacotes, para que, finalmente, o pas deslanche do seu marasmo, que pacotes anteriores no sacudiram direito. Eu quero muito que deem certos esses novos projetos. Estradas e ferrovias, para comear, pois o nosso transporte mais um inqualificvel fator do nosso inqualificvel atraso. Portos e aeroportos. Espero que se incluam tambm sade, ensino, segurana, que andamos cada vez mais violentos e todas as notcias negativas, que so muitas, saem mundo afora preparando os espritos para 2016. Que sejam projetos inteligentes e possveis; que tenham frente gente supercompetente, embora competncia seja mercadoria rara por aqui. Os muito competentes podem nem querer certos cargos e encargos. Sobretudo se ligados poltica: a tudo se complica, os jogos de poder, os postos dados por interesse, no pelo preparo e capacidade, tanta trama que nem conhecemos direito, mas de que sabemos o suficiente para ficar de cabelos em p. Ou melhor no saber, assim a gente se salvaria? A este pas dei e darei trabalhos e dcadas de vida. Dele muito recebi tambm, nele quero sempre viver, e morrer. Nele estou por escolha consciente todos os dias de minha vida. Ento, quero muito que os novos projetos deem certo, com tudo o que contiverem de bom (o medocre que neles exista faz parte de sermos humanos). Resta saber o que dar certo. Um plano com bons projetos um comecinho. Predominarem boas intenes ser dar um pouquinho certo (tudo em diminutivos por enquanto). Ficar em mos experientes e competentes, sem amadorismo, ser dar bastante certo. Passar da utopia para entrar na realidade, com seriedade, seria ou ser dar supercerto. Se tudo sair medianinho, j vai ser um avano. Chegar a termo ser quase um milagre: a gente no v muito disso por aqui. No acredito cegamente, pelo que temos experimentado de grandes palavras, grandes planos e grande esquecimento. Mas eu quero, eu toro, eu apoio, eu espero, eu observo...e, quando puder, eu comento. Que eu possa comentar s coisas boas, coisas positivas e concretas, e dizer: Finalmente est dando certo, viva a gente brasileira. (LUFT, L. Revista Veja, 29/08/2012, p.24, com adaptaes)

15. O texto pode ser resumido em a) duas ideias: o desejo e a ironia da autora. b) trs ideias: o desejo, o depoimento e a descrena da autora. c) uma ideia: os votos da autora. d) duas ideias: o desejo e o depoimento da autora. e) trs ideias: os votos, a ironia e a confisso da autora. 16. Os dois pontos no primeiro e no ltimo pargrafo justificam -se, respectivamente, porque a) iniciam uma explicao e anunciam uma fala. b) introduzem uma enumerao e uma fala. c) introduzem uma citao nos dois casos. d) indicam uma enumerao e antecedem uma citao. e) mostram uma lista e um depoimento. 17. Considerando a ortografia e a acentuao grfica, assinale a alternativa correta. a) Enganjamento, acesso, indispensavel, fiis. b) Promissoras, nufrago, refns, (uma) discurso. c) Dijuntor, assepsia, murmrio, descrepancia. d) Procisso, (eles) vm, reivindicao, (elas) contm. e) Acessor, ampulheta, tem, ergu-lo. 18. Assinale o texto em que um elemento de coeso provocou uma incoerncia de sentido: a) Quem formado na rea de tecnologia da informao (TI) comemora a crescente oferta de emprego e a boa remunerao. Mas preciso ter qualificao para ocupar a vaga. b) Isso consequncia da concorrncia entre as empresas, que vem aumentando muito. Por isso, os melhores profissionais j esto empregados. c) Precisamos de pessoas que dominam bem suas habilidades em TI, mas tambm sejam inexperientes em ferramentas especficas. d) O profissional de TI deve saber trabalhar em equipe, ter conhecimento da ferramenta para a qual foi contratado e tambm deve ser proativo. e) Na rea de TI sobram vagas, mas para ocupar o espao necessrio estar preparado e ter um bom currculo.

06

PSTV Texto VIII, para responder s questes de 19 a 28.

2 0 1 3 . 2

Democracia da beleza Assistindo s velhas reprises na TV a cabo, me dei conta de como todo mundo era diferente h 30 anos (sim, os anos 1980 j passaram h trs dcadas). Atores com dentes meio tortos, eventualmente amarelados de nicotina, com cabelos lisos, crespos e at carecas. Peitos pequenos e grandes. Bundas, idem. At as mocinhas eram gente comum. Na vida aqui fora, era do mesmo jeito. Tinha a menina que era a linda da escola, que reluzia em meio a uma centena de adolescentes desengonadas. O menino que tinha se desenvolvido primeiro, tinha barba, peito largo e era o capito do time de futebol em meio aos gordinhos e magricelas. Hoje, no. Mudou. Olhe em volta, no trabalho, no nibus, numa balada. Todo mundo pode ser a peituda da escola, o forto do time de futebol. Vivemos uma era de democratizao da beleza. Voc no depende mais da gentica para aprimorar o shape. Basta uma ajudinha da tecnologia e algum dinheiro no bolso. H jeito para rugas, lbio fino, peito pequeno, bunda fora do lug ar, nariz que no combina com rosto e at para um genital que porventura seja motivo de constrangimento. primeira vista, uma grande futilidade. Na verdade, uma imensa injeo de autoestima. Entretanto, vale lembrar que preciso cuidado. H que se buscar harmonia, aceitar limites e, principalmente, se aceitar. Porque ainda no h prteses de bom senso. (BARRETO, Clarissa, Revista Superinteressante, julho 2013, com adaptaes)

19. Considerando-se as frases A primeira vista, uma grande futilidade e Na verdade, uma imensa injeo de autoestima (3), a alternativa que apresenta o elemento coesivo que se poderia escrever entre essas duas frases de modo a manter o sentido original : a) medida que. b) mas. c) pois. d) porque. e) at.

20. A alternativa em que o prefixo auto- possui o mesmo sentido deste apresentado no vocbulo autoestima(3) : a) autorama b) autoria c) autopunio d) autoestrada e) automotivo 21. O vocbulo forto (3) apresenta como plural fortes. A alternativa em que todos os vocbulos fazem o plural do mesm o modo : a) cidado, democratizao, capito. b) injeo, escrivo, corrimo. c) democratizao, injeo, aldeo. d) capito, cidado, aldeo. e) situao, capelo, irmo. 22. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o verbo destacado na orao Porque ainda no h prteses de bom senso est presente em que alternativa? a) At as mocinhas eram gente comum. (1) b) [...] Assistindo s velhas reprises na TV a cabo. (1) c) Basta uma ajudinha da tecnologia. (3) d) Voc no depende mais da gentica para aprimorar o shape. (3) e) Tinha a menina que era a linda da escola. (2) 23. No trecho um genital que porventura seja motivo de constrangimento (3), o advrbio destacado, considerando -se o contexto, introduz uma: a) Ressalva. b) Hiptese. c) Finalidade. d) Concluso. e) Oposio.

24. A alternativa em que o vocbulo apresenta significao semelhante ao substantivo democratizao (3) : a) Demonizao. b) Popularizao. c) Elitizao. d) Circunspeco. e) Ostentao.

25. A alternativa em que a expresso entre parnteses poderia substituir a palavra destacada, preservando o sentido original : a) ... eventualmente amarelados de nicotina (1) (fatalmente). b) At as mocinhas eram gente comum (1) (especial). c) ... seja motivo de constrangimento (3) (aviltamento). d) primeira vista, uma grande futilidade (3) (relevncia). e) ... uma imensa injeo de autoestima (3) (autocensura).

07

PSTV

2 0 1 3 . 2

26. Em Entretanto, vale lembrar que preciso cuidado (4), a marca de modalizao sublinhada indica: a) Ceticismo por parte do enunciador. b) Convico pessoal do enunciador. c) Obrigatoriedade na realizao da ao indicada. d) Possibilidade a partir de dadas condies. e) Contradio nas exposies do enunciador. 27. Considerando-se a frase Assistindo s velhas reprises na TV a cabo (1), uma possvel reconstruo correta quanto ao emprego do acento grave : a) Assistindo essas velhas reprises. b) Assistindo suas velhas reprises. c) Assistindo quelas velhas reprises. d) Assistindo aquelas velhas reprises. e) Assistindo minhas velhas reprises. 28. Na frase E tem o botox, claro, o comentrio, considerando -se o contexto, introduz uma: a) Ressalva. b) Concluso. c) Explicao. d) Proporo. e) Finalidade.

Texto IX, para responder s questes de 29 a 31. At injeo na testa, na bochecha, no nariz... As aplicaes peridicas de cido hialurnico, carboxiterapia e botox so as preferidas para reduzir as marcas de expresso no rosto. Um dia, voc acorda com a cara amassada e constata que ela no desamassa mais. Seus dias de colgeno para dar e vender acabaram. Esse pode ser o trampolim para as agulhadas contra as rugas. Com o tempo, o organismo reduz a produo de algumas substncias que do elasticidade pele. Duas delas so o colgeno e o cido hialurnico, ambos fabricados naturalmente, mas cuja renovao se torna escassa com o tempo o que pode se agravar conforme o estilo de vida, caso de fumantes e de quem se expe ao sol sem protetor solar. O colgeno pode ser injetado diretamente, mas, como muito denso, alguns mdicos preferem o uso de produtos que promovam sua produo, como o cido hialurnico. Ele preenche os espaos entre as clulas, tornando a pele lisa. A verso sinttica do cido pode ser aplicada no bigode chins, nos lbios, nas bochechas e no arco da mandbula. Cada aplicao dura 8 meses. Outra opo a corboxiterapia, uma injeo de gs carbnico direto na pele, com o uso de uma agulha. A suavizao das linhas de expresso no rosto aparece em alguns dias. O tratamento capaz de retardar o envelhecimento natural da pele, porqu e melhora a oxigenao dos tecidos. Para efeitos mais duradouros, o jeito o lifting. E tem o botox, claro. (Superinteressante, julho 2013, com adaptaes)

29. No trecho ...mas, como muito denso, alguns mdicos preferem o uso de produtos que promovam sua produo, o elemento coesivo como indica: a) Comparao. b) Conformidade. c) Causa. d) Condio. e) Interrogao.

30. Quanto organizao sinttico -semntica do texto, assinale como certas (C) ou erradas (E) as assertivas abaixo, em seguida, marque a sequncia correta. I No trecho voc acorda com a cara amassada (1) a expresso destacada apresenta valor circunstancial de causa. II O pronome relativo cuja (2) refere-se s substncias colgeno (2) e cido hialurnico (2). III Em ... uma injeo de gs carbnico (3), pode -se substituir o artigo indefinido uma pelo artigo definido a mantend o-se o mesmo sentido. A sequncia correta : a) E - C - E. b) E - E - C. c) C - C - E. d) C - E - E. e) C - E - C.

31. No trecho o que pode se agravar conforme o estilo de vida (2), o elemento coesivo refere -se (ao) a) produo de algumas substncias. b) colgeno e ao cido hialurnico. c) renovao do colgeno e do cido hialurnico. d) escassez da renovao do colgeno e do cido hialurnico. e) elasticidade da pele.

08

PSTV Texto X, para responder s questes de 32 a 38.

2 0 1 3 . 2

Peitos de todas as formas Colocar silicone nos seios virou uma cirurgia comum. Mas ainda precisa ser cercada de cuidados, como a escolha da prtese e o s cuidados na manuteno. Para aumentar o nmero do suti e elevar a autoestima no basta escolher o tamanho dos novos seios. Definir o formato da prtese to importante como os mililitros. A escolha depende da quantidade de peito j existente, da elasticidade da pele e do resultado desejado. Os formatos variam conforme o tamanho da base e a altura. Imagine a prtese sobre uma mesa: h modelos circulares, como um globo, com base larga e altura pequena, e outros com base estreita e mais altura que oferecem maior projeo da mama para frente. Tambm h prteses em formato de gota, mais prximas da forma natural. Outra opo so os modelos de perfis diferenciados, como as superaltas. O preo do par de prteses no Brasil oscila entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil. Em todos os casos, possvel colocar a prtese entre a glndula mamria e a musculatura do peito ou sob o msculo. Neste, a posio faz diferena no resultado final. Em uma mulher com peito muito pequeno, por exemplo, o melhor colocar o silicone sob o msculo, evitando um resultado artificial, de bola de basquete. Nas que j tm peito, d para colocar sobre o msculo. Embora teoricamente o corpo no rejeite o silicone j que ele no causaria a formao de anticorpos para combat-lo , a prtese pode dar problema. O principal a contratura da cpsula. Quando isso acontece, depois de colocado o silicone, a mam a se contrai em torno da prtese, o que pode provocar dores. D para tratar com medicamentos em alguns casos, mas, dependendo da gravidade, necessria uma nova cirurgia para troca do implante. Ainda no se sabe por que h a rejeio que poderia acontecer por infeces e at restos de gaze deixados na cirurgia. Alguns estudos dizem que d para reduzir a incidncia dessas contraturas com o aprimoramento do revestimento das prteses. A maior parte dos implantes feitos no Brasil so com prteses feitas de gel coeso de silicone o que garante que ele no escorra se a prtese estourar. Mesmo que seja uma cirurgia relativamente comum, alm da rejeio podem acontecer outras complicaes, como m cicatrizao, alteraes de sensibilidade da mama ou mamilo (temporria ou permanente), enrugamento da pele e dor. (Superinteressante, julho 2013, com adaptaes) 32. Considerando-se a frase Colocar silicone nos seios virou uma cirurgia comum, a alternativa em que o termo destacado possui a mesma funo sinttica de colocar silicone nos seios : a) Imagine a prtese sobre a mesa(1). b) Para aumentar o nmero do suti no basta escolher o tamanho dos seios (1). c) Tambm h prteses em formato de gota, mais prxima da forma natural (1). d) possvel colocar a prtese entre a glndula mamria e a musculatura do peito (1). e) A maior parte dos implantes feitos no Brasil so com prteses feitas de gel coeso de silicone (3). 33. No trecho Mesmo que seja uma cirurgia relativamente comum (4), a locuo destacada estabelece relao sinttico semntica de: a) Contradio. b) Causa. c) Condio. d) Comparao. e) Conformidade.

34. O emprego obrigatrio de algumas preposies deve -se presena de termos anteriores que as exigem. A alternativa em que a preposio enquadra-se nessa situao : a) Formato DA prtese (1). d) Bola DE basquete (1). b) Preo DO par (1). c) Troca DO implante (2). e) Formao DE anticorpos (2).

35. A frase Embora teoricamente o corpo no rejeite o silicone j que ele no causaria a formao de anticorpos para combat -lo a prtese pode dar problemas (2) ficaria incoerente, caso o advrbio teoricamente fosse substitudo pelo vocbulo: a) Realmente. b) Hipoteticamente. c) Provavelmente. d) Supostamente. e) Possivelmente.

36. A alternativa que apresenta o referente textual para a sentena Quando isso acontece (2) : a) A formao de anticorpos. d) Uma nova cirurgia. b) A contratura da cpsula. e) Um resultado artificial. c) A troca do implante.

37. Considerando-se que a pontuao um mecanismo de coeso importante que estabelece no texto relaes de sentido, os parnteses empregados no ltimo pargrafo assinalam no texto: a) Um segmento de sentido explicativo. d) A interrupo proposital do fluxo das ideias. b) A concluso da afirmativa anterior. c) Uma repetio de uma ideia anterior. e) A reproduo exata das palavras de outro autor.

38. No techo A escolha depende da quantidade de peito j existente, da elasticidade da pele e do resultado desejado (1), o verbo depender, no sentido em que est sendo empregado, exige a preposio de em seu complemento. A alternativa em que a forma verbal mostra o emprego de uma preposio considerada inadequada pela tradio gramatical, mas que est em processo de aceitao : a) Precisar DE. b) Investir EM. c) Gostar DE. d) Implicar EM. e) Necessitar DE.

09

PSTV Texto XI, para responder s questes de 39 a 46.

2 0 1 3 . 2

Mulheres na academia, homens no bisturi Em busca dos braes e pernes da moda, elas invadem o terreno da musculao pesada e eles comeam a investir em prteses de silicone. As prteses de silicone deixam de ser exclusivas do peito e do bumbum e ganham terreno em panturrilhas, bceps e trceps. Os riscos e cuidados so semelhantes aos de implantes nos seios, por exemplo. Elas esto sambando na Sapuca, danando nos palcos de programas de auditrio e malhando muito nas academias. Se antes s homens e moas dedicadas ao fisiculturismo se esforavam para inflar a musculatura, hoje mulheres de todas as profisses e idades buscam exibir braos e pernas para alm do bem definido a despeito das crticas de quem v exagero nos membros tamanho grande. Ver o ponteiro da balana subir virou um objetivo desde que os quilos a mais sejam de muita massa muscular. Panicats e outras saradas la Gracyanne Barbosa exibem medidas outrora masculinas para voc ter uma ideia, a coxa de Gracyanne, rainha de bateria, tem 70 cm de circunferncia. A do exterminador do futuro Arnold Schwarzenegger media, nos tempos de fisiculturista, 2,5 cm a mais. Enquanto isso, os homens seguem preocupados em aumentar braos e ombros. A diferena que cada vez mais eles recorrem a solues que vo alm da sala de musculao. D para comprar uma panturrilha nova, por exemplo, e duplicar o tamanho do msculo, com uma prtese de silicone de R$ 9 mil. Os cuidados so semelhantes aos de um implante de seios. O ps-operatrio exige disciplina para evitar o esforo fsico. Como a cicatriz fica na dobra atrs do joelho, se o paciente forar, a pele pode se abrir, a prtese pode sair do lugar e at ficar exposta. (Superinteressante, julho 2013, com adaptaes)

39. Transpondo para a voz passiva a orao elas invadem o terreno da musculao pesada (olho da notcia), a forma verbal resultante ser: a) invadido. b) So invadidos. c) Ser invadido. d) Foi invadido. e) Era invadido.

40. Na frase Enquanto isso, os homens seguem preocupados em aumentar braos e ombros (4), a expresso destacada a) traz em si mesma um contedo negativo; b) refere-se apenas aos aspectos positivos das aes; c) alude ao conjunto de aes anteriores; d) refere-se ltima ao citada; e) alude a um procedimento inaceitvel. 41. Considerando-se o vocabulrio do texto, assinale a(s) afirmao(es) correta(s): I- Os substantivos panturrilhas, bceps e trceps (1) pertencem ao mesmo campo semntico. II- O verbo virar (3) significa, neste contexto, o mesmo que sorver. III- A expresso a despeito de (2) significa, no texto, apesar de, no obstante, malgrado. Est(o) correta(s): a) I, II e III. b) I e III. c) II e III. d) I e II. e) I.

42. A elipse uma figura de linguagem que consiste na omisso de um vocbulo ou de uma orao inteira, podendo ser esses facilmente subentendidos no contexto. A alternativa em que h a presena dessa figura de linguagem : a) ... elas invadem o terreno da musculao pesada e eles comeam a investir em prteses de silicone. (olho da notcia) b) Ver o ponteiro da balana subir virou um objetivo desde que os quilos a mais sejam de muita massa muscular. (3) c) A do exterminador do futuro Arnold Schwarzenegger media, nos tempos de fisiculturista, 2,5 cm a mais. (3) d) Enquanto isso, os homens seguem preocupados em aumentar braos e ombros. (4) e) A diferena que cada vez mais eles recorrem a solues que vo alm da sala de musculao. (4) 43. Os advrbios modificam verbos, adjetivos ou outros advrbios, podendo situar uma ao ou um evento na perspectiva do tempo ou do lugar. A alternativa em que o termo destacado situa a ao na perspectiva do tempo : a) Os riscos e cuidados so semelhantes aos de implantes nos seios, por exemplo. (1). b) A diferena que cada vez mais eles recorrem a solues que vo alm da sala de musculao. (4). c) Elas esto sambando na Sapuca, danando nos palcos de programas de auditrio e malhando muito nas academias. (2). d) Panicats e outras saradas la Gracyanne Barbosa exibem medidas outrora masculinas.... (3). e) A diferena que cada vez mais eles recorrem a solues que vo alm da sala de musculao. (4).

10

PSTV

2 0 1 3 . 2

44. Quanto s relaes semnticas das preposies estabelecidas no contexto do enunciado, a alternativa em que a preposio destacada indica lugar : a) ... ganham terreno em panturrilhas, bceps e trceps. (1); b) ...desde que os quilos a mais sejam de muita massa muscular. (3); c) ... para voc ter uma ideia, a coxa de Gracyanne, rainha de bateria, tem 70 cm de circunferncia. (3); d) ... os homens seguem preocupados em aumentar braos e ombros. (4); e) ...com uma prtese de silicone de R$ 9 mil. (4). 45. Quanto organizao sinttico-semntica do texto, a alternativa correta : a) A preposio para tanto em para alm do bem definido (2) quanto em para evitar o esforo fsico (5) apresenta va lor semntico de finalidade. b) Colocando-se entre vrgula a orao subordinada adjetiva que vo alm da sala de musculao (4), preserva -se o sentido original do enunciado. c) A locuo conjuntiva desde que (3) e a conjuno como (5) so conectores atravs dos quais o enunciador expe cond io e causa, respectivamente, em relao ao fato expresso na orao principal. d) Nos trechos a pele pode se abrir (5) e a prtese pode sair (5), as formas verbais destacadas imprimem ao enunciado um estado de coisa real. e) O verbo exigir da orao O ps-operatrio exige disciplina para evitar o esforo fsico. (5) exprime em si uma ideia co mpleta no carecendo de outro termo que complete seu sentido. 46. Em a despeito das crticas de quem v exagero nos membros tamanho grande (2), tamanho grande faz aluso a) s medidas de produtos comerciais. b) aos maiores rgos do corpo humano. c) s pessoas baixas que buscam ser altas. d) desproporo do tamanho de pernas e braos. e) rigidez dos msculos de pernas e braos.

Texto XII, para responder s questes de 47 a 52. Barriga, uma nova obsesso nacional Operaes para diminuir gordura e pele ficam mais simples e nmero de procedimentos explode. Em se tratando de cirurgias plsticas, a paixo nacional parece ser no o bumbum, mas a barriga ou melhor, o fim dela. No ranking nacional de popularidade, a lipoaspirao a campe, enquanto a abdominoplastia garante o terceiro lugar na preferncia do brasileiro. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plstica (SBCP), foram 211 mil lipoaspiraes e 95 mil abdominoplastias em 2011. Em relao a 2007, os nmeros marcam um crescimento de 129% nas operaes do tipo no pas. A lipoaspirao uma cirurgia indicada idealmente para quem esteja no peso ideal ou prximo dele e precise apenas eliminar pontos localizados de gordura, e no como tratamento para perda de peso. A abdominoplastia para retirar pele em excesso, que acaba sobrando depois de uma lipo. O refino nas tcnicas cirrgicas permite uma recuperao to rpida que alguns mdicos at se preocupam que pacientes no deem a devida importncia aos riscos afinal, so cirurgias de grande porte. Mesmo no caso de uma abdominoplastia, que envolve retirada de pele e recuperao de msculos, em 24 horas o paciente j recebe alta. (Superinteressante, julho 2013, com adaptaes)

47. Explodir, em o nmero de procedimentos explode (olho da notcia), um verbo que no solicita outro termo que complet e seu sentido, um verbo intransitivo. A alternativa em que a forma verbal destacada apresenta essa mesma classificao : a) ...pele em excesso, que acaba sobrando depois de uma lipo (2) b) ... a paixo nacional parece ser no o bumbum (1) c) ...os nmeros marcam um crescimento de 129% nas operaes do tipo no pas (1) d) ... e precise apenas eliminar pontos localizados de gordura (2) e) O refino nas tcnicas cirrgicas permite uma recuperao to rpida (3) 48. No trecho Mesmo no caso de uma abdominoplastia, que envolve retirada de pele e recuperao de msculos, (3), o refere nte do elemento coesivo que a) no caso de uma abdominoplastia. d) cirurgias de grande porte. b) uma abdominoplastia. e) tcnicas cirrgicas. c) riscos.

11

PSTV

2 0 1 3 . 2

49. A palavra que se ope obsesso em uma obsesso nacional (ttulo) a) mania. b) compulso. c) paixo. d) abdicao. e) obstinao.

50. Hipernimo o vocbulo que, no processo de coeso textual, apresenta uma significao mais ampla do que seu referente. A alternativa em que se apresenta o hipernimo de abdominoplastia (1) : a) Cirurgia de abdmen. b) Cirurgia plstica. c) Lipoaspirao. d) Reduo de estmago. e) Rinoplastia.

51. O sentido denotado pela locuo ou melhor (1) de a) explicao. b) retificao. c) realce. d) concluso. e) incluso.

52. No trecho uma nova obsesso nacional (ttulo), as palavras nova e nacional referem -se ao substantivo obsesso e exercem funo adjetiva. A alternativa em que expresso destacada tambm exerce funo adjetiva : a) Em se tratando de cirurgia plstica (1). b) ... nas operaes do tipo no pas (1). c) ... depois de uma lipo (2). d) ... lugar na preferncia do brasileiro (1). e) ...pontos localizados de gordura (2). Texto XIII, para responder s questes 53 a 55. A moda da barriga negativa Um abdmen retinho no mais o suficiente. A moda a barriga negativa, que, de to sequinha, faz com que os ossos do quadri l e das costelas se projetem para a frente, dando a impresso de um abdmen convexo. Para conquist-la, as dicas so muita fibra, gua e exerccios. Mas nem todos podem t-la. A gentica conta, e muito. (Superinteressante, julho 2013, com adaptaes)

53. A leitura desse texto permite a(s) seguinte(s) interpretao(es): I- O ideal de beleza acompanha a sociedade de consumo. II- Os padres de beleza respeitam a preservao da sade. III- As formas do corpo esto associadas s modas de produtos comerciais e industriais. Est(o) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) I, II e III.

54. O vocbulo que apresenta ideia contrria ao adjetivo convexo a) cncavo. b) curvo. c) abaulado. d) copado. e) giboso.

55. Considerando a organizao sinttico-semntica do texto, a alternativa correta : a) A conjuno mas introduz uma explicao da ideia anteriormente expressa. b) As palavras no, em um abdmen retinho no mais o suficiente e muita, em as dicas so muita fibra, gua e exercc ios exercem no texto funo adverbial. c) A omisso da conjuno e em a gentica conta, e muito preservaria a mesma orientao argumentativa. d) O vocbulo que no segmento faz com que os ossos do quadril ... tem por referente textual um abdmen retinho e) O advrbio mais, na frase Um abdmen retinho no mais o suficiente, exprime circunstncia de tempo. 56. Os textos IX, X, XI, XII e XIII a) informam sobre tratamentos estticos e advertem sobre efeitos colaterais. b) descrevem procedimentos cirrgicos que garantem o rejuvenescimento. c) incentivam homens e mulheres a buscarem a juventude que a medicina garante. d) demonstram escravizao esttica de homens e mulheres na sociedade atual. e) convencem homens e mulheres a adotarem tratamentos que elevam sua autoestima.

12

PSTV 57. Os ttulos dos textos IX, X, XI, XII e XIII

2 0 1 3 . 2

a) so objetivos e neutros em relao ao assunto abordado. b) demonstram a valorizao da beleza e o acesso de todos a ela. c) permitem inferir um posicionamento positivo e negativo de seus autores. d) indicam os procedimentos mais procurados pelos brasileiros. e) destacam partes do corpo onde h mais intervenes. 58. Observe a pontuao do trecho A maior parte dos implantes feitos no Brasil so com prteses feitas de gel coeso de silic one o que garante que ele no escorra se a prtese estourar. e marque a alternativa que o apresenta pontuado de outra forma, ma s sem alterao de sentido. a) A maior parte dos implantes feitos no Brasil so com prteses feitas de gel coeso de silicone, o que garante que ele no escorra se a prtese estourar. b) A maior parte dos implantes feitos no Brasil so com prteses feitas de gel coeso de silicone o que garante que ele no escorra se a prtese estourar? c) A maior parte dos implantes feitos no Brasil so, com prteses feitas de gel, coeso de silicone, o que garante que ele no escorra se a prtese estourar. d) A maior parte, dos implantes feitos no Brasil , so com prteses feitas de gel coeso de silicone; o que garante que ele no escorra se a prtese estourar... e) A maior parte dos implantes, feitos no Brasil, so com prteses feitas de gel coeso, de silicone: o que garante que ele no escorra se a prtese estourar. 59. Assinale a frase em que a concordncia verbal segue a norma gramatical. a) O Linkedin uma excelente ferramenta de acesso s informaes dos candidatos, mas funcionam como complemento ao currculo tradicional. b) Em mdia, 82% dos entrevistados acreditam que os currculos recebidos diretamente dos candidatos contm dados mais confiveis do que seu perfil na web. c) Os usurios costumam publicar na rede social dados pessoais e profissionais que no contribui para convencer o empregador a contrat-lo. d) Os depoimentos de colegas mais apreciados por quem contrata os que vm de antigos superiores ou subordinados do candidato. e) As oscilaes no mercado de trabalho comeam a serem sentidas j na fase da universidade. 60. Assinale a alternativa que no apresenta erro de acentuao grfica. a) Vestuario, (ele) apoia, parti-lo. b) Cintifico, espcime, zologo. c) Sequncial, cco, caqui. d) Pndega, olimpida, at. e) Referncia, rev-la, egpcios.

13

PSTV

2 0 1 3 . 2

2 V T S P

1 0

2 . 3

Вам также может понравиться