Вы находитесь на странице: 1из 10

CONCURSO PBLICO

CADERNO DE QUESTES

PROVA

MANH

ATENO VERIFIQUE SE CDIGO E PROVA DESTE CADERNO DE QUESTES CONFEREM COM O SEU CARTO DE RESPOSTAS

CARGO: ANALISTA DE TRNSITO FUNO: PSICLOGO


FRASE PARA EXAME GRAFOLGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTO DE RESPOSTAS)

Algo s impossvel at que algum duvide e acabe provando o contrrio.


Albert Einstein A T E N O

1. O Caderno de Questes contm questes de mltipla-escolha, cada uma com 5 opes (A, B, C, D e E).
2. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. 3. A prova objetiva ter durao de 4:00 horas, includo neste tempo o preenchimento do Carto de Respostas. 4. Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio do Carto de Respostas, por erro do candidato. 5. Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcao de mais de uma opo, e as emendadas ou rasuradas. 6. O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local. 7. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 1 hora contada do seu efetivo incio, sem levar o Caderno de Questes. 8. Voc s poder levar o prprio Caderno de Questes caso permanea na sala at 1 hora antes do trmino da prova. 9. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova no Caderno de Questes e no Carto de Respostas . Qualquer outro tipo de anotao ser motivo de eliminao automtica do candidato. 10. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova. 11. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas. 12. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas. No esquea seus pertences. 13. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no Cronograma.

BOA PROVA

LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. TEXTO 1 Teste em simulador mostra os riscos de dirigir usando o celular Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, usam um simulador para mostrar os efeitos do telefone celular nos motoristas. O aparelho de US$ 100 mil consegue at monitorar para onde a pessoa est olhando. O envio de mensagens de texto uma das atividades que mais distrai ao volante. Um motorista usando o celular tem quatro vezes mais chances de provocar um acidente. Essa possibilidade a mesma para uma pessoa que bebeu e tem 0,8 de lcool no sangue. At aparelhos que deixam as mos livres, como o bluetooth, no eliminam os riscos. Gastamos milhes equipando os carros com air bags, melhores freios e pneus para que fiquem mais seguros, mas o nmero de fatalidades no trnsito permanece constante. Um dos motivos o aumento da distrao com outros equipamentos dentro dos veculos, analisa David Strayer, professor de psicologia, responsvel pela pesquisa da Universidade de Utah. A estudante Anne MacLaren, de 19 anos, foi uma das voluntrias no simulador. Durante o teste, ela acabou batendo no carro da frente quando mandava mensagem de texto. Entre outros candidatos, muitos perderam a entrada que deveriam pegar e alguns nem viram que tinham passado por ela. Os motoristas superestimam suas habilidades de serem 'multitarefas' no volante. A maioria dos americanos reconhece o perigo, mas continua usando o telefone, passando mensagens de texto e acessando a internet. Alguns at abrem os laptops e outros aparelhos eletrnicos, transformando o carro em um centro de entretenimento. Como a legislao difere entre os estados americanos, pesquisas frequentes ajudam a estimular o debate. Em 2003, um estudo da Universidade de Harvard concluiu que distraes provocadas pelo uso do telefone celular levam a 2600 mortes no trnsito todo ano, alm de 330 000 colises com ferimentos moderados ou leves.
(gl.globo.com/notcias/mundo - acesso em 08/03/2010)

2. No trecho abaixo evidencia-se uma caracterstica marcante dos motoristas americanos. Aponte-a. A maioria dos americanos reconhece o perigo, mas continua usando o telefone, passando mensagens de texto e acessando a internet. A) B) C) D) E) desligamento. inconstncia. imutabilidade. impertinncia. inconsequncia.

3. A palavra grifada no trecho: ...pesquisas frequentes ajudam a estimular o debate. foi formada pelo processo de: A) B) C) D) E) composio por aglutinao. composio por justaposio. derivao parassinttica. derivao regressiva. derivao prefixal.

4. Assinale a opo que justifica a presena da vrgula no trecho abaixo. Durante o teste, ela acabou batendo no carro da frente quando mandava mensagem de texto. A) B) C) D) Intercalao de um aposto. Elipse do verbo. Deslocamento do adjunto adverbial. Separao de elementos que exercem a mesma funo sinttica. E) Intercalao de orao reduzida de infinitivo.

5. Assinale a opo em que todas as palavras grifadas foram, correta e respectivamente, classificadas entre parnteses. A) O envio de mensagens de texto uma das atividades que mais distrai ao volante. (substantivo - preposio pronome - advrbio) B) Gastamos milhes equipando os carros com air bags, melhores freios e pneus para que fiquem mais seguros... (preposio - adjetivo - preposio - adjetivo) C) Os motoristas superestimam suas habilidades de serem 'multitarefas' no volante. (pronome - adjetivo - preposio - locuo adjetiva) D) Entre outros candidatos, muitos perderam a entrada que deveriam pegar e alguns nem viram que tinham passado por ela. (pronome - preposio - pronome - conjuno) E) Em 2003, um estudo da Universidade de Harvard concluiu que distraes provocadas pelo uso do telefone celular levam a 2600 mortes no trnsito todo ano, alm de 330.000 colises com ferimentos moderados ou leves. (preposio - conjuno - artigo - adjetivo)

1. Marque a opo correta em relao ao texto. A) A palavra aparelho, no primeiro pargrafo do texto, refere-se a um tipo de telefone celular que custa US$100 mil por possuir outras finalidades alm da comunicao. B) O simulador acabou por desconcentrar os voluntrios que cometeram infraes enquanto estavam ao volante. C) O uso do celular ao volante s traz prejuzo aos motoristas que apresentam 0,8 de lcool no sangue. D) Tanto a ingesto de bebidas alcolicas quanto o uso do celular podem provocar acidentes no trnsito. E) Pesquisadores da Universidade de Utah desenvolveram um aparelho que auxiliar os motoristas que costumam usar celular ao volante.

02

6. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaos do texto abaixo. Em jornais e em propagandas eleitorais, ouo argumentos contra e ___ favor dos pedgios, uns destacando os preos, outros, ___ qualidade das estradas. Dificilmente algum menciona os dois ao mesmo tempo, ou seja, que ___ quantia paga pelos pedgios alta, mas, mesmo assim, vale ___ pena, ou que ___ estradas seriam boas, mas so os usurios que ___ mantm, e no o governo. A) B) C) D) E) - a - a - - as - s. a - a - a - a - as - as. - a - - - s - as. a - - a - a - s - as. a - - - a - as - s.

9. Marque a opo que apresenta, respectivamente, a ideia expressa pela conjuno como em cada uma das frases abaixo. At aparelhos que deixam as mos livres, como o bluetooth, no eliminam os riscos. Como a legislao difere entre os estados americanos, pesquisas frequentes ajudam a estimular o debate. ...como eu ia dizendo, muito mais econmico voc andar devagar e ser assaltado por mim do que correr e ser assaltado pelo radar. A) B) C) D) E) comparao - causa - conformidade. comparao - comparao - conformidade. conformidade - causa - comparao. causa - conformidade - causa. causa - conformidade - conformidade.

7. Na fala do assaltante, na charge abaixo, identifica-se uma crtica:


10. Assinale a opo em que, quanto concordncia verbal, uma das oraes foge ao padro culto do idioma. A) A maior parte dos motoristas costuma usar celular ao volante. A maior parte dos motoristas costumam usar o celular ao volante. B) Os Estados Unidos costumam promover campanhas relacionadas ao uso do celular ao volante. Estados Unidos costumam promover campanhas relacionadas ao uso do celular ao volante. C) Havia muitos motoristas que usavam celular ao volante. Existem muitos motoristas que usam celular ao volante. D) Tudo eram smbolos nas estradas. Tudo era smbolos nas estradas. E) Batiam oito horas quando ele acordou e abriu as janelas. J era meio-dia e meia quando ele acordou e abriu as janelas.

A) falta de coerncia presente nos discursos dos malfeitores. B) aos valores cobrados nas infraes de trnsito. C) quantidade de assaltos que ocorrem no trnsito das grandes cidades. D) displicncia dos motoristas que ignoram as mensagens dos semforos. E) falta de interveno policial em assaltos a motoristas.

LEGISLAO DE TRNSITO
11. Segundo o Cdigo de Trnsito Brasileiro, o ciclista desmontado empurrando a bicicleta dever: A) circular pelos bordos da pista em fila dupla. B) deslocar-se por entre os carros. C) atravessar quando o semforo estiver indicando a cor verde para os pedestres. D) circular pela contramo da via. E) evitar ruas e avenidas movimentadas.

8. Na fala da charge, reproduzida abaixo, os termos grifados exercem as seguintes funes sintticas: ...e como eu ia dizendo, muito mais econmico voc andar devagar e ser assaltado por mim do que correr e ser assaltado pelo radar. E eu nem somo pontos em sua habilitao! A) B) C) D) objeto direto - objeto indireto - adjunto adverbial. adjunto adnominal - sujeito - adjunto adverbial. predicativo - agente da passiva - adjunto adverbial. objeto direto - objeto direto preposicionado - objeto indireto. E) aposto - objeto indireto - objeto direto preposicionado.

03

12. A Resoluo CONTRAN n 277/08 dispe sobre o transporte de menores de 10 anos e a utilizao do dispositivo de reteno para o transporte de crianas em veculos. A figura ao lado representa o dispositivo para crianas entre:

16. A Lei n 12.006/09 estabelece que toda pea publicitria destinada divulgao ou promoo, nos meios de comunicao social de produto oriundo de indstria automobilstica ou afim, incluir, obrigatoriamente, mensagem educativa de trnsito a ser conjuntamente veiculada. A divulgao feita em DESACORDO com as condies fixadas nesta Lei constitui infrao punvel com a seguinte sano: A) advertncia por escrito. B) suspenso da propaganda do produto pelo prazo de at 30 dias. C) multa de 1.000 (um mil) a 5.000 (cinco mil) reais. D) retratao nos meios de comunicao social. E) cassao do registro da empresa.

A) B) C) D) E)

3 e 6 anos. 4 e 7 anos e meio. 5 e 8 anos. 6 e 9 anos e meio. 7 anos e meio e 10 anos.

17. Para circulao nas vias pblicas do territrio nacional obrigatrio o uso de vidro de segurana laminado no parabrisa de todos os veculos automotores, reboques e semirreboques. A transmisso luminosa para os vidros incolores dos para-brisas NO poder ser inferior a: A) B) C) D) E) 50%. 55%. 60%. 70%. 75%.

13. A entrada e sada temporria ou definitiva de veculo do Brasil dever ser comunicada pelas reparties aduaneiras e pelos rgos de controle de fronteira ao: A) B) C) D) E) CONTRAN. CETRAN. DENATRAN. DETRAN. RENAVAM.

14. Segundo o Art. 40 do CTB, a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto perodo de tempo, s poder ser utilizada pelo condutor em duas situaes distintas: para indicar a existncia de risco segurana para os veculos que circulam em sentido contrrio ou: A) B) C) D) E) o embarque e desembarque de passageiros. a imobilizao do veculo. a inteno de ultrapassar o veculo que segue frente. a existncia de agentes de trnsito. a sua presena na via.

18. Roberto possui um posto de gasolina numa rodovia federal, numa rea no urbana, segundo delimitao do municpio de seu domiclio. De acordo com a Lei n 11.705/08, Artigo 2, so vedados a venda varejista ou o oferecimento de bebidas alcolicas para consumo nessa faixa de domnio. Roberto desrespeitou a lei e vendeu cerveja para os condutores de veculos que paravam em seu posto. A violao desse artigo implicar a Roberto uma multa de: A) B) C) D) E) R$ 300 (trezentos reais). R$ 600 (seiscentos reais). R$ 900 (novecentos reais). R$ 1.200 reais (um mil e duzentos reais). R$ 1.500 reais (um mil e quinhentos reais).

15. Michel cometeu uma infrao gravssima que tem como penalidade multa e a suspenso do direito de dirigir. A sua Carteira Nacional de Habilitao somente ser devolvida aps ele cumprir a penalidade e frequentar o curso de reciclagem. infrao igualmente gravssima, sujeitando o infrator idntica penalidade: A) dirigir ameaando os pedestres que estejam atravessando a via pblica ou os demais veculos. B) dirigir veculo sem placa ou sem licenciamento. C) conduzir crianas em veculo automotor sem observncia das normas de segurana especiais. D) transitar pela contramo em vias com sentido nico de direo. E) dirigir veculo com a validade da Carteira Nacional de Habilitao vencida h mais de trinta dias.

19. Voc est conduzindo o seu veculo por uma rodovia em Pernambuco quando se depara com placa de advertncia que alerta para a existncia de uma curva acentuada em S a esquerda (A-4 a). Dentre as opes abaixo, qual placa corresponde sinalizao descrita? A)

B)

C)

D)

E)

04

20. O registro de contrato de financiamento de veculo, segundo o Artigo 3 da Resoluo n 320/09, dever conter em seus dados: A) a identificao do credor e do devedor, contendo o nmero da identidade e do CPF. B) o total da dvida ou sua estimativa. C) o local e data da compra e financiamento do veculo. D) a quantidade de parcelas a serem pagas. E) a descrio do devedor e os elementos indispensveis sua identificao.

24. Dentre os requisitos apurados no estgio probatrio NO se inclui: A) B) C) D) E) idoneidade moral. assiduidade. disciplina. eficincia. aprovao em exame psicotcnico.

CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAO PBLICA


21. Acerca das regras que tratam da nomeao, previstas no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Pernambuco, Lei n 6.123/68, assinale a alternativa correta. A) A nomeao ser feita em carter efetivo, para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas. B) permitida a nomeao em carter interino. C) Os cargos de provimento efetivo sero providos por livre escolha do Governador, respeitados os requisitos e as qualificaes estabelecidas por lei em cada caso. D) Mediante seleo e concurso adequados podero ser admitidos servidores pblicos de capacidade fsica reduzida, para cargos especificados em lei e regulamento. E) Em igualdade de classificao em concurso dar-se- preferncia para nomeao, sucessivamente, ao deficiente fsico e ao servidor contratado do Estado sob o regime da legislao trabalhista.

25. Acerca das disposies que tratam da durao do trabalho, previstas no Captulo I, do Ttulo IV da Lei n 6.123/68, Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Pernambuco, correto afirmar: A) a durao normal do trabalho ser de seis horas por dia ou trinta horas por semana, podendo, extraordinariamente, ser prorrogada ou antecipada. B) considera-se noturno o trabalho executado entre as vinte horas de um dia e s dez horas do dia seguinte. C) expressamente vedado o estabelecimento de escala de revezamento. D) a durao normal do trabalho do funcionrio que ocupar cargo do Servio Tcnico Cientfico ser de dez horas por dia, ou quarenta horas semanais. E) vedada a criao de regimes de tempo complementar e integral com dedicao exclusiva.

26. No que tange s regras que dispem sobre as frias, assinale a alternativa INCORRETA. A) Somente e depois do primeiro ano de exerccio o funcionrio adquirir direito a frias. B) vedado o fracionamento do perodo de frias, salvo por necessidade do servio. C) Durante as frias, o servidor perder o direito s vantagens do seu cargo e funo. D) As frias dos membros do magistrio correspondero s frias escolares, obedecidas as restries legais e regulamentares. E) proibida a acumulao de frias, salvo imperiosa necessidade do servio de at o mximo de dois perodos, justificada em cada caso.

22. Sobre a disciplina normativa da posse, prevista no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Pernambuco, Lei n 6.123/68, correto afirmar que: A) a diplomao o ato que completa a investidura em cargo pblico e rgo colegiado. B) no se admite a posse por procurao, ainda que o nomeado esteja ausente do Estado. C) no haver posse nos casos de promoo e reintegrao. D) facultado ao servidor pblico ocupante de cargo de provimento efetivo apresentar declarao dos bens e valores que constituem seu patrimnio e de que no exerce funo pblica de acumulao proibida. E) cabe ao Presidente da Repblica dar posse aos membros dos rgos colegiados.

27. Sobre vencimentos, correto afirmar que: A) possvel ao servidor pblico, por imperiosa necessidade, perceber vencimento inferior ao maior salrio mnimo vigente em Pernambuco. B) podero ser abonadas at dez faltas durante o ms por motivo de doena comprovada, mediante atestado de mdico ou dentista do servio pblico estadual ou em decorrncia de circunstncia excepcional, a critrio do chefe da repartio. C) o servidor pblico perder todo o vencimento, durante o afastamento decorrente de condenao por sentena definitiva a pena que no determine ou acarrete a perda do cargo. D) vencimento a retribuio pelo exerccio do cargo, correspondente a valor fixado em lei para o smbolo, padro ou nvel do respectivo cargo. E) as reposies fazenda estadual sero descontadas em parcelas mensais, no excedentes da metade do vencimento.

23. Acerca das regras que tratam do exerccio, assinale a alternativa correta. A) O exerccio do cargo ter incio no prazo improrrogvel de dez dias a contar da data da posse. B) A promoo no interrompe o exerccio do cargo. C) O servidor pblico preso preventivamente, pronunciado por crime comum ou denunciado por crime funcional, ou ainda, condenado por crime inafianvel em processo no qual no haja pronncia ser exonerado do exerccio do cargo. D) O servidor pblico poder ser posto disposio de rgos da administrao direta ou indireta, federal, estadual e municipal a critrio do Governador, por prazo indeterminado. E) O servidor pblico que no entrar em exerccio, no prazo legal, sempre perder o cargo, ainda que comprove a existncia de motivo de fora maior.

05

28. Dentre as penalidades disciplinares, NO se inclui a: A) B) C) D) E) multa. exonerao. suspenso. repreenso. destituio de funo.

32. Considere que um determinado computador, no qual um grande nmero de arquivos ou pastas importantes tenha sido criado recentemente, tornou-se lento ou a abertura dos programas no disco rgido tornou-se lenta. Qual a ferramenta do sistema operacional Windows mais recomendada para otimizar e melhorar o desempenho do computador, considerando a situao citada? A) Gerenciador de tarefas. B) Desfragmentador de disco. C) Assistente para transferncia de arquivos e configuraes. D) Restaurao do sistema. E) Windows defender.

29. No que tange aplicao das penalidades disciplinares, correto afirmar: A) no se aplica penalidade disciplinar falta grave. B) o ato da demisso no mencionar a causa da penalidade. C) na aplicao das penas disciplinares, sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao, os danos que dela provierem para o servio pblico e os antecedentes do servidor. D) considera-se abandono de cargo a ausncia ao servio sem justa causa, por mais de sessenta dias consecutivos. E) somente o Governador competente para a aplicao das penalidades disciplinares.

33. Qual o recurso recomendado no Microsoft Office Outlook para melhorar o desempenho e impedir que a caixa de correio fique muito grande? A) B) C) D) E) Enviar/Receber. Limpar sinalizador. Autoarquivar. Recortar. Marcar para baixar Mensagem(ns).

30. No que concerne ao regramento sobre a responsabilidade do servidor, estabelecido no Captulo IV, do Ttulo V da Lei n 6.123/68, Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Pernambuco, assinale a alternativa correta. A) Tratando-se de dano causado a terceiro, responder o funcionrio perante a Fazenda Estadual em ao regressiva, proposta aps transitar em julgado a deciso condenatria. B) A responsabilidade penal somente poder resultar de omisso no desempenho do cargo ou funo e no ser elidida pelo ressarcimento do dano. C) A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso que importe prejuzo a terceiros. D) Pelo exerccio irregular de suas atribuies, o funcionrio responde somente civil e penalmente. E) vedado o desconto de parcelas do vencimento do servidor, para fins de ressarcimento do prejuzo por ele causado Fazenda Estadual.

34. Suponha que a imagem abaixo refere-se ferramenta Microsoft Office Excel. Analisando-a, correto afirmar que:

NOES DE INFORMTICA
31. Sobre o dispositivo de armazenamento Pen Drive, se comparado a outros dispositivos de armazenamento portteis, como disquetes, INCORRETO afirmar que: A) B) C) D) E) mais compacto e rpido. tem maior capacidade de armazenamento. mais resistente devido ausncia de peas mveis. feito de material mais flexvel. sua conexo a um computador feita atravs de uma porta USB.

A) a clula subtotal (D19) pode ser calculada atravs da frmula SOMA(A5.A20) B) a clula D21 pode ser calculada atravs da frmula A19x0,3 C) o custo total de Piso (D14) pode ser calculado atravs da frmula MULTIPLIC(B14.C14) D) a clula total (D22) pode ser calculada atravs da frmula TOT(A19.A21) E) a clula Custo por item (R$) (C2) foi formatada com a opo Quebrar texto automaticamente

06

35. Qual o recurso disponvel no Microsoft Word que permite incluir num documento uma planilha Excel, para que possa ser adequadamente utilizada como tal no documento MS Word? A) B) C) D) E) Inserir Objeto. Inserir Imagem. Inserir Arquivo. Comparar e Mesclar documentos. Espao de Trabalho Compartilhado.

39. Ao fenmeno habitualmente descrito como o processo pelo qual as foras sociais marginais, minoritrias ou anmicas tomam forma, so reconhecidas e incorporadas pelo conjunto do sistema das formas sociais j instaladas, institucionalizando uma novidade esttica ou uma corrente de revolta da ordem existente em concorrncia regular com seus homlogos j existentes no mercado, o autor Ren Lourau nomeia de: A) B) C) D) E) estrutura panptica. efeito Mhlmann. sociedade de controle. processo de democratizao de Durkheim. funcionamento sinptico.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
36. Segundo o CONTRAN, no Anexo II da Resoluo n 80, de 19 de novembro de 1998, o exame de Avaliao Psicolgica : A) preliminar, obrigatrio, eliminatrio e complementar para os candidatos obteno e mudana de categoria da Carteira Nacional de Habilitao. B) posterior a exame mdico, obrigatrio, no eliminatrio e complementar para os condutores candidatos mudana de categoria da Carteira Nacional de Habilitao. C) posterior a exame de direo veicular, facultativo e complementar para os condutores candidatos obteno do direito realizao de prova prtica. D) preliminar, facultativo, no eliminatrio e suplementar para os candidatos obteno da Carteira Nacional de Habilitao aprovados em exame neurolgico. E) preliminar, obrigatrio, no eliminatrio e suplementar para os candidatos obteno de Carteira Nacional de Habilitao.

40. A teoria do Campo Psicolgico, formulada por Kurt Lewin, afirma que: A) o comportamento humano bsico independe da coexistncia dos fatos, sendo o resultado das tendncias genticas trazidas pelo espao vital que orienta a pregnncia das influncias ambientais. B) as tendncias individuais advindas de heranas psquicas criam o que nomeou de campo dinmico, determinando a atualizao virtual em comportamento dentro do espao vital, ou seja, do campo familiar triangular. C) as variaes individuais do comportamento humano com relao norma so condicionadas pela tenso entre as percepes de si e o ambiente psicolgico em que se insere o espao vital. D) o campo a funo do comportamento que existe no momento em que a tendncia vital e o vetor familiar se tensionam, teoria representada pela equao C= f (T, V). E) os indivduos participam de um nmero determinado de espaos vitais (ex: famlia, escola, trabalho, igreja etc) que devem ser descriminados pelo psiclogo, e esses foram construdos por um nmero determinado de vetores de fora familiares.

37. De acordo com o Art. 5, Captulo I, da Resoluo CONTRAN n 267 de 15 de fevereiro de 2008, dentre os processos psquicos que devero ser aferidos no processo de Avaliao Psicolgica, por mtodos e tcnicas psicolgicas, podemos citar: A) tomada de deciso, liderana, processamento de informao. B) tendncias suicidas, mecanismos de defesa, sociopatias. C) t o m a d a d e i n f o r m a o , a u t o a v a l i a o d o comportamento, traos de personalidade. D) deficincias neurolgicas e psicopatolgicas, traos de personalidade e comportamento. E) tomada de deciso, avaliao relacional do comportamento, distrbios do sono.

41. A suspeita em relao aos outros, a intolerncia face diferena, o ressentimento com estranhos e a exigncia de isol-los e bani-los, assim como a preocupao histrica, paranoica com a lei e a ordem, tudo isso tende a atingir o mais alto grau nas comunidades locais mais uniformes, mais segregadas dos pontos de vista racial, tnico e de classe. Esta frase atribuda a: A) Gilles Deleuze, sobre a sociedade moderna. B) Michael Foucault, a respeito da sociedade de controle e consumo. C) S. Freud, em seu artigo denominado O estranho. D) Zygmunt Bauman, em texto sobre a globalizao. E) Karl Marx, em explicao visionria a respeito da agorafobia atual.

38. Sobre a Anlise Institucional, correto dizer que: A) busca avaliao e acompanhamento das instituies quanto sua eficcia, opondo-se socioanlise. B) visa interferir nos mecanismos de defesa da instituio e nos processos inconscientes que bloqueiam o desempenho das instituies. C) seus propsitos apiam-se fundamentalmente nos processos de autogesto e auto anlise. D) objetiva superar a tenso entre as dimenses do institudo e instituinte, atravs da crtica ao paradigma tensional e sua substituio pela gesto coletiva. E) interessa-se pela instituio enquanto processo: como nascem e evoluem, considerando a instituio como produto de um contrato social.

07

42. Ao realizarmos uma anlise social, podemos dizer, de acordo com Pierre Bourdieu, que: A) os processos culturais mantm as estruturas econmicas e sociais vigentes: Teoria da Reproduo. B) as aquisies individuais dependem dos conflitos subjetivos superados e reposicionados em sociedade: Teoria do Conflito. C) apenas os processos culturais so capazes de libertar mentalidades impostas pelas estruturas dominantes: Teoria da Liberao. D) a coletividade necessita de orientaes, e o sistema punitivo e educativo so ferramentas importantes para a mudana social positiva: Teoria da Mudana. E) a educao responsvel pela modificao e libertao coletiva e individual, permitindo a civilizao do pensamento: Teoria da Civilizao.

45. Um dos mais importantes modelos contingenciais da liderana atravs da Teoria da Correspondncia do Lder foi descrito por Fiedler (1967). Trabalhando com grupos cujos lderes poderiam ser facilmente identificados, acreditava que o desempenho destes podia ser medido utilizando-se da seguinte escala: A) LPC - least preferred coworker, ou colaborador menos preferido. B) BPW- best preferred worker, ou colaborador preferido. C) BCW- best carismatic worker, ou colaborador mais carismtico. D) BBB- best brother builder, ou colaborador construtor. E) LLC- least leader coworker, ou colaborador lder.

43. Na teoria da Motivao, Douglas McGregor descreve a Teoria Gerencial Convencional que corresponde s propostas da Escola da Administrao Cientfica. A respeito deste autor, podemos afirmar que: A) apoia a Teoria Gerencial Convencional ou Teoria X, onde o ser humano considera o trabalho algo natural e prazeroso. B) ope-se Teoria X, onde o ser humano avesso ao trabalho e os gerentes devem estabelecer padres de comportamento e monitor-los atravs de interveno e controle. C) apoia a Teoria Gerencial Convencional ou Teoria Y, onde o papel da gerncia deve ser o de motivao constante do ambiente organizacional. D) traz a Teoria Y, onde as pessoas consideram o trabalho algo antinatural e passivo, mas so capazes de modificar suas opinies a partir da atuao gerencial. E) ope-se Teoria Y, onde a gerncia responsvel por direcionar comportamentos e desenvolver potencial dos indivduos.

46. Segundo a abordagem que discrimina diversas modalidades de liderana, um lder focado apenas nas tarefas, que toma decises individuais e desconsidera a opinio dos liderados considerado um lder: A) B) C) D) E) paternalista. autocrtico. lassez-faire. democrtico. totalitarista.

47. O termo definido por Schein (1984) como uma tendncia de suposies fundamentais que determinado grupo tem desenvolvido na aprendizagem para resolver seus problemas de adaptao externa e integrao interna, e que tem trabalhado suficientemente bem para ser ensinada para os outros membros como o caminho correto de perceber, pensar e sentir : A) B) C) D) E) organizao. resilincia organizacional. liderana cooperativa. cultura organizacional. subjetividade lder.

44. A abordagem que representa a ideia dos estudos iniciais sobre a temtica liderana, baseando-se no juzo de que o lder nasce com habilidades inatas, inexplicveis e incompreensveis, seguindo as linhas da dominao carismtica, a: A) B) C) D) E) do Estilo. das Inteligncias Mltiplas. behaviorista. do Inconsciente Pessoal. dos Traos Pessoais.

48. A tcnica projetiva de teste psicolgico criado pelo mdico e psiclogo Mira y Lpez (1896-1964) utilizado em alguns Estados do Brasil para se obter a Carteira Nacional de Habilitao, que visa avaliar aspectos da personalidade como depresso e elao, tnus vital, impulsividade e ansiedade chamado de: A) B) C) D) E) PMK ou Psicodiagnstico Miocintico. Teste de Rorschach. IFP (Inventrio Fatorial da Personalidade). HTP (Teste da Casa-rvore-Pessoa). TAT (Teste de Apercepo Temtica).

08

49. Um sujeito dirigindo seu carro em um tnel urbano, descreve a seguinte experincia: De repente, eu senti uma terrvel onda de medo, sem nenhum motivo. Uma desagradvel sensao no estmago. Meu corao disparou, tive dor no peito e dificuldade para respirar. Pensei que fosse morrer. Tendo em vista a natureza repentina da experincia, podemos suspeitar de: A) B) C) D) E) agarofobia. transtorno de ansiedade. ataque de pnico. fobia. neurose de angstia.

53. A Teoria das Expectativas desenvolvida por Vroom (1967) afirma que o grau de motivao de um indivduo determinado por: A) trs fatores: valores do indivduo, desempenho do indivduo e as expectativas individuais de sucesso na realizao da tarefa. B) dois fatores: tendncias do indivduo e desempenho do indivduo. C) trs fatores: tendncias do indivduo, capital cultural do indivduo e expectativas socioafetivas quanto ao desempenho na realizao da tarefa. D) dois fatores: tendncias do indivduo e expectativas sociais quanto ao desempenho em tarefa autodeterminada. E) apenas um fator: expectativa social quanto realizao de tarefa autodeterminada.

50. Um paciente X, de 20 anos, reconhecido pelos familiares como apresentando uma reduzida capacidade para relacionamentos ntimos, distores cognitivas, perceptivas, construes idiossincrticas do discurso e comportamento excntrico. Em anamnese, no apresenta atividade delirante. Podemos suspeitar de um Transtorno de: A) B) C) D) E) personalidade antissocial. psictico de personalidade. personalidade esquiva. personalidade esquizotpica. personalidade limtrofe.

54. Considerando o distrbio caracterizado como alcoolismo, tolerncia e dependncia ao lcool so dois eventos distintos e indissociveis. Desta forma, podemos dizer que: A) dependncia a necessidade de doses maiores de lcool para a manuteno da tolerncia e consequente aumento do efeito de embriaguez. B) a dependncia geralmente tanto mais intensa quanto menor for o grau de tolerncia ao lcool. C) a dependncia no necessariamente simultnea tolerncia, sendo a primeira geralmente posterior segunda. D) o critrio para verificar tolerncia no a perda relativa do efeito da bebida, mas a ausncia ou presena de embriaguez. E) tolerncia a necessidade de doses maiores de lcool para a manuteno do efeito de embriaguez obtido nas primeiras doses.

51. A teoria hierrquica das necessidades de Maslow (1954) tem sido aceita como estrutura conceitual no estudo da motivao humana, em situaes como no lar, no trabalho e na sociedade. O autor organiza as necessidades humanas em cinco categorias hierrquicas. So elas: A) biolgicas, afetivas, laborais, familiares e de autorrealizao. B) f i s i o l g i c a s , a f e t i v o - s o c i a i s , f a m i l i a r e s , d e autorrealizao e laborais. C) biolgicas, afetivas, sociais, econmicas e laborais. D) fisiolgicas, de segurana, afetivo-sociais, de estima e de autorrealizao. E) fisiolgicas, afetivo-familiares, sociais, laborais e de relacionamento ntimo.

52. De acordo com Herzberg (1975), ao abordar o tema motivacional, podemos afirmar que: A) os chamados PEBUN positivos e negativos que devem ser dados aos funcionrios, tm origem motivacional. B) nenhum tipo de "PEBUN" pode ser considerado motivao, pois o negativo pode ser comparado a um estupro e o positivo a uma seduo. C) alude que todo funcionrio tem uma bateria (PEBUN) que precisa ser carregada constantemente, ou seja, precisa de fatores externos motivacionais. D) a motivao depende dos incentivos que os empresrios do aos funcionrios, no do trabalho em si ("PEBUN"). E) quanto ao PEBUN, ou seja, motivao pela seduo, vlida apenas quando visa adquirir fatores positivos e integradores.

55. Um alcoolista, em dado momento, apresenta quadro de descoordenao motora, movimentos oculares rtmicos como se estivesse lendo (nistagmo) e paralisia de certos msculos oculares, confuso mental e depois de recobrar a conscincia, perda de memria recente, inventando histrias para preencher as lacunas do que no se lembrava. Ao oferecer-lhe tiamina, o quadro obteve melhora rpida, mas o dficit de memria acabou tornando-se permanente, incapacitando-o de manter funes anteriores. Podemos dizer que este paciente apresenta: A) B) C) D) E) demncia alcolica. sndrome Wernicke-Korsakoff. sndrome de Alzheimer. intoxicao pelo lcool. delirium tremens.

09

56. O transtorno mental que se caracteriza por episdios repetidos de ingesto excessiva de alimentos num curto espao de tempo (crises), seguido por uma preocupao exagerada sobre o controle do peso corporal, preocupao esta que leva a pessoa a adotar condutas inadequadas e perigosas para sua sade, chamado de: A) B) C) D) E) anorexia. pica. vigorexia. bulimia nervosa. compulso alimentar.

57. Os critrios principais para que uma crena seja considerada delirante, segundo Karl Jaspers, em seu livro General Psychopathology, so: A) irrealidade, conversibilidade e paranoia. B) i n v e r o s s m i l , p e r s e c u t r i o , p r e s e n a d e despersonalizao. C) c a r t e r p e r s e c u t r i o , d e s p e r s o n a l i z a o e impossibilidade de contedo. D) carter perceptivo, persecutrio e fabulatrio. E) certeza, incorrigibilidade e impossibilidade do contedo.

58. A senhora M., tendo assistido a um acidente de carro que ocorreu h seis meses e que acometeu sua filha mais nova, no consegue parar de lembrar-se a todo momento do acidente. Passou a ter pesadelos e evitar dormir, e no consegue entrar em nenhum carro com medo de que o evento se repita. No deixa ningum falar no assunto, ao mesmo tempo em que parece no demonstrar nenhuma emoo. A senhora M. parece apresentar: A) B) C) D) E) amaxofobia com caractersticas claustrofbicas. sndrome de Bournout. transtorno de personalidade histrinica. transtorno ps-traumtico. processo de luto convencional.

59. Para a seleo de candidatos, os critrios para definio das tcnicas devem basear-se na: A) B) C) D) E) anlise e especificao do cargo. especificao da chefia. personalidade do candidato. caracterstica de liderana. tendncia do mercado.

60. Em entrevista clnica, paciente relata um atropelamento do qual foi a causa, de forma fria, descrevendo insensivelmente pormenores do acidente e da situao de ferimentos em que se encontrava a vtima. Este tipo de comportamento, caracterstico de certa psicopatologia, costuma provocar no entrevistador, em relao ao entrevistado, o mecanismo psicodinmico conhecido por: A) B) C) D) E) atuao. recalcamento. comoo. empatia. histeria.

10

Вам также может понравиться