Вы находитесь на странице: 1из 8

Antnio Jos Lopes Alves

Verinotio revista on-line


de educao e cincias humanas

Espao de interlocuo em cincias humanas


n. 12, Ano VI, out./2010 Publicao semestral ISSN 1981-061X

O risorgimento italiano no universo conceitual de Antonio Gramsci


Vladmir Luis da Silva*

Resumo: O principal objetivo deste artigo analisar o entendimento de Antonio Gramsci acerca do processo de unificao italiano, o qual considerou ser um caso de revoluo passiva. Para tornar a exposio mais clara, tambm sero discutidos os conceitos centrais de Gramsci, tais como sociedade civil, Estado, guerra de posio, Ocidente, Oriente, Hegemonia etc. Palavras-chave: Estado; sociedade civil; hegemonia; revoluo passiva; transformismo.

The italian risorgimento in Antonio Gramscis conceptual universe


Abstract:

The main purpose of this article is to analyze Antnio Gramscis understanding of the process of Italian unification, which He considered to be a case of passive revolution. In order to make the explanation clearer, it also seeks to discuss Gramscis key concepts, such as civil society, State, war of position, West, East, hegemony etc.

Key words:

State; civil society; hegemony; passive revolution; transformism.

* Socilogo formado pelo Centro Universitrio Fundao Santo Andr e mestrando em Histria Social pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

Verinotio revista on-line n. 11, Ano VI, abr./2010, ISSN 1981-061X

O risorgimento italiano no universo conceitual de Antonio Gramsci

Introduo
Ao ampliar o campo de aplicabilidade do conceito de revoluo passiva, elaborado originalmente por Vincenzo Cuoco para dar conta da revoluo napolitana de 1799, Antnio Gramsci passa a ver suas manifestaes ou possibilidades de manifestao em uma srie de fenmenos e perodos, tais como, entre outros, o processo de unificao italiano, o advento do fascismo e mesmo o caso do que chamou de americanismo. Por questes bvias de espao e por ter sido alvo de um desenvolvimento terico mais detido e adensado, daremos ateno somente ao caso no qual a noo de revoluo passiva mobilizada por Gramsci para realizar a caracterizao do processo de constituio do Estado unitrio na Itlia, isto , o processo histrico conhecido como Risorgimento.

O universo conceitual1
Intentando a explicitao da apreenso de Gramsci acerca do processo de modernizao da Itlia, focado na unificao nacional, principiaremos pela exposio, ainda que breve, de alguns dos principais conceitos do autor. A tarefa impe-se devido particularidade do universo configurado pelos mesmos, pois, na investigao dos textos onde o autor sardo trata do processo de unificao italiana, percebemos a impossibilidade da exposio adequada do referido tratamento sem uma apresentao prvia dos principais conceitos que articulam a percepo do fenmeno. Insistimos aqui no se tratar de capricho ou complemento arbitrrio redao de um texto que, por sua brevidade ou desleixo, deveria oferecer um algo a mais ao leitor, mas sim da constatao de que o fenmeno sintetizado no conceito de revoluo passiva aparece na letra de Gramsci mediado por conceitos e categorias bastante particulares, configurando todo um modo de captao, cujo ndulo essencial composto pela noo de hegemonia (cf. Gruppi, 1980, p. 83). A satisfao desta condio de inteligibilidade da figurao gramsciana do Risorgimento versa fundamentalmente sobre a estrutura do Estado moderno e suas implicaes no nvel do equacionamento poltico das questes arroladas no desenrolar do raciocnio. Trata-se do fio articulador dos principais elementos que conformam a peculiaridade do discurso de Gramsci, a hiptese interpretativa cujo desdobrar traz baila os conceitos de sociedade poltica, sociedade civil, Oriente, Ocidente, guerra de movimento, guerra de posio etc. Na concepo ora em discusso, o Estado moderno, em dois momentos especficos nos perodos posteriores a 1848 e 1871 (cf. Gramsci, 1978, p. 78) , reintroduz na esfera da sociabilidade formas de autonomia organizacional arrancadas aos grupos subalternos quando da superao das formas estatais antiga e medieval. Nas palavras do autor:
no Estado antigo e no medieval, a centralizao, seja poltico-territorial, seja social (de resto, uma to-somente funo da outra), era mnima. Num certo sentido, o Estado era um bloco mecnico de grupos sociais e, muitas vezes, de raas diversas: dentro do crculo da presso poltico-militar, que se exercia em forma aguda s em certos momentos, os grupos subalternos tinham uma vida prpria, parte, instituies prprias, etc., e estas instituies, s vezes, tinham funes estatais, que faziam do Estado uma federao de grupos sociais com funes diversas no subordinadas, fato que, nos perodos de crise, dava uma evidncia extrema ao fenmeno do duplo governo (Gramsci, 1978, p. 78).

A sequncia arremata de modo esclarecedor, com a observao de que


O Estado moderno substitui o bloco mecnico dos grupos sociais por uma subordinao destes hegemonia ativa do grupo dirigente e dominante; portanto, abole algumas autonomias, que, no entanto, renascem sob outra forma, como partidos, sindicatos, associaes de cultura (Gramsci, 2002, pp. 138-9).

O renascimento aludido no dito gramsciano refere-se sua definio particular do que seja sociedade civil, o campo das associaes responsveis pela elaborao e divulgao das ideologias 2. Para o pensador sardo, o fato da doutrina de Hegel apontar os partidos e associaes como trama privada do Estado decorre da

1 Dado que algumas formulaes de Gramsci foram alvo de interpretaes distintas e, muitas vezes, conflitantes, sugerimos, a fim de obter um quadro mais pormenorizado das polmicas acerca de seu pensamento, a leitura de Carlos N. Coutinho (1989), Luciano Gruppi (1980), Norberto Bobbio (1994) e Perry Anderson (2002). 2 Acerca da diferena entre os conceitos de sociedade civil de Gramsci e Marx, impossvel de abordagem neste espao, sugerimos a leitura de Norberto Bobbio (1994) e de Perry Anderson (2002).

95

Vladmir Luis da Silva

O risorgimento italiano no universo conceitual de Antonio Gramsci

experincia restrita de sua poca, que oferecia apenas um exemplo acabado de organizao, o corporativo (poltica enxertada na economia), o que determinou uma concepo de associao vaga e primitiva, entre o poltico e o econmico (Gramsci, 1978, pp. 145-6). Trata-se aqui, em oposio tese hegeliana, do apontamento de uma nova caracterizao do Estado moderno por parte de Gramsci, enquanto somatria de duas esferas metodicamente distintas, a do Estado propriamente dito (Gramsci, 1978, pp. 32; 138) e aquela regida pelo protagonismo privado, civil. No dizer do autor, por Estado deve-se entender, alm do aparelho governamental, tambm o aparelho privado de hegemonia ou sociedade civil (Gramsci, 1978, p. 147). A passagem anterior fica ainda mais clara quando assevera que na noo geral de Estado entram elementos que tambm so comuns noo de sociedade civil (neste sentido, poder-se-ia dizer que Estado = sociedade poltica + sociedade civil, isto , hegemonia revestida de coero) (Gramsci, 1978, p. 149). A duplicidade observada no destituda de importncia na trama das relaes sociais, pois se relaciona s funes de domnio ou coero e direo ou consenso. Esta correspondncia entre esferas e funes pode ser mais bem avaliada na traduo que Gramsci faz da frmula de Francesco Guicciardini; quando este afirma as armas e a religio como aspectos imprescindveis na vida de um Estado, Gramsci v fora e consenso; coero e persuaso; Estado e Igreja; sociedade poltica e sociedade civil (Gramsci, 1978, p. 137). No entanto, a vigncia desta nova configurao do Estado no pressuposta como universal, pois marca a distino entre Oriente e Ocidente, isto , esta diferenciao, comumente de ordem geogrfica, passa a ter seu lastro no grau de desenvolvimento da sociedade civil. no interior desta posio que o autor afirma, em passagem bastante citada, que
No Oriente, o Estado era tudo, a sociedade civil era primordial e gelatinosa; no Ocidente, havia entre o Estado e a sociedade civil uma justa relao e em qualquer abalo do Estado imediatamente descobria-se uma poderosa estrutura da sociedade civil. O Estado era apenas uma trincheira avanada, por trs da qual se situava uma robusta cadeia de fortalezas e casamatas... (Gramsci, 1978, p. 75).

dos segundos (cf. Gramsci, 1978, pp. 33; 145). A fim de aclarar questes futuras de nosso objeto principal, as consideraes de Gramsci acerca do atraso italiano na constituio do Estado unitrio, salientamos que, um ponto de encontro entre as situaes do passado e a atual consiste na importncia que confere ao campo da moral e da ideologia, o que d sentido sua preocupao com os temas da reforma intelectual e moral e do partido poltico (o moderno prncipe), respectivamente, os problemas da concepo de mundo e do agente no qual se desenvolve uma vontade coletiva (Gramsci, 1978, p. 6), elemento imprescindvel na mobilizao para a mudana. Enfatizando que a ampliao do Estado apontada por Gramsci refere-se converso dos aparelhos de hegemonia em assunto privado e no sua criao, devemos deixar claro que sua preocupao com o mbito ideolgico se faz presente na pesquisa tanto dos perodos prvio quanto posterior ampliao estatal (cf. Coutinho, 1989, p. 79). Neste momento, nos deparamos com algo que emerge na escrita do autor em causa como uma consequncia deste modo de conceber o Estado: a necessidade do fim do Estado propriamente dito. Trata-se de uma decorrncia do protagonismo do partido poltico dar-se primordialmente na sociedade civil, pois, apesar de ser sentido como reinante e governante por parte dos cidados (o que um reflexo do entrelaamento prtico das sociedades poltica e civil), o partido poltico nem reina nem governa juridicamente: tem o poder de fato, exerce a funo hegemnica e, portanto, equilibradora de interesses diversos, na sociedade civil; donde a concluso:
Sobre esta realidade, que se movimenta continuamente, no se pode criar um direito constitucional do tipo tradicional, mas s um sistema de princpios que afirma como objetivo do Estado o seu prprio fim, o seu desaparecimento, a reabsoro da sociedade poltica pela sociedade civil (Gramsci, 1978, p. 102).

Adicionando descrio da nova configurao do Estado a diminuio do peso do elemento econmico na determinao das crises histricas (cf. Gramsci, 1978, pp. 52-3; 73), o pensador sardo recorre ao modelo fornecido pelas guerras militares para determinar qual a estratgia de luta mais aclimatada ao ambiente estatal ampliado:
Verifica-se na arte poltica aquilo que ocorre na arte militar: a guerra de movimento transforma-se cada vez mais em guerra de posio, podendo-se dizer que um Estado vence uma guerra quando a prepara minuciosa e tecnicamente no tempo de paz. Na estrutura de massa das democracias modernas, tanto as organizaes estatais como o complexo de associaes na vida civil constituem para a arte poltica o mesmo que as trincheiras e as fortificaes permanentes da frente de guerra de posio: elas fazem com que seja apenas parcial o elemento de movimento que antes constitua toda a guerra, etc. (Gramsci, 1978 p. 92).

Ou seja, Gramsci chama a ateno para a necessidade de um perodo prvio de busca pelo consenso no campo da sociedade civil, objetivando a hegemonia (sobre os grupos aliados e afins) antes da obteno do domnio (sobre os adversrios) no Estado propriamente dito, ou, em outros termos, o autor fala da necessidade de um grupo social ser dirigente j antes de dominante e, mesmo aps a conquista do Estado, continuar a ser dirigente (cf. Gramsci, 1978, 2002, pp. 62-3). Esta proposio da guerra de posio leva Gramsci a se opor frmula da revoluo permanente de Trotsky. Caracterizada pelo pensador italiano como prpria de um perodo histrico em que no existiam ainda os grandes partidos polticos de massa e os grandes sindicatos econmicos, e a sociedade ainda estava, por assim dizer, no estado de fluidez sob muitos aspectos, esta estratgia, em decorrncia da expanso colonial europeia ocorrida no perodo posterior a 1870, elaborada e superada na cincia poltica pela frmula de hegemonia civil (Gramsci, 1978, pp. 91-2). O autor chega mesmo a sugerir que a frmula de Trotsky o reflexo poltico da teoria da guerra manobrada, das condies gerais econmicas-culturais-sociais de um pas em que os quadros da vida nacional so embrionrios e relaxados e no se podem tornar trincheira ou fortaleza. O mesmo obstculo teria sido encontrado por Lenin no desenvolvimento de sua teoria da frente nica, considerada por Gramsci um indcio da percepo leniniana da passagem da guerra manobrada, vitoriosa no Oriente em 1917, guerra de posio, nica possvel no Ocidente (Gramsci, 1978, p. 74). Desta forma, configura-se no pensamento de Gramsci uma realidade na qual o mbito das associaes civis ocupa lugar de destaque na estrutura do Estado moderno, onde a democracia s existe na medida em que o desenvolvimento da economia, e por conseguinte da legislao, que exprime este desenvolvimento, favorece a passagem (molecular) dos grupos dirigidos ao grupo dirigente (Gramsci, 1978, p. 183). Isto , h que se considerar como momento central a conquista da hegemonia, a passagem da fase econmico-corporativa tico-poltica, como elemento indispensvel condio de domnio. importante salientar ainda que a hegemonia envolve, alm dos valores morais ou das concepes, sacrifcios de ordem econmica mesmo que no concernentes ao essencial do grupo dirigente aos grupos dirigidos, ou seja, o primeiro deve estar atento a toda sorte de anseios

Esta reabsoro constitui o ncleo da fase posterior atual, na qual vigora o Estado-classe. No dizer gramsciano, durante a objetivao da nova realidade, o elemento Estado-coero pode ser imaginado em processo de desaparecimento, medida que se afirmam elementos cada vez mais conspcuos de sociedade regulada (ou Estado tico ou sociedade civil) (Gramsci, 1978, p.149). Declarando datada a tese hegeliana do carter afirmativo da moral burguesa, o pensador sardo especifica ainda a edificao do Estado tico como obra do grupo social que coloca o fim do Estado e de si mesmo como fim a ser alcanado (Gramsci, 1978, p. 145). Outro ponto do texto nos permite depreender que este fim de si mesmo refere-se, na verdade, ao desaparecimento simultneo das classes e de suas nomenclaturas, os partidos (cf. Gramsci, 1978, p. 25). Completam este quadro da declarao do fim do Estado propriamente dito e da prevalncia de uma sociedade civil pura ou de um Estado tico, os esclarecimentos de que entre um e outro devemos ter uma fase de Estado-guarda noturno, arranjo coercitivo e temporrio que assiste no desenvolvimento dos elementos da nova sociedade, e o de que a hegemonia do grupo edificador do novo Estado deve ser de carter predominantemente econmico (cf. Gramsci, 1978, p. 150). Ao entender que em sua mais clebre obra, Maquiavel exemplifica historicamente, uma ideologia que se manifesta como uma criao da fantasia concreta que atua sobre um povo disperso e pulverizado para despertar e organizar a sua vontade coletiva e, ainda, mostra como deve ser o Prncipe para levar um povo fundao do novo Estado (Gramsci, 1978, p. 4), Gramsci aponta o raciocnio que leva ao nosso objeto de anlise central, o quadro de atraso italiano. Tendo em vista uma sorte de atualizao do trabalho de Maquiavel, o pensador sardo planeja a sequncia de questes a serem tratadas em um O moderno prncipe, cuja redao deveria contemplar, em uma de suas primeiras partes, um problema similar ao presente nas consideraes do redator da obra original, a ser formulado nos seguintes termos:
Quando possvel dizer que existem as condies para que possa surgir e desenvolver-se uma vontade coletiva nacional-popular? Portanto, [a necessidade de uma] anlise histrica (econmica) da estrutura social de um determinado pas e uma representao dramtica das tentativas feitas atravs dos sculos para suscitar esta vontade e as razes dos sucessivos fracassos (Gramsci, 1978, p.7, acrscimo nosso).

Em sntese, referimo-nos aqui questo que, de acordo com o autor, sempre se manifestou na histria do desenvolvimento italiano, a impossibilidade da formao de uma vontade coletiva que impulsionasse o povonao edificao de um Estado mais de acordo com o quadro das civilizaes vizinhas. neste ponto que se encontram suas consideraes sobre a marcha da unificao estatal italiana, no interior das quais emerge, com extrema radicalidade, a oposio entre os conceitos de revoluo passiva e grande Revoluo, revoluorestaurao e transformao de tipo francs ou revoluo poltica de tipo radical-jacobino.

Verinotio revista on-line n. 12, Ano VI, out./2010, ISSN 1981-061X

97

Vladmir Luis da Silva

O risorgimento italiano no universo conceitual de Antonio Gramsci

A preparao do terreno
Recusando a interpretao retrica da unificao italiana, na qual o processo entendido em termos de uma continuidade que remonta ao passado romano (cf. Gramsci, 2002, p.19), o pensador sardo avalia qual o quadro interno e externo que possibilitou a configurao do cenrio favorvel ao enfraquecimento das foras contrrias unificao. No exerccio da pesagem das condicionantes desta processualidade, Gramsci afirma que a conscincia da unidade cultural e da necessidade da independncia da pennsula, apesar de o segundo ser mais importante que o primeiro, constituem elementos restritos s minorias de grandes intelectuais, de modo que seu peso na determinao dos acontecimentos considerada secundria (cf. Gramsci, 2002, pp. 246-7). Ainda de acordo com o autor, tendo como motor o Estado piemonts e a dinastia Savia, em um movimento (alcunhado de Risorgimento) cujos contornos comeam a ser delineados por foras de colorao liberal a partir de 1848 e que se fecham em 1870, a unidade nacional na Itlia tm suas condies de efetivao surgidas nos processos pelos quais o equilbrio europeu atualizado insero de um novo agente e a posio (interna e externa, poltica e cultural) do papado abalada. Ao atinar para o fator domnio estrangeiro na pennsula, Gramsci diz:
No sculo XVIII, o equilbrio europeu, ustria-Frana, entra numa fase nova no que respeita Itlia: existe um enfraquecimento recproco das duas grandes potncias e surge uma terceira grande potncia, a Prssia. Portanto, as origens do movimento do Risorgimento, isto , do processo de formao das condies e das relaes internacionais que permitiram Itlia unir-se em nao e s foras nacionais desenvolverem-se e expandirem-se, (...) devem ser buscadas (...) no mesmo processo histrico pelo qual o conjunto do sistema europeu se transforma.

do interesse poltico e nacional pequena burguesia e aos pequenos intelectuais, que do certa experincia militar e criam um nmero de oficiais italianos. Em suma, e aqui j raspando no problema do atraso italiano, a converso aludida propicia a adaptao italiana da frmula repblica uma e indivisvel para Estado uno e indivisvel, monarquia una e indivisvel, centralizada, etc. (Gramsci, 2002, pp. 247-8).

Contendores ou correligionrios?
A processualidade em causa, tal como se configurou (sob a hegemonia do Estado piemonts), inicia-se, na letra gramsciana, depois de 1848. Tem incio, portanto, aps a derrota da direita (nacionalistas piemonteses exclusivistas ou municipalistas), do centro poltico piemonts (Gioberti e os neoguelfos) e a emergncia dos liberais de Camillo Benso di Cavour, que concebem a unidade como ampliao do Estado piemonts e do patrimnio da dinastia, no como movimento nacional de baixo para cima, mas como conquista rgia (Gramsci, 2002, p. 248). A datao refere-se ainda ao perodo inicial do fenmeno descrito pelo autor em termos de transformismo, movimento pelo qual os protagonistas da transformao, o Partido de Ao e o partido moderado, tm suas distines homogeneizadas pela passagem de elementos do primeiro agente ao segundo, fator central na constituio da hegemonia deste ltimo no processo de unificao. Em suma, Gramsci aponta para as articulaes dos atores principais no movimento de unificao, focando os aspectos polticos e poltico-militares. A falta de radicalidade na oposio entre os contendores apontada por Gramsci segundo o critrio metodolgico da forma ocidental de supremacia, isto , como domnio e direo intelectual e moral. Os moderados so descritos como representantes de um grupo social relativamente homogneo, onde h uma maior identidade de representante (intelectuais) e representado (classes altas) em relao ao Partido de Ao; j este, como uma fora cujas lideranas possuem relaes pessoais de subordinao com os moderados, carente do apoio de um setor particular e imerso em uma situao onde o acolhimento de demandas populares tolhido pelo ambiente de intimidao determinado pelos eventos franceses de 1848-49. Este o cenrio que possibilita a duradoura direo4 moderada, sendo o transformismo a passagem ao campo moderado de elementos antes agremiados nos setores aliados ou adversrios a arma principal de sua articulao. Gramsci chega mesmo a dizer que, no ps-1848, a vida estatal na Itlia passa a ser marcada pelo transformismo5, isto ,
pela elaborao de uma classe dirigente cada vez mais ampla, nos quadros fixados pelos moderados depois de 1848 e o colapso das utopias neoguelfas e federalistas, com a absoro gradual mas contnua, e obtida com mtodos de variada eficcia, dos elementos ativos surgidos dos grupos aliados e mesmo dos adversrios e que pareciam irreconciliavelmente inimigos (Gramsci, 2002, p. 63).

J sobre os processos atinentes posio do Papado, o diagnstico igualmente claro:


O Papado sempre fora um elemento importante e, s vezes, decisivo dos sistemas europeus. No curso do sculo XVIII, o enfraquecimento da posio do papado como potncia europeia , sem dvida, catastrfico. Com a Contra-Reforma, o Papado havia modificado essencialmente a estrutura de seu poder: afastara-se das massas populares, tornara-se promotor de guerras de extermnio, confundira-se com as classes dominantes de modo irremedivel. Assim, havia perdido a capacidade de influenciar os governos, seja diretamente, seja indiretamente, atravs da presso das massas populares fanticas e fanatizadas (Gramsci, 2002, p. 17)

Mudadas estas posies, abre-se a possibilidade de uma diferenciao no interior da tradio cultural italiana3, antes travada pela absoro quase exclusiva por parte da Igreja das energias individuais que poderiam eventualmente resultar em um novo grupo dirigente de carter nacional (cf. Gramsci, 2002, pp. 25-6). Nestes termos, o processo aludido abre passagem configurao da fora catlico-liberal que, juntamente com a rpida passagem de Pio IX pelo campo do liberalismo, constitui a obra-prima poltica do Risorgimento e um dos pontos mais importantes de desatamento dos ns que haviam impedido, at ento, pensar concretamente na possibilidade de um Estado unitrio italiano (Gramsci, 2002, p.21). No entanto, o palco da obra da unificao ainda no estaria completo sem a adio de mais um elemento externo aos acontecimentos italianos. Ao observar que o correspondente europeu do Risorgimento foi a Revoluo Francesa e o liberalismo (como concepo geral da vida e como nova forma de civilizao estatal e de cultura), Gramsci chama a ateno para a contribuio representada por esta verdadeira invaso estrangeira. Ainda fazendo referncia aos fatores antes mencionados, diz:
Se no decorrer do sculo XVIII comeam a aparecer e a se consolidar as condies objetivas, internacionais e nacionais, que fazem da unificao nacional uma tarefa historicamente concreta (isto , no s possvel, mas necessria), certo que s depois de 1789 esta tarefa se torna consciente em grupos de cidados dispostos luta e ao sacrifcio. Ou seja, a Revoluo Francesa um dos acontecimentos europeus que operam com mais intensidade para aprofundar um movimento j iniciado nas coisas, reforando as condies positivas (objetivas e subjetivas) do movimento mesmo e funcionando como elemento de agregao e centralizao das foras humanas dispersas em toda a pennsula e que, de outro modo, teriam tardado mais a concentrarem-se e a entenderem-se entre si (Gramsci, 2002, p. 22).

Trabalhando nos subterrneos do Estado pela objetivao da unidade enquanto conquista rgia, os moderados tornaram possvel o Risorgimento nas formas e nos limites em que ele se realizou, sem terror, como revoluo sem revoluo, ou seja, como revoluo passiva (Gramsci, 2002, p. 63). esta fora, que exercia uma atrao espontnea sobre os demais intelectuais, o Partido de Ao deveria opor, com o intuito de dar ao movimento um carter mais acentuadamente popular e democrtico, um programa orgnico de governo que refletisse as reivindicaes essenciais das massas populares, em primeiro lugar os camponeses (Gramsci, 2002, p. 65). No entanto, esta necessidade era, ao mesmo tempo, a fraqueza do Partido de Ao, dado que seguia os princpios dos moderados, dos adeptos da revoluo sem revoluo, que, pela via do transformismo, decapitou as massas populares, impedindo sua absoro no mbito do novo Estado (cf. Gramsci, 2002, p. 93). Antes de passarmos ao campo dos fracassos decorrentes dos escassos e limitados esforos das foras envolvidas no processo de unificao, que apontam para a necessidade de um elemento que a burguesia de ento
4 Descendo aos pormenores, Gramsci considera a hegemonia dos moderados entre os intelectuais a partir dos seguintes fatores: A maior atratividade da filosofia aparentemente original e nacional de Gioberti em relao ao correlato mazziniano; o princpio pedaggico do ensino recproco, gerador de grande repercusso entre os leigos e o clero liberalizante e antijesutico; por fim, o oferecimento da satisfao de todas as necessidades que um Estado (Piemonte) poderia oferecer (cf. 2002, pp. 98-9). 5 A respeito do referido fenmeno, Gramsci aponta a seguinte periodizao: 1) de 1860 at 1900, transformismo molecular, isto , as personalidades polticas elaboradas pelos partidos democrticos de oposio se incorporam individualmente classe poltica conservadora e moderada (caracterizada pela hostilidade a toda interveno das massas populares na vida estatal, a toda reforma orgnica que substitusse o rgido domnio ditatorial por uma hegemonia); 2) a partir de 1900, o transformismo de grupos radicais inteiros, que passam ao campo moderado (...). Entre os dois perodos, deve-se situar o perodo intermedirio 1890-1900 , no qual uma massa de intelectuais passa para os partidos de esquerda, chamados de socialistas, mas, na realidade, puramente democrticos (2002, p. 286).

De fato, estas alteraes no equilbrio externo e na posio do Papado, aliadas contribuio da Revoluo Francesa, cuja ocorrncia e repercusses na Itlia levam ao surgimento do Partido de Ao, emergem como elementos que convertem a situao internacional (antes passiva) em ativa, criam o ambiente propcio ao despertar
3 Segundo o autor, a dissoluo no interior da tradio cultural italiana resultou na seguinte polarizao: de um lado a ala ligada ao Papado, expressa no Primato de Vincenzo Gioberti e no neoguelfismo, de outro uma de oposio ao prprio Papado, menos coesa, que acaba por convergir em torno de Giuseppe Mazzini (cf. Gramsci, 2002, pp. 19-20).

Verinotio revista on-line n. 12, Ano VI, out./2010, ISSN 1981-061X

99

Vladmir Luis da Silva

O risorgimento italiano no universo conceitual de Antonio Gramsci

era incapaz de entificar, salientamos que o perodo de 1848 , no entender de Gramsci, o marco de uma virada plena de consequncias, anloga ocorrida depois de 1871 (cf. Gramsci, 1978, p. 78). Trata-se da passagem da guerra manobrada guerra de posio, no percebida por homens como Giuseppe Mazzini em virtude de as guerras militares no terem fornecido ainda o modelo da nova estratgia. Ao vislumbrar em Cavour o representante da revoluo passiva-guerra de posio e em Mazzini o da iniciativa popular-guerra manobrada, Gramsci aponta para a possibilidade de uma complementaridade entre ambas as posies. Relativizando a tcnica militar na invibializao da frmula da guerra manobrada, o pensador sardo assevera que:
a impossibilidade existiu na medida em que a forma concentrada e simultnea no foi precedida de uma preparao poltica e ideolgica de longo flego, organicamente predisposta a despertar as paixes populares e tornar possvel a concentrao e a ecloso simultnea do movimento (Gramsci, 2002, p. 78).

tais problemas poderiam se centralizar e encontrar uma soluo legal: a questo constituinte. No se pode dizer que tenha falhado o partido moderado, que propunha a expanso orgnica do Piemonte, queria soldados para o Exrcito piemonts e no insurreies ou exrcitos garibaldinos excessivamente amplos. Por que o Partido de Ao no apresentou em toda a sua extenso a questo agrria? Que no a apresentassem os moderados era bvio: a formulao dada pelos moderados ao problema nacional requeria um bloco de todas as foras de direita, inclusive as classes dos grandes proprietrios fundirios, em torno do Piemonte como Estado e como Exrcito. A ameaa feita pela ustria de resolver a questo agrria em favor dos camponeses (...), no s semeou a desordem entre os interessados na Itlia, determinando todas as oscilaes da aristocracia (...), mas paralisou o prprio Partido de Ao, que, neste terreno, pensava como os moderados e considerava nacionais a aristocracia e os proprietrios, e no os milhes de camponeses (Gramsci, 2002, pp. 96-7).

Isto , o autor refere-se falta de um perodo prvio de prevalncia da forma difusa e capilar da presso indireta como condio de possibilidade da frmula da guerra manobrada. Este raciocnio mostra que Mazzini, ao no ter conscincia da misso de Cavour, no tinha conscincia de sua prpria misso, donde derivaram as suas vacilaes (em Milo, no perodo posterior s Cinco jornadas e em outras ocasies) e as suas iniciativas fora de tempo, que por isso configuravam-se apenas como elementos teis poltica piemontesa (Gramsci, 2002, p. 77). Enquanto no mazzinismo a autocrtica foi encarnada pelo liquidacionismo (o qual levou elementos do partido a debandarem e formarem a ala esquerda do partido piemonts) e pela teorizao de Pisacane (que, apesar de robusta, nunca constituiu a plataforma da ao mazziniana), entre os moderados a conscincia da misso dos partidrios de Mazzini permitiu a conscincia da prpria misso, favorecendo o fortalecimento do movimento e a depurao do neoguelfismo. Para Gramsci, este um fator fundamental na converso do Partido Moderado em representante das foras subjetivas do Risorgimento. Em seus termos, este o cenrio em cuja oposio dialtica s a tese desenvolve, na realidade, todas as suas possibilidades de luta, at atrair para si os chamados representantes da anttese, exatamente a formulao em que consiste a revoluo passiva ou revoluo restaurao (Gramsci, 2002, pp. 77-8). neste quadro, onde as aes se desenrolam sob os ditames de uma s fora (moderada), que ocorrem os fracassos consubstanciadores do Risorgimento. Na avaliao das foras motrizes da histria italiana e dos pontos programticos a partir dos quais se deve estudar e julgar a orientao do Partido de ao no Risorgimento (2002, p. 93), Gramsci principia o exame pela relao cidade-campo. A a fora urbana setentrional entendida como locomotiva das demais (foras rurais meridional, setentrional-central, da Siclia e da Sardenha), no entanto, os problemas internos, de organizao, de articulao e de direo poltico-militar da locomotiva desarticulam sua funo direta, restando-lhe uma funo diretiva indireta, manifesta nos momentos em que assume uma posio de intransigncia e de luta contra o inimigo externo, o que pode ser vislumbrado nos movimentos de 1820-1821, 1831, 1848 e, do modo mais produtivo possvel, no de 1859-1860:
uma vez que o Norte inicia a luta, o Centro adere pacificamente, ou quase, e no sul o Estado dos Bourbons entra em colapso sob a presso dos garibaldinos, presso relativamente fraca. Isto acontece porque o Partido de Ao (Garibaldi) intervm tempestivamente, depois que os moderados (Cavour) haviam organizado o Norte e o Centro; ou seja, no a mesma direo poltico-militar (moderados ou Partido de Ao) que organiza a simultaneidade relativa, mas a colaborao (mecnica) das duas direes, que se integram de modo afortunado (Gramsci, 2002, p. 94).

Desta forma, a impossibilidade de uma soluo adequada relao cidade-campo referida ao fato de o Partido de Ao caminhar sob a direo intelectual e moral moderada. A unidade na orientao tambm a resultante da anlise da questo militar, a saber, como conseguir mobilizar uma fora insurrecional que fosse capaz no s de expulsar da pennsula o Exrcito austraco, mas tambm de impedir que ele pudesse retornar com uma contra-ofensiva (Gramsci, 2002, p. 100). De acordo com Gramsci, o alistamento de camponeses lombardos e vnetos pela ustria teve origem no fato de a direita piemontesa ter revelado muito cedo a pretenso da unidade via expanso do Piemonte e no atravs de uma confederao, hostilizado o movimento dos voluntrios e no ter elaborado um programa que interessasse os setores populares, em suma, por querer como vitoriosos exclusivos os seus generais. Abarcando a mobilizao poltico-insurrecional na questo da direo militar, chama a ateno para qual deveria ser a empreitada dos partidos nacionais, a saber, ajudar na desagregao do Imprio austraco, pois:
Na luta entre o Piemonte e a ustria, o objetivo estratgico no podia ser o de destruir o Exrcito austraco e ocupar o territrio do inimigo, o que seria um objetivo inalcanvel e utpico, mas podia ser o de desagregar a unio austraca interna e ajudar os liberais a ir ao poder estavelmente, para mudar a estrutura poltica do imprio no sentido federalista ou, pelo menos, nele criar um estado prolongado de lutas internas que desse flego s foras nacionais italianas e lhes permitisse concentrarem-se poltica e militarmente (Gramsci, 2002, p. 101)

Atinando para a discrepncia dos campos de alistamento dos beligerantes, Gramsci observa ainda que, a aceitao do princpio de que a Itlia o far sozinha implicava na opo entre a adoo de uma confederao e a proposio da unidade territorial em bases radicalmente populares, de modo a mobilizar suas foras a favor do Piemonte. No entanto, e este o ponto, as tendncias de direita, piemontesas ou no, queriam auxiliares, pensando poder vencer os austracos apenas com as foras regulares piemontesas (...), ou queriam ser ajudadas em troca de nada. Sem rodeios, o arremate aponta o fracasso e seus responsveis:
na realidade, sem uma contrapartida, no se pode pretender entusiasmo, esprito de sacrifcio, etc., nem mesmo dos prprios sditos de um Estado; menos ainda se pode pretend-los de cidados estranhos ao Estado, em torno de um programa genrico e abstrato e por confiana cega num Governo longnquo. Este foi o drama de 1848-1849, mas certamente no justo desmerecer por isto o povo italiano; a responsabilidade do desastre dever ser atribuda tanto aos moderados quanto ao Partido de Ao, ou seja, em ltima anlise, imaturidade e escassssima eficincia das classes dirigentes (Gramsci, 2002, p. 104).

Desta feita, cabia fora urbana setentrional a formulao do problema de articular em torno de si as demais foras, tarefa cujo ponto mais complicado situava-se ao Sul da pennsula, onde a questo consistia em conseguir das foras urbanas locais o patrocnio da direo urbana setentrional, isto , em conseguir que o domnio das foras urbanas do Sul fosse um momento subordinado da funo diretiva mais ampla do Norte (Gramsci, 2002, p. 95). Da a contradio mais gritante: a fora urbana do sul no podia ser considerada independente da do Norte, sob pena de declarar um dissdio nacional. Deve-se acrescer a esta situao a fragilidade das foras urbanas do Sul em relao s rurais e a provvel resistncia unidade Norte-Sul neste ltimo a fim de obter um quadro das tarefas a serem realizadas, dentre as quais a mais difcil cabia s foras urbanas do Norte, que no s deviam convencer seus irmos do Sul, mas deviam comear convencendo a si mesmas desta complexidade do sistema poltico, contexto no qual a questo central passou a ser a da existncia de um forte centro de direo poltica, com o qual necessariamente deveriam colaborar fortes e populares individualidades meridionais e das ilhas (Gramsci, 2002, p. 95). A sequncia de tarefas s se completa, no entanto, com a aluso necessidade de a fora urbana do Norte estar atenta aos problemas das foras rurais setentrionais, com o intuito de normalizar a relao cidade-campo e impedir interferncias estranhas edificao do novo Estado. Acerca do fracasso do Partido de Ao na execuo destas tarefas e de sua razo, a seguinte passagem de Gramsci , apesar de extensa, elucidativa:
Em toda esta srie de problemas complexos, o Partido de Ao falhou completamente: com efeito, ele se limitou a transformar em questo de princpio e de programa essencial aquilo que era, simplesmente, questo do terreno poltico no qual

Em outro ponto, Gramsci formula o mesmo problema em outros termos, os quais aludem ausncia, na Itlia, de um determinado tipo de partido, o qual dista dos referidos por ampla radicalidade e densidade popular. Discorrendo sobre as condies necessrias expulso dos austracos e de seus auxiliares da pennsula, o pensador sardo enumera:
1) um forte partido italiano homogneo e coerente; 2) que este partido tivesse um programa concreto e especfico; 3) que tal programa fosse compartilhado pelas grandes massas populares (que, ento, s podiam ser rurais) e as educasse para se insurgirem simultaneamente em todo o pas. S a profundidade popular do movimento e a simultaneidade podiam tornar possvel a derrota do Exrcito austraco e de seus auxiliares (Gramsci, 2002, p. 348).

No entanto, Mazzini e Carlo Pisacane careciam desta forma de partido; mesmo a Gioberti, cujo programa mais se aproxima do tipo jacobino tal como era necessrio Itlia de ento, faltava um partido, e no s no sentido moderno da palavra, mas tambm no sentido que ento tinha a palavra, isto , no sentido prprio da Revoluo Francesa de movimento dos espritos (Gramsci, 2002, p. 349). A ausncia em questo apontada uma vez mais quando da considerao do plano de projeo da ustria para o leste e os Blcs em troca do Lombardo-Vneto em prol da unidade italiana , avaliado por Gramsci como expresso de passividade poltica e de desalento ante as dificuldades do projeto nacional e como proposio que

Verinotio revista on-line n. 12, Ano VI, out./2010, ISSN 1981-061X

101

Vladmir Luis da Silva

O risorgimento italiano no universo conceitual de Antonio Gramsci

desconsidera a hegemonia poltica e diplomtica da Europa. Dada a funo anti-francesa cumprida pela ustria em benefcio da Inglaterra no Mediterrneo, esta ltima poderia ser a maior interessada nos planos de expanso ao Oriente, no fosse a fragilidade implcita nos planos. Considerando as possibilidades de apoio, Gramsci conclui da seguinte maneira:
S um forte Estado italiano, que pudesse substituir a ustria em sua funo antifrancesa no Mediterrneo Central, poderia levar a Inglaterra a ter simpatia pela Itlia, como ocorreu, de fato, depois das anexaes na Itlia Central e a campanha dos Mil contra os Bourbons: antes destes fatos reais, s um grande partido cheio de deciso e de audcia e seguro de seus prprios movimentos, por enraizar-se nas grandes massas populares, talvez obtivesse o mesmo resultado, mas isto exatamente no existia e at, ao contrrio, Balbo e seus amigos no queriam que se formasse (Gramsci, 2002, p. 59).

Graas poltica agrria jacobina, salvo excees de zonas perifricas, a Frana rural aceitou a hegemonia de Paris (...), compreendeu que, para destruir definitivamente o velho regime, devia se aliar aos elementos mais avanados do terceiro estado e no aos moderados girondinos (Gramsci, 2002, p. 81). Esta a forma de ao articuladora do arranjo societrio que desemboca, no perodo mais rico de energias privadas da sociedade, na hegemonia burguesa, no consenso organizado pela iniciativa privada e, por isso mesmo, de carter moral ou tico (cf. Gramsci, 1978, p. 114). Temos assim, plenamente configurado, o agente cuja energia d cabo da empreitada de edificao do Estado moderno, a encarnao categrica do Prncipe de Maquiavel (Gramsci, 1978, p. 7). De fato, este o fio que d a toada da descrio da hesitao do Partido de Ao na Itlia, sua indiferena em relao condio de partido dirigente. Ciente dos perigos e limites de uma comparao, o pensador sardo sublinha com toda sua fora argumentativa a ineficincia do Partido de Ao, em oposio aos jacobinos franceses, na resoluo das principais questes do Risorgimento:
na Itlia, a luta se apresentava como luta contra os velhos tratados e a ordem internacional vigente, e contra uma potncia estrangeira, a ustria, que os representava e sustentava na Itlia, ocupando uma parte da pennsula e controlando o resto. Tambm na Frana este problema se apresentou, pelo menos num certo sentido, porque num certo ponto a luta interna se tornou luta nacional travada na fronteira, mas isto ocorreu depois que todo o territrio fora conquistado para a revoluo e os jacobinos souberam tirar elementos da ameaa externa para uma maior energia, internamente: eles compreenderam bem que, para vencer o inimigo externo, deviam esmagar internamente seus aliados e no hesitaram em realizar os massacres de setembro. Na Itlia, este nexo, que tambm existia, explcito e implcito, entre a ustria e pelo menos uma parte dos intelectuais, dos nobres e dos proprietrios de terra, no foi denunciado pelo Partido de Ao ou, pelo menos, no foi denunciado com a devida energia e do modo praticamente mais eficaz, no se tornou elemento poltico ativo (Gramsci, 2002, p. 82).

A exemplaridade jacobina
Como pudemos observar nos apontamentos de Gramsci sobre os eventos do Risorgimento, a explicao dos insucessos reside na ausncia de um dado fator, um dado tipo de partido. na busca deste elemento que o pensador sardo sai cata das caractersticas de toda grande Revoluo, em especial o caso francs. Ao declarar que as diferenas entre os homens do Partido de Ao e do Moderado eram fundamentalmente de temperamento, o pensador sardo explicita os dois significados do termo jacobino, cuja diferena pode selar a sorte de uma revoluo:
existe o significado prprio, historicamente caracterizado, de um determinado partido da Revoluo Francesa, que concebia o desenvolvimento da vida francesa de um modo determinado, com um programa determinado, com base em foras sociais determinadas, e que explicitou sua ao de partido e de governo com um mtodo determinado que era caracterizado por uma extrema energia, deciso e resoluo, derivado da crena fantica na virtude tanto daquele programa quanto daquele mtodo. Na linguagem poltica, os dois aspectos do jacobinismo foram cindidos e se chamou jacobino o poltico enrgico, resoluto e fantico, porque fanaticamente persuadido das virtudes taumatrgicas de suas ideias, fossem quais fossem: nesta definio, prevaleceram os elementos destrutivos derivados do dio contra os adversrios e os inimigos, mais do que aqueles construtivos, derivados do fato de se terem adotado as reivindicaes das massas populares; o elemento sectrio, de conventculo, de pequeno grupo, de individualismo desenfreado, mais do que o elemento poltico nacional (Gramsci, 2002, pp. 68-9).

Sendo assim, o peso do elemento popular no programa do partido constitui o ferro em brasa a marcar seu carter verdadeiramente jacobino (de contedo). Gramsci, aludindo tambm a Cromwell e aos cabeasredondas, completa o desenho do jacobinismo e de toda grande Revoluo com a descrio de sua caracterstica mais interessante:
os jacobinos conquistaram, com uma luta sem trguas, sua funo de partido dirigente; na realidade, eles se impuseram burguesia francesa, conduzindo-a para uma posio muito mais avanada do que os ncleos burgueses originalmente mais fortes gostariam de ocupar espontaneamente e at muito mais avanada do que as premissas histricas podiam permitir; da os contragolpes e a funo de Napoleo I (Gramsci, 2002, p. 79).

Se num primeiro momento a ao do terceiro estado pautada apenas pelos interesses dos integrantes fsicos efetivos do grupo social, a reao das velhas foras sociais e a ameaa internacional levam seleo de uma nova elite que conduz a luta alm do horizonte anterior e dos interesses corporativos, ou, nos contundentes termos de Gramsci, empurra para a frente os burgueses a pontaps no traseiro (Gramsci, 2002, p. 79). Uma descrio mais concreta da ao jacobina na Revoluo Francesa explicita e formata ainda melhor o exemplo a contrapor revoluo-passiva. Enumerando a sequncia de tarefas a cumprir, o pensador italiano observa:
A primeira exigncia era a de aniquilar as foras adversrias ou, pelo menos, reduzi-las impotncia para tornar impossvel uma contra-revoluo; a segunda exigncia era a de ampliar os quadros da burguesia como tal e de p-la frente de todas as foras nacionais, identificando os interesses e as exigncias comuns a todas as foras nacionais, para pr em movimento estas foras e conduzi-las luta, obtendo dois resultados: a) opor um alvo mais amplo aos golpes dos adversrios, isto , criar uma relao poltico-militar favorvel revoluo; b) tomar dos adversrios toda zona de passividade na qual fosse possvel recrutar exrcitos reacionrios. Sem a poltica agrria dos jacobinos, Paris teria tido a Vendia em suas portas (Gramsci, 2002, pp. 80-1).

Aps aludir ao sucesso jacobino no esforo de ligar cidade (Paris) e campo, Gramsci denuncia a falta de viso dos italianos que, alm de ignorar a experincia francesa, fizeram o mesmo quanto ao exemplo do papel diretivo da cidade no abate do feudalismo durante a vigncia das Comunas e no extraram as devidas consequncias da percepo deste fato por Maquiavel (cf. Gramsci, 2002, pp. 66-8). No tocante ao elemento popular, ponto decisivo no programa jacobino, o autor no menos enftico, pois, entre a minoria herica que conduziu o movimento na Itlia, prevaleceu a preocupao com interesses econmicos em relao frmulas ideais, de modo que combateu mais para impedir que o povo interviesse na luta e a transformasse em luta social (no sentido de uma reforma agrria) do que contra os inimigos da unidade (Gramsci, 2002, p. 40). Neste contexto, o voluntarismo constitui um sucedneo do fato popular-nacional. Apesar de seus mritos, o voluntariado entendido pelo autor como uma soluo de compromisso com a passividade das massas nacionais, como soluo autoritria ou de cima para baixo (Gramsci, 2002, pp. 33; 51). No espanta, ento, que o Partido de Ao no tenha preenchido os requisitos de uma efetiva contestao aos moderados, ou seja, que no tenha encarnado um jacobinismo de contedo econmico-social. No caso concreto, esta falha consistiu em no ter na agenda, contra a aliana de carter reacionrio entre as diversas classes rurais, dois pontos fundamentais: englobar os camponeses da base em um programa de partido pela aceitao de suas reivindicaes elementares e os intelectuais dos estratos mdios e inferiores, atravs de sua concentrao e insistncia nos interesses comuns (cf. Gramsci, 2002, pp. 75-6). Em relao a este ponto da anlise gramsciana, devemos estar advertidos para o fato de que, ao contrrio do que possa parecer at aqui, o pensador sardo no considera o problema da ausncia de um partido jacobino uma mera falta dos agentes envolvidos, isto , em sua investigao o conflito subjetivo no se esgota em si, mas implica na averiguao de certas condies relativamente alheias ao fator volitivo. A explicao do autor para a ausncia de jacobinismo em solo italiano vai direto ao entrelaamento dos andamentos interno e externo, ou seja, referese tanto ao atraso da burguesia6 italiana quanto ao clima internacional do ps-1815, quando os acontecimentos franceses surtem um efeito adverso a intentos revolucionrios. Indo direto aos pontos, diz ele:
Se, na Itlia, no se formou um partido jacobino, as razes devem ser buscadas no campo econmico, isto , na relativa fraqueza da burguesia italiana e no clima histrico diferente da Europa aps 1815. O limite encontrado pelos jacobinos, em sua poltica do despertar forado das energias populares francesas para se aliarem burguesia, com a Lei Chapelier e a lei sobre o maximum, se apresentava em 1848 como um espectro j ameaador, sabiamente utilizado pela ustria, pelos velhos governos e tambm por Cavour (alm do Papa) (Gramsci, 2002, pp. 83-4).
6 Em outro lugar, o autor disse mesmo que a economia italiana era muito fraca, e o capitalismo incipiente: no existia uma forte e difusa classe de burguesia econmica, mas, ao contrrio, muitos intelectuais e pequenos-burgueses etc. O problema no era tanto liberar as foras econmicas dos obstculos jurdicos e polticos antiquados, quanto criar as condies gerais para que estas foras econmicas pudessem nascer e se desenvolver segundo o modelo dos outros pases (Gramsci, 2002, p. 249).

Verinotio revista on-line n. 12, Ano VI, out./2010, ISSN 1981-061X

103

Vladmir Luis da Silva

O risorgimento italiano no universo conceitual de Antonio Gramsci

A eloquncia jacobina liga-se ainda, como anota Gramsci, hegemonia exercida to longamente pela Frana na Europa, bem como existncia de um centro urbano como Paris e centralizao conseguida na Frana por obra da monarquia absoluta (Gramsci, 2002, p. 85). No obstante, a onda internacional de infortnio bate porta italiana ainda mais uma vez, pois as guerras napolenicas, ainda que intelectualmente renovadoras para a Europa, representaram uma grave perda de energias revolucionrias no apenas francesas, mas tambm de outros pases. Portanto, nas condies distintas da Itlia, carente de autonomia internacional, no encontramos nada parecido com a iniciativa vigorosa dos jacobinos, apenas a diplomacia de Cavour, a nica poltica criativa na construo da unidade (Cf. Gramsci, 2002, pp. 253-4). Esta faceta (internacional) do problema nos leva a evidenciar outro aspecto, dos mais importantes, da revoluo passiva, a saber, o fato de constituir um movimento de corroso reformista da ordem anterior, recurso que, alm de impedir o desenvolvimento dos setores subalternos, propicia a manuteno das posies econmica e poltica das velhas classes feudais (Gramsci, 2004, pp. 298-9). Posto de outro modo, os eventos revolucionrios franceses colocam estas ltimas sobre aviso quanto a quaisquer intervenes populares, determinando o recurso a reformas que evitam a derrocada definitiva do velho ordenamento. Gramsci chegou a escrever que, alm da ausncia de uma iniciativa popular unitria na histria italiana, a frmula da revoluo passiva exprime tambm
o fato de que o desenvolvimento se verificou como reao das classes dominantes ao subversivismo espordico, elementar, no orgnico, das massas populares, atravs de restauraes que acolheram uma certa parte das exigncias que vinham de baixo (Gramsci, 2002, p. 393).

o Humanismo no desenvolveu, na Itlia, este seu contedo mais original e pleno de futuro. Ele teve o carter de uma restaurao, mas, como toda restaurao, assimilou e desenvolveu, melhor do que a classe revolucionria que havia sufocado politicamente, os princpios ideolgicos da classe vencida, que no soubera sair dos limites corporativos e criar todas as superestruturas de uma sociedade integral. S que esta elaborao aconteceu nas nuvens, permaneceu como patrimnio de uma casta intelectual, no teve contatos com o povo-nao (Gramsci, 2002, p. 237).

Se em outras naes o movimento geral conhecido como Renascimento resultou nos Estados nacionais, na Itlia o correspondente foi a organizao do Papado como Estado absoluto (...) organizao que desagregou o restante da Itlia (Gramsci, 2002, p. 342). Deste modo, ainda que inicialmente7 tenha sido economicamente mais vigorosa que sua vizinha francesa (cf. Gramsci, 2002, p. 230), a burguesia italiana incapaz de alar os voos da poltica. O aparente contra-senso desfeito quando o autor sardo aponta que:
Pode-se encontrar o testemunho da origem da diferenciao histrica entre Itlia e Frana no Juramento de Estrasburgo (cerca de 841), ou seja, no fato de que o povo participa ativamente da histria (o povo-exrcito) tornando-se o fiador da observncia dos tratados entre os descendentes de Carlos Magno; o povo-exrcito d esta garantia jurando em vulgar, isto , introduz na histria nacional sua lngua, assumindo uma funo poltica de primeiro plano, apresentando-se como vontade coletiva, como elemento de uma democracia nacional (Gramsci, 2002, p. 230)

deste aspecto que decorre a definio das revolues do tipo em questo como restauraes progressistas ou revolues-restauraes, e da tambm que Gramsci retira a inspirao para colocar ao lado destes conceitos uma passagem de Giuseppe Ferrari onde se l sobre uma revoluo ordenada, legal, oficial (apud Gramsci, 2002, p. 289). Se o contexto internacional pode ser assim resumido, a histria do fracasso da burguesia italiana necessita de um nmero adicional de laudas para ser contada.

A histria anterior
Colado ao empreendimento de historiar o fenmeno do Risorgimento, encontramos na obra gramsciana a inteno de empreender uma investigao sobre a histria anterior que teve lugar na Itlia, cujo interesse decorre de esta ter criado elementos culturais que tiveram uma repercusso na Era do Risorgimento (repercusso positiva e negativa) e tambm continuam a operar (...) na vida nacional, tal como foi formada pelo Risorgimento (Gramsci, 2002, p. 13). O seguimento do texto expe uma srie de momentos da histria italiana onde so divisados os acontecimentos ou irrealizaes que configuram o cenrio e os atores do Risorgimento. Desta feita, somos conduzidos ao perodo da transio entre a Repblica e o Imprio romano, quando a funo hegemnica transferida a uma classe imperial, isto , supranacional. Para Gramsci, esta passagem significa, alm da continuidade e concluso do movimento democrtico dos antecessores de Csar, a projeo dos problemas romanos para alm da fronteira da capital, no quadro de todo o Imprio. Avaliando o peso desta mudana, o autor diz que este o incio do processo de desnacionalizao de Roma e da pennsula e de sua transformao em terreno cosmopolita (Gramsci, 2002, pp. 13-4). O problema vislumbrado na Idade Mdia ou Era das Comunas de ordem diversa, pois se refere incapacidade da burguesia comunal em realizar a ultrapassagem de sua fase econmico-corporativa. Ou seja, permanece no quadro de um regime feudal, estacionando o processo de criao de uma figura estatal com o consenso dos governados (cf. Gramsci, 2002, pp. 238; 242), fenmeno em tudo diferente das experincias de pases como Frana e Espanha. Este fracasso burgus exprime-se em uma manifestao distinta das expresses literrias do movimento renascentista: na Itlia o Renascimento (em sentido estrito) e o Humanismo foram retrgrados (cf. Gramsci, 2002, pp. 237; 240; 342). Na realidade, o autor fala de duas concepes de mundo em luta no Renascimento italiano, o burgus-popular (derrotada) e a aristocrtico-feudal, sendo que esta ltima encarna o intuito de retorno ao Sacro Imprio Romano, isto , constitui uma casta cosmopolita continuadora do universalismo medieval (cf. Gramsci, 2002, pp. 229; 236). Dado o tom polmico desta assertiva, convm explicitar como o autor a articula com uma opinio corrente como a de Vittorio Rossi, para quem havia no classicismo humanista um fim de educao integral da alma humana e a reabilitao do esprito humano. Aps afirmar a correo desta, diz o pensador sardo:

Mais uma vez, o peso do fator popular decisivo, mas agora na diferenciao dos processos histricos que formatam cenrios distintos para os movimentos revolucionrios da burguesia. Quanto Era do Mercantilismo e das monarquias absolutas, nenhuma alterao drstica anotada, haja vista que a influncia estrangeira obstaculiza o alcance nacional do movimento. Sem meios termos, Gramsci escreveu que, se organicamente desenvolvido, o mercantilismo teria tornado ainda mais profundas, e talvez definitivas, as divises em estados regionais (Gramsci, 2002, p. 15). A processualidade ilustrada pelo pensador sardo resulta, assim, em uma burguesia combalida e na afirmao do Papado como a nica figura estatal de vulto expressivo. Ainda que abalado pelos acontecimentos externos j observados, este panorama histrico marcar e delimitar as fronteiras da revoluo, ou melhor, lhe imprimir o formato de uma revoluo passiva. Em tom sinttico e conclusivo a respeito desta tendncia italiana, Gramsci anotou:
No Risorgimento, ocorreu o ltimo reflexo da tendncia histrica da burguesia italiana a se manter nos limites do corporativismo: no ter resolvido a questo agrria a prova deste fato. Representantes desta tendncia so os moderados, tanto os neoguelfos (...), quanto os cavourianos (...). Mas os vestgios do universalismo medieval tambm se encontram em Mazzini e determinam seu fracasso poltico; porque, se, na corrente moderada, o neoguelfismo foi seguido pelo cavourismo, o universalismo mazziniano no Partido de Ao no foi praticamente superado por nenhuma formao poltica orgnica e, ao contrrio, permaneceu como um fermento de sectarismo ideolgico e, portanto, de dissoluo (Gramsci, 2002, p. 239).

A resultante
A ttulo de concluso, elencaremos agora alguns elementos direta ou indiretamente relacionados forma precisa como ocorreu a unificao em tela. O fecho deve principiar pela resultante sobre a qual o autor sardo mais chama a ateno, a saber, a irrealizao de seu paradigma prprio de democracia, a hegemonia de um grupo dirigente sobre grupos dirigidos. Esta a implicao do carter problemtico da alma dirigente e da tendncia unio dos ncleos dirigentes italianos. O problema era, nos termos gramscianos, que estes no queriam harmonizar seus interesses e aspiraes com os interesses e aspiraes de outros grupos. Aspiravam apenas ao domnio, sem direo, pior, delegavam este domnio para algo separado, um Estado, o Piemonte. este que constitui, ento, o defensor dos interesses dominantes, exercendo funo semelhante do partido, isto , do pessoal dirigente de um grupo social (...); com a particularidade de que se tratava de um Estado, com um exrcito, uma diplomacia etc. No se trata, e esse o n da questo, de um grupo social dirigente de outros, mas de um Estado enquanto dirigente do grupo que deveria
7 Utilizamos este termo devido advertncia de que, depois deste incio vigoroso, a burguesia, na Itlia, decai ou se degrada at o fim do sculo XVIII (Gramsci, 2002, p. 228).

Verinotio revista on-line n. 12, Ano VI, out./2010, ISSN 1981-061X

105

Vladmir Luis da Silva

O risorgimento italiano no universo conceitual de Antonio Gramsci

ser dirigente, dotando-o de um exrcito e uma fora poltico-diplomtica. A caracterizao gramsciana no deixa dvidas ao declarar este um caso de ditadura sem hegemonia (Gramsci, 2002, pp. 328-9). Alm da construo de um Estado estreito, o Risorgimento legou como travas da autonomia daquele foras subversivas elementares. Ou seja, persistem aps a unificao movimentos que no atingem a radicalidade necessria mudana, as mesmas massas que os agentes da unidade no englobaram no quadro da vida estatal (cf. Gramsci, 2002, pp. 105; 331). Outro bice resultante da forma de objetivao da unidade refere-se composio da populao italiana. Nos termos do autor, nas condies criadas pelo Risorgimento e por seu modo de desenvolvimento, tem o maior peso de populao parasitria (Gramsci, 2002, p. 49), a parte da sociedade alheia em relao atividade produtiva e que interfere negativamente na formao de poupana. Trata-se, concretamente, do elevado nmero de pequena e mdia burguesia e de sua baixa capacidade de poupar. Tambm a relao Norte-Sul adquire sua feio particular como herana do Risorgimento, isto :
a unidade no ocorrera numa base de igualdade, mas como hegemonia do Norte sobre o Mezzogiorno numa verso territorial da relao cidade-campo, isto , (...) o Norte concretamente era um sanguessuga que se enriquecia custa do Sul e (...) seu desenvolvimento econmico-industrial estava em relao direta com o empobrecimento da economia e da agricultura meridional.

Rio de janeiro, n. 17, p. 142-209, nov. 1991/mar. 1992. BOBBIO, Norberto. O conceito de sociedade civil. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1994. BUCI-GLUCKSMANN, Christine. Sobre os problemas polticos da transio: classe operria e revoluo passiva. In: FERRI, Franco (coord.) Poltica e histria em Gramsci. Rio de janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. v. I, p. 117-148. COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento poltico. Rio de Janeiro: Campus, 1989. DE FELICE, Franco. Revoluo passiva, fascismo, americanismo em Gramsci. In: FERRI, Franco (coord.) Poltica e histria em Gramsci. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. GRAMSCI, Antonio. Introduo ao estudo da filosofia; a filosofia de Benedetto Croce. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. (Cadernos do Crcere, v. 1) ______. Maquiavel, a poltica e o Estado moderno. 3. Ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. ______. O Risorgimento: notas sobre a histria da Itlia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. (Cadernos do Crcere, v. 5) GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. 2. ed. Rio de janeiro: Edies Graal, 1980. VIANNA, Luis Werneck. O ator e os fatos: a revoluo passiva e o americanismo em Gramsci. Dados. Rio de Janeiro, v. 38, n. 2, p. 181-235, 1995.

Ainda de acordo com Gramsci, esta hegemonia, possibilitada por uma legislao protecionista (cf. Gramsci, 2002, p. 46), apenas seria sadia caso o industrialismo tivesse tido a capacidade de ampliar seus quadros com certo ritmo, para incorporar cada vez mais novas zonas econmicas assimiladas (Gramsci, 2002, p. 153). Nesta declarao se insinua a noo de que a revoluo passiva no logrou a superao do quadro de atraso econmico em que o pas se encontrava poca da unificao. Muito embora as declaraes de Gramsci refiramse aos planos estatal e poltico, no so poucas as evidncias em seu discurso a respeito da continuidade do atraso econmico da pennsula. o que podemos observar na apreciao do tipo de imperialismo que Francesco Crispi, norteado por sua obsesso unitria na falta de um jacobinismo econmico e explorando a inocncia poltica do Mezzogiorno, prope: a expanso colonial como sada para o problema campons da falta de terras. Essa frmula avaliada por Gramsci do seguinte modo:
A Europa capitalista, rica de meios e chegada ao ponto em que a taxa de lucro comeava a mostrar tendncia queda, tinha necessidade de ampliar a rea de expanso de seus investimentos rentveis; assim se criaram depois de 1890 os grandes imprios coloniais. Mas a Itlia, ainda imatura, no s no tinha capitais para exportar, mas devia recorrer ao capital estrangeiro para suas prprias e limitadssimas necessidades. Faltava, pois, um impulso real ao imperialismo italiano, que foi substitudo pela passionalidade popular dos trabalhadores rurais cegamente voltados para a propriedade da terra: tratou-se de uma necessidade de poltica interna a resolver, cuja soluo foi desviada para o infinito (Gramsci, 2002, pp. 70-1).

Sendo assim, o poderio imperial dos pases imersos no problema avanado da tendncia queda da taxa de lucro, tem como equivalente italiano um empreendimento carente de base econmico-financeira, a construo de uma miragem. A continuidade do atraso tambm aparece na interpretao gramsciana da interveno estatal na economia. A substituio da iniciativa privada encarada no como um progresso efetivo, mas sim como constatao de um atraso que se deve remediar a todo custo. Esta fase de nacionalizao para remediar um atraso corresponde, na verdade, s monarquias iluminadas do sculo XVIII (Gramsci, 2002, p. 316). Em concluso, a revoluo passiva, enquanto modalidade de resoluo da problemtica da unificao nacional por uma burguesia atrasada, que ocorre fora de poca e, consequentemente, nega a presena popular, engendra sua obra sem o mesmo sucesso das grandes revolues, determinando uma forma de Estado heternoma e mantendo a economia em estado de atraso.

Referncias bibliogrficas
ANDERSON, Perry. As antinomias de Antnio Gramsci. In: ______. Afinidades seletivas. So Paulo: Boitempo, 2002. ARANTES, Paulo Eduardo. Uma reforma intelectual e moral: Gramsci e as origens do idealismo alemo. Presena.

Verinotio revista on-line n. 12, Ano VI, out./2010, ISSN 1981-061X

107

Вам также может понравиться