Вы находитесь на странице: 1из 3

IMEI: aprenda a bloquear o aparelho celular em caso de roubo

Por Camila Camargo Fonte: www.tecmundo.com.br/3544-IMEI-aprenda-a-bloquear-o-aparelho-celular-em-caso-de-roubo.htm Quinta-Feira 28 de Janeiro de 2010


Conhea mais uma arma na luta contra o roubo de celulares. Bloqueie completamente o aparelho e d prejuzo ao bandido. Brasileiro adora celular. A maior prova disso o nmero de aparelhos em atividade no pas em dezembro de 2009: aproximadamente 173 milhes. Os telefones portteis conquistaram muitos adeptos, hoje so quase da famlia e guardam muitos dos nossos segredos. Aparelhos com GPS podem mostrar seus caminhos dirios, mensagens de texto denunciar seus conhecidos e senhas de transaes bancrias online armazenadas em um smartphone falam por si s. Objetos desejados e caros no despertam a ateno apenas dos fs de novas tecnologias. Ladres tambm esto de olho no que voc carrega no bolso. Falando novamente em nmeros, voc sabe quantos aparelhos so roubados no Brasil todos os anos? Um milho! Dados do Ministrio da Justia estimam que todos os anos esse montante de pessoas ficam sem celular. Obviamente, o nmero deve ser muito maior, pois esse valor corresponde ao nmero de furtos que foram registrados nas delegacias do pas. Hoje voc vai conhecer mais uma arma na luta contra o roubo de celulares: o bloqueio do IMEI. Realizar esse tipo de bloqueio em conjunto com o do seu chip GSM no permite que o espertinho que roubou seu celular o use, venda ou troque.

GSM e o problema
A implantao da tecnologia GSM por todas as operadoras do pas permitiu que tivssemos mais opes na hora de escolher uma provedora de servios para celulares. Porm, ningum duvida que trocar de celular ou utilizar um roubado ficou muito mais fcil depois da mudana, pois basta trocar o chip para continuar usando o aparelho sem restries.

IMEI e a soluo
As facilidades do GSM e o nmero crescente de celulares nas ruas possibilitaram o avano do roubo seguido de venda de telefones. No entanto, ao usar um celular GSM, o dono do nmero pode bloque-lo e evitar que seja usado em operaes ilcitas. Basta entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do chip. Para inibir o roubo de celulares a ANATEL, o Ministrio da Justia e operadoras do pas pretendem assinar um acordo que permite o bloqueio total do celular pelo IMEI. Para quem no sabe, IMEI quer dizer International Mobile Equipment Identity (Identificao Internacional de Equipamento Mvel) e permite que cada celular tenha um nmero nico, como se fosse um chassi de carro ou um cdigo de srie.

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, no espao destinado bateria ou digitando *#06# no celular. Todo celular habilitado tem seu IMEI registrado em um bando de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos). Quando um IMEI bloqueado, as funes que dependem da operadora como, ligaes e conexo com a internet ficam indisponveis. Com isso, o aparelho perde completamente a utilidade, pois quem vai querer um celular para usar

apenas como agenda ou despertador?

Como bloquear o IMEI


Bloquear o IMEI a nica garantia que voc tem de que o ladro no vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que sua. Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro. Se voc no tem a caixa, anote o nmero e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer voc tem o que precisa para solicitar o bloqueio.

1 Faa um Boletim de Ocorrncia


Se o aparelho foi furtado ou voc o perdeu, a primeira coisa a fazer (sempre) ir at uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrncia ele obrigatrio para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados possvel solicit-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polcia Civil para encontrar a Unidade Policial mais prxima. Mesmo que a possibilidade de recuperao do aparelho seja pequena, sempre faa um BO, pois com ele em mos possvel provar que o celular no estava com voc se ele for usado em algo ilcito. Alm disso, as autoridades podem saber exatamente o nmero de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.

2 Converse com a operadora


Com o BO em mos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possvel, do chip tambm. O atendente solicitar a cpia do BO por fax ou email e assim que voc enviar, o bloqueio ser concludo.

Fica a dica
Quando voc perder ou tiver o celular roubado sempre (sempre mesmo!) faa um BO. Alm disso, bloquear o aparelho indispensvel, pois quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados sero os telefones.

Se todas as pessoas seguirem esses passos, roubar celulares perde o sentido, tendo em vista que eles no podem mais ser usados como tal. Exceto no caso de comrcio ilegal de peas, um telefone que no realiza chamadas no passa de mais um gadget intil. Anotou as dicas? Ento, continue ligado no Baixaki e no perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.

Вам также может понравиться