Вы находитесь на странице: 1из 15

TOP

SISTEMA DE QUALIDADE

ISO 9001

1. RETIRANDO DA EMBALAGEM ................................................. pg. 3 2. LOCALIZAO DAS FUNES ................................................. pg. 3 3. PRECAUES ............................................................................. pg. 4 4. LIGANDO A BALANA ............................................................... pg. 5 5. OPERAO ................................................................................. pg. 6 6. OPERAO COM TARA ............................................................. pg. 6 7. CLCULO DE PREO ................................................................ pg. 6 8. FUNO CONSTANTE .............................................................. pg. 7 9. MEMRIA DE PREOS .............................................................. pg. 7 10. CONFIGURAO ....................................................................... pg. 7 11. RECURSOS DE IMPRESSO ................................................... pg. 11 12. MENSAGENS ............................................................................. pg. 12 13. OPCIONAIS ................................................................................ pg. 13 14. ESPECIFICAES TCNICAS ................................................. pg. 13

1. RETIRANDO DA EMBALAGEM
Coloque suas mos, uma de cada lado, nos vos laterais entre os calos e a embalagem, puxando com cuidado, a balana pela base.

BALANA COMPUTADORA

TOP

2.

Parabns por ter adquirido uma balana Filizola, voc est adquirindo um produto de alta tecnologia.

Retire cuidadosamente um calo de cada vez, apoiando a balana com uma das mos sob a base.

2. LOCALIZAES DAS FUNES


AVISO
Peso Preo Total

Antes de ligar o equipamento leia atentamente o manual do usurio. Isto far com que voc desfrute de todos os recursos da balana.

Prato

Preo/kg Peso
Zero Bat Est ve l Lqu ido M ax = 6 /15 k g

Funo Constante Chave Liga/Desl Boto Imprimir


(Teclado)

Boto Tara Memria de Preos

Ps regulveis

Compartimento de pilhas

3. PRECAUES
1. Instale a balana numa superfcie firme e plana.

4. Limpe apenas com um pano mido e sabo neutro. No utilizar solventes ou produtos abrasivos. No submergir a balana em gua.

Zero B at Est vel Lqu i do

Max= 6/15 kg

Min = 40 g

e= 2/5 g

SOLVENTE ABRASIVO Caso a superfcie sobre a qual a balana for instalada for irregular, deve-se ajustar os ps regulveis de modo que ela fique bem apoiada e nivelada. 2. Certifique-se das boas condies da rede eltrica. Lembre-se que a sua balana PLURIS TOP dotada de fonte de alimentao externa original FILIZOLA, que funciona automaticamente com qualquer voltagem de 90 a 240 VAC, tornando desnecessria a verificao da voltagem disponvel, mas somente certificar-se das boas condies da instalao eltrica antes de conect-la a tomada. 3. Procure instalar sua PLURIS TOP em local livre de altas temperaturas e da ao direta de correntes de ar muito fortes, tais como, ventiladores. Instale-a em local de fcil visibilidade, tanto para o operador quanto para o consumidor, e onde no haja excesso de vibrao.

GUA

5. Nunca exceda a capacidade mxima da balana mesmo que ela no esteja em operao. 6. Ao transportar o equipamento de um local para o outro, procure manuse-lo com cuidado, tomando sempre todas as precaues para reinstalao como indicadas no captulo 4. 7. Procure colocar as mercadorias sobre o prato da balana com suavidade, lembrando-se sempre que trata-se de um equipamento sensvel.

Passe o cabo pelo alvio e recoloque a tampa.

IMPORTANTE
O lacre do equipamento (localizado sob o prato da balana) deve ser mantido intacto. A sua violao ou a tentativa de conserto da balana por pessoas no autorizadas, resultar no imediato cancelamento da garantia, alm de possvel autuao pelo IPEM.

Utilizao com pilhas: Retire a tampa do suporte de pilhas, localizada na parte inferior da balana. Coloque as pilhas conforme indicado no desenho do suporte de pilhas. Recoloque a tampa. Ligando a Balana: Ligue a balana atravs da chave LIGA/DESL localizada na parte inferior da balana. A balana realizar uma contagem regressiva de 9 a 0 em seu display. Aps a contagem, os visores mostraro brevemente uma imagem como na figura ao lado, enquanto a calibrao da balana realizada. Em seguida a balana entrar em condio de operao.

4. LIGANDO A BALANA
A balana PLURIS TOP pode operar com fonte de alimentao externa original da FILIZOLA que funciona automaticamente com qualquer voltagem entre 90 a 240VAC. Isso torna desnecessrio verificar a voltagem disponvel, bastando checar as condies da instalao eltrica antes da instalao. Ela tambm pode operar com pilhas alcalinas (6 pilhas AA de 1,5V) ou recarregveis (6 pilhas AA de 1,2V). As pilhas no so fornecidas com o produto. Utilizao na Rede Eltrica: 1. Retire a tampa do suporte de pilhas, localizada na parte inferior da balana. 2. Encaixe o plugue da fonte de alimentao que acompanha sua balana no conector interior do suporte de pilhas.

Zero Ba t E stvel Lquido

5. OPERAO
1. 2. Com a balana em zero colocar o produto que se quer determinar o peso sobre o prato. A balana indicar o peso em seu visor.
Ze ro Ba t Est ve l Lquido

2. Pressione a tecla TARA, a balana indicar zero no visor de peso e acionar o indicador LQUIDO. 3.
Zer o Bat Estve l Lquido Ma x= 3/6 kg Mi n= 2 0g Max= 6/15 kg Min= 40 g e= 1/2 g e= 2/5 g

Max= 3 /6 kg Min = 20 g e= 1/2 g Max= 6/15 kg Min= 40 g e= 2/5 g

6. OPERAO COM TARA


A balana PLURIS TOP permite a memorizao e subtrao automtica da tara, que o peso da.embalagem, caixa, bandeja, recipiente, etc.,.que contm o produto a ser pesado, facilitando desta forma a obteno do peso lquido. O valor memorizado para a tara automaticamente subtrado da capacidade do equipamento. 4.

Coloque o produto sobre o recipiente e proceda com o processo de pesagem normal.

Para retirar a tara, retire o peso que se encontra sobre a balana e pressione a tecla "T".

7. CLCULO DE PREO
1. Com a mercadoria sobre a balana, digite o preo/kg e automaticamente o total a pagar ser calculado.

Modo de Operar:
Zer o Bat Estve l Lquido Ma x= 3/6 kg Mi n= 2 0g Max= 6/15 kg Min= 40 g e= 1/2 g e= 2/5 g

1.

M ax= 6 /15 k g

M in = 40 g

e= 2/ 5 g

Coloque sobre a balana o recipiente que se deseja descontar do peso total. A balana indicar o peso em seu visor.

Obs.: Caso o resultado da multiplicao seja maior do que $ 9.999,99, o campo de total ser zerado, permanecendo assim at que seja inserido um valor menor para o produto a ser pesado.

8. FUNO CONSTANTE
1. Acionado pela tecla C e indicado pela seta CONST nos visores, memoriza o preo unitrio e o valor de tara, mantendo-os constantes at que a tecla C seja novamente pressionada.

R e cu p e r a n d o a m em r i a d e p r e o s armazenados: 1. Com a balana com o peso, preo e total em zero pressione a tecla D.

Zer o Bat Estve l Lquido

Max= 6/15 kg

9. MEMRIA DE PREOS
A balana PLURIS TOP permite a memorizao de at cem diferentes preos de produtos. Armazenando os preos: Com a balana com o peso, preo e total em zero pressione a tecla "4" seguida da tecla "D".

Obs.: preciso informar os dois dgitos da memria. Exemplo: 09. 2. Digite o nmero da memria, de 00 at 99, para recuperar a posio de memria previamente armazenada.

10. CONFIGURAO
1. Para acessar o menu de configurao, ligue a balana com a tecla T pressionada. Digite a senha de at quatro dgitos seguido da tecla I. A senha padro de fbrica 0 (zero). Nos visores aparecer a mensagem: ConFiG - No Par.

1. Digite o nmero da memria, de 00 at 99, onde deseja armazenar o preo. Digite o preo e pressione a tecla "D para confirmar.

Zero Bat Estv el Lquido

Importante: Digite o nmero da memria a ser gravado sempre com dois dgitos. Exemplo: Para a memria 7, digite a tecla 0 seguida da tecla 7.

2. Selecione uma opo pressionando as teclas de "0" a "9".

3 . Funes:

Saia do menu de opes e salve as modificaes efetuadas.

Centavos no display. Permite a exibio dos centavos no display. Pressione "1" para ativar a exibio dos centavos no display (0,00) ou "0" para desativar. Padro de fbrica: ativado.

Impresso Automtica. Possibilita a impresso automtica ao estabilizar o peso sobre a balana, sempre que a tecla constante esteja habilitada e o preo/kg estiver inserido. Pressione "1" para ativar ou "0" para desativar. Padro de fbrica: ativado.

Prefixo no Cdigo de Barras. Configura o prefixo que ser impresso no cdigo de barras. Digite um nmero de 0 a 9, que ser impresso como prefixo junto com o total a pagar. Pressione a tecla T para configurar o prefixo como 20 e imprime o peso no cdigo de barras. Esta opo aplica-se somente ao impressor TP80. Padro de fbrica: 2.

Nova Senha. Utilizado para mudana da senha. Digite a nova senha e pressione a tecla I para confirmar. Padro de fbrica: 0.

Impresso de Centavos. Permite a impresso da informao de centavos na etiqueta. Pressione "1" para ativar a impresso dos centavos na etiqueta ou "0" para desativar. Padro de fbrica: ativado.

Impresso de Etiquetas com Cdigo de Barras. Utilizado para a impresso de etiquetas simples, somente contendo o cdigo de barras padro EAN-13. Digite um nmero de doze dgitos e a seguir pressione a tecla I. Digite uma quantidade de etiquetas entre 1 e 999 e a seguir pressione a tecla I. A balana imprimir a quantidade de etiquetas digitadas. Esta opo aplica-se somente ao impressor TP80.

Configuraes da sada serial ou impressor. Configura o tipo de protocolo, impressor, velocidade de comunicao, testes e outras atividades relacionadas com a impresso de etiquetas. Passo 1: Pressione "0" para retornar ao menu de configurao e "1" para entrar na configurao da serial. Passo 2: Esta opo permite selecionar o tipo de protocolo ou impressor conectado a serial da balana.

Passo 3 (Opo disponvel somente se selecionada as opes 0 ou 1 do passo 2): Permite selecionar a velocidade de comunicao. Pressione um valor de 0 a 4 para selecionar, respectivamente, as velocidades 1200, 2400, 4800, 9600 ou 19200. Os demais parmetros de comunicao so fixos, sendo 8 Data Bits, 1 StopBit, sem paridade. Padro de fbrica: 3 (9600 bps). Passo 4: Permite selecionar as informaes que sero enviadas atravs do protocolo, quando no Passo 2 forem selecionadas as opes 0 ou 1.

! Pressione "0" para selecionar o pacote de envio


contendo somente a informao de peso. contendo as informaes de peso e tara.

! Pressione "0" para selecionar o protocolo demanda,


onde a balana enviar as informaes quando receber a requisio (ENQ = 5 Hex).

! Pressione "1" para selecionar o pacote de envio ! Pressione "2" para selecionar o pacote de envio

! Pressione "1" para selecionar o protocolo

contnuo, onde a balana enviar as informaes continuamente. Ticket Filizola MP10-I na serial. trmico Filizola TP80 na serial.

! Pressione "2" quando for conectar um impressor de ! Pressione "3" quando for conectar um impressor
Padro de fbrica: 0 (DEMANDA).

contendo as informaes de peso, preo/kg e preo total a pagar. Padro de fbrica: 2. Obs.: Informaes adicionais podem ser obtidas atravs do nosso site: www.filizola.com.br na opo DOWNLOADS. Passo 5: Esta opo permite efetuar um teste da porta de serial (loop back). Para tal os pinos 2 e 3 do conector da serial devem ser interligados.

! Pressione "0" para no executar o teste. 9

! Pressione "1" para executar o teste. Para finalizar


pressione a tecla C (Constante). Aps o teste o display apresentar as mensagens "Ser OK", se a comunicao ocorrer com xito ou "Ser Er" caso no ocorra a comunicao. Neste ltimo caso certifique-se de que os pinos corretos da serial esto interligados e no havendo sucesso contate a assistncia tcnica Filizola.

10 SEG = Com peso na balana a iluminao do display ficar acionada por dez segundos e apagar automaticamente. 20 SEG = Com peso na balana a iluminao do display ficar acionada por vinte segundos e apagar automaticamente. 40 SEG = Com peso na balana a iluminao do display ficar acionada por quarenta segundos e apagar automaticamente.

Tempo de iluminao. A iluminao dos visores (BACKLIGHT), permite uma melhor visualizao das informaes. Pressione a tecla T para selecionar o tempo desejado e a tecla I para confirmar. Padro de fbrica: NAO (DESLIGADO). As opes so: CONT = Iluminao do display continuamente acesa. Esta opo no recomendada para uso da balana com pilhas. As opes abaixo visam aumentar a durabilidade das pilhas: NO = Iluminao do display desligada. 5 SEG = Com peso na balana a iluminao do display ficar acionada por cinco segundos e apagar automaticamente.

1 Min = Com peso na balana a iluminao do display fi car a cio nada por um minu to e a pagar automaticamente. 2 Min = Com peso na balana a iluminao do display ficar acionada por dois minutos e apagar automaticamente.

Proteo. Proteo atravs de senha para digitao de cdigo, data de validade e data de fabricao durante a operao. Pressione "1" para ativar ou "0" para desativar. Padro de fbrica: desativado.

10

11. RECURSOS DE IMPRESSO


Obs.: Antes de utilizar os recursos de impresso, configure a impressora atravs da opo 7 na pgina 7. 1. Com a balana desligada conecte o cabo serial do impressor no conector na parte inferior da balana. 2. Ligue a balana, coloque o produto sobre o prato, digite o preo/kg e pressione a tecla "I". 3. A impressora emitir uma etiqueta com os dados da pesagem. 4. A etiqueta s impressa com o peso sobre a plataforma da balana estabilizado, acima da carga mnima e com preo total maior que zero. Introduzindo a data de fabricao 1. Com o peso, preo/kg e total em zero pressione a tecla "1" seguido da tecla D. 1. Introduzindo a data de validade 1. Com o peso, preo/kg e total em zero pressione a tecla "2 seguido da tecla D.

2. 3.

Digite a data no formato dd/mm/aa. Pressione a tecla D para confirmar.

4.

Para a data de validade no ser impressa deixe-a em zero (0). Introduzindo o cdigo do produto Com o peso, preo/kg e total em zero pressione a tecla "3 seguido da tecla D.

2. Digite a data no formato dd/mm/aa. 3. Pressione a tecla D para confirmar.

2. 3.

Digite o cdigo do produto de at 4 dgitos. Pressione a tecla D para confirmar.

4. Para a data de fabricao no ser impressa, deixe-a em zero (0).

4.

Para o cdigo do produto no ser impresso deixe-o em zero (0).

11

12. MENSAGENS
A balana PLURIS TOP realiza monitoramento interno para identificar falhas ou funcionamento inadequado, exibindo mensagens para o operador atravs de seus visores. 1. Excesso de carga durante a operao indicado pelos traos superiores piscando intermitentemente no visor, acompanhado por um sinal sonoro.
Bat

2.

Alvio ou ausncia do prato da balana durante a operao indicado pelos traos inferiores p isca nd o i nt e rmit e nt e men te n o vi sor , acompanhado de sinal sonoro.

Bat

Ao Corretiva: Recoloque o prato na balana ou verifique se ele no est escorado em nenhum ponto. Verifique se o lacre no est esbarrando sob o prato. 3. Excesso de peso durante a inicializao indicado pelos traos horizontais piscando intermitentemente nos visores.
Bat

Ao corretiva: Retire o excesso de carga. As pilhas esto com sua carga esgotada.

Ao corretiva: sem nenhuma carga sobre o prato, desligue e ligue novamente a balana. Ao corretiva: Substitua as pilhas. 4. Erro interno, desligue e ligue a balana, persistindo o erro entre em contato com nossa assistncia tcnica informando o nmero do erro.
Bat

12

13. OPCIONAIS
Softwares para integrao e automao. Possui todas as informaes e recursos necessrios para efetuar a comunicao da balana com outros dispositivos. Cabo Serial RS-232 (Cd. 42.09.78-2) Permite a comunicao com outro perifrico serial padro RS-232. Bandeja de bordas altas (Cd. 43.09.12-1) Para ser sobreposta ao prato da balana, no caso de se precisar trabalhar com pesagens a granel.

14. ESPECIFICAES TCNICAS

Zero Bat Est ve l Lq uid o

M ax = 3 /6 kg M ax = 6 /15 k g

M in= 20 g M in = 4 0 g

e= 1/ 2 g e= 2/ 5 g

Dimenses(LxAxC): Peso: Prato (LxAxC): Capacidade: Divises: Limite de tara: Consumo max: Voltagem:

405 x 210 x 330 mm 5,5 kg 270 x 70 x 300 mm 15 kg De 2g at 6kg e de 5g at 15kg 15 kg 0,22 W 90 a 240 VAC, 50/60Hz

13

Вам также может понравиться