Вы находитесь на странице: 1из 5

N-1784 Abr 81

APRESENTAO DE PROJETOS DE FUNDAES (procedimento)

1 OBJETIVO Esta Norma fixa as condies exigveis na apresentao de projetos de fundaes. Esta Norma no se aplica a projetos de fundaes de estruturas no mar (offshore).

2 NORMAS A CONSULTAR

2.1 Da PETROBRAS (a) N-381 - Execuo de desenho tcnico; (b) N-1672 - Formulrios para documentos tcnicos em geral.

2.2 Da ABNT (a) NB-8 - Norma geral de desenho tcnico;

(b) NB-16 - Execuo de desenhos para obras de concreto simples ou armado; (c) NB-51 - Projeto e execuo de fundaes.

3 CONDIES GERAIS

3.1 Indicao de nveis 3.1.1 Todos os nveis devem ser dados em relao ao RN (referncia de nvel) da PETROBRAS, do local de execuo das fundaes.

_________________________ Propriedade da PETROBRAS

Palavras-chave: Fundaes

N-1784

3.1.2 O grade fundaes.

do

terreno

deve

sempre

figurar

no

projeto

de

3.2 Documentos constituintes do projeto 3.2.1 O projeto documentos: de fundaes deve ser constitudo dos seguintes

(a) desenhos; (b) discriminao tcnica; (c) memria de clculo.

3.3 Desenhos 3.3.1 Os desenhos devem obedecer, na sua elaborao, ao disposto nas normas N-381, NB-8 e NB-16.

3.3.2 Os desenhos devem incluir: (a) planta de locao; (b) desenhos para execuo de formas; (c) desenhos para execuo de armaduras. Nota: Quando no ficar prejudicada a clareza, locao e formas podem figurar num mesmo desenho; o mesmo se aplica para formas e armaduras.

3.3.3 A planta de locao deve ser referida ao sistema de coordenadas utilizado no projeto do empreendimento.

3.3.4 Quando no existir sistema de coordenadas, a locao deve ser referida a um marco ou construo existente.

3.3.5 A planta de locao deve conter os seguintes elementos para estacas ou tubules: (a) (b) (c) (d) (e) tipo; seo transversal; armaduras das estacas ou tubules em concreto; detalhes de emendas; cotas de arrasamento do concreto e da armadura das estacas ou tubules em concreto;

N-1784

(f) cotas de arrasamento das estacas metlicas; (g) cotas de ponta ou de base previstas, com zoneamento na planta, caso sejam variveis; (h) capacidade de carga; (i) cargas atuantes nas estacas horizontais e de trao; (j) valor do atrito negativo; (l) numerao dos blocos e numerao bloco; das estacas ou tubules por ou tubules, inclusive cargas

(m) localizao de sondagens e ensaios geotcnicos; (n) indicao das estacas para prova de carga conforme a NB-51; (o) indicao dos pontos de suspenso das estacas pr-moldadas de concreto; (p) outras informaes necessrias para o perfeito entendimento do projeto. 3.3.6 A planta de locao deve conter os seguintes elementos para fundaes diretas: (a) (b) (c) (d) (e) (f) cargas atuantes; presso admissvel no terreno; cota de assentamento das fundaes; localizao de sondagens e ensaios geotcnicos; numerao dos elementos de fundao; outras informaes necessrias para o perfeito entendimento do projeto.

3.3.7 Devem ser indicadas no desenho da planta de locao, na coluna correspondente a documentos de referncia, as seguintes informaes: (a) nmero de desenho de locao das investigaes geotcnicas executadas no local e que interessam ao projeto de fundaes; (b) nmero do relatrio geotcnicas; de apresentao das investigaes

(c) nmero do desenho da planta de locao da obra; (d) nmero do desenho da planta de cargas nas fundaes. 3.3.8 Dos desenhos de formas devem constar os seguintes elementos: (a) resistncia caracterstica do concreto compresso - fck; (b) espessura do lastro de concreto magro;

N-1784

(c) (d) (e) (f) (g)

volume de concreto estrutural e macro; rea de formas; plano de concretagem; detalhes de juntas de dilatao e de retrao; locao, quantidade e detalhes de fixao dos chumbadores e peas embutidas no concreto; (h) outras informaes necessrias para o perfeito entendimento do projeto.

3.3.9 Deve ser indicada no desenho de formas, na coluna correspondente a documentos de referncia, a seguinte informao: (a) nmero do desenho da planta de locao das fundaes.

3.3.10 Dos elementos: (a) (b) (c) (d) (e)

desenhos

de

armaduras

devem

constar

os

seguintes

tipo dos aos empregados; localizao e detalhes de emendas; tabela da armadura; cobrimento da armadura; outras informaes necessrias para o perfeito entendimento do projeto.

3.3.11 Deve ser indicada no desenho de armadura, na coluna correspondente a documentos de referncia, a seguinte informao: (a) nmero do desenho de formas. 3.4 Discriminao tcnica 3.4.1 Deve complementar as informaes tcnicas contidas nos desenhos e deve ser datilografada e apresentada conforme previsto na norma N-1672.

3.4.2 Deve conter os seguintes elementos: (a) sumrio; (b) descrio do projeto; (c) especificao dos materiais a serem empregados; (d) recomendaes controle; para execuo das fundaes e respectivo

(e) programao das provas de carga;

N-1784 (f) recomendaes para tratamento de proteo das fundaes em meio agressivo; (g) outras informaes necessrias para o perfeito entendimento do projeto. 3.4.3 Nos casos de fundaes de obras de pequeno vulto a discriminao tcnica pode ser includa na coluna de Notas Gerais dos desenhos. 3.5 Memria de clculo 3.5.1 Deve ser apresentada de forma clara, legvel, com a citao de cdigos e normas adotadas e assinada pelo profissional responsvel pela elaborao do projeto.

3.5.2 Deve conter os seguintes elementos: (a) descrio sumria do tipo de fundao e justificativa de sua adoo; (b) hipteses de carregamento (combinaes de cargas); (c) cargas adotadas e presses admissveis no solo; (d) justificativa (clculo) dos comprimentos adotados para estacas e tubules, nos casos em que sejam adotados esses tipos de fundao; (e) clculo esttico e dimensionamento de concreto armado; (f) outras informaes necessrias para o perfeito entendimento do projeto.

__________________

CONTEC - Subcomisso no 04 - Construo Civil Toda norma dinmica, estando sujeita a revises. Comentrios e sugestes para seu aprimoramento devem ser encaminhados Comisso de Normas Tcnicas da PETROBRAS - CONTEC - RJ.

Вам также может понравиться