Вы находитесь на странице: 1из 5

COMODATO

O comodato emprstimo gratuito de coisa infungvel para fins de uso. H um diferena muito importante entre uso e consumo, uso a pessoa vai ter a obrigao para restituir, o consumo a pessoa vai exaurir a coisa. muito comum o comodato no direito brasileiro. O conceito de comodato est no art.579 do CC. A coisa ser restituda, portanto no h transferncia de propriedade, h sim a transferncia de posse. O comodante no precisa ser o proprietrio. Existem dois tipos de locao no direito brasileiro : a locao comum, que a locao de qualquer coisa e a locao de imveis que no est no cdigo tendo uma legislao especfica, essa locao de imveis urbanos em lei 8255 probe a locao do imvel sem prvia autorizao do proprietrio. Outro detalhe importante o subcomodato, o comodato um contrato personalssimo, logo quem recebeu no pode subcomodar. O comodato de segundo grau depende de prvio consentimento do comodante, de bens infungveis. Os administradores de bens alheios no podem dar em comodato sem prvio consentimento judicial. Mas no precisa ser proprietrio para dar em comodato. Mas se for comodatrio, e for locatrio de imveis urbanos.
ELEMENTOS CARACTERIZADORES

a) Gratuidade: o emprstimo tem que ser gratuito, se tiver contraprestao no comodato. Se tiver contraprestao vai ser locao. A contraprestao desnatura o comodato. O comodante no recebe nada em troca. Comodato um ato altrustico. Mas nada impede que o comodatrio assuma obrigaes em relao a coisa. Obrigaes que no gerem contraprestao, se gerar contraprestao no pode. Toda vez que o comodatrio assumir alguma espcie de obrigao, ele se chama comodato modal. No Brasil chamamos de encargo, comodato com encargo, toda vez que o comodatrio assumir alguma obrigao, ele se chama comodato de encargo. b) Infungibilidade do objeto: o bem emprestado tem que ser infungvel e inconsumvel, o comodatrio no pode consumir a coisa, no pode exaurir a coisa. O melhor exemplo de comodato imveis. Comotato locis o emprstimo do lugar, o emprstimo de um lugar. A exemplo do emprstimo de garagem. c) Tradio : que a efetiva entrega da coisa. Toda vez que um contrato exigir a entrega da coisa ele se chama contrato real. O comodato um contrato real, o comodato s se aperfeioa pela efetiva entrega. Se no entregar no teve emprstimo. Quando houver a entrega da coisa ocorrer o desdobramento da posse, o comodatrio passa a ser o possuidor direto, e o comodante o possuidor indireto. Obs: a promessa de comodato, admitido no direito brasileiro, que tem natureza de contrato preliminar e possuindo natureza de contrato

preliminar o promitente comodatrio ele pode exigir perdas e danos ou tutela especfica, caso a coisa j tenha sido emprestada no havendo como pedir a execuo da tutela especfica. A promessa de comodato cria uma expectativa no terceiro, e a boa-f contra as expectativas desleais.
PRAZO

Todo comodato tem prazo, se no tiver prazo doao. da essncia do comodato ter a temporariedade. Art.581, o prazo determinado ou determinvel. Mesmo que o emprstimo no tenha prazo definido ele continua sendo emprstimo, quando o prazo no for determinado, ele ser determinvel. Comodato com prazo determinado no tem o que discutir, o comodatrio entra em mora, mora ex re. Comodato por przo determinado mora ex r, automtica. Se o comodatrio no restituir a coisa na data acertada ele incorre em mora e essa mora corresponde ao esbulho, cabendo reintegrao de posse. Se o comodante no fizer nada depois do esbulho o comodatrio pode usucapio, o ex-comodatrio vai se tornar esbulhador, usucapindo ele poder se tonar o proprietrio. Se no tem prazo determinado, presumi-se para o tempo necessrio para o uso da coisa. No caso de um barco da pesca, para at a pesca. O tempo necessrio para o uso da coisa, se as partes no chegarem a um acordo sobre o tempo de uso da coisa o juiz decidir at o quando

durou o emprstimo. Nesse comodato com prazo determinvel a mora s se constitui depois da notificao, enquanto no houver notificao o comodatrio no estar em mora. O comodante no poder restituir a coisa antes do prazo, com uma exceo no CC, que possvel retomar a coisa antes do prazo, caso haja necessidade imprevista e urgente reconhecida pelo juiz. um controle judiia para evitar o abuso de direito do comodante.
OBRIGAES DO COMODATRIO

Haver

Quem ordinariamente ter mais obrigaes ser o comodatria. 1) Conservar a coisa como se sua fosse: ele responde por todas as despesas, ornarias ou extraordinrias? O CC estabelece que ele responde somente pelas despesas ordinrias, as extraordinrias escapam ao uso da coisa. Obs: se tiver situao de calamidade ou emergncia, se aconteer uma situao de calamidade ou emergncia o comodatrio obrigado a salvar primeiro as coisas emprestadas do que as suas sob pena de responsabilidade objetiva com risco integral, se ele no salvou ele responde mesmo que aquilo tenha sido por caso fortuito ou fora maior. Por boa-f objetiva espera-se do comodatrio recebendo a coisa emprestada gratuita, de preservar as coisas emprestadas. 2) No alterar a destinao da coisa: motivo simples, se alterar a destinao da coisa vai est praticando ato tpico de proprietrio e no de possuidor.

3) Utilizar a coisa de maneira adequada: significa ter o dever de conservao. 4) Restituir a coisa: sabendo que se ele no restituir no prazo ele incorre em mora e essa mora consiste em esbulho. Se ele no restituir ele passa a responder objetivamente com risco integral da coisa. Enquanto ele no incorrer em mora sua responsabilidade ser subjetiva. Alm de responder objetivamente com risco integral o comodatrio responde por aluguel-pena ou aluguelsano. O comodante vai arbitrar um aluguel-pena, a seu talante, quanto ele quiser ( Caio Mrio da Silva), a maior parte da doutrina entende que se o arbitramento for excessivo, abusivo o juiz pode controlar. Caio Mrio no admite o controle do juiz.

Вам также может понравиться