Вы находитесь на странице: 1из 13

TECNOLOGIAS ENQUANTO LINGUAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS NOVAS LINGUAGENS EM SALA DE AULA

Francielle Alves VARGAS. Universidade Federal de Minas Gerais. francielleavargas@hotmail.com.

Resumo: O objetivo deste artigo analisar e compreender o advento do ciberespao e da cibercultura na perspectiva das mudanas paradigmticas sociais, lingsticas, no mbito da escola. Optou-se pela pesquisa bibliogrfica de natureza qualitativa, seguido do relato de experincia sobre o uso das tecnologias em projetos educacionais. A criao deste novo espao que emerge a partir da Internet cria tambm novas linguagens que so constitutivas deste espao virtual. O argumento deste artigo fundamenta-se na percepo em que os habitantes deste novo espao virtual, sejam eles nativos, imigrantes, navegantes ou atualizantes passem pelo processo de apropriao destas novas e mltiplas linguagens tecnolgica, num movimento de multiletramento digital. Este processo fundamental para a formao de protagonistas, crticos e ativos neste espao e que tenha capacidade de compreender o contexto econmico e poltico, as quais essas novas tecnolgicas esto inseridas a fim de transp-los do papel de meros participantes passivos do ciberespao, convidando-os a construir colaborativamente redes de saberes. Entender as hipermodalidade das linguagens tecnolgicas e a seu alcance as juventudes outro argumento deste artigo. Pensar essas novas linguagens tecnolgicas enquanto metodologia em sala de aula num processo de ensino e aprendizagem que atrativa as juventudes e promove que estes/as jovens atribuam sentido a escola. Palavras-chave: Tecnologias da Informao; Ciberespao e Cibercultura; Educao; Linguagem. Multiletramento digital.

No se perguntar o que os princpios so, mas o que eles fazem. Gilles DELEUZE

1.0 Introduo
Compreender e discutir a apropriao das novas linguagens tecnolgicas no processo ensino-aprendizagem, tendo em vista o protagonismo juvenil em sala de aula e a emancipao do aluno no ciberespao o desafio deste artigo. Com o advento da cibercultura, novos saberes e linguagens emergem deste processo e a sala de aula, mesmo contempornea deste contexto, ainda mantm uma linguagem analgica. Cria-se ento uma dicotomia digna de discusso: de um lado, o espao esttico da sala de aula, marcado pela presena da linguagem analgica, e de outro lado, os mltiplos espaos virtuais que possuem uma linguagem

dinmica, interativa e hipermodal1. Diante deste cenrio, o jovem encontra dificuldade para atribuir sentido a essa velha linguagem reproduzida pela escola, que no dialoga com a condio juvenil. Com o surgimento da cibercultura, os sentidos atribudos aos espaos escolares deslocaram-se, evidenciando, ento, mtodos pouco eficazes. A sala de aula tradicional privilegia mtodos de ensino-aprendizagem unilaterais, pautado apenas no contedo, impossibilita assim a criao de espaos para que os saberes dos jovens possam ser postos em cena. Trata-se de uma linguagem que no consegue dialogar com esse aluno, uma comunicao desconectada do ciberespao, destoada do cotidiano desses jovens ciborgues, conectados em rede aos mais diversos e dinmicos espaos. Por outro lado, essa nova linguagem e o novo espao possibilitam a construo colaborativa do conhecimento tornando esse jovem protagonista no processo ensino-aprendizagem. A autonomia e o protagonismo juvenis so estimulados, despertando nos jovens o desejo de buscar aprendizados e saberes diversos propiciados por este novo contexto. No ciberespao, os jovens se sentem parte da construo do conhecimento e seus saberes so reconhecidos, construdos, reproduzidos e ressignificados. A partir deste novo cenrio, vrios desafios so postos: como se apropriar das novas linguagens tecnolgicas? Como trabalhar para que essa linguagem seja usada como aporte metodolgico em sala de aula? A apropriao das mltiplas linguagens que emergem no ciberespao pode auxiliar tanto o aluno quanto o professor no processo ensino-aprendizagem? Quais os sentidos atribudos a escola num cenrio atravessado pelas novas tecnologias? Estas so algumas das discusses propostas neste artigo.

2.0 O Ciberespao e as mltiplas linguagens tecnolgicas. 2.1 Tecnologia enquanto linguagem


Compreender as novas tecnologias da informao constituintes do ciberespao e formadoras da cibercultura enquanto hipermodalidades lingsticas e culturais importante para que compreendamos a importncia da apropriao dessas novas linguagens num contexto de ensino-aprendizagem.

Lemke (2002, p.300) utliza o termo "hipermodalidade" para descrever as novas interaes entre os sentidos expressos pela palavra, pela imagem e pelo som nos sistemas de hipermdia tais como a WWW.

Este novo paradigma social de virtualidade em que vivemos e que segundo a filosofia de Deuleuze, o virtual tudo aquilo que est em potncia e ainda no foi atualizado. a partir de um virtual que, sem ser atual possui, enquanto tal, uma realidade intensiva(ALLIEZ, 1996, pg.20). a partir deste novo paradigma promovidos pelo advento do ciberespao cibercultura
3 2

e da

que novas configuraes sociais, lingsticas, polticas e de ensino e

aprendizagem foram criados e antigos mtodos questionados, mediante a criao de um novo espao virtualizado que tem modificado nossa forma de nos relacionar com os outros, com ns mesmos, com a sociedade e com a escola. Segundo Garbin (2003) A mdia eletrnica se apresenta como um avano tecnolgico capaz de modificar nosso comportamento (p.121). partir deste novo paradigma socio-virtual que repousamos o argumento de uma nova linguagem. Essa nova linguagem constitui este novo espao. O ciberespao um territrio constitudo de mltiplas linguagens e a partir da apropriao destas linguagens que a atuao neste espao torna-se protagonista, consciente e critica. Inicialmente, entenderemos o conceito de linguagem para compreendermos esses espaos virtuais enquanto tais. Segundo os estudos gerativistas do linguista Noam Chomsky (1973) toda linguagem cultural, ou seja, constituda socialmente. A estrutura lingstica, inata, no possui origem na sociedade ao contrrio da linguagem que tem origem social. O autor reitera a capacidade lingstica do ser humana de comunicao, enquanto faculdade de linguagem. Na obra, Marxismo e Filosofia da Linguagem de Bakhtin (1988) o conceito de linguagem referencia a necessidade de compreendermos os espaos enquanto compostos de signos e ideologias:
Toda linguagem um produto ideolgico que faz parte de uma realidade (natural ou social) como todo corpo fsico, instrumento de produo ou produto de consumo; mas ao contrrio destes, ele tambm reflete e refrata uma outra realidade, que lhe exterior. Tudo que ideolgico possui um significado e remte a algo situado fora de si mesmo, em outro termos tudo que ideolgico um signo. Sem signos no existe ideologia. (p.31)

Ainda, segundo Bakhtin (1998), todo signo , por natureza, vivo e mvel, plurivalente (p.15). Para o autor, possvel compreender a relao de decodificao das
2

Ciberespao consiste no territrio que surge da interconexo mundial dos computadores, a internet (SALES, no prelo)

Cibercultura o conjunto de prticas, de atitudes, de significados, de smbolos, de modos de pensamento e de valores produzidos, experimentados e compartilhados no ciberespao (SALES, no prelo)

mltiplas linguagens que formam o ciberespao e as prticas de significao existentes nesse contexto. O autor j previa a possibilidade de uma semntica hipermodal:
"Todo sistema de signos(isto , qualquer lngua), por mais que sua conveno se apie em uma coletividade estreita, em principio sempre pode ser decodificado, isto traduzido para outros sistemas de signos(outras linguagens); consequentemente, existe uma lgica geral dos sistemas de signos, uma potencial linguagem das linguagens nica (que evidentemente, nunca pode vir a ser uma linguagem nica concreta, uma das linguagens).(p.311).

As novas prticas de significao e comunicao desencadeadas pelas tecnologias digitais, e utilizadas no ciberespao se intensificam no processo de efemeridade e fluidez das relaes experimentadas pelos/as atuantes no contexto socio-virtual estabelecido na Internet. Esse movimento privilegia um alcance maximizado a informao num tempo minimizado, criando assim uma forma de comunicao que atenda essa especificidade, alm de traduzir a necessidade cognitiva juvenil de se comunicar nessas redes sociais. Uma das formas de se comunicar, comumente utilizada pelas/os jovens e demais atualizantes do espao virtual o internets. Essa nova forma de se comunicar, caracterstica do ciberespao, que muitas vezes se desdobra nos espaos no-virtuais, surgi a partir da necessidade dos nativos/as digitais e demais atuantes do ciberespao de criar signos e significados que naveguem pelos novos meios de comunicao e conhecimento, advento da cibercultura. Segundo Sales (2010, p. 57), o internets o eixo articulador da subjetividade ciborgue. Essa nova linguagem ciberntica hiperinterativa possui caractersticas que contemplam a representao das afetividades juvenis vivenciados no ciberespao. Abaixo um exemplo destes novos signos que representam uma nova forma de comunicao no espao virtual:

Fig. 1 Grupo de discusso no facebook habitado por estudantes do ensino mdio. Fonte: https://www.facebook.com/

Referenciando tal processo Braga (2004) lembra que, com os gneros da web, emerge uma nova realidade comunicativa que ultrapassa as possibilidades interpretativas dos gneros multimodais tradicionais. Como analisa a autora, cada modalidade expressiva integra um conjunto diferenciado de significados possveis, pois cada forma semitica nica, na medida em que agrega um conjunto de normas interpretativas e possibilidades de significado que lhe so particulares. Esse novo espao de mltiplas linguagens e de identidade comunicacional prpria reflete exatamente esse cotidiano scio-virtual do ciberespao e das redes sociais. No

ciberespao utiliza-se de vrias linguagens que, em sua maioria, objetivam a materializao de sentimentos, expresses faciais, fsicas e afetivas. A relao entre signo e ideologia, neste processo constituda a partir da soma dos elementos estruturais utilizados para a construo dos artefatos lingsticos e de sua inteno e interao comunicativa. Segundo Bakhtin (1988) o signo e a situao social so indissoluvelmente ligados(p.16). Assim, todo signo ideolgico. Ainda segundo o autor:
Os sistemas semiticos servem para exprimir a ideologia e so, portanto, modelados por ela. A palavra o signo ideolgico por excelncia. Ela registra as menores variaes das relaes sociais, mas isso no vale somente para os sistemas ideolgicos constitudos, j que a ideologia do cotidiano que se exprime na vida corrente, o cadinho onde se formam e se renovam as ideologias constitudas. (pg.16).

2.2 A APROPRIAO DAS LINGUAGENS TECNOLGICAS EM SALA DE AULA

A apropriao destas novas linguagens tecnolgicas no mbito da escola pode ser um grande facilitador do processo de ensino-aprendizagem, a fim de formar os/as jovens estudantes enquanto indivduos ativos, crticos e protagonistas neste novo espao. Esse

processo de apropriao das mltiplas linguagens tecnolgicas fundamental para que o/a aluno/a desenvolva competncias suficientes para atuar nestes novos espaos virtuais de forma ativa e no somente enquanto um expectador e/ou reprodutor acrtico de contedos. Entender as mltiplas tecnologias que emergem a partir do advento da Internet e constituem o ciberespao enquanto linguagem deslegitimar o conceito de apropriao das novas tecnologias digitais apenas para fins instrumentais. Compreender a complexidade da formao e atuao para este novo conceito de espao virtual , ao mesmo tempo, pensar na apropriao das novas tecnologias no enquanto catequizadoras para o mundo do trabalho. Este movimento , de certa forma, um mecanismo perigoso que pode demonizar estas novas linguagens e neutralizar as potencialidades que essas novas linguagens tecnolgicas tm no mbito das prticas pedaggicas de ensino e aprendizagem. A fim de possibilitar a interao, a comunicao e a atuao neste espao importante pensarmos numa formao para a apropriao dessa linguagem hipermodal e constituinte do ciberespao, num processo de multiletramento digital. 4 A partir do conceito de Nativos digitas, adotado por Palfrey e Gasser(2011) que diz ser todos queles nascidos aps 1980 e que receberam estmulos modais diferentes das geraes anteriores, alm de adquirirem habilidades para usar as novas tecnologias digitais. Eles se relacionam com as pessoas de forma diferente e atravessada por essa hiperconectividade. H tambm os Imigrantes digitais. So estes os que no se enquadram nesse grupo (nascidos em geraes anteriores) e precisam passar por um processo de imerso nestas novas linguagens e interao com os nativos digitais, alm de passarem por um processo de apropriao destes novos conceitos tecnolgicos (PALFREY; GASSER, 2011). Faamos uma comparao entre nativos digitais e nativos de uma lngua. Assim como um nativo nascido na Frana, cuja lngua o francs, provavelmente conseguir se comunicar com os demais habitantes deste territrio mesmo nunca tendo frequentado a escola. Porm sua atuao neste territrio ser diferente em relao ao um francs nativo que tenha passado pelo processo de alfabetizao, por exemplo. No ciberespao, os processos parecem similares. o processo de formao e apropriao destas novas linguagens tecnolgicas que possibilita ao atuante ou atualizante do ciberespao um melhor trnsito nestes espaos, tornando-o protagonista e ativo dos mltiplos territrios ciberntico. Os nativos digitais e os imigrantes digitais possuem conceitos, habilidades e nveis de letramentos diferentes em relao s novas tecnologias. Porm, no ciberespao, ambos
4

Roxo (2009) chama de multiletramento os textos contemporneos, que supem outras formas de leitura e escrita (por exemplo, o hipertexto). Acolhe as possibilidades atuais de letramentos.

precisam passar pelo processo de apropriao crtica dessas novas linguagens ciberculturais num processo multiletramento digital.

3.0 Educao analgica x Educao distncia: Dilogos sobre uma educao em rede.
A escola analgica, de cultura escolar esttica e pouco interativa que experimentamos nos dias de hoje, j no comporta mais as mudanas paradigmticas em que vivemos na sociedade contempornea. Com o advento da Internet, novas formas de vivenciar a escola precisam ser pensadas. preciso tambm pensar esses novos sujeitos, imersos num novo cenrio de hiperconectividade. Pensar novos sujeitos e os espaos escolares, que mesmo nesse contexto insistem em manter-se estticos, sombrios e dialgicos fundamental para que os/as jovens atribuam sentido a sala de aula. Pensar numa escola conectada, multidisciplinar e interativa, de espaos mltiplos de ensino e aprendizagem essencial para que haja o desenvolvimento de novas praticas de ensino que atraiam esse/essa jovem escola. Segundo Garbin (2009) as juventudes contemporneas ouvem msicas nos diversos aparelhos que possuem esse artefato, ao mesmo tempo, que postam fotos, vm vdeos, fazem comentrios e utilizam as ferramentas de rede social. De acordo com a autora, a Internet possibilita a produo de novos conhecimentos, a comunicao e lazer e a informao simultnea. Os sentidos atribudos relao da/o jovem com a escola sofreu grande impacto com ao advento da Internet e das redes sociais. No caso do ensino mdio, os/as jovens parecem no conseguir mais atribuir sentido aos velhos mtodos, de uma escola de moldes arcaicos que insiste em reproduzir os mesmos saberes de forma analgica e linear, desprezando o contexto ao qual ela est inserida, contexto este hiperconectado e em rede. O contexto em que as escolas de ensino mdio encontram-se inseridas demandam uma nova forma de relacionarse com essa juventude ciborgue, interativa e conectada. Segundo Sibilia (2012), manter a mesma relao ultrapassada e analgica com as juventudes um movimento mais do que incoerente, pois manter essa mesma configurao de sala de aula que presenciamos, h tempos, sem muitas alteraes um ato violento contra esse/a jovens:
Surge um choque digno de nota: justamente essas crianas e adolescentes, que nasceram ou cresceram no novo ambiente, tem de se submeter todos os dias ao contato mais ou menos violento com os envelhecidos rigores escolares. Tais rigores alimentam as engrenagens oxidadas dessa instituio de confinamento fundada h vrios sculos e que , mais ou menos fiel a suas tradies, continua a funcionar com o

instrumental analgico do giz e do quadro negro, dos regulamentos e boletins, dos horrios fixos e das carteiras alinhadas, dos uniformes, da prova escrita e da lio oral. (...) (p.51-52)

A apropriao das novas linguagens tecnolgicas e a formao para um multiletramento digital primordial para que os/as jovens, mesmos nativos digitais tenham uma formao critica sobre este espao e as diversas possibilidades de atuao e protagonismo presentes ali. Nas anlises e concluses publicadas no livro Gerao Digital, Tapscott (1999) constatou uma forte rejeio ao jeito velho de aprender, rejeio que se mostrou de vrias maneiras, principalmente, quando os alunos comeam a buscar outras fontes de informao, no se limitando mais ao professor ou ao livro didtico. No faz sentido mais pensar numa educao distncia. O advento da Internet atravessou nosso cotidiano justamente para romper com as barreiras e distncias cartesianas, apresentando-nos um territrio virtualizado que maximiza o alcance a mltiplos espaos e saberes, minimizando o tempo. Pensar numa educao em rede mais coerente ao cenrio atual. As juventudes nascerem numa lgica de rede que rompe as barreiras da intermediao. Segundo Assange (2012) a Internet pode ser uma grande ferramenta de emancipao. De acordo com essa perspectiva de emancipao e protagonismo do individuo que pensar numa Educao em Rede torna-se indispensvel num contexto de conexo global em que vivemos hoje. Os jovens, segundo Levy (1999) so os grandes protagonistas da expanso global dessa lgica conectada em rede e predominantemente ativos neste espao: o crescimento do
ciberespao resulta de um movimento internacional de jovens vidos para experimentar, coletivamente, formas de comunicao diferentes daquelas que as mdias clssicas nos propem. (p.11). Estar em rede estar multifocado, ou seja, conectado, ao mesmo tempo, em vrios saberes e formas diferentes, sem interventores desse processo. O/a jovem pode se conectar a saberes mltiplos e, para isso, basta apenas um click. Entender essa nova lgica de rede fundamental para compreendermos o processo de aprendizagem desses jovens. Ser que esses jovens aprendem da mesma forma que as geraes anteriores a eles? Os mltiplos espaos de aprendizagem, a cibercultura e os espaos de sociabilidade devem manter-se invisibilizados pela escola e pelo educador em sala de aula? Essas so questes importantes para pensarmos a educao em rede, muito mais do que uma educao analgica ou uma educao distncia. Uma educao que coloque em evidencia os saberes desse/as jovens e que os possibilitem integrar-se ao processo de construo do conhecimento, em sala de aula o comeo de uma educao em rede. Rede de saberes cujo papel do professor seja de articular e ligar os pontos

dessa rede em conjunto com os alunos permitindo que esses sujeitos naveguem pela rede e construam novas redes. Pensar uma construo colaborativa do conhecimento em rede, em sala de aula, o ponto chave para a Educao em Rede.

3.1

BLOGS,

PREZI,

MAPAS

CONCEITUAIS,

REDES

SOCIAIS

SUAS

LINGUAGENS: UMA METODOLOGIA DE APROPIAO DE LINGUAGENS TECNOLGICAS E MULTILETRAMENTO DIGITAL.


A partir dos conceitos de educao em rede, de apropriao das mltiplas linguagens tecnolgicas e do multiletramento digital apresentados anteriormente, neste artigo, o Ncleo Pr@xis
5

(http://www.praxis.fae.ufmg.br/) desenvolveu uma metodologia a fim de possibilitar a criao de espaos multidisciplinares, interativos e dinmicos onde estudantes de licenciaturas no mbito da UFMG, professores da rede pblica e privada e demais interessados em educao e linguagens pudessem se apropriar dessas mltiplas linguagens tecnolgicas, alm de dialogar e construir conhecimentos sobre novas prticas pedaggicas em sala de aula pensadas a partir dessa nova configurao scio-virtual, dessas novas linguagens tecnolgicas e dessa lgica de educao em rede. Mensalmente so divulgadas no site do ncleo (http://www.praxis.fae.ufmg.br/) e publicizadas em toda a Universidade os espaos de dilogos, divididos por linguagens tecnolgicas (prezi, blogs, mapas conceituais, redes sociais, etc) e por reas temticas. As discusses nestes espaos so voltadas a educao.

O Ncleo de Pesquisa, Ensino e Extenso em Educao e Tecnologias da Informao e Comunicao (Ncleo Pr@xis) da Faculdade de Educao (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pretende realizar pesquisas no pas e em parceria com instituies de outros pases sobre a relao entre a educao e as novas tecnologias visando com isso a colaborao com a formao de massa crtica acerca da temtica das Tecnologias da Informao e Comunicao (TICs).Alm disso, o grupo se preocupa com a criao de aes de carter social inclusas a possveis indicaes para polticas pblicas - que permitam a ampliao da democratizao e a popularizao da cincia e da tecnologia no Brasil.

10

Fig.2 Cronograma mensal das formaes oferecidas pelo Ncleo Pr@xis. Fonte: http://www.praxis.fae.ufmg.br/

A metodologia utilizada nestes espaos desenvolvida focada no aluno. No primeiro momento, a proposta a criao de uma roda de dilogos com os alunos. A temtica abordada neste primeiro momento evidencia temas transversais, tais como: relaes de gnero e sexualidade, relaes tnicos raciais, participao poltica, drogas, violncias, entre outros. A partir dessa discusso e da desconstruo de preconceitos e construo de novos saberes a respeito dessas temticas passamos para o segundo momento da metodologia. No segundo momento apresentada a linguagem tecnolgica proposta pela temtica daquela roda de dilogos (os blogs, os microblogs ou twitters, o facebook, gmail, mapas conceituais, redes sociais, entre outros). A partir da apresentao das multiplicidades dessas linguagens passa-se para o terceiro momento da metodologia. O objetivo deste segundo momento no instrumentalizar os alunos, mas possibilitar que eles se apropriem da

linguagem proposta e possam, a partir dessa apropriao, tornarem-se protagonistas no ciberespao utilizando essa linguagem de forma crtica. No terceiro momento, os alunos so convidados a interagirem com essa nova linguagem que lhes foi apresentada. De acordo com as discusses propostas no primeiro momento da metodologia, os alunos so incentivados a construrem colaborativamente um artefato cultural, utilizando a linguagem apresentada. A ideia possibilitar que eles utilizem em sala de aula com seus alunos. O quarto e ltimo momento o da avaliao. Nesse momento os alunos publicam em formato de depoimento suas percepes sobre o espao de dilogo experimentado. Eles avaliam tambm a proposta e a apropriao da nova linguagem tecnolgica. Nesse momento eles discutem a dinmica e a atuao do/a mediador/a daquele espao de dilogo. Para finalizar, eles apresentam suas construes aos demais colegas e trocam idias, dvidas e percepes.

Fig. 3: Plano de curso dos espaos de dilogo Fonte: Fonte: http://www.praxis.fae.ufmg.br/

11

12

Fig. 4: Mapa conceitual produzido por um dos alunos do espao de dilogos de mapas conceituais a partir das discusses realizadas durante a oficina. Fonte: http://oficinasdetecnologia.wordpress.com/mapas-conceituais/

Fig. 5: Avaliao de um dos alunos a cerca do espao de dilogo de mapas conceituais Fonte: http://oficinasdetecnologia.wordpress.com/mapas-conceituais/

4.0 CONSIDERAES FINAIS

Compreender os adventos das novas tecnologias digitais e o ciberespao a partir de uma perspectiva lingstica e social que atravessa e rompe com os muros da escola possibilita construirmos novas prticas de ensino e aprendizagem a fim de acrescentar sentido a escola para esses jovens. As juventudes hiperconectadas e multimodais j no conseguem atribuir sentido a escola. Esses corpos so violentados em espaos escolares estticos, pouco

atrativos e de linguagem dialgica. Esse contexto no consegue dialogar com essas juventudes que j nasceram numa lgica de conexes em rede. Pensar numa Educao em Rede, a partir do cotidiano desses jovens, das linguagens tecnolgicas e apropriao delas de modo que proporcionem uma formao para atuao nesse novo espao virtual de forma protagonista, ativa e critica tem gerado bons frutos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

5.0 REFERNCIAS

ALLIEZ, E. Deleuze filosofia virtual. Rio de Janeiro: 34 Literatura S/C, 1996. ASSANGE, Julian et. all. Cypherpunks: liberdade e o futuro da internet. Traduo Cristina Yamagami. So Paulo: Boitempo, 2013. CHOMSKY, Noam. Linguagem e responsabilidade. So Paulo: JSN Editora, 2007. ______. Reflexes sobre a Linguagem. Lisboa: Edies 70, 1976. GARBIN, M. E, Conectados por um fio: alguns apontamentos sobre internet, culturas juvenis contemporneas e escola. In: Dayrell, J. Juventude e escolarizao: os sentidos do Ensino Mdio. Salto para o futuro, Ano XIX boletim 18 - Novembro. . 2009. GARBIN, M. E. Cultur@s juvenis, identid@des e Internet: questes atuais. Revista Brasileira de Educao, Campinas, n. 23. p. 119-35, maio/jun./jul./ago. 2003. LVY, P. Cibercultura. So Paulo: Ed. 34. 1999. ROJO, Roxane. Letramentos mltiplos. A Escola e a Incluso Social. So Paulo, Parbola, 2009. PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira gerao dos nativos digitais. Porto Alegre:Artmed, 2011. SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de disperso. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto. (2012a). SOARES, Magda. Novas prticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Dispo nvel em: http://www.cedes.unicamp.br. Educ. Soc. Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143 160, dez. 2002. SALES, S. R. (no prelo).Tecnologias digitais e juventude ciborgue: alguns desafios para o currculo do ensino mdio. In: Maia, C. V. L.; Dayrell, J. T.; Carrano, P. (Orgs.). A condio juvenil e o ensino mdio no Brasil. TAPSCOTT, Don. Gerao Digital. So Paulo, So Paulo: Macron Books, 1999. TFOUNI, Leda Verdiane. Letramento e alfabetizao. So Paulo: Cortez, 1995.

13

Вам также может понравиться