Вы находитесь на странице: 1из 9

Plano de Benefcios

EBSERH

BRASLIA, JANEIRO DE 2014

MINISTRIO DA EDUCAO

EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIOS HOSPITALARES EBSERH Setor Comercial Sul - SCS, Quadra 09, Lote C Ed. Parque Cidade Corporate, Bloco C - 1 ao 3 andar CEP: 70308-200 - Braslia/DF Stio: http://ebserh.mec.gov.br

Diretoria de Gesto de Pessoas - DGP Coordenadoria de Planejamento de Pessoal - CPP

SUMRIO

I. INTRODUO ......................................................................................................................... 4 II. OBJETIVO ............................................................................................................................... 5 III. BENEFCIOS .......................................................................................................................... 5 1. Auxlio-alimentao .......................................................................................................... 6 2. Auxlio Pr-escolar............................................................................................................ 6 3. Auxlio Pessoa com Deficincia ....................................................................................... 6 4. Assistncia Mdica e Odontolgica .................................................................................. 7 IV. DISPOSIES FINAIS ......................................................................................................... 8 1. Colaborador: ...................................................................................................................... 8 2. Dependente:....................................................................................................................... 8 ANEXO - Tabela Resumo - Plano de Benefcios ..................................................................... 9

I. INTRODUO

A Lei n 12.550, de 15 de dezembro de 2011, autoriza a criao da Empresa Brasileira de Servios Hospitalares - EBSERH, com competncia para:
I - administrar unidades hospitalares, bem como prestar servios de assistncia mdicohospitalar, ambulatorial e de apoio diagnstico e teraputico comunidade, no mbito do SUS; II - prestar s instituies federais de ensino superior e a outras instituies congneres servios de apoio ao ensino, pesquisa e extenso, ao ensino-aprendizagem e formao de pessoas no campo da sade pblica, mediante as condies que forem fixadas em seu estatuto social; III - apoiar a execuo de planos de ensino e pesquisa de instituies federais de ensino superior e de outras instituies congneres, cuja vinculao com o campo da sade pblica ou com outros aspectos da sua atividade torne necessria essa cooperao, em especial na implementao das residncias mdica, multiprofissional e em rea profissional da sade, nas especialidades e regies estratgicas para o SUS; IV - prestar servios de apoio gerao do conhecimento em pesquisas bsicas, clnicas e aplicadas nos hospitais universitrios federais e a outras instituies congneres; V - prestar servios de apoio ao processo de gesto dos hospitais universitrios e federais e a outras instituies congneres, com implementao de sistema de gesto nico com gerao de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas; e VI - exercer outras atividades inerentes s suas finalidades, nos termos do seu estatuto social.

Respeitado o princpio da autonomia universitria, a EBSERH poder prestar os servios relacionados s suas competncias legais mediante contrato especfico, pactuado de comum acordo entre a EBSERH e cada uma das instituies federais de ensino ou instituies congneres. Em 22 de agosto de 2012, a Portaria n 35 torna pblica a aprovao do Plano de Cargos, Carreiras e Salrios - PCCS da EBSERH, o qual define: a composio da estrutura de cargos e carreiras; os critrios de admisso e requisitos mnimos para ocupao dos cargos; o sistema de remunerao e a estrutura salarial; e a poltica de progresso funcional dos empregados da EBSERH. Ato contnuo, conforme Decreto n 3.735, de 24 de janeiro de 2001, que estabelece diretrizes aplicveis s empresas estatais federais e d outras providncias, o Departamento de Coordenao e Governana das Empresas Estatais - DEST, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto - MP, autorizou a concesso de benefcios para a EBSERH, conforme Ofcio n 1.118/DEST-MP, de 8 de novembro de 2012. Dessa forma, o presente Plano dispe sobre os benefcios espontneos que so concedidos aos empregados pblicos, aos ocupantes de Cargos em Comisso ou Funes Gratificadas, e aos servidores pblicos cedidos a EBSERH, conforme normas internas e desde que manifestem seu interesse nos moldes estabelecidos pela Empresa.

O servidor ou empregado pblico cedido para a EBSERH poder optar por este Plano de Benefcios ou manter os benefcios de sua instituio de origem.

II. OBJETIVO

Apresentar informaes sobre os benefcios espontneos concedidos pela EBSERH, conforme Ofcio n 1.118/DEST-MP, de 2012.

III. BENEFCIOS

De acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salrios - PCCS da EBSERH: a. salrio base - corresponde ao salrio fundamental, sem o acrscimo de importncias fixas ou variveis com as quais se completa a remunerao global dos empregados, valor definido no contrato; e b. remunerao - representa o somatrio dos valores correspondentes ao nvel salarial, acrescido dos adicionais e vantagens recebidas pelo empregado. Segundo Marras (2000) apud Machado (2012)1, denomina-se benefcio o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organizao como complemento ao sistema de salrios. De acordo com Dutra (2006)2, benefcio pode ser considerado um complemento de uma remunerao estipulada pela organizao, oferecendo suporte para os empregados que lhes permitem a segurana a que de outra forma no teriam acesso. Em face disso, benefcios, considerados de natureza complementar, so vantagens pecunirias ou no pecunirias, pagos diretamente ou indiretamente ao beneficirio, sendo divididos em dois grupos: a. benefcios legais - aqueles exigidos por lei ou normas legais; e b. benefcios espontneos - aqueles concedidos por iniciativa das organizaes, j que no so exigidos por lei. O presente Plano de Benefcios relaciona os benefcios espontneos concedidos pela EBSERH, em conformidade com o estabelecido em normas internas, a seguir:

1 Marras, Jean Pierre. Administrao de recursos humanos: do operacional ao estratgico. So Paulo: Futura, 2000 / apud Machado, Evandro. Benefcios Sociais: um estudo da satisfao profissional na atratividade e reteno de pessoal em uma organizao do setor de saneamento de Minas Gerais. Dissertao (Mestrado em Administrao, da Faculdade de Cincias Empresariais). Universidade Fumec, Belo Horizonte, 2012. 2 Dutra, Joel Souza. Gesto de Pessoas: modelo, processos, tendncias e perspectivas. So Paulo: Atlas, 2006.

1. Auxlio-alimentao
Benefcio concedido para subsidiar despesas do colaborador com itens de necessidades alimentares bsicas. O valor do Auxlio-alimentao no integrar a remunerao para quaisquer efeitos legais ou trabalhistas e sobre ele incidir o desconto de 1% (um por cento) sobre o valor concedido, como cota-parte do colaborador. Auxlio-alimentao R$ 423,00 Desconto de 1% (efetuado na folha de pagamento) R$ 4,23

2. Auxlio Pr-escolar
O Auxlio Pr-escolar ser concedido aos colaboradores, por filho ou dependente legal, limitando-se a sua concesso a crianas com at 6 (seis) anos de idade incompletos, para subsidiar despesas de seus dependentes. O Auxlio Pr-escolar concedido em funo do filho ou dependente legal, vedada, por conseguinte, a acumulao do benefcio em relao ao mesmo dependente, e o pagamento simultneo ao pai ou me quando ambos forem colaboradores da EBSERH ou servidores pblicos. O valor do Auxlio Pr-escolar integrar a remunerao e sobre ele no incidir parcela de desconto para os colaboradores. O valor do Auxlio Pr-escolar ser considerado no clculo para fins de Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS, Previdncia Social e Imposto de Renda.

3. Auxlio Pessoa com Deficincia


A EBSERH conceder o benefcio ao colaborador cujo filho ou dependente legal seja pessoa com deficincia. considerada pessoa com deficincia a que se enquadra nas categorias estabelecidas pelo Decreto n 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei n 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispe sobre a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia, consolida as normas de proteo, e d outras providncias; pelo Decreto n 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta as Leis no 10.048, de 8 de novembro de 2000, que d prioridade de atendimento s pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, e d outras providncias; e, ainda, pela Smula 377, de 22 de abril de 2009, do

Superior Tribunal de Justia - STJ, Smula 45, de 14 de setembro de 2009, da AdvocaciaGeral da Unio - AGU e do Parecer n 444, de 13 de setembro de 2011, da Consultoria Jurdica do Ministrio do Trabalho e Emprego - CONJUR/MTE. O benefcio concedido em funo do filho ou dependente legal, permitida a acumulao do Auxlio Pr-escolar e o Auxlio Pessoa com Deficincia, beneficiando o mesmo dependente, sendo proibido, todavia, o pagamento simultneo ao pai ou me quando ambos forem colaboradores da EBSERH ou quando receberem na instituio de origem este mesmo benefcio. O valor do benefcio integrar a remunerao e sobre ele no incidir qualquer parcela de desconto para os colaboradores. O valor do Auxlio Pessoa com Deficincia ser considerado no clculo para fins de Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS, Previdncia Social e Imposto de Renda.

4. Assistncia Mdica e Odontolgica


O benefcio Assistncia Mdica e Odontolgica destina-se ao custeio de despesas relacionadas aos Planos de Sade. A participao da empresa de 50% (cinquenta por cento) do valor do Plano de Sade contratado pelo colaborador, conforme Resoluo do Conselho de Coordenao e Controle das Empresas Estatais - CCE n 9, de 8 de outubro de 1996, limitando-se ao teto de R$ 112,16 (cento e doze reais e dezesseis centavos) por segurado, considerando o titular e seus dependentes. O pagamento do benefcio refere-se a ressarcimento de carter indenizatrio e deve ser realizado por beneficirio (para cada empregado e para cada dependente) e no pelo total gasto com o Plano de Sade, conforme exemplo a seguir:

Beneficirio

Valor do Plano de Sade por Segurado R$ 400,00 R$ 250,00 R$ 200,00 R$ 100,00 Valor total do Benefcio

50% do valor do Plano de Sade R$ 200,00 R$ 125,00 R$ 100,00 R$ 50,00

Empregado/Titular Dependente 1 Dependente 2 Dependente 3

Valor do Benefcio Assistncia Mdica e Odontolgica da EBSERH R$ 112,16 R$ 112,16 R$ 100,00* R$ 50,00* R$ 374,32

* No caso de 50% (cinquenta por cento) do valor do Plano de Sade ser inferior ao teto estabelecido, o benefcio ser pago no valor correspondente a 50% (cinquenta por cento).

Para percepo do benefcio, o colaborador deve preencher o requerimento na Secretaria da Diretoria de Gesto de Pessoas (EBSERH/Sede - 3 andar) ou na Diviso de Gesto

de Pessoas da filial da EBSERH ou no site http://www.ebserh.gov.br e anexar os documentos exigidos para cada caso (listados no requerimento). Todos os documentos anexados devero ser autenticados (confere c/ original) no protocolo do local de entrega do requerimento, mediante a apresentao dos originais.

IV. DISPOSIES FINAIS

Para fins deste Plano de Benefcios considera-se:

1. Colaborador:
a. b. c. d. Empregados Pblicos da EBSERH (CLT). Ocupantes de Cargo Comissionado sem vnculo. Ocupantes de Cargo Comissionado com vnculo pblico e cedido EBSERH. Ocupantes de Funo Gratificada.

2. Dependente:
a. o cnjuge; b. o companheiro ou companheira na unio estvel; c. o companheiro ou companheira na unio homoafetiva, obedecidos os mesmos critrios para reconhecimento da unio estvel; d. a pessoa separada judicialmente, divorciada ou que teve sua unio estvel reconhecida e dissolvida judicialmente, que estiver recebendo penso alimentcia do colaborador; e. os filhos, enteados e os menores sob guarda ou tutela concedida por deciso judicial, solteiros at 21 (vinte e um) anos de idade incompletos ou, se invlidos, enquanto durar a invalidez; f. os filhos e o menor sob guarda ou tutela concedida por deciso judicial, entre 21(vinte e um) completos e 24 (vinte e quatro) anos de idade incompletos, dependentes economicamente do colaborador quando estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministrio da Educao.

ANEXO - Tabela Resumo - Plano de Benefcios


Plano de Benefcios da Empresa Brasileira de Servios Hospitalares - EBSERH aprovado, em 08 de novembro de 2012, pelo Departamento de Coordenao e Governana das Empresas Estatais - DEST, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto - MP.

Benefcio

Valor vigente a partir de 8 de novembro de 2012. R$ 423,00, incidindo desconto de 1% deste valor nos proventos dos colaboradores.

Beneficirio

Auxlio-alimentao

Auxlio Pr-escolar

R$ 138,00 por dependente legal, limitando-se sua concesso a crianas com at 6 (seis anos) de idade incompletos.

Auxlio Pessoa com Deficincia

R$ 150,00 por dependente legal.

Ocupantes de Cargos Efetivos (CLT), Cargos Comissionados e Funes Gratificadas.

Assistncia Mdica e Odontolgica

A participao da Empresa de 50% do valor do Plano de Sade, por segurado e por seus dependentes legais, conforme Resoluo CCE n 9, de 1996, limitando-se ao teto de R$ 112,16.

Вам также может понравиться