Вы находитесь на странице: 1из 14

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO CAETANO DO SUL

EDITAL DE CONCURSO PBLICO 01/2013

Cd. 09 Professor Nvel I Educao Infantil

Agoras Pense voc j se arrependeu de, em determinadas circunstncias no ter tomado atitudes que viessem, de a lguma forma, melhorar sua vida? Quando fazemos exame de conscincia, lembramo-nos de vrios agoras que foram perdidos e que no voltam mais. Que o arrependimento de no ter tido, no ter sido, no ter feito, no ter aceitado, costuma ser doloroso e profundo. Na realidade, o que nos impede, na maioria das vezes, de ter o que queremos, ser o que sonhamos, fazer o que pensamos e aceitar com o corao a ousadia que no cultivamos. A ousadia , geralmente, escrava do medo Quantas vezes perdemos a oportunidade de sermos felizes, pelo medo de ter ousadia de amar. Medo de ousar porque o objeto do amor era mais bonito, mais alto, mais rico, mais jovem, mais culto e a o tempo passou e o agora tambm Quantas vezes perdemos a oportunidade de realizar um grande sonho, por no termos coragem de ousar, de arriscar deixando para depois ou para mais tarde o que deveria ser naquele agora Quantas vezes no pronunciamos, no momento oportuno, as palavras que gostaramos de dizer, pelo medo de parecermos ridculos e imaturos Quantas vezes ficamos por medo de partir. Quantas vezes partimos por medo de ficar. Quantas vezes dizemos baixinho o que na verdade gostaramos de gritar. Quantos agoras perdemos, esquecendo que o risco pode ser a salvao de muitas alegrias de nossas vidas. O medo que nos impede de sermos ousados agora, tambm est nos impedindo de vermos que linda pessoa que poderemos ser No deixemos que nossos momentos passem Cirilo Veloso Moraes Disponvel em: http://www.simplescoisasdavida.com

1.

Aps a leitura do texto, chegamos concluso que: muitas vezes o arrependimento nos entristece porque perdemos a chance de ter o que queremos. o tempo passa e quando percebemos j deixamos passar muitos de nossos sonhos porque no fomos corajosos, atrevidos. o medo est sempre presente quando queremos reagir e tomar uma atitude que nos far felizes. ao desejar algo muito importante, s conseguir se tomar uma atitude, que muitas vezes no do seu agrado, mas importante para a trajetria que voc escolheu. ter atitude fazer o que tem que ser feito na hora certa, no agora, no momento presente. Quem tem atitude no deixa nada para amanh. Atende corretamente ao enunciado a alternativa: A) B) C) D) apenas quatro afirmaes esto corretas. apenas trs afirmaes esto corretas. todas as afirmaes esto corretas. apenas duas afirmaes esto corretas.

2.

So acentuadas pela mesma regras as palavras de todas as alternativas, exceto: A) B) C) D) voc tambm. j est. circunstncia vrios. ridculos gostaramos.

3.

Escreve-se como conscincia as palavras de todas as alternativas, exceto: A) B) C) D) de__endente. o__ilao. ob__ecado. re__iso.

4.

Assinale a alternativa que justifica o emprego da vrgula na frase retirada do texto. A ousadia , geralmente, escrava do medo A) B) C) D) Para separar Adjunto Adverbial. Para separar Oraes Adverbiais. Para separar o Vocativo. Para separar o Aposto.

5.

Leia com ateno as frases abaixo. I- Talvez voc ainda seja muito apegado a bens materiais. II- Obedea sinalizao de trnsito. III- Chegou ao hotel j de madrugada. A regncia verbal/nominal est correta nas frases: A) B) C) D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

6.

Um capital aplicado taxa de juros simples de 2,5% ao ms render, s de juros, o equivalente a 10/8 do seu valor se o prazo de aplicao for de: A) B) C) D) 60 meses. 4 anos e meio. 50 meses. 4 anos e 10 meses.

7.

Calcule o nmero de funcionrios de uma repartio sabendo-se que: se apenas 3 mulheres faltarem ao trabalho, o nmero de homens e mulheres que comparecerem, ser o mesmo. se apenas 6 homens faltarem ao trabalho, o nmero de mulheres corresponder ao dobro do nmero de homens que comparecerem ao servio. Trabalham nessa repartio ______ funcionrios. A) B) C) D) 35 33 31 29

8.

Os valores do comprimento, largura e altura de um reservatrio so inversamente proporcionais a 2, 3 e 4, respectivamente e a soma desses valores de 520 cm. Se esse reservatrio est com gua at 3/4 de sua altura, para ench-lo totalmente, sero necessrios mais ______ litros de gua. Obs: 1dm = 1L A) B) C) D) 1042 1142 1152 1052

9.

Complete as lacunas abaixo assinalando a alternativa correta. Ao se fazer uma pesquisa sobre o domnio de lngua estrangeira moderna entre os funcionrios de uma repartio constatou-se que: 12 funcionrios dominavam o ingls e o espanhol. 9 dominavam o francs. 27 dominavam o ingls. 45 dominavam apenas, um dos trs idiomas. Trabalhavam nessa repartio ____ funcionrios. Se ao acaso, sortearmos um deles, a probabilidade de ele dominar apenas o espanhol de _______. A) B) C) D) 57 7/19 47 9/17 54 5/13 54 7/18

10. A distncia da cidade A para a cidade B de 720 km. uma velocidade de 96 km/h um veculo percorre 336 km desses trajeto em 3 horas e meia. Se aumentar a velocidade em 20% percorrer o restante do trajeto em: A) B) C) D) 3 horas e 10 minutos. 3 horas e 30 minutos 3 horas e 20 minutos. 3 horas e 22 minutos.

11. Considerando que So Caetano do Sul/SP tem 15 quilmetros quadrados de rea e 145 mil habitantes (em nmeros aproximados), assinale a alternativa que contm a densidade demogrfica desta cidade (aproximadamente). A) B) C) D) 96.666 habitantes/km. 966,6 habitantes/km. 966.666 habitantes/km. 9.666 habitantes/km.

12. Com relao estrutura organizacional, assinale a alternativa que no contm um rgo de assessoria funcional ligada Prefeitura Municipal de So Caetano do Sul/SP: A) B) C) D) Procuradoria Geral do Municpio. Assessoria Geral do Municpio. Ouvidoria Geral do Municpio. Corregedoria Geral do Municpio.

13. Com relao estrutura organizacional, podemos afirmar que no faz parte do elenco das Secretarias da Prefeitura de So Caetano do Sul/SP: A) B) C) D) Secretaria Municipal da Sade. Secretaria Municipal de Polticas Pblicas. Secretaria Municipal de Cultura. Secretaria Municipal de Segurana.

14. Assinale a alternativa que no corresponde aos limites da cidade: A) B) C) D) Leste - Diadema. Norte - So Paulo. Sul - Santo Andr e So Bernardo do Campo. Leste - Santo Andr.

15. Dentre as Autarquias e Fundaes citadas no pertence ao municpio de So Caetano do Sul/SP: A) B) C) D) Departamento de gua e Esgoto do Municpio de So Caetano do Sul DAE. Universidade de Municipal de So Caetano do Sul USCS. Fundao Cermica FUCE. Fundao Pr-Memria de So Caetano do Sul FPM.

16. Analise as afirmaes nos termos da Constituio Federal 1988: O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de (entre outras)... educao bsica, obrigatria e gratuita dos 6(seis) aos 18(dezoito) anos de idade. II- O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa, assegurada s comunidades indgenas tambm a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem. III- O ensino religioso, de matrcula obrigatria, constituir disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental. IV- Sero fixados contedos mnimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formao bsica comum e respeito aos valores culturais e artsticos, nacionais e regionais. ISo corretas as afirmaes da alternativa: A) B) C) D) I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II e IV, apenas. II e IV, apenas.

17. Analise com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional: Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, tero a incumbncia de: IIIIIIIVElaborar e executar sua proposta pedaggica. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas- aula estabelecidas. Informar pai e me, conviventes ou no com seus filhos, e, se for o caso, os responsveis legais, sobre a freqncia e rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo da proposta pedaggica da escola. V- Notificar ao Conselho Tutelar do Municpio, ao Juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministrio Pblico a relao dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de sessenta por cento do percentual permitido por lei. VI- Articular-se com as famlias e a comunidade, criando processos de integrao da sociedade com a escola. So verdadeiras, segundo a LDB, as afirmativas contidas na alternativa: A) B) C) D) I, III, IV e V apenas. I, III, V e VI apenas. I, II, III, IV, V e VI. I, II, III, IV e VI apenas.

18. Analise as afirmativas abaixo. O acesso educao bsica obrigatria direito pblico subjetivo. O poder pblico, na esfera de sua competncia federativa, dever: IRecensear anualmente as crianas e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que no concluram a educao bsica. II- Recensear anualmente as crianas e jovens em idade escolar, bem como adultos que no concluram o ensino fundamental; III- Fazer-lhes a chamada pblica. IV- Zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escola. V- Assegurar, em todas as esferas administrativas, em primeiro lugar, o acesso ao ensino obrigatrio, contemplando em seguida os demais nveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades, constitucionais legais. Nos termos da LDB, marque: A) B) C) D) se apenas as afirmativas I, III, IV e V forem verdadeiras. se apenas as afirmativas II, III e IV forem verdadeiras. se apenas as afirmativas II, IV e V forem verdadeiras. se todas as afirmativas forem verdadeiras.

19. Analise as afirmaes abaixo. O dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de: IIIensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade propria. educao bsica obrigatria e gratuita dos 4(quatro) aos 17(dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: pr-escola, ensino fundamental e ensino mdio. III- educao infantil gratuita s crianas de at 4(quatro) anos de idade. IV- atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao, transversal a todos os nveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. V- vaga na escola pblica de educao infantil ou de ensino fundamental mais prxima de sua residncia a toda criana a partir do dia em que completar 4(quatro) anos de idade. Segundo a LDB, aponte a alternativa que contiver somente afirmativas verdadeiras. A) B) C) D) II, IV e V, apenas. I, IV e V, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e V, apenas.

20. Analise o texto abaixo com base no Estatuto da Criana e do Adolescente. A criana e o adolescente tm direito educao visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho, assegurando-se-lhes: IIIIIIIVVIgualdade de condies para o acesso e permanncia na escola. Acesso escola pblica e gratuita prxima de sua residncia. Direito de ser respeitado por seus educadores. Direito de contestar critrios avaliativos, podendo recorrer s instncias escolares superiores. Direito de organizao e participao em entidades estudantis.

Marque com base no ECA: A) B) C) D) se apenas os itens I, II e III estiverem corretos. se apenas os itens I, III e IV estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. se apenas os itens II, IV e V estiverem corretos.

21. Com base no ECA, analise o texto abaixo. Nenhuma criana poder viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsvel, sem expressa autorizao judicial.A autorizao no ser exigida quando: ITratar-se de comarca contgua a da residncia da criana, se na mesma unidade da Federao, ou includa na mesma regio metropolitana. II- A criana estiver acompanhada de ascendente ou colateral maior, at o segundo grau, comprovado documentalmente o parentesco. III- A criana estiver acompanhada de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, me ou responsvel. Com base no ECA, marque: A) B) C) D) se apenas os itens I e II estiverem corretos. se apenas os itens I e III estiverem corretos. se apenas os itens II e III estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos.

22. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como funo complementar ou suplementar a formao do aluno por meio da disponibilizao de servios, recursos de acessibilidade e estratgias que eliminem as barreiras para sua plena participao na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Considera-se pblico alvo do AEE: Ialunos com deficincia: aqueles que tm impedimentos de longo prazo de natureza fsica, intelectual, mental ou sensorial. II- alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alteraes no desenvolvimento neuropsicomotor. III- alunos que apresentam comprometimento nas relaes sociais, na comunicao ou estereotipias motoras. IV- alunos com autismo clssico, sndrome de Asperger, sndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infncia (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificao. V- alunos com altas habilidades /superdotao. Marque: A) B) C) D) se todos os itens completarem corretamente a proposta. se apenas os itens I, II e V completarem corretamente a proposta. se apenas os itens I, III e IV completarem corretamente a proposta. se apenas os itens I, II, IV e V completarem corretamente a proposta.

23. A Poltica Nacional de Educao Especial na perspectiva da Educao Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participao e a aprendizagem dos alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas s necessidades educacionais especiais, garantindo: IIIIIIIVVVIatendimento Educacional Especializada (AEE). transversalidade da educao especial desde a educao infantil at a educao superior. continuidade da escolarizao nos nveis mais elevados do ensino. formao de professores para o AEE e demais profissionais da educao para a incluso escolar. participao da famlia e da comunidade. acessibilidade urbanstica, arquitetnica, nos mobilirios e equipamentos, nos transportes, na comunicao e informao. VII- articulao intersetorial na implementao das polticas pblicas. De acordo com o documento MEC indicado na proposta da questo, Marque: A) B) C) D) se apenas os itens I, IV, V e VI forem verdadeiros. se apenas os itens I, II, III, IV e V forem verdadeiros. se todos os itens forem verdadeiros. se apenas os itens I, IV, V, VI e VII forem verdadeiros.

24. Analise as afirmativas abaixo. INa organizao da educao bsica, devem-se observar as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidades e orientaes temticas, respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos a que se destinam. II- As etapas e as modalidades do processo de escolarizao estruturam-se de modo orgnico, sequencial e articulado, de maneira complexa, embora permanecendo individualizadas ao longo do percurso do estudante. III- Cada etapa delimitada por sua finalidade, seus princpios, objetivos e diretrizes educacionais, fundamentando-se na inseparabilidade dos conceitos referenciais: cuidar e educar. IV- Na Educao Bsica, necessrio considerar as dimenses do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a funo social desse nvel da educao, a sua centralidade, que o educando, pessoa em formao na sua essncia humana. Assinale a alternativa que contiver somente as afirmativas corretas. A) B) C) D) I, II e IV, apenas. I, II, III e IV. II, III e IV, apenas. II e III, apenas.

25. No Brasil, desde o perodo Imperial at 1988, no se efetivou uma poltica de acesso universal educao, permanecendo a concepo de polticas especiais para tratar da educao de alunos com deficincia. Nesse perodo, o atendimento s pessoas com deficincia teve inicio: A) Com a fundao do Instituto Pestalozzi (deficincia mental) e com a fundao da primeira APAE. B) Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN n4024. C) Com a criao de duas Instituies: IBC Instituto Benjamin Constant e o In stituto Nacional da Educao dos Surdos INES (nomes atuais). D) Com a Lei 5692 (LDBEN) e com a criao do CENESP Centro Nacional de Educao Especial criado pelo MEC. 26. O propsito da Conveno sobre os direitos das Pessoas com Deficincia promover, proteger e assegurar o exerccio pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficincia e promover a respeito pela sua dignidade inerente. Para esse propsito Comunicao abrange: I- as lnguas lnguas faladas e de sinais e outras formas de comunicao. II- a visualizao de textos. III- o Braille. IV- a comunicao ttil. V- os caracteres ampliados. VI- os dispositivos de multimdia acessvel. VII- a linguagem simples, escrita e oral. VIII- os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizada. IX- os meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicao, inclusive a tecnologia da informao e comunicao acessveis. Marque: A) B) C) D) se apenas os itens I, III, IV, VII e VIII completarem corretamente a proposta. se apenas os itens I, II, III, IV, V e IX completarem corretamente a proposta. se todos os itens completarem corretamente a proposta. se apenas os itens I, III, VI, VII e IX completarem corretamente a proposta.

27. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana, constituem-se de orientaes, princpios e fundamentos para o planejamento, execuo e avaliao da Educao e tem por metas e objetivos: Ipromover a educao de cidados atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural, preconceituosa e pluritnica do Brasil. II- buscar relaes tnico-sociais positivas, rumo construo de nao democrtica. III- a divulgao e produo de conhecimentos, atitudes, posturas e valores que eduquem cidados quanto pluralidade tnico-racial. IV- o reconhecimento e valorizao da identidade, histria e cultura dos povos afro-brasileiros. V- a garantia de reconhecimento e igualdade de valorizao das raizes africanas da nao brasileira, ao lado das europias, asiticas e indgenas. Marque, de acordo com a Res.001/2004/CNE: A) B) C) D) se forem verdadeiras apenas as afirmaes II, III, IV e V. se forem verdadeiras apenas as afirmaes I, II, III e IV. se forem verdadeiras apenas as afirmaes I, II, III e V. se forem verdadeiras todas as afirmaes.

28. Analise o texto abaixo nos termos da Res.CNE n004/2010. Tendo em vista a tarefa de cuidar e educar, para a formao dos profissionais da educao, sejam gestores, professores ou especialistas, devero incluir em seus currculos e programas: IO conhecimento da escola como organizao complexa que tem a funo de promover a educao para a cidadania. II- A pesquisa, a anlise e a aplicao dos resultados de investigaes de interesse da rea educacional. III- A participao na gesto de processos educativos e na organizao e funcionamento de sistemas e instituies de ensino. IV- A temtica da gesto democrtica, dando nfase construo do projeto politico-pedaggico, mediante trabalho coletivo de que todos que compem a comunidade escolar so responsveis. Marque: A) B) C) D) se apenas as afirmaes I, III, IV estiverem corretas. se apenas as afirmaes I, II e IV estiverem corretas. se apenas as afirmaes II e III estiverem corretas. se todas as afirmaes estiverem corretas

29. Analise as afirmaes abaixo com base na Res.CNE n004/2010. Os programas de formao inicial e continuada dos profissionais da educao, devem prepar-los para o desempenho de suas atribuies (no mundo atual) considerando necessrio: IAlm de um conjunto de habilidades cognitivas, saber pesquisar, orientar, avaliar e elaborar propostas, isto , interpretar e reconstruir o conhecimento coletivamente. II- Trabalhar cooperativamente em equipe. III- Compreender, interpretar e aplicar a linguagem e os instrumentos produzidos ao longo da evoluo tecnolgica, econmica e organizativa. IV- Desenvolver competncias para a integrao com a comunidade e para o relacionamento com as famlias. Assinale a alternativa que contiver somente as afirmaes corretas nos termos da citada Resoluo: A) B) C) D) I, II, e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV. I e IV, apenas.

30. O dever do Municpio com a educao ser efetivado mediante a garantia de: - (alm dos previstos no art. 208 da Constituio Federal/88) mais os seguintes: I- ensino de princpios de higiene e de sade, notadamente os de natureza bucal. II- estimulo a preservao do meio ambiente por meio da divulgao do conhecimento ecolgico. III- pratica de esporte e recreao, individual e coletivo, como complemento formao fsica e mental do educando, inclusive para atender as necessidades das pessoas portadoras de deficincia. IV- concesso de bolsas de estudo integrais em cursos especiais profissionalizantes para os deficientes. De acordo com a Lei Orgnica do Municpio de So Caetano do Sul, aponte a alternativa que contiver somente os itens verdadeiros: A) B) C) D) I, II e III, apenas. I, II, III e IV. II e III, apenas. I, II e IV, apenas.

31. Analise as afirmaes abaixo. IO jogo simblico ou faz-de-conta, ferramenta para criao de fantasia necessria a leituras no convencionais do mundo. II- O jogo simblico abre caminho para a autonomia, a criatividade, a explorao de significados e sentidos. III- Os jogos so instrumentos para a aprendizagem de regras sociais. IV- Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepo, representaes, memria e outras funes cognitivas esto profundamente interligadas. V- A brincadeira favorece o equilbrio afetivo da criana e contribui para o processo de apropriao de signos sociais. Marque: A) B) C) D) se apenas estiverem corretas as afirmativas I, II e IV. se apenas estiverem corretas as afirmativas II, III, IV e V. se todas as afirmaes estiverem corretas. se apenas estiverem corretas as afirmativas III, IV e V.

32. Analise as afirmaes abaixo. IIIAlfabetizar e letrar so duas aes distintas, mas no inseparveis. O ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das prticas sociais da leitura e da escrita. III- Alfabetizao o processo pelo qual se adquire uma tecnologia a escrita alfabtica e as habilidades de utiliz-la para ler e escrever. IV- Letramento relaciona- se ao exerccio efetivo e competente daquela tecnologia da escrita, nas situaes em que precisamos ler e escrever ou produzir textos reais. Marque: A) B) C) D) se apenas forem verdadeiras as afirmaes II, III e IV. se apenas forem verdadeiras as afirmaes I, II e IV. se todas as afirmaes forem verdadeiras. se apenas forem verdadeiras as afirmaes II e IV.

33. Analise as afirmaes abaixo. IA educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana de at 5(cinco) anos, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, completando a ao da famlia e da comunidade. II- A educao infantil ser oferecida em creches ou entidades equivalentes, para crianas de at trs anos de idade. III- A educao infantil ser oferecida em pr escolas para as crianas de 4(quatro) a 6(seis) anos de idade. Esto corretas as afirmaes: A) B) C) D) I e III, apenas II e III, apenas. I, II e III. I e II, apenas.

34. Analise as afirmaes abaixo. A educao infantil ser organizada de acordo com as seguintes regras comuns: IAvaliao mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianas, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. II- Carga horria mnima anual de 800 (oitocentas)horas, distribuda por um mnimo de 200 (duzentos)dias de trabalho educacional. III- Atendimento criana de, no mnimo 4(quatro) horas dirias para o turno parcial e de 7(sete) horas para a jornada integral. IV- Controle de frequncia pela instituio de educao pr-escolar, exigida a frequncia mnima de 60% (sessenta por cento) do total de horas. V- Expedio de documentao que permita atestar os processos de desenvolvimento e apredizagem da criana. So afirmaes corretas: A) B) C) D) I, III e V, apenas. I, II, III e V, apenas. I, II, III, IV e V. I e V, apenas.

35. Os jogos e brinquedos musicais da cultura infantil incluem entre outros: IIIIIIIVVVIVIIOs acalantos. As parlendas mnemnicas. As parlendas brincos. As parlendas propriamente ditas. As rondas. As adivinhas. Os contos e os romances.

Marque: A) B) C) D) se todos os itens completarem corretamente a proposta. se apenas os itens I, II, V e VI completarem corretamente a proposta. se apenas os itens I, II, III, V e VII completarem corretamente a proposta. se apenas os itens I, II, IV, VI e VII completarem corretamente a proposta.

36. Para que se tenha condies reais de avaliar se uma criana est ou no desenvolvendo uma motricidade saudvel, faz- se necessrio refletir sobre o ambiente da instituio e o trabalho desenvol vido ali:ele suficientemente desafiador? Ser que as crianas no ficam muito tempo sentadas?. A avaliao do movimento deve: IIIIIIIVVVIVIIser continua. levar em considerao os processos vivenciados pelas crianas, resultado do trabalho intencional do professor. ser instrumento para reorganizao de objetivos. ser instrumento para reorganizao de contedos ser instrumento para reorganizao de procedimentos. ser instrumento para reorganizao de atividades. ser instrumento para acompanhar e conhecer cada criana e grupo.

Marque, segundo o Referencial: A) B) C) D) se todos os itens completarem corretamente a proposta. se apenas completarem corretamente a proposta os itens I, III, IV e VII. se apenas completarem corretamente a proposta os itens I, II, IV e VI. se apenas completarem corretamente a proposta os itens I, III, V, VI e VII.

37. Analise o texto abaixo. Polmicas sobre cuidar e educar, sobre o papel do afeto na relao pedaggica e sobre educar para o desenvolvimento ou para o conhecimento tm constitudo o panorama de fundo sobre o qual se constroem as propostas em educao infantil. IIICuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservao da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, necessrio que as atitudes e procedimentos estejam baseados em conhecimentos especficos sobre desenvolvimento biolgico, emocional, intelectual das crianas, levando em considerao as diferentes realidades socioculturais. III- As atitudes e procedimentos de cuidado so influenciadas por crenas e valores em torno da sade, da educao e do desenvolvimento infantil. IV- Alm da dimenso afetiva e relacional do cuidado, preciso que o professor possa ajudar a criana a identificar suas necessidades e prioriz-las, assim como atend-las de forma adequada. Marque segundo o Referencial: A) B) C) D) se apenas forem verdadeiras as afirmaes II e III. se apenas forem verdadeiras as afirmaes I e II. se todas as afirmaes forem verdadeiras. se apenas forem verdadeiras as afirmaes I, III e IV.

38. Educar significa: IIIpropiciar situaes de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada. propiciar situaes que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relao interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude bsica de aceitao, respeito e confiana. III- propiciar o acesso, pelas crianas aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. IV- associar essa funo a padres de qualidade que advm de concepes de desenvolvimento que consideram as crianas nos seus contextos sociais, ambientais, culturais. So afirmaes corretas, segundo o Referencial: A) B) C) D) I, II, III, apenas. II e IV, apenas. I, II, III e IV. I, II e IV, apenas.

10

39. O trabalho direto com crianas pequenas exige que o professor tenha uma competncia polivalente. Isto significa: Ique ao professor cabe trabalhar com contedos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados bsicos essenciais at conhecimentos especficos provenientes das diversas reas do conhecimento. II- que esse carter polivalente demanda uma formao bastante ampla do profissional que deve tornar-se, ele tambm, um aprendiz. III- que esse professor deve estar refletindo constantemente sobre sua prtica, debatendo com seus pares, dialogando com as famlias e a comunidade. IV- que o professor polivalente esteja comprometido com a prtica educacional, capaz de responder as demandas familiares e das crianas, assim como as questes especificas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis. Marque, segundo o Referencial: A) B) C) D) se apenas estiver incorreta a afirmao III. se nenhuma das afirmaes estiver incorreta. se apenas estiver incorreta a afirmao II. se apenas estiverem incorretas as afirmaes I e IV.

40. Muitos aspectos so relevantes para o bom desenvolvimento do projeto pedaggico e devem ser considerados abrangendo desde o clima institucional, formas de gesto, organizao do espao e do tempo, dos agrupamentos, at seleo e oferta dos materiais, parceria com famlias e papel do professor. Entretanto importantssima a elaborao da Proposta Curricular um dos elementos do Projeto Pedaggico. A Proposta Curricular significativa deve: Iestar vinculada s caractersticas socioculturais da comunidade na qual a instituio de educao infantil est inserida. II- conhecer bem a populao para compreender suas condies reais de vida, para eleger os temas mais relevantes para o processo educativo. III- incorporar a cultura prpria de cada municpio, formas de viver, de se divertir, de manifestar-se religiosamente, de trabalhar, etc... IV- conhecer questes especificas de cada regio de ordem econmica, social, ambiental etc. V- conhecer a problemtica social, da comunidade como questes complexas tais como:violncia, desnutrio, abusos e maus tratos, problemas de sade, etc... De acordo com o Referencial, marque: A) B) C) D) se forem verdadeiros apenas os itens I, II, IV e V. se todos os itens forem verdadeiros. se forem verdadeiros apenas os itens I, II e III. se forem verdadeiros apenas os itens I, III e IV.

41. Analise os pargrafos abaixo. Diego, 3 anos, estava procurando seu carrinho por todos os cantos da casa.Subitamente parou e disse:acho que ele t perdido!...Vamos chamar ele?E saiu gritando:- Carrinho! Carrinho!Venha pra c!.... Laura, 3 anos e meio, quando havia perdido a hora de sada de um nibus escolar, perguntou perplexa:-Mas o nibus no sabia que eu ia nele?!. Tendo em vista a teoria piagetiana sobre o desenvolvimento intelectual, possvel compreender essas situaes: Tanto Diego quanto Laura, esto no estgio pr- operacional, apresentando a seguinte caracterstica: A) B) C) D) egocentrismo. realismo nominal. centralizao. animismo.

11

42. Ao definir os estgios do desenvolvimento da inteligncia (sensrio-motor/pr-operacional/ operacional-concreto/ operacional formal) Piaget diz textualmente que deve-se falar em estgios sob as seguintes condies: IQue a sucesso das condutas seja constante, independentemente das aceleraes ou atrasos que possam modificar as idades cronolgicas mdias em funo da experincia adquirida e do meio social. II- Que cada estgio seja definido no apenas por uma caracterstica simplesmente dominante, mas por uma estrutura de conjunto que caracterize todas as condutas novas prprias dessa etapa. III- Que essas estruturas estejam integradas de tal modo que cada uma seja preparada pela precedente e se integre na seguinte. Marque: A) B) C) D) se apenas forem verdadeiras as condies I e III. se apenas forem verdadeiras as condies I e II. se as trs condies forem verdadeiras. se apenas for verdadeira a condio I.

43. Analise as afirmaes abaixo. IIIIIIIVVVIPara aprender a ler e a escrever, a criana precisa construir um conhecimento de natureza conceitual. A criana precisa compreender no s o que a escrita representa, mas tambm de que forma ela representa graficamente a linguagem. A alfabetizao o desenvolvimento de capacidades relacionadas percepo, memorizao e treino de um conjunto de habilidades sensrio motoras. A alfabetizao um processo de construo de conhecimento pelas crianas por meio de prticas que tm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participao nas diversas prticas sociais de escrita. A aprendizagem da linguagem escrita concebida como a compreenso de um sistema de representao e no somente como a aquisio de um cdigo de transcrio da fala. As crianas constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha e elas elaboram hipteses originais na tentativa de compreend-la.

Marque, segundo o referencial: A) B) C) D) se apenas as afirmaes I, II, III e IV estiverem corretas. se apenas as afirmaes II, V e VI estiverem corretas. se todas as afirmaes estiverem corretas. se apenas as afirmaes I, II, IV, V e VI estiverem corretas.

44. O atendimento institucional criana pequena no Brasil, apresenta ao longo de sua histria, concepes bastante divergentes sobre sua finalidade social. Grande parte dessas instituies: IIIIIIIVnasceram com o objetivo de atender exclusivamente s crianas de baixa renda. eram estratgias para combater a pobreza e resolver problemas ligados sobrevivncia das crianas. atuavam de forma compensatria para sanar as supostas faltas e carncias das crianas e de suas famlias. eram marcadas por caractersticas assistencialistas, mas consideravam as questes de cidadania ligadas aos ideais de liberdade e igualdade. V- atendiam as crianas como um favor oferecido para poucos selecionados por critrios excludentes. Marque: A) B) C) D) se apenas as afirmaes I, III e IV estiverem corretas. se apenas as afirmaes I, II, III e V estiverem corretas. se apenas as afirmaes I, III, IV e V estiverem corretas. se todas as afirmaes estiverem corretas.

45. Complete a lacuna abaixo com a palavra que mais convier. - As crianas possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem um jeito muito prprio. - Nas interaoes que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe so prximas circunda, as crianas revelam seu esforo para compreender o mundo em que vivem, as que presenciam e, por meio de ________________________explicitam as condies submetidas e seus anseios e desejos. A) B) C) D) brincadeiras garatujas desenhos da figura humana hiperatividade e pensam o mundo de e com o meio que as relaes contraditrias de vida a que esto

12

46. Analise as afirmaes abaixo sobre o raciocnio lgico matemtico. IIIIIIIVVVIPiaget apresenta trs tipos de conhecimento ou experincias que a criana tem em relao ao mundo o conhecimento fsico, o social e o lgico matemtico. Piaget, atravs de pesquisas considerou que a criana necessita de uma estrutura lgico- matemtica para construir conhecimentos sobre o mundo fsico e social . Para Piaget, enquanto as caractersticas fsicas e conhecimento social so dados a priori, os objetos matemticos no existem de forma acabada de forma que possam ser transmitidos de fora para dentro. O conhecimento matemtico, ao contrrio do conhecimento fsico, no emprico; sua fonte est na mente de cada individuo. As crianas elaboram seu conhecimento lgico - matemtico medida que constroem relaes mais complexas sobre outras mais simples que elas mesmas criaram. O conhecimento lgico- matemtico no pode ser ensinado diretamente, por meio da transmisso social ou pela linguagem. Cada criana tem que constru-lo por si mesma.

Marque: A) B) C) D) se apenas as afirmaes I, III, V e VI estiverem corretas. se apenas as afirmaes I, II, IV e V estiverem corretas. se todas as afirmaes estiverem corretas. se apenas as afirmaes I, III, IV e V estiverem corretas

47. Analise as afirmaes abaixo dentro do titulo Orientaes Didticas Msica Criana zero a trs anos: Apreciao musical. IA escrita musical deve estar integrada de maneira intencional s atividades cotidianas dos bebs e das crianas pequenas. II- aconselhavel a organizao de um pequeno repertrio que, durante algum tempo, dever ser apresentado para que se estabeleam relaes com o que as crianas escutam. III- Tal repertrio pode contar com obras de msica erudita, da msica popular, do cancioneiro infantil, da msica regional, etc... IV- A msica deve funcionar como pano de fundo permanente para o desenvolvimento de outras atividades. V- A escuta de emissoras de rdio, comerciais com programas de variedades ou msicas de interesse do adulto durante o periodo em que se troca a fralda ou se alimenta o beb desaconselhada. Marque: A) B) C) D) se estiverem corretas apenas as afirmaes I, II, III e V. se estiverem corretas apenas as afirmaes I, IV e V. se estiverem corretas apenas as afirmaes II, III e IV. se todas as afirmaes estiverem corretas.

48. O trabalho com as artes visuais na educao infantil requer profunda ateno no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimento prprios a cada faixa etria e nvel de desenvolvimento. Isso significa que devem ser trabalhados de forma integrada visando a favorecer o desenvolvimento da capacidade criativa das crianas: IIIIIIIVVVIVIIo pensamento. a sensibilidade. a imaginao. a possibilidade de formar artistas. a percepo. a interao. a cognio.

Completam corretamente a proposta os itens: A) B) C) D) II, III, IV e VI, apenas. II, III, V, VI e VII, apenas. II, III, IV e VII, apenas. I, II, III, V, VI e VII, apenas.

13

49. Nos anos da dcada de 70, E.Ferreiro e Ana Teberosky realizaram pesquisas para descobrirem o que a criana analfabeta pensa sobre a escrita. Uma de suas descobertas a de que as crianas, mesmo antes de iniciarem sua alfabetizao, j refletem a respeito, j tem hipteses sobre a escrita. Uma das hipteses a de que, para poder ser lida, necessrio que a escrita tenha, no mnimo __________ letras. Esta a hiptese da ____________________________. Completam corretamente as lacunas acima: A) B) C) D) quatro trs cinco quatro quantidade mnima de letras quantidade mnima de caracteres quantidade mxima de sons quantidade geradora de conflito cognitivo

50. A criana um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar prxima s pessoas e capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Se as aprendizagens acontecem na interao com as outras pessoas, sejam elas adultas ou crianas, elas tambm dependem dos recursos de cada criana. Dentre os recursos que as crianas utilizam destacam-se: IIIIIIIVVVIVIIa imitao. a aptido. o faz de conta. a oposio. a linguagem. a memria. a apropriao da imagem corporal.

Marque: A) B) C) D) se estiverem corretos apenas os recursos: I, II, III, V e VI. se estiverem corretos apenas os recursos: I, II, III, IV, V e VII. se estiverem corretos apenas os recursos: I, III, IV, V e VII. se estiverem corretos todos os recursos.

14

Вам также может понравиться