Вы находитесь на странице: 1из 3

Coloquei no meio um pargrafo do que encontrei aqui: http://br.answers.yahoo.com/question/index?

qid=20070401093028AA79yDF O restante do link abaixo, porm retirei alguns pargrafos que achei dispensveis: http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI200604100 95823.pdf MILE DRKHEIM: A DIVISO SOCIAL DO TRABALHO Profa. rika de Cssia Oliveira Caetano

Foi com mile Durkheim (1851-1917), que a Sociologia passou a ser considerada uma cincia, estabelecendo-lhe uma base emprica, com mtodos prprios de investigao e demonstrando que seu objeto de estudo, os fatos sociais, teriam caractersticas prprias, que os distinguiriam dos estudados pelas demais cincias. Para Durkheim a sociedade semelhante a um corpo vivo, em cada rgo cumpre uma funo, ou seja, as partes (os fatos sociais) existem em funo do todo (a sociedade). Ao comparar a sociedade a um organismo vivo, Durkheim identifica dois estados em que esta pode se encontrar: o estado normal que designa os fenmenos que ocorrem com regularidade na sociedade e o patolgico, comportamentos que representam doenas e devem ser isolados e tratados porque pem em risco a harmonia e o consenso, estando fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Para Durkheim, a sociedade moderna se encontra em um estado doentio, porque deixou de exercer o papel de freio moral sobre os indivduos. Na tentativa de curar a sociedade da anomia, Durkheim escreve A diviso do trabalho social, onde ele descreve a necessidade de se estabelecer uma solidariedade orgnica entre os membros da sociedade. A soluo estaria em, seguindo o exemplo de um organismo biolgico, onde cada orgo tem uma funo e depende dos outros para sobreviver, se cada membro da sociedade exercer uma funo na diviso do trabalho, ele ser obrigado atravs de um sistema de direitos e deveres, e tambm sentir a necessidade de se manter coeso e solidrio aos outros. O importante para ele que o indivduo realmente se sinta parte de um todo, que realmente precise da sociedade de forma orgnica, interiorizada e no meramente mecnica. Durkheim demonstra a anomia da sociedade no prefcio segunda edio de sua obra Da diviso do trabalho social:

a esse estado de anomia que devem ser atribudos, como mostraremos, os conflitos incessantemente renascentes e as desordens de todo tipo de que o mundo econmico nos d o triste espetculo. Porque, como nada contm as foras em presena e no lhes atribui limites que sejam obrigados a respeitar elas tendem a se desenvolver sem termos e acabem se entrechocando, para se reprimirem e se reduzirem mutuamente.(...) As paixes humanas s se detm diante de uma fora moral que elas respeitam. Se qualquer autoridade desse gnero inexiste, a lei do mais forte que reina e. latente ou agudo, o estado de guerra necessariamente crnico. (DURKHEIM, VII: 2004)

Durkheim considera que os conflitos e as desordens da sociedade moderna so sintomas deste estado de anomia e ainda que, a Religio, o Estado e a famlia tm sido pouco eficazes no controle moral desta sociedade. Para este terico, o mecanismo que oferece a coeso para a sociedade seria a solidariedade social. Nesta perspectiva, cabe-nos demonstrar que a solidariedade social se expressa, segundo sua teoria, por uma maior ou menor diviso do trabalho, somando ainda conscincia que poder se individual ou coletiva. A diviso do trabalho e a forma de conscincia que se expressa em cada sociedade, levaram Durkheim a demonstrar que os fatos sociais tm existncia prpria, externa aos indivduos e que no interior de qualquer grupo ou sociedade existem formas padronizadas de conduta e pensamento baseadas na soma destas categorias. Esta soma, por sua vez, formam os dois tipos de solidariedade: a solidariedade mecnica e a solidariedade orgnica. Em sua obra, Durkheim demonstra que a sociedade modela o comportamento social do homem no processo da evoluo social, passando de uma solidariedade mecnica, para uma solidariedade orgnica. A evoluo da sociedade, promove uma diferenciao social, no qual predomina a diviso do trabalho. De acordo com Durkheim, so trs os fatores responsveis pelo crescimento da sociedade: volume, densidade scia e densidade moral. Com o crescimento quantitativo (volume) e qualitativo (densidade material e moral) da sociedade, ocorre na sociedade um processo de especializao de funes denominado por Durkheim de Diviso Social do Trabalho. Nesta nova sociedade o indivduo socializado porque, embora tenha uma esfera prpria de ao, depende dos demais, e por conseguinte, da sociedade resultante dessa unio. Para Durkheim, nesta sociedade predomina a

solidariedade orgnica, ou seja, uma sociedade em que os indivduos esto unidos em virtude da diviso social do trabalho. Vale ressaltar que a diviso social do trabalho, explicitada pelo terico, no se refere apenas especializao de funes econmicas, mas tambm pelas diferentes esferas sociais que se diferenciam e se especializam cada vez mais como a economia, a poltica, a educao, o direito e outros. Isto nos revela outro aspecto importante da obra de Durkheim: a especializao de funes e o grande desenvolvimento das atividades econmicas levaram a uma acentuao da conscincia individual, o que pode ser prejudicial coeso social. Neste caso, se a diferenciao de atividades que d origem solidariedade orgnica for muito forte, a coordenao entre elas no poder ocorrer de maneira eficaz. Ou seja, a infinidade de ocupaes distribudas ente os homens impedir que eles percebam a complementariedade entre elas, gerando um forte sentimento de individualismo. A acentuada especializao de atividades faz com que o indivduo oriente seus atos, segundo suas prprias intenes, deixando de lado os valores coletivos. Desta forma, o individualismo exacerbado, segundo Durkheim, leva a sociedade a um estado de anomia moral, ou seja, perda de uma moral orientadora e disciplinadora dos comportamentos. Drkheim (2004:429) afirma: Mas, se a diviso do trabalho produz a solidariedade, no apenas porque ela faz de cada indivduo um trocador, como dizem os economistas; porque ela cria entre os homens todo um sistema de direitos e deveres que os liam uns aos outros de maneira duradoura. Do mesmo modo que as similitudes sociais do origem a um direito e a uma moral que as protegem, a diviso do trabalho d origem a regras que asseguram o concurso pacfico e regular das funes divididas. A funo da diviso social do trabalho seria produzir a solidariedade, dando sentido s aes dos trabalhadores. Ao restabelecer a solidariedade entre os homens, a diviso social do trabalho, assumiria seu carter moral ampliando a harmonia, a integrao e a coeso na sociedade moderna.

Вам также может понравиться